sábado, 28 de novembro de 2009

Preparativos para festa da Imaculada Conceição


Já está acontecendo os preparativos para a festa da padroeira de Nova Cruz, Imaculada Conceição. Em frente a Igreja Matriz, está sendo montado o palco e toda infra-estrutura, onde acontecerá no período de 29 de novembro a 8 de dezembro a tradicional festa. Este ano a festa da Imaculada Conceição está em sintonia com a celebração dos cem anos de criação da Diocese de Natal. A cada noite acontecerá show´s musicais, ao vivo, em frente a Igreja Matriz.
Confira a programação de abertura:



16 horas - Concentração na comunidade Serrote dos Bezeras

17 horas - Saída da carreata, percorrendo as principais ruas da cidade

19 horas - Missa de abertura do novenário

20 horas - apresentação da banda de música da Policia Militar






Pe. Edilson concede entrevista

O Pe. Edilson Nobre, administrador da paróquia de Nova Cruz concedeu entrevista na manhã de sábado, 28, a Rádio Agreste FM, de Nova Cruz. O Padre falou sobre os preparativos para a festa da padroeira que começa domingo 29, com uma carreata, às 16 horas, saindo da comunidade Serrote. O Pe. Edilson foi entrevistado por Claudio Lima, apresentador da rádio e membro da Pastoral da Comunicação.
" Estamos encerrando a peregrinação da imagem, que teve o objetivo de preparar os fiéis para a festa de nossa padroeira, e neste domingo, 29, daremos início a grande festa, onde todos os devotos da Imaculada Conceição, estarão participando durante nove noites da novena em homenagem a padroeira de Nova Cruz", disse Pe. Edilson, na entrevista.

Campanha para a Evangelização 2009



Todos os anos, a Igreja no Brasil realiza a Campanha para a Evangelização, que acontece no tempo do advento, para atingir estes objetivos e, assim, procura despertar na consciência de todos os seus membros, a responsabilidade diante da missão evangelizadora para que todos venham a participar ativamente desta missão.

Este ano, a Campanha para a Evangelização tem como tema: Ele se fez pobre para nos enriquecer. Este tema foi escolhido para dar unidade ao ano litúrgico de 2010, que abordará a questão da economia tanto na Campanha para a Evangelização, que acontece no tempo do advento, como na Campanha da Fraternidade, que acontece no tempo da quaresma, e na Campanha Missionária, que acontece em outubro, durante o tempo comum.



Oração da Campanha


Senhor Jesus Cristo,

que vos fizestes pobre para nos enriquecer,

concedei-nos que, a Vosso exemplo,

possamos contribuir na nossa pobreza

para que as riquezas do Vosso Evangelho

possam chegar a todas as pessoas.

Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.

Amém.





Foto: Cartaz da Campanha 2009


Fonte: CNBB

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Paróquia de Nova Cruz encerra peregrinação

A Paróquia de Nova Cruz está realizando desde primeiro de novembro a peregrinação da imagem centenária da Imaculada Conceição, por todos as comunidades e bairros. A peregrinação tem o objetivo de preparar os fiéis católicos para a festa da padroeira que ocorrerá de 29 de novembro a 8 de dezembro.


O encerremento da peregrinação acontecerá no próximo domingo, 29, com uma carreata saindo da comunidade Serrote dos Bezerras, ás 17 horas. A carreata percorrerá as principais ruas da cidade de Nova Cruz com chegada na Igreja Matriz, onde acontece Missa de Abertura da festa. A imagem ainda peregrinará pelas seguintes comunidades: Primeira Lagoa, Lagoa Limpa do Fernando, Arisco e Serrote.

Fotos: Flavio Luiz
Coroinhas conduzindo a imagem e anjinhos repciona a padroeira da cidade

PJs se preparam para lançamento da Campanha contra o Extermínio de Jovens



As Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral da Juventude do Meio Popular), reunidas na 15ª Assembleia Nacional, em 2008, assumiram como bandeira de luta a defesa da vida da juventude, atitude que vem culminar na Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens.


Nos dias 28 e 29 de novembro de 2009, no Encontro Nacional de Fé e Política, em Ipatinga (MG), haverá o lançamento oficial desta Campanha.


