sexta-feira, 11 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011 é lançada pelo Regional Nordeste II

(Aspecto da Mesa Diretora do Evento)


(Padre Zezinho deu autógrafos no lançamento da CF 2011 Regional Nordeste)

Fotos: Ivanísio Ramos

A abertura contou com as presenças dos bispos das 21 Dioceses dos Estados que integram o regional Nordeste II da CNBB: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

A CF de 2011 tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e como lema uma citação do trecho de uma carta de São Paulo aos Romanos: “A criação geme em dores de parto”.

A proposta da campanha é levar toda comunidade a refletir sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas e motivar a participação de todos nas ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

O arcebispo Metropolitano, Dom Matias Patrício, abriu a solenidade lembrando que a Campanha da Fraternidade foi criada no RN. “A Campanha da Fraternidade surgiu em 1962, no município de Nízia Floresta. No ano seguinte, 19 dioceses aderiram ao movimento e em 1964 todo Brasil se envolveu e participa até hoje”, disse Dom Matias.

Ele disse da preocupação da igreja com o aquecimento global e suas conseqüências. “A igreja está dando o seu grito de alerta. A terra é a nossa casa e nós queremos nossa casa limpa e arrumada. Vamos cuidar do nosso planeta”, afirmou o arcebispo de Natal.

Rosalba Ciarlini

A governadora Rosalba Ciarlini, presente à solenidade, destacou a importância do tema proposto pela Campanha da Fraternidade deste ano.

“A Campanha da Fraternidade já plantou boas ações e deu bons frutos ao nosso país. Mas este ano o tema tem um significado especial”, disse a Governadora, fazendo alusão à questão da preservação do meio ambiente.

Presenças

A abertura contou com a presença do arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício; da governadora Rosalba Ciarlini; da prefeita Micarla de Sousa; do bispo de Campina Grande e vice-presidente da Regional Nordeste II, Dom Jaime Vieira Rocha; do secretário da CNBB - Regional Nordeste II - Dom Genival Saraiva; do Bispo Diocesano de Guarabira (PB), Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena; do coordenador da CF em Natal, padre Alcimário Pereira; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Mota; e do presidente da Câmara Municipal, vereador Edivan Martins.

Quem também esteve presente foi o padre Zezinho, que há vários anos evangeliza o poder de Deus através da música.

Padre Zezinho foi um dos palestrantes do seminário: “Quem desmata a terra, semeia inferno”, que aconteceu nesta sexta-feira(11) no Hotel Imirá.

(Pascom Nova Cruz / Fonte Blog do Oliveira)


quinta-feira, 10 de março de 2011

Paróquia de Nova Cruz acolhe Ir. Simone e participa da abertura da CF em Natal

No último domingo, na missa da Igreja Matriz, o Pe. Edilson Nobre apresentou aos fiéis novacruzense a Ir. Maria Simone Duarte Gomes, conhecida com Ir. Simone. Na ocasião o Pe. Edilson acolheu a religiosa em nome da Paróquia e desejou sucesso na nova missão em nosso meio.

A Ir. Simone é juniorista da Congregação Filhas do Amor Divino, natural de Coronel Ezequiel. Em Nova Cruz ela vai atua na Infância Missionária, JAD- Juventude do Amor Divino e Movad- Movimento Vocacional do Amor Divino.

Cerca de 10 membros da equipe paroquial da Campanha da Fraternidade participará da abertura da CF em Natal, na noite de quinta-feira,10, e durante a sexta-feira, 11, abrindo a programação de lançamento regional da CF.

A programação inicia na quinta, às 18h , no Hotel Imirá, com jantar oferecido para autoridades, imprensa e bispos do Regional. Na sexta-feira, das 8 às 17h30, também no Imirá, será realizado um Seminário, cujo tema é: “Quem desmata a terra, semeia inferno”.

Cantores de Deus se apresentará em Brejinho



A criação da Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Brejinho e Passagem, está marcado para o dia 21 deste mês, com missa às 19h30, em seguida acontecerá o show religioso em praça pública com a Banda Cantores de Deus, de São Paulo/SP.

