sábado, 14 de novembro de 2009

Pascom de Nova Cruz faz retiro


Agentes da Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, participam de retiro espiritual, neste domingo, das 8 às 15 horas, na Barra de Cunhaú, em Cangua-retama. O tema do retiro é: “A mística da comunicação”, orientado pela Irmã Eulália Batista, FDC. A atividade consta no Plano da Pascom e é realizado anualmente. “O objetivo é fortalecer a espiritualidade dos agentes, com um dia de encontro e reflexão”, explica o coorde-nador paroquial, Flávio Luiz.

Também, em Nova Cruz, cerca de 80 pais de crianças que vão celebrar a primeira Eucaristia, participam de uma manhã de espiritualidade, neste domingo, na Escola Estadual Getúlio Vargas, sob a orientação da Irmã Lúcia Domingos, FDC. A primeira eucaristia acontecerá dia 8 de dezembro próximo.

Foto: Retiro dos agentes da Pascom de Nova Cruz, em 2008

Crianças receberam primeira Eucaristia

Trinta e uma crianças receberam a primeira Eucaristia neste sábado, 14, na Igreja matriz da Imaculada Conceição de Nova Cruz. A missa foi presidida pelo Pe. Edilson Nobre. Veja algumas fotos:











Casais celebram união na Catedral


Cem casais recebem o Sacramento do Matrimônio, neste domingo, dia 15, às 10 horas, na Catedral Metropolitana de Natal. A celebração será assistida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, auxiliado por um grupo de padres e diáconos.

Será uma celebração do casamento religioso com efeito civil, numa parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte. Quatro cartórios de Natal dispensaram as taxas do processo civil, e as paróquias dispensaram as do processo religioso.
A atividade faz parte da programação da festa de Nossa Senhora da Apresentação e, também, da comemoração dos cem anos de criação da Diocese de Natal.
Fonte: Jornal A Ordem

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Crianças recebem a Primeira Eucarístia








Cerca de 31 crianças da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, recebem a primeira Eucarístia, amanhã, 14 de novembro. A solenidade será presidida pelo Administrador paroquial, Pe. Edilson Nobre, e acontecerá na Igreja Matriz da Imaculada Conceição, às 8 horas. As crianças fizeram uma preparação desde 2008, no Colégio Nossa Senhora do Carmo, quando se reuniam semanalmente e tiveram com catequistas as Irmãs Maria do Carmo e Roseane França, da Congregação Nossa Senhora do Bom Conselho. No último sábado, 7, as crianças participaram de um retiro em preparação para a primeira eucarístia.
Fotos: Crianças participaram do retiro

Pastoral da Comunicação define plano para 2010


O Plano de ação da Pascom, na Arquidiocese de Natal, prevê três novidades para o próximo ano. Uma é a realização do primeiro Mutirão Estadual de Comunicação, previsto para ser realizado nos dias 3 e 4 de julho, em Natal. As outras devem acontecer em nível paroquial: encontro de avaliação, planejamento e confraternização das equipes paroquiais, no final do ano, e a realização de um Fórum de Comunicação Social, para discutir o tipo de comunicação que predomina na sociedade.
Além destas, outras atividades permanentes da Pascom estão contempladas no Plano, como: a realização de um tríduo para comemorar o Dia Mundial das Comunicações, celebrado dia 16 de maio, com o tema: “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”; encontro de formação para os correspondentes do Programa Ritmo Pastoral, dia 20 de fevereiro; Miss@o.Com, encontro da coordenação arquidiocesana com os agentes da Pascom, nos zonais, que, em 2010, terá o tema: “Pastoral para a Comunicação e Comunicação para a Pastoral”; campanha de assinaturas para o Jornal A Ordem, entre outras.

O Plano para 2010 foi elaborado pelos coordenadores paroquiais e articuladores da Pascom, nos zonais, juntamente com a coordenação arquidiocesana, reunidos no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal, dias 7 e 8 deste mês.

Foto: No encontro, os coordenadores e Articuladores da pascom.

Fonte: Jornal A Ordem

Festa da padroeira de Natal termina dia 21


A programação da festa da padroeira da Arquidiocese, Nossa Senhora da Apresentação, teve início no último dia 11 e se estende até o dia 21 de novembro. Neste domingo, às 10 horas, há a celebração de cem casamentos, na Catedral Metropolitana, assistidos pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, e por um grupo de padres e diáconos. Às 19 h, haverá missa, presidida pelo Pe. Robério Camilo da Silva. A noite de hoje é dedicada às paróquias do primeiro Zonal. Na programação sócio-cultural, a partir das 15h, terá o 12º Festival de Música Religiosa e, à noite, apresentação da cantora Fátima Santos. Na próxima terça-feira, a novena será dirigida pelo bispo de Bonfim (BA), Dom Francisco Canindé Palhano.

