sábado, 4 de setembro de 2010

Diáconos serão ordenados padres

13 dos 14 diáconos com Dom Matias

Quatorze diáconos serão ordenados padres, dia 21 de outubro, às 17 hora, na Catedral Metropolitana de Natal. A celebração será presidida pelo Arcebispo Dom Matias Patrício. Entre os diáconos que serão ordenados padres está o diac. Cidney Firmino (foto abaixo), natural de Passa e Fica. Ele está fazendo estagio pastoral na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. O diac. Cidney ja marcou a sua primeira missa, que será realizado no dia 26 de outubro na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, em Passa e Fica e dia 7 de novembro, na Igreja Matriz de em Nova Cruz.


Fonte: arquidiocesedenatal.ogr.br

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Catequistas realiza atividade em Nova Cruz


Catequistas da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, participam de encontro de formação, neste domingo, 5, das 8 às 16 h, no Centro Pastoral do Catolé. Durante o encontro, vão ser realizados momentos de oração, animação, dinâmicas e oficinas. A assessoria é da Comissão Arquidiocesana de Catequese.

Mons. Lucas abre comemorações dos 40 anos de ordenação

Mons. Lucas atende à imprensa e fala das quatro décadas de sacerdócio
Foto: José Bezerra

Os 40 anos de ordenação sacerdotal do Mons. Lucas Batista Neto, pároco da Paróquia de Santo Afonso, em Mirassol - Natal, serão comemorados com várias atividades e eventos, entre 26 de agosto e 27 de setembro. As comemorações foram abertas 26 de agosto, com um café com a imprensa, familiares, amigos e paroquianos. Dentre as atividades planejadas está a visita do Santíssimo Sacramento a 40 famílias, nos dias 21 e 22 de setembro, entre às 10h e às 18h.

A Câmara Municipal de Natal realizará uma sessão solene, no dia 24 de setembro, na qual será entregue o título de Cidadão Natalense ao Pe. José Fernandes de Oliveira (Pe. Zezinho), amigo do Mons. Lucas. Na ocasião, a Câmara também homenageará o Mons. Lucas com uma Menção Honrosa.

Um tríduo vocacional será celebrado no período de 21 a 23 de setembro, nos seguintes locais: dia 21, na Capela do Campus Universitário; dia 22, na capela de Santo Agostinho, no Conjunto dos Professores, e, dia 23, na Matriz de Santo Afonso Maria de Ligório, em Mirassol, presidida pelo Bispo de Campina Grande-PB, Dom Jaime Vieira Rocha.

A família também está contemplada na programação. Dia 25 de setembro, das 8 às 18 horas, no Hotel Pirâmide, haverá um Retiro para a Família, tendo como principal pregador o Pe. Zezinho, além das cantoras Lea e Sônia e as irmãs de Belém.

As comemorações serão encerradas com a missa solene, em ação de graças pelos 40 anos de ordenação, dia 27 de setembro, às 19 horas, na Catedral Metropolitana de Natal. Esta é a data em que o Monsenhor completa os 40 anos de ordenação.

Fonte Jornal A Ordem online

Nordeste 2 realizará Assembleia Regional

44ª Assembleia Pastoral do NE2, realizada em setembro de 2009
Foto: Cacilda Medeiros


A 45ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 2, da CNBB, será realizada de 9 a 12 de setembro, na Colônia dos Padres Salesianos, em Jaboatão (PE). Segundo o Presidente do Regional, Dom Antônio Muniz, o enfoque da Assembleia será as Santas Missões Populares, uma vez que o Regional permanece em “estado de missão”, como ficou definido nas assembleias anteriores. “O tema será ‘Na tríplice missão da Igreja: a liturgia’, tratado à luz do lema: ‘Celebrar a vida e a missão em comunidade”, explica Dom Muniz.

A Assembleia reúne bispos, coordenadores regionais de pastorais, coordenadores diocesanos de pastorais, superiores maiores de Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica, e mais duas pessoas das Comissões Missionárias Diocesanas

e um mestre em Teologia, de cada Diocese. Da Arquidiocese de Natal, participarão o Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, e mais um grupo de cinco pessoas.

