sábado, 2 de junho de 2012

Articulador da Pascom visitou 13º zonal


O articulador da Pastoral da Comunicação do 8º zonal, Flavio Luiz, de Nova Cruz visitou o 13º zonal, na manhã de sábado, dia 02 de junho. O motivo da visita foi articular junto com o articulador da Pascom do 13º zonal, Assis Lima, de Espirito Santo, o Miss@o.com, encontro zonal que será realizado dia 23 de setembro em Nova Cruz. O encontro foi realizado no Santuário Chama do Amor.

Na ocasião do encontro todas as paroquias do 13º zonal estavam representadas pelos respectivos padres e agentes de pastorais. O encontro contou com a animação do show-palestra da dupla Léia e Sônia, onde refletiram sobre o tema Família, baseado na Semana Nacional da Família que acontecerá no mês de agosto. Antes da dupla Leia e Sônia, aconteceu momento de oração e adoração ao Santissimo Sacramento, conduzido pelo Pe. Shirleno Sharlisson.



Leia e sônia fizeram uma bela apresentação



Os participantes fizeram trabalhos em grupos

 
Os articuladores Assis e Flavio falaram sobre o Miss@o.com

VEJA MAIS FOTOS AQUI

Base Aérea de Santa Cruz e Copacabana abrigarão eventos centrais da JMJ Rio 2013




A praia de Copacabana (zona sul) e a base aérea de Santa Cruz (zona oeste) são os locais escolhidos pelo Vaticano para os mais importantes momentos da Jornada Mudial da Junventude (JMJ) Rio 2013, que ocorrerá entre os dias 23 e 28 de julho do próximo ano.

Em Copacabana serão realizadas a abertura da JMJ Rio 2013, a Via-Sacra, e também será o local de recepção do papa Bento XVI, momento em que o pontícife se encontrará com os milhões de jovens de todo o mundo. Na Base Aérea de Santa Cruz acontecerá o encerramento da JMJ Rio 2013, com a Vigília dos Jovens e a Missa de Envio.

“A programação do Papa só será decidida no final do ano. O Papa costuma participar de todas as estações da Via-Sacra, mas isso só poderemos afirmar no final do ano”, ponderou o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

Dois lugares marcantes, de acordo com Dom Orani: “a Base Aérea tem o nome da Terra de Santa Cruz, nome que o Brasil levou desde o início. Lá também está uma cruz antiga trazida pelos jesuítas que marca o trabalho de evangelização do Rio de Janeiro. Já Copacabana leva esse nome por causa de Nossa Senhora de Copacabana. Então, teremos Maria ao pé da Cruz – recordando bem todo o mistério de salvação”.


sexta-feira, 1 de junho de 2012

Celebração de Corpus Christi mobiliza fiéis




O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, presidirá a missa da solenidade de Corpus Christi, quinta-feira, dia 7 de junho, às 16 horas, na Catedral Metropolitana, ao lado do pároco da paróquia da Catedral, Pe. Aerton Sales da Cunha. “A paróquia vai fazer toda uma preparação para a celebração solene de Corpus Christi: da terça-feira até a quinta, faremos adoração ao Santíssimo Sacramento, na Catedral”, informa o pároco, Pe. Aerton Sales. Depois da missa, às 16 horas da quinta-feira, haverá a procissão, conduzindo o Cristo Eucarístico pelas ruas do centro da cidade.

Em todo o território da Arquidiocese, as paróquias também realizarão celebração solene de Corpus Christi. 

Em Ceará-Mirim, haverá missa às 6h30, seguida de exposição do Santíssimo, na Matriz, por todo o dia, com adoração, feita pelos agentes das diversas pastorais. Às 16 horas, haverá a procissão pelas principais ruas da cidade. 

Em Nova Cruz, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, das 8 às 15 horas, pelos agentes pastorais. Segue-se a missa e, em seguida, começa a procissão com o Santíssimo até a capela da Sagrada Família. Lá, o Santíssimo ficará exposto até o dia 14 de junho. É o Cerco de Jericó, com adoração durante 24 horas do dia, a cargo da Renovação Carismática.

