quinta-feira, 9 de junho de 2011

Rádio Rural transmitirá missa da comunicação


A Rádio Rural de Natal vai transmitir a "Missa da Comunicação", sábado próximo, dia 11, a partir das 8h, na Catedral metropolina de Natal. A missa é dedicada para todos os agentes da Pascom e demais pessoas que trabalham ou gostam de comunicação. Venham todos, convidem seus familiares, seus amigos, vizinhos e venha fazer parte desta missa da comunicação.

Papa nomeia dois bispos para dioceses brasileiras




O Papa Bento XVI nomeou dois bispos para dioceses brasileiras nesta quarta-feira, 8. A Diocese de Campos (RJ) passa a ter como Bispo Dom Roberto Francisco Ferreira Paz, até então Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói (RJ). Já a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) será governada por Dom Francesco Biasin, transferido da Diocese de Pesqueira (PE).

Dom Roberto Gomes Guimarães, 75, deixa o governo da Diocese de Campos (RJ), e Dom João Maria Messi, 76, o da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. A renúncia de ambos foi aceita por limite de idade, com base no cânon 401 §1º do Código de Direito Canônico, que prescreve o pedido de renúncia do bispo ao completar 75 anos.

http://noticias.cancaonova.com/

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Está aberto o credenciamento para a imprensa no Muticom



O credenciamento da imprensa para o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação na PUC - Rio poderá ser realizado desde a terça-feira, 7 de junho, até o dia 31 do mesmo mês. Ele autoriza as coberturas dos painéis I e II, além das programações cultural e litúrgica, porém não permite a participação em oficinas.

Durante todos os dias do evento, na parte da tarde, serão realizadas oficinas temáticas, visitas e grupos de trabalho para os participantes que se inscreverem. As oficinas são aulas práticas e dinâmicas para o aprendizado das técnicas de comunicação e de atuação pastoral.

- É imprescindível que os agentes da Pascom, mesmo aqueles que são jornalistas profissionais, participem das Oficinas. Nelas serão debatidos temas do nosso cotidiano, estudos recentes da comunicação e, com certeza, acrescentará no trabalho pastoral de cada um, explicou o assessor eclesiástico da pastoral de comunicação da Arquidiocese do Rio, Padre Marcio Queiroz.

Para o credenciamento de imprensa é necessário o registro profissional, e deverá ser feito através do site www.muticom.com. Durante o evento, o site disponibilizará releases e fotos para download. Todo o evento será transmitido pelo site do Muticom e pelo Portal PUC-Rio Digital, além da WEB TV Redentor.

Para quem já tem a conta aberta no site do Muticom basta acessar o item “minha conta” e clicar em editar, em seguida, "atualize seu perfil". Lá, é só entrar em "imprensa" e preencher o formulário com os dados. Para aqueles que não estão cadastrados, durante o processo de cadastro aparecerá a opção de fazer o credenciamento como imprensa.

Vale ressaltar que, o preenchimento e envio do formulário não garante por si só o credenciamento. Os dados serão avaliados para posterior confirmação via e-mail. Somente após o recebimento desse e-mail, o credenciamento estará confirmado.

Com o tema ‘’Comunicação e vida: diversidade e mobilidades’’, o evento será entre os dias 17 e 22 de julho, no campus Gávea da Universidade. O Mutirão tem como objetivo principal motivar as comunidades brasileiras a refletirem sobre a comunicação relacionada à vida cotidiana e à diversidade presente na cultura contemporânea. Os mutirões promovidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil buscam novas perspectivas sobre os meios e processos de comunicação tanto na Igreja quanto na sociedade.

Paróquia de Ponta Negra receberá visita do Arcebispo

Dom Matias Patrício, Arcebispo de Natal
Foto: José Bezerra

A Paróquia de Santa Rita de Cássia dos Impossíveis, de Ponta Negra - Natal, abre, domingo, dia 12, um tríduo, em preparação à visita pastoral do Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Às 18h, na Matriz, será celebrada missa, presidida pelo coordenador arquidiocesano de pastoral, Pe. Francisco das Chagas de Souza. De segunda a quarta-feira, às 15h, será rezado o Terço da Misericórdia e adoração ao Santíssimo Sacramento; às 18h30, missa, e, às 19h, reunião com pastorais e respectivas coordenações arquidiocesanas.

