sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Paróquia encerra caminhada penitencial com café comunitário


Desde o dia 30 de novembro centenas de fieis paroquianos de Nova Cruz participam das caminhadas penitenciais. Todos os dias durante o período de 30/11 até a manhã desta sexta-feira, 7/12, reza do terço e do oficio da Imaculada fizeram parte da programação das caminhadas. Nesta sexta-feira, como acontece todos os anos os fieis participam do café comunitário encerrando as  caminhadas da festa da padroeira de Nova Cruz.  Os padre Assis e Janilson e o diácono Jeová também participaram da caminhada. 



Pe. Assis fez os agradecimentos



Momento da benção dos alimentos


Carlinhos da Pastoral do Dízimo e Naldo sacristão da Igreja Matriz


Dom Heitor encerra festa em Nova Cruz



O arcebispo emérito da Arquidiocese de Natal, Dom Heitor Sales, será o presidente da celebração eucarística de encerramento dos festejos em honra da padroeira do município de Nova Cruz, Imaculada Conceição, no próximo dia 08 de dezembro. A programação de encerramento inicia às 08h30, com a celebração do Sacramento da Primeira Eucaristia. Às 11h, inicia a adoração e benção do Santíssimo Sacramento, e às 12h, queima de fogos e repique dos sinos. A partir das 16h, tem início a procissão pelas ruas da cidade, encerrando com a missa solene, que será concelebrada pelos padres Francisco de Assis Inácio, pároco, e pelo padre Janilson de Macedo, vigário  paroquial.



PROGRAMAÇÃO DOS DIAS 7 E 8

07/12 – sexta-feira

 05h – Caminhada penitencial
11h – Ofício da Imaculada Conceição
12h – Bênção do Santíssimo Sacramento
18h e 30 – Recitação do Terço. Resp.:Pascom (Pastoral da comunicação) e Pastoral da Família.
19h –Celebração da Eucaristia [celebração do batismo de algumas crianças que farão a Primeira Eucaristia] (Presidente): Pe. Janilson de Macedo.
Tema: No encontro com Jesus, a fé é despertada, fortalecida e decidida (DA, nn. 12 e 243)
Noiteiros: Sindicatos, Associações, Conselhos Municipais, Pastoral da Família, Pascom, Missionários do Evangelho e todas as MARIAS.


08/12 – sábado – DIA DA PADROEIRA

8h e 30 – Missa da Primeira Eucaristia. Presidente: Pe. Francisco de Assis Inácio (Pároco).
11h – Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento. Após a bênção, ao MEIO DIA, queima de fogos, acompanhada pelo repique dos sinos, em todo o território da Paróquia (cidade e zona rural). 
16h – PROCISSÃO
7h – Missa solene de encerramento. Presidida por Dom Heitor de Araujo Sales (Arcebispo emérito da Arquidiocese de Natal), Pe. Francisco de Assis Inácio e Pe. Janilson de Macedo e Diácono José Jeová dos Santos Júnior.



Encerramento da festa nos últimos anos

Paróquia de Nova Cruz adia festival de prêmios





A equipe organizadora da festa da padroeira 2012 junto ao Pároco Pe. Assis tomaram a decisão de adia o festival de prêmios marcado para acontece na noite de sexta-feira, dia 7. A nova data para a realização do festival de prêmios será dia 30 dezembro, a partir das 17 horas. O Pe. Assis pede a colaboração e entendimento de todos. As cartelas estão a venda com os membros das pastorais, movimentos e serviços. 



A paróquia de Nova Cruz tem realizado vários festivais de prêmios e todos aconteceram conforme planejado, seja na data marcada ou após algum adiamento da data. O importante é que sempre que realiza festival de prêmios os ganhadores nunca reclamaram de alguma irregularidade. O último festival de prêmios que aconteceu este ano foi na comunidade do Planalto ( foto acima). O ano passado também foi realizado o festival de prêmios na festa da padroeira. Aproveite este período para adquirir sua cartela ao preço de R$ 5,00. Serão sorteados 6 prêmios em 5 chamadas:




Prêmios:

1º Prêmio: 1 Garrote

2º Prêmio: 1 TV 21P

3º Prêmio: 1 Fogão e 1 Forno Microondas

4º Prêmio: 1 Micro System

5º Prêmio: 1 Computador

Pároco participa da reinauguração da Câmara Municipal de Nova Cruz




O Pe. Francisco de Assis, Pároco de Nova Cruz, participou da solenidade de reinaguração da nova sede da Câmara Municipal. O ato aconteceu na noite de quinta-feira, dia 6, e contou com a presença de autoridades locais. Ao padre Assis foi pedido pelo presidente da Câmara, vereador Luis da Costa Prudencio, a benção das novas instalações. "A partir de janeiro de 2013, os 13 vereadores eleitos em 7 de outubro, terão um local bastante agradavél para legislar em prol do povo novacruzense", enfatizou o Pe. Assis.

A Câmara Municipal volta a funcionava na própria sede, depois de vários anos ter sida desaivada. Após uma grande reforma o prédio ganha novas instalações para acolher os munícipes e os nobre vereadores (a).  A solenidade contou também com a participação do Diácono José Jeová.



Momento do descerramento da placa

Diácono Jeová, Major Tavares, Pe. Assis e Clidenor Patricio (nono)



Centenas de pessoas participaram da solenidade, entres eles alguns novos vereadores 




Prefeito Flavio Azevedo, Ver. Luis da Costa Prudencio e 
Dr. Ricardo, Juiz da Comarca de Nova Cruz



Arquiteto Junior e vereador eleito Aluisio sena

Vereador Aluisio Sena, Pe. Assis e Pedro Catolé

Fachada da Câmara de Nova Cruz

Sala de comunicações 





8ª noite da festa


A 8ª noite da Festa da Padroeira da Paroquia de Nova Cruz contou com a participação do Terço dos homens e Mãe Peregrina que recitaram o terço. Logo após teve inicio a santa missa presidida pelo Pe. Iranildo Augusto, da Paróquia de Passa e Fica. 