Em João Câmara, a missa solene de Corpus Christi será às 16 horas, na Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, presidida pelo Administrador Paroquial, Pe. Edvan Lucena. A procissão percorrerá as ruas do centro da cidade e retornará à Matriz. Na Área Pastoral de Espírito Santo, haverá tríduo de preparação para a celebração de Corpus Christi, às 19 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Piedade. No dia 7, haverá adoração ao Santíssimo a partir das 9 horas, missa solene, às 16h, e procissão às 17 horas.

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Canguaretama, realiza tríduo de preparação de Corpus Christi. Dia 4, nas comunidades Lagoa de São João e Piquiri; dia 5, em Meira Lima e Vila Flor; e, na quarta, dia 6, no conjunto Abel Vieira e em Barra do Cunhaú. No dia 7, haverá adoração ao Santíssimo, a partir das 8 horas; bênção, ao meio dia; carreata, às 15 horas, do Piquiri para Lagoa de São João; procissão, às 16 horas, saindo da capela da Lagoa de São João para a Matriz, onde haverá missa solene, às 18 horas.

A paróquia de Santo Afonso, de Mirassol, Natal, reunirá o Conselho Pastoral, na quarta-feira, 6 de junho, às 20h, no Centro Pastoral. Na quinta-feira, dia 7, a celebração de Corpus Christi será às 17 horas, no Centro Pastoral, uma vez que continuam os trabalhos da reforma na Matriz. Depois da missa, haverá procissão com o Santíssimo, pelas ruas.

A solenidade de Corpus Christi, da Paróquia de N. Sra. da Candelária, de Natal, será às 17h, começando no setor missionário Nossa Senhora de Guadalupe. Na missa haverá a vestição de 11 novos Ministros Extraordinários da Comunhão. Depois, haverá procissão do Corpo de Deus, pelas ruas do bairro, para a Matriz, terminando com a bênção do Santíssimo Sacramento. 

Fonte: Arquidiocese de Natal

Comitê Organizador da JMJ Rio2013 anuncia os locais de encontro do Papa com os jovens



Nesta sexta-feira, dia 1º de junho, o presidente do Comitê Organizador Local (COL) e arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta, anunciará os locais onde o papa Bento XVI estará por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, na Cidade Maravilhosa.

O anúncio será feito na coletiva de imprensa agendada para as 9h30, na sede da arquidiocese, no bairro da Glória.

Durante a semana da JMJ Rio2013, entre as atividades programadas estão os chamados atos centrais, em que milhões de jovens de todo as partes do mundo se encontram para expressar sua fé e viver a fraternidade.

A Jornada tem início com a missa de abertura (dia 23 de julho, terça-feira), presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro. Na ocasião, dom Orani dará as boas-vindas aos peregrinos que estarão chegando à cidade.

A cerimônia de acolhida do papa Bento XVI está prevista para quinta-feira, quando os peregrinos participam de uma grande festa de saudação ao pontífice em sua chegada à cidade-sede do evento.

A Via-Sacra acontece na sexta-feira também com a presença de Bento XVI que junto aos jovens faz o percurso das estações da crucificação e morte de Jesus.

Para a vigília e missa de envio com o papa, os jovens se reúnem desde a tarde de sábado até a manhã de domingo, quando se encerrará a Jornada (28 de julho de 2013).

Após a Missa de Envio os jovens permanecerão no local para um show artístico que fará parte de um DVD gravado ao vivo, com transmissão para todo o mundo.

Na última edição da JMJ, que aconteceu em agosto de 2011, em Madri, na Espanha, foram cerca de dois milhões de jovens representando mais de 190 países.

