sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Encerramento do mês da Bíblia e do Dízimo


A Paróquia de Nova Cruz vai realiza o Encerramento do mês da Bíblia e do Dízimo neste sábado, dia 25, com missa às 19 horas na Igreja Matriz, presidida pelo Pe. Edilson Nobre e con-celebrada pelo Pe. Iranildo Augusto. Agente das diversas pastorais, movimentos e serviços além das representações das comunidades estarão participando. Durante esse mês de setembro a paróquia realizou várias atividades em celebração do mês da Bíblia e do Dízimo.

"O ano passado a paróquia fez uma caminhada marcando o encerramento do mês. Neste ano a missa marcará o encerramento. Vamos fazer uma grande celebração com a participação das pastorais." Diz o Pe. Edilson Nobre.

Encerramento do mês da Bíblia e do Dízimo, realizado em 2009
Fotos: Flavio Luiz

Terço do Homens comemora 2 anos


O movimento do Terço dos homens de Santa Maria Goretti, na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, comemorou o 2º ano de atuação. A festa foi marcada com a presença do Pe. Iranildo Augusto, que presidiu missa em ação de graças e em seguida foi servido um lanche com bolo e salgados para todos os participantes.

Os homens rezam o terço semanalmente, todas as quarta-feiras, às 19 horas, na Igreja de Santa Maria Goretti. Durante o mês tem um dia em eles levam suas famílias para participarem do terço. Em outubro os grupo paroquial do Terço dos Homens irão participar de uma romaria em Recife/PE, ao Santuário da Mãe Peregrina.




Fotos: Flavio Luiz

Católicos Brasileiros se encontraram em Atlanta


O 10º Encontro da Pastoral Brasileira no Exterior, órgão ligado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que cuida dos interesses e formação de agentes pastorais para o trabalho junto aos imigrantes no exterior, foi realizado na cidade norte-americana de Atlanta.

Os encontros da Pastoral se realizam a cada dois anos, e tem como objetivo avaliar, apontar metas, dividir e comungar experiências, conhecer os desafios e dificuldades desses imigrantes, e receber as orientações da Igreja para a vida das comunidades católicas formada pelos brasileiros residentes no exterior.

A cidade de Atlanta, no estado da Georgia, foi escolhida para sediar esta edição do encontro que conta com a participação dos padres brasileiros que atuam nos Estados Unidos, leigos representantes das dioceses, além dos bispos: dom Edgar Cunha, representante das Comunidades Brasileiras junto a Confederação dos Bispos Norte-Americanos e dom Alessandro Ruffinoni, bispo coadjutor de Caxias do Sul (RS) e atual coordenador da Pastoral Brasileira no Exterior.

No último encontro ocorrido em Boston (EUA), no ano de 2008, o padre Allan Deck, representante da Conferência dos Bispos Americanos explicou especificamente o trabalho dos bispos junto às classes emigratórias. Observou que é de suma importância que lideranças locais criem subsídios e espaços para formar o povo (no caso os brasileiros) e que se promova uma integração junto à igreja local sem perder as raízes culturais e os costumes do país de origem e usar isso na evangelização do povo.

O tema do 10º Encontro da Pastoral Brasileira no Exterior é "Integrar para Evangelizar" e baseando-se no Documento de Aparecida, os agentes pastorais buscarão alternativas e propósitos que tratam da importância da integração do imigrante na comunidade local.

Fonte: Regional Nordeste 2

Festa dos Mártires

Fiéis de Nova Cruz em romaria
Foto: Flavio Luiz

A Arquidiocese de Natal celebra a festa dos Bem-aventurados Mártires Pe. André de Soveral, Pe. Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros, neste domingo, dia 26. No Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, às 9h30, haverá missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Às 13h30, partirá uma carreata com destino a Uruaçu.

Uma caravana de cinco ônibus conduzirá cerca de 250 fiéis da paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, para a festa dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, dia 26 deste mês. É a romaria dos mártires, que fará o seguinte percurso: capela da fazenda cunhaú, onde aconteceu um dos morticínios; Paróquia do Santuário dos Bem-Aventurados André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros, no bairro de Nazaré, em Natal; museu Ferreiro Torto, em Macaíba, e Monumento aos Mártires, na Comunidade Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.

