sábado, 27 de agosto de 2011

IMPERDÍVEL: Show da banda Rosa de Saron em Nova Cruz



A banda Rosa de Saron, de SP, fará show exclusivo em Nova Cruz no dia 17 de Setembro, no Estádio Raimundo Leão, a partir das 21 horas. As senhas são LIMITADAS e estão à venda na secretaria paroquial, situado na Igreja Matriz, na loja Água de Cheiro, no supermercado Rede Mais, em Nova Cruz e na Livraria Nova Jerusalém, em Natal. O Show faz parte da programação de comemoração dos 05 anos do GRUPO COMUNICART, da Paróquia de Nova Cruz.

Com os Patrocínios de: GOVERNO DO ESTADO DO RN, PREFEITURA MUN. SANTO ANTONIO, REDE MAIS NOVA CRUZ, EXPRESSO GÁS NOVA CRUZ, BOBONIERE NOVACRUZENSE, AUTO E MOTO ESCOLA AGRESTE, ASL PNEUS, VIDRAÇARIA N.S.CONCEIÇÃO, HOTEL RECANTO, HENRITURISMO, LOJA ROSAS, EMPÓRIO DA CONSTRUÇÃO, AGUA DE CHEIRO NOVA CRUZ, M´VEST, STER BOM, LIVRARIA JERUSALÉM NATAL, OTICA MARTINS, INFOGRÁFICA.

Nordestão dos Presbíteros: De Teresina para Natal


O 11º Nordestão de Presbíteros, “Identidade Presbiteral no Nordeste”, promovido pelo Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) teve início no dia 22, e terminou dia 25, com visita ao Santuário de Santa Cruz dos Milagres e a locais que caracterizam a cidade de Teresina. Natal (RN) foi anunciado como sede da 12ª edição do evento, marcado para 2013.

O Nordestão de Teresina teve como assessores o bispo da prelazia de São Felix (MT) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner e o arcebispo emérito de Teresina, dom Celso Pinto da Silva, que durante a eucaristia presidida no Santuário de Santa Cruz dos Milagres falou da característica dos padres da região Nordeste e afirmou que “não precisamos de padres nordestinos, mas de nordestinos padres", disse.

Para dom Leonardo, o encontro é um momento de conversar sobre os desafios, evangelizações, acolhimento, partilha, integração humana, afetividade, amor ao próximo e igualdade. "É importante que todos nós estejamos juntos num só propósito que é ajudar os fiéis, cuidar do próximo e trazer a mensagem mais importante de todas, que é falar de Jesus, e esse encontro trata de tirar dúvidas, ensinar e buscar sempre mais espiritualidade,” disse dom Leonardo.

O padre Francisco Borges do bairro Renascença I, em Teresina, acredita que é de extrema importância esse tipo de confraternização entre representantes de paróquias e dioceses e foi muito especial que, nesse ano, tenha sido em Teresina. O encontro acontece a cada dois anos e o estado é escolhido por votação.

Ainda sobre o encontro, dom Leonardo acrescentou a importância de integração e interação entre os padres. “O fato de muitos padres serem jovens e ter pouco tempo de sacerdócio também os ajuda a desenvolver um maior crescimento espiritual e tirar suas dúvidas com padres mais experientes”.

O pároco de Nova Cruz, Pe. Edilson Soares Nobre, participou do Nordestão acompanhado dos padres: Pe. José Adelson, Pe. Iranildo Augusto, Pe. Renato Círiaco e Pe. Orcenival Maria, todos da Arquidiocese de Natal.

Fonte: CNBB

ECC realizará 19º Encontrão

Foto acima: Alguns casais do ECC

A equipe dirigente do ECC-Encontro de Casais com Cristo da Paróquia de Nova Cruz realizará o 19º Encontrão dos novos caisais, no período de 2 a 4 de setembro, no Colégio Nossa Senhora do Carmo. O encontrão terá inicio na noite de sexta-feira, 2, com acolhida dos casais. O Pe. Edilson Nobre e todos os casais que fazem parte do ECC estrarão participando deste grande evento destinado aos casais novacruzenses.