Está em fase de elaboração o texto–base para estudo, o site nacional da Campanha contra o Extermínio de Jovens, a arte para ser trabalhada em cartazes e folders e a grande marcha nacional em 2011 que visa ampliar a participação dos jovens das pastorais da juventude e parceiros. Estima-se que no período de 2006 a 2012 serão totalizadas 33 mil mortes de jovens por assassinato, de acordo com dados de uma pesquisa sobre violência contra adolescentes publicada em 21/07/09 pelo Observatório de Favelas.

Fonte: CNBB

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Nova Cruz celebra festa da padroeira

Foto: Flavio luizSoldados dos Bombeiros conduzem a imagem da Imaculada Conceição na abertura da festa, em 2008

A festa da Imaculada Conceição, padroeira da Paróquia de Nova Cruz, tem início neste domingo, dia 29, às 19h, na Igreja Matriz, com missa, presidida pelo administrador paroquial, Pe. Edilson Nobre. No período de 30 de novembro a 7 de dezembro, acontecerá, diariamente, caminhadas penitenciais, às 5 h; adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, às 11h; recitação do terço, às 19 h, seguida de missa. A cada noite, a celebração será presidida por um padre convidado.

A abertura da festa terá inicio com uma carreata saindo da comunidade de Serrote dos Bezerras, às 17 horas, com o carro do Corpo de Bombeiros conduzindo a imagem da Imaculada Conceição. Após a missa haverá apresentação da Banda de Música da Polícia Militar.


A programação socio-cultural acontecerá de 29 de novembro a 7 de dezembro, após a missa, na “praça de eventos da Imaculada Conceição”, em frente a Igreja Matriz, com apresentações culturais, quermesse e show musicais, ao vivo. No dia 5 de dezembro, será realizado o Jantar dos “amigos da Imaculada”, e será a noite dos Novacruzenses ausente. As senhas do jantar podem ser adquiridas na secretaria paroquial, ao preço de R$ 5,00. No dia 6, às 8 horas acontecerá a cavalgada, e ás 19 horas, festival de prêmios.




Arquidiocese define com prioridades para 2010

Foto: José BezerraDom Matias falando aos participantes da assembleia pastoral da arquidiocese, em 20 de novembro, no Centro de Treinamento de Ponta Negra


As ações pastorais da Arquidiocese de Natal serão desenvolvidas através de um Projeto Pastoral com quatro programas, em 2010. A decisão foi tomada no processo de avaliação dos trabalhos deste ano e planejamento para o próximo, realizado em quatro assembléias pastorais, nesse mês de novembro. “O projeto será executado, mas sempre tendo em vista as diretrizes da ação evangelizadora da Arquidiocese para o triênio 2009-2011, que são: promover a dignidade da pessoa; renovar a comunidade; e construir uma sociedade justa e solidária”, afirma o coordenador de Pastoral da Arquidiocese, Diác. Francisco Adilson da Silva.

Na elaboração do projeto, os participantes das assembléias mantiveram o plano trienal e o objetivo da ação evangelizadora da Arquidiocese. O projeto contém quatro programas, que serão executados com acompanhamento dos Conselhos Pastorais Paroquiais (CPP), Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, Conselho Missionário Diocesano e Equipe de Formação.

Foto: José Bezerra
Padres, Diáconos, leigos e leigas, na assembleia arquidiocesana de pastoral
Fonte: Jornal A ORDEM online

Mutirão de Comunicação será pauta da visita dos Bispos do Rio Grande do Sul a Roma


Entre os dias 27 de novembro e 10 de dezembro, acontece a tradicional visita que os bispos realizam periodicamente a Roma, momento esse que será vivenciado pelo episcopado do Regional Sul 3. O Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, evento promovido pelo Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que será realizado entre 03 e 07 de fevereiro de 2010, na PUC, em Porto Alegre, será apresentado ao presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais da Igreja Católica, Dom Cláudio Maria Celli. Sua participação durante o Mutirão está confirmada para a abertura do evento no dia 03, permanecendo até 04 de fevereiro.
Fonte: Catolicanet.com

Noite de autógrafos



Um grande público prestigiou ontem, 25, a noite de autógrafos protagonizada pelo assessor político da CNBB, padre José Ernanne Pinheiro, que lançou seu livro “Memória e Missão: Experiências de vida”. O ato de lançamento aconteceu na sede da CNBB, em Brasília, e contou com a presença dos ministros do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, e da Saúde, José Gomes Temporão, além do ministro do STF, José Antônio Dias Toffoli e do chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho. O cardeal José Freire Falcão e o secretário da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, além de outros bispos, também participaram da cerimônia, assim como os senadores Marco Maciel e Pedro Simon e vários deputados.

