sábado, 10 de março de 2012

Comunidade religiosa de Nova Cruz tem nova superiora

A comunidade das religiosas Filhas do Amor Divino, da Paróquia de Nova Cruz, tem nova superiora. É Ir. Maria Aparecida (foto acima), que assumiu o cargo, substituindo a Ir. Lúcia Domingos, que foi transferida para outra comunidade da Congregação em Mina Gerais, depois de passar 9 anos em Nova Cruz. A Ir. Aparecida conta com duas religiosas que chegaram para auxiliar nos trabalhos pastorais, são elas a Ir. Flaviana e Ir. Gilvanete.

Casa das Irmãs em Nova Cruz

sexta-feira, 9 de março de 2012

Pascom realiza reunião e ECC faz Pós-Encontro

A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz realiza reunião para os membros, neste sábado, dia 10, na sala da Pascom, a partir das 19h30. Na ocasião será entregue o plano de ação com as atividades que serão realizadas este ano e apresentação da Ir. Gilvanete - FDC.

Já os casais do ECC participam do 3º Pós-Encontro, também sábado, dia 10, no salão do ECC. A equipe dirigente 2012, convida todos os casais para participarem deste momento de evangelização.

Paróquia Santa Maria Mãe abre Ano Jubilar


Igreja Matriz de Santa Maria Mãe
Foto: Xavier

A Paróquia de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, em Natal, completa 30 anos de criação, no próximo dia 12. As três décadas serão comemoradas com um “Ano Jubilar”. A programação será aberta domingo, dia 11, às 15 horas, com uma carreata, que parte da Capela de São Marcos, no Panatis 2, percorrerá todas as demais capelas da paróquia, culminando na Igreja Matriz, onde será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Durante o ano, serão desenvolvidas outras atividades, como o Congresso Eucarístico Paroquial, no mês de junho; uma exposição, em setembro, e a festa da padroeira, em dezembro.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 8 de março de 2012

Show de Lançamento – Amor e Adoração & Ricardo Sá

A Canção Nova de Natal/RN tem a alegria de convidar você para nosso próximo evento:
No próximo dia 23 de março Natal receberá o “Show de Lançamento”, com Ricardo Sá e o Ministério Amor e Adoração.

O missionário e cantor Ricardo Sá é um dos grandes nomes da música católica, há mais de trinta anos vem exercendo seu ministério, sendo considerado um dos músicos e radialistas precursores da divulgação e propagação da música católica no Brasil. Membro da Comunidade Católica Canção Nova, o missionário já gravou 13 CD´s, dentre eles o mais novo disco “Amor é Decisão”, lançado pela Canção Nova, que reúne quatorze faixas inéditas inspiradas no amor entre os casais, reflexo do grande amor de Deus. Na ocasião Ricardo Sá fará o lançamento deste novo trabalho, trazendo um show inédito para Natal.


Teremos também a presença da mais nova revelação da música católica, o Ministério Amor e Adoração. O grupo é composto por doze membros consagrados da Comunidade Canção Nova, dentre os quais destacamos o Emanuel Stênio e a Gil Duarte, ambos potiguares, “pratas da casa”, que junto com o grupo trarão uma proposta jovem, um repertório vibrante que tem levado muita gente a um encontro com Deus. O Amor e Adoração tem dois CD´s lançados, “Celebração” composto de músicas para animação da liturgia e o Cd “Amor e Adoração”, um álbum que surpreende pelo estilo pop, pela harmonia dos instrumentos e também pelos vocais, que são executados por todos os integrantes.

Você vai viver um momento maravilhoso de alegria, música, oração e encontro com Deus.
Show de Lançamento, com Amor e Adoração & Ricardo Sá.