O encerramento dos festejos será no dia 21. Neste dia, a programação terá início às 4h30, com a procissão fluvial, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Apresentação pelas águas do Rio Potengi. Às 5h, na Pedra do Rosário, será celebrada missa, presidida pelo bispo de Campina Grande (PB), Dom Jaime Vieira Rocha; às 7h30, missa, na antiga Catedral; às 8h, Missa da Pastoral da Saúde, na Catedral; às 10 h, Missa solene, na Catedral, presidida por Dom Matias; às 14h, caminhada, saindo do Santuário dos Mártires, no bairro Nazaré, com destino à Catedral, onde haverá celebração eucarística, marcando o encerramento da festa. A última missa será transmitida pela Rede Vida de Televisão. A partir das 21h, no Ginásio Machadinho, haverá show com Flavinho, da Comunidade Canção Nova. As senhas estão à venda, na Rádio Rural, ao preço de dez reais.

Foto: Imagem de Nossa Senhora da Apresentação
Fonte: Jornal A Ordem

Casais comemoram 30 anos da experiência do Encontro com Cristo


Mil casais participam do Encontrão comemorativo dos 30 anos de implantação do Encontro de Casais com Cristo - ECC, no Rio Grande do Norte, neste domingo, 15 de novembro, das 8 às 18 horas, no complexo educacional Henrique Castriciano, em Natal. O tema de reflexão do evento é: “ECC, 30 anos evangelizando casais para serem discípulos missionários da Família”. “Todos os participantes são casais que já fizeram a experiência do Encontro com Cristo”, explica Pe. Valdir Cândido de Morais, assistente espiritual do ECC na Arquidiocese.
Duas palestras, momentos de espiritualidade, testemunhos de casais, apresentações, um show com Sandro Menezes, uma carreata e missa em ação de graças, marcam o dia de comemoração dos 30 anos do ECC na Arquidiocese. A primeira palestra é proferida pelo Cônego José Everaldo, da Diocese de Maceió-AL, assistente eclesiástico do ECC para o Nordeste 2. Ele falará sobre “ECC, 30 anos de evan-gelização”.


Foto: Casais que participaram do 18º congresso do ECC, em Natal
Fonte: Jornal A Ordem

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Pastoral da Criança recebe prêmio internacional por lutar pela melhoria


O Comitê Espanhol do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) premiou a Pastoral da Criança do Brasil na categoria voluntariado.

O ato de entrega será amanhã, 13, em Madri, capital espanhola. A Pastoral da Criança do Brasil recebe este prêmio por seu compromisso na prática com os direitos das Crianças e por sua rede de solidariedade, na qual 270 mil pessoas voluntárias dedicam seus esforços para diminuir a desnutrição infantil e melhorar as condições de vida das crianças brasileiras.

O Comitê Espanhol do UNICEF outorga prêmios como reconhecimento a pessoas, organizações e instituições que, seja em âmbito nacional ou internacional, colaboram de maneira significativa com o UNICEF e especialmente a favor das crianças.
Foto: Fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns
Fonte: CNBB

Coordenadores confirmam projeto nacional da Pascom


Os coordenadores regionais da Pastoral da Comunicação (Pascom) ratificaram o Projeto Nacional da pastoral que prevê ações em relação à espiritualidade do comunicador cristão, à formação dos agentes de pastoral e à articulação da Pascom nos Regionais da CNBB e nas dioceses. A decisão foi tomada na quarta-feira, 11, último dia do encontro dos coordenadores e bispos responsáveis pela Pascom nos Regionais da CNBB, ocorrido desde o dia 8 em Niterói (RJ).

Um dos aspectos previstos no Projeto é a formação tanto dos agentes da Pascom quanto dos outros agentes e dos comunicadores cristãos. O professor da PUC-Rio, Miguel Pereira, apresentou o Projeto Comunicar – Comunicação Comunitária, desenvolvido pela PUC. Trata-se de um curso de capacitação de agentes a área da comunicação. A ideia é possibilitar a participação de agentes da Pascom de todo o país neste curso.

