sábado, 16 de fevereiro de 2013

Campanha da Fraternidade 2013 é lançada em Natal


Momento contou com a participação do secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner;  presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro, além de diversos bispos do Nordeste
 Momento do lançamento da CF2013, na abertura do Seminário

 Dom Eduardo Pinheiro e Dom Leonardo Steiner, na coletiva de imprensa

Fotos: Cacilda Medeiros

Cerca de duas mil pessoas, entre fiéis, grupos e caravanas jovens da capital e de diversas cidades do interior do estado e até de estados vizinhos, lotaram o Centro de Convenções, na Via Costeira de Natal, nesta sexta-feira (15), para o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade – CF 2013, que tem como tema “Fraternidade e Juventude”. Um seminário marcou as comemorações alusivas ao jubileu da Campanha, que teve origem na Arquidiocese de Natal, na comunidade de Timbó, município de Nisia Floresta. A solenidade de lançamento contou com a participação do secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, bem como, do presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, da CNBB, e bispo auxiliar de Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro, arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, além de diversos bispos do Regional Nordeste 2.

Em suas palavras, Dom Jaime ressaltou a importância de viver este período na Arquidiocese, destacando o papel da Campanha da Fraternidade para a Igreja. “Podemos destacar neste momento, a contribuição da Campanha da Fraternidade, como ação social e evangelizadora da Igreja. Vivemos com muito empenho e alegria, este momento em nossa Arquidiocese”, comemora.

Segundo o secretário geral da CNBB, a importância da CF se dá, principalmente, pelo objetivo social que desempenha. “Os temas das Campanhas nos trazem uma reflexão, promovendo uma discussão entre Igreja e sociedade. Além disso, hoje a campanha dispõe de subsídios que auxiliam nos debates nas escolas, e isso mostra a ação social que a CF desempenha”, pontua.

Para Dom Genival Saraiva, presidente do Regional Nordeste 2, da CNBB, e bispo diocesano de Palmares (PE), voltar às origens da Campanha da Fraternidade, remete ao trabalho pastoral que a Igreja Católica realiza. “Lembro a iniciativa de Dom Eugênio Sales, de investir nas ações sociais da Igreja, e os resultados dessa proposta, nós podemos observar ao longo do tempo, com diversos projetos que hoje a Igreja financia. Isso sem dúvida contribuiu para a ação evangelizadora da Igreja”, ressaltou.

Durante a solenidade de lançamento da CF, o vigário-geral da Arquidiocese de Natal, padre Edilson Nobre, leu uma carta enviada pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’aniello, em razão dos 50 anos da Campanha da Fraternidade. Na carta, Dom Giovanni ressaltou a importância de Dom Eugênio Sales, na difusão desta iniciativa, que contribuiu para a caminhada de solidariedade e de esperança da Igreja no Brasil. “Este é um momento celebrativo, e também, um momento de revisão da Campanha da Fraternidade, frisando a necessidade de um aprimoramento do conteúdo da Campanha, para que esta possa ser sempre mais um forte poder de evangelização”, frisou.

Ainda de acordo com a carta do núncio, a celebração adquiriu uma maior representatividade, considerando que a Igreja vive o Ano da Fé. “Como afirmou o Santo Padre, foi instituído para suscitar “em cada crente, o anseio de confessar a fé e com renovada convicção, com confiança e esperança” (Carta Apostólica Porta Fidei, 9)”, realçou.

Coletiva
Após o lançamento nacional da CF, Dom Leonardo Steiner e Dom Eduardo Pinheiro participaram de uma coletiva de imprensa, que contou com a participação de diversos veículos de comunicação da capital potiguar, interior do estado, e também, de outros estados brasileiros.
Durante suas palavras, Dom Eduardo destacou a importância de realizar uma Campanha que aborde o tema juventude, tendo em vista também, a preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai ser realizada no Rio de Janeiro, no próximo mês de julho. “O contexto da Jornada, que acaba movimentando muitos jovens, provocou em nós, que o tema da Campanha deste ano, que atinge todas as comunidades, em todo o Brasil, refletisse sobre esse tema, que é tão atual, já que estamos vivendo a preparação para a JMJ”, destacou.

Palestras
A programação do seminário foi realizada durante todo o dia, e contou com a presença de diversos convidados, que abordaram aspectos históricos da Campanha da Fraternidade, além de mesa redonda sobre a realidade atual da juventude. Entre os convidados, o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o professor Otto Santana, que atuou no início da CF, e ainda, o missionário Dunga, da Canção Nova, que falou sobre o tema da Campanha deste ano “Fraternidade e Juventude”. O seminário encerrou com uma palestra do padre Fábio de Melo, que falou sobre o lema da CF 2013, que é “Eis-me aqui, envia-me”.