O Regional Nordeste 2 é formado por 21 Arquidioceses e Dioceses dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Fonte Jornal A Ordem online

Eleitor tem instrumentos para barrar políticos ficha suja

Maria das Neves, do Comitê 9840 - Natal
Foto: Cacilda Medeiros

Para Maria das Neves Valentim (foto), integrante do Comitê 9840, em Natal, mesmo que um candidato ficha suja consiga o registro da candidatura por força de uma liminar, o eleitor tem o poder de não votar neste candidato. Agora, são dois instrumentos legais que a Justiça Eletioral dispõe para moralizar as eleições e evitar a corrupção: a Lei 9840, que surgiu como consequência dos debates da Campanha da Fraternidade de 1996 - sobre Fraternidade e Política - e a Lei Complementar 135/2010, chamada de Ficha Limpa.

Os dois instrumentos legais que existem na sociedade brasileira, hoje, para moralização das campanhas eleitorais surgiram de iniciativas de organismos da Igreja Católica ou apoiados por ela: a Lei 9840, aprovada em 28 de setembro de 1999, e a Lei Complementar 135/2010, denominada de Ficha Limpa.

A Lei 9840 surgiu da iniciativa popular suscitada pela Campanha da Fraternidade de 1996, cujo tema foi “Fraternidade e Política”. Os debates proporcionados pela Campanha da Fraternidade identificaram que a compra de votos era uma prática de corrupção eleitoral. Apresentava-se, pois, como uma das maiores distorções da Democracia.

Para superar este problema nas campanha eleitorais, a Comissão Justiça e Paz propôs, em abril de 1997, o Projeto “Combatendo a corrupção eleitoral”. O projeto foi apresentado aos Bispos, na trigésima quinta Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. O projeto se transforma em Lei, em 1999 e, desde então, é utilizado como instrumento legal de combate à corrupção eleitoral.

Fonte Jornal A Ordem online

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Legião de Maria realiza Sarau


A Legião de Maria da Paróquia de Nova Cruz realizar Sarau em Comemoração aos 89 anos de Legião no Brasil, 22 Anos em Nova Cruz e a natividade de Nossa Senhora. A festividade acontecerá no dia 19, na Igreja Matriz, a partir das 14h. Oração do terço, Palestra, apresentações teatral de jovens dos grupos de juvenil da legião, fazem parte da programação. O encerramento acontecerá às 16 horas com a benção do santissimo.

Ministério para família realiza reunião

O ministério para família da RCC de Nova Cruz está realizando quinzenalmente reuniões com as famílias que participaram do seminário para familias. Na noite de Quarta-feira, primeiro de setembro, aconteceu mais uma reunião do grupo felicidade, na casa da coordenadora do ministério, Rosimeire. Segundo a coordenadora são cerca de 6 grupos com que estão se reunindo para momento de oração, partilha e reflexões.





Planalto prepara festa

A comunidade do Planalto da paróquia de Nova Cruz realizou a primeira reunião para preparar a festa da padroeira, Mãe Peregrina. A reunião aconteceu na quarta-feira, dia 01 de setembro, e contou com a participação do Pe. Edilson Nobre, administrador paroquial, Ir. Aparecida, filha do Amor Divino e membros das pastorais da comunidade.

A festa da Mãe Peregriana vai acontece no período de 15 a 18 de outubro, com celebrações, show cultural, quermesse, missa e procissão. A comunidade está construindo uma capela, a construção teve inicio no ano passado e já está com as paredes levantas. A renda da festa será destinada para dar continuidade da obra.




Pascom exibi filme


A Pastoral da Comunicação da Imaculada Conceição de Nova Cruz, realiza mais uma sessão do cinema itinerante, na comunidade de Lagoa de Serra, no proximo dia 4. Na ocasião a pascom vai exibir um filme com mensagem cristã. O cinema itinerante é uma atividade da pascom realizada em várias paróquias da Arquidiocese de Natal. Em Nova Cruz a equipe da pascom vem realizando em diversas comunidades com exibição de filmes, palestras, momentos de orações e os participantes tem direito a pipoca e refrigerante.

Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia 2010 com o estudo do Livro de Jonas



O mês de setembro se tornou o mês referência para o estudo e a contemplação da Palavra de Deus, tornando-se em todo o Brasil, desde 1971, o Mês da Bíblia. Desde o Concílio Vaticano II, convocado em dezembro de 1961, pelo papa João XXIII, a Bíblia ocupou espaço privilegiado na família, nos círculos bíblicos, na catequese, nos grupos de reflexão, nas comunidades eclesiais.