Encontro Nacional
O grupo já começou a preparar o segundo Encontro Nacional dos Agentes da Pascom, que ocorrerá de 8 a 10 de julho do próximo ano em Aparecida. Foram sugeridos temas e metodologia para o encontro que pretende reunir 250 agentes de todo o Brasil. “O encontro é uma oportunidade de formação que foi pedido pelos próprios agentes”, explica a assessora do Setor de Comunicação Social da CNBB, Irmã Élide Fogolari.
Foto: Participantes do encontro
Fonte: CNBB

Peregrinação da imagem

Após missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre, na Igreja Santa Maria Goretti, em Nova Cruz, uma carreata conduziu a imagem da Imaculada Conceição até a comunidade do Boqueirão II, lá aconteceu a celebração de acolhida e coroação. A peregrinação está acontecendo desde o primeiro deste mês, em preparação para a festa da padroeira que acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro. Hoje será realizado missa, às 19 horas, na capela da comunidade do Boqueirão II, em seguida os fiéis levarão em carreata a imagem até o bairro Cedron.
Confira nas fotos:











Arquidiocese lança revista comemorativa


“Diocese de Natal - edição comemorativa do Centenário” é o título a Revista, produzida pela equipe de comunicação do Centenário. O lançamento, feito pelo Arcebispo Dom Matias Patrício de Macêdo, na última quarta-feira, no Seminário de São Pedro, com a participação de padres e da imprensa natalense. “A revista é uma edição especial, única, pensada com o objetivo de marcar as comemorações do centenário de criação da Diocese de Natal. Por isso, o conteúdo é todo voltado para fatos históricos da Diocese e eventos das comemorações do centenário”, disse Dom Matias, no lançamento. Na ocasião, também houve o lançamento da Festa de Nossa Senhora da Apresentação.
A revista pode ser adquirida, ao preço de cinco reais, o exemplar, no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral, e na Livraria Canção Nova, na Rádio Rural. A coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação disponibilizou mais informações sobre a revista, no site: http://www.arquidiocesedenatal.org.br/noticias_index/revista.htm


Foto: Dom Matias Patrício, no momento do lançamento da revista e da festa

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Banda "Cantores de Deus" promove noite de autográfos e pocket- show



No dia 27 de novembro a partir das 19h30 a banda “Cantores de Deus” realizará um pocket-show seguido de noite de autógrafos do novo cd “Mulheres” na Livraria Saraiva do Shopping Paulista. O evento tem entrada gratuita.

O novo trabalho intitulado “Mulheres” é uma homenagem às mulheres que sofrem, choram, mas que não perdem o sorriso e se mantém na batalha como dona de casas, empresárias, mães, estudantes, trabalhadoras, enfim homenageia as “mulheres guerreiras”. Segundo Dalva este cd tem o objetivo de “envolver todas as cores para alcançar também outros corações”.

A banda Cantores de Deus se apresentará em Nova Cruz, no dia 4 de dezembro, na programação sócio-cultural da festa da Imaculada Conceição, padroeira da cidade.


Foto: Banda Cantores de Deus
Fonte: Catolicanet

Papa nomeia novo bispo para Lages (SC)


Foi nomeado pelo papa Bento XVI, nesta quarta-feira, 11, o frei Irineu Andressa, da Ordem dos Frades Menores (OFM), como novo bispo da diocese de Lages (SC). Ele sucede dom Oneres Marchiori, que apresentou seu pedido de renúncia e foi aceito pelo pontífice, conforme o cânon 401.1 do Código de Direito Canônico.

Frei Irineu atualmente é pároco da paróquia de Sant’Ana, em Herculândia, diocese de Marília (SP). Ele nasceu em Iacri, estado de São Paulo, em 15 de dezembro de 1949, onde concluiu seus estudos primários. Seu postulado foi feito em Guaratinguetá (SP), em 1972; o noviciado foi em Rodeio (SC), e entre 1974 e 1978 cursou filosofia e teologia no Instituto Franciscano de Petrópolis (RJ). Frei Irineu foi ordenado sacerdote em 16 de dezembro na cidade de Iacri, por dom Daniel Thomazella.

Desde 1979 o franciscano exerce a função de pároco, que ocorreu em sete paróquias diferentes, no interior de São Paulo. Frei Irineu atualmente é pároco da paróquia de Sant’Ana, em Herculândia, diocese de Marília (SP).
Foto: Frei Irineu Andressa
Fonte: CNBB

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Comunidade festeja padroeira

A comunidade de Lagoa Limpa da paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, realizará a festa em homenagem a padroeira Nossa Senhora Virgem dos Pobres, no período de 15 a 23 deste mês. A abertura acontecerá no dia 15, com celebração às 19 horas, na capela da comunidade. Durante os dias festivos serão realizados caminhadas penitenciais, às 5 horas, celebração da palavra, às 19 horas e em seguida quermesse. O encerramento acontecerá dia 23, com procissão e missa às 16 horas.

