sábado, 13 de julho de 2013

15º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Próximos pelo amor de Deus 

 Evangelho (Lc 10,25-37)

 Lucas nos coloca de frente com a parábola do “bom samaritano”. Ela (a parábola) nos faz lembrar o “Sermão na Planície”: “Sede compassivos, como vosso Pai é compassivo”. Seguindo a mesma lógica de pensamento, diz o Salmo 103,13: “Como um pai se enternece com seus filhos”. Dando-nos conta a partir de uma análise profunda sobre o apropriado sentido da parábola, vemos que a ação misericordiosa dispensa qualquer código legal. Por conseguinte, depende tão somente do discernimento amoroso em relação ao dom da vida.
·      Insensível, é o que nos parece!  
              O texto começa dizendo assim: “Nisso um jurista se levantou e, para pô-lo à prova, lhe pergunta: - Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?”
              Jesus não responde à pergunta, mas se detém na seguinte indagação: O que está escrito na lei? Prontamente o doutor da lei cita alguns textos bíblicos: O primeiro é o seguinte: “Amarás o Senhor teu Deus...”; o segundo, sobre o qual os israelitas insistiam menos: “e o próximo como a ti mesmo”. Jesus reconhece que a resposta foi dada com bastante perfeição! Depois do elogio, responde: “Faze isto é viverás”.
              O doutor querendo se justificar, pergunta a Jesus: - “E quem é o meu próximo?” Conhecer não basta! Atenção, estamos diante de uma questão! Não era fácil para um judeu reconhecer um samaritano como sendo próximo. Um detalhe: o pior insulto para um judeu era chamá-lo de samaritano. Jesus não dá importância a esta dúvida cultural do doutor da lei; nem mesmo lhe responde. O que interessa para o Mestre é a nossa total disponibilidade em amar a Deus e a qualquer que seja o nosso próximo.
·      Um homem cai nas mãos de assaltantes (v. 30)
          Eis aqui um caso típico que requer ação misericordiosa. Quem era essa criatura? Dele não se sabe quase nada; nem a idade, nem a profissão, nem a tribo à qual pertencia, se era bom ou mau, amigo ou inimigo. Ele simplesmente é chamado de forma genérica: era um homem! Talvez fosse um judeu!
          Atenção, lei, o que dirás? O que faríamos nós, hoje, diante de situações semelhantes a que vimos no Evangelho, ou algo semelhante?
              Casualmente, passaram dois religiosos: um sacerdote e um levita (vv. 31-32). Sabem quem eram eles? Dois judeus, piedosos, religiosos (especialistas sobre Deus, sobre e sobre a religião) e de moral no lugar. Que atitude foi tomada por eles? Viram..., mas ignoram o que viram, passando pelo outro lado. Coitadinhos, talvez não tenham parado e dado à devida atenção, com medo de serem também assaltados, além da preocupação com a pureza ritual: não era permitido se aproximar de cadáveres. Contudo, é também verdade que a falsa religião praticada por eles tenha transformado os seus corações de carne para corações de pedra (corações insensíveis).
              Há um perigo que é comum a muitos: A insensibilidade! E, assim, são várias as razões para se driblar os problemas referentes aos direitos humanos, tais como: é obrigação só do governo; falta de tempo; evitar brigas; o que eu tenho a ver com isso?; o meu ministério é só administrar os sacramentos; devo só rezar. Que razão terão estas justificativas diante de Deus?
              É hora de questionamentos. O que vemos? Uma sociedade calculista e fria, um mundo individualista, competitivo e indiferente aos apelos dos marginalizados. E a religião vivenciada por alguns, como reage? Quanto à nossa preocupação pelas massas sobrantes da vida, quais as opções e inquietações assumidas pela nossa religião? O que dizem os nossos planos pastorais? Fazemos alguma coisa, é verdade! Mas fazemos o suficiente, conforme nos pede o Evangelho?
              “Jesus não dá nota para o samaritano. Quer que o doutor da lei dê a sentença: 10/10! É muito importante observar como Jesus inverte a pergunta que lhe foi feita no começo. Quem é o meu próximo?” – foi lhe perguntado. – Agora ele pergunta: “Na tua opinião, quem te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?” (v. 36).
              As últimas palavras de Jesus ao doutor da lei resumem a mensagem de toda a parábola: “vai e faze tu o mesmo!”
             