Fonte: Arquidiocese de Natal/RN

Nísia Floresta - Festejos dos 50 Anos da Campanha da Fraternidade

Centenas de fiéis acompanharam a missa em celebração aos 50 anos da Campanha da Fraternidade, realizada na Igreja Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta, distante 37 quilômetros de Natal. A celebração foi feita pelo bispo de Guarabira (PB), Dom Francisco Lucena, coordenador da Campanha da Fraternidade na Regional Nordeste II.





 O religioso destacou o papel da Igreja de acolher a juventude e fazer que "neste período de penintência, que é a Quaresma, os fiéis assumam suas responsabilidades na manutenção da fé e das obras de evangelização".  Jovens de todo país que estão em Natal para participar do Seminário em Preparação a Jornada da Juventude participaram da celeberação, além dos 21 bispos da Regional Nordeste II, formada pelos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.




O religioso destacou o papel da Igreja de acolher a juventude e fazer que "neste período de penintência, que é a Quaresma, os fiéis assumam suas responsabilidades na manutenção da fé e das obras de evangelização".  Jovens de todo país que estão em Natal para participar do Seminário em Preparação a Jornada da Juventude participaram da celeberação, além dos 21 bispos da Regional Nordeste II, formada pelos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Entre os participantes está o professor Otto Santana, que na época da primeira experiência da Campanha da Fraternidade no país, realizada em 1962, no Distrito de Timbó, era o pároco em Nisia Floresta e hoje é casado. O padre casado, como é a denominação, lembra que o Distrito foi escolhido devido a organização da comunidade e destaca as mudanças promovidas pela Campanha da Fraternidade. "É preciso uma entidade ter muita força para mobilizar a sociedade para discutir , há 50 anos, assuntos difíceis, polêmicos, e trazer a reflexão e a ação', disse Otto Santana. "Não adianta só rezar dentro da Igreja, a fé é vivida fora dela também, no dia a dia", acrescentou.

Casa será reaberta

Após a missa, aconteceu a reinauguração da Casa das irmãs da Ordem de Jesus Crucificado. A Casa foi fundada em 1962, por iniciativa de Dom Heitor de Araújo Sales. 

"Foi uma experiência revolucionária da Igreja em fazer com que irmãs-vigárias, mulheres religiosas assumissem a paroquia, na década de 1960", lembrou Otto Santana.

Quatro religiosas, entre elas a irmã  Neuza Moreira, de 79 anos, que trabalharam há 50 anos no local, participam das festividades. As irmãs introduziram a Marcha da Fraternidade à Campanha da Fraternidade.

A reinauguração contará com a presença do secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e bispo auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Ulrich  Steiner; do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, e bispo auxiliar de Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro; do secretário executivo da Campanha da Fraternidade, o padre paulista Luiz Carlos Barros, que foram à cidade, junto com a governadora Rosalba Ciarlini. (Sara Vasconcelos - Repórter)


Click AQUI e veja a reportagem exibida na InterTV Cabugi

Veja mais Noticias e fotos AQUI

Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Os últimos compromissos de Bento XVI



Na quinta-feira, 14 de fevereiro, a agenda do Papa inclui mais um encontro significativo: trata-se de uma reunião com o clero de Roma, na “Sala Paulo VI”. Depois, nos próximos dias, haverá encontros e audiências marcadas com alguns grupos de bispos italianos, com o Presidente da Romênia e com o Presidente da Guatemala, respectivamente sexta-feira e sábado de manhã, encontros que já tinham sido marcados há algum tempo.

No final da semana ainda há espaço para receber dois políticos italianos, Mário Monti e o Presidente Giorgio Napolitano, audiências que terão lugar, praticamente, a uma semana das eleições italianas.

No próximo domingo, teremos ainda o Angelus ao meio-dia e depois, o Papa entra em retiro durante toda a semana, não havendo, por isso, audiência geral na quarta-feira. O retiro já estava previsto e tem o Cardeal Ravasi como pregador. Quando terminar o retiro, Bento XVI volta, pela última vez, à janela do seu apartamento para o seu último Angelus de domingo dia 24 de fevereiro.

Na segunda-feira seguinte, o Papa recebe os cardeais da Cúria Romana em audiência privada. Terça-feira, dia 26, é dia livre e a grande despedida está prevista para a audiência geral de quarta-feira, dia 27. Excepcionalmente, esta audiência realiza-se na Praça de São Pedro para poder acolher todos os fiéis que se quiserem despedir do Papa.

E chegamos ao seu último dia de Papa. No dia 28 de Fevereiro às 11h00 (hora de Roma) saúda todos os Cardeais que se encontrarem em Roma e pelas 17h locais parte de helicóptero para Castel Gandolfo, onde provavelmente ficará até o novo Papa ser eleito. (SP)

Fonte: CNBB

Bento XVI: Caridade é anúncio do Evangelho



Bento XVI: Caridade é anúncio do EvangelhoNo final da manhã desta sexta-feira, Bento XVI recebeu na Sala dos Papas, no Vaticano, os membros da Associação belga “Pro Petri Sede”.