Foto: procissão e missa de encerramento da festa de Lagoa Limpa, realizado em 2008

Chá da Imaculada prepara festa de Nova Cruz




A paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, realizará o segundo Chá da Imaculada, dia 14 deste mês, às 17 horas, no Colégio Nossa Senhora do Carmo. O evento consta do desfile de jovens da comunidade, mostrando roupas de grifes de empresas de Nova Cruz. O Chá tem por objetivo arrecadar recursos financeiros para a festa da Padroeira. A senha custa R$ 5,00 e você pode adquirir a sua senha na secretaria paroquial. Cinco empresas já confimaram presença para o desfile.
Foto: 1º Chá da Imaculada, realizado em 2008

domingo, 8 de novembro de 2009

Peregrinação da Imaculada Conceição

Os preparativos para a festa da padroeira de Nova Cruz já estão ocorrendo, com a peregrinação da réplica da imagem da Imaculada Conceição pelas comunidades. No domingo, 8, a peregrinação sai da comunidade do Catolé para a de Lagoa da Mata. Antes, haverá a celebração de missa. Durante a peregrinação, os missionários realizam visitas às famílias e acontecem encontros com crianças, jovens e adultos. No dia 9, a imagem estará na comunidade de Lagoa Verde. Foto: Chegada da imagem à capela Sagrada Família

ECC festejará três décadas


Os trinta anos de implantação do Encontro de Casais com Cristo - ECC, na Arquidiocese de Natal, serão comemorados dia 15 de novembro, com um encontro, no Complexo Educacional Henrique Castriciano, em Natal. O evento será das 8 às 18 horas, encerrando com uma carreata, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, partindo do Complexo Educacional para a Catedral Metropolitana. Podem participar do encontro, casais que já fizeram o ECC.Cerca de 30 Casais irão participar do encontro representando a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz.
Foto: Casais de Nova Cruz
Fonte: Jornal A Ordem

Revista do Centenário será lançada dia 11


A Arquidiocese de Natal, através da Pastoral da Comunicação, fará o lançamento da revista “Diocese de Natal” - edição comemorativa do Centenário de criação da Diocese, na próxima quarta-feira, dia 11, às 8h30, no Seminário Diocesano de São Pedro. “E a história, na distensão dos seus momentos, vai abrindo espaço para novos “guias” e novos navegantes, novas águas que renovam e desafios que se enfrentam; novas redes, novos “peixes” e novos pescadores (de homens) que se atiram ao serviço...”, afirma o Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, em sua mensagem, na primeira página da revista.

Com uma tiragem de cinco mil exemplares, o conteúdo da revista, com 44 páginas, é todo voltado para o percurso centenário da Diocese de Natal. Por isso, traz biografias resumidas dos bispos e arcebispos que governaram a Diocese, os que saíram do clero diocesano, a festa da padroeira, uma entrevista com Dom Eugênio Sales e a história da Campanha da Fraternidade, que surgiu em Natal e se espalhou por todo o Brasil. Na entrevista, Dom Eugênio fala sobre o surgimento do Movimento de Natal e de que se constituiu. “O Movimento de Natal partiu de uma série de pequenos movimentos e se fez um conglomerado único”, explica Dom Eugênio.

Além dessas, há outras, como: os 90 anos do Seminário de São Pedro, o 12° Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Natal; sobre o Pe. João Maria, o Cônego Monte, a beatificação dos bem-aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu e muitas outras matérias. A revista será disponibilizada ao público a partir do dia 11, ao preço de cinco reais.

Na mesma ocasião do lançamento da revista, também vai ser feito o lançamento da Festa de Nossa Senhora da Apresentação, que será aberta também no dia 11, prosseguindo até o dia 21. Neste ano, a festa da padroeira também é celebrada no contexto do centenário de criação da Diocese de Natal.
Foto: Capa da revista do Centenário da Diocese
Fonte: Jornal A Ordem

Pascom já tem novo plano de ação para 2010




Os coordenadores e articuladores da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal, elaboraram nos dia 7 e 8, o novo plano de ação para ser executado em 2010. A elaboração aconteceu no Encontro Arquidiocesano de Avaliação e Planejamento da Pastoral da Comunicação, que ocorreu no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal. As novidades do plano arquidiocesano da pascom são: 1º Encontro Estadual de Comunicação e um Fórum de Comunicação Social, além de várias outras atividades. O encontro encerrou com a santa missa presidida pelo Assistente Eclésiastico da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal, Pe. Edilson Nobre.