História da Paróquia


Arquidiocese de Natal
Paróquia Imaculada Conceição
Nova Cruz - RN

Em 1855 – Primeiros Registros Paroquiais
Em 12 de março

 A lei nº 199, de 27 de junho de 1849, transferiu a sede da freguesia de Santa Rita da Cachoeira para a povoação de São Bento e alude ao Distrito de paz de Nova Cruz que pertenceria religiosamente a São Bento e administrativamente a Goianinha. Da importância de NOVA CRUZ, simples povoado, basta lembrar que, partindo de 1856, a maioria dos atos administrativos, inclusive eleições, era realizada aí, e não na sede do município, Vila de São Bento na Serra dos Pires, município pela resolução 245,  de 15 de março de 1852. O vigário de São Bento realmente vivia em Nova Cruz, tornada uma espécie de paróquia pelo ato voluntario e pessoal dos párocos embora não o fosse jurídica e canonicamente.

Matriz de Nova Cruz
Ao redor de 1855 o Padre Mendonça Furtado transfere-se para Nova Cruz e aí casa, batiza, dá extrema-unção e torna Nova Cruz sede paroquial, abandonando São Bento, a legítima e esquecida sede no ato da Serra dos Pires. Então em Nova Cruz os livros destes assentos religiosos datados de 1855 e muitos são os documentos oficiais em que aparece a indicação solene: “ Igreja Matriz de Nova Cruz”.

A Lei nº 487, de 26 de abril de 1860, desmembrou Santa Cruz do município de São José de Mipibu e Nova Cruz do município de Penha ( o antigo Vila Flor) e reuniu-se ao de São Bento. Em 1846 Santa Cruz voltou para São José de Mipibu, mas Nova Cruz continuou em São Bento.

Padroeira
A Paróquia de Nova Cruz tem como padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição, título que também é dado como padroeira da mesma cidade. A festa em homenagem à padroeira acontece no período de 29 de novembro a 8 dezembro.

 A Igreja Católica celebra em 8 de dezembro o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. É uma festa que se situa no início do ano litúrgico, Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal do Senhor. Imaculada Conceição é um dos importantes títulos com que é venerada a Virgem Maria.

O dogma Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854, com a Bula "Ineffabilis" Deus, resultado da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos. Nos anos 700 d.C, esta celebração já existia no oriente. Em 1570, Pio V publicou o novo Ofício e em 1708 Clemente XI estendeu a festa, tornando-a obrigatória a toda a cristandade.
Em Portugal, o culto foi oficializado por D. João IV, filho de D. Teodósio e D. Ana Velasco, primeiro rei da dinastia de Bragança. Sendo um dos feriados nacionais, de extrema importância para Vila Viçosa, uma vez que é ali que se encontra Nª. Sr.ª da Conceição.

Foi também em Vila Viçosa que D. João IV, filho dedicado e obediente da Santa Igreja e devotíssimo da Virgem da Conceição, perante a imagem de Nossa Senhora da Conceição ofereceu Portugal à Mãe Imaculada de Jesus, depondo a coroa real aos pés da Rainha do Céu que, doravante, seria também a Rainha de Portugal. A que era somente Padroeira de Vila Viçosa passou a ser Padroeira de Portugal.

Para além da coroação de Nossa Senhora da Conceição, D. João IV reconhecendo a proteção eficaz da Padroeira do Reino pela libertação do domínio francês, criou a ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Depois desse grande momento, os reis seus sucessores, nunca mais puseram sobre a cabeça a coroa real.

Essa tradição de Reverência a Nossa Senhora da Imaculada Conceição veio para as terras brasileiras quando da colonização.

Em Nova Cruz uma multidão de fiéis devotos da Imaculada Conceição participa da Procissão com a imagem centenária pelas principais ruas da cidade e logo em seguida, celebram a tradicional Missa de encerramento da Festa da padroeira.

CURIOSIDADE
Nossa Senhora da Conceição da porta

 Imagem de Nossa Senhora da Conceição da Porta existente até hoje na Matriz


Uma curiosidade que poucos na Paróquia sabem, mas que ocorreu verdadeiramente, é a história da Imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição que se situa na Porta (à direita) de fronte a Imagem de Jesus Morto (à esquerda) da nossa Matriz. Conta a tradição que esta Imagem, que inicialmente se situava no Altar Mor, tendo em vista da chegada de uma Imagem maior, fora trocada e colocada na Sacristia da Matriz. Um Vigário encontrando esta antiga imagem na Sacristia mandou que ela fosse conduzida para a Capela do Cemitério. O povo não gostou disso e em certa ocasião, às altas horas da noite, um anônimo, provavelmente acompanhado, entrou no Cemitério e retirou a Imagem, trazendo-a para a porta da frente da Matriz. Pela manhã o povo se alegrou com a visão da Imagem em seu local de origem. Dado isso, pela alegria da volta da Imagem, a população fez ali um Altar para abrigá-la e a mesma passou a ser chamada NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA PORTA.

