sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CNBB participará da Campanha de combate à hanseníase

Cartaz da campanha

A CNBB, em parceria com a Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Franciscanos, Movimento de reintegração das pessoas atingidas pela hanseníase (Morhan), Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) está, desde outubro do ano passado na Campanha Nacional de Combate a Hanseníase.

O dia 30 de janeiro é o dia mundial da luta contra a Hanseníase. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial em número de portadores de Hanseníase, perdendo apenas para a Índia.

Diagnóstico da doença

A Hanseníase, também conhecida como Lepra, é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele, provocando danos severos à saúde do portador. Em 2008, foram detectados quase 40 mil casos da doença, dos quais 2.913 eram crianças e adolescentes menores de 15 anos. A maior incidência concentra-se nos estados de Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão e Piauí.

A hanseníase é detectada na pele das pessoas geralmente através de manchas. No local da mancha a pessoa não sente diferença entre o quente e o frio, a ponta e a cabeça do alfinete; não sente o tato. Esses casos devem procurar o serviço de saúde para que se tenha possibilidade do tratamento precoce.

Fonte: CNBB

Paróquia de Nova Cruz reúne tesoureiros, catequistas e encerra festa da Piedade

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz vai reunir os tesoureiros das equipes do Dízimo das diversas comunidades, na manhã do domingo, 30, no salão do ECC. O objetivo é capacitar todos os tesoureiros para melhor desenvolver os trabalhos nas comunidades. O encontro será assessorado pelo Pe. Edilson Nobre e membros da coordenação paroquial.


Também neste domingo, a catequese reunirá os catequistas para o primeiro momento de formação deste ano. O encontro será no Centro Pastoral do Catolé, a parti das 8 horas e contará com as novas catequistas e membros da coordenação da catequese.

Já no dia 2 de fevereiro, acontecerá o encerramento da festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do bairro Frei Damião. Neste dia uma multidão de fiéis devotos saem as ruas do bairro, alguns vestidos de azul, em agradecimento a graças alcançadas pro intersecção da santa. A procissão sairá as 16 horas, da Igreja do bairro, seguido de missa presidida pelo Pe. Nicodemos da diocese de Cajazeiras.

Antes do dia 2, ainda acontece os festejos com caminhadas penitenciais, missas e programação sócio-cultural que será desenvolvida de 30 de janeiro a primeiro de fevereiro.

Fotos do encerramento da festa em 2010

8º zonal terá duas paróquias a partir de março

O 8º zonal da Arquidiocese de Natal passará a contar com mais duas paróquias a partir do mês de março deste ano. O comunicado foi feito na manhã do dia 28, durante o encontro do zonal, realizado em Passa e Fica. Serão criadas as paróquias de Nossa Senhora de Fátima, com sede em Passa e Fica, abrangendo a cidade de Lagoa Dantas, como também a paróquia de Nossa Senhora das Dores, com sede em Brejinho, abrangendo a cidade de Passagem. Em Passa e Fica a criação será dia 25 de março e em Brejinho, será dia 21 de março.

Na ocasião do encontro em Passa e Fica, coordenadores, articuladores, religiosa e padres refletiram sobre o tema da Campanha da Fraternidade, cujo tema foi abordado pelo Pe. Leilson Leandro, responsável pela CF na região pastoral Agreste, Trairi e Pontengi. Foi um momento muito proveitoso para aprofuntamento da campanha. A partir de agora as paróquias e áreas pastorais irão desenvolver a campanha conforme a realidade de cada uma.

Pe. Leilson Leandro

Participantes do encontro



No final o coordenador do zonal, Pe. Mário Gomes fez os comunicados

Encontro discute publicação que deve apontar os limites e horizontes da Pascom na Igreja no Brasil


Aconteceu na sede da CNBB em Brasília, a reunião de reflexão e aprofundamento sobre a Pastoral da Comunicação (Pascom) na Igreja no Brasil. O encontro, que teve início na segunda-feira, 24, e terminou na quinta-feira, 27, reuniu oito pessoas entre coordenadores regionais da Pastoral e pesquisadores, discutiu a publicação da segunda edição do livro “Novas fronteiras da Pastoral da Comunicação”. Trata-se de uma publicação que deve pautar os limites e horizontes da Pastoral da Comunicação na Igreja no Brasil.


