sábado, 3 de agosto de 2013

18º DOMINGO DO TEMPO COMUM

  
Eis a loucura: acumular bens para si!
Eis a sabedoria: compartilhar o que tem!

Ø    Evangelho: Lc 12,13-21
               
                Jesus é tratado como se fosse um mediador. Certa vez, numa destas contendas familiares, Jesus fora escolhido para ser mediador entre dois irmãos que brigavam para salvaguardar seus bens. Ou seja, um parece que está sendo injusto, enquanto o outro está sendo vitimado.
                Nesse caso, como talvez noutros, acharam que o jovem Mestre poderia ajudar a contornar o conflito. Porém, tiveram que ouvir uma resposta surpreendente, decidida, forte, negativa aos interesses deles: “Quem me constituiu juiz ou árbitro entre vós?” (v. 14).
                De cara é possível que nos apareçam algumas dúvidas, quanto ao comportamento de Jesus. Talvez, quem sabe, será que, diante de tal reação alguém não se levante para discordar dele, julgando-o insensível diante do apelo tratado?
                Mas qual é mesmo a reação-orientação do querido Irmão, o Mestre Jesus? Ele lhes disse assim: “Atenção! Abstende-vos de qualquer cobiça, porque mais rico que alguém seja, a vida não depende dos bens” (v. 15). Causa de todos os males. Como é percebível, Jesus não se demora nem se basta na dimensão periférica dos problemas, mas vai às raízes dos mesmos. Ou seja, a sua preocupação chave é com a causa de todos os males: a ganância desenfreada pelos bens materiais, a fome insaciável de acumular sempre mais.
                O acúmulo é roubo, além de ser loucura. O senhor da parábola parece ser um louco, “pois sua riqueza fora construída sobre colunas falsas”, isto é, o que conseguiu foi à custa das práticas injustas, sacrificando, tomando e explorando os outros, deixando-os sem o sagrado direito (férias, 13º salário, seguro desemprego, jornada de trabalho, além de tantos outros...). Nesta mesma noite você vai ter que devolver a sua vida. E as coisas que você preparou, para quem vão ficar?” (v. 20).  O julgamento de Deus é severo: quem vive para a cumular bens materiais não passa de um ladrão; de um insensato!
                Dito isto, que juízo moral é possível ser feito a respeito da riqueza? Ela é boa ou má? Não nos parece que Jesus tenha amaldiçoada a riqueza. O que é condenável é a prática da concentração dessa riqueza em mãos de alguns, enquanto a grande maioria dos irmãos está com o pires na mão pedindo para sobrevir.
                “É preciso se ter cuidado com a idolatria da riqueza. Ela se institucionaliza em formas concretas de injustiça, dentro de inspirações ideológicas materialistas, marcadas pelo coletivismo ou pelo individualismo” (P., 495 e 496). “Os bens da terra foram criados por Deus para todos os homens. Todos e cada um dos homens têm um direito primário, fundamental, absolutamente inviolável, de usar solidariamente desses bens para se realizarem como pessoas” (P., 492).
                Conclusão: A parábola chega à sua conclusão, mostrando que o ideal do cristão não é uma vida miserável, inumana. O problema da censura frente ao rico agricultor, não é por causa de sua riqueza em si, “mas porque acumulou exclusivamente para si e não enriqueceu aos olhos de Deus”.
                Para refletir:
- Como reagimos na relação com os bens materiais? Eles servem para criar relações fraternais entre os irmãos, os mais carentes, ou nos levam ao acúmulo da riqueza, desviando-nos do caminho que conduz a Deus?


PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
Nova Cruz – RN
Pe. Francisco de Assis Inácio
- Pároco -


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Pastoral da Criança celebra 30 anos atuando em mais de 35 mil comunidades pelo Brasil


Para celebrar seus 30 anos realizou um Congresso Nacional comemorativo em Aparecida (SP), de 27 de julho a 2 de agosto. O congresso, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, vai reunir cerca de 500 participantes entre coordenadores da Pastoral da Criança nos estados, setores e núcleos, além da equipe nacional, assessores técnicos, palestrantes e outros convidados. Também participam do evento 20 representantes da Pastoral da Criança de vários países, entre eles Filipinas, Angola, Guatemala, República Dominicana, Peru e Paraguai. 

A Celebração dos 30 anos acontece no dia 29 com Missa na Basílica de Aparecida e sessão solene no Centro de Eventos, com a presença do cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB; dom Aldo Di Cillo Pagotto, presidente do conselho diretor da Pastoral da Criança; irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança; médico Nelson Arns Neumann, coordenador da Pastoral da Criança Internacional, bispos referenciais da Pastoral da Criança, autoridades civis e outras personalidades. 