Essa Associação atua na Bélgica, em Luxemburgo e nos Países Baixos no acolhimento dos pobres e dos estrangeiros, vivendo o ideal evangélico de entreajuda espiritual e material.

Em seu discurso, Bento XVI falou do testemunho da caridade neste Ano da Fé. “Como já tive ocasião de dizer na Carta Apostólica Porta fidei, o Ano da Fé é uma boa oportunidade para intensificar o testemunho da caridade. A fé sem a caridade não dá fruto e a caridade sem a fé seria um sentimento constantemente à mercê da dúvida. Fé e caridade reclamam-se mutuamente, de tal modo que uma consente Pa outra realizar o seu caminho "(n. 14).

Para viver este testemunho de caridade, disse ainda o Papa, o encontro com o Senhor, que transforma o coração e os olhos do homem, é indispensável. “Na verdade, é o testemunho do amor de Deus por todos os nossos irmãos que dá o verdadeiro sentido da caridade cristã. Não se trata só de ajuda material, também ela necessária, mas caridade é participação ao amor de Cristo recebido e partilhado.”

O Pontífice recorda que toda obra de autêntica caridade é uma manifestação concreta do amor de Deus pelos homens e, assim, torna-se anúncio do Evangelho. “Neste tempo de Quaresma, que os gestos de caridade permitam a todos de se dirigir a Cristo, que continua a vir ao encontro dos homens!”

Fonte: Rádio Vaticano 
Local:Cidade do Vaticano

Eventos Nacionais e Regionais da juventude



ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS
Cerca de cem jovens, de vários estados do Brasil, se reunirão no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal, de 14 a 17 de fevereiro. Será o encontro dos responsáveis nacionais pelas pastorais e movimentos juvenis, acompanhados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. O encontro contará com a presença dos três bispos que compõem a Comissão: Dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande (MS); Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru (PE); e Dom Vilson Basso, de Caxias (MA); além dos assessores da CNBB, Padre Sávio Ribeiro e Padre Antônio Ramos do Prado e do Grupo Jovens Conectados.
Durante o encontro, haverá o lançamento do novo documento da Igreja Católica, no Brasil,  sobre a evangelização da juventude. Na sexta-feira, à tarde, os jovens participarão do Seminário comemorativo aos 50 anos da Campanha da Fraternidade, organizado pela Arquidiocese de Natal, no Centro de  Convenções, e, à noite, da missa e da vigília, na Catedral Metropolitana.
O Encontro também é uma preparação para a Semana Missionária, que será realizada em todas as dioceses do Brasil, de 16 a 20 de julho deste ano, e da  Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.
Será a primeira vez que a CNBB reunirá, em único local,  coordenadores de todas as expressões juvenis da Igreja Católica.

ENCONTRO REGIONAL DE JOVENS
Coordenadores diocesanos de pastorais juvenis, do Regional Nordeste 2, da CNBB, se reunirão no Centro Pastoral João Correia de Aquino, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim, no período de 14 a 16 deste mês. O encontro começará na quinta-feira, 14, à noite. No dia 15, pela manhã, os participantes estudarão o tema da Campanha da Fraternidade 2013, que é a juventude. À tarde, participarão do Seminário comemorativo aos 50 anos da Campanha da Fraternidade, organizado pela Arquidiocese de Natal, no Centro de Convenções, na Via Costeira. À noite, o grupo irá à Catedral Metropolitana, para participar da missa e da vigília. No sábado, 16, a pauta do Encontro será a Semana Missionária e a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, que acontecerão no mês de julho. 
A reunião contará com a participação do assessor da Comissão Episcopal para a Juventude, no Regional Nordeste 2, Padre José Tadeu Rocha, da Diocese de Palmares (PE). 
O Nordeste 2 é formado pelas 21 Arquidioceses e Dioceses dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Arquidiocese de Natal sedia eventos nacionais nesta semana



A Arquidiocese de Natal sedia dois eventos nacionais e um regional, nesta semana. Dias 14 e 15, quinta e sexta-feira, acontecem a comemoração dos 50 anos da Campanha da Fraternidade – CF e o lançamento nacional da CF 2013. Na quinta-feira, a programação será desenvolvida no município de Nísia Floresta, local onde aconteceu a primeira Campanha da Fraternidade, no ano de 1962. Na sexta-feira, durante o dia, a programação será desenvolvida no Centro de Convenções, na Via Costeira de Natal, e, à noite, na Catedral Metropolitana. Esta programação contará com a presença do secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e bispo auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Steiner; do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, e bispo auxiliar de Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro; e bispos do Regional Nordeste 2, além de assessores da CNBB.