“O padre Ernanne é um homem que tem princípios e valor. Ele é um homem do povo, comprometido com os pobres, trabalhador. Ele constrói a possibilidade do bem”, disse o ministro Patrus Ananias ao discursar sobre a “dimensão política e espiritual” do padre Ernanne.


Fonte: CNBB

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Reunião em Brasília prepara o 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas


Participantes do encontro, realizado em Brasilia


Reuniram-se na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, os representantes das entidades promotoras do 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, a ser realizado de 4 a 10 de julho de 2010, em Brasília.


O Congresso se desenvolverá alternando palestras, oficinas, painéis, celebrações, testemunhos e confraternizações animadas pelos próprios seminaristas. Objetivo da iniciativa é alimentar a consciência missionária dos futuros presbíteros, à luz da Bíblia e das orientações dos mais recentes documentos da Igreja, tendo em conta as dimensões humana, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral.


Nesta reunião, foram dados os primeiros encaminhamentos ao evento que quer reunir cerca de 150 seminaristas de todo Brasil. O tema escolhido do 1º Congresso será “Formação presbiteral para uma missão sem fronteiras” e o lema: “Chamados para estar com ele e enviados” (cf. Mc 3,14). Serão convidados a participar seminaristas diocesanos e religiosos de todo Brasil a partir do 3º ano de filosofia. As vagas serão distribuídas de maneira proporcional à presença de seminários nas diversas regiões do país, e as inscrições serão efetuadas através dos coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (COMIREs) e da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB).


Fonte: CNBB

Vozes da Igreja animará CEMAR


O Pe. José Freitas Campos está organizando o Coral “Vozes da Igreja de Natal”, com o objetivo de animar as celebrações litúrgicas do 1º Congresso Eucarístico Missionário Arquidiocesano - CEMAR. “Convidamos representações dos Ministérios de Música de cada paróquia, com, no mínimo, cinco pessoas, para participar do Coral de cem vozes”, explica Pe. Campos.
Três ensaios com o Coral estão agendados: dias 5, 12 e 13 de dezembro, das 14 às 16h30, na Capela do Colégio Imaculada Conceição - CIC, no centro de Natal, com entrada pelo portão localizado na Rua Felipe Camarão. Pe. Campos pede que os ministérios conduzam instrumentos de sopro, durante os ensaios.
Foto: Pe. José Freitas Campos

MCCE promove seminário sobre a Campanha Ficha Limpa


No próximo dia 1º de dezembro, às 14h, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) realiza o seminário “Ficha Limpa em Questão – para discutir é preciso conhecer”.


O evento acontece na sede da CNBB, com o objetivo de discutir e esclarecer o conteúdo do Projeto de Lei da Ficha Limpa e seus pontos mais polêmicos. O seminário será destinado aos parlamentares e a jornalistas convidados. Confirmações de presença pelo telefone: (61) 2193-9746 ou pelo e-mail comunicacaomcce@gmail.com.


O projeto com 1,3 milhão de assinaturas da Campanha Ficha Limpa foi entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer no dia 29 de setembro. Participaram da ocasião integrantes do MCCE e parlamentares da Câmara e do Senado Federal.


Para pressionar a votação e aprovação do Projeto no Congresso, o MCCE prepara uma grande mobilização da Câmara dos Deputados, no dia 9 de dezembro. Nesta data se comemora o Dia Mundial de Combate à Corrupção. Na ocasião, serão entregues mais assinaturas do Projeto de Lei de iniciativa popular que ainda chegam diariamente ao escritório do MCCE.