Regional realizará Assembleia Pastoral

Assembleia Regional de Pastoral, realizada em 2010
Foto: Cacilda Medeiros

A 46ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 2, da CNBB, será realizada no período de primeiro a 4 de setembro, começando na quinta-feira, com jantar, terminando no domingo, com o almoço, no Convento dos Franciscanos, em Lagoa Seca (PB). O tema da Assembleia será “Na tríplice missão da Igreja: a caridade”, tendo em visto que o Regional vive o Projeto das Santas Missões Populares.

Os bispos e os coordenadores pastorais das 21 Arquidioceses e dioceses, do Nordeste 2, bem como os coordenadores regionais, os superiores maiores dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedade Vida Apostólica, além de duas pessoas ligadas às pastorais sociais, de cada diocese, devem participar da Assembleia.

Antes, no dia 31 de agosto e primeiro de setembro, no mesmo local, haverá reunião do Conselho Episcopal Regional, formado pelos bispos do Nordeste 2. O Regional é formado das Arquidioceses e Dioceses do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Paróquia de Nova Cruz aparece em Exposição Fotográfica


Fotos de eventos importantes que maracaram a Paróquia da Imaculada Conceição está na Exposição Fotográfica de Abílio Alves que está comemorando 50 anos de profissão. A abertura da exposição foi aberta na quinta-feira (25), às 20h, no Palácio da Cultura Lauro Arruda Câmara, em Nova Cruz. A exposição acontecerá , até dia 30 de agosto com amostras de fotografias e materiais fotográficos. O fotógrafo Abilio Alves de Lima, reuniu diversas fotos dos principais acontecimento em Nova Cruz e colocou a disposição da população na exposição fotográfica.




Abilio (ao centro) e seus filhos


Abilio e o vereador Dinho


Familiares e amigos de Abilio Alves


Fotos: Flavio Luiz

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CNBB e Cáritas lançam campanha SOS África


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira deram início à Campanha SOS África de ajuda às vítimas da seca na região nordeste do continente, conhecida como Chifre da África (Somália, Uganda, Etiópia, Quênia, Djibuti e Eritréia).

A região, principalmente a Somália, passa pela seca mais intensa dos últimos 60 anos. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), cerca de 12 milhões de pessoas estão sentindo os efeitos da fome na região.

Ainda segundo os dados, o Chifre da África vem sofrendo nos últimos meses, além da seca, com a fome, conflitos e a alta dos preços dos alimentos. A crise na Somália já matou 30 mil crianças de fome.

Cerca de 400 mil refugiados somalis, quase 5% de toda a população do país, encontram-se acampados em Mogadíscio e áreas ao redor. Aproximadamente 100 mil pessoas chegaram somente em junho e julho, segundo a ONU.

Um novo relatório da Organização Católica para a Solidariedade e ajuda humanitária sublinha que "a cada 11 semanas", dez por cento das crianças somalis com menos de cinco anos "perde a vida".

O ‘Situation report' da Cáritas Somália, enviado à agência Fides, do Vaticano confirmou que "as estruturas de saúde da Somália estão a tentar enfrentar a chegada maciça de deslocados internos que estão a lotar os centros urbanos em busca de assistência".
Para reverter essa situação, você pode contribuir com campanha da CNBB e Cáritas, em favor das vítimas no Chifre da África, através de doações de qualquer valor.

Banco do Brasil: AG. 3475-4, C/C 26.116-5
Caixa Econômica Federal: AG. 1041, OP. 003, C/C 1751-6
Banco Bradesco: AG. 0606-8, C/C 187587-6
*para DOC e TED o CNPJ é: 33.654.419/0001-16

Mais informações: http://www.caritas.org.br


Fonte: CNBB

Bento XVI destaca o “entusiasmo irreprimível” dos jovens em Madri



O papa Bento XVI se disse feliz em sua volta a Itália depois de passar quatro dias em Madri, Espanha. O papa narrou alguns momentos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para alguns assessores, em sua chegada a Castel Gandolfo.