De 14 a 17, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, haverá o encontro com coordenadores nacionais de pastorais e movimentos que trabalham com a juventude. O encontro é organizado pela Comissão Episcopal para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

De 14 a 16, no Centro Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Parnamirim, acontecerá encontro com lideranças jovens, das 21 dioceses do Regional Nordeste 2, da CNBB, formado pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.



PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AOS 50 ANOS E LANÇAMENTO NACIONAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Dia 14.02.2013 (quinta-feira)
Nísia Floresta:
. 14h30 – Acolhida, em frente ao ‘baobá’, no centro de Nísia Floresta, ao Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, e demais bispos.
. 15h – Missa, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta
 . 17h – Visita à comunidade rural Timbó, onde aconteceu a primeira experiência da Campanha da Fraternidade.
. 19h – Show com o Grupo Cantores de Deus, de São Paulo, na Comunidade Timbó.
Em Natal:
. 20 h – Inauguração da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Sales, no Centro Administrativo. É uma homenagem do Governo do Estado ao criador da Campanha da Fraternidade, Dom Eugênio de Araújo Sales, falecido em 9 de julho de 2012.

Dia 15.02.2013 (sexta-feira)
Centro de Convenções de Natal:
. 8h30 – Abertura do Seminário “Igreja: fundamento de fraternidade”.
            - Lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013, cujo tema é “Fraternidade e Juventude”.
.9h15 – Palestra: “Campanha da Fraternidade na sua Primeira Fase (1966-1972)” - Palestrante:  Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal.
. 9h45 – Palestra: “Campanha da Fraternidade na sua Segunda Fase (1973-1984)” – Palestrante: Professor Otto Santana (então pároco de Nísia Floresta, quando da criação da CF).
. 10h15 – Coffee break.
. 10h45 – Palestra: “Campanha da Fraternidade na sua Terceira Fase (1985-2013)” – Palestrante:  Pe. José Adalberto Vanzella, ex-assessor da CNBB para Campanha da Fraternidade.
. 11h15 – Palestra: “Campanha da Fraternidade 2013: Fraternidade e Juventude” – Palestrante: Dunga, missionário da Comunidade Canção Nova (Cachoeira Paulista – SP).
. 12h15 – Almoço
. 14h30min – Mesa redonda
Expositores:
- Dom Eduardo Pinheiro da Silva, Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude,  da CNBB. Tema: Fraternidade e Juventude
- Padre Robério Camilo da Silva, da Arquidiocese de Natal. Tema: O jovem e a violência no Brasil e especialmente em Natal
- Alex Bastos, da Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil e Presidente Nacional da Juventude Franciscana. Tema: Juventude e comunicação
-  Fernando Geronazzo de Souza, Coordenador Nacional do Grupo Jovens Conectados, membro da Equipe Nacional de Comunicação da Comissão Episcopal para a Juventude, da CNBB. Tema: A inquietação existencial do jovem e a busca pela dimensão espiritual. 
. 16h – Palestra:  “Eis-me aqui, envia-me!" – Palestrante Padre Fábio de Melo.
. 17h30 – Encerramento do Seminário.

Catedral Metropolitana de Natal:
. 19h – Missa
. 20h – Vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento, com a participação da cantora Eliana Ribeiro, da Comunidade Canção Nova.
. 22h30 – Encerramento da Vigília.


COLETIVA COM A IMPRENSA

A Arquidiocese de Natal convida a imprensa para participar do lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013 e de uma entrevista coletiva, que acontecerão na próxima sexta-feira, dia 15 de fevereiro, no Centro de Convenções, Via Costeira de Natal. O momento também faz parte das comemorações dos 50 anos da Campanha da Fraternidade, cuja origem foi na Arquidiocese de Natal.

Lançamento nacional da Campanha da Fraternidade:
Data: 15 de fevereiro de 2013
Hora: 8h30
Local: Centro de Convenções – auditório Mórton Mariz

Coletiva de Imprensa
Data: 15 de fevereiro de 2013
Hora: 10 horas
Local: Centro de Convenções – sala Baía Formosa
Entrevistados:
1) Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, e bispo auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Steiner;
2) Presidente da Comissão para a Juventude, da CNBB, e bispo auxiliar de Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro;
3) Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
Pauta: Campanha da Fraternidade: história, resultados e tema de 2013 (juventude).

Fonte: Arquidiocese de Natal

Bento XVI: um papa de transição


Ao ser eleito Papa, o cardeal  Joseph Ratzinger, foi escolhido entre os cardeais com intuído de que tivesse uma transição de Papa, fato que a bastante tempo não acontecia. Ao substituir João Paulo II, Bento XVI, já tinha a certeza que não iria ficar como chefe da Igreja Católica até a morte, pois pela sua idade sabia que com o passar do tempo a saúde ficaria frágil diante de tantos compromissos. Podemos intitular o Papa Bento XVI de "Um Papa de transição", fato que irá acontecer no próximo mês de março quando será eleito o novo Papa. Para os fieis católicos o gesto da renuncia foi de muita humildade por parte do Papa Bento XVI, como também expressou a CNBB em nota sobre a renuncia: ...Acolhemos com amor filial as razões apresentadas por Sua Santidade, sinal de sua humildade e grandeza, que caracterizaram os oito anos de seu pontificado...