Este ano, 2010, será o 39º ano que a Igreja celebra o Mês da Bíblia. A celebração surgiu em 1971, por ocasião do cinquentenário da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), e logo em seguida, a proposta foi lançada e aceita por toda a Igreja no Brasil.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com o Grupo de Reflexão Bíblica Nacional (GREBIN), dando continuidade à 12ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (2008), propôs para o Mês da Bíblia deste ano o estudo do livro de Jonas, com destaque para a evangelização e a missão na cidade.

“Ele [livro de Jonas] tem como objetivo principal ajudar o povo a cumprir o anseio do último Sínodo (2008) que destacou o mandato missionário de todo cristão como consequência do Batismo. Acrescenta-se a isso o fato do documento de Aparecida também destacar o valor do mandato missionário. Outras motivações contribuíram para a escolha do livro de Jonas: a Campanha da Fraternidade Ecumênica e o Ano Paulino, que refletiram sobre a evangelização do mundo urbano. Através do livro de Jonas, Deus faz o mesmo apelo aos cristãos de hoje.


Este ano, a novidade fica por conta do livreto, em forma de leitura orante, confeccionado pelo GREBIN, e nele consta quatro leituras sobre o livro de Jonas. Além do livro, há o cartaz e o texto-base. Os materiais podem ser adquiridos pelas Edições CNBB, no endereço www.edicoescnbb.com.br e o texto-base está disponível gratuitamente na página da Comissão.


Na Arquidiocese de Natal o mês de setembro também é dedicado ao Dízimo. Na paróquia de Nova Cruz a abertura do mês da Bíblia e do Dízimo, acontece no próximo domingo, dia 5, com missa às 19 horas na Igreja Matriz. Durante o mês acontecerá nos setores da paróquia estudos bíblicos e celebrações.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Catequistas de Nova Cruz participarão formação

A paróquia de Nova Cruz vai realizar encontro de formação para as catequistas de crisma e primeira eucaristia, no próximo domingo, dia 5, no Centro Pastoral do Catolé. A formação será assessorada pela equipe de coordenação arquidiocesana da catequese, com as irmãs Nossa Senhora de Belém.
Oficinas, dinâmicas, orações e apresentações de trabalhos realizados pelos catequistas fazem parte da programação que terá inicio às 8 horas.

Fotos: Flavio luiz

Espírito Santo realizará 12ª Quermesse

Procissão na 11ª Quermesse de Nossa Senhora da Piedade, em 2009
Foto: Assis Lima


A Comunidade de Espírito Santo vive dias de preparação para 12ª Quermesse de Nossa Senhora da Piedade, que acontecerá de 11 a 15 deste mês.

A programação iniciará no dia 11, com o “Arrastão Jovem”, a partir das 19 horas, pelas ruas da cidade. No dia 12, às 19h, haverá procissão e hasteamento da bandeira de Nossa Senhora da Piedade, seguida de missa. No dia 13, terá almoço de confraternização, na Escola Joaquim da Luz. As senhras estão à venda, no valor de cinco reais.

Todas as noites, haverá celebração, seguida de funcionamento de barracas. No dia 15h, às 10 h, será celebrada missa e, às 16h, haverá procissão pelas principais ruas da cidade.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Gratidão

A Pastoral do Dízimo da paroquia de Nova Cruz perdeu no último final de semana uma dos agentes do setor São Sebastião, foi Maria de Fátima Coutinho, que faleceu no dia 27 de agosto. A missa de sétimo dia acontecerá no próxima sexta-feira, dia 3 de setembro, às 19 horas, na Igreja Matriz. Neste espaço a paróquia de Nova Cruz através dos padres Edilson Nobre, Iranildo Augusto, o diácono Cidney Firmino, as Irmãs religiosas e todos da Pastoral do Dízimo e demais pastorais, movimentos e serviços e todos os paroquianos prestão essa homenagem.

Gratidão

Nossa homenagem e gratidão a Maria de Fátima Coutinho pela vida dedicada à filha, à família e à Igreja. O seu tempo vivido entre nós foi curto, mas conforta-nos saber que foi um tempo fértil. Disse Jesus: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas” (Jo 14,1-2). Nós cremos Senhor nesta verdade e por isso elevamos as nossas orações e pedimos ao Senhor que permita a esta nossa irmã participar do seu Reino, pelo teu amor e pela tua misericórdia.

Pe. Edilson Soares Nobre
administrador paroquial

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Catedral de Campina Grande (PB) realiza 1o Workshop de Comunicação



O 1º Workshop de Comunicação da Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, tem o objetivo de contribuir com a qualificação dos agentes de pastoral (pascom, liturgia, outras pastorais, serviços e movimentos), para o exercício efetivo e eficaz da comunicação na Igreja. É aberto também aos agentes de outras paróquias e a estudantes de Comunicação Social.