Bento XVI recordou especialmente o entusiasmo "irreprimível em que os jovens me receberam, principalmente no primeiro dia, na Plaza de Cibeles, e as sua palavras ricas de esperança, um forte desejo de procurar a verdade mas enraizada nela".

O Santo Padre destacou que a Jornada em Madri “foi uma ocasião especial para refletir, discutir, compartilhar experiências bem sucedidas e, todos rezar juntos e renovar seu compromisso com a raiz suas vidas em Cristo".

Cada um dos encontros que o papa participou em Madri, guardou uma lembraça especial. Do Monastério de El Escorial, o papa recordou o seu encontro com a juventude religiosa. "Lembrei da beleza da vocação vivida com fidelidade, e a importância do serviço apostólico e seu testemunho profético. Já o encontro com os professores, que estavam esperando no interior do Basílica do Mosteiro, o papa recordou: "Ele são os verdadeiros formadores das novas gerações, orientando a busca da verdade não só com as palavras, mas também com a vida, sabendo que a verdade é mesmo Cristo".


Sobre a Via Crucis, celebrada na sexta-feira, 19, na Praça de Cibeles, mostrou um pensamento sobre o significado do sofrimento: “A cruz de Cristo dá muito mais do que ela nos exige, dá tudo, porque nos conduz a Deus”.


O Santo Padre não queria perder a oportunidade para renovar a sua gratidão para com as autoridades espanholas, instituições, organizações e todos que ofereceram seu apoio e suas orações.

O papa também desejou aos jovens participantes na Jornada Mundial da Juventude em Madrid "trazer ao mundo a alegria do Evangelho com a palavra e uma vida preenchida com obras de caridade.

Fonte: CNBB

Pascom faz pacote para Mutirão Regional de Comunicação


A Pastoral da Comunicação, da Arquidiocese de Natal, marcou o dia 30 de agosto como o último dia para a adesão ao pacote para o 4º Mutirão Regional de Comunicação. O pacote dá direito à inscrição no Mutirão, transporte e hospedagem. A adesão ao pacote deve ser feita com a coordenação da Pastoral da Comunicação, da Arquidiocese de Natal, no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral, das 8 às 12 horas e de uma meia às 5 da tarde, até a próxima terça-feira, dia 30 de agosto.

O 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2 vai ser realizado de 28 a 30 de outubro, em Maceió – Alagoas, e é aberto a agentes da Pascom e de outras pastorais, sacerdotes, diáconos, religiosos, seminaristas, profissionais e estudantes de Comunicação Social e comunicadores populares. O evento vai reunir cerca de 400 pessoas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Arcebispo cria mais uma Área Pastoral



O Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, criará a Área Pastoral de São João Batista, no município de Montanhas, na próxima segunda-feira, 29, às 19 horas. Na ocasião, o Arcebispo nomeará o Padre Leilson Leandro da Silva, vigário paroquial de Pedro Velho e responsável pela Área. A nova Área é desmembrada da Paróquia de São Francisco de Assis, de Pedro Velho.

Também, no 29, será criada a Paróquia de São João Batista, da Vila de Ponta Negra, em Natal. A partir desta data, a Arquidiocese contará com 84 paróquias e quatro áreas pastorais.


PJE inicia Escola de Formação




Cerca de 60 pessoas, entre estudantes e assessores da Pastoral da Juventude Estudandil - PJE, do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, se reunirão, de 26 a 28 próximos, no Centro Educacional Maristela, em Natal. Essas pessoas participarão da primeira etapa da Escola de Formação da PJE. O objetivo da Escola é proporcionar formação a lideranças estudantis e garantir a articulação da PJE nos estados do Regional Nordeste 2.

