sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Religiosas fazem missão em Nova Cruz em preparação da festa da Mãe Peregrina


Durante toda esta semana, um grupo de quatro religiosas noviças da Congregação Filhas do Amor Divino, estão na paróquia de Nova Cruz, realizando missão no bairro planalto. O objetivo é convidar e motivar os fiéis católicos para participarem da festa da Mãe Peregrina, que começa nesta sexta-feira, dia 15 e se estende até o dia 18, com missas, quermesse e louvor. Hoje por volta das 5 horas, moradores soltaram fogos, iniciando o dia da abertura da festa. A festa acontecerá em frente o local onde está sendo construído a capela, situado na rua Maria Felismina da Conceição.

Três da quatros noviças que estão em Nova Cruz
fazendo missão: Ana Siberlly, Auriane Chaves
e Cristina Ramos ( ultima foto).

Pascom entrega camiseta do jornal A Ordem

A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz está sorteado mensalmente uma camiseta do Jornal A Ordem, entre os assinantes que renovam a assinatura. O sorteio deste mês, aconteceu no último domingo, dia 10, na missa das 7h30, presidida pelo Pe. Iranildo Augusto. A ganhadora da camiseta foi Maria Eunice, conhecida como dona Nicinha, ministra da eucaristia. A equipe da pascom entregou a camiseta a ganhadora, na tarde de ontem.

Pe. Iranildo Augusto comemora um ano de vida sacerdotal

O vigário paroquial de Nova Cruz, Pe. Iranildo Augusto, comemora hoje dia 15, o 1º aniversário de ordenação sacerdotal. Às 19 horas acontecerá missa em ação de graças, no bairro Planalto, onde na ocasião será aberto a festa da Mãe Peregrina, padroeira do bairro. No dia 15 de outubro de 2009, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Macaíba, o Pe. Iranildo Augusto, foi ordenado sacerdote, na missa presidida pelo Arcebsipo dom Matias Patrício. O Pe. Iranildo, está em Nova Cruz desde 2009. onde vem realizando um ótimo trabalho, em parceria com Pe. Edilson Nobre, administrador paroquial da Paróquia da Imaculada Conceição.

PARABÉNS PE. IRANILDO, QUE A MÃE IMACULADA CONCEIÇÃO
TE PROTEJA HOJE E SEMPRE!

Mãe Peregrina está presente em todas as paróquias


A partir de hoje dia 15, várias paróquias da Arquidiocese de Natal começam a festejar a Mãe Peregrina. A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt começou no dia 18 de outubro de 1914, na Alemanha, idealizada pelo Pe. José Kentenich. Aos poucos, foi se espalhando por várias partes do mundo, até chegar ao Brasil, trazida pelo próprio fundador.

O movimento começou a tomar dimensões universais a partir de 1979, quando o brasileiro João Pozzobon, pequeno comerciante de Santa Maria-RS, visitou o lugar de fundação do movimento e Roma. Ele havia abraçado a devoção à Mãe Peregrina, em 1948. Na visita à Alemanha e a Roma, em 1979, ele levou consigo a imagem da Mãe Peregrina. Atualmente, o movimento está presente nos cinco continentes e em todos os países da América Latina.

O Movimento foi idealizado na Alemanha, pelo Pe. José Kentenich, em 1914, e foi introduzido no Brasil através da cidade de Santa Maria-RS, em 1948. Ganhou dimensões universais a partir de 1979, quando o diácono gaúcho Luiz Pozzobon fez uma viagem à Alemanha e a Roma, em 1979, conduzindo uma imagem da Mãe e Rainha. Hoje, se encontra nos cinco continentes e em todos os países da América Latina. A Mãe Peregrina chegou à Arquidiocese de Natal em 1983, começando pela Paróquia de Nossa Senhora da Esperança. “Atualmente, todas as paróquias da Arquidiocese têm o Movimento”, informa o assistente eclesiástico, Pe. Raul Clepson.