A reunião teve a presença do arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) e presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta, Cacilda Medeiros, da Arquidiocese de Natal, entre outros participantes. Ainda durante o encontro foi lançado o documento de estudos número 101 da CNBB, “A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil” que foi publicado pelas Edições CNBB e pela Paulus Editora. O documento é uma resposta à necessidade de um subsídio de orientações sobre comunicação para a Igreja no Brasil.

Fonte: CNBB

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

8º Zonal estuda tema da Campanha da Fraternidade 2011


Os padres, religiosas, coordenadores pastorais e articuladores do 8º zonal, se reunirão na cidade de Passa e Fica, na próxima sexta-feira, dia 28 de janeiro, partir das 8h30.

O objetivo é preparar os participantes para a campanha da Fraternidade cujo tema é Fraterndade e a vida no Planeta e o lema: “A criação geme em dores de parte” (Rm 8,22). O Pe. Leilson Leandro da Silva, Vigário Paroquial de São Pedro Apóstolo – Várzea, será o assessor do encontro e explanará o tema proposto da CF.


O encontro estava marcado para acontecer no último dia 21, devido a ausência da assessoria, foi remarcado para o dia 28. O coordenador do 8º zonal já entrou em contato com todos os padres do zonal confirmando a data.

Ministério para as familias da RCC prepara Seminário de vida para casais

O ministério para as famílias da Renovação Carismática da Paróquia de Nova Cruz reuniu os casais para preparar o Seminário de Vida que será realizado no próximo mês. A reunião aconteceu na Igreja Sagrada Família e contou com a participação do coordenador da RCC Sidnei Silva e do casal Coordenador do ministério Adamilson e Denise.

Na reunião foi definido as equipes de trabalho que atuarão durante todo o seminário. Os casais animadores serão os coordenadores das equipes. Este ano o Seminário de vida para casais terá como tema: Casamento a prova de fogo, e acontecerá de 11 a 13 de fevereiro no Colégio de Nossa Senhora do Carmo.


Mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões 2011


O papa Bento XVI publicou a mensagem para o Dia Mundial das Missões 2011, que se realizará no dia 23 de outubro.

O papa reitera na mensagem que a evangelização é uma dimensão essencial da Igreja e uma tarefa urgente hoje, pois a secularização faz com que muitas pessoas vivam como se Deus não existisse.

"O Evangelho não é uma propriedade exclusiva de quem o recebeu, mas um dom a ser partilhado e comunicado", sublinha o papa, reiterando que todo batizado é chamado a levar a todos a Boa Nova do Evangelho.

Bento XVI ressalta que aumenta o número de pessoas que tendo recebido o anúncio do Evangelho o esqueceram e abandonaram. "Esta em andamento uma mudança cultural, alimentada pela globalização e pelo relativismo, uma mudança que leva a um estilo de vida que exclui a mensagem do Evangelho e exalta a busca do bem-estar, do dinheiro fácil, da carreira e do sucesso como objetivo de vida, mesmo em detrimento dos valores morais", disse.

O Santo Padre convida os fieis a responderem à vocação missionária resposta essencial para a vida da Igreja. "A obra evangelizadora é essencial para a Igreja e não pode ser considerada simplesmente como uma das várias atividades pastorais".

Referindo-se a Paulo VI, a mensagem ressalta que a animação missionária dá uma atenção particular à solidariedade. "É inaceitável que a evangelização transcure as questões relativas à promoção humana, justiça e libertação de todas as formas de opressão, obviamente, respeitando a autonomia da esfera política. Ignorar os problemas temporais da humanidade significa esquecer a lição que vem do Evangelho sobre o amor ao próximo que está sofrendo", frisa Bento XVI.

O Dia Mundial das Missões "é um chamado a revigorar em cada pessoa o desejo e a alegria de ir ao encontro da humanidade levando a todos, Cristo", conclui a mensagem.