No Monumento em honra aos Mártires, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, haverá missa, às 10h30 e às 12 horas. Às 16 horas, será realizado show com o Pe. Zezinho, e, às 18h, missa, também presidida pelo Arcebispo, transmitida pela Tv Século 21 e pela Rádio Rural de Natal.

No calendário da Igreja Católica, consta a festa dos Mártires de Cunhaú e de Uruaçu, dia 3 de outubro. Este ano, devido coincidir com as eleições, a Arquidiocese de Natal antecipou as celebrações para este dia 26 de setembro.

Igreja se engaja nas ações de prevenção às drogas no Estado


Fazenda da Esperança, em Serra do Mel
Foto: José Bezerra

O mundo das drogas tem ceifado muitas vidas, principalmente de jovens. Para a assistente social Kilza Gomes, o crack já é apontado como uma epidemia, na sociedade brasileira. Diante desta realidade, o que está sendo feito por parte da sociedade civil organizada, dos poderes públlicos e da Igreja?
Uma ação do poder público federal foi a adoção de um plano estratégico de combate ao crack e outras drogas. Em nível estadual, outras ações estão sendo feitas. A Igreja, por sua vez, além de se engajar como parceira nas instâncias que tratam do problema, oferece, também, meios de apoio ao tratamento e reinserção de jovens na sociedade. A Fazenda da Esperança é um exemplo.

Assistente social, Kilza Maria da Silva Gomes
Foto: Cacilda Medeiros

“Hoje, o uso do crack já é considerado uma epidemia. É fundamental o desenvolvimento de uma política de prevenção, principalmente nas escolas”. A afirmação é da assistente social, Kilza Maria da Silva Gomes, representante da Arquidiocese de Natal no Conselho Estadual de Prevenção e Paz nas Escolas, da Secretaria Estadual de Educação e do Conselho Estadual de Entorpecentes - CONEN. Ela também faz parte da equipe que trabalha com a Fazenda da Esperança e a Casa de Apoio ao Dependente Químico.

A situação descrita por Kilza Gomes inclui o uso de outras drogas químicas, que tornam o usuário totalmente dependente. O problema levou o governo federal a criar um “Plano Estratégico de Combate ao Crack e outras drogas”, através da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, ligada diretamente à Presidência da República. Cada Estado recebeu a tarefa de elaborar um plano estratégico de trabalho para por em prática.

Fonte: Jornal A Ordem online

Regiões Pastorais têm novos coordenadores

Dom Matias referendou a escolha dos novos coordenadores das Regiões
Foto: Cacilda Medeiros

As três Regiões Pastorais da Arquidiocese de Natal têm novos coordenadores. A Região Pastoral Urbana, composta pelas paróquias da capital e região metropolitana, é coordenada pelo Pe. Francisco das Chagas de Souza; a Região Sertão - Salineira, pelo Pe. Vicente Fernandes Neto; e a Trairi - Potengi - Agreste, pelo Pe. Matias Soares. A escolha de cada coordenador foi referendada pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

A partir de agora, cada coordenador tem as seguintes atribuições: ser membro nato da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral; representar a coordenações de pastoral das principais regiões de sua respectiva Região e dos zonais; reunir-se com os coordenadores dos zonais, de sua respectiva Região,

pelo menos, duas vezes ao ano; substituir o arcebispo e o vigário geral em celebrações como crismas e posses de padres; animar o clero da Região para colocar em prática o Plano Pastoral Arquidiocesano, e participar das discussões sobre transferências de padres dentro da Região.

O mandato de cada coordenador é de três anos, podendo ser reconduzido à função por mais uma vez. As decisões foram aprovadas na última reunião do Conselho Presbiteral.

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Inscrições abertas para o concurso de canções em homenagem a Nossa Senhora

Estão abertas as inscrições para o concurso de canções em homenagem a Nossa Senhora. O evento realizado pela Rede Aparecida, lança uma proposta diferenciada nesta quarta edição do evento, intitulado Vozes da Igreja. Os participantes vencedores do concurso receberão 10 mil reais, que deverá ser investido nas necessidades da paróquia.

Para participar do “Vozes da Igreja”, a comunidade paroquial deve reunir músicos para composição e interpretação de uma música inédita em homenagem a Nossa Senhora. Além da canção, será avaliado a mobilização e o envolvimento das comunidades participantes.