O Workshop acontecerá no dia 25 de setembro, do corrente ano, de 8 às 12h, nas dependências da Catedral, localizada na rua Floriano Peixoto, s/n, Centro, em Campina Grande, e prevê a realização de três oficinas: Comunicação e Liturgia – Radialista e seminarista Adeildo Ferreira ; Como falar em público – Professora e Jornalista Giseli Sampaio; Produção de blog – Webdesigner e estudante do curso de Desenho Industria (UFCG) Thiago Xavier.

As inscrições custam R$ 10 e devem ser feitas durante a semana, de terça à sexta, no turno da tarde, e aos sábados, após a Missa da Juventude, até dia 18 de setembro, na secretaria da paróquia.
Cada participante deve preencher a ficha de inscrição, com destaque para a escolha de uma oficina, pois acontecerão no mesmo horário.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3321-3140 ou pelo e-mail pascom@catedralcg.org.br .



Papa lembra o "inestimável dom" de Madre Teresa


O papa Bento XVI lembrou a "inestimável dádiva" que a madre Teresa de Calcutá foi para a Igreja e para o mundo. Se estivesse viva, a freira completaria 100 anos.

O Vaticano divulgou uma carta, em que Bento XVI enviou a Mary Prema, a superiora geral das Missionárias da Caridade, ordem fundada por Madre Teresa. O texto foi lido durante a missa realizada pelo arcebispo de Calcutá, Lucas Sirkar, na sede da congregação. Na carta o papa também convida às missionárias a continuarem o trabalho da freira albanesa "junto aos mais pobres dos pobres, aos doentes e às pessoas sós e abandonadas".

Para o pontífice, Madre Teresa "foi para o mundo o exemplo das palavras de São João: Amados, se Deus nos amou assim, nós devemos também amar-nos uns a outros. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e seu amor se aperfeiçoa em nós".

Agnes Gonxha Bojaxhiu, o verdadeiro nome da Madre Teresa, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979, nasceu no dia 26 de agosto de 1910 em Skopje, capital da atual república da Macedônia. Foi beatificada em 2003 depois que o Vaticano reconheceu como "milagre" a cura de um tumor no abdômen de uma mulher indiana após colocar uma fotografia da religiosa em um relicário.

A praça Times Square em Nova York e a Ponte da Paz sobre o rio Niágara, entre Estados Unidos e Canadá, ficaram iluminadas de azul e branco, cores tradicionais da ordem das Missionárias da Caridade. A França emitiu moedas comemorativas na qual aparece a efígie da missionária. Pela memória da freira somou-se há meses o líder máximo da hierarquia da Igreja Católica, papa Bento XVI, que qualificou Madre Teresa como um modelo "exemplar de virtude cristã" e se referiu a sua obra em vida como um "inestimável presente".

Fonte: www.cnbbne2.org.br

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Nova Cruz prepara festa da padroeira


Aconteceu a primeira reunião em preparação para Festa da Padroeira 2010. Algumas novidades estão previstas para este ano na festa que vai acontece de 29 de novembro a 8 de dezembro. A reunião contou com a participação dos coordenadores das pastorais, movimentos e serviços e várias pessoas que estão dispostas a ajudaram na festa. A reunião foi realizada na Igreja Matriz, na noite do domingo, 29.

Uma das novidade é a peregrinação da imagem centenária da imaculada Conceição, que vai peregrinar nas comunidades rurais e na cidade serão feito vários quadros da padroeira que peregrinará nas casas das familias católicas. A peregrinação vai acontecer no período de 8 a 29 de novembro.

Na reunião foram formada várias equipes de trabalhos que atuarão durante o período do novenário. A coordenação geral da festa ficará mais uma vez com casal do ECC, Enio Linhares e Helena, juntos com as coordenações das equipes que foram formadas.



A próxima reunião será realizado no dia 18 de setembro no salão do ECC, às 8 horas.

Mais uma ganhadora da camiseta do Jornal A Ordem


A Pastoral da Comunicação de Nova Cruz realizou mais um sorteio da camiseta do Jornal A Ordem, o jornal da Arquidiocese de Natal. O sorteio aconteceu no final da missa do domingo, 29, na Igreja Matriz, e foi feito pelo Pe. Edilson Nobre. Desta vez a sorteada foi Maria de Fátima, esposa de Betinho do abacaxi, como é conhecida. Concorreram ao sorteio da camiseta os assinastes do jornal que renovaram a assinatura neste mês de agosto.