Pe. Francisco de Assis Inácio
- PÁROCO –
PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
NOVA CRUZ – RN



sexta-feira, 12 de julho de 2013

SAR promove Encontro de Formação sobre Políticas Públicas



Partindo da compreensão da importância em conhecer os mecanismos de elaboração e aplicação dos Planos Municipais das Políticas Públicas de Assistência Social e Saúde, o Serviço de Assistência Rural – SAR da Arquidiocese de Natal, vem convidar enquanto parceiro no Encontro de Formação da Região Agreste/Trairi que acontecerá no dia 20 de julho ás 8h ás 14h no Auditório da Câmara Municipal  – Nova Cruz/RN.

Assim, solicitamos vossa presença no referido encontro, bem como a presença da comissão de elaboração do plano de Saúde e Assistência Social deste Município, conselheiros municipais, Igrejas, Associações, Sindicatos, etc.

Por gentileza confirmar presença no e-mail: sararquidiocese@gmail.com ou pelos telefones: 3615-2800; 9628-3839 e 9628-8269 no período da tarde.


Fotos: Encontro de Formação do SAR realizado no mês de Junho/201

Igreja Matriz de Nova Cruz continua em obras


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz continua com reconstrução do telhado, madeiramento e parte elétrica da Igreja Matriz. Esta semana teve inicio a colocação do madeiramento da parte central da igreja. Em breve será colocado todo telhado. A obra tem uma previsão de orçamento no valor de mais de 70 mil reais e está sendo realizado através da empresa CAP Construções e serviços Ltda. A Paróquia continua em campanha para arrecadar recursos , para ajudar você deve procurar a secretaria paroquial ou os membros da comissão pró-recuperação da Matriz .

Veja algumas fotos da obra: 






Telhas velhas

Telhas novas





VEJA MAIS FOTOS AQUI

Dom Heitor celebra 35 anos de sagração episcopal

Dom Heitor Sales, arcebispo emérito de Natal
Foto: Cacilda Medeiros


O Arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, celebra 35 anos de sagração episcopal, no próximo dia 16. Neste dia, às 7 horas, ele celebrará em ação de graças, no Convento das Irmãs do Amor Divino, em Emaús. Para Dom Heitor, na vida episcopal, o mais importante, “é colocar-se à disposição do povo de Deus¸ para que Jesus pudesse ser servido, visto e imitado”.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Show marcará encerramento da Semana Missionária


O encerramento da Semana Missionária, na Arquidiocese de Natal, será no sábado, dia 20 de julho, no monumento dos Mártires, em Uruaçu. Além de tendas temáticas, também haverá missa, às 15 horas, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Depois da missa, haverá show. Um dos que se apresentará durante o será o cantor natalense Isaque Galvão.

Hoje, 11 de julho é Dia de Oração pela Jornada Mundial da Juventude Rio 2013


Queridos irmãos e irmãs em Cristo.

“A fé não é refúgio para gente sem coragem, mas a dilatação da vida” 
(Papa Francisco, Encíclica “Lumen Fidei”)

Com a mesma fé no amor de Deus pela juventude, que nos guiou até aqui, queremos viver este momento ímpar de nossa vida com a JMJ Rio 2013. Ao acreditar que a Jornada é obra divina e, portanto, projeto do coração de Deus para todos nós, renovamos nosso agradecimento a Ele por tão precioso presente. Esta fé fez com que muitos sonhassem a Jornada em nosso meio e se empenhassem na sua construção para o benefício de todos. E é com esta mesma fé que, agora, tão próximos deste Encontro, nos voltamos intensa e coletivamente a Deus agradecendo-lhe por aquilo que já foi construído e vivido, bem como pedindo-lhe renovadas forças, bons resultados e abundantes frutos.