Fonte: CNBB

CEMAR começará dia 25 de dezembro


A programação do primeiro Congresso Eucarístico Missionário Arquidiocesano - CEMAR está definida. A abertura será dia 25 de dezembro, às 16h, no Estádio Machadão, com missa, presidida por Dom Matias Patrício de Macêdo, seguida de show de Marina Elali e do Pe. Fábio de Melo. No dia 26, das 9 às 15h, haverá vigília eucarística e atividades missionárias, nas paróquias, e, às 19h, no Papódromo, missa, com Dom Heitor de Araújo Sales. No dia 27, durante o dia, nas paróquias, vigília e missões, e, às 17h, no Papódromo, Missa da Família, presidida pelo bispo de Caicó, Dom Manoel Delson. No dia 28, das 8 às 16h, serão realizados seis simpósios, em colégios católicos, e, às 17h, na Catedral, missa, presidida pelo bispo de Mossoró, Dom Maniano Manzana.

O CEMAR será encerrado no dia 29, data dos cem anos de criação da Diocese de Natal. Nesse dia, às 9h, haverá a missa de criação e instalação da Paróquia da Catedral de Nossa Senhora Senhora da Apresentação, e, às 17h, no Papódromo, a celebração de encerramento do Congresso, presidida pelo presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio. Após a missa, haverá show com Pe. Zezinho.

Foto: Pe. Fabio de Melo e Pe. Zezinho, animarão o CEMAR

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Advento- Tempo de esperança



O Ano Litúrgico gira em torno das duas grandes festas do mistério de nossa salvação: o Natal e a Páscoa. A fim de nos prepararmos bem para essas duas solenidades de máxima importância, a Santa Igreja, com seu amor de mãe e sua sabedoria de mestra, instituiu o Advento, que nos predispõe para o Natal, e a Quaresma, que nos prepara para a Páscoa. Praticamente um mês e meio de Advento-Natal e três meses de Quaresma-Páscoa. O tempo chamado “Comum” durante o ano ajuda-nos a caminhar com a Igreja nas estradas da história, iluminados por esses mistérios de nossa fé e conduzidos pelo Espírito Santo.

No próximo final de semana, iniciamos o tempo do Advento, que assinala também o início de um novo Ano Litúrgico. Estaremos proclamando aos domingos, principalmente, o Evangelho de Lucas. Um novo ano que queremos que seja um aprofundamento de nossa vida cristã na história como discípulos missionários.

Iniciamos com a expectativa da vinda do Messias até o anúncio que o Senhor Jesus é Rei.Neste tempo é que a Igreja nos incentiva a colaborar com a Coleta pela Evangelização no terceiro domingo do Advento, preparada nos domingos anteriores. É a nossa corresponsabilidade de levar adiante a encarnação da boa notícia no tempo que chamamos hoje. O tema deste ano: “Ele se fez pobre para nos enriquecer”, já aponta para as reflexões que iremos ter durante a próxima Quaresma, pois a Campanha da Fraternidade de 2010 falará sobre economia.

No decurso dos quatro domingos do Advento, o povo cristão é convidado a preparar os caminhos para a vinda do Rei da Paz. O Cristo Senhor, que há dois mil anos nasceu como homem numa manjedoura em Belém da Judéia, deseja ardentemente nascer em nossos corações, conforme as santas palavras da Escritura: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo” (Ap 3, 20).No Advento temos a oportunidade de aprofundar a expectativa do “Senhor que virá para julgar os vivos e os mortos”, e na semana que antecede a festa natalina a preparação próxima para celebrar o “Senhor que nasceu pobre no Oriente”. Entre essas duas vindas, o cristão celebra cada dia o seu coração que se abre para o “Senhor que vem” em sua vida e renova a sua existência.
Foto: Dom Orani João Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro
Fonte: Catolicanet.com

TV Canção Nova faz 20 anos e comemora em noite de festa


Na próxima quinta-feira (26), um grande evento no auditório da sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), marcará as comemorações dos 20 anos da TV CN. Em noite de festa, vários ícones da comunidade católica receberão autoridades eclesiásticas, políticas, civis, militares e representantes de outras emissoras.

A abertura ficará por conta de Wellington Jardim, diretor executivo da Fundação João Paulo II e Comunidade Canção Nova, que certamente dará ênfase aos 20 anos de evangelização por meio de um canal de TV isento de propagandas comerciais. Eto, como é chamado pelos fiéis da comunidade, também chamará atenção para a recente assinatura de consignação do canal no padrão do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).

