sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Arquidiocese de Natal comemora DNJ com show do cantor Zé Vicente


Zé Vicente animará o DNJ (Foto: site das Paulinas)


O Dia Nacional da Juventude (DNJ) será comemorado, na Arquidiocese de Natal, dia 31 de outubro, na Paróquia Jesus Bom Pastor, no bairro do Bom Pastor, na capital. A programação iniciará às 13 horas, com acolhida aos jovens, seguida de um momento de formação sobre o tema “Juventude construindo uma nova sociedade”. Às 15h, haverá celebração eucarística, presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Padre Edilson Nobre. Após a missa, acontecerá show com o cantor Zé Vicente, conhecido nacionalmente pelas músicas dedicadass, especialmente, à juventude. A programação segue até às 18 horas, com a apresentação de uma banda local.

A coordenação arquidiocesana sugere que os grupos se preparem para o evento, através do subsídio disponível no site dos Jovens Conectados. Em 2015, são festejados os 30 anos da realização do Dia Nacional da Juventude.

Fonte: Arquidiocese de Natal


Definido programa da festa de Nossa Senhora da Apresentação

O novenário acontecerá na Catedral Metropolitana (Foto: Brunno Antunes)


Está pronta a programação da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal. Os festejos acontecerão nas Paróquias de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) e na Catedral Metropolitana, ambas na Cidade Alta, em Natal, no período de 11 a 21 de novembro. No dia 11, a programação de abertura iniciará às 17h, com louvores a Maria, na antiga Catedral, de onde sai a procissão das bandeiras com destino à Catedral Metropolitana. Às 19h30, será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. O noverário acontecerá de 12 a 20, às 19h, com a participação de bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB. No mesmo período, na antiga Catedral, também haverá caminhada, às 5h, saindo da Igreja do Rosário, e louvores a Nossa Senhora, às 17h30, seguida de missa. Todas as noites, no pátio da Catedral Metropolitana, haverá funcionamento de quermesse.

A programação festiva será encerrada no dia 21, com uma vasta programação, que iniciará às 3h30, com procissão fluvial, no Rio Potengi, e encerrará às 18h, com missa, na Catedral Metropolitana.

As pessoas poderão acompanhar o novenário, assim como a programação de encerramento, no dia 21 de novembro, através da Rádio Rural de Natal AM 1090 e da Webtv Apresentação, no site da Arquidiocese de Natal.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Direção da Rural divulga resultado do 1º Evangelizar é Preciso

Pe. Sávio e funcionários do Rádio apresentam o ‘cheque simbólico’, com a renda do show (Foto: Cacilda Medeiros)


A direção da Rádio Rural de Natal AM 1090 divulgou o resultado financeiro do primeiro Evangelizar é Preciso – Natal, com a presença do Padre Reginaldo Manzotti, realizado dia 8 de agosto, na área externa da Arena das Dunas. O resultado final foi de R$ 256.511,83. “Ficamos muito felizes com esse valor. Ele é fruto do trabalho árduo de cada um, um esforço gigantesco, uma dedicação voluntária admirável e um amor à causa da Igreja”, destaca Cristiane Vilar, da organização do evento.

De acordo com  o diretor da Rádio, Padre  Carlos Sávio Ribeiro, a renda ficará guardada em uma conta bancária para pagar a outorga do Governo Federal para a mudança da frequência AM para FM.  Ele acredita que a renda do show será suficiente para apenas 50% do valor que será gasto com a mudança. “No próximo ano, promoveremos outros eventos para completarmos o valor necessário para a transição de AM para FM”, informa.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Nova Cruz celebra Jubileu de Sacração Episcopal de D. Matias.


Missa reuniu centenas de fiéis na Igreja Matriz de Nova Cruz.
(Fotos Claudio Lima/ Pascom)

D MATIAS MISSA
 CID6
A Missa em Ação de graças aconteceu na noite da ultima quarta feira, 21 de Outubro, na Igreja Matriz da Imaculada Conceição em Nova Cruz, presidida pelo próprio D. Matias, que foi pároco desta regional durante 22 anos. Cerca de 20 Padres da Arquidiocese de Natal e de outras dioceses, inclusive a de São Paulo, concelebraram a Missa.

Cópia de CID2 
 PADRES
Familiares do Arcebispo Emérito de Natal e Centenas de paroquianos e de visitantes de outras paróquias pelas quais D. Matias exerceu sua missão eclesiástica participaram da Missa, que foi prestigiada pelo Prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda Câmara, do vice Prefeito de Passa e Fica, além de vereadores e autoridades de várias cidades vizinhas.