Fonte: CNBB

Carreata e Missa encerraram mês Mariano em Nova Cruz

Fiéis da Paróquia de Nova Cruz participaram na noite desta quarta, 31, do encerramento do mês Mariano.
Como já uma tradição uma Carreata conduzindo a Imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição - título pela qual Maria é homenageada e venerada em Nova Cruz - saindo de Lagoa Limpa percorreu as principais ruas da cidade.
Ao chegar na Matriz aconteceu a Celebração solene de Encerramento presidida pelo Pároco de Nova Cruz e Vigário Geral da Arquidiocese de Natal, Padre Edilson Nobre e concelebrada pelo Padre Janilson Macedo e pelo Diácono Jeová Santos.
  Ao final, houve a tradicional "coroação" da imagem de Nossa Senhora feita pela jovem Maria Eduarda.
Também foram anunciadas as arrecadações das doações dos "noiteiros" do mês que ao total contribuíram com pouco mais de 9 mil Reais. Segundo Padre Edilson os recursos desta campanha serão revertidos para o pagamento de um Teclado musical para a Igreja Matriz ( já adquirido) e um outro Teclado para a Renovação Carismática Católica ( ainda a ser comprado).

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Catedral de Natal conquista recorde brasileiro




A Catedral Metropolitana de Natal-RN entra em 2012 para o RankBrasil — empresa que registra recordes brasileiros—por ser a catedral com maior vão livre em concreto protendido, com a marca de 60 metros. 
Também conhecida como Catedral Nova ou Catedral Nova Cidade, a igreja foi inaugurada em 21 de novembro de 1988 e é dedicada a Nossa Senhora da Apresentação.

A área total da Catedral em planta é de 3.250 m² e por sua beleza arquitetônica e concepção estrutural, a obra é vista até hoje como extremamente moderna. Marconi Grevy desenvolveu o projeto arquitetônico. O estrutural é de autoria do engenheiro civil José Pereira da Silva e coautoria dos engenheiros civis Flávio César da Costa Pereira e Fábio Sérgio da Costa Pereira.

Ele explica que o concreto protendido foi utilizado para permitir vencer um vão livre de 60 metros, em cobertura com vigas curvas de altura variável: “Foi um desafio por ser a primeira obra de concreto protendido executada em Natal, com toda a equipe técnica, inclusive operários, radicada na cidade”. 
O engenheiro fala ainda sobre a importância de fazer parte do RankBrasil por um recorde conquistado através da Catedral. “O registro de uma obra emblemática para a engenharia estrutural nacional e para a cidade de Natal é um reconhecimento marcante”, destaca. 

Dificuldades - Entre os problemas enfrentados para executar o projeto, o engenheiro menciona a complexidade da Catedral, a equipe técnica estritamente local e a necessidade de fixação de escoramento e formas de madeira com até 25 metros de altura, sem nenhum acidente. 

Outro obstáculo tem relação com a Matemática: “Na época, o cálculo estrutural foi desenvolvido apenas com a utilização de régua de cálculo e máquina manual de calcular, da marca Facit”. 

Pela escassez de recursos e dificuldades de ordem construtiva, a obra foi executada de forma bastante lenta. Conforme o engenheiro, a Catedral ficou pronta em cinco anos. 

Concreto protendido - A Catedral de Natal foi edificada sem pilares ou vigas no seu interior, no sistema construtivo denominado concreto protendido. 

De acordo com José Pereira, o concreto protendido é recomendado para todas as obras com grandes vãos, nas mais diversas formas, com reduzidas dimensões e deformações. 

A obra - A obra foi toda executada por administração direta da Arquidiocese de Natal, com equipe técnica dirigida pelo engenheiro Malef Carvalho e supervisionada pelo autor do projeto estrutural. 

Uma das curiosidades da obra, segundo José Pereira, é que pela primeira vez foram utilizadas fundações excêntricas, constituídas de tubulões a céu aberto, parte deles servindo apenas de contrapeso. 
Visita do papa - Em 13 de outubro de 1991, a Catedral Metropolitana de Natal recebeu o papa João Paulo II, durante a sua terceira visita ao Brasil. 