Dom Matias ordenará treze padres

Diáconos que serão ordenados padres, no próximo dia 21
Foto: Cacilda Medeiros

Treze diáconos da Arquidiocese de Natal serão ordenados sacerdotes, dia 21 próximo, às 17h, na Catedral Metropolitana de Natal, em celebração presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Serão ordenados os Diáconos Cidinei Firmino da Silva, César Luiz Lima de Morais, Fábio Pinheiro Bezerra, Helenildo Marques de Morais, Ivanilson Alexandrino, Janilson Francisco de Macêdo, João Maria Dias da Silva, João Paulo Costa da Silva, José Pereira da Silva Neto, Leilson Leandro da Silva, Severino da Silva Neto, além de dois Filhos de Santana, Eliano Firmino Silvestre e Fábio José Costa.

Os novos padres presidirão as primeiras missas, nos seguintes dias e locais: Pe. Fábio Pinheiro, dia 23, às 19h, em Santa Cruz; Pe. Fábio Costa, também no dia 23, às 19h, na Igreja de São

Vicente de Paula, no bairro de Dix-Sept Rosado, em Natal; Pe. Severino Neto, dia 23, às 19h, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e São José, na cidade de Elói de Souza; Pe. Leilson Leandro, dia 24, às 19h, em São Rafael; Pe. José Pereira Neto, dia 25, às 19h, em São José de Mipibu; Pe. Cidinei Firmino, dia 26, às 19h, em Passa e Fica; Pe. César Luiz, dia 27, às 19h, na Capela de Santo André, no Jardim Lola, em Natal; Pe. João Maria, dia 28, às 19h, na Igreja de São Lucas, no Conjunto Amarante, São Gonçalo do Amarante; Pe. João Paulo, dia 29, às 19h, em Macau; Pe. Ivanilson Alexandrino, dia 30, às 19h, em Ipanguaçu; Pe. Janilson Macêdo, dia primeiro de novembro, às 19h, na Matriz do Bom Pastor, em Natal; Pe. Helenildo Morais, dia 5, às 18h, em Ceará-Mirim, e, Pe. Eliano Firmino, dia 7, às 19h, em Sobral (CE).

Fonte: Jornal A Ordem online

Arcebispo visitará Cidade Verde

Igreja Matriz da Cidade Verde
Foto: José Bezerra

A Paróquia do Beato Mateus Moreira, em Cidade Verde, Parnamirim, se prepara para receber o Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, em visita pastoral. Neste domingo, 17, às 18h30, haverá missa e abertura da exposição contando a vida da Paróquia. No dia 18, haverá encontro com os Setores de Leigos e Social; no dia 19, com o Setor Família, e no dia 20, com a Pastoral do Dízimo. Todos esses encontros terão a participação das respectivas coordenações arquidiocesanas.

No dia 22, às 19h30, a comunidade acolherá o Arcebispo. Às 20h, Dom Matias presidirá missa, marcando a abertura da visita pastoral. A celebração será transmitida pela Rádio Rural de Natal.
No dia 23, pela manhã, haverá encontros com as pastorais da Juventude e da Catequese, além dos Conselhos Pastorais. No mesmo horário, o Arcebispo e padres do 3º zonal atenderão fiéis em confissão. À tarde, acontecerá a assembleia pastoral paroquial e, à noite, celebração eucarística, encerrando a visita.

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Nota de esclarecimento


A Pastoral e Assessoria de Comunicação da Arquidiocese da Paraíba esclarece que, ao contrário do que está sendo noticiado, o vídeo postado no YouTube com declarações do Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, sobre o aborto, não foi postado pelo próprio Arcebispo nem pela Arquidiocese.