A celebração da missa será Presidida pelo Exmo Revmo. Sr. Dom Matias Patricio de Macedo, Arcebispo Metropolitano de Natal, na qual o Pe. Roberto Roberlan será empossado o primeiro administrador da recém criada Paróquia de Nossa Senhora das Dores.

QUARTA DE CINZAS, A CAMINHO DA PÁSCOA




(Os fiéis acorreram às igrejas da paróquia nesta quarta para receberem as tradcionais Cinzas)

"Com a quarta-feira de Cinzas iniciamos a caminhada rumo à Pascoa. São Quarenta dias que nos separam dessa grande celebração. A Quaresma é o grande retiro espiritual das comunidades cristãs que se preparam para celebrar o cacontecimento maior de nossa fé: a ressurreição de Jesus. A liturgia de hoje apresenta duas propostas que nos ajudam a trilhar o caminho da conversão durante este tempo de preparação para a Páscoa: a temática do Evangelho e a Campanha da Fraternidade."

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

" A Campanha da Fraternidade, todos os anos, nos faz um apelo concreto de Conversão. Este ano ela nos leva a refletir sobre o tema: FRATERNIDADE E VIDA NO PLANETA e o lema: A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO (Rm 8,22). Como podemos perceber pelo tema e pelo lema, ela nos convida a rever nosso modo de pensar e de agir em relação à natureza, obra de Deus. A humanidade com a exploração, a depredação e a ânsia do lucro, acaba transformando o cosmos em caos".

(Pascom)

Secretário da CNBB recebe imprensa para falar sobre a CF-2011

O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, recebe a imprensa nesta quarta-feira, 9, às 14h30, na sede da Conferência dos Bispos, em Brasília, para a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2011 (CF). Dom Dimas apresentará aos jornalistas as expectativas da CNBB em relação à CF, além da mensagem do papa Bento XVI enviada exclusivamente para a Campanha.

Durante a Coletiva, o secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, apresentará à imprensa os principais objetivos da Campanha que, neste ano, vai discutir o tema “Fraternidade e a vida no Planeta”. O lema, “A criação geme em dores de parto”, é tirado da carta de São Paulo aos Romanos.

A Campanha tem como objetivo geral “contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta”.

Realizada por todas as dioceses do Brasil, a Campanha da Fraternidade foi criada em 1964 e esta é a quarta vez aborda um tema relacionado à preservação da natureza e do meio ambiente. Em 1979, foi discutido o tema “Preserve o que é de todos”; em 2004, “Água, fonte de vida”; e, em 2007,”Vida e missão neste chão”, falando da Amazônia.

terça-feira, 8 de março de 2011

A Paróquia de Nova Cruz divulga as missas da quarta-feira de Cinzas


Nesta quarta-feira, 9, terá início o tempo da Quaresma. Na ocasião a Igreja Católica abre a Campanha da Fraternidade 2011 e celebra a missa da quarta-feira de Cinzas. Confira abaixo a programação em Nova Cruz.


HORÁRIO DE MISSAS E CELEBRAÇÕES

07h30 - Missa na Matriz
16h – Celebração em Lagoa do Couro
17h – missa em Frei Damião
17h – Celebração em Santa Luzia e Lajedo do Paiva
17h30 – Missa em Primeira Lagoa
17h30 – Celebração em Lagoa Limpa do Fernando
19h – Missa em São Sebastião e Juriti
19h – Celebração Cidade do Sol, Santa Maria Goreti, Lagoa da Mata, Lagoa Verde, Lagoa de Serra, Serrote dos Bezerras, Conceição, Lagoa Seca, Lagoa Limpa e Arisco.

Ágape 2011 foi sucesso

O retiro de carnaval-ágape promovido pela Renovação Carismática Católica da Paróquia de Nova Cruz foi realizado com sucesso. O retiro teve inicio com o arrastão no dia 5, com muita animação. No dia 6, uma missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre, concelebrada pelos padres Janilson Macêdo e Iranildo Virgilio, inicio a programação na Casa do Forró. Durante os dias 6, 7 e 8, o retiro teve uma boa participação dos fiéis católicos que tiveram momentos de louvor, pregação, adoração, palestras e muita animação.