Com investimentos iniciais da ordem de US$ 5 milhões em equipamentos, treinamento, cenário e estúdios, a TV Canção Nova deve dar início já no próximo ano à segunda fase de implementações, substituindo os transmissores analógicos de suas 350 retransmissoras por digitais.

A digitalização será dividida em etapas para atender às exigências do Ministério das Comunicações. Estão sendo priorizadas as estações localizadas nas capitais e geradoras: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Cachoeira Paulista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Vitória. “Todas, a seu tempo, terão seus retransmissores atualizados, porque faz parte do nosso projeto anunciar Jesus para todos os moradores dessas cidades, indistintamente”, diz Eto.

Prêmio João Paulo II de Jornalismo


Durante o evento, a matéria factual da TV Canção Nova mais alinhada com o perfil editorial da emissora neste ano será agraciada com o troféu João Paulo II de Jornalismo, que também concederá menção honrosa aos repórteres das duas melhores séries de reportagens especiais.

Fonte: Catolicanet.com

" Papa, homem espiritual, humilde e cordial"


Bento XVI é uma pessoa espiritual, humilde e cordial. Esse é o retrato que faz do Papa o novo embaixador do Irã junto à Santa Sé, Ali Akbar Naseri, que encontrou recentemente o Pontífice para lhe apresentar suas credenciais. “No encontro – disse o diplomata à agência Zenit – conversamos sobre a possibilidade de desenvolver cada vez mais as nossas relações. No que se refere ao papa, posso dizer que é uma pessoa espiritual, intelectual, humilde e cordial sobre a qual conto para um maior desenvolvimento das relações seja entre o Islã e o cristianismo seja entre Irã e o Vaticano”.

Em relação à continuação do diálogo entre Irã e Santa Sé, esse se baseia - disse Naseri – sobre alguns pontos em comum: “A visão do mundo monoteísta, a fé na dignidade do homem, o compromisso para a promoção da justiça e a oposição contra toda forma de terror, violência e opressão”.

Portanto, sobre o prosseguimento dos colóquios entre o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e Organizações para a Cultura e as Relações Islâmicas, o embaixador acrescentou: “A República Islâmica acolhe e sustenta essa iniciativa que é uma necessidade ditada pela época em que vivemos e que visa a compreensão recíproca e a colaboração para chegar a realizar objetivos comuns”. Ou seja, “ações concretas e firmes tomadas de posição no âmbito da política internacional que podem produzir resultados benéficos para toda a humanidade”.
Fonte: Catolicanet.com

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Padre Ernanne Pinheiro Lança "Memória e Missão: uma experiência de vida", na sede da CNBB


Nesta quarta-feira, 25, o assessor político da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre José Ernanne Pinheiro, 71, lança o seu livro “Memória e Missão: experiências de vida”. O evento acontece no auditório dom Helder Câmara, na sede da Conferência, em Brasília. Durante o ato, a partir das 19h, o autor falará sobre a trajetória de sua vida, autobiografada em livro.


Publicado pelas Edições Paulinas, o livro de padre Ernanne conta toda a história de sua vida, desde as raízes familiares, passando pela vocação sacerdotal e ingresso no seminário menor de Limoeiro do Norte (CE), em 11 de fevereiro de 1950, até a fundação do Centro de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP) e assessoria política na CNBB.

Foto: ilustração da capa do livro
Fonte: CNBB

Arcebispo anuncia transferência de sacerdotes


O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, anunciou 23 transferências de sacerdotes. A relação foi divulgada, pelo Arcebispo, no último dia 20, por ocasião da Assembleia Pastoral Arquidiocesana. As posses dos padres, nas paróquias para as quais foram transferidos, ocorrerá entre os meses de janeiro e fevereiro do próximo ano.
Os sacerdotes transferidos são os seguintes:

. Pe. Aerton Sales da Cunha - deixa a função de pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz, e assumirá a Reitoria de Catedral Metropolitana. Em Santa Cruz, ele continuará como reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia

. Pe. Valtair Lira Lucas - deixa a reitoria do Seminário de São Pedro e vai para a Paróquia de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz

. Pe. Jailton da Silva Soares - deixa a função de vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, de Canguaretama, e vai para a Paróquia da Catedral, que será criada dia 29 de dezembro

. Pe. Antônio Gomes da Silva - sai da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, em Natal, e assumirá a reitoria do Seminário de São Pedro

. Pe. Júlio César Souza Cavalcante - deixa a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Macaíba, e assumirá a Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, em Natal

. Pe. Francisco de Assis Melo Barbosa - deixa a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, e vai para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Macaíba

. Pe. Bianor Francisco de Lima Júnior - sai da Paróquia do Bom Jesus das Dores - Ribeira - Natal e vai para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim

. Pe. Edvaldo Alexandre de Brito - sai da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Morro Branco - Natal, e irá para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim

. Pe. João Pedro Sobrinho Filho - deixa a Paróquia de São Lucas, no Conjunto Amarante, em São Gonçalo do Amarante, e assumirá a Paróquia de São Miguel Arcanjo - Extremoz

. Pe. Gilmar Pereira de Castro - sai da Paróquia da Sagrada Família, nas Rocas - Natal, e irá para a Paróquia de São Lucas, no Conjunto Amarante, em São Gonçalo do Amarante

. Pe. Edilson do Nascimento Lima - deixa a Paróquia de São Miguel Arcanjo - Extremoz e vai para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim

. Pe. José Roberto da Rocha - deixa a Paróquia de Nossa Senhora da Penha, em Monte Alegre, e vai para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Lajes

. Pe. Josenildo Bezerra dos Santos - sai da Paróquia de Santana e São Joaquim, em São José de Mipibu, e assumirá a Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, em Touros

. Pe. Orcenival Maria de Oliveira - sai da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Macau, e vai para a Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, de Goianinha

. Pe.Jonerickson Gomes da Silva - sai da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, em Touros, e vai para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Macaíba

. Pe. Raul Clepson de Macêdo - deixa a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Maxaranguape, e vai para a Paróquia de Nossa Senhora da Penha, de Monte Alegre

. Pe. Abelardo Freitas Bartos Neto - deixa a função da colaborador da Catedral Metropolitana e assumirá a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Maxaranguape

. Pe. Ailson Bezerra do Nascimento - sai da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Lajes, e vai para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Macau

. Pe. Matias Soares - deixa a Paróquia de São Francisco de Assis, de Lagoa de Pedras, e assumirá a Paróquia de Santana e São Joaquim, de São José do Mipibu

. Pe. Darci Lopes de Araújo - sai da Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição, de Santa Maria, e irá para a Paróquia de São Francisco de Assis, de Lagoa de Pedras

. Pe. Francisco Franklin de Araújo - deixa a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, e irá para a Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição, de Santa Maria

. Pe. José Marcelo Cezarino Cruz - deixa a função de vice-reitor do Seminário de São Pedro e irá a Paróquia do Beato André de Soveral, de Emaús, além de assumir a função de Diretor Pastoral do Seminário

. Pe. Newton Coelho de Oliveira - sai da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, de Goianinha, e assumirá a função de Diretor do Propedêutico do Seminário de São Pedro.

. Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz - deixa a função de vice-reitor do Seminário de São Pedro e irá a Paróquia da Sagrada Família, nas Rocas - Natal.

Procissão e devoção marcam dia de Nossa Senhora da Apresentação

Os festejos em homenagem a padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal teve o encerramento no último dia 21. Confira algumas fotos:
Caminhada e missa de encerramento
Por volta das 14 horas, fiéis conduziram a imagem de Nossa Senhora da Apresentação até o carro do Corpo de Bombeiros. Uma multidão caminhou pelas ruas de Natal que encerrou na Catedral, onde Dom Matias Patrício presidiu a Santa Missa, concelebrada por vários sacerdotes.






A missa na Pedra do Rosário

Aconteceu com a participação de cerca de 20 mil fiéis devotos. às 5 horas da manhã, ao ancorar na Pedra do Rosário, a imagem foi conduzida pelos marinheiros, em seguida aconteceu a missa presidida pelo Bispo de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha.