O depoimento do Arcebispo foi gravado por uma instituição que se diz denominada de Pró-Vida, do Sudeste do País. Três representantes dessa Instituição vieram a João Pessoa especialmente para fazer a gravação dizendo ser para um documentário sobre a defesa da vida. Lamentamos que essas pessoas tenham agido de má-fé divulgando o vídeo na íntegra, e ainda fazendo entender que havia sido uma iniciativa do próprio Arcebispo.

A Arquidiocese da Paraíba espera uma explicação para o ocorrido por parte das pessoas que fizeram a gravação. Até então, acreditamos que o Arcebispo foi vítima de uma armação para denegrir a sua imagem num momento tão delicado como este período eleitoral.

Esperamos a compreensão de todos para com esse momento tão delicado pelo qual passa o Nosso Pastor, que, ao gravar a referida mensagem, quis somente deixar claro que defende a vida em todas as suas instâncias.

Fonte: www.cnbbne2.org.br

Dom Magnus Henrique Lopes toma posse da diocese de Salgueiro


No dia da padroeira do Brasil, dom frei Magnus Henrique Lopes tomou posse como primeiro bispo da recém-criada diocese de Salgueiro (PE). Estiveram presentes o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; o Núncio Apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, representante do Vaticano no Brasil; os arcebispos e bispos do Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte); e delegações de quinze municípios pernambucanos.

Acompanhado do núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, e do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, o primeiro bispo saiu em carreata até a catedral, no centro da cidade. Em seguida, todos foram até o estádio municipal, onde foi celebrada uma missa. Mais de dez mil fiéis compareceram ao estádio Cornélio de Barros, para assistir à cerimônia.

Na primeira celebração como bispo, dom Magnus citou um trecho de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, (“O sertanejo não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. O sertanejo é, antes de tudo, um forte”) para dizer que não lhe faltará forças para pregar a palavra do Senhor. “Por ser nordestino carrego esta força e sei que, juntos, seremos ainda mais fortes. Tenho que ensinar e, certamente, muito a aprender, pois se espraia a meus pés de pastor, uma vasta área que mais parece uma verdadeira escola de franciscanismo.”

Aproveitando que a nova diocese nasceu sob as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, o bispo lembrou-se dos excluídos que perambulam nas ruas das grandes cidades. “Precisamos levar com entusiasmo a palavra que liberta e salva e que é alimento salutar para todos os famintos. Precisamos voltar os nossos olhares para os leprosos da pós-modernidade, que continuam a esperar dos cristãos um abraço restaurador, transformador do homem, da sociedade e da Igreja.” No final, citou Santo Tomás de Aquino e repetiu seu lema episcopal. “Tudo posso naquele que me fortalece.”

Guardião e ecônomo do Convento Santo Antônio, em Natal, dom Frei Magnus, OFMCap, foi nomeado pelo papa Bento XVI como primeiro bispo da nova diocese de Salgueiro no dia 16 de junho deste ano. A diocese de Salgueiro foi desmembrada das dioceses de Petrolina e Floresta, e abrange quinze municípios.

Fonte: CNBB
Foto: Aldair Dantas

Shalom promove Congresso para a Família

Prof. Felipe Aquino

A Comunidade Católica Shalom promove Congresso Famílias para Cristo, dias 16 e 17 próximos, das 8 às 18 horas, no Ginásio do Campus da UFRN, em Natal. Segundo o coordenador do Projeto Família, em Natal, Marcos Brasil, o Congresso já acontece em várias cidades brasileiras, sempre mobilizando milhares de família. “O intuito é fazer com elas tenha uma experiência real com o Cristo ressuscitado”, diz o coordenador.

Em Natal, o Congresso tem como palestrante o Prof. Felipe Aquino, conhecido por apresentar programas na TV Canção Nova. Ele também já publicou 65 livros de formação católica.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Festa da Mãe Peregrina começa na sexta, dia 15

A festa da padroeira do bairro Planalto, Mãe Peregrina, em Nova Cruz, começará na próxima sexta-feira, dia 15. Uma missa às 19 horas presidida pelo Pe. Iranildo Augusto, e concelebrada pelo Pe. Edilson Nobre, seguido de quermesse e louvor, fazem parte da programação de abertura. Neste mesmo dia, a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz vai comemorar o primeiro aniversário de ordenação sacerdotal do Pe. Iranildo Augusto e dia do professor.