Criada em 1983 pela médica pediatra e sanitarista Dra. Zilda Arns Neumann, hoje a entidade está presente em mais de 35 mil comunidades de todos os estados do Brasil e em mais 21 países da América Latina, África e Ásia. Reconhecida como uma das maiores organizações do mundo, a Pastoral da Criança trabalha em ações de combate às doenças e mortes infantis, melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias. 

Congresso Nacional

Neste ano, o congresso de Aparecida substitui os encontros regionais que a entidade promove anualmente para avaliar as atividades e planejar as novas ações empreendidas pelos milhares de voluntários. O evento é uma oportunidade para fortalecer a missão, atualizar conhecimentos, trocar experiências e buscar maior compreensão das diversas realidades existentes no país, observou a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, irmã Vera Lúcia Altoé. Com foco no desenvolvimento integral das crianças desde o ventre materno até os 6 anos, o programa do congresso inclui diversas oficinas e plenárias. A Centralidade da Infância, projeto que responde ao apelo dos bispos no Documento de Aparecida para que a infância seja destinatária de ação prioritária da Igreja, da família e do Estado é um dos destaques do programa.

A ampliação das ações de vigilância nutricional para prevenção da obesidade infantil; os cuidados nos primeiros mil dias (período da gestação mais os dois primeiros anos de vida) da criança e o sistema de geoprocessamento são outros temas das oficinas de formação contínua do congresso. As mudanças econômicas e sociais do país, como também o avanço das novas tecnologias são outras questões para reflexão no encontro de Aparecida, adiantou o gestor de relações institucionais Clóvis Boufleur. As mudanças, cada vez mais aceleradas, “afetam tanto as ações da Pastoral da Criança, como as famílias que acompanhamos”, observa. “Vamos debater como agregar as novas tecnologias ao processo de informação e comunicação para dar mais agilidade às ações da entidade ”, concluiu Boufleur.

Fonte: CNBB

CNBB entregará assinaturas para projeto Saúde + 10



Na próxima segunda-feira, 5 de agosto,  “Dia Nacional da Saúde”, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, fará a entrega de assinaturas coletadas pelas dioceses, pastorais e organismos da Igreja Católica para o Comitê Saúde + 10. O Ato Público será às 11h, na Sede da Conferência em Brasília (SE/Sul – Quadra 801 – Conjunto B). O ato contará com a presença de lideranças de saúde que compõem a coordenação do Movimento Saúde +10.  A coleta de assinaturas é em prol do Projeto de Lei de iniciativa popular que propõe a destinação de 10% das receitas correntes brutas da União para a Saúde Pública. A iniciativa visa agregar, de maneira contínua e crescente, as entidades organizadas no esforço de encaminhar à Câmara Federal o mínimo de 1,5 milhão de assinaturas que pede a aprovação desta nova lei.

Criado há cerca de um ano, o Movimento Saúde + 10 conta com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de mais de 100 entidades, entre elas estão Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e outros parceiros.


Fonte: CNBB

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Balanço final da JMJ Rio2013: público recorde de 3,7 milhões de pessoas em Copacabana


Os resultados alcançados pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) superaram as expectativas, de acordo com Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013. O público presente à Missa de Envio chegou a 3,7 milhões de pessoas, seis vezes maior que o número de presentes ao primeiro Ato Central, a Missa de Abertura (600 mil). O impacto econômico foi expressivo. Os visitantes desembolsaram R$ 1,8 bilhões, segundo números do Ministério do Turismo.  Os dados foram divulgados em coletiva à imprensa nesta terça-feira, 30.

No total, mais de 3,5 milhões de pessoas participaram da JMJ Rio2013, que contou com eventos em Copacabana, Quinta da Boa Vista, Rio Centro e em diversas paróquias da cidade. A cerimônia de acolhida do Santo Padre, na quinta-feira, 25, reuniu 1,2 milhões de pessoas em Copacabana, enquanto a Via-Sacra chegou a 2 milhões na sexta-feira, 26. Na vigília, cerca de 3,5 milhões de jovens estiveram na praia de Copacabana.
Foram 427 mil inscrições, de 175 países. Peregrinos inscritos com hospedagens foram cerca de 180 mil, enquanto as vagas disponibilizadas para hospedagem em casas de família e instituições chegaram a 356,4 mil.

“Nós vimos Deus agir. Deus atuou no meio de nós. Deus nos surpreendeu. Foi muito além do que planejamos. Temos visto na História como Deus tem atuado. Não tem outra explicação”, destacou Dom Orani.

Perfil dos inscritos

A JMJ Rio2013 contou com uma presença massiva de latinos. Os países com o maior número de inscritos foram, respectivamente, Brasil, Argentina, Estados Unidos, Chile, Itália, Venezuela, França, Paraguai, Peru e México. Do total dos inscritos internacionais, 72,7% estiveram no Brasil pela primeira vez e 86,9% nunca haviam participado de uma Jornada.

Foram mais de 70 mil downloads no site oficial da JMJ Rio2013 e mais de 200 mil acessos. O facebook recebeu mais de 1,1 milhão de curtidas e o flickr superou 10 mil downloads.

Entre os peregrinos inscritos, 55% são do sexo feminino; 60% do público tem entre 19 e 34 anos. Foram 644 Bispos inscritos, dos quais 28 são Cardeais. Além disso, foram 7814 sacerdotes inscritos e 632 diáconos. Para cobrir a JMJ Rio2013 em 57 países, foram credenciados 6,4 mil jornalistas.

O evento também contou com 264 locais de catequese, em 25 idiomas. Foram 60 mil voluntários, mais de 800 artistas participantes dos Atos Centrais. Um total de 100 confessionários foram expostos na Feira Vocacional e no Largo da Carioca e 4 milhões de hóstias produzidas, 800 mil para Missa de Envio.

A geração de lixo foi inferior a outros eventos que acontecem em Copacabana, como o Réveillon. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) removeu 345 toneladas de resíduos orgânicos e 45 toneladas de materiais recicláveis, durante a JMJ Rio2013. O número representa cerca de 10% a menos do registrado na noite do último Ano Novo.  

Experiência de Fé

A renovação da fé e da esperança é o principal legado que a JMJ Rio2013 deixará no coração dos jovens, de acordo com Dom Orani. “Os jovens levaram consigo uma experiência de fé, de esperança muito grande. Tenho certeza de que jamais esqueceremos. Os jovens já são protagonistas hoje. O meu coração está muito agradecido”, destacou. O arcebispo disse ainda que está sendo viabilizada a criação de um instituto para a juventude que terá a responsabilidade de guardar as experiências da JMJ Rio2013 e trabalhar pelos jovens.

Entre os vários momentos significativos vividos junto ao Santo Padre, Dom Orani destacou dois: a relação de carinho com as crianças e a oração ao Cristo Redentor. “Todas as vezes que nos deslocávamos de helicóptero, o Santo Padre olhava para o Cristo e rezava. Eu que estava atrás dele, pude presenciar várias vezes esses momentos de oração.

A proximidade do Papa com as pessoas traz um testemunho para o mundo de que a Igreja está perto das pessoas, como uma mãe de seus filhos, explicou Dom Orani. “A Igreja antes de mais nada anuncia uma boa notícia a todos”, disse. Outro legado deixado pela JMJ Rio2013 foi a atenção do poder público e da mídia para a Região Oeste, onde está Guaratiba.

A cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora serão entregues à Cracóvia, próxima cidade-sede, apenas em Roma. A tradição é que sejam enviados para o Pontifício Conselho para os Leigos e no domingo de Ramos do próximo ano, serão entregues aos jovens da Polônia em cerimônia que deverá acontecer em Roma.

Fonte: CNBB

Encontrão do Povo de Deus do 8º zonal será domingo dia 4


Fiéis das paróquias que compõem o 8º Zonal participam do Encontrão do Povo de Deus, domingo, 4, a partir das 8 horas, no Ginásio Poliesportivo Geraldão, em Serra de São Bento. Palestras, animação, louvor e celebração eucarística fazem parte da programação.

O 8º Zonal é formado pelas paróquias de Santo Antônio, Nova Cruz, Monte Alegre, Lagoa de Pedras, Vera Cruz, Passa e Fica, Brejinho e Serra de São Bento.

Foto: Encontrão do Povo de Deus, realizado em 2012, na cidade de Brejinho

Padre Cidnei assumirá Paróquia de Pureza

Pe. Cidnei Firmino
Crédito Cacilda Medeiros

O Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha nomeou o Padre Cidnei Firmino da Silva, para a Paróquia de Nossa Senhora da Pureza Para Pureza, até então ele era vigário paroquial de Macaíba. 