“A Pastoral realiza um trabalho de evangelização junto a jovens estudantes. Queremos ampliar a PJE, buscando, principalmente, as escolas públicas”, explica o assistente eclesiástico da Pastoral, na Arquidiocese de Natal, Padre Iranildo Virgílio da Cruz.


Priscila, fala da experiência de ter participado da JMJ, em Madri


A coordenadora da Pastoral da Juventude da Paróquia de Nova Cruz, Karla Priscila, acaba de chegar de Madri/Espanha, onde participou da Jornada Mundial da Juventude, realizado de 16 a 21 deste. Ela conta como foi a experiência de ter indo participar deste evento e de ter ficado a dois metros do Santo padre, o Papa Bento XVI.

"Participar e vivenciar essa Jornada Mundial da Juventude foi maravilhoso, senti Deus mais perto de mim, vi e senti a fé de cada jovem, mesmo com aquele sol muito quente de Madri e uma cultura muito diferente, tudo para ver o papa, que para nós é como se fosse o próprio Deus no meio de nós, renovando a fé de cada um ali presente".

Priscila fala ainda do que mais marcou durante a Jornada: "Um dos momentos marcante para mim foi a pré-jornada, onde fomos acolhidos por famílias da cidade de Bolaneos e aprendemos um pouco de sua cultura, as maravilhas daquela cidade e construirmos uma forte e bonita amizade. Ajudamos muitos jovem a descobri a sua própria fé."

Ela continua dizendo: “Eu nunca esquecerei tudo que vivi. Jovens do mundo todo vivendo uma semana de Jornada fantástica numa mistura de cultura, emoção, línguas e raças pelo um só ideal, Jesus Cristo. Não pensarei nem duas vezes para pode participar das próximas Jornadas e incentivar outros jovens a viver essa experiência”.

Priscila termina agradecendo aos que contribuíram: “Agradeço primeiro a Deus e a todos que me ajudaram direto e indiretamente e tenham a certeza que levei comigo todos da paróquia de Nova Cruz e trago benção do papa para todos. E a todos os jovens um forte abraço”.

Arquidiocese de Natal estreará telejornal


A Arquidiocese de Natal apresentará um noticiário, na TV Potiguar, afiliada da TV Século 21, canal 3, da TV a Cabo Natal. O “Jornal da Arquidiocese” será apresentado às sextas-feiras, das 13 às 13h30. A estreia está prevista para o dia 2 de setembro. O programa será dividido em três blocos e constará de notícias, reportagens, entrevistas e destaque para as pastorais.

A produção e apresentação do programa serão de uma equipe da Pastoral da Comunicação, formada pela coordenação arquidiocesana e alguns agentes paroquiais.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Em Madri, bispos brasileiros falam sobre a JMJ no Rio


O presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis; o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e bispo auxiliar de Campo Grande (MS), dom Eduardo Pinheiro, deram uma coletiva de imprensa, no início da noite, para falar da Jornada Mundial da Juventude de 2013 (JMJ), no Rio. A coletiva foi no Centro de imprensa da JMJ de Madri, na região central da capital espanhola, que acolheu a 26ª JMJ encerrada hoje pelo papa Bento XVI.

O arcebispo do Rio agradeceu ao papa pela escolha do Rio de Janeiro para sediar a 27ª Jornada da Juventude. Ele classificou a responsabilidade como “um grande desafio” e explicou que entrará em contato brevemente com o Pontifício Conselho para os Leigos e responsáveis pela organização da Jornada de Madri a fim de iniciar a preparação da próxima, no Rio.

Dom Orani disse, ainda, que a Jornada será no fim do mês de julho e que, a partir de agora, aguarda o anúncio, pelo papa, do tema do próximo encontro mundial dos jovens. Ele lembrou que, em 2013, a Igreja no Brasil realizará a Campanha da Fraternidade sobre a Juventude.