Veja a matéria sobre o ultimo conclave realizado em 2005:


Como resultado da morte do Papa João Paulo II em 2 de abril de 2005, foi organizado o Conclave de 2005, no qual o 266º Papa de acordo com o Vaticano seria eleito na Igreja Católica Romana. De acordo com a lei canônica o processo de eleição deve começar entre 15 a 20 dias após a morte do último Papa (neste caso entre 17 e 22 de abril). O Colégio de Cardeais anunciou que este conclave começaria na segunda-feira, 18 de abril de 2005. Após quatro votações, em 19 de Abril de 2005 os cardeais elegeram como Papa Joseph Ratzinger, de 78 anos, que escolheu como nome Bento XVI.


Duração: De 18 a 19 de abril de 2005
Local: Capela Sistina, Vaticano
Eleito: Papa Bento XVI (Joseph Ratzinger)
Participantes: 115 (2 ausentes)
Escrutínios: 4
Decano: Joseph Ratzinger
Vice-Decano: Angelo Sodano
Camerlengo: Eduardo Martínez Somalo
Protodiácono: Jorge Medina Estévez
Secretário do conclave: Francesco Monterisi
Eleição anterior: Conclave de outubro de 1978
Eleição seguinte:  Conclave de 2013

O que é Conclave?


Um conclave é o processo pelo qual o Colégio de Cardeais escolhe um novo papa. Será a primeira eleição papal sujeita às regras definidas no documento Universi Dominici Gregis, uma constituição apostólica de 1996. Com a morte de João Paulo II em 2 de abril de 2005, havia 117 cardeais abaixo da idade de 80. O último papa criou um outro cardeal secretamente (in pectore) em 2003, mas sua identidade e idade nunca foram reveladas: a menos que João Paulo II tivesse revelado o nome de seu cardeal in pectore publicamente antes de falecer, a indicação torna-se inválida e ele não poderá votar para o novo papa. Em declaração no dia 5 de abril o porta-voz do último papa Joaquin Navarro-Valls confirmou que João Paulo II deixou de fato algum tipo de testamento para ser revelado após sua morte, mas em outra declaração em 6 de abril, Navarro-Valls disse que os cardeais leram o testamento de 15 páginas de João Paulo II durante um encontro pré-conclave e não continha o nome o cardeal in pectore, de qualquer modo a data já tinha expirado em 2 de abril.

A Universi Domenici Gregis, quebrando a tradição, diz que os cardeais não ficarão trancados na Capela Sistina por todo o conclave; mas diz que, enquanto estiverem pelo Vaticano fora de sessão, eles não terão acesso à televisão, rádio ou telefone durante o processo de eleição. Os cardeais ficarão na nova Casa de Santa Marta, distante 300 metros da Capela Sistina.

Todos, exceto três dos eleitores, foram escolhidos por João Paulo II. Foi por decreto do Papa Paulo VI em 1971 que os cardeais com mais de 80 anos de idade no início do conclave não poderiam votar para papa, uma regra modificada por João Paulo II em 1996 para especificar que agora são cardeais com mais de 80 anos de idade assim que o papa falece. Paulo VI também limitou o número máximo de cardeais eleitores para 120, mas João Paulo II não obedeceu a este limite ao elevar cardeais. No total são atualmente 183 cardeais (não contando o cardeal in pectore), todos apontados por João Paulo II (exceto 14 destes).

Os Cardeais eleitores vêm de pouco mais de 50 nações (pequeno aumento das 49 representadas em 1978) de todo o mundo, onde cerca de 30 possuem apenas um representante. Os eleitores italianos são os mais numerosos com 20, seguido pelos Estados Unidos com 11. Este será o maior número de cardeais a entrar em um conclave, sendo que cada um dos dois conclaves de 1978 possuía 111 eleitores presentes.

Conclave, abril de 2005

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conclave_de_2005


O significado da Quarta-feira de Cinzas



Você sabia que a quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental?
As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma); ela ocorre quarenta e seis dias antes da Sexta-feira Santa contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa.

A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março. Algumas pessoas consideram a quarta-feira de cinzas como um dia apropriado para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são assinalados com cinza, na testa, pelo sacerdote, deixando uma marca que o cristão normalmente conserva até o pôr do sol.
Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante a Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia).No Catolicismo Romano, é um dia de jejum e abstinência. Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia depois da “terça-feira gorda” ou MardiGras, o último dia da temporada de Carnaval.