Pároco de Pedro Velho completou 7 anos de vida sacerdotal



O pároco da paróquia de São Francisco de Assis, de Pedro Velho, Pe. Cláudio Luiz de Carvalho (foto acima), acaba de completa 7 anos de ordenação sacerdotal,  dia 6 de dezembro. Neste dia, aconteceu às 19h,  missa em ação de graças, na Matriz de São Francisco de Assis, em Pedro Velho. Pe. Cláudio nasceu em Goianinha, onde foi ordenado Padre no dia 6 de dezembro de 2005, pelo então Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Foto: Isis Costa
Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Paróquia de Nova Cruz realiza retiro para crismando



Crismando 2012

Os jovens que se preparam para a recepção do Sacramento da Crisma, na paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, participarão de retiro, nos dias 15 e 16 deste mês, das 8 às 12 horas, no Centro Pastoral do Catolé. No dia 15, o retiro é destinado aos jovens das comunidades rurais e, no dia 16, para os da cidade. O pregador do retiro é o leigo Josinaldo dos Santos.

A celebração do Sacramento será no dia 26 de dezembro, às 19 horas, na Matriz da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. O pároco, Pe. Francisco de Assis Inácio, e o vigário paroquial, Pe. Janilson Francisco de Macedo, estarão concelebrando com o Arcebispo.

Foto: Washington Baraunas

Dom Jaime recebe imprensa natalense


Na Coletiva de Imprensa, jornalistas ouvem, atentos, o Arcebispo
Foto: José Bezerra



Cerca de vinte jornalistas se reuniram com o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, na manhã desta quarta-feira, 5 de dezembro. Após degustarem o café da manhã, os jornalistas se reuniram no gabinete do Arcebispo, para ouvi-lo falar sobre as principais ações que marcaram a Arquidiocese de Natal, neste ano de 2012. Dom Jaime iniciou a conversa lembrando que o final do ano, tempo do Advento, é tempo de esperança e de ação de graças. Ele também fez menção ao fato de o Papa Bento XVI ter lançado uma conta no Twitter. “O Papa está usando as mídias sociais, importantes ferramentas para a evangelização”, enfatizou.

Das atividades realizadas na Arquidiocese de Natal, em 2012, o Arcebispo destacou o Bote Fé, evento que aconteceu em fevereiro e no qual foi gravado o DVD da Jornada Mundial da Juventude; as visitas feitas por ele a instituições e a paróquias; as ordenações sacerdotais e diaconais, entre outras.

Em relação ao próximo ano, Dom Jaime fez referência às novas gestões municipais, dizendo que a Igreja Católica se coloca à disposição para que o bem comum prevaleça. Ele informou que a Igreja dispõe de organismos que podem, por exemplo, colaborar com os gestores municipais na elaboração de projetos que favoreçam a população. O Arcebispo aproveitou a oportunidade para pedir o apoio da mídia natalense a fim de divulgar as campanhas beneficentes para o Abrigo de Idosos Juvino Barreto.  



Dom Jaime falou das metas da Arquidiocese de Natal para o ano que vem e enfatizou eventos regionais e nacionais que serão sediados na capital potiguar, como o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade, no mês de fevereiro; a Semana Missionária, em julho; o Nordestão de Presbíteros, em agosto, e o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, em outubro. No final, Dom Jaime respondeu a várias perguntas dos jornalistas, todas sobre assuntos relacionados à Igreja Católica.


Fonte: Arquidiocese de Natal


Mais uma noite de festa em Nova Cruz


Programação religiosa

05h – Caminhada penitencial

11h – Ofício da Imaculada Conceição
12h – Bênção do Santíssimo Sacramento
18h e 30 – Recitação do Terço. Resp.: Terço dos homens e Mãe Peregrina.
19h –Celebração da Eucaristia (Presidente): Pe. Mário Gomes de França (Paróquia N. Senhora de Fátima - Passa e Fica) e Pe. Francisco de Assis Inácio.
Tema: Mãe, auxilia-nos a perceber a força e a beleza da fé! (cf. Porta Fidei, n. 04).
Noiteiros: Hospital, Agentes de Saúde, Pastoral da Saúde, Mãe Peregrina, Terço dos Homens, JAD e Religiosas e Comunidades: Gravatá, Lagoa do Couro e Cedron.

Programação cultural

Dia 6/12 – (quinta-feira)
Forró Pé de Serra com Tayson do Acordeonde Santo Antonio/RN

7ª noite da festa da padroeira




Na 7ª noite da festa o Arcebispo emerito Dom Matias Patricio presidiu a santa missa, concelebrada pelo Pároco, Pe. Francisco de Assis. Na missa um outro momento merece destaque, quando centenas de pessoas são convidadas para ser padrinhos e madrinhas da noite, e recebem uma lembrança da festa. Após a missa teve inicio a programação cultural com show de Edson e funcionamento de quermesse. A festa da padroeira de Nova Cruz termina dia 8, com procissão e missa a partir das 18 horas. Veja algumas fotos:



Entradas das bandeiras das comunidades da noite


Dezenas de fiéis participaram da celebração






Pe. Assis foi o animador da noite



Membros da PJ e Pascom fazem o acolhimento da festa


  Momento da entrega da lembrança aos padrinhos e madrinhas da noite





Momento da quermesse com show de Edson



Edson animou a 7ª noite da festa