Local: Ginásio do Colégio Imaculada Conceição (Rua Felipe Camarão, Centro – Natal/RN)
Data e Horário: 23 de março de 2012, às 20h
Ingressos: R$ 15,00 (antecipado)


Locais de Venda: Rádio Rural e Livraria Canção Nova Natal (Rua Açú, 335, Tirol)
Informações: Telefone: (84)3201-1689 ou 1690, Twitter: @cnradiorural, Facebook: https://www.facebook.com/cancaonovanatal

Fonte: blog Canção Nova Natal

quarta-feira, 7 de março de 2012

Pároco de Nova Cruz participou de reunião em prol do Campus da UERN

O Pe. Edilson Nobre, pároco da Paróquia de Nova Cruz participou da reunião da Comissão Campus da UERN Já, com a presença da Diretora do Campus de Natal, professora ANA LÚCIA DANTAS, estudantes da UERN, representante do SINTE-RN, estudantes do IFRN e estudantes de escolas públicas.

Os estudantes da UERN citaram vários problemas que ocorrem no Núcleo em Nova Cruz-RN, e a diretora, Ana Lúcia informou que a quase um mês a mesma esteve com o poder público responsável para resolver estas situações vivenciadas pelos alunos.

O Padre.Edilson Nobre se prontificou a reforçar a comissão e intermediar o diálogo entre o Governo do Estado para que seja discutido a viabilidade do campus e que a luta que se iniciava era difícil, mas não impossível e que a sociedade organizada com certeza teria exito.


O Padre Edilson Nobre cedeu entrevista a Claudio Lima

Fonte: anern2003.blogspot.com

Pastoral da Juventude realizará encontro de formação


A Pastoral da Juventude - PJ, da Paróquia de Nova Cruz realizará encontro de formação para coordenadores dos grupos de jovens da PJ, nos dias 10 e 11, no Centro Pastoral do Catolé. Segundo a coordenadora paroquial da PJ, Karla Priscila, o encontro será uma oportunidade para formação, reflexão, oração e celebração, cujo objetivo é melhorá desenvolvimento e dar mais motivação aos grupos de jovens da Paróquia.

A assessoria será de alguns membros da PJ de Natal. A abertura será no sábado, dia 10, às 8h e termina domingo, 11, às 12h. No encontro haverá também momento para lazer para os participantes.

Encontro setorial da CF será dia 11 em Lagoa Limpa do Fernando


A Paróquia de Nova Cruz inícia os encontros setoriais da Campanha da Fraternidade no próximo domingo, 11, na comunidade Lagoa Limpa do Fernando, com participação das comunidades que abrange o setor: Barbaço, Lagoa Seca, Primeira Lagoa, Juriti, Arisco, Capim Açu e Serrote.

Oração e hino da CF, palestra sobre tema, lema, objetivos da CF; apresentação do Grupo de Teatro da Secretaria Municipal de Saúde; apresentação de video, atendimento para exame de glicemia e verificação de pressão, fazem parte da programação.

No final os participantes irão ver as necessidades de atendimento de saúde existente nas comunidades. O encontro será assessorado pela equipe paroquial da CF, com membros da secretaria de saúde e ministério de música de Primeira Lagoa.

No dia 17, o encontro será na comunidade de Lagoa Verde; dia 18 em Assentamento e em Lagoa Limpa dia 25. No dia 24 será realizado a Caminhada da CF "Que a saúde se difunda sobre a terra", a partir das 15h, saindo da Praça de São Sebastião.

Participe da reza do terço na Gruta


Venha dia 08/03/2012, participar do terço na Gruta Nossa Senhora da Conceição, nesta quirta-feira, dia 8, a partir das 19h30. A Gruta fica na casa do casal Junio e Iracilda, Rua Maria Cavalcante de Melo, 85. Na ocasião o terço será dedicado ao Dia Internacional da Mulher. Todo dia 8, o casal abre sua casa para acolher vários devotos que vão rezar o terço.

Parabéns ao casal pela evangelização!

Pobreza no Brasil é tema de reflexão em reunião do Conselho Permanente da CNBB



Os bispos membros do Conselho Permanente (CP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), começaram na manhã desta quarta-feira, 7 de março, a primeira reunião ordinária de 2012. Previsto para se encerrar na próxima sexta-feira, 9, o encontro será a oportunidade para a reflexão sobre vários temas e para os últimos preparativos em vista da realização da 50ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, no mês de abril, em Aparecida (SP). Na segunda metade da manhã, na costumeira apresentação de análise de conjuntura, a convite do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), terá a palavra o senador Cristovam Buarque. Ele vai apresentar um perfil da pobreza no Brasil.