As inscrições devem ser feitas através do site www.vozesdaigreja.com até o dia 15 de outubro.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Tv’s e Rádios de inspiração católica transmitem debate dos presidenciáveis


O debate com os candidatos à Presidência da República, a ser realizado na Universidade Católica de Brasília (UCB), na quinta-feira, 23, terá a transmissão ao vivo das Rádios e Tvs de inspiração católica. A Rede Vida de Televisão será a geradora dos sinais, e este sinal estará aberto para retransmissão por qualquer emissora interessada, que poderá acessar a frequência por satélite.

Várias redes católicas já garantiram a retransmissão do debate. As emissoras de TV: 3º Milênio, Aparecida, Canção Nova, Horizonte, Imaculada Conceição, Nazaré, Século 21 e as rádios da Rede Católica de Rádios (RCR), Unda Brasil, Rádio Difusora de Goiânia e Rádio Maria, também já se garantiram. A Associação Brasileira de TVs Universitárias (ABTU) é parceira na retransmissão do debate e a Unochapecó (SC) e a Univap (SP) também farão retransmissão.

A imagem digital estará disponível sem a marca d’água da emissora Rede Vida e poderá ser usada de forma integral ou parcial. Para sintonizar o canal de satélite da emissora, é preciso entrar em contato com os técnicos da Rede Vida, ou com Ivan Cunha, por meio do telefone (17) 3355-8400 / 8432.

Saiba mais no site da Rede Vida de Televisão no endereço www.redevida.com.br.

Fonte: CNBB

Alto do Rodrigues será Área Pastoral

A festa da padroeira do município de Alto do Rodrigues, Nossa Senhora do Rosário, será celebrada 27 de setembro a 7 de outubro. Todas as noites, às 19h, haverá celebração de novena. No dia 7, às 10 horas, haverá missa solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo. Na ocasião, será instalada a Área Pastoral de Nossa Senhora do Rosário. Segundo o responsável pela comunidade, Pe. Edson Galvão, a festa é “momento de confraternização entre os filhos de Maria”.


Fonte: arquidiocesedenatal.org.br

Pedro Velho festejará São Francisco de Assis

A programação festiva em honra a São Francisco de Assis, padroeiro de Pedro Velho, terá início dia 25, e se estende até 4 de outubro. Diariamente, às 5h, há caminhada penitencial; às 6h, missa; às 12h, reza do Ofício de São Francisco; às 15h, atendimento de confissões; às 18h30, recitação do terço, e, às 19h, novena. A cada noite, a celebração conta com a participação de um padre ou diácono convidado.

Na programação sócio-cultural, neste dia 26, às 9 h, há passeio ciclístico, e, ao meio dia, feijoada, no largo da Igreja Matriz. Nos dias 30 de setembro e primeiro de outubro, terá funcionamento de quermesse, com música ao vivo.

No encerramento da festa, dia 4 de outubro, serão celebradas duas missas: a primeira, às 9h30, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, e, a segunda, às 15h30, presidida pelo administrador paroquial, Pe. Cláudio Luiz de Carvalho. Às 16h30, haverá procissão e bênção do Santíssimo Sacramento.

Fonte: arquidiocesedenatal.org.br

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Fiéis fazem Romaria dos Mártires

Paroquianos na última romaria realizada em Cunhaú, neste ano

Uma caravana de cinco ônibus conduzirá cerca de 250 fiéis da paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, para a festa dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, dia 26 deste mês. É a romaria dos mártires, que fará o seguinte percurso: capela da fazenda cunhaú, onde aconteceu um dos morticínios; Paróquia do Santuário dos Bem-Aventurados André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros, no bairro de Nazaré, em Natal; museu Ferreiro Torto, em Macaíba, e Monumento aos Mártires, na Comunidade Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.

A romaria sairá de Nova Cruz às 7 horas, sob a coordenação do Administrador Paroquial, Pe. Edilson Nobre, do Vigário Paroquial, Pe. Iranildo Augusto, do Diácono Cidinei Firmino e das irmãs Filhas do Amor Divino. O objetivo e participar da Festa dos Mártires, em Uruaçu.

Religiosa visita Nova Cruz

A Irmã Maria das Dores da Silva da Congregação Filhas do Amor Divino, esteve visitando a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, nos últimos dias. Ela está de férias, e aproveitou para visitar os paroquianos. A Ir. das Dores, como é conhecida, passou um bom tempo atuando em Nova Cruz, mas especificamente, no Movimento do Apostolado da Oração. Desde 2007, está atuando na Paróquia São Sebastião, em Araçai-MG. Lá ela é a Irmã vigária, como é chamada, as religiosas que atuam nas comunidades onde não tem a presença do padre, diariamente.

Lá Ir. das Dores presidi celebrações dominicais, adoração ao Santissimo, visita as famílias e ajuda na evangelização através do Movimento Apostolado da Oração, Pastoral da Criança e outras.

Em Nova Cruz ela agradece pela acolhida, através dos padres Edilson Nobre e Iranildo Augusto, como também as religiosas Franciscana do Bom Conselho, a comunidade Mãe Admiravel, onde reside as Filha do Amor Divino.

A Pastoral da Comunicação em nome da Paróquia, agradece a visita da Ir. das Dores, e ficamos felizes pelo carinho que tem por todos que fazem parte desta Paróquia.

Candidatos confirmam presença em debate na quinta-feira, 23



Discutir amplamente as propostas de Governo entre os candidatos ao cargo de Presidente da República é o objetivo do debate entre os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda Sampaio (PSol), que acontecerá no próximo dia 23, na Universidade Católica de Brasília (UCB), às 21h30, no Auditório Central da Universidade, Campus de Taguatinga.

O debate é uma iniciativa da Universidade Católica de Brasília (UCB), Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) e Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O jornalista Beto Almeida será o mediador e presidirá o evento controlando o tempo, a intervenção dos candidatos, o ânimo dos participantes e da plateia. O debate será organizado da seguinte forma: abertura pelo mediador; apresentação dos participantes, pelo nome do candidato e do seu vice, seu partido e coligação. A ordem de apresentação e de resposta às perguntas será realizada mediante sorteio.

O evento será dividido em quatro blocos. No primeiro, cada candidato terá três minutos para se apresentar e indicar as três prioridades do seu Programa de Governo. Em seguida, os presidentes das entidades promotoras farão uma pergunta e o candidato sorteado irá respondê-la. Logo depois, representantes da sociedade farão os questionamentos. Todas as respostas serão comentadas por outro candidato e haverá o direito de réplica. Poderá ser concedido “direito de resposta” ao candidato que sofrer calúnia, difamação ou injúria. No último bloco, todos responderão a uma única pergunta, decidida pouco antes, entre as entidades organizadoras. Após todas serem respondidas, cada um fará seu pronunciamento final.

O evento terá duração de duas horas, incluindo o tempo destinado a perguntas. A definição da posição de cada candidato no cenário do debate foi escolhida por meio de sorteio, que aconteceu na sede da CNBB, no último dia 14 de setembro.

O evento será transmitido ao vivo pelo portal da Universidade Católica de Brasília (www.ucb.br), pelas TVs e rádios de inspiração Católica e pela Associação Brasileira de TVs Universitárias (ABTU).

Fonte: CNBB

Arquidiocese celebra festa dos Mártires

Padre Zezinho fará show em Uruaçu
Foto: José Bezerra

A Arquidiocese de Natal celebra a festa dos Bem-aventurados Mártires Pe. André de Soveral, Pe. Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros, neste domingo, dia 26. No Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, às 9h30, haverá missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Às 13h30, partirá uma carreata com destino a Uruaçu.

No Monumento em honra aos Mártires, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, haverá missa, às 10h30 e às 12 horas. Às 16 horas, será realizado show com o Pe. Zezinho, e, às 18h, missa, também presidida pelo Arcebispo, transmitida pela Tv Século 21.

No calendário da Igreja Católica, consta a festa dos Mártires de Cunhaú e de Uruaçu, dia 3 de outubro. Este ano, devido coincidir com as eleições, a Arquidiocese de Natal antecipou as celebrações para este dia 26 de setembro.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Ordenação episcopal Dom Magnus

A ordenação episcopal de Dom Frei Magnus Henrique Lopes foi realizada dia 17 de setembro de 2010, às 18 horas, na Catedral Metropolitana de Natal. Ele será o primeiro bispo da Diocese de Salgueiro (PE).
Fotos: José Bezerra
Momento da chegada à Catedral
Oração em frente ao Santíssimo Sacramento
Saudação aos bispos
Caravana de nova diocese de Salgueiro (PE)

Familiares do ordenando, com as insígneas
Procissão de entrada
Frei Magnus, na procissão de entrada
Dom Luiz Gonzaga Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista
(BA), presidente da celebração

Presbitério da Catedral Metropolitana
Diác. Fábio Pinheiro proclamando o evangelho
Frei Chico, provincial dos Capuchinhos, no Nordeste 2
Dom Pepeu, sagrante principal

Momento das promessas, no rito de ordenação
Prostação do "eleito"
Imposição das mãos

Imposição do evangeliário
A Catedral ficou lotada de fiéis
Unção
O pai do Frei Magnus conduz o anel até o altar

O ordenando recebe a mitra
e, depois, cumprimenta os fiéis
cumprimenta os demais bispos
Dom Matias, Arcebispo de Natal, cumprimenta o novo bispo

Já ordenado, senta-se junta aos demais bispos
Momento da oração eucarística

Dom Pepeu e Dom Magnus
Momento da comunhão

Dom Paulo Cardoso, bispo de Petrolina (PE),
de onde foi desmembrada a diocese de Salgueiro e
Discurso do novo bispo, Dom Frei Magnus Henrique Lopes, OFMCap


Pe. Domingos Malan, falando em nome da Diocese de Salgueiro, que também esteve representada por uma caravana de leigos
Pe. Júlio César, chanceler da Arquidiocese de Natal, lendo a ata da ordenação
Dom Pepeu e Dom Magnus assinam a ata

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mês da Bíblia na paróquia de Nova Cruz

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz está vivenciando o Mês da Bíblia com várias atividades nas comunidades e bairros da cidade. Celebrações, louvor, estudo bíblico e visitas às famílias fazem parte das ações. Nesta semana serão realizadas as últimas atividades alusivas ao Mês da Bíblia e do Dízimo, pois no próximo sábado, dia 25, acontecerá a missa de encerramento na Igreja Matriz, às 19 horas.

Celebração realizada no bairro Santa Maria Goretti,
com a animação da comunidade Missão Atos, de Nova Cruz.

Fotos: Flavio Luiz

Paróquia de Nova Cruz apresenta novos casais do ECC


Na missa dominical deste domingo, 19, em Nova Cruz, a paróquia apresentou os 32 novos casais do ECC. Eles participaram do 18º Encontro de Casais com Cristo que foi realizado nos dias 10, 11 e 12 deste mês, no Colégio de Nossa Senhora do Carmo. A missa foi presidida pelo Pe. Edilson Nobre e teve a Pastoral da Juventude participando da liturgia.

Jovens fizeram a entrada da Palavra de Deus

Casais do 18º ECC
Fotos: Flavio Luiz

Sarau marca presença da Legião de Maria



A Legião de Maria da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, realizou sarau em comemoração aos 89 anos da Legião, no Brasil, e 22 anos na cidade. A festa aconteceu no domingo, dia 19, na Igreja Matriz. A atividade também festejou a Natividade de Nossa Senhora.


O sarau teve oração do terço, palestra sobre a Natividade de Nossa Senhora e apresentações teatrais, feitas por jovens de grupos juvenis da Legião de Maria. O encerramento da atividades aconteceu com a benção do Santissimo, presidida pelo Pe. Edilson Nobre.
Fotos Flavio Luiz

RCC fez louvor e apresentou os coordenadores dos ministérios

A Renovação Carismática Católica da Paróquia de Nova Cruz realizou no último sábado, 18, o louvor carismático na capela Sagrada Família, no bairro Cidade do Sol. Na ocasião os novos coordenadores Sidnei Silva e Julio César apresentaram os novos coordenadores dos diversos ministérios existentes na RCC. Veja como ficou as coordenações:

Ministério de Música: Viviane e Cristina; Min. de Pregação: Michele e Zilda; Min, de Cura: Ronaldo e Margarethi; Min. da Intercessão: Sueli e Silvinha; Min. da Visita: Francisca e Marlene; Min. da Criança: Meline e Micarla e no Ministério da Família os casais Ligia e Erinaldo e Admilson e Denise.

Segundo os coordenadores algumas novidades irão acontecer em prol de uma evangelização mais eficaz, como é o caso de louvor nas quarta-feiras que será realizado em cada bairro e também um trabalho com casais de segunda união.

O pregador do louvor Sidnei Silva



Julio César e Sidnei Silva, acima, e todos os novos
coordenadores dos Ministério
Fotos Flavio Luiz