sexta-feira, 8 de maio de 2015

Pascom convida imprensa para encontro com Dom Jaime


A Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz convida os profissionais de imprensa (blog, site, rádio, jornal, entre outros meios de comunicação) para participarem do Encontro com o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, por ocasião do 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais. 

Para participar é necessário realizar o credenciamento até o dia 13 de maio, por meio do e-mail: pascom.novacruz@gmail.com, telefone: (84) 3281-2080, ou na secretaria paroquial, localizado na Igreja Matriz. Os interessados devem se enviar nome completo, telefone para contato, e-mail, e nome da entidade (meio de comunicação) que representará.

Pe. Edilson convida fieis para missa


O Pe. Edilson Nobre, vigário geral da Arquidiocese de Natal, convida os fieis para participarem da missa em ação de graças pelos 50 anos de vida, neste sábado, dia 09 de maio, na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, Natal. 

Dom Jaime recebe título de cidadão guamareense


(Fotos: Marcos de Morais)


O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu o título de Cidadão Guamareense, na noite desta quinta-feira, 7, no Palácio Expedito Vieira da Câmara. A proposição foi do vereador Eudes Miranda da Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Guamaré.


Pascom abre credenciamento da imprensa para encontro com Arcebispo




Os profissionais de imprensa (blog, site, rádio, jornal, entre outros meios de comunicação) interessados para participar do Encontro com o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, que se realizará de 15 de maio, no Salão do ECC, ao lado da Igreja Matriz, em Nova Cruz, podem solicitar credenciamento até o dia 13 de maio, por meio do email: pascom.novacruz@gmail.com, telefone: (84) 3281-2080, ou na secretaria paroquial, localizado na Igreja Matriz. Os interessados devem se enviar nome completo, telefone para contato, email, e nome da entidade (meio de comunicação) que representará. 

O encontro com arcebispo faz parte da programação em comemoração ao 49º Dia Mundial das Comunicações. Por ocasião da visita de Dom Jaime ao 8º zonal, o encontro contará com a presença do Pe. Edilson Nobre, coordenador do setor de comunicação e vigário geral da Arquidiocese de Natal e do Pe. Francisco de Assis, Pároco de Nova Cruz e coordenador do 8º zonal. 


49º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS – 2015

Tema: “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor"

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA (15/05)
9h30 – Encontro com a imprensa local (representantes de Blogs, Rádios, Sites, Jornal A Ordem e Rádio Rural, entre outros meios de comunicação)
Presença do Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha
Local: Salão do ECC


Informações pelo telefone: (84) 9115-8571/9113-5566 ou pascom.novacruz@gmail.com

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Arcebispo realizará visita pastoral ao 8º Zonal

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, fará visita ao 8º zonal da Arquidiocese. A Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, sediará o evento, que acontecerá no período de 15 a 17 de maio, com uma programação diversificada.

No primeiro dia, 15 de maio, a programação será dedicada ao acolhimento do Arcebispo e comissão, às 09h, na Igreja Matriz, seguido de sua palavra, dirigida aos fiéis; encontro do Arcebispo com a imprensa (rádio, blogs, sites e outros), às 10h, no salão do ECC; seguido de encontro com o clero.

No dia 16, as atividades serão voltadas para a juventude, a partir das 8h, na quadra de esportes do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, com acolhida dos jovens, palavra do arcebispo, momentos de oração, partilha de experiências vividas na Jornada Mundial da Juventude – JMJ 2013, apresentação do Setor Juventude da Arquidiocese de Natal, com o Pe. Mário Gomes, responsável pela Pastoral da Juventude no zonal, Caminhada da juventude, encerrando com a celebração eucarística.

No dia 17, domingo, Dia Mundial das Comunicações Sociais, a programação será voltada para as pastorais, movimentos e serviços, na quadra de esportes do Colégio de Nossa Senhora do Carmo. Haverá palestra sobre o tema: “A missão do leigo na Igreja e no mundo, à luz da Evangelii Gaudium”, ministrada pelo Diác. Francisco Adilson, assessor do Vicariato para as Instituições Sociais, seguida da palavra do Arcebispo e diálogo com agentes de pastorais. Às 11h, acontecerá a missa de encerramento da visita, e despedida do Arcebispo, com transmissão pela Rádio Rural de Natal.

