terça-feira, 9 de julho de 2013

Dom Matias será homenageado em Natal e Nova Cruz



A Arquidiocese de Natal celebrará missa em ação de graças, no próximo sábado, 13, às 17 horas, no Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no bairro de Nazaré, em Natal, pelos 50 anos de ordenação sacerdotal do Arcebispo Emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo. A celebração contará com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, do clero natalense (padres e diáconos), fiéis em geral e autoridades.

Na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, a missa em ação de graças pelos 50 anos de ordenação sacerdotal do Arcebispo Emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo, acontecerá domingo, dia 14,  às 19 horas, na Igreja de São Sebastião.  A celebração contará com a presença dos padres Francisco de Assis, pároco, Pe. Pedro Cunha, vigário paroquial, religiosas, diácono, fiéis em geral e autoridades. Após a missa acontecerá um jantar de adesão no Colégio de Nossa Senhora do Carmo. 


Dom Matias Patrício de Macêdo, hoje com 77 anos de idade, foi ordenado Padre no dia 14 de julho de 1963, pelo então Bispo Auxiliar de Natal, Dom Eugênio de Araújo Sales, na Catedral de Natal (hoje, Antiga Catedral). No dia 12 de julho de 1990, ele foi eleito Bispo da Diocese de Cajazeiras, na Paraíba. A sagração episcopal foi no dia 21 de outubro de 1990, tendo como Bispo sagrante Dom Alair Vilar Fernandes de Melo e, como consagrantes, Dom Manuel Tavares de Araújo e Dom Zacarias Rolim de Moura.

Além de Bispo de Cajazeiras, Dom Matias foi bispo de Campina Grande-PB, de 29 de agosto de 2001 até 2003, quando foi eleito Arcebispo de Natal. A posse na Arquidiocese de Natal ocorreu no dia 25 de janeiro de 2004. Ao completar 75 anos, cumprindo o que manda o Direito Canônico, apresentou renúncia ao Papa, que foi aceita em 21 de dezembro de 2011. Mesmo assim, permaneceu à frente da Arquidiocese de Natal, com Administrador Apostólico, até a posse do atual arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, em 26 de fevereiro de 2012.

FOTO
LEGENDA: Dom Matias, arcebispo emérito de Natal
CRÉDITO: José Bezerra
Fonte: Arquidiocese de Natal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário