sábado, 2 de janeiro de 2010

Epifania do Senhor




A Festa que a Igreja celebra domingo, 03 de janeiro, tem o nome de Epifania do Senhor, isto é, aparição do Senhor, por apresentar-nos três grandes mistérios, em que Jesus Cristo se manifestou ao mundo como Filho de Deus e Salvador do gênero humano. O primeiro destes mistérios é a adoração que os três Magos prestaram ao Menino, em Belém. O segundo é o Batismo de Jesus Cristo no Jordão, ocasião em que o Pai celeste fez a apresentação de seu Filho, dizendo: “Este é meu Filho mui amado, em quem pus minha complacência”. O terceiro, finalmente, é a transformação da água em vinho, milagre que Cristo fez, por ocasião das bodas de Caná, para manifestar aos discípulos sua missão messiânica.

Epifania, em grego, significa manifestação. Jesus se manifesta e revela aos reis magos, vindo do Oriente para vê-Lo e adorá-Lo, oferecendo-Lhe ouro, incenso e mirra. Jesus quer ser conhecido e amado por todos os habitantes da terra.

Ainda não se fechou o ciclo no Natal. Alcança novo ponto culminante na liturgia do dia 03 de janeiro. A festa desse dia ocupa, na Igreja Oriental, o lugar que o Natal ocupa entre nós. Trata-se da celebração de uma grande idéia: A Manifestação ou "Epifania do Senhor".

Para tanto, juntam-se três acontecimentos salvíficos: as homenagens dos Reis Magos do Oriente, o Batismo de Jesus no Jordão, as Bodas de Caná. Quer dizer, portanto, três manifestações iniciais de sua Glória.
Na Paróquia de Nova Cruz a solenidade terá início às 7h30, com a missa da manhã, na Igreja Matriz, e nas missas que acontecerão neste domingo, 3, serão todos celebrando a Epifania do Senhor e serão presididos pelos padres Edilson Nobre e Iranildo Augusto.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Rosto de Deus é "caminho privilegiado" para paz

Durante a celebração na Basílica de São Pedro, nesta sexta-feira, às 10 horas (em Roma - 7 horas em Brasília), o Papa Bento XVI fincou as raízes de suas reflexões no Livro dos Números, mais exatamente na antiga bênção O Senhor volva o seu Rosto para ti e te dê a paz! (cf. Nm 6,26). "Meditar sobre o mistério do rosto de Deus e do homem é um caminho privilegiado que conduz à paz", propôs o Papa. Bento XVI falou sobre o Rosto de Deus e o rosto do homem. "Um tema que se oferece também como chave de leitura para o problema da paz no mundo", disse. O Pontífice afirmou: "O rosto é a expressão por excelência da pessoa, aquilo que a torna reconhecível e por onde se manifestam os sentimentos, pensamentos, intenções do coração". Bento XVI defendeu que a paz brota do reconhecimento do rosta da outra pessoa, independentemente de quem ela seja ou quais sejam suas opções. O Papa ofereceu a imagem de Maria, Mãe da ternura, própria da tradição bizantina, em contraponto às realidades em que vivem tantas pessoas mundo afora."Infelizmente, o ícone da Mãe de Deus da ternura se mostra em contraste trágico nas dolorosas imagens de muitas crianças e suas mães nas situações de de guerra e violência: refugiados, migrantes forçados. Rostos esculpidos de fome e de doença, os rostos desfigurados pela dor e desespero", destacou.Por fim, o Papa salientou que apenas um verdadeiro compromisso do ser humano com o meio ambiente pode tornar verdadeira a educação e a construção da paz.

Fonte: Canção Nova

Dia mundial da Paz e da Grande Mãe de Deus

Em todo mundo, o 1º dia do ano é comemorado o Dia mundial da Paz, dia de celebrar e desejar a união, harmonia, amor... Para os cristãos católicos além do dia mundial da paz também comemoram o dia da grande Mãe de Deus. Por está razão a paróquia realizou neste dia, as16:30, a procissão em honra a Maria, Mãe de Jesus, percorrendo diversas ruas de Nova Cruz culminando com missa na Matriz da cidade. A celebração foi presidida pelo pároco Pe. Edilson Nobre, juntamente com Pe. Iranildo Augusto, vigário da paróquia, e Iranildo Virgilio, vigário da paróquia de São João batista, da cidade de Pendências.
Fotos: Robervânio Heverton
Procissão percorrendo as ruas de Nova Cruz

Fieis que participaram da Procissão em Honra a Nossa Senhora

Momento da Liturgia: Vera fez a primeira leitura

Imagem de Nossa Senhora da Conceição

Pe. Irarildo Augusto, Pe. Edilson Nobre, e Pe. Iranildo Virgílio

Assembleia

Pe. Iranildo Virgílio fez a proclamação do Evangelho

Momento Eucarístico

Benção do Santissimo. Feliz Ano Novo!

Nos últimos dias do ano, é tempo propicio para refletir, analisar, avaliar o ano que se passou e fazer planos e projetos para um ano que está para chegar. A paróquia da Imaculada Conceição faz todos os anos, como tradição minutos antes da virada, a Benção do Santíssimo Sacramento, momento de agradecer pelo ano velho e fazer pedidos para um ano novo, entregando os planos e projetos queridos. A Benção do Santíssimo teve inicio as 23:30h, no alto da janela central da Igreja Matriz. Contando com grande publico que se fez presente em frente da Igreja, foi entoado cânticos de louvor a Deus junto aos ritos solenes de adoração. O ponto alto deste momento foi a Benção do Santíssimo no momento exato do Ano Novo. Festividade, comprimentos, pedidos, votos de felicidade e um show pirotécnico marcaram a entrada de 2010. Após a benção teve festa socio-cultural também em frente a Igreja.
Fotos: Robervânio
A solenidade foi presidida pelo Pe. Edilson Nobre

Benção na virada de ano

Como tradição paroquianos participam da benção

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz 2010



Agradecemos...

Agradecemos a você por ter ajudado a Pastoral da Comunicação em nossa paróquia.
Agradecemos a você pelo esforço, pela dedicação, por querer evangelizar comunicando; por querer que sua paróquia, sua comunidade comunique melhor (os agentes pastorais se comuniquem, verdadeiramente, entre si; que os Meios de Comunicação sejam instrumentos de evangelização....).

Agradecemos a você....

por ter acessado o blog da Pascom, por ter enviando sua mensagem...

E que venha 2010!
E queremos contar, novamente, com sua dedicação, com seu acesso ao nosso blog...
E queremos que você e toda sua família, tenham saúde, paz, felicidade e cada vez mais entusiasmo pelas coisas do Reino de Deus.
E que a Pascom se fortaleça mais e mais, com sua ajuda, com sua opinião, sugestão, crítica...
E que venha 2010, abençoado por Deus!

Feliz 2010!

Flavio Luiz/Pe. Edilson Nobre
Da Coordenação Paroquial da Pastoral da Comunicação

Centenário de Natal é celebrado em Roma

Da esq.: seminarista João Gabriel, Pe. Flávio e os seminaristas
Francisco Fernandes e César Luiz
Foto: cedida
O Pe. Flávio Medeiros Filhos e os três seminaristas da Arquidiocese de Natal que estudam em Roma, celebraram em ação de graças pelo centenário da Diocese, na manhã do dia 29 de dezembro. "Celebramos a Santa Missa, pela passagem dos 100 anos de criação de nossa Diocese, na Capela Clementina, da Basílica de São Pedro, sob a presidência do Pe. Flávio de Medeiros. Foi um momento de muita comunhão desta pequena comunidade natalense residente aqui em Roma", conta o seminarista Francisco Fernandes.

Ele explica a importância da Capela Clementina, para a Igreja Católica. "O altar onde foi celebrada a Eucaristia é um dos altares mais importantes para os cristãos católicos, assim como o do Santo Sepulcro, na Terra Santa, pois encontra-se localizado no justo lugar onde está o túmulo do Apóstolo São Pedro. Trata-se de um altar honrado pelos Romanos Pontífices, ao longo da história, com as mais especiais indulgências", relata o seminarista.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Arquidiocese encerra comemoração do Jubileu

uma multidão participou do encerramento do jubileu


Dom Geraldo Lyrio fez a homilia






Após a missa houve show com Pe.Zezinho






As comemorações dos 100 anos da Diocese de Natal foram encerradas ontem com a celebração da Missa da Santíssima Eucaristia, presidida por Dom Geraldo Lyrio, Arcebispo de Mariana (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo anunciou a construção de 102 novas igrejas no triênio 2007-2009.

“Nossa meta inicial era construir 100 igrejas para marcar o centenário da Arquidiocese, mas conseguimos superar e 102 igrejas foram construídas, a maioria delas na zona rural, graças ao apoio das comunidades”, disse o arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Segundo Dom Matias, todas as igrejas foram construídas com verba das comunidades, que realizaram eventos para arrecadar os recursos.

Cerca de quatro mil pessoas compareceram ao Papódromo para assistir, não só a celebração, que também marcou o encerramento do Congresso Eucarístico Missionário Arquidiocesano (CEMAR), mas também o show do Padre Zezinho.

“Estamos muito felizes em estar em Natal para fechar o Congresso Eucarístico e , principalmente, comemorar o aniversário desta cidade tão linda chamada Natal”, disse Padre Zezinho. Segundo a assessoria de comunicação da arquidiocese, o show do Padre custou R$ 25 mil e foi pago pelo Governo do estado.

Estiveram presentes na celebração 21 bispos, 135 padres e 38 não só do Rio Grande do Norte, mas de Dioceses de Estados vizinhos. Autoridades políticas também compareceram a celebração, entre elas, a governadora Wilma de Faria, o vice-governador Iberê ferreira de Souza e a prefeita Micarla de Sousa e os senadores Garibaldi Alves e Rosalba Ciarline.





Confira as fotos do centenário no site da diocese: http://www.arquidiocesedenatal.org.br/






Bento XVI transfere três bispos no Brasil



O papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 30, três bispos para assumirem dioceses vacantes no Brasil. São eles: dom Vicente Costa, que está sendo transferido da diocese de Umuarama (PR) para a vacante diocese de Jundiaí (SP); dom Pedro Luiz Stringhini, que atualmente é bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP) e agora passa a assumir a diocese de Franca (SP); e o arcebispo de Palmas (TO), dom Alberto Taveira Corrêa, que está sendo transferido para a vacante arquidiocese de Belém (PA).



Dom Vicente Costa

Natural de Birkirkara, em Malta, dom Vicente tem 62 anos. Sua ordenação episcopal aconteceu em 19 de setembro de 1998, me Maringá (PR).Entre suas atividades episcopais, ele foi bispo auxiliar de Londrina (PR) [1998 – 2002] e atualmente é bispo da diocese de Umuarama. Ele está no cargo desde 09 de outubro de 2002. Seu lema episcopal é “Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo2, 5)”.

Dom Pedro Luiz Stringhini

Nascido em 17 de agosto de 1953, dom Pedro Stringhini é filho de Laranjal Paulista, município do interior de São Paulo. Ele é bispo auxiliar de São Paulo [Região Episcopal Belém] desde 18 de março de 2001. Sua ordenação episcopal aconteceu em São Paulo (SP), no dia 10 de março de 2001.



Dom Alberto Taveira Corrêa

O atual arcebispo de Palmas (TO) é mineiro de Nova Lima. Ele nasceu em 26 de maio de 1950. Seus estudos filosóficos e teológicos foram feitos no Seminário Coração Eucarístico de Jesus e PUC-MINAS, em Belo Horizonte (MG). Além desses, ele estudou Espiritualidade Sacerdotal, no Instituto Mystici Corporis – Fascati, em Roma.


Fonte: CNBB

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Bento XVI divulga mensagem para o Dia Mundial da Paz



O papa Bento XVI divulgou a Mensagem para a celebração do Dia Mundial da Paz, que acontece no próximo dia 1º de Janeiro de 2010. Com o tema “Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”, o pontífice enfatiza no texto a importância de respeitar a natureza, já que trata-se do “princípio e o fundamento de todas as obras de Deus”.

Bento XVI alerta para a crescente degradação ambiental que faz com que “vários países e regiões da terra, experimentem dificuldades cada vez maiores, porque muitos se descuidam ou se recusam a exercer sobre o ambiente um governo responsável”. Outro ponto frisado no texto é a questão da economia, que, segundo o pontífice “tem consequências de caráter moral”.

Sobre as mudanças climáticas, o papa chama a atenção para o uso de estratégias de desenvolvimento centradas em políticas idôneas para “a gestão de florestas, o tratamento do lixo, avalorização das sinergias existentes no contraste às alterações climáticas e na luta contra a pobreza”. Ainda segundo o pontífice “a mesma atenção se deve prestar à questão, hoje mundial, da água e ao sistema hidrogeológico global, cujo ciclo se reveste de primária importância para a vida na terra [...]”.


Fonte: www.cnbb.org.br

Nova Cruz se prepara para 2010

Fiéis conduzirão a imagem da Imaculada Conceição,
dia priemiro de janeiro
Foto: Robervanio Heverton


Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, realiza um tríduo em preparação para o ano novo. A atividade terá início hoje, terça-feira, dia 29, às 19 horas, na Igreja Matriz, com celebração. No dia 30, quarta-feira, haverá missa, às 19 horas. No dia 31, a celebração será às 20 horas, com a missa de “passagem de ano”, presdidida pelo administrador paroquial, Pe. Edilson Nobre, e às 23h30, acontece a Benção do Santissimo Sacramento. Na hora da benção do Santissimo milhares de fiéis participam desse momento em Nova Cruz, a praça da Igreja Matriz, fica lotado de famílias que vem fazer seu pedido de ano novo.

No dia primeiro de janeiro, às 16 horas, haverá a procissão da Mãe de Deus, percorrendo algumas ruas da cidade, seguida de celebração eucarística, na Igreja Matriz, presidida pelo Pe. Edilson Nobre.

Hoje é o dia do encerramento do Congresso Eucarístico Missionário – CEMAR


As atividades tiveram início às 8h, desta terça-feira, 29, na Catedral Metropolitana, com o encerramento da vigília eucarística, seguida de missa, durante a qual será criada a Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação. Na ocasião, o Arcebispo, Dom Matias, dará posse ao primeiro pároco, Pe. Aerton Sales da Cunha.

Às 17h, no Espaço Cultural João Paulo II (Papódromo), haverá a missa, encerrando o CEMAR e em ação de graças pelo centenário da Diocese. A celebração será presidida por Dom Geraldo Lyrio, Arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB. Após, a missa haverá um show com Pe. Zezinho

A programação completa do CEMAR está disponível no na internet, no endereço: www.arquidiocesedenatal.org.br.
Fonte Cançao Nova Natal

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Presidente da CNBB e Padre Zezinho vêm a Natal

Dom Geraldo Lyrio, Presidente da CNBB



O Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, Dom Geraldo Lyrio, chega a Natal, hoje a tarde, dia 28. Ele vem participar do encerramento das festividades em comemoração aos cem anos de criação da Diocese de Natal. Dom Geraldo presidirá a missa em ação de graças pelo centenário, às 17 h, de terça-feira, dia 29, no Espaço Cultural João Paulo II (Papódromo). A celebração também terá a participação de vários bispos de dioceses de estados vizinhos e todos os padres da Arquidiocese de Natal.
Após a missa, haverá show com o Padre Zezinho (foto), que é conhecido em todo o Brasil pelas dezenas de discos e músicas religiosas gravadas, em mais de 40 anos de carreira.
A celebração também marcará o encerramento do primeiro Congresso Eucarístico Missionário Arquidiocesano, iniciado dia 25, com missa e show do Pe. Fábio de Melo, no Machadão.

Criação da Diocese

Até o início do século XX, a Igreja Católica, no Estado do Rio Grande do Norte, estava ligada à Diocese de Paraíba. Em 29 de dezembro de 1909, o Papa Pio X, através da Bula Apostolicam in Singulas, criou a Diocese de Natal, que abrangia todo o Rio Grande do Norte. Até ser elevada à Arquidiocese, em 1952, a Diocese de Natal foi sufragânea, sucessivamente, das Arquidioceses de São Salvador, da Bahia, até 1910; de Olinda (PE), até 1914, e da Paraíba, até 1952.
Atualmente, a Arquidiocese de Natal conta com 74 paróquias e nove áreas pastorais, 138 padres diocesanos, 29 padres religiosos, 41 diáconos permanentes e 14 diáconos provisórios, 13 irmãos religiosos e 249 irmãs religiosas.

Mais informações:
. Cacilda Medeiros - Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Natal - 3615-2800 / 9968-6507
. José Bezerra - Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Natal - 3615-2800 / 9982-9723

Ceará-Mirim recebe novos padres



A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, terá novo Administrador Paroquial a partir de 5 de janeiro. O Pe. Bianor Francisco de Lima Júnior (foto) será empossado pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, às 19 horas, com missa, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A posse contará com a participação de fiéis, agentes pastorais e autoridades da cidade.

Nos últimos anos,o Pe. Bianor realizou experiências de trabalhos na comunidade de Mãe Luiza, na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, na de Bom Jesus das Dores e na capelania de Nossa Senhora de Fátima, todas em Natal. Em Ceará-Mirim, ele substitui o Mons, Ruo Miranda e o Vigário Paroquial, Pe. Francisco de Assis. Na Paróquia, ele contará com a colaboração do Pe. Edvaldo Alexandre de Brito (fot0), que tomará posse como vigário Paroquial.






Fonte: Jornal A Ordem

Diocese de Natal completa cem anos dia 29

Cartaz do 1º Congresso Eucarístico Missionário
Arte: Altemar Solon



A comemoração dos cem anos de criação da Diocese de Natal será concluída na próxima terça-feira, dia 29. Desde 29 de dezembro de 2006, a Arquidiocese vive um triênio, com várias atividades, em comemoração ao jubileu. O triênio culmina com a realização do primeiro Congresso Eucarístico Missionário Arquidiocesano - CEMAR, iniciado na última sexta-feira, dia 25, no Estádio Machadão, com missa e show com o Pe. Fábio de Melo.

Segunda-feira, 28, será dedicado à catequese. Das 8 às 16h, serão realizados, simultaneamente, seis simpósios, distribuídos em quatro colégios da capital. O Colégio Marista, no Tirol, sediará os simpósios da Juventude, assessorado pelo bispo de Caruaru (PE), Dom Bernardino Marchió; e da Missão, coordenador pelo bispo da Diocese de São Raimundo Nonato (PI), Dom Pedro Brito Guimarães. Na Escola Doméstica, haverá o simpósio sobre a Eucaristia, assessorado pelo Arcebispo de João Pessoa, Dom Aldo de Cillo Pagotto. No Colégio Maria Auxiliadora, no Tirol, acontecerá o simpósio da Catequese, com o bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana. E o Colégio Nossa Senhora das Neves, no Alecrim, abrigará os simpósios sobre História da Igreja, assessorado pelo bispo de Campina Grande (PB), Dom Jaime Vieira Rocha, e o da Família, dirigido por Dom Francisco Canindé Palhano.

Ainda segunda-feira, às 17h, na Catedral Metropolitana, será celebrada a Missa do envio missionário, presidida por Dom Maniano Manzana, e com a homilia proferida por Dom Jaime Vieira Rocha.

A programação do dia 29 marcará o encerramento do CEMAR e será em ação de graças pelos cem anos de criação da Diocese. Neste dia, a programação iniciará às 8h, com vigília eucarística, na Catedral. Em seguida, às 9h, será celebrada missa, durante a qual será criada a Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação e dada a posse do primeiro pároco, Pe. Aerton Sales da Cunha. Às 12h, haverá pipocaço e repicar dos sinos em todas as igrejas da Arquidiocese.

Às 17h, no Papódromo, será celebrada a Missa da Santíssima Eucaristia, sob a presidência de Dom Geraldo Lyrio, Arcebispo de Mariana (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Após a missa, haverá show com Pe. Zezinho.


Fonte: Jornal A Ordem