O 8º Zonal é constituído por nove Paróquias, distribuídas nos municípios de Nova Cruz, Santo Antônio, Brejinho, Monte Alegre, Vera Cruz, Lagoa de Pedras, Passa e Fica, Serra de São Bento e Lagoa Salgada.


Arquidiocese de Natal ganha mais duas paróquias



Na noite do último dia 30 de abril, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, no município de Espírito Santo. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada por vários sacerdotes. Na ocasião, o Arcebispo deu posse ao primeiro pároco da Paróquia, Padre Marcelo Araújo. Ele já estava à frente da Área Pastoral, desde a criação em 23 de janeiro de 2012. “Nestes últimos três anos, o povo vinha se preparando para este momento, sobretudo durante a festa da padroeira, de 22 de janeiro a 2 de fevereiro deste ano. Depois, fizemos reformas em algumas capelas da comunidade e, nos últimos dias, a preparação se deu junto às pastorais, movimentos e serviços, com vários momentos de oração”, explica o Padre Marcelo.

Celebração na qual a Área Pastoral de Espírito Santo foi elevada à Paróquia 
(Foto: Cacilda Medeiros)

Para os fiéis católicos da Comunidade de Espírito Santo, a criação da Paróquia é a concretização de um sonho.  “Este momento significa a concretização de um sonho esperado há muito tempo, diante da devoção a Nossa Senhora da Piedade e do trabalho pastoral realizado pela comunidade”, enfatiza o agente pastoral, Assis Lima.

As Paróquias de Nossa Senhora da Conceição, em Guamaré, e de Nossa Senhora da Piedade, em Espírito Santo, foram criadas no final do mês de abril e são as mais novas da Arquidiocese

Antes, no dia 27 de abril, o Arcebispo também criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Guamaré. “Em Guamaré, se destaca a historicidade, pelo fato de ser uma capela com 232 anos de história de devoção a Nossa Senhora da Conceição. Há uma imagem belíssima e, pelo fato de ser o porto, de ser uma região marítima, se reveste de uma peculariedade cultural e religiosa”, destaca Dom Jaime. “Em Espírito Santo, o destaque é para a devoção a Nossa Senhora da Piedade. Na festa, se reúnem milhares de pessoas. A cidade se torna pequena para a multidão de devotos”, acrescenta.

Para os párocos e para os fiéis das novas paróquias, Dom Jaime deixa uma mensagem: “O Padre Flávio Bezerra, em Guamaré, e o Padre Marcelo Araújo, em Espírito Santo, vivem a graça do paroquiato no tempo em que a Igreja se volta para o Documento de Aparecida, que nos traz a emergência de uma paróquia como uma comunidade de comunidades; de uma paróquia de saída, como nos diz o Papa Francisco. Eu me congratulo com estes novos párocos, para que sejam felizes, que sejam sempre solícitos às necessidades da vida do povo e aos sentimentos religiosos de cada comunidade.”

Com a criação dessas duas novas paróquias, a Arquidiocese de Natal passa a contar com 93 paróquias e quatro áreas pastorais.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Observatório Social do Nordeste promove Seminário Regional

Equipe responsável pela organização do Seminário (Foto: Cacilda Medeiros)

No período de 27 a 29 de maio, a Arquidiocese de Natal, o Observatório Social do Nordeste e o Programa RN Sustentável, do governo do Estado, promovem o Seminário Regional “O Nordeste 60 anos depois – Mudanças e Permanências”. O evento será realizado na Escola de Governo, no Centro Administrativo, no bairro Lagoa Nova, em Natal, e tem como objetivo refletir e discutir sobre as ações concretas para o favorecimento no campo social do Estado do Rio Grande do Norte, bem como para os demais estados da região Nordeste. A temática da sustentabilidade e da redução das desigualdades vai nortear as discussões do evento e seus desdobramentos.

O seminário também marcará a celebração do primeiro encontro do Episcopado Nordestino, ocorrido no ano de 1956, em Campina Grande (PB), articulado e organizado pelo então Arcebispo Auxiliar do Rio de Janeiro, D. Hélder Câmara, que na época era secretário geral da recém criada Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o qual contou com a participação do presidente da República no período, Juscelino Kubitscheck. O encontro vai contar a presença de importantes nomes dentro desta temática, como a Doutora Rosa Freire d’Aguiar, do Centro Internacional Celso Furtado, membros do Ministério do Meio Ambiente e pesquisadores de diversas universidades, bem como, membros das Arqui (dioceses) do Nordeste.