O presidente da CNBB destacou a organização da Igreja da América Latina, através do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), e falou em trabalhar em conjunto para ter o maior número possível de jovens do continente. na Jornada “Vamos trabalhar como Conferência em união com Celam para que colabore na organização da Jornada, assim se reúne muito mais gente e muito mais países”, disse.

Dom Damasceno acredita que o trabalho deverá ser mais intenso uma vez que a Jornada foi antecipada em um ano por causa da Copa do Mundo que o Brasil sedia em 2014. “Teremos um ano a menos para preparar a Jornada, isso significa um trabalho mais intenso porque não temos tempo a perder”.

O cardeal ressaltou, ainda, que a América Latina é o continente com maior número de católicos, 47%, e avaliou que a jornada “trará muitos frutos, não só para os jovens no Brasil, mas para toda a América Latina".

O presidente da Comissão para a Juventude qualificou como "um momento muito especial para a Igreja no Brasil’ a escolha do Rio de Janeiro para receber a próxima JMJ. “A Jornada no Rio mostrará uma Igreja viva, criativa, em parte por causa dos jovens”, disse. “A juventude brasileira, com sua criatividade, fará com que tenhamos uma bonita Jornada para todo o mundo”.

Fonte: CNBB

Jovem ganha moto no Show de prêmios da Paróquia de Nova Cruz


Andreia Gonçalves ganhou sozinha ma moto Pop 100 Honda e um capacete

O Show de prêmios realizado pela Paróquia de Nova Cruz em parceria com a rádio 107 FM aconteceu na tarde de domingo, 21, na praça de São Sebastião. Foram sorteados 10 prêmios em cinco chamadas. Os ganhadores foram: 1º Prêmio, Josenildo Luiz da Silva, (Um Forno microondas e um liquidificador); 2º Prêmio, João Faustino e Elizabet Nogueira (Um Fogão 4 bocas e uma panela de pressão); 3º Prêmio, Elias Gomes e Raiane Ferreira (Uma bicicleta e um aparelho MP3); 4º Prêmio, Gilmar Wilte Candido (Uma maquina de lavar roupa e um ferro elétrico) e no 5º Prêmio, Andreia Gonçalves (Uma moto Pop 100 Honda e um capacete). A Paróquia dA Imaculada Conceição agradece a todos que contribuiram para o êxito do show de prêmios.

Os ganhadores e os respectivos prêmios







Fotos: Flavio Luiz e Artur

Alpargatas realizou dia do Bem Fazer e Pastoral da Criança foi beneficiada com Programa social

Foto acima Antes
Foto abaixo depois

A Pastoral da Criança da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz foi beneficiada Programa social da Empresa Alpargatas. A ação aconteceu na manhã deste domingo, 21. Pais e crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança participaram de um domingo diferente, onde foi realizado o desenvolvimento do projeto com a realização de brincadeiras, atendimento social como corte de cabelo, maquiagem, reforma da sede da Pastoral e instalação dos novos equipamentos.

Cerca de sete mil reais foram investidos com a reforma da sede da Pastoral, compra de novos equipamentos (geladeira, mesa, cadeira, fogão), realização de ação social, distribuição de lanche. Funcionários da empresa trabalharam como voluntário para que toda a ação fosse executada.

O Programa Bem Fazer da empresa Alpargatas foi criado em 2009, com o nome Dia do Bem Fazer e tornou-se um evento anual de solidariedade onde funcionários voluntários da Alpargatas realizam durante todo dia ações sociais em prol das comunidades onde vivem.



Fotos: Washington Baraúnas

Grupo de jovens que participaram da Jornada Mundial da Juvetude retorna esta semana




Karla Priscila,Coordenadora da PJ em Nova Cruz, Pe Mario Gomes, articulador da PJ no 8º zonal e mais dois jovens estão voltando para o Brasil está semana e com eles a noticia da proxima Jornada será realizada no Rio Janeiro, em 2013.