Padre Edvaldo Alexandre de Brito foi nomeado, pelo Arcebispo, Dom Jaime Veira Rocha, para a função de pároco da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, de Touros. Atual administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Pureza, Padre Edvaldo sucederá, em Touros, o Padre Josenildo Bezerra. A posse, em Touros, acontecerá dia 17 de agosto.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Pascom realizará reuniões nas residências dos agentes


Agentes da Pascom, com a Irmã Juliana Alves, durante retiro, realizado no último dia 28


A equipe da Pastoral da Comunicação, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, vem realizando reuniões nas residências dos agentes. A finalidade é, também, aproveitar a oportunidade e estreitar os laços com os familiares dos agentes. As reuniões nas residências vão acontecer enquanto durarem as obras de restauração da Igreja Matriz, onde funciona a sala da Pascom. A reunião deste mês de agosto será na casa de Emily Caroline, sábado, dia 3, a partir das 19h30.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Arcebispo retornará da JMJ e receberá a imprensa

Dom Jaime receberá a imprensa, nesta terça-feira, às 16 horas, na Catedral Metropolitana
Foto: Luíza Gualberto

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, chega do Rio de Janeiro, onde participou da Jornada Mundial da Juventude - JMJ, no início da tarde desta terça-feira, 30. Do aeroporto, ele irá direto para a Cúria Metropolitana (subsolo da Catedral), para receber a imprensa, às 16 horas. Durante a coletiva, Dom Jaime fará uma avaliação da JMJ e quais as impressões dele em relação à visita e aos discursos do Papa Francisco, no Brasil.

Participação na JMJ

Durante a Jornada Mundial da Juventude, Dom Jaime foi um dos bispos catequistas. Nas manhãs dos dias 23, 24 e 25, ele conduziu a catequese para um dos grupos de língua portuguesa. Ele também participou das principais  atividades da Jornada e que contaram com a presença do Papa Francisco, como a abertura, a missa na Catedral, a Via Sacra, a Vigília, o encontro com os bispos brasileiros e a missa de encerramento da JMJ, na manhã do domingo. 
No sábado, 27,  o Arcebispo de Natal, juntamente com os demais bispos brasileiros que estavam no Rio, almoçou com o Papa Francisco, no Palácio São Joaquim. Na ocasião, ele cumprimentou o Sumo Pontífice.

Congresso da Pastoral da Criança

Após a conclusão da Jornada, Dom Jaime foi à cidade de Aparecida (SP), para participar do Congresso em comemoração aos 30 anos da Pastoral da Criança, no Brasil. O Congresso, que começou dia 27 de julho e termina dia 2 de agosto, conta com a participação de cerca de 500 coordenadores estaduais e diocesanos, além de representantes de outros países, onde a Pastoral da Criança atua.

Nesta segunda-feira, 29, às 19 horas, Dom Jaime participa da missa em ação de graças pelos 30 anos da Pastoral. A celebração acontece no Santuário de Nossa Senhora Aparecida e será presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

Fonte: Arquidiocese de Natal

domingo, 28 de julho de 2013

Próxima JMJ será em Cracóvia, na Polônia


País do Beato João Paulo II será a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude

A Próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será em Cracóvia, na Polônia, em 2016! O anúncio foi feito agora há pouco pelo Papa Francisco antes da oração do Angelus, ao final da Missa de encerramento da JMJ Rio2013, celebrada na Praia de Copacabana, neste domingo, 28.

“Queridos jovens, temos encontro marcado na próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano de 2016 em Cracóvia, na Polônia. Pela intercessão materna de Maria, peçamos a luz do Espírito Santo sobre o caminho que nos levará a esta nova etapa da jubilosa celebração da fé e do amor de Cristo”, pediu o Papa.


O local foi escolhido em homenagem ao beato João Paulo II, idealizador da Jornada Mundial da Juventude, que nasceu em Wadowice, uma pequena cidade ao sul da Polônia, a 50 km de Cracóvia, em 18 de maio de 1920.

O país europeu, cuja população é de maioria católica, sediará pela segunda vez o maior evento juvenil da Igreja Católica. Em 1991, o saudoso Papa polonês se reuniu, pela primeira vez, com milhares de jovens do Leste Europeu nesse grande evento da Igreja. O encontro aconteceu em Czestochowa, teve como tema: “Vocês receberam o Espírito que os adota como filhos” (Rm 8,15) e reuniu 1 milhão e meio de participantes.

Esta será a 8ª Jornada Mundial realizada em território europeu. Conforme a tradição, as jornadas ocorrem de modo alternado entre um país europeu e um país dos outros continentes. A jornada que antecedeu a do Brasil foi realizada em Madri, na Espanha, em 2011.

Fonte: tamujuntojmj.cancaonova.com

Papa Francisco, aos jovens, no final da JMJ Rio2013: “Ide, sem medo, para servir!”