CID6
 CID1
FAMILIARES 2 
CID4 
SEU ZEZITO
VER. ALUISIO SENA

O Padre Francisco Inácio da Silva, Pároco de Nova Cruz iniciou a celebração dando as boas vindas aos paroquianos e as caravanas convidadas, afirmando que aquele era um momento ímpar na vida paroquial de Nova Cruz, assim como foi há 25 anos, quando D. Matias foi sagrado Bispo da Igreja Católica, inclusive de forma inédita, aqui mesmo em Nova Cruz. O Vigário paroquial de Nova Cruz, Padre Antônio Roberto fez os comentários da Missa. Familiares e membros da sociedade novacruzense participaram da missa na 1ª Leitura, Preces, Procissão das Ofertas.

Primeira Leitura e Evangelho

1ª Leitura
 EVANGELLHO

Salmista e Homilia ( Pe. Matias de Nova Cruz)

SALMISTA
PE MATIAS HOMILIA

Leitura das Preces
PRECES4
PRECES3
 PRECES2
 PRECS 1
PRECES5    

Ofertório

PRECES6   
OFERTORIO2
 OFERTORIO3
 OFERTORIO7

Rito Eucarístico

ELEVAÇÃO PAO
ELEVAÇÃO VIINHO

Ao final da celebração, o Prefeito Cid Arruda levou suas palavras, parabenizando D. Matias pelos 25 anos de sua sacração episcopal, em nome da população novacruzense.

CID7

Também falaram em nome dos religiosos, Irmã Celma – da congregação Filhas do Amor Divino e Padre Iranildo Augusto. Também um casal novacruzense, José Mariano e Maria Lila renderam suas homenagens a D. Matias.
HOMENAGENS PE VIRGILIO 2
HOMENGAENS IRMÃ CELMA   
HOMENAGENS COMUN. SERRA DE S BENTO
HOMENAGENS COMUNIDADE

O Arcebispo emérito de Natal, D. Matias enfim, agradeceu a todos os presentes, familiares, amigos e paroquianos, pela acolhida e pelo companheirismo ao longo dos 52 anos de sua vida eclesiástica. Lembrou dos fatos ocorridos durante a celebração de sua sacração ocorrida em 21 de Outubro de 1990, aqui em Nova Cruz, inclusive apontando muitas pessoas que participaram daquele momento de relevância histórica na vida religiosa de nossa comunidade e que estavam presentes na missa de ação de graças.Em seguida foi servido um Jantar para as autoridades e convidados em Fernando Recepções.
 CID E DOM MATIAS
 CID4   
JANTAR

BIOGRAFIA

fotos d matias relembranças

Matias Patrício de Macedo nasceu em Santana do Matos (RN), em 14 de abril de 1936, filho de José Patrício de Macedo e de Luiza Valdenita da Cunha. Ainda criança, mudou-se com a família para Angicos, onde era vigário Padre Manuel Tavares, seu primeiro educador na fé. Em 1951, ingressou no Seminário de São Pedro, acolhido pelo Reitor Dom José Adelino Dantas. De 1957 a 1963 faz os cursos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Fortaleza.
Foi ordenado sacerdote por Dom Eugênio Sales, na Catedral de Natal, em 21 de julho de 1963. Em dezembro deste mesmo ano, foi nomeado Vigário Cooperador de Ceará-Mirim. Em 10 de julho de 1964, assumiu a paróquia de Canguaretama e Pedro Velho, permanecendo até 1968, quando foi transferido para Nova Cruz, onde foi pároco por 22 anos. De outubro de 1973 a junho de 1974 participou, em Roma, de um Curso de Atualização Pastoral, na Pontifícia Universidade Salesiana.
Foi eleito bispo para Diocese de Cajazeiras a 12 de Julho de 1990, sendo ordenado por Dom Alair Vilar, então Arcebispo de Natal, na cidade de Nova Cruz, em 21 de outubro do mesmo ano. Governou a Diocese de Cajazeiras de 1990 a 2000, sendo então transferido para Campina Grande, como bispo coadjutor, em 2000, e Bispo Diocesano em 2001. Em 26 de novembro de 2003, foi transferido para a Arquidiocese de Natal, iniciando o ministério arquiepiscopal em 25 de janeiro de 2004, permanecendo até 21 de dezembro de 2011. É importante destacar que durante seu bispado, D. Matias ordenou: 58 padres (Natal), 25 padres (Cajazeiras), 4 (Campina Grande) e 01 Bispo – D. Francisco Canidé Palhano, da Bahia.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Caravana para o Congresso Estadual da RCC