E você sabe de onde vêm as cinzas que recebemos na Quarta-Feira de Cinzas? Você acha que é papel queimado? graveto queimado? carvão triturado? Se você não sabe, as cinza vêm dos ramos bentos do Domingo de Ramos do ano anterior. Quando recebemos os ramos no Domingo de Ramos, os levamos para as nossas casas e as colocamos junto aos nossos crucifixos de parede e ou junto aos nossos oratórios, mas com o tempo eles secam. Quando secam, não devemos jogá-los fora, pois foram bentos pelo sacerdote. Por isso, devemos entregá-los na igreja para que sejam queimados e transformados em cinzas, a fim de serem usadas no dia de Quarta-Feira de Cinzas. No dia de Quarta-Feira de Cinzas, os fiéis são marcados na testa com as cinzas em forma de cruz ou a recebem um pouco sobre as suas cabeças, quando o secerdote pronuncia a seguinte frase, à sua escolha: - “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás!” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho!”

Texto enviado pelo Pe. Janilson Francisco de Macedo

Bento XVI envia mensagem aos brasileiros no início da Campanha da Fraternidade



Neste dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, será lançada a Campanha da Fraternidade (CF), com o tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). O Papa Bento XVI enviou uma mensagem para o início da Campanha. A seguir, a íntegra da mensagem: 

“Queridos irmãos e irmãs,

Diante de nós se abre o caminho da Quaresma, permeado de oração, penitência e caridade, que nos prepara para vivenciar e participar mais profundamente na paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. No Brasil, esta preparação tem encontrado um válido apoio e estímulo na Campanha da Fraternidade, que este ano chega à sua quinquagésima realização e se reveste já das tonalidades espirituais da XXVII Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em julho próximo: daí o seu tema “Fraternidade e Juventude”, proposto pela Conferência Episcopal Nacional com a esperança de ver multiplicada nos jovens de hoje a mesma resposta que dera a Deus o profeta Isaías: “Eis-me aqui, envia-me!”(6,8).

De bom grado associo-me a esta iniciativa quaresmal da Igreja no Brasil, enviando a todos e cada um a minha cordial saudação no Senhor, a quem confio os esforços de quantos se empenham por ajudar os jovens a tornar-se – como lhes pedi em São Paulo – “protagonistas de uma sociedade mais justa e mais fraterna inspirada no Evangelho” (Discurso aos jovens brasileiros, 10/05/2007). É que os “sinais dos tempos”, na sociedade e na Igreja, surgem também através dos jovens; menosprezar estes sinais ou não os saber discernir é perder ocasiões de renovação. Se eles forem o presente, serão também o futuro. Queremos os jovens protagonistas integrados na comunidade que os acolhe, demonstrando a confiança que a Igreja deposita em cada um deles. Isto requer guias – padres, consagrados ou leigos – que permaneçam novos por dentro, mesmo que o não sejam de idade, mas capazes de fazer caminho sem impor rumos, de empatia solidária, de dar testemunho de salvação, que a fé e o seguimento de Jesus Cristo cada dia alimentam.
Por isso, convido os jovens brasileiros a buscarem sempre mais no Evangelho de Jesus o sentido da vida, a certeza de que é através da amizade com Cristo que experimentamos o que é belo e nos redime: “Agora que isto tocou os teus lábios, tua culpa está sendo tirada, teu pecado, perdoado” (Is 6,7). Desse encontro transformador, que desejo a cada jovem brasileiro, surge a plena disponibilidade de quem se deixa invadir por um Deus que salva: “Eis-me aqui, envia-me!’ aos meus coetâneos” - ajudando-lhes a descobrir a força e a beleza da fé no meio dos “desertos (espirituais) do mundo contemporâneo, em que se deve levar apenas o que é essencial: (…) o Evangelho e a fé da Igreja, dos quais os documentos do Concílio Vaticano II são uma expressão luminosa, assim como o é o Catecismo da Igreja Católica” (Homilia na abertura do Ano da Fé, 11/10/2012).

Que o Senhor conceda a todos a alegria de crer n’Ele, de crescer na sua amizade, de segui-Lo no caminho da vida e testemunhá-Lo em todas situações, para transmitir à geração seguinte a imensa riqueza e beleza da fé em Jesus Cristo. Com votos de uma Quaresma frutuosa na vida de cada brasileiro, especialmente das novas gerações, sob a proteção maternal de Nossa Senhora Aparecida, a todos concedo uma especial Bênção Apostólica

Vaticano, 8 de fevereiro de 2013

Benedictus PP. XVI

Fonte: CNBB


Audiência geral: Bento XVI agradece aos fiéis “pelo amor e pela oração"



Bento XVI recebeu nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, na Sala Paulo VI cerca de 10 mil fiéis e peregrinos para a Audiência Geral – o primeiro evento público depois do anúncio de sua renúncia.