Fotos da festa realizado em 2009
A festa se estenderá até o dia 18, com celebrações todas as noites às 19 horas, seguido de quermesse e louvor.

Mãe Aparecida foi homenageada em Nova Cruz

O dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, foi marcado por muita festa pelo país afora. Em Nova Cruz, a festa da Mãe Aparecida aconteceu em quatro comunidades da Paróquia da Imaculada Conceição. Por volta das 16 horas tiveram inicio as missas de encerramento na comunidade de Macacos e bairro Antonio Peixoto, presididas pelos padres Iranildo Augusto e Edilson Nobre, respectivamente.

A Pastoral da Comunicação registrou o encerramento da festa no bairro Antonio Peixoto, onde na ocasião festejou também o dia das crianças e aniversário de Maria dos Santos, uma missionária que evangeliza os moradores do bairro através de várias missões e no periodo em que realiza a festa da Mãe Aparecida.



Crianças fizeram uma bela coreografia em homenagem a Mãe Aparecida

Homenagem à Maria dos Santos foi feita por moradores e filhos

No final da missa muita festa para as crianças, distribuição de presentes, lanches e brincadeiras
Fotos Flavio Luiz

Festa da Mãe Aparecida: mais de 165 mil filhos reunidos

Às 16 horas da tarde de ontem,dia 12, a ‘Procissão Solene’ que percorre as ruas da cidade de Aparecida (SP) encerrava as atividades religiosas da Festa da Padroeira 2010. “Passamos diante da Igreja que por muitos anos acolheu a pequenina Imagem de Nossa Senhora e da qual Ela foi transferida para este grande Santuário, onde troca olhares com muitos peregrinos que aqui passam”, explicou padre Rodrigo. Os moradores da cidade de Aparecida enfeitaram a frente da suas casas para a passagem da procissão.



Para encerrar as comemorações em homenagem a Padroeira do Brasil o Santuário Nacional realizou na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, o show de Padre Fábio de Melo, que foi precedido do show da banda Genesis. O show foi transmitido pela REDE APARECIDA DE COMUNICAÇÃO e contou com apresentação de padre Evaldo Cesar e Jessica Fernandes, do programa Bem Vindo Romeiro.

Os fiéis que não acompanharam as celebrações deste dia 12 de outubro ou gostariam de rever os melhores momentos, podem acessar o Portal A12 e o blog oficial da festa, e conferir toda a cobertura da Novena e Festa da Padroeira 2010.

Fonte www.a12.com

Lançamento da CF 2011 para o Nordeste 2 será em Natal

Encontro regional de preparação para a CF 2011
Foto: José Bezerra

O lançamento da Campanha da Fraternidade 2011, em nível de Regional Nordeste 2, com o tema Fraternidade e Vida no Planeta, será realizado nos dias 11 e 12 de março, no Santuário dos Mártires, bairro de Nazaré, em Natal. No dia 11, haverá um seminário e, no dia 12, uma caminhada, saindo do Santuário dos Mártires para a Igreja de São Sebastião, no Alecrim. Lá, haverá um momento de agradecimento ao Pe. José Freitas Campos, que coordenou da Campanha da Fraternidade por alguns anos.

“Na ocasião, nós vamos agradecer ao Pe. Campos pelo trabalho que fez como coordenador, a quem eu substituo a partir deste ano”, afirma o Pe. Alcimário Pereira, coordenador da Equipe de Campanhas da Arquidiocese de Natal.