“Nas Jornadas Mundiais da Juventude, os jovens mostram a alegria da fé, o compromisso de viver uma fé sólida e generosa”, afirmou-nos o papa em sua recém publicada encíclica. Assim como ele, nós também acreditamos que este é um momento forte de exaltar e viver a verdadeira fé no Senhor que nos chama, nos transforma, nos capacita e nos envia; somente Nele encontramos o sentido, o gosto e a direção da vida. É um momento especial não só para os jovens, mas para toda a Igreja e para o Brasil que a recebe.

Como uma grande família cristã, vamos juntos, no dia 11 de julho, realizar uma bonita corrente de oração em vista da Jornada Mundial da Juventude que acontece, coincidentemente, num contexto brasileiro de manifestação de muitos sonhos juvenis de dignidade, de felicidade, de justiça, de solidariedade, de paz, de um mundo melhor. Há muita coisa no ar! Há muita sede de vida! Há muito discernimento a fazer, projetos a assumir, bens a desenvolver e males a combater. A oração verdadeira nos aproxima de Deus e dos Seus filhos, nossos irmãos. Rezar, portanto, sustenta nossa relação com Aquele que nos ama por primeiro e gratuitamente, desenvolvendo em nós o precioso dom do Amor que, por mandato divino, se abre para o bem do nosso povo.

Sejamos criativos e endossemos esta iniciativa do “Dia de Oração pela Jornada Mundial da Juventude Rio 2013”. Reconhecendo as grandes maravilhas operadas por Deus neste tempo de preparação, pedimos a Ele o sucesso no desenvolvimento de tudo aquilo que já foi carinhosamente preparado, a não realização do que for contrário a sua vontade, a nossa abertura de espírito a sua comunicação de amor, os bons frutos que farão parte da nova história de todos nós. A maternal presença de Maria seja mais intensamente percebida nestes dias e nos auxilie a retornarmos para nossas casas e comunidades com renovado entusiasmo cristão, ardor vocacional, compromisso missionário.


Deus nos abençoe a todos e todas neste tempo de Graça.

Dom Eduardo Pinheiro da Silva
Bispo Auxiliar de Campo Grande (MS)
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB

Fonte: CNBB

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Missa do próximo domingo será na Igreja de São Sebastião

Igreja de São Sebasitão


Por ocasião da missa em ação de graças pelo Jubileu de ouro de Dom Matias Patrício, a missa dominical do próximo domingo, dia 14, será na Igreja de São Sebastião, às 19 horas. Portanto, não haverá missa às 17 horas, em São Sebastião, e nem às 19 horas no salão do ECC. A missa à noite será presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Matias, concelebrada pelos padres Francisco de Assis e Pe. Pedro Cunha, além da participação de outros padres. Apenas a missa pela manhã, às 7h30, será realizado no salão do ECC, normalmente.

Solidariedade reconstruirá Capela de São Bartolomeu




Fiéis da Vila Paraíso, que frequentam a capela de São Bartolomeu, da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, na zona norte de Natal, passaram por um susto, na noite do último dia 6. Parte do teto e de uma parede desabaram, logo após a missa.

Segundo o pároco, Padre Inácio Henrique Teixeira, a capela estava em reforma e, por medida de segurança, desde o sábado anterior, as celebrações aconteciam no pátio da capela. "No dia 6, quando cheguei para a missa, às 18h, percebi que havia infiltrações, goteiras e parte do rodateto havia caído. Fiquei preocupado. Mandei fechar todas as portas da capela, para que ninguém entrasse. Iniciamos a missa, no pátio, e, no momento do Salmo, ouvimos um barulho. Era uma placa de gesso que caiu. Fiquei mais preocupado ainda. No final da Oração da Assembleia, resolvi encerrar a missa. Dei a bênção final, mandei todos saírem do espaço e fechamos o portão", relata o pároco.

No local, ficaram apenas o Padre Inácio e a equipe responsável pela capela. Juntos, recolheram todos os bancos para a sacristia. "Quando acabamos, ouvimos um grande estrondo. Era o desabamento. Parte dos tijolos, telhas e vigas caíram onde, antes, as pessoas estavam participando da missa. Graças a Deus, ninguém se referiu", conta o padre.