Fonte: CNBB

Cáritas Brasileira: SOS Sudeste já arrecadou mais de 600 mil reais


A campanha SOS Sudeste, organizada pela Cáritas Brasileira e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já arrecadou pouco mais de 600 mil reais. A campanha, destinada às vítimas das enchentes na Região Sudeste do país, teve início no dia 12 de janeiro.

Além da Cáritas Brasileira, já estão confirmadas as contribuições da Cáritas Alemã, com 50 mil euros; da Cáritas Portuguesa [50 mil euros]; da Cáritas Espanhola, [100 mil euros] e da Cáritas Suíça, com 50 mil francos suíços. A Cáritas da Itália também manifestou apoio, mas ainda não confirmou a quantia com que irá contribuir.


Colabore com a Campanha da Cáritas Brasileira. Faça sua doação pelas seguintes contas bancárias:

BANCO DO BRASIL
AG. 3475-4 – C/C 32.000-5

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
AG. 1041 – OP. 003 – C/C 1490-8

BRADESCO
AG.0606-8 C/C: 71.000-8
CNPJ da Cáritas Brasileira: 33.654.419/0001-16

Fonte: CNBB

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Setor Juventude lança subsídio que ajuda na realização das Jornadas Diocesanas da Juventude

Capa do subsídio

O subsídio será lançado pelas Edições CNBB e foi elaborado sob a coordenação do bispo referencial do Setor Juventude, da CNBB, dom Eduardo Pinheiro e do assessor da Comissão, padre Carlos Sávio Ribeiro. A assessoria aos jovens foi feita pelo estudioso das Jornadas Mundiais da Juventude, Erofilho Cardozo, e pela assessora do Setor Universidades da CNBB, irmã Maria Eugênia Lloris.

O material de 2011 visa ajudar os jovens a se prepararem para a celebração da Jornada Diocesana da Juventude e tem como subtítulo o tema da Jornada Mundial da Juventude, que acontece em Madri, na Espanha, no mês de agosto.

O subsídio dá dicas e sugestões para essa preparação, abrindo espaço para a criatividade e a adaptação às realidades dos jovens. O documento propõe a realização de três encontros: primeiro, enfocando a relação pessoal com Jesus Cristo. Segundo, dedicado à vivência do jovem na Igreja e, por último, voltado à atuação do jovem cristão na sociedade.

São apresentadas sugestões práticas para que a juventude possa conhecer a profundidade das mensagens bíblicas e experimentar a riqueza da espiritualidade celebrada nas jornadas e testemunhar o amor de Cristo no mundo hoje.

“Fruto do trabalho de jovens representantes das várias expressões eclesiais da juventude de todo o Brasil, o subsídio Jornada Diocesana da Juventude 2011 – ‘Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé’ (cf. Cl 2,7) tem como objetivo criar uma caminhada de formação e preparação para um novo tempo de evangelização da juventude brasileira”, destacou o assessor do Setor Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio.

“Esse será o primeiro texto de uma coleção produzida para ajudar os jovens a caminhar em unidade pastoral, temática e celebrativa com a Igreja que, em diferentes partes do mundo, vivencia a diversidade na celebração da unidade pelas Jornadas Diocesanas da Juventude (JDJ)”, completou o assessor.

O subsídio Jornada Diocesana da Juventude 2011 pode ser adquirido direto no site das Edições CNBB (www.edicoescnbb.com.br), pelo telefone (61) 2193-3019 e pelo e-mail vendas@edicoescnbb.com.br

O material de 2011 visa ajudar os jovens a se prepararem para a celebração da Jornada Diocesana da Juventude e tem como subtítulo o tema da Jornada Mundial da Juventude, que acontece em Madri, na Espanha, no mês de agosto.

O subsídio dá dicas e sugestões para essa preparação, abrindo espaço para a criatividade e a adaptação às realidades dos jovens. O documento propõe a realização de três encontros: primeiro, enfocando a relação pessoal com Jesus Cristo. Segundo, dedicado à vivência do jovem na Igreja e, por último, voltado à atuação do jovem cristão na sociedade.