O Conselho Permanente tem por objetivo, segundo o Estatuto da entidade, orientar, apoiar e acompanhar as atividades da Conferência e dos seus organismos vinculados, cuidando para que se executem devidamente as decisões da Assembleia Geral e do próprio Conselho Permanente. A composição do Conselho tem a participação da Presidência e também dos 12 bispos que estão nas presidências das Comissões Episcopais de Pastoral e dos presidentes dos 17 Regionais da CNBB.

Outro assunto que será tratado na reunião e deve tomar bastante tempo dos bispos presentes será a apresentação do Plano Quadrienal do Secretariado Geral que abrange as ações no campo da formação e da animação pastoral na implementação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). O encontro também representa um dos instrumentos de exercício da colegialidade episcopal pelo bem da Igreja, no testemunho do Evangelho e de confirmação dos irmãos e irmãs na comunidade cristã.

Fonte: CNBB

Representantes da CUT fizeram visita ao Arcebispo

Representantes da CUT em visita ao Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha
Foto: Cacilda Medeiros



O Presidente da Central Única dos Trabalhadores - CUT, José Rodrigues Sobrinho, fez uma visita ao Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, na tarde do último dia 6. Junto com José Rodrigues estavam outros representantes da CUT, entre eles o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra. o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do RN, e um diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN.

Na ocasião, José Rodrigues convidou a Igreja Católica para participar de um Seminário promovido pela CUT, dia 18 de abril, em Apodi, no Oeste potiguar. O seminário tratará do Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, gerenciado pelo DNOCS. Em dezembro do ano passado, os bispos do Rio Grande do Norte publicaram uma nota, na qual mostravam-se descontentes com o modelo do Projeto.



Arcebispo anuncia horário de expediente
O Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, dará expediente na cúria metropolitana às terças, quintas e sextas-feiras, das 9 às 12 horas. Já, o secretário, Padre Clemente Medeiros, dará expediente nos mesmos dias, sendo que das 8 às 12 horas.


Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 6 de março de 2012

Os caminhos da Jornada Mundial da Juventude no Brasil


Que a Jornada Mundial da Juventude será em 2013, de 23 a 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro, já não é novidade para muita gente. O que muitos não sabem é que ela não se limita apenas a estes dias. Logo depois do anúncio oficial feito pelo papa Bento XVI para realização da Jornada no Rio, todo o país, de forma especial a Igreja no Brasil e as 276 dioceses, nos seus 17 Regionais, já estavam trabalhando.

O Projeto “Bote Fé”, por exemplo, que tem como carro chefe a peregrinação dos símbolos da JMJ (Cruz e o Ícone de Nossa Senhora), se realiza no território brasileiro, levando aos jovens o clima que envolve este que é o maior encontro do Bento XVI com a juventude católica de todo o mundo.

E para pensar, projetar e organizar todas as atividades precedentes à JMJ Rio 2013, a Comissão Episcopal Pastoral da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com a representação dos 17 padres referenciais do Setor Juventude, se reúne a cada dois meses para debater a JMJ e a Semana Missionária. A Semana, também conhecida como Pré-Jornada ou Dias nas Dioceses, são os dias que efetivamente preparam, de forma mais intensa, os jovens brasileiros e estrangeiros, em diversos lugares do país, para os dias da Jornada.

Na última reunião dos referenciais, foi tratado o subsídio, que será enviado a todas as dioceses com as diretrizes que vão reger os meses em preparação à JMJ, trabalhando temas específicos ligados diretamente à juventude no caráter de espiritualidade e gestos concretos.

Um dos pontos centrais da reunião foi a necessidade de formar e instruir as dioceses que acolherão peregrinos estrangeiros e a definição a programação base para toda a Semana Missionária, que ocorrerá simultaneamente em todo o Brasil.