Por ordem da defesa civil municipal, o que sobrou da estrutura da capela foi totalmente demolida. "Agora, vamos construir uma nova igreja, contando com a unidade de todas as comunidades que formam a Paróquia. Sinto uma enorme solidariedade das comunidades, de outras paróquias, da sociedade", diz, confiante, o Pe. Inácio. Ele adianta que a Paróquia vai abrir uma conta bancária, através da qual as pessoas também poderão contribuir com a construção da nova capela de São Bartolomeu.

Foto: Capela de São Bartolomeu, após o desabamento
CRÉDITO: Josenilson Araújo

terça-feira, 9 de julho de 2013

Canguaretama comemora 155 anos de criação da Paróquia



Uma vasta programação será desenvolvida no município de Canguaretama, no período de 13 a 21 de julho. É a festa dos Mártires, a Semana Missionária e comemoração dos 155 anos de criação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

A programação vai ter início da tarde do próximo sábado, dia 13, com o Martifest, pelas ruas da cidade, animado pelo grupo Anuncia-me, de São José de Mipibu. No domingo, 14, às 18h, acontece carreata, saindo da Igreja Matriz até o Santuário Chama de Amor, na comunidade Cunhaú. No dia 15, haverá uma noite de adoração ao Santíssimo Sacramento, na Capela Santuário, dedicada a Nossa Senhora das Candeias, também em Cunhaú. No dia 16, data em que se completa 368 anos do morticínio de Cunhaú, a programação será a seguinte: 15h, terço mariano, conduzido pelo Padre Antônio Maria; às 16h, lançamento do CD gravado pelo Padre José Pereira Neto, com músicas dedicadas aos Mártires Potiguares; e, às 17h, missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

De 17 a 20, acontecerá a Semana Missionária, com visitas às famílias. No dia 21, às 19h30, na Igreja Matriz, será celebrada missa em ação de graças pelos 155 anos de criação da Paróquia.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Paróquias realizarão Semana Missionária

Monumento dos Mártires, em Uruaçu, local onde acontecerá o encerramento da Semana Missionária
Crédito: Cacilda Medeiros

Várias paróquias da Arquidiocese de Natal realizarão Semana Missionária, no período de 16 a 20 deste mês. A atividade antecede a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28.

No próximo dia 20, caravanas das paróquias se dirigirão até o Monumento dos Mártires, na Comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, para o encerramento da Semana Missionária. Lá, a programação começará às 9 horas, com um momento de oração. Logo após, serão oferecidas seis tendas temáticas, simultaneamente. Nas tendas haverá reflexão sobre o serviço da caridade, assessoria e acompanhamento de grupos de jovens, campanha contra a violência e extermínio dos jovens, redução da maioridade penal, drogas e Youcat - o catecismo jovem. Paralelo às tendas, haverá a 'Feira das Expressões'. "Cada pastoral, movimento e expressão jovem vai expor o trabalho que realiza", explica o coordenador do Setor Juventude, Padre Inácio Lopes. Às 15 horas, será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Após a missa, terá show religioso.

Dom Matias será homenageado em Natal e Nova Cruz



A Arquidiocese de Natal celebrará missa em ação de graças, no próximo sábado, 13, às 17 horas, no Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no bairro de Nazaré, em Natal, pelos 50 anos de ordenação sacerdotal do Arcebispo Emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo. A celebração contará com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, do clero natalense (padres e diáconos), fiéis em geral e autoridades.

Na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, a missa em ação de graças pelos 50 anos de ordenação sacerdotal do Arcebispo Emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo, acontecerá domingo, dia 14,  às 19 horas, na Igreja de São Sebastião.  A celebração contará com a presença dos padres Francisco de Assis, pároco, Pe. Pedro Cunha, vigário paroquial, religiosas, diácono, fiéis em geral e autoridades. Após a missa acontecerá um jantar de adesão no Colégio de Nossa Senhora do Carmo. 