São apresentadas sugestões práticas para que a juventude possa conhecer a profundidade das mensagens bíblicas e experimentar a riqueza da espiritualidade celebrada nas jornadas e testemunhar o amor de Cristo no mundo hoje.

“Fruto do trabalho de jovens representantes das várias expressões eclesiais da juventude de todo o Brasil, o subsídio Jornada Diocesana da Juventude 2011 – ‘Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé’ (cf. Cl 2,7) tem como objetivo criar uma caminhada de formação e preparação para um novo tempo de evangelização da juventude brasileira”, destacou o assessor do Setor Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio.

O subsídio Jornada Diocesana da Juventude 2011 pode ser adquirido direto no site das Edições CNBB (www.edicoescnbb.com.br), pelo telefone (61) 2193-3019 e pelo e-mail vendas@edicoescnbb.com.br


Para mais informações sobre as Jornadas, podemos acessar: www.jovensconectados.com.br.

Fonte: CNBB

Começou a festa de Nossa Senhora da Piedade em Nova Cruz


A festa em homenagem a Nossa Senhora da Piedade, padroeira do bairro Frei Damião, em Nova Cruz, teve inicio no dia 24 e prossegue até o dia 2 de fevereiro. Durante o período festivo acontecem diariamente caminhadas penitenciais, às 5 horas, seguido da reza do oficio da Imaculada Conceição, missas às 19 horas e programção sócio-cultural nos dias 30 e 31 de janeiro e primeiro de fevereiro.

Fotos: Robervanio Herveton

Pastoral do Dízimo realiza reuniões

Membros das equipes do Dízimo

A equipe Paroquial da Pastoral do Dízimo da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz está realizando várias reuniões com as equipes das comunidades. Já foram realizadas reuniões nas comunidades de Frei Damião e Planalto. A próxima reunião será na comunidade de Lagoa Verde, dia 27 de janeiro. O objetivo é ampliar as equipes, escolher uma coordenação na comunidade, organizar os plantões e prestação de conta. A assessoria das reuniões é feita com os casais coordenadores Ivan e Ana, Milton e Cristiane, Nildo e Erica e Marcelo e Rozário.

No próximo domingo, dia 30, a equipe reunirá todos os tesoureiros do Dízimo nas comunidades, no Salão do ECC, a partir das 8 horas.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Orquestra Camerata Sons do Agreste se apresentou em Nova Cruz

Após a missa do domingo, 23, presidida pelo Pe. Edilson Nobre, na Igreja Matriz, aconteceu a apresentação da orquestra Camerata Sons do Agreste, na qual gravaram o 1º DVD. Os fiéis que estão na Igreja ficaram após a benção final para conferir os jovens que fizeram uma bela apresentação.


A orquestra é formada por jovens de Nova Cruz e cidades vizinhas e tem como maestro o Julio Cesar. Foi um momento oportuno para os jovens que estão começando a carreira de músicos.

Conselho Pastoral forma equipe da CF 2011

A Paróquia de Nova Cruz reuniu os membros do conselho pastoral paroquial no último dia 22, para definir algumas atividades que serão realizadas no próximo mês. Entre as atividades estão a formação para os ministros da Eucaristia do 8º zonal, que acontecerá no dia 12 de fevereiro, no Centro Pastoral do Catolé. Na ocasião foi formado a equipe que irá desenvolver a Campanha da Fraternidade 2011, entre os membros estão Pe. Janilson Francisco, Robervanio Heverton, Karla Priscila, o casal Jeova e Simone, Ir. Lúcia Domingos, a professora Terezinha Sabino e professor Djair. A primeira reunião da equipe está marcada para próximo sábado, dia 29, na casa paroquial.

Na reunião do conselho foi apresentado novo esquema de missas mensais, na qual houve alterações em algumas comunidades, como também foi apresentado a prestação de contas da festa da padroeira 2010, entre outros assuntos que foram abordados pelo Pe. Edilson Nobre Pe. Janilson Francisco.