Saiba mais: AQUI

Cúpula de segurança visita Arcebispo de Natal

Comandantes militares em visita a Dom Jaime
Foto: José Bezerra

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu a visita das autoridades ligadas ao Governo do Estado, na sexta-feira, dia 02 de março, às 17 horas, em seu gabinete episcopal. Estiveram presentes o Sr. Secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha; o Comandante Geral da PM no Estado, Cel. Francisco Canindé de Araújo Silva; o Comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Dantas Lisboa; o Delegado Geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva; e o Diretor Geral do ITEP, Dr. Nazareno de Deus Medeiros Costa.

Dom Jaime falou da alegria em recebê-los e, ao falar sobre segurança, disse que é adepto dos investimentos no trabalho preventivo. O Arcebispo aproveitou a visita para entregar ao Comandante Geral da PM e ao Comandante do Corpo de Bombeiros, ofícios enviados pela CNBB, agradecendo o apoio e o trabalho de segurança que as duas instituições prestaram, durante a realização do evento Bote Fé Natal, que constou da gravação de um DVD, em show na Praia do Forte, e a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, eventos ocorridos no período de 10 a 12 de fevereiro, em Natal.
O Secretário de Segurança, Aldair da Rocha, falou de alguns serviços que a Polícia Realiza, entre as quais o programa de Polícia Comunitária. O Comandante Do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Dantas, falou sobre o PROERD, que trabalha com crianças visando a prevenção contra o uso de drogas. “Até hoje não temos notícias de nenhuma criança do PROERD com envolvimento com drogas”, disse o Cel. Elizeu.

No final, Dom Jaime agradeceu novamente a visita das autoridades e colocou a Igreja à disposição, naquilo que for de sua competência.

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 5 de março de 2012

Parabéns para o Pe. Janilson

Hoje, dia 5 de março, o Pe. Janilson Macedo, vigário paroquial, está completando mais uma aninho de vida. Em nome da Paróquia de Nova Cruz parabenizamos o Pe. Janilson. Um jantar de adesão será realizado às 20h, na casa paroquial, com a presença dos paroquianos. Se você deseja participar adquira sua senha com Vera Avelino, na loja Gesiane Modas.

Abertura da Campnha da Fraternidade em Nova Cruz


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou a abertura da Campanha da Fraternidade - CF 2012, na noite do último domingo, dia 4. Na Igreja de São Sebastião o pároco Pe. Edilson Nobre falou sobre o tema: Fraternidade e Saúde Publica e o lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra", em seguida houve a apresentação do Grupo de Teatro da Secretaria Municipal de Saúde, abordando a peça sobre o SUS - Sistema Único de Saúde. Logo após, todos saíram em caminhada até a Igreja Matriz, onde aconteceu a missa de abertura presidida pelo Pe. Edilson Nobre. Durante a caminhada houve duas paradas para reflexão sobre CF.

Este ano a equipe paroquial da CF realizará encontros de formação nas comunidades da paróquia, a partir do próximo domingo, dia 11, em Lagoa Limpa do Fernando. Em Nova Cruz a CF esta sendo realizado em parceria com a secretaria de saúde.


Palavra do Pe. Edilson, na abertura da CF
Apresentação do Grupo de Teatro

Caminhada


A missa

Veja mais fotos: Galeria de Fotos

Catequistas participaram de formação

A Paróquia de Nova Cruz realizou 1° Encontro de Formação para Catequistas, na manhã de domingo, 4, no Centro Pastoral do Catolé. Na ocasião foi apresentado a Ir. Gilvanete - FDC, que ajudará nos trabalhos pastorais da catequese. O encontro contou com a participação dos padres Janilson Macedo e Edilson Nobre, ambos foram falar sobre o grande trabalho que os catequistas prestam a paróquia. Essa foi a primeira etapa da formação para os catequistas. Nos próximo domingo, dia 11, haverá outro encontro.

Ir. Gilvanete

Pe. Edilson

Pe. Janilson

Veja mais fotos: Galeria de fotos