Dona Fátima e seus dois filhos, juntos estavam na missa e logo ela recebeu a camisa
Fotos: Flavio Luiz

Nova Cruz fez homenagens aos catequistas

A paróquia de Nova Cruz realizou na noite do domingo, 29, a missa em comemoração ao dia nacional do catequista e encerramento do mês vocacional. A missa aconteceu na Igreja Matriz, às 19 horas, presidida pelo Pe. Edilson Nobre. Na missa foi feito homenagens aos catequistas e sorteio de brindes. Logo após os catequistas participaram da confraternização, onde a Ir. Lucia Domingos parabenizou aos catequistas pelo trabalho em prol das crianças e jovens da paróquia.


Foto: Flavio Luiz

1º Muticom foi um sucesso


A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal, diocese de Caicó e diocese de Mossoró, realizaram o primeiro encontro províncial da Pascom, 1º MUTICOM, Mutirão Estadual da Comunicação, nos dias 28 e 29 de agosto no colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, com cerca de 250 pessoas participantes, principalmente agentes da Pastoral da Comunicação.

O evento teve início sábado dia 28, com a acolhida no auditório Madre Francisca Lechner e teve a presença do bispo referencial da Pascom, no regional Nordeste 2, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Pe. Edison Nobre, assistente Eclesiastico da Pascom na Arquidiocese de Natal e Marcos da diocese de Mossoró e Lucinete da diocese de Caicó.


O encontro teve como tema "A comunicação a serviço da palavra" onde foi proferida pelo professor Ismar de Oliveira Soares. E a tarde houve as oficinas tais como: Linguagem radiofônica-Joelma de Oliveira; Produção de blog e twiter-Valdemir França; Pastoral da Comunicação-Marcos Antônio e Rejane Nascimento; Documentário em vídeo-Ataham Solon; Marketing e organização de eventos-Oscar Mariano; Comunicação pessoal e grupal-Milton Dantas; Canto Litúrgico-Pe. Héliton Marcini; Fotografia-Diác. José Bezerra; Jornal impresso e web jornal-Juciano Lacerda; Acessoria de Comunicação-Rodrigo Apolinário e Como falar em público-Francisco Morais. Foi muito proveitoso esse momento de formação pastoral.

No final da tarde o Padre Héliton Marconi lançou o seu segundo CD "Buscai as coisas do alto". Na foto acima o Pe. Héliton autografando o CD.

No Domingo o encontro teve início às 7:30 com a Santa Missa, presidida pelo bispo da Diocese de Caicó, Dom Manoel Delson predreira da cruz e depois a apresentação do painel "Pastoral da Comunicação no RN: missão e desafios apresentado pelos assessores diocesanos da Pascom.


Estava presente no I Muticom-RN nós que fazemos parte da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz, Flavio Luiz e Liliane , Terezinha Januario, Roberto Mendes, Robervanio, Artur, e Karla Pricila, com o objetivo de aprender, e trazer para nossa paróquia esses ensinamentos.




A Santa Missa, presidida pelo bispo da Diocese de Caicó, Dom Manoel Delson Predreira da Cruz e concelebrada por vários padres inclusive o de Nova Cruz, Pe. Edilson Nobre.

O painel "Pastoral da Comunicação no RN: missão e desafios foi apresentado pelos assessores diocesanos da Pascom, entre eles o Pe. Edilson Nobre, assistente da Pascom na Arquiodicese de Natal.

No final foi feito os agradecimentos aos colaboradores, participantes e todos que ajudaram no desenvolvimento para a realização do MUTICOM, inclusive a equipe de verde, no momento final, foi anunciado que o próximo Muticom, o 2º MUTICOM, será realizado em 2011, na cidade de Mossoró.

Os coordenadores da Arquidiocese de Natal entregaram o banner do Muticom aos coordenadores da diocese de Natal. O 1º Muticom foi encerrado com invocação da benção de Deus, atraves dos padres que estavam presentes, foto acima.

Olha ai a turma da pascom de Nova Cruz com o diploma de participação na mão, agora todos irão trabalhar em prol de uma boa comunicação na Igreja.Um momento único em nossas vidas, pois é preciso se qualificar para exercer com qualidade e atuar com precisão na pascom.

Fotos: Flavio, Robervanio e Artur