sábado, 21 de novembro de 2009

Revista destaca história da Diocese


Fatos históricos, atividades e ações inéditas que marcaram a caminhada de 100 anos da Diocese de Natal podem vistos e lidos na revista “Diocese de Natal - edição comemorativa do centenário”, que circula desde o dia 11 deste mês. Entre os fatos, alguns deles se destacam: o 12° Congresso Eucarístico Nacional e a presença do Papa João Paulo II, em Natal; os 90 anos do Seminário de São Pedro; a Campanha da Fraternidade, que começou na Arquidiocese de Natal; entrevista com Dom Eugênio, sobre o Movimento de Natal; a devoção a Nossa Senhora da Apresentação; a beatificação dos Mártires e personagens da história, como os Bispos da governaram a Diocese e os Padres Monte e João Maria, entre outros.

Grupos que atuam na Igreja, como Círculo Bíblico, estão adquirindo exemplares da Revista para presentar os seus membros. Também, várias pessoas adquiriram exemplares o objetivo de presentar amigos e familiares. A revista está disponível nas livrarias Paulinas, Paulus e Canção Nova (Rádio Rural) e na Sala da Pastoral da Comunicação, em Natal/RN, ao preço de R$ 5,00.
Foto: Papa João Paulo II, em Natal, em 1991 (arquivo).

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Paróquia de Nova Cruz divulga programação da Festa da padroeira

Fotos: Robervanio Heverton


Encerramento da festa, em 2008
A festa da Imaculada Conceição, padroeira da Paróquia e da cidade de Nova Cruz, acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro. Durante o período festivo acontecerá, diariamente, caminhada penintecial, às 5 horas; Adoração e Benção do Santíssimo, às 11 horas; Recitação do terço, às 19 horas e em seguida Missa com paricipação de vários padres da Arquidiocese de Natal, e também com comunicades e pastorais, movimentos e serviços como noiteiros.


A abertura acontecerá dia 29 de novembro, com uma carreata saindo da comunidade Serrote dos Bezerras, às 17 horas, com o carro do Corpo do Bombeiros conduzindo a imagem da Imaculada Conceição, até a Igreja Matriz, onde terá a Missa solene, presidida pelo Pe. Edilson Nobre e com pregação do Pe. Irnaildo Augusto.


Na programação sócio-cultural a praça da matriz será transformada em "praça de eventos da Imaculada Conceição", que no período da festa acontecerá apresentações culturais, show´s,ao vivo, jantar da imaculada, dia 5 de dezembro; festival de Prêmios dia 6 e muitas outras atrações.
O encerremento da festa será no dia 8 de dezembro, com missa da primeira eucaristia, às 8 horas, na Igreja Matriz e procissão, às 16 horas, seguido de missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.


O blog da Pascom fará total cobertura da festa, portanto é só acessar e ficar bem informado.

Helicóptero derramará "chuva de pétalas" sobre os fiéis

Foto: Cacilda Medeiros
A catedral lotada de fiéis em uma das noites da festa

Às 14 horas, terá uma caminhada saindo, saindo do Santuário dos Mártires, no bairro Nazaré, com destino a Catedral Metropolitana, conduzindo a imagem da padroeira, Nossa Senhora da Apresentação. Na chegada à Catedral, um helicóptero, da Aeronáutica sobrevoará a multidão. jogando petalas de rosas. É uma homenagem a Nossa Senhora da Apresentação, no em que a Diocese de Natal completa um século de criação. Às 16 horas, na Catedral, haverá celebração eucarística marcando o encerramento da festa. Esta última missa será transmitida para todo o Brasil, pela Rede Vida de televisão.

Pastoral da Criança encerra capacitação

Foto: Flavio LuizOs líderes participaram da 1ª capacitação

A Pastoral da Criança da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz encerra sábado, 21 de novembro,a capacitação de 35 líderes.O encontro acontecerá no Centro Pastoral do Catolé, das 8 às 15 horas. A assessoria será feita pela coordenadora de área, Risoneide Bento da Silva e pela Coordenadora de Ramo, Rosenilda da Costa Silva.


