sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dom Matias presidirá Crisma em Nova Cruz




Arcebispo emérito da Arquidiocese de Natal, Dom Matias Patrício. presidida pelo a celebração da Crisma. que acontecerá  dia 03 de maio, a partir das 19h30 horas, na Igreja Matriz. Cerca de 400 jovens receberão o Sacramento do Crisma. Os jovens que receberão o sacramento passaram por um período de formação de dois anos. A última celebração da crisma em Nova Cruz aconteceu em 2011. 


Paróquias do 8º Zonal preparam visita pastoral do Arcebispo Dom Jaime


Padres das paróquias do 8º Zonal se reuniram no dia 17 de abril, em Monte das Gameleiras, para preparar a visita pastoral que o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, fará ao zonal. A visita acontecerá no período de 15 a 17 de maio e será sediada pela Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz. Por ocasião da reunião foi feita a acolhida ao Diácono Robson Paulo, que faz estágio pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Santo Antônio. O 8º Zonal é formado pelas Paróquias de Santo Antônio, Nova Cruz, Monte Alegre, Lagoa de Pedras, Vera Cruz, Passa e Fica, Brejinho, Serra de São Bento e Lagoa Salgada.

Fonte: paroquiadesaobentoabade.blogspot.com.br

Dom Jaime é eleito presidente do Conselho do Gestor SEAPAC


O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, foi eleito presidente do Conselho Gestor do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC). A escolha foi feita pelos demais bispos do Rio Grande do Norte, reunidos em Aparecida (SP), por ocasião da 53ª Assembleia Geral da CNBB.

O SEAPAC é um organismo ligado à católica, cuja missão é “contribuir para que setores populacionais que vivem em situação de vulnerabilidade social, no campo e na cidade, sejam protagonistas na proposição, conquista e acesso de direitos e políticas públicas, investindo na organização e articulação da sociedade civil, no diálogo com o Estado e na construção de amplas parcerias, implementando processos educativos e socioambientais, na perspectiva de uma sociedade solidária, democrática, justa e sustentável.”

A instituição atua na Igreja Católica, no Rio Grande do Norte, há mais de 20 anos. Para conhecer mais sobre a história e ações do SEAPAC, acesse: http://seapac.org.br.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Padre Antônio Maria se apresentará em Natal/RN

Pe. Antônio Maria será um dos cantores que animará o evento
Crédito: www.a12.com

Padre Antônio Maria, Tony Állyson e Vera Lúcia vão animar um show, promovido pela Casa do Terço, que será realizado dia 2 de maio, às 16 horas, na Praça Cívica, no bairro de Petrópolis, em Natal. Na abertura do evento, será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

A entrada custa trinta reais e o ingresso pode ser adquirido na Casa do Terço, situada na Av. Rio Branco, 818, na Cidade Alta, em Natal. O ingresso dá direito ao sorteio de um carro e dez motos. A renda será em prol da manutenção das ações da Casa do Terço.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Encerramento da Festa de Santo Expedito 2015

A comunidade do 8º Batalhão de Policia Militar encerrou neste domingo, dia 19, a festa de seu padroeiro, Santo Expedito. Fiéis de pastorais, serviços, movimentos e o povo em geral compareceram para festejar o santo das causas impossíveis. A quadra de esporte do batalhão ficou cheia. A festa deu-se inicio no dia 16 de abril e decorreu até este domingo, terminando os festejos com a tradicional procissão e missa.

O destaque da missa ficou por conta da presença do capelão da Policia Militar Pe. Chagas, que presidio a missa juntamente com os padres Matias Soares (São José do Mipibú) e Francisco de Assis (pároco de Nova Cruz) e o Diácono Jeová (tenente da PM).

Aconteceu ainda a celebração da Primeira Eucaristia de 10 crianças, filhos de policiais e familiares do 8º Batalhão.












Fotos: Robervânio Heverton

Pascom de Nova Cruz e Lagoa d'Anta participam de Seminário

As Equipes de Pascom das cidades de Nova Cruz e Lagoa d'Antas, que compõem a Paróquia da Imaculada Conceição participaram do Seminário Arquidiocesano de Comunicação neste ultimo domingo, dia 19,  organizado pelo setor de comunicação da Arquidiocese de Natal. O Evento foi realizado no Centro Pastoral Dom Heitor Sales e contou cm a presença de mais de 100 pessoas, entre agentes da Pascom, estudantes e profissionais de diversas áreas, de varias paróquias.

A Paróquia de Nova Cruz enviou 10 agentes da Pascom para participar deste momento. O Seminário contou com a assessoria do Vigário-Geral da Arquidiocese, Pe. Edilson Nobre, que abriu os trabalhos comentando a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações. Também ouve a assessoria dos seguintes profissionais de comunicação: Francisco Junior (InterTV Cabugi), Roberto Lucena (ex-reporte da Tribuna do Norte e Assessor da Câmara de Vereadores de Parnamirim), Cesar Barros (Rádio universitária FM), e Leonardo Dantas (Portal no Ar), que exporam suas opiniões sobre o tema: A presença da igreja nas mídias.