O Grupo de Oração Renascer da Renovação Carismática da Paróquia da Imaculada de Nova Cruz realizará caravana para o Congresso Estadual da RCC, que será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, em Mossoró/RN. A caravana sairá no dia 6 de novembro de Nova Cruz/RN em ônibus fretado. Os interessados devem procurar Josinaldo dos Santos (Naldo, coordenador do polo 5 da RCC) ou entra em contato: (84) 99183-8703.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Paróquia de Nova Cruz celebra Jubileu de Prata episcopal de Dom Matias


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta renderá graças a Deus pelos 25 anos de sagração episcopal do Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo. A celebração acontecerá na próxima quinta-feira, 21, às 19h30, na Igreja Matriz de Nova Cruz.

Dom Matias foi eleito bispo pelo então Papa João Paulo II. Foi sagrado bispo em 21 de outubro de 1990, na cidade de Nova Cruz, onde era pároco por mais de 20 anos. Logo após a ordenação episcopal, assumiu o governo da Diocese de Cajazeiras (PB). Depois foi transferido para a Diocese de  Campina Grande (PB). À frente da Arquidiocese de Natal esteve no período de  2004 a 2011. Antes de ser bispo dom Matias foi padre na Paróquia de Nova Cruz por mais de 20 anos.


Foi eleito bispo para Diocese de Cajazeiras a 12 de Julho de 1990, sendo ordenado por Dom Alair Vilar, então Arcebispo de Natal, na cidade de Nova Cruz, em 21 de outubro do mesmo ano. Governou a Diocese de Cajazeiras de 1990 a 2000, sendo então transferido para Campina Grande, como bispo coadjutor, em 2000, e Bispo Diocesano em 2001. Em 26 de novembro de 2003, foi transferido para a Arquidiocese de Natal, iniciando o ministério arquiepiscopal em 25 de janeiro de 2004, permanecendo até 21 de dezembro de 2011.



Vigário paroquial se reúne com membros da Pascom



Os membros da Pastoral da Comunicação de Nova Cruz e Lagoa d'Anta estiveram reunidos com o novo vigário paroquial da Paróquia da Imaculada Conceição, Pe. Antônio Roberto. Na ocasião os membros da Pascom fizeram uma recepção ao padre e falaram da satisfação em trabalhar evangelização com o padre membro da Pascom arquidiocesana. Pe. Antônio também expressou sua gratidão e se colocou a disposição para ajudar nos trabalhos pastorais da paróquia. A reunião aconteceu no último domingo, 18, na sala da Pascom.


VIII Zonal teve encontro em Vera Cruz


Padres, diáconos, religiosas, agentes de pastoral e articuladores das paróquias do VIII zonal estiveram reunidos na Paróquia Divino Espírito Santo, em Vera Cruz, no último dia 16 de outubro. Na ocasião o Padre Matias Soares fez uma palestra sobre o tema: Vocação e missão. No encontro teve ainda a partilha sobre as fragilidade da Igreja, as ameaças na evangelização,  e os pontos fortes e fracos da missão que é se tornar discípulos a partir do encontro pessoal com Jesus e da vocação que é servir indo ao encontro do outro.





Planalto festeja Mãe Peregrina em Nova Cruz/RN


A Comunidade Planalto, da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, celebrou no período de 15 a 18 de outubro, a 6ª festa da padroeira, Mãe Rainha Três Vezes Admirável. Neste ano, a festa teve como tema: "Com Maria, em Jesus, reafirmamos o nosso compromisso missionário". Durante o período festivo, todas as noites, aconteceu celebração eucarística, seguido de quermesse com funcionamento de barracas e música ao vivo. A festa teve a presença dos padres Antônio Roberto, Janilson Mâcedo, Raimundo Renato e Francisco de Assis.

Encerrando os festejos, neste domingo, 18, às 16 horas, foi realizado procissão pelas principais ruas da comunidade, presidida pelo pároco Francisco de Assis e aconteceu batizados e renovação da aliança das missionárias da Mãe Rainha. Veja mais fotos CLICANDO AQUI.

Primeira noite da festa





Segunda noite da festa






 Terceira noite da festa










Encerramento da festa














Veja mais fotos CLICANDO AQUI.