Segundo Dom Antônio, a escolha do Papa pelo Brasil tem muito a ver com a esperança que o Santo Padre tem pela América Latina. “É uma demostração viva de como a Igreja se apoia muito nos países latino-americanos onde o carisma e a fé do povo católico são muito fortes”, destaca.

Hoje, a fé da América Latina é um exemplo para os outros países da Europa que precisam de uma nova evangelização. Para o cantor e missionário da Comunidade Canção Nova, Dunga, a JMJ Brasil trará um "novo impulso para a evangelização dos jovens", primeiramente se expandindo para todo continente e, depois, atingindo todo mundo.



"Será uma oportunidade para todas as dioceses de nosso país, junto com seus bispos, sacerdotes e leigos, vivam uma profunda comunhão, demostrando que a Igreja é uma grande família", destaca Dom Antônio.

Segundo ele, a escolha não foi só pelo Rio de Janeiro, mas pelo Brasil, e será um sinal de unidade e mor diante de tantas tragédias que o mundo está vivendo.

“O Brasil mostrará que a Igreja é um só coração e uma só alma, exemplo de unidade, comunhão para esta sociedade que tanto sofre com divisões, fragmentação de valores e desigualdade social. Que o Brasil possa demostrar pra todo mundo que a fé une os corações”, enfatiza.

Expectativas

Desde 2007, quando o Brasil se colocou oficialmente como candidato para sede de uma JMJ que as expectativas eram grandes. Em 2010, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, durante a Jornada Arquidiocesana da Juventude, exibiu um vídeo expressando o entusiamo da arquidiocese para que a capital carioca fosse escolhida como sede da próxima JMJ.

Fonte: Canção Nova (adaptado)


Cruz da JMJ 2013 e Ícone de Nossa Senhora chegam ao Brasil em setembro


No próximo dia 18 de setembro, o Brasil recebe a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que será no Rio de Janeiro em 2013, conforme anunciou oficialmente o papa Bento XVI ao encerrar hoje a Jornada em Madri. A Cruz será recebida pela arquidiocese de São Paulo de onde partirá em peregrinação para as 274 dioceses do país ao longo dos dois anos de preparação do maior evento católico para jovens do mundo.

A Comissão da arquidiocese de São Paulo, organizadora do evento, preparou uma grande festa para acolher a Cruz, que chegará às 16h ao Campo de Marte, em São Paulo. Uma missa será celebrada às 16:30h, seguida de show.

De acordo com a Comissão, o objetivo da festa é celebrar a chegada da Cruz no Brasil e provocar o entusiasmo nos jovens e nas famílias de todo o país para participar da JMJ e do roteiro de peregrinação da Cruz preparado para o período de 2011 a 2013.

Um grande show católico reunirá vários cantores ao longo de todo o dia 18 de setembro, a partir das 9h, no Campo de Marte, aguardando a chegada da Cruz, que ficará no Estado de São Paulo até 31 de outubro, seguindo para Belo Horizonte (MG), onde chegará no dia 19 de novembro para a peregrinação nas diocese do Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo).

Neste Regional, a Cruz ficará durante o mês de novembro. A última parada da Cruz antes de ir para o Rio de Janeiro será no Vale do Paraíba, em março de 2013.

Fonte: Canção Nova

Rio de Janeiro será a próxima sede da JMJ, anuncia Bento XVI


Logo da 27ª Jornada Mundial da Juventude que será realizada em 2013, no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro será a sede da Jornada Mundial da Juventude 2013! O anúncio oficial foi feito pelo Papa Bento XVI, ao fim da Missa de encerramento da JMJ Madri, neste domingo, 21.

A data prevista para o evento é de 23 a 28 de julho de 2013 e a expectativa é reunir mais de dois milhões de jovens peregrinos.

"Este é o maior evento da Igreja. Juntando o número de pessoas de uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, não dá a metade do que se dá numa Jornada Mundial da Juventude”, destaca o assessor da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio Costa Ribeiro.

Fonte: Canção Nova