Lançado documento de estudo “A comunicação na vida e na missão da Igreja no Brasil”


Foi lançado, nesta segunda-feira, 24, [Dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas], na reunião dos coordenadores da Pastoral da Comunicação (Pascom), que acontece na sede CNBB, em Brasília, o documento de estudos número 101 da CNBB, “A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”. Publicado pelas Edições CNBB e pela Paulus, o documento é uma resposta à necessidade da Igreja em trabalhar com o apoio de um subsídio sobre comunicação para Igreja no Brasil.

Segundo o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta, o documento tem por objetivo ser um animador e orientador para o “Progresso da comunicação no Brasil”. Ele adianta ainda, na apresentação do documento, que o texto deverá se tornar brevemente o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.

“A nossa intenção, depois de muitas consultas, é que fosse um diretório de animação e orientação para o progresso da comunicação e uma melhor presença da Igreja na mídia, contemplando também, evidentemente, as questões espinhosas das transmissões litúrgicas televisivas e a grande discussão entre o virtual e o real [...]”, diz dom Orani, num dos trechos da apresentação do documento.

Em entrevista à assessoria de imprensa da CNBB, dom Orani destacou que a preocupação do texto é ser colocado à disposição da Igreja para que seja lido e aprofundado para futuramente ser transformado no Diretório de Comunicação. “Depois de lido e estudado, aguardaremos as sugestões das pessoas, para que façamos as adaptações necessárias para que o texto chegue a ser o diretório. A etapa agora é de sugestões”, disse dom Orani.

Para o arcebispo, o texto é uma forma de fomentar o entusiasmo dos comunicadores da Igreja no Brasil. “A comunicação é essencial na vida do ser humano e a Igreja é feita de comunicação, da boa notícia, da Palavra de Deus, da Catequese, da Liturgia. Com as mídias sociais e com a comunicação eletrônica, é importante que aja orientação, que não corte o entusiasmo, mas que entende bem a comunicação no Brasil e, pelo tamanho do país e pelo dinamismo que tem a comunicação no Brasil, é muito importante e necessário que tenhamos um diretório de comunicação no Brasil para fomentar o entusiasmo e orientar”, pontuou dom Orani.

O encontro da Pascom teve início nesta segunda-feira, 24, e segue até sexta-feira, 28. Os participantes, coordenadores regionais da Pascom e pesquisadores da área, discutem as necessidades de publicações para a área, ideias para melhorar os trabalhos de orientação em comunicação, como também pensar na publicação da segunda edição do livro “As novas fronteiras da Pastoral da Comunicação”. De acordo com a assessora da Comunicação Episcopal para a Comunicação Social da CNBB, irmã Elide Fogolari, a semana será importante para discussões sobre o desenvolvimento da Pascom e sua atuação na Igreja no Brasil. “As pessoas que trabalham nas bases da Pastoral da Comunicação estão pedindo que a Pascom seja sistematizada e aprofundada na Igreja para aqueles que já estão atuam na área para que tenham a Pascom desenvolvida nos seus regionais, dioceses e paróquias. Durante esses dias, vamos fazer um aprofundamento de como a Pascom é concebida no sentido filosófico, religioso, pastoral; e a comunicação enquanto geradora de sentidos para a Igreja e a sociedade”, antecipou irmã Elide.

Adquira o documento 101 da CNBB através das Edições - CNBB pelo telefone (61) 2193-3019 ou pelo site www.edicoescnbb.org.br

Fonte: CNBB

O papa Bento XVI a Mensagem para 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, intitulada “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”


“As novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano”, destaca o papa.

Bento XVI diz que as novas tecnologias estão mudando “não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma. As novas tecnologias permitem que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias culturas, inaugurando deste modo todo um novo mundo de potenciais amizades”.

O papa faz um alerta, dizendo que “é importante nunca esquecer que o contato virtual não pode nem deve substituir o contato humano direto com as pessoas, em todos os níveis da nossa vida”.

O papa finaliza sua mensagem afirmando que a web está contribuindo para o desenvolvimento de formas novas e mais complexas de consciência intelectual e espiritual. ”Somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição (cf. Ef 1, 10)”.

Leia na íntegra da mensagem do papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais:

http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/internacional/5680-mensagem-do-papa-para-o-45o-dia-mundial-das-comunicacoes-sociais


Fonte: CNBB