Hino

HINO OFICIAL DA PADROEIRA


 Ó Rainha do céu Imaculada, teus filhos cantando teus louvores, pela paz desta terra abençoada, hoje imploramos ó mãe os teus favores.
 Refrão: Tuas bênçãos que chovam sobre nós, sobre a terra Feliz de Nova Cruz. Nós seremos fiéis a tua voz e por ti chegaremos a Jesus.
 Mãe querida,que é nossa protetora, sobre nosso filho volve o olhar. És Rainha, és nossa Padroeira e em cada coração tens um altar.
  

HINO CANTADO NA FESTA DA PADROEIRA

Refrão:  Glória, glória a virgem pura, sol de augusta claridade, gloria a mãe toda ternura padroeira da cidade.
 Nossa Senhora a mais bela rosa que Deus conserva nos seus rosais. Mandai a terra de paz sequiosa a vossa benção cheia de paz.
 Nossa Senhora manhã sagrada que surge sempre para Jesus a nossa vida noite cerrada,  mandai um raio de vossa luz.

Secretaria Paroquial
A Secretaria da Paróquia de Nova Cruz funciona de Segunda-feira a Sexta-feira, no horário das 08h às 11h30 e das 14h às 17h.
Secretária Paroquial: Valtiene Duarte da Silva 
Telefone:(084) 3281-2080.  

Desmembramento da Paróquia e criação da Paróquia de Santa Teresinha em Lagoa d'Anta

A instalação da Paróquia de Santa Teresinha, no município de Lagoa D’anta, aconteceu dia 23 de setembro de 2019, às 19 horas, durante celebração presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Na ocasião, foi lida a provisão nomeando o Padre Dian Carlos de Araújo Oliveira, como primeiro pároco. A nova paróquia foi desmembrada da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz.

Padre - Pároco

 Atualmente a Paróquia da Imaculada Conceição, formada pelo munícipio de Nova Cruz tem como Pároco, Pe. Aerton Sales da Cunha. 

Brasão


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta a partir do mês de dezembro de 2016 tem um novo brasão, a pedido do então pároco Pe. Francisco de Assis o novo brasão foi criado pelo Pe. Jorge Alves Cardoso.

Segundo o Pe. Jorge a criação foi baseada no contexto do brasão anterior com novos detalhes simbólicos: O CÍRCULO: símbolo da perfeição. O BRASÃO: se abre como uma flor, revelando o Belo do Criador de todas as coisas em MARIA . No centro do Brasão na parte superior esta em azul cor que atribuímos a Nossa Senhora. Contém as letras "M" e "A" entrelaçadas e só redor 12 estrelas recordando as tribos de Israel e os discípulos. Embaixo no escudo a cor Verde da nossa Esperança. Temos uma Cruz que nos remetem ao nome da cidade "NOVA CRUZ" e o rio CURIMATAÚ que banha a cidade. A COROA DOURADA chama para a cidade conhecida como "A PRINCESA DO AGRESTE” e por fim a CRUZ DOURADA que nos lembra do Cristo Rei que vai a frente da Igreja conduzindo-à


DESCRIÇÃO HERÁLDICA

Escudo do clero, Cortado na horizontal. O primeiro de blau (azul) com clássico monograma de Maria, formado pelas letras “M” e “A” sobrepostas, entre um círculo formado por doze estrelas, tudo de argente (prata) e um Rio. Uma coroa de rainha encimar do conjunto, e a Cruz de jalde (ouro). Entrelaçando o escudo um círculo de argente com borda de Jalde (ouro), com o nome da Paróquia é o lema: “Omnes Unum Sint”, em letras de Sable (preta).



JUSTIFICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO

O escudo obedece às regras heráldicas. O campo de blau (azul) representa o firmamento celeste e ainda o manto de Nossa Senhora, sendo que este esmalte significa: justiça, serenidade, fortaleza, boa fama e nobreza. Com a monograma de Maria Santíssima, que é constituída pelas letras “M” e “A” sobreposta e que estão rodeadas de 12 estrelas de argente (prata). Maria é a mãe de Cristo e é a mãe da Igreja.  O segundo quartel de sinopla (verde) com uma Cruz de argente (prata) que nos remete ao nome da cidade “Nova Cruz” e o rio “Curimataú” que banha a cidade. A coroa de jalde (ouro) chama para a cidade conhecida como “A Princesa do Agreste”, E a Cruz que é o instrumento de salvação de todos os homens e representa Jesus Cristo e, sendo de jalde (ouro) traduz: nobreza, autoridade, generosidade e ardor. O círculo que entrelaça o conjunto simboliza a perfeição. Nós quando humanos somos imperfeitos, seguimos o Perfeito que é Jesus Cristo. Com o nome da Paróquia é o lema: “Omnes Unum Sint” (Que todos sejam um).

Artes heráldicas criadas por Jailson Vitor da Silva, Santa Cruz/RN

Fonte: Secretaria Paroquial


Nenhum comentário:

Postar um comentário