Natal Luz - No ano de 2005, a Catedral teve a iluminação do projeto Natal Luz, da Eletrobras. A igreja foi escolhida para obter a decoração especial entre 70 monumentos selecionados em 55 cidades do Brasil. 
A escolha da Catedral aconteceu pela sua moderna arquitetura e por estar localizada no coração da cidade. Ao todo 100 mil lâmpadas e 500 metros de cordão luminoso decoraram a edificação. 


Fonte: http://www.avozdaserra.com.br/

Congresso Eucarístico marca aniversário de paróquia




Jesus Eucarístico é o tema das reflexões durante o Congresso
Foto: Cacilda Medeiros


A Paróquia de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, na zona norte de Natal, completa 30 anos de criação. Para marcar a comemoração, o pároco, Padre José Sílvio de Brito, juntamente com o vigário paroquial, Padre Robson do Nascimento, e os Diáconos João Manoel Neto e Domingos Martins de Oliveira e a comunidade de fiéis leigos, decidiram organizar o primeiro Congresso Eucarístico Paroquial, realizado no período de primeiro a 7 de junho.

No dia primeiro, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento e Hora Santa, em todas as comunidades da Paróquia; no dia 2, mais de 300 jovens receberão o Sacramento da Crisma, na Catedral Metropolitana de Natal, durante celebração, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Domingo, dia 3, às 7h30, na Igreja Matriz, haverá celebração de missa, presidida pelo pároco emérito, Padre Thiago Theisen. Após, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, até às 17h30. A cada hora, um grupo ou pastoral dirigirá a adoração. Às 17h30, na Matriz, será celebrada missa, presidida pelo Padre Robson do Nascimento.

No período de 4 a 6, sempre às 19h30, na Igreja Matriz, haverá celebração de missa. A cada noite, um padre é convidado para fazer reflexão de um tema ligado à eucarística. No dia 4, o tema será: “O que é a Eucaristia” e será refletido pelo administrador da Paróquia de Santa Luzia, em Boa Esperança, Padre Humberto Luiz de Negreiros; No dia 5, “A dimensão missionária da Eucaristia”, abordado pelo Padre Francisco das Chagas de Souza, pároco da Paróquia do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, e Vigário Episcopal Urbano; e, no dia 6, o tema será: “Eucaristia, alma da Igreja”, com a reflexão dirigida pelo Padre Dalmário Barbalho, assistente eclesiástico das Comunidades de Vida e Aliança e da Renovação Carismática Católica.

A programação será encerrada no dia 7, feste de Corpus Christi. Nesse dia, a missa será celebrada, às 16h30, na Capela de São João Evangelista, no bairro Soledade I, presidida pelo pároco, Padre José Sílvio. A Capela de São João Evangelista foi a primeira a ser construída, antes mesmo de a Paróquia ser criada. Após, os fiéis sairão em procissão, com Jesus Sacramentado, até à Igreja Matriz, onde será dada a bênção do Santíssimo. Para a ocasião, os setores pastorais prepararão tapetes feitos de pó de madeira, para enfeitar o corredor central da Igreja Matriz.

“São trinta anos de Paróquia. Então, para rendermos graças a Deus, decidimos refletir sobre o que é o centro da nossa Igreja: a Eucaristia”, explica Padre José Sílvio. E acrescenta: “Às vezes, nem temos consciência do real valor da Eucaristia. Ela é o alimento da Igreja. Por isso, durante as noites do Congresso, vamos refletir sobre temas eucarísticos”.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Construção de hidrelétricas violam direitos dos povos indígenas



   
A construção de usinas hidrelétricas no Brasil tem causado grande repercussão motivada por questões sociais e ambientais. Em um contexto econômico, a produção de energia e de usinas para produzir energia, tem adquirido uma grande importância mercadológica sob o argumento de desenvolvimento. No entanto, quem paga o preço dessa política econômica são pessoas que têm seu modo de vida alterado pela imposição da barragem. Este é o caso que ocorre em uma região do Pará, conhecida como “Terra do Meio”, localizada entre o rio Xingu e a BR-163, onde teve início a construção de um complexo de hidrelétricas.