A capacitação é um encontro de formação e informação para os líderes que atuam nas comunidades, realizando o peso das crianças de zero a seis anos de idade e também na celebração da vida. Atualmente a Pastoral da Criança de Nova Cruz atua em 11 comunidades e recentemente foram implantas nas comunidades do Assentamento José Rodrigues Sobrinho e bairro Planalto. O trabalho contou com a colaboração da Ir. Maria Aparecida da Silva-FDC.

Arquidiocese de Natal encerra festa da padroeira

Foto: Cacilda MedeirosChegada da imagem e da cruz centenária na abertura da festa

Acontecerá amanhã, 21, o encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal. confira a programação:


ENCERRAMENTO 21/11/2009.


4h30 – Procissão fluvial (Capitania dos Portos para a Pedra do Rosário).
5h – Missa, na Pedra do Rosário.

7h30 – Missa, na antiga Catedral. 8h – Missa dos enfermos, na Catedral.
10h – Missa solene, na Catedral.

14h- Caminhada com Maria, do Santuário dos Mártires (bairro de Nazaré) para a Catedral.
16h30 – Missa de encerramento, na Catedral

Às 20h30, no Machadinho, show com Flavinho e Neil Velez, da Comunidade Canção Nova (SP)

Festival estimula formação de músicos católicos

Foto: José BezerraGrupo Participante do XI Festival Música Religiosa, em 2008

Na Arquidiocese de Natal, como uma maneira de incentivar a busca pelo conhecimento litúrgico e técnico dos ministérios, a Comunidade Veni Creator organiza os Festivais de Música Religiosa, dentro da programação da festa de Nossa Senhora da Apresentação. No último domingo, dia 15, no pátio da Catedral Metropolitana, foi realizado o 12º Festival, contando com a participação de nove ministérios de música.

“Os cantores de Deus estão chegando, com suas flautas e guitarras e tambores, seus atabaques, berimbaus e violões, querendo celebrar a sua fé....com suas vozes de mensagens e louvores, seus aleluias, suas danças e canções, querendo celebrar o seu Senhor...” Estes trechos de uma música de autoria do Pe. Zezinho, scj, refletem bem a realidade dos inúmeros ministérios ou grupos de música que animam a liturgia, os encontros pastorais e festas de padroeiros.

Fonte: Jornal A Ordem

Dom Dimas é condecorado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro


O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, foi condecorado, na sexta-feira, 13, com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, a mais importante comenda do município do Rio de Janeiro, entregue pela Câmara Municipal. Além de secretário da CNBB, dom Dimas é bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro.

“Dom Dimas é hoje uma das lideranças mais importantes do movimento ambiental brasileiro, porque ele está fazendo um trabalho que dá continuidade a uma série de iniciativas da CNBB. Ele merece o prêmio como liderança religiosa e também como liderança ecológica”, disse a vereadora Aspásia Camargo (PT), autora do requerimento indicando dom Dimas como um dos agraciados com a medalha.

Em seus agradecimentos, dom Dimas disse que, com a medalha, a Igreja é que era homenageada. “Quem está sendo homenageada é a minha Igreja, a nossa Arquidiocese, a CNBB, muito mais do que uma pessoa, que sozinha não poderia fazer nada”, observou.

Foto: Momento da entrega da medalha
Fonte: CNBB
Colaborou: Nice Affonso

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Campanha "Natal 8 vezes mais" reforça parceria entre Pastoral da Criança e Duracel


A empresa Duracell doou 10.000 brinquedos para a Pastoral da Criança. A iniciativa faz parte da campanha "Natal 8 vezes mais". Os brinquedos serão usados para os sacolões da Coordenação Nacional, em Curitiba. Assim poderão ser distribuídos para comunidades que contam com a ação “Brinquedos e Brincadeiras” e usados na “Celebração da Vida”, que reúne as crianças acompanhadas pelas voluntárias.

“Entendemos que brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil. Ao brincar a criança aprimora seus sentidos, desenvolve a linguagem e pensamento, aprende a se relacionar com as pessoas. Por isso, iniciativas como essa permitem que as crianças desfrutem plenamente esse direito”, afirma a coordenadora da Pastoral da Criança na Arquidiocese de São Paulo, Maria do Rosário Gazzola.