Após o intervalo, no segundo momento, aconteceu a palestra com o tema: Como se portar nas mídias sociais, ministrada pela repórter e professora da UFRN Érika Zuza, falando da importância e responsabilidade do uso das mídias sociais e suas mudanças. Ao final do encontro os participantes puderam fazer questionamentos aos assessores do encontro.









segunda-feira, 20 de abril de 2015

Arcebispo dom Jaime visitará Nova Cruz



O arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, realizará visita pastoral à Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. A visita faz parte das ações programadas pela Arquidiocese, para serem realizadas no decorrer deste ano, quando dom Jaime visitará o 8º Zonal, composto por nove Paróquias, distribuídas nas cidades: Nova Cruz, Santo Antonio, Brejinho, Monte Alegre, Vera Cruz, Lagoa de Pedras, Passa e Fica, Serra de São Bento e Lagoa Salgada.

A programação será desenvolvida no período de 15 a 17 de maio, em Nova Cruz, iniciando com o acolhimento do arcebispo, no dia 15, às 18h, na Igreja Matriz, seguido encontro com padres, diáconos e religiosos (as) do 8º zonal. 

No dia 16, haverá uma atenção especial à juventude, previsto para ser realizado na quadra de esporte do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, a partir das 8h.  A programação consta de acolhida dos jovens ao Arcebispo; breve palavra do Arcebispo aos jovens; momento de oração; partilha de experiências vividas na Jornada Mundial da Juventude – JMJ; palavra do Arcebispo (interagindo com os jovens); breve apresentação sobre setor juventude; discussão sobre situações e soluções das ações no Zonal, terminando com caminhada e Celebração Eucarística.


No terceiro e último dia da visita, 17 de maio, a programação estará voltada para as pastorais, serviços e movimentos. Momentos de animação, seguida de oração e acolhida ao Arcebispo; apresentação do tema “A missão do leigo à luz do Evangelli gaudium”; palavra do Arcebispo e diálogo com agentes; e encerrando com Celebração Eucarística, na Igreja Matriz. 


Dom Murilo Krieger é eleito vice-presidente e Dom Leonardo Steiner é reeleito secretário geral da CNBB


 
Dom Murilo Sebastião Krieger


O arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, dom arcebispo Murilo Sebastião Krieger, foi eleito vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na tarde desta segunda-feira, 20 de abril, durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). O novo vice-presidente foi escolhido por maioria absoluta, no terceiro escrutínio, após receber 199 do total de 286 votos válidos.

Com o lema episcopal “Deus é amor” (Deus caritas est), dom Murilo é o 15º vice-presidente eleito em Assembleia Geral, para o quadriênio de 2011 a 2019. Durante a 49º Assembleia Geral da CNBB de 2011, foi eleito membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Campanha para a Evangelização da CNBB.

Dom Murilo é autor de dez livros publicados por editoras nacionais, entre eles destaca-se sua última obra “Anunciai a Boa Nova” e “Alegre-se: Deus é amor”.

Dom Leonardo Steiner,


O episcopado brasileiro, reunido em Aparecida (SP), de 15 a 24 de abril, por ocasião da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reelegeu nesta segunda-feira, 20, o bispo auxiliar de Brasília (DF), dom Leonardo Steiner, como secretário geral da entidade. O bispo foi reeleito no segundo escrutínio, após receber 228 votos, ultrapassando assim, os 194 que corresponderam aos dois terços necessários para a eleição

Em 2011, durante a 49ª Assembleia Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner foi eleito secretário geral da entidade, tendo como missão implantar e dinamizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2011-2015) nas dioceses na Igreja no Brasil.

Fonte: CNBB

Dom Sérgio da Rocha é eleito novo presidente da CNBB



O arcebispo de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha, foi eleito na manhã desta segunda-feira, 20, como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo presidente foi escolhido ainda no primeiro escrutínio, após receber 215 votos, superando assim os 196 que corresponderam aos dois terços necessários para a eleição.

Currículo de dom Sérgio

O arcebispo de Brasília e novo presidente da CNBB nasceu em Dobrada, no estado de São Paulo, em 1959 e foi ordenado presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão (SP) em 1984.

Foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II em 2001, como auxiliar de Fortaleza (CE) e sua ordenação episcopal foi realizada em agosto do mesmo ano, na Catedral de São Carlos (SP), pelos bispos ordenantes dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, dom Joviano de Lima Júnior e dom Bruno Gamberini.

Em janeiro de 2007 o papa Bento XVI o nomeou como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Teresina (PI). Também pelo papa Bento XVI, em 2011, foi nomeado para arcebispo metropolitano de Brasília.

Dom Sérgio estudou Filosofia no Seminário de São Carlos (SP) e Teologia na Pontifícia Universidade de Campinas (SP). O arcebispo é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Dom Sérgio tem como lema episcopal “Omnia in Caritate” – “Tudo na caridade”


Fonte: CNBB