A participação é gratuita e os interessados devem realizar inscrição, que estará disponível em breve, no site da Arquidiocese de Natal: www.arquidiocesedenatal.org.br. O Observatório Social do Nordeste tem como presidente, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Pascom se prepara para celebrar Dia Mundial das Comunicações Sociais

Cartaz do 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais 

No próximo dia 17 de maio, a Igreja católica celebra o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Na Arquidiocese de Natal, as pastorais da comunicação nas paróquias estão se articulando para vivenciar este momento, que tem como tema para este ano “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”. Este é o caso da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim. A Paróquia vai celebrar a data com a 1ª Jornada da Comunicação, de 15 a 17 de maio. No dia 15, a programação vai iniciar às 19h30, com um debate temático, que tem como tema “Como se portar nas redes sociais”. Já no dia 16, serão realizadas oficinas, das 14h às 17h, abordando a produção de programas radiofônicos, mídias digitais na comunicação e fotografia. Encerrando as atividades, no dia 17 (domingo), haverá a celebração da missa da comunicação, às 19h, na Igreja matriz.

A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, também já definiu uma programação para festejar o Dia Mundial das Comunicações. As atividades terão início no dia 15, com um encontro com a imprensa local, além dos padres do 8º zonal, bem como, do Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, às 19h, no salão do ECC. Já no dia 16, data em que acontece a visita pastoral do Arcebispo ao 8º zonal, os agentes da Pascom estarão engajados na cobertura do evento, que será realizado na quadra de esportes do Colégio de Nossa Senhora do Carmo. As atividades culminam no dia 17, com celebração da missa da comunicação e encerramento da visita pastoral do Arcebispo, às 11h, presidida por Dom Jaime, na Igreja matriz, com a presença da imprensa local. A celebração será transmitida pela Rádio Rural de Natal.

A mensagem do Papa Francisco para a celebração desta data está disponível no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, no seguinte endereço eletrônico: www.cnbb.org.br.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 5 de maio de 2015

Padre Assis participa de evento do PROERD



O pároco de Nova Cruz, Pe. Francisco de Assis, participou da culminância da caminhada pela paz, evento promovido pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD. Jovens, estudantes, profissionais da saúde, educação e assistência social participaram do evento que teve inicio com uma caminhada por algumas ruas da cidade e terminou com apresentações no Ginásio Poliesportivo. O evento foi realizado na tarde desta terça-feira, 05 de maio. 







segunda-feira, 4 de maio de 2015

Mais de 450 Jovens são crismados em Nova Cruz

Aconteceu na noite deste domingo, dia 03 de maio, a Missa do Sacramento da Crisma na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. A Missa foi presidida pelo Bispo Emérito Dom Matias Patrício de Macêdo e concelebrada pelo padres Francisco de Assis (pároco de Nova Cruz), Pedro Cunha (Vigário de Nova Cruz), José Adelson (pároco de Santo Antônio) e Janilson Macêdo (Administrador de Jandaíra e Galinhos).

Centenas de fiéis lotaram o Ginásio Poliesportivo Geovana de Azevedo Targino para participar deste momento. Cerca de 450 jovens e adultos foram crismados num celebração Belíssima. As palavras de Dom Matias trouxe uma bela pregação voltada para reflexão da "Videira verdadeira": "...Devemos nos unir a Deus como os galhos de uma arvore se unem ao tronco, e o troco firme e seguro é Jesus", disse Dom Matias.

Ao final da Missa o Pe. Francisco de Assis fez os agradecimentos a todos os colaboradores catequistas, aos que organizaram a missa, aos padres que concelebraram e ao Bispo pela sua presença.

Confira as fotos:

















Fotos: Robervânio Heverton

Paroquianos de Nova Cruz participarão de missa com Pe. Edilson


Um grupo de paroquianos de Nova Cruz participarão da missa em ação de graças pelo aniversário natalício do Pe. Edilson Soares Nobre, Vigário Geral da Arquidiocese de Natal e ex-pároco de Nova Cruz. A missa será realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, Natal,  presidida pelo Pe. Edilson, às 19h30. 

Para participar da missa o membro da RCC de Nova Cruz, Josinaldo dos Santos, está fretando um ônibus, que sairá de Nova Cruz, às 16h30, no dia 09 de maio. Maiores informações: (84) 9183-8703. Em 2013 alguns paroquianos participaram da missa (fotos abaixo).