Esteve presente a apresentadora de TV Eliana, madrinha da campanha. “É realmente uma grande honra fazer parte dessa iniciativa. Estou muito à vontade em ser madrinha desse trabalho não apenas porque conheço a marca, mas também porque participar de uma ação organizada para tornar o Natal de milhares de crianças mais feliz é realmente muito especial. Além disso, é muito bom saber que uma empresa como a P&G, através da Duracell, apoia o trabalho tão importante da Pastoral da Criança”, afirma Eliana.

Foto: Momento da entrega dos presentes
Fonte: Site da Pastoral da Criança

Cimi recebe prêmio de direitos humanos na Alemanha


O Conselho Indigenista Missionário (Cimi), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recebeu, o prêmio Victor Gollancz, da entidade alemã Associação para Povos Ameaçados (GfbV). O secretário executivo do Cimi, José Eden Pereira Magalhães, representou a instituição.
“Este prêmio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Cimi e pelos missionários que estão nas aldeias defendendo os direitos dos povos indígenas contra o agronegócio, o latifúndio e os mega-projetos do PAC”, disse Eden.

Segundo o secretário, o prêmio reforça o trabalho do Conselho Indigenista e serve de estímulo aos seus agentes. "O clima é de muita violência contra os indígenas. E os povos indígenas têm o Cimi como quem está do seu lado", acrescentou. “Conhecemos o trabalho do Cimi há décadas. A documentação meticulosa da situação dos direitos humanos dos povos indígenas do Brasil, a luta corajosa para esses direitos, e o engajamento pessoal, muitas vezes com risco para a própria vida, têm nos impressionado sempre e incentivado para agir também”, disse o presidente da GfbV, Tilman Zülch, ao entregar o prêmio ao Cimi.
Desde o ano 2000 foram homenageados com o prêmio: as Mães de Srebrenizca na Bosnia; as Mulheres do Vale de Barzan, no Iraque; o ativista de direitos humanos russo Sergej kowaljow, e doutora Halima Bashir, de Darfur.Além do Cimi, o prêmio de 2009 foi concedido também à organização de Direitos Humanos Memorial da Rússia.

Foto: Momento da entrega do prêmio

Fonte: CNBB

Comissão prepara Diretório de Comunicação para Igreja no Brasil


A Equipe de Reflexão do Setor de Comunicação Social da CNBB deu um grande passo na elaboração do Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil. Uma primeira versão do texto, tendo como base o Diretório de Comunicação da Conferência Episcopal Italiana, foi discutida pela Equipe, que esteve reunida no úlitmo dia 16, em São Paulo.

Sob a coordenação do diretor geral da Editora Paulus, padre Manoel Quintas, o texto sofreu várias alterações e emendas pelos membros da Equipe, constituída de pesquisadores e profissionais da Comunicação e dirigida pelo presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta.

A assessora do Setor de Comunicação da CNBB, Irmã Élide Fogolari classificou de “valiosas” as observações da Equipe. “A Equipe é um grupo crítico e consistente nos conteúdos e que se coloca à disposição da Igreja para colaborar na e com a comunicação”, observou a assessora.

Segundo dom Orani, a Comissão pretende definir o texto até agosto do ano que vem e apresentá-lo ao Conselho de Pastoral da CNBB com vistas a ser encaminhado para discussão e aprovação na assembleia da CNBB de 2011.



Foto: Participantes do encontro

Fonte: CNBB

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Comissão prepara Seminário Nacional de Liturgia


Comissão prepara Seminário Nacional de Liturgia Metodologia da Formação Litúrgica. Este será o assunto do Seminário Nacional que a Comissão Episcopal para a Liturgia realizará nos dias 8 a 11 de fevereiro do próximo ano. A equipe de reflexão do Setor Pastoral Litúrgica da Comissão esteve reunida em São Paulo, dias 15 a 17, para acertar os detalhes do evento.


A equipe lembrou o início do movimento litúrgico impulsionado por Lambert Beaudin ao afirmar, em 1909, a necessidade de “democratizar a liturgia”. “A partir daí, durante os 50 anos até o anúncio do Vaticano II em 1959, os protagonistas do movimento lutavam e preparavam a reforma da liturgia do Concilio Vaticano II, decretada na Sacrosanctum Concilium, cujo jubileu de 50 anos celebraremos em 2013”, recorda o assessor.