De fato, no início da Audiência, o Pontífice se dirigiu aos presentes com essas palavras:

“Como sabem, decidi (aplausos)... obrigado por vossa simpatia. Decidi renunciar ao ministério que o Senhor me confiou em 19 de abril de 2005. Eu o fiz em plena liberdade pelo bem da Igreja, depois de muito rezar e examinar diante de Deus a minha consciência, bem consciente da gravidade deste ato, mas, ao mesmo tempo, consciente de não ser mais capaz de desempenhar o ministério petrino com aquela força física e de espírito que isso requer. Ampara e ilumina-me a certeza de que a Igreja é de Cristo, o Qual jamais a faltará sua guia e seu cuidado. Agradeço a todos pelo amor e pela oração com os quais me acompanharam. Obrigado, senti quase fisicamente nesses dias para mim nada fáceis, a força da oração que o amor da Igreja, a vossa oração, me oferece. Continuem a rezar por mim, pela Igreja, pelo futuro Papa. O Senhor nos guiará”.

A catequese desta quarta-feira foi dedicada ao início do tempo litúrgico da Quaresma – os quarenta dias que nos preparam à celebração da Santa Páscoa. “É um período de esforço especial no nosso caminho espiritual”, disse o Papa, explicando que é o tempo que Jesus passou no deserto antes de iniciar sua vida pública, e onde foi tentado pelo maligno.

Refletindo sobre as tentações a que Jesus foi sujeito, cada um de nós é convidado a dar resposta a esta pergunta fundamental: Que lugar tem Deus na minha vida? As provas às quais a sociedade atual submete o cristão, de fato, são muitas, e dizem respeito à vida pessoal e social. Não é fácil ser fiel ao matrimônio cristão, praticar a misericórdia na vida cotidiana, deixar espaço à oração e ao silêncio interior. “A tentação de colocar de lado a própria fé está sempre presente e a conversão se torna uma resposta a Deus que deve ser confirmada mais vezes na vida”, afirmou.

Neste Tempo de Quaresma, no Ano da fé, o Papa nos convida a renovar nosso empenho no caminho de conversão, para superar a tendência de nos fechar em nós mesmos e para deixar, ao invés, espaço a Deus, olhando com seus olhos a realidade cotidiana. “Converter-se significa não fechar-se na busca do próprio sucesso, do próprio prestígio, da própria posição, mas fazer de modo que todos os dias, nas pequenas coisas, a verdade, a fé em Deus e o amor se tornem a coisa mais importante.”

Eis o resumo que o Papa fez de sua catequese em português:

“Queridos irmãos e irmãs, hoje, Quarta-feira de Cinzas, iniciamos a Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. Estes quarenta dias de penitência nos recordam os dias que Jesus passou no deserto, sendo então tentado pelo diabo para deixar o caminho indicado por Deus Pai e seguir outras estradas mais fáceis e mundanas. Refletindo sobre as tentações a que Jesus foi sujeito, cada um de nós é convidado a dar resposta a esta pergunta fundamental: O que é que verdadeiramente conta na minha vida? Que lugar tem Deus na minha vida? O senhor dela é Deus ou sou eu? De fato, as tentações se resumem no desejo de instrumentalizar Deus para os nossos próprios interesses, em querer colocar-se no lugar de Deus. Jesus se sujeitou às nossas tentações a fim de vencer o maligno e abrir-nos o caminho para Deus. Por isso, a luta contra as tentações, através da conversão que nos é pedida na Quaresma, significa colocar Deus em primeiro lugar como fez Jesus, de tal modo que o Evangelho seja a orientação concreta da nossa vida. Amados peregrinos lusófonos, uma cordial saudação para todos, nomeadamente para os grupos portugueses de Lamego e Lisboa, e os brasileiros de Curitiba e Porto Alegre. Possa cada um de vós viver estes quarenta dias como um generoso caminho de conversão à santidade que o Deus Santo vos pede e quer dar! As suas bênçãos desçam abundantes sobre vós e vossas famílias! Obrigado!”

O papa preside ainda hoje, na Basílica de São Pedro, a missa da Quarta-feira de Cinzas.

Fonte: CNBB


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Nota Oficial da CNBB sobre anúncio da renúncia de Bento XVI




A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota na tarde desta segunda-feira, 11 de fevereiro, sobre o anúncio da renúncia do papa Bento XVI feito na manhã de hoje. A seguir, a íntegra da nota:

Brasília, 11 de fevereiro de 2013
P. Nº 0052/13

“Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja” (Mt 16,18)


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB recebe com surpresa, como todo o mundo, o anúncio feito pelo Santo Padre Bento XVI de sua renúncia à Sé de Pedro, que ficará vacante a partir do dia 28 de fevereiro próximo. Acolhemos com amor filial as razões apresentadas por Sua Santidade, sinal de sua humildade e grandeza, que caracterizaram os oito anos de seu pontificado.