Na área existem grandes unidades de conservação, comunidades extrativistas e de índios, principais afetados com as obras. Para a construção das hidrelétricas, haverá a expropriação das terras indígenas que trará inúmeros problemas a esse povo, dentre eles, os efeitos do processo de ocupação por milhares de pessoas que se deslocarão para a região em busca de emprego. “Uma das consequências dessas construções é grande incidência de pessoas de outras regiões nessas localidades, o que altera a dinâmica da vida das comunidades”, afirma o secretário executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cleber Zuzatta.

Outro problema que os povos indígenas terão à frente, diz respeito à alteração do curso natural dos rios. Nas terras Apyterewa, do povo Parakanã, e as dos povos Arara da Volta Grande e Cachoeira Seca, por exemplo, essa alteração trará consequências danosas. Na medida em que houver impacto sobre o rio, que é uma grande fonte alimentar para as populações da região, serão criados obstáculos para o fluxo da pesca e para a reprodução dos peixes.

Fonte: CNBB

terça-feira, 29 de maio de 2012

Colégio Rogério realizará Olimpíada Estudantil



A III OLIMPÍADA ESTUDANTIL EXPRESSIVO/CRSA
acontecerá  08 e 17 de junho.

Modalidades esportivas

·         Vôlei de Areia (Masculino e Feminino);
·         Handebol (Feminino);
·         Futsal (Masculino e Feminino); 
·         Futebol Society (Masculino).

Participantes
Alunos do pré-mirim, mirim, infantil, juvenil e adulto.

Congresso técnico 
Dia 29/05, na escola de idiomas CNA em Nova Cruz 

Festa do Atleta
Dia 17/06 - a partir das 11h, na AABB, com entrega de troféus e festa com a banda de pagode Filhinhos de Papai
Postado por Rodolfo Amaral dia 24.5.12 0 comentários

Outro forte terremoto atinge a Itália nesta terça-feira




Um forte terremoto atingiu o norte da Itália nesta terça-feira,29, tirando a vida de pelo menos 10 pessoas e levando medo aos moradores da região que ainda vivem em barracas após um outro tremor que destruiu suas casas há menos de uma semana.

"A situação é muito séria, algumas pessoas estão presas sob os escombros", disse Alberto Silvestri, prefeito de San Felice Sul Panato, à emissora de TV SkyTG24.

O tremor de magnitude 5,8 aconteceu perto de Modena e foi sentido na maior parte do norte e centro da Itália.

No dia 20 de maio, um terremoto de magnitude 6,0 matou sete pessoas e destruiu centenas de construções, incluindo igrejas históricas e um castelo.

Desde então, centenas de pessoas foram obrigadas a dormir em barracas montadas nas ruas.

A imprensa italiana disse que o terremoto desta terça-feira provocou novos desabamentos.

Os serviços de trem em Bologna, perto de Modena, foram interrompidos, segundo a imprensa local, e escolas e outros prédios públicos foram esvaziados até mesmo em Florença, que fica mais ao sul.

"Sentimos um tremor muito forte", disse Raffaella Besola, moradora de Bologna.   

O Serviço Geológico dos Estados Unidos disse que o epicentro do tremor desta terça-feira, que aconteceu a 9,6 quilômetros de profundidade, foi a menos de 30 quilômetros de Modena, perto do terremoto anterior.

Mensagens publicados por usuários do Twitter e de outras mídias sociais indicaram que o tremor foi sentido em vários pontos do norte da Itália.


http://noticias.cancaonova.com

Processo de beatificação de Frei Damião segue para Roma em junho



O candidato a beato, Frei Damião, que viveu 66 anos de missão na região Nordeste do Brasil


Um homem de fé, que levou uma vida de doação de si em prol dos necessitados. Assim foi a trajetória de Frei Damião de Bozzano, que viveu 66 anos de missões na região do Nordeste brasileiro. Diante de sua fama de santidade, foi aberto o pedido para que o frei seja beatificado. Com o término da fase diocesana do processo de beatificação no último domingo, 27, a expectativa para a aprovação da Santa Sé aumenta, principalmente entre os nordestinos, que puderam acompanhar de perto a obra de Frei Damião. 