Outra decisão da equipe foi a elaboração de um estudo a ser apresentado aos bispos sobre as chamadas missas de cura que, segundo padre Gustavo, “têm sido motivo de questionamento à Comissão por parte de várias pessoas que solicitam a orientação oficial da Igreja”.


Além do bispo responsável pela Comissão, dom Fernando Panico, e do assessor, padre Gustavo, fazem parte da quipe de reflexão, dom Manoel João Francisco, padre Gregório Lutz, padre Marcelino Sivinski, Irmã Veronice Fernandes, padre Hernaldo Farias e frei Faustino Paludo.
Foto: Comissão reunida no encontro realizado nos dias 15, 16 e 17 deste mês, em São Paulo
Fonte: Catolicanet

Inaugurado site do DMJ de Madri


O cardeal Antonio María Rouco Varela apresentará à imprensa, hoje, em Madri, o site oficial do Dia Mundial da Juventude (JMJ).
Para o departamento de comunicação do DMJ “o site deve ser um dos instrumentos informativos e organizativos mais úteis nestes 639 dias que faltam até 16 de agosto de 2011”.
Inicialmente, o site será publicado exclusivamente em espanhol, mas nas próximas semanas, o conteúdo será disponibilizado em outras 5 línguas (alemão, inglês, italiano, francês e português). Sucessivamente, as páginas serão traduzidas também em árabe, chinês e russo.
O site será a base para a comunicação do DMJ nas principais redes sociais no tangente à informação, organização, coordenação dos voluntários, etc.
O site do próximo DMJ será: http://www.jmj2011madrid.com/


Foto: Logotipo da Jornada Mundial da Juventude
Fonte: Catolicanet

Madre Teresa: comemorações dos 100 anos de nascimento


Em 2010, será um ano de festejamentos e celebrações para recordar os cem anos de nascimento de Madre Teresa. “Na última semana em Pristina – disse à agência Sir, padre Lush Gjergji biógrafo de Madre Teresa – reuniu-se pela primeira vez o Conselho Nacional do Kosovo que organizará as celebrações deste aniversário”.

Presentes no encontro na sede do Ministério da Cultura, entre outros, o ministro Valton Beqiri, o representante da presidência, Ali Podrimjia, e o padre Lush Gjergji, representando a Igreja do Kosovo. “Este ano especial – disse o sacerdote – terá início no próximo dia 10 de dezembro de 2009, por ocasião dos 30 anos da entrega do Prêmio Nobel da Paz a Madre Teresa.

Madre Teresa, cujo nome era Gonxha Bojaxhiu, nasceu no dia 26 de agosto de 1910 em Skopjie, hoje capital da ex-República Iugolsava da Macedônia mas então parte do Império Otomano. Os seus pais de etnia albanesa eram originários do vizinho Kosovo, terra que a jovem visitou várias vezes na juventude. Particularmente forte era a sua ligação com o santuário mariano de Letnica na fronteira entre Kosovo e Macedôonia.

“Durante todo o ano de 21010 – destacou padre Gjergji – estão previstas manifestações que envolverão escolas e expoentes do mundo da cultura, mas também celebrações religiosas e simpósios”.


Foto: Madre teresa

Fonte: Catolicanet

Canção Nova e Arquidiocese de Natal promovem show e kairós


O show e Kairós de milagres acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro no ginásio Machadinho, em Natal, com a presença de Flavinho, Nei Veles e Pe. Eliano. O evento é uma promoção da Canção Nova e Arquidiocese de Natal, em comemoração a padroeira da cidade do Natal.



Foto: Cartaz do Show e Kairós

Fonte: Canção Nova Natal

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Arcebispo ordenará 13 diáconos



Treze seminaristas serão ordenados diáconos, dia 12 de dezembro, às 17h, na Catedral, por imposição das mãos de Dom Matias Patrício de Macêdo.


Serão ordenados os seminaristas: Cidinei Firmino, Fábio Pinheiro, Helenildo Marques, Janilson Macêdo, João Maria Dias, João Paulo Costa, José Pereira Neto, Leilson Leandro, Severino da Silva Neto, Ivanilson Alexandrino, e mais três da Congregação dos Filhos de Santana: Cristiano Vieira, Eliano Firmino e Fábio José Costa.


A solenidade faz parte das comemorações dos 90 anos do Seminário de São Pedro.