Dom Matias Patrício de Macêdo, hoje com 77 anos de idade, foi ordenado Padre no dia 14 de julho de 1963, pelo então Bispo Auxiliar de Natal, Dom Eugênio de Araújo Sales, na Catedral de Natal (hoje, Antiga Catedral). No dia 12 de julho de 1990, ele foi eleito Bispo da Diocese de Cajazeiras, na Paraíba. A sagração episcopal foi no dia 21 de outubro de 1990, tendo como Bispo sagrante Dom Alair Vilar Fernandes de Melo e, como consagrantes, Dom Manuel Tavares de Araújo e Dom Zacarias Rolim de Moura.

Além de Bispo de Cajazeiras, Dom Matias foi bispo de Campina Grande-PB, de 29 de agosto de 2001 até 2003, quando foi eleito Arcebispo de Natal. A posse na Arquidiocese de Natal ocorreu no dia 25 de janeiro de 2004. Ao completar 75 anos, cumprindo o que manda o Direito Canônico, apresentou renúncia ao Papa, que foi aceita em 21 de dezembro de 2011. Mesmo assim, permaneceu à frente da Arquidiocese de Natal, com Administrador Apostólico, até a posse do atual arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, em 26 de fevereiro de 2012.

FOTO
LEGENDA: Dom Matias, arcebispo emérito de Natal
CRÉDITO: José Bezerra
Fonte: Arquidiocese de Natal 

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Pároco de Nova Cruz está de parabéns


Através destas imagens a Pastoral da Comunicação, hora representando todas as pastorais, movimentos e serviços, parabeniza o Pároco Pe. Francisco de Assis, pela passagem do seu aniversário natalício. Neste dia tão importante em sua, 08 de julho, parabenizamos pelo dom dia sua. Todas estas fotos mostram algumas das várias atividades e ações já realizadas e com sua participação. Um padre atuante e bastante batalhador pela causa maior em sua vida religiosa, que é a Evangelizar.


















Padre Assis escreve artigo sobre seus 54 anos de vida


MEUS 54 ANOS
08.07.1959 – 08.07.2013

                   Que alegria, Pai Querido; Jesus, meu diletíssimo irmão; Senhora Santíssima, Mãe do ilimitado amor, poder dizer que, cada dia mais, me sinto um com o Único e Eterno Deus, Senhor do céu e da terra!...  Completo, hoje, cinquenta e quatro anos de vida (meio século+4 anos)...           Que belo e oportuno aviso de velhice (no sentido cristão de amadurecimento para o discernimento, o cuidado necessário com o dom da vida, com o profético silêncio que o Senhor me pede!) e de partida à vista!

              Dá-me, ESPÍRITO DIVINO, O DOM DA FORÇA. Quem não precisa erguer esta prece? ... CINQUENTA E QUATRO ANOS de idade e ainda navego, procurando o primeiro forte, ou ainda o primeiro passo, em busca do primeiro degrau da vida.

              Confio, incondicionalmente, que Deus me protege e protegerá contra a amargura e qualquer sombra de desamor e do medo de ser testemunha dele, em qualquer que seja a circunstância da vida.

              Tenho recebido muito de Deus. Por isso, tenho que me doar mais ainda; tenho, inclusive, que me santificar. Tem que render o quanto mais para a glória divina e o bem dos meus irmãos e irmãs, especialmente para os que são massas sobrantes, os marginalizados.

              Realiza em mim este prodígio, que está muito acima da carne e do sangue (das pobres e inseguras forças): infunde-me medo de qualquer pecado, mas acima de tudo, medo de ferir a caridade, para que não fiquem expressas as terríveis marcas.

              Alusão à minha idade:
              “Longe de temê-la ou irritar-se contra ela, nada como envelhecer sem travo, como fruta que torna puro mel...”. 

              Mantendo a cadência da reflexão, é possível dizer com e como o Dom da ternura, Dom Helder: “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Manter o ritmo e não desistir, podendo ou podendo, caindo embora aos pedaços chegar até o fim.”
             
Pe. Francisco de Assis Inácio