Durante a missa de “Envio” da Jornada Mundial da Juventude, celebrada na manhã deste domingo, 28 de julho, na praia de Copacabana, Papa Francisco fez recomendações missionárias aos jovens e pediu aos padres que acompanhem a juventude nas comunidades.

Padres cantores conhecidos como Fábio de Melo, Juarez, Omar e Reginaldo Manzoti, cantaram o “glória” da missa e foram acompanhados pela multidão de jovens. “Despertai no coração dos vossos fiéis a consciência de que são chamados a trabalhar para a salvação da humanidade”, recitou o Papa, na oração da coleta que encerra os ritos iniciais da missa.

Em seguida, a primeira leitura, do Livro do Profeta Jeremias, foi feita em inglês. O Salmo foi cantado em português. O refrão repetido: “publicai, em toda terra, as maravilhas do Senhor!”. A segunda leitura, feita em espanhol, foi tirada da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios. A aclamação ao evangelho, animada por cantores católicas: “ide fazei discípulos em todas as nações”. O evangelho (Mt 28, 16-20) foi proclamado por um diácono da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Papa Francisco começou afirmando: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. E seguiu dizendo que com estas palavras, Jesus, diz aos jovens que a participação na Jornada Mundial da Juventude foi boa, mas agora é preciso levar essa experiência aos demais. “O que nos diz, o Senhor?”, perguntou o Papa. Três palavras: “Ide, sem medo, para servir”. Lembrou que a experiência de encontrar Jesus, na companhia dos irmãos, feita no Rio fizeram não pode ficar trancafiada, mas deve ser levada adiante. E advertiu recordando que Jesus não disse ‘se quiser’, mas apresentou um mandato que não nasce da vontade do domínio, mas da força do amor. E seguiu dizendo que Jesus se deu por inteiro para salvar a todos e mostrar o amor e a misericórdia de Deus. “Jesus nos trata como irmãos, amigos” destacou e envia e acompanha a todos.

“Para onde Jesus nos manda?”, perguntou o Papa. Os jovens são enviados a todas as pessoas. “Não tenham medo de levar Cristo a todos os ambientes”, alertou. Fez, em seguida, mais uma vez, referência às periferias existenciais como lugares de evangelização. O Papa incentivou o compromisso da Missão Continental promovido pelos bispos da América Latina e afirmou, com ênfase: “A Igreja precisa de vocês!”. Recordou que, na verdade, são os jovens, que do melhor modo, podem evangelizar os jovens. Pediu que ninguém tenha medo, lembrando o trecho de Jeremias proclamado na missa. E garantiu que Deus responde ao profeta e a todos: “não tenham medo” lembrando que Jesus mesmo já garantiu que “está conosco todos os dias”. E deu aos jovens uma certeza de que podem contar com a companhia de toda a Igreja no enfrentamento do desafio de evangelizar.

Papa Francisco dirigiu uma palavra aos padres: “vocês vieram acompanhar seu jovens”, mas essa é uma primeira etapa do caminho, disse o Papa. E seguiu pedindo que os padres sigam acompanhando os jovens para que eles nunca se sintam sozinhos: “Sigam adiante e não tenham medo”.

O Papa ainda destacou uma última palavra: ides para servir. “A vida de Jesus é uma vida para os outros, uma vida de serviço”. Para anunciar Jesus, Paulo se fez escravo de todos, lembrou trecho da segunda leitura da missa. Portanto, resumiu o Papa: “Ide, sem medo, para servir!”. E afirmou que seguindo essas três palavras, os jovens irão perceber que quem evangeliza, é evangelizado. Papa Francisco encerrou a homilia desse modo: “Queridos jovens: Jesus Cristo conta com vocês. A Igreja conta com vocês. O Papa conta com vocês”.

As preces da assembleia foram feitas em várias línguas: Pela Igreja, em árabe. Pelo Papa, bispos, padres e diáconos, em português. Pelas nações, em italiano. Pela Jornada da Juventude, em polonês. Pelos doentes, prisioneiros e exilados, em alemão. Pelas vítimas do acidente na Espanha, em espanhol. Durante a apresentação das ofertas, várias famílias levaram dons ao altar. O Papa Francisco abençoou as crianças e cumprimentou os pais. Durante esse momento, cantores católicos cantaram: “Recebe, Senhor, nossa oferta, é de coração”.

O Pai Nosso foi cantado em latim. A Orquestra Sinfônica Brasileira animou cânticos litúrgicos. Papa Francisco distribuiu a comunhão aos diáconos. Irmã Kelly Patrícia e os padres cantores entoaram o canto da comunhão. Foram produzidas mais de quatro milhões de hóstias para a Jornada Mundial da Juventude.

Fonte: CNBB