Foto: Os seminaristas que serão ordenador Diáconos

Fonte: http://www.arquidiocesedenatal.org.br/

Arcebispo lança campanha Sou Mais Catedral


A Arquidiocese de Natal realiza a campanha Sou Mais Catedral, lançada no dia 11 deste mês, com o objetivo de arrecadar recursos para os trabalhos de reforma e restauração da Catedral Metropolitana. Tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, em 2008, a Catedral passa por trabalhos de restauração em suas estruturas e pequenas reformas, com recursos do poder público.
“O projeto junto ao governo, para os trabalhos, tem a maior parte dos recuros. No entanto, a Arquidiocese entra com uma contra-partida de 10%, o que corresponde a mais de 30 mil reais e precisamos conseguir estes recursos. Esse é o objetivo da campanha”, explica o Pe. João Batista Chaves, coordenador da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese, encarregado dos trabalhos. A campanha consiste na distribuição de envelopes junto aos fiéis, que devem devolvê-los com a doação, depositando em urnas que se encontram na Catedral Metropolitana.

Os envelopes da campanha podem ser encontrados na Catedral, na Rádio Rural e nas livrarias Paulus, Paulinas e Sagrada Família, na cidade Alta. Na carta dirigida aos fiéis, fazendo o lançamento da campanha, o Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, conclama: “Precisamos, portanto, de sua indispensável colaboração. Você pode dar um grande presente à Arquidiocese, neste seu centenário, participando da campanha Sou Mais Catedral”.

Foto: ilustração do envelope, confeccionado para campanha
Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Semana Nacional da Consciência Negra



A pastoral Afro-brasileira sugere para o mês da consciência negra o tema da promoção da vida tendo presente realidade, dos/as jovens negros/as. Esta iniciativa da pastoral afro-brasileira está em sintonia com as aspirações dos/as jovens negros/as que enriquecem e fortalecem o trabalho na Igreja brasileira e latino-americana/caribenha, mas que sentem a realidade de violência que atinge a juventude como um todo, de forma mais acentuada a juventude negra. É importante que os grupos organizados reflitam este tema junto com a memória do Martírio de Zumbi dos Palmares.


A sugestão é que nos voltemos à vida dos/as jovens negros/as. Este recorte está em sintonia com a proposta do Setor juventude, que no dia 25 de outubro celebrou o Dia Nacional da Juventude 2009 (DNJ-2009 refletindo o tema “Contra o extermínio da juventude na luta pela vida” e o lema “Juventude em marcha contra a violência”. Esta temática surge devida a constatação do aumento do percentual de violência, seguida de morte, que têm atingido os jovens.


Em muitas cidades acontecerão debates, painéis, seminários lembrando o mês da consciência negra. Vamos aproveitar estes momentos para pautar a temática da violência contra a juventude negra. E mais do que isto, trabalhar para que os poderes públicos possam assumir compromissos efetivos no enfrentamento do problema.


A Semana Nacional da Conciência Negra será realizado no período de 15 a 21 de novembro.


Foto: Cartaz da Semana Nacional da Conciência Negra

Fonte: CNBB

Retiro da Pascom

A Pastoral da Comunicação de Nova Cruz realizou no domingo, 15, o retiro espiritual, na Barra de Cunhaú. Os agentes da pascom refletiram o tema: A mística da Comunicação, com assessoria da Ir. Eulália Batista-FDC. Cerca de 20 agentes participaram do retiro, entre eles dois novos membros que estão no processo de formação e que em breve irão atuar na pascom.



Chá da Imaculada


"Chá da Imaculada" é o nome do primeiro evento sócio-cultural em preparação para a festa da Imaculada Conceição, padroeira da paróquia e da cidade de Nova Cruz. O evento aconteceu no último dia 14, no Colégio Nossa Senhora do Carmo. Cinco empresas apresentaram com elegancia e brilhantismo seus manequis.









Festa de Nossa Senhora da Apresentação

Cem casais receberam o Sacramento do Matrimônio, numa celebração comunitária, às 10 horas, do dia 15 de novembro, na Catedral Metropolitana. A cerimônia faz parte da programação da festa da padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, Nossa Senhora da Apresentação. A festa acontecerá até o dia 21 de novembro.




Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br