O retiro de carnaval de Nova Cruz já uma tradição, como uma opção para os fiéis participarem e vivenciarem um carnaval diferente. Além de pessoas de Nova Cruz, o retiro conta com várias pessoas de outras cidades e da região agreste.





Fiéis de Passa e Fica que vieram
participar do ágape em Nova Cruz


Missa em ação de graças pelo aniversário natalício do Pe. Janilson

A Paróquia de Nova Cruz realizou no último domingo, 6, missa em ação de graças pelo aniversário natalício do Pe. Janilson Macêdo, vigário paroquial. Na missa estava o Pe. Edilson Nobre, seminarista Shirleno, religiosas Filhas do Amor Divino e Franciscana do Bom Conselho e os fiéis novacruzense. A missa foi presidida pelo Pe. Janilson e concelebrada pelo Pe. Edilson.

Da esq.: Seminarista Shirleno, Pe. Janilson e Pe. Edilson


No final da missa outros fiéis também estavam aniversariando
e juntos cantaram parabéns com Pe. Janilson

O pai do Pe. Janilson também esteve presente na missa

segunda-feira, 7 de março de 2011

"Quem pode responder às inquietudes do coração?"


"Quem pode responder, verdadeiramente, às inquietudes do nosso coração?", foi a pergunta do Papa Bento XVI aos fiéis presentes na Praça São Pedro, no Vaticano, para o Angelus deste domingo, 6.

O Santo Padre refletiu sobre o Evangelho de hoje, que fala sobre a casa construída na areia e a outra na rocha, e afirmou que o homem, muitas vezes, prefere "as areias das ideologias, do poder, do sucesso e do dinheiro, esperando encontrar estabilidade e a resposta para a demanda irrefreável de felicidade e realização que carrega na própria alma".

Diante disso, Bento XVI destacou que "Cristo é a rocha da nossa vida!" e somente a Palavra de Deus pode tirar o homem de "um ativismo superficial, que pode satisfazer por um momento o orgulho, mas que, no final, deixa um vazio e insatisfação".

"O Deus invisível, no seu grande amor, fala com os homens como a amigos e se entretém com eles, e os convida a comunhão com Ele", destacou o Santo Padre, que explicou que todo homem é destinatário da Palavra de Deus, e é "chamado a entrar neste diálogo de amor com uma livre resposta".

"Aqueles que têm a graça de conhecer Jesus, especialmente através da leitura dos Santos Evangelhos, permanecem fascinados, reconhecendo que em Sua pregação, Seus gestos, em Sua Pessoa, se revela o verdadeiro rosto de Deus, e ao mesmo tempo nos releva a nós mesmos, e faz-nos sentir a alegria de ser filhos do Pai do céu, indicando-nos a base sólida sobre a qual construir nossas vidas", afirmou.

França: Encontro entre Católicos e Judeus



Concluiu-se na última quarta-feira, em Paris, o 21º encontro do Comitê Internacional de ligação Católico-Judaico, que teve como tema “40 anos de diálogo -. reflexões e perspectivas futuras”. Durante a Conferência - lê-se em uma declaração conjunta -, destacou-se os resultados alcançados no âmbito do diálogo entre judeus e católicos, em um mundo em rápida mudança. Os participantes reconheceram que o que está ocorrendo no norte da África e no Oriente Médio é um sinal de uma exigência de liberdade por parte das novas gerações dessas áreas. Por isso, lamentam que ainda em muitas partes do mundo, as minorias religiosas sejam discriminadas e ameaçadas com injustas restrições.

Os relatores também expressaram profunda tristeza pelos repetidos atos de violência e terrorismo em nome de Deus, inclusive os crescentes ataques contra os cristãos e as instigações à destruição do Estado de Israel. A Conferência deplorou todos os atos de violência perpetrados em nome da religião, definindo-os uma corrupção da verdadeira natureza da relação com Deus. Os participantes no evento, conclui o comunicado, se comprometeram a prosseguir trabalhando por um futuro de paz na região do Oriente Médio, salientando a importância das boas relações entre cristãos e judeus em todos os níveis e em todas as situações.


Fonte: Catolicanet