Os preparativos para a campanha já acontecem, em nível regional. No período de 9 a 11 deste mês, houve encontro de representantes das Comissões de Campanhas das Dioceses do Regional Nordeste 2, em Natal. “Foi um estudo sobre o tema da Campanha – Fraternidade e Vida no Planeta – destinado aos integrantes das Equipes de Campanha, das Dioceses”, explica o Pe. Alcimário. A formação foi assessorada pelo Pe. Ary Antônio dos Reis, assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. No encontro, os representantes da dioceses do Nordeste 2 foram orientados a organizar a Equipe de Campanhas para melhor trabalharem a CF 2011. Nesse encontro, também foi feita uma avaliação da Campanha da Fraternidade de 2010.

Fonte www.arquidiocesedenatal.org.br

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Fiéis comemoram dia da padroeira do Brasil


Fé. Esse é o sentimento que conduz a vida de milhares de brasileiros. Todas movidas pelo amor e pelo conforto encontrados nas belas mensagens das orações da padroeira do Brasil. Na Paróquia de Nova Cruz quatro comunidade encerra neste dia 12, a festa da padroeira Nossa Senhora Aparecida. São as comunidade de Lagoa Seca, Macacos, Assentamento e Bairro Peixoto Mariano. Procissões e missas acontecerão nessas comunidades.

A história da imagem da padroeira do país por si só já é considerada um milagre. A chamada “pescaria milagrosa” aconteceu em 12 de outubro 1717, no Porto Itaguaçu, na curva do Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, onde três pescadores encontraram a figura de Nossa Senhora Aparecida. Na primeira vez que lançaram a rede nas águas, Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves encontraram o corpo da imagem. Logo após, a cabeça. Depois do “resgate”, muitos peixes começaram a surgir no rio. Esse seria a primeira graça registrada.

Durante 15 anos, a imagem ficou na casa de um dos pescadores, Filipe Pedroso, onde os fiéis se reuniam para orar. Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora foi crescendo e ultrapassou fronteiras. O primeiro espaço criado para cultuar a padroeira foi um oratório no Porto de Itaguaçu. Em 1834, foi iniciada a construção da Basílica Velha. Na década de 80, a Basílica Nova passa a ser o novo templo de orações. Coroada em 1904, Nossa Senhora Aparecida recebeu o título de rainha e padroeira oficial do Brasil em 1929, pelo Papa Pio XI.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida é popular, primeiramente porque é a padroeira do Brasil. A representação que ela tem no mundo católico e até em outras religiões é muito grande. A maioria dos brasileiros respeita a devoção a Nossa Senhora Aparecida. Todos os povos são filhos de Deus e de Maria. A Virgem Maria continua realizando milagres pelo Brasil e até pelo mundo.

Pascom comemora um ano de página na internet


A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz completa hoje um ano de pascomnovacruzrn.blogspot.com. No dia 11 de outubro de 2009, a pascom lançou está página na rede mundial de computadores com o objetivo de informar todos os internautas das principais atividades que acontecem na paróquia. Já são mais de 17 mil acessos em 11 meses de contagem, pois só no mês de novembro foi instalado um contador de visitas no blog, sendo assim temos uma média de quase 20 mil visitantes, que deram uma clicada no blog da pascom de Nova Cruz.

Só temos a AGRADECER a todos pela colaboração e pela visita. É com gratidão que fazemos a comunicação em nossa paróquia e através deste blog que vem sendo atualizado diariamente com noticias sobre a nossa Igreja e nossa Paróquia. Foi por isso que neste mês de outubro a equipe da pascom fez uma mudança no layout, para comemorar e agradecer a você pela visita. E que continue assim, acessando e ficando por dentro das principais noticias. Voçê pode usar a caixa de mensagem para expressar seu comentário, sugestão e algo mais, esse é seu espaço.

Pascom reuniu membros

A Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou reunião mensal com os membros no último dia 9, na sala da pascom, na Igreja Matriz. A reunião contou com a participaçaõ de 12 membros, onde na ocasião fizeram a avaliação da caminhada 2010 enviada pela pascom arquidiocesana e também serviu para articular as próximas atividades previstas no plano de ação para este ano.

A pascom formou uma equipe de divulgação e comunicação que vai atuar antes e durante a festa da padroeira da paroquia, que acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro. Também ficou agendado para o dia 30 deste mês, uma manhã de formação para os membros da pascom, onde os membros que participaram do 1º Muticom, vão repassar como foi a formação nas oficinas que participaram.


Paróquia comemorou dia das crianças

Na missa das crianças do domingo, dia 10, a Paróquia de Nova Cruz realizou comemoração do dia das crianças com muita festa. Muitas crianças participaram da missa que foi presidida pelo Pe. Edilson Nobre e contou com a participação de boneco fantoche. A missa das crianças acontece todos os domingos, às 17 horas, na Igreja de São Sebastião, só que neste domingo, as crianças receberam presentes e também participaram de muitas brincadeiras com palhaços que fizeram a festa com as crianças, antes da missa.


As crianças ficaram atendos a apresentação do boneco de fantoche
Na ocasião aconteceu a homenagem a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida


No final da missa o Pe. Edilson apresentou quatros religiosas noviças da Congregação Filhas do Amor Divino que passarão uma semana em Nova Cruz fazendo missão no bairro Planalto, visitando as familias e convidando para a festa da padroeira Mãe Peregrina que acontecerá de 15 a 18 deste mês.

Fotos: Flavio Luiz

Pastoral da Juventude reúne coordenadores

Coordenadores dos grupos de jovens do setor I da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz participaram de reunião com membros da equipe de coordenação da Pastoral da Juventude. A reunião aconteceu no Centro Pastoral do Catolé, no domingo, pela manhã e contou com palestra proferida pelo seminarista Emanuel, dinâmicas e brincadeiras com o casal Jeferson e Tatiane, membros da equipe de coordenação da PJ de Nova Cruz. A próxima reunião será com coordenadores dos grupos de jovens do setor II, no dia 17.


Fotos: Flavio Luiz

Crianças da Pastoral do Menor participam de festa


Uma festa para comemorar o dia das Crianças, aconteceu com as crianças da Pastoral do Menor da Paróquia de Nova Cruz, no domingo, dia 10, no Centro Pastoral do Catolé. A festa foi propocionado pelos casais das equipes de Nossa Senhora Aparecida de Natal/RN, que vieram para Nova Cruz trazendo muitos brinquedos, lanche, material escolar e muita brincadeiras para as crianças. o casal Gorreti Fosenca e Julio Cesar e mais seis casais estiveram participando da festa com a criançada.

Os materiais e brinquedos foram doados por amigos empresários dos casais que há quatros anos vem realizando a festa das crianças da pastoral em Nova Cruz. Essa equipe de Nossa Senhora tem o Pe. Adelson da Silva que acompanha os trabalhos por eles realizados.





Casais das equipes de Nossa Senhora (foto acima)
e com dona Gilma e Lurdete
Fotos Flavio Luiz

Catequese ganha gincana bíblica

Uma disputa acirrada entre as crianças da Catequese e da Infância Missionária da Paróquia de Nova Cruz marcou o último sábado, 9, na escola municipal Nestor Marinho. Foi a 1ª Gingana Bíblica realizada com as crianças. Muita animação, brincadeiras , perguntas sobre a Bíblia, provas como corrida de saco e alegria tomaram conta da criançada. A gincana teve o objetivo de ensinar as crianças sobre a importância de ler A Bíblia e também em homenagem as crianças por ocasião do dia 12 de outubro, Dia das Criança.

As catequistas, as Ir. Lucia e Edneide, FDC, e os padres Edilson e Iranildo estiveram presentes na gincana. A turma da Infância estavam acompanhada pelo Pe. Iranildo e as crianças da catequese com a Ir. Lucia e catequistas.





As crianças da catequese comemoraram a vitória
Fotos: Flavio Luiz