A abertura oficial do processo de beatificação do frei foi no dia 31 de janeiro de 2003. Desde então, o vice-postulador da causa aqui no Brasil, frei Jociel Gomes, vem trabalhando na chamada fase diocesana, em que se faz o levantamento de documentos sobre a vida do candidato a beato e se colhe depoimentos que comprovem a prática das virtudes cristãs. 

“Recolhemos toda a documentação pessoal, escolar, religiosa, também tudo aquilo que foi escrito pelo Frei Damião. Também escutamos os testemunhos de pessoas que o conheceram de perto, conviveram com ele e puderam dar um testemunho, principalmente acerca daquilo que a Igreja pede para o processo de beatificação e canonização que são as virtudes: a fé, a esperança e a caridade”, explicou o vice-postulador.

Para Frei Jociel, essas três virtudes resumem os fatores que agregaram a frei Damião a fama de santidade. “Frei Damião era um homem de muita fé, por causa da fé ele deu a sua vida. Eu sempre digo que Frei Damião foi um homem movido pela fé. Pela fé ele viveu pela fé ele se doou”, disse.

Ele contou ainda que o povo nordestino sempre viu em Frei Damião uma voz de esperança e revelou outra grande característica do candidato a beato que pode ser modelo hoje: o dom da escuta. 

“Dentro desses 66 anos, Frei Damião confessou uma imensidão de gente. Alguns que conhecem a vida de santos e de missionários dizem que ele confessou até mais do que Padre Pio. E uma escuta não só dos pecados, mas uma confissão que às vezes também se tornava aconselhamento. Frei Damião parava para escutar as dores e alegrias, a partilha desse povo sofrido”, informou. 

Expectativas

A solenidade de encerramento da fase diocesana foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, no Convento de São Félix, onde Frei Damião foi sepultado. Como tudo foi feito de acordo com as devidas orientações, frei Jociel acredita que a causa será de fato aceita pela Santa Sé. “No coração do nordestino, Frei Damião já tem um altar, mas a santidade dele precisa realmente ser reconhecida pela Igreja”. 

Frei Jociel também informou que, quando esteve em Roma, em fevereiro, ficou sabendo que lá na apostulação geral existe uma grande ansiedade pela chegada do processo de Frei Damião. Se o processo for entregue em junho, seguindo o prazo, em cerca de dois anos a Santa Sé deve dar uma resposta. 

Tal retorno está sendo esperado ansiosamente aqui no Brasil. Frei Jociel se diz impressionado com o interesse de pessoas do país inteiro na causa de Frei Damião. Ele informou que já existe uma pesquisa acerca dos possíveis milagres que o frei tenha realizado e que ele está acompanhando cinco casos em especial. Saindo a beatificação, já existe a intenção de entrar com o pedido de canonização. 

O Vice-postulador citou ainda o papel dos meios de comunicação, que lá no Nordeste têm anunciado constantemente novidades sobre o processo. “Os meios de comunicação já noticiam tanta coisa negativa então colocar para o Brasil, para outras regiões este testemunho de santidade de Frei Damião como um farol é algo bom a ser transmitido e a gente não pode esquecer essa memória”, finalizou.

Frei Damião

Frei Damião de Bozzano nasceu na Itália em 1898. Aos 33 anos, deixou o país e veio ser missionário no Nordeste do Brasil, onde teve como primeira residência o Convento de Nossa Senhora da Penha. Viveu 66 anos para realizar as “santas missões”, estilo próprio que encontrou para evangelizar. Dedicou sua vida à pregação, à confissão, à celebração da Eucaristia e ao convite para uma conversão e mudança de vida. Já com a saúde debilitada, Frei Damião faleceu no dia 31 de maio de 1997, aos 98 anos, após sofrer um derrame cerebral no Real Hospital Português do Recife. Seus restos mortais repousam numa capela especial, dedicada à N. Sra. das Graças, no Convento de São Félix de Cantalice, onde viveu seus último dias. 

Fonte: noticias.cancaonova.com