Fotos: Cacilda Medeiros e José Bezerra

domingo, 22 de novembro de 2009

Retiro de preparação para 1º Eucaristia

Foto: Robervânio Heverton

Aconteceu na manhã deste domingo, 22, no Centro Pastoral do Catolé, o retiro para crianças e pré-adolescentes que irão receber o sacramento da Eucaristia neste ano. O retiro teve a presença de aproximadamente 60 catequizandos, acompanhados de seus Catequistas, vindos dos diversos bairros de Nova Cruz. O Retiro teve a assessoria da Irmã Francisca, FDC, que na oportunidade veio representar a Irmã Raimunda. A reflexão do encontro foi voltado pra o compromisso de Oração, comunhão e vida eucaristica como ponto de partida para a s crianças nesta nova faze da vida cristã. A solenidade da 1º Eucaristia está marcada para o dia 08 de dezembro, dia da Imaculada conceição.

Festa de Cristo Rei e Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas



No último domingo do ano litúrgico, 22 de novembro, a Igreja comemora a Festa de Cristo Rei, que foi instituída pelo Papa Pio XI, 1925. – “Rei, reinar, reger”, vem de “rex, regere” (língua latina” = Rei, que é chefe de um país, de um povo), que procura “reger, dirigir,orientar para felicidade e realização do bem estar de todos.


Neste dia, a Igreja no Brasil celebra também o Dia Nacional dos cristãos leigas e leigos. O Concílio Vaticano II resgatou seu papel fundamental como membros povo de Deus e protagonistas da Evangelização e da promoção humana. No documento de Aparecida, ficou expresso que os leigos e leigas são discípulos missionários, luz do mundo, onde quer que se viva, trabalhe, reze e se divirta, ou seja, na família, na escola, na Igreja, na oficina, fábrica, escritórios, consultórios, no mundo da cultura, da comunicação, no mundo da política, no mundo das ciências, das artes, do trabalho e do sofrimento (Doc. Ap.210). São homens e mulheres da Igreja no mundo e homens e mulheres do mundo na Igreja,”são chamados a participar na ação pastoral da Igreja, primeiro pelo testemunho de vida, na Sociedade fazendo com que ela seja mais justa e fraterna e anúncio do Reino definitivo. Em segundo lugar com ações no campo da evangelização, da vida litúrgica e tantas outras formas de apostolado, segundo as necessidades locais sob a guia de seus pastores” (Doc.Ap.211). Esta atuação dos leigos e leigas no trabalho evangelizador é fundamental, conforme nos ensina o Papa João Paulo II: “A Evangelização do Continente não pode realizar-se hoje sem a colaboração dos fiéis leigos.”(Exortação Ecclesia in América 44).


Neste dia, queremos ressaltar a importância da organização dos leigos e leigas. Precisamos valorizar e incentivar os Conselhos de Leigos, seja no âmbito Nacional, Regional, assim como nas Igrejas Particulares, pois são instrumento válido, ativo e necessário para contribuir com a melhor compreensão da vocação laical bem como sua missão no meio do mundo e na comunidade eclesial.


Fonte: CNBB

Workshop discute o futuro do Censo da Igreja Católica no Brasil

Participantes do encontro

O workshop proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) para reformular o método do Censo da Igreja Católica, feito há quase 50 anos pelo Centro de Estatísticas Religiosas e Sociais (CERIS) aconteceu durante toda a manhã e início da tarde deste sábado, 21, em Brasília. O evento discutiu também a organização do Anuário Católico, que, segundo diálogo dos participantes, terá dados mais precisos e mais utilidade a partir dos novos Censos que vão contar com o auxílio do portal Guia Católico.com.


O encontro contou também com participação do pesquisador e estatístico Marcelo Pitta, do ex-assessor canônico da CNBB, dom Hugo Cavalcante e do diretor geral da Promocat (Marketing Integrado), empresa contratada pelo CERIS para realizar o Censo da Igreja Católica e publicar o Anuário Católico do Brasil, Fábio Castro. “A reunião busca saber das entidades quais são suas necessidades de pesquisa e, ampliar o escopo do Censo e do Anuário Católico para suprir as necessidades de informações das entidades”, resumiu o diretor. Ele frisou ainda que a união de todas terá, como conseqüência, um produto mais útil para atender as demandas da Igreja.


Fonte: CNBB