Dom Matias chega à Paróquia, na quinta-feira, dia 16, às 19h30, quando será acolhido pelos fiéis, no largo da Igreja Matriz. Às 20h, ele preside a missa de abertura da visita. A celebração será transmitida pela Rádio Rural de Natal. Após a missa, Dom Matias visita a exposição sobre a vida da Paróquia.

Na sexta-feira, às 9 h, o Arcebispo e padres do 2º Zonal atenderão os fiéis, em confissão, na Igreja Matriz. Às 15h, Dom Matias visitará a Área Pastoral de São João Batista, da Vila de Ponta Negra, onde se encontrará com as pastorais e presidirá a missa. No mesmo dia, às 19h, na Igreja Matriz, haverá reunião com o Conselho de Assuntos Econômicos e com o Conselho Pastoral Paroquial.

No sábado, dia 18, às 9h, haverá encontro com os catequistas e com os diversos segmentos jovens da Paróquia. Às 14h, assembleia pastoral paroquial. Às 17 horas, na Igreja Matriz, Dom Matias preside missa, marcando o encerramento da visita pastoral.

Fonte: site arquidiocese de Natal


terça-feira, 7 de junho de 2011

MISSA DA COMUNICAÇÃO e LANÇAMENTO DO SITE PAROQUIAL

Aconteceu neste ultimo domingo na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. A missa pelo dia Mundial da Comunicação contou com a presença de comunicadores de diversas áreas de atuação na Paróquia. Na oportunidade também, foi lançado o Site oficial da Paróquia de Nova Cruz: www.paroquiadenovacruz.com editado e coordenado pelos membros da Pastoral da Comunicação - PASCOM. Confira as fotos do evento:


(Fotos Diogo -Pascom)

Missa reunirá agentes pastorais e profissionais da comunicação


A celebração de uma missa culminará a comemoração do 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, na Arquidiocese de Natal. A celebração acontecerá dia 11, sábado próximo, às 8 horas, na Catedral Metropolitana de Natal, e será presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Na ocasião, será entregue a premiação aos vencedores do Concurso Fotográfico da Campanha da Fraternidade 2011, promovido pela Arquidiocese. O primeiro lugar ficou com Geandson Oliveira da Silva, agente da Pastoral da Juventude e do Segue-me, da Paróquia de São João Bosco, no Gramoré, em Natal.

O segundo lugar ficou com Jorge Filliphe Rodrigues Barbosa, agente da Pastoral da Catequese, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim. Caroline Costa Fontes da Silva, agente da Pastoral da Música, da Paróquia de São João Batista, em Lagoa Seca - Natal, foi a classificada em terceiro lugar. O Concurso Fotográfico teve o objetivo de retratar aspectos do meio ambiente, em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2011: “Fraternidade e Vida no Planeta”.

Para a missa, no dia 11, são convidados os agentes da Pastoral da Comunicação, nas paróquias; profissionais e estudantes da Comunicação Social. A intenção é celebrar o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema, escolhido pelo Papa Bento XVI, é: "Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital". O Dia Mundial das Comunicações foi celebrado no último domingo, 5 de junho. Nesse dia, as atividades aconteceram nas paróquias.
Após a missa, os agentes da Pastoral da Comunicação participarão de uma oficina sobre como organizar uma hemeroteca. A oficina, que acontecerá no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, será ministrada pela Professora Margarida Dias, do Departamento de História, da UFRN.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Arquidiocese divulga ganhadores do concurso de fotografia


A Arquidiocese de Natal acaba de divulgar o resultado do 1° Concurso de Fotografia da CF, promovido pelas coordenações da Pastoral da Comunicação e da Campanha da Fraternidade, da Arquidiocese de Natal.

1° lugar
AUTOR DA FOTO:
Geandson Oliveira da Silva, agente da Pastoral da Juventude e do Segue-me, da Paróquia de São João Bosco, no Gramoré - Natal.

EXPLICAÇÃO DA FOTO:
Áuria Amélia, 83 anos, contemplando um pé de feijão brotando. O apelo pela vida transpassa cada geração.

2° lugar


AUTOR DA FOTO:
Jorge Felliphe Rodrigues Barbosa, agente da Pastoral da Catequese, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - Parnamirim

EXPLICAÇÃO DA FOTO:
Intitulada “Clamor do Pitimbu”, a foto denuncia o descaso do poder público e de grande parte da sociedade para com o sofrido Rio Pitimbu, de vital importância para as cidades de Macaíba, Parnamirim e Natal. Às margens da BR 101, à altura de Emaús, podemos conferir uma triste cena onde o pobre e indefeso Rio clama pela vida e, ao mesmo tempo, vê o seu clamor sendo soterrado e emudecido pelas dunas em erosão, em decorrência da intervenção humana de forma irresponsável. Embora tão sofrida que seja sua jornada, podemos conferir a sua força e luta pela vida, de não se ter deixado morrer até então; e apesar de tudo, ainda continua levando a vida aos que tanto o maltrata...


3° lugar



AUTOR DA FOTO:
Caroline Costa Fontes da Silva, agente da Pastoral da Música, da Paróquia de São João Batista - Lagoa Seca - Natal.

EXPLICAÇÃO DA FOTO:
Intitulada “Corte Raso”, a foto mostra árvores cortadas pela prefeitura de Natal, recentemente, no bairro de Lagoa Nova, sob o argumento de que foi solicitado por proprietários da área em razão de as raízes das árvores estarem prejudicando a estrutura de algumas casas. No entanto, houve protesto por parte de moradores e de ambientalistas, pois as árvores eram bem antigas e frondosas.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.com.br

Catequese e Pastoral da Criança realizaram capacitação

A catequese e a Pastoral da Criança da Paróquia de Nova Cruz realizaram na manhã de domingo, dia 5, encontro de capacitação para os membros. O encontros aconteceram no Centro Pastoral do Catolé. Na catequese a Assessoria da capacitação foi feita pela Ir. Eulalia Batista , da Congregação Filhas do Amor Divino. Já o encontro da Pastoral da Criança teve uma integrante da equipe de coordenação arquidiocesana.


Catequese


Pastoral da Criança
Fotos: Liliane Pereira

Coroação em Santa Maria Goretti

Aconteceu na noite do dia 4, a coroação e encerramento do mês mariano na comunidade de Santa Maria Goretti, na Paróquia de Nova Cruz. Com missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre, foi realizado a coroação da nova imagem de Santa Maria Goretti, recém-restaurada. Essa foi a última comunidade a realizar a coroação do mês mariano, por motivo da missa mensal ser realizada nos primeiros sábado de cada mês.



Foto: Diogo Oliveira

domingo, 5 de junho de 2011

Feira Pastoral foi um sucesso


A 2º Feira Pastoral, promovido pela Pastoral da Comunicação, da Paroquia de Nova Cruz aconteceu na noite do dia 4 de junho, na praça de São Sebastião. Ante de iniciar a Feira, houve missa na Igreja de São Sebastião, presidida pelo Pe. Janilson Macedo. Foi uma maravilhosa noite de muito forró ao som do trio pé de serra, Guajirú de Extremoz/RN, e com a participação das pastorais,movimentos e serviços e demais paroquianos. Agradecemos a todos que contribuiram direto ou indiretamente pra a realização e pelo sucesso. Veja as fotos:

Pastoral da Saúde e Juventude

Trio Guajirú, de Ext

Pastoral do Batismo e da Comunicação





Pe. Edilson, Pe. Janilson e Pe. Mário
Fotos: Washington