Teólogo brilhante, Bento XVI entrará para a história como o “Papa do amor” e o “Papa do Deus Pequeno”, que fez do Reino de Deus e da Igreja a razão de sua vida e de seu ministério. O curto período de seu pontificado foi suficiente para ajudar a Igreja a intensificar a busca da unidade dos cristãos e das religiões através de um eficaz diálogo ecumênico e inter-religioso, bem como para chamar a atenção do mundo para a necessidade de voltar-se ao Deus criador e Senhor da vida.

A CNBB é grata a Sua Santidade pelo carinho e apreço que sempre manifestou para com a Igreja no Brasil. A sua primeira visita intercontinental, feita ao nosso País em 2007, para inaugurar a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, e, também, a escolha do Rio de Janeiro para sediar a Jornada Mundial da Juventude, no próximo mês de julho, são uma prova do quanto trazia no coração o povo brasileiro.

Agradecemos a Deus o dom do ministério de Sua Santidade Bento XVI a quem continuaremos unidos na comunhão fraterna, assegurando-lhe nossas preces.


Conclamamos a Igreja no Brasil a acompanhar com oração e serenidade o legítimo processo de eleição do sucessor de Bento XVI. Confiamos na assistência do Espírito Santo e na proteção de Nossa Senhora Aparecida, neste momento singular da vida da Igreja de Cristo.

Dom Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís
Vice-presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Fonte: CNBB

Paróquia de Nova Cruz divulga horários das missas de quarta-feira de cinzas





A Igreja Católica inicia todos os anos na quarta-feira de cinzas a Campanha da Fraternidade. Este ano a quarta-feira de cinzas será no próximo dia 13. A Paróquia de Nova Cruz divulga os horários das missas para este dia: 

7h30 - missa na Igreja Matriz
9h   -  missa em Lagoa Seca
10h - missa em Lagoa Verde
17h - missa em Conceição e Serrote
19h -  missa em São Sebastião e Primeira Lagoa



A Quarta-feira de Cinzas na Igreja é um momento especial porque nos introduz precisamente no mistério quaresmal, diz o Pe. Roger Luis, da Canção Nova:

Uma das frases – no momento da imposição das cinzas – serve de lembrete para nós: 'Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar.' A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus.

A Quarta-feira de Cinzas leva-nos a visualizar a Quaresma, exatamente para que busquemos a conversão, busquemos o Senhor. A liturgia do tempo quaresmal mostra-nos a esmola, a oração e o jejum como o princípios da Quaresma.

A própria Quarta-feira de Cinzas nos coloca dentro do mistério. É um tempo de muita conversão, de muita oração, de arrependimento, um tempo de voltarmos para Deus.

Eu gosto muito de um texto do livro das Crônicas que diz: “Se meu povo, sobre o qual foi invocado o meu nome, se humilhar, se procurar minha face para orar, se renunciar ao seu mau procedimento, escutarei do alto dos céus e sanarei sua terra” (II Cr 7, 14).

A Quaresma é tempo conversão, tempo de silêncio, de penitência, de jejum e de oração.

Eu, padre Roger, pergunto para Deus: “Senhor, que queres que eu faça”? - mesma pergunta de São Francisco diante do crucifixo. Mas, geralmente, a minha penitência é ofertar algo de que eu gosto muito para Deus neste tempo quaresmal. Você, que fuma, por exemplo, deixe de fazê-lo na Quaresma. Tenho certeza de que após esse tempo quaresmal Deus o libertará do vício do cigarro. Você, que bebe, não beba, permitindo que o próprio Deus o leve à conversão pela penitência que você está fazendo. Talvez você precise fazer penitência da língua, da fofoca. Escolha uma coisa concreta e não algo que, de tão abstrato, não vai levá-lo a nada. Faça penitência de novela, você que as assiste. Tem de ser algo que o leve à conversão.

O Espírito Santo o levará à penitência que você precisa fazer nesta Quaresma.

Padre Roger Luis
Comunidade Canção Nova

Fonte: http://www.cancaonova.com

Urgente: Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado


O Papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira (11) que vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro.
Leia abaixo a íntegra do discurso em que ele, falando em latim, fez o anúncio:


"Caros irmãos:
Convoquei-os para este consitório, não apenas para as três canonizações, mas também para comunicar a vocês uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Após ter repetidamente examinado minha consciência perante Deus, eu tive certeza de que minhas forças, devido à avançada idade, não são mais apropriadas para o adequado exercício do ministério de Pedro. Eu estou bem consciente de que esse ministério, devido à sua natureza essencialmente espiritual, deve ser levado não apenas com com palavras e fatos, mas não menos com oração e sofrimento. Contudo, no mundo de hoje, sujeito a mudanças tão rápidas e abalado por questões de profunda relevância para a vida da fé, para governar o barco de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessário tanto força da mente como do corpo, o que, nos últimos meses, se deteriorou em mim numa extensão em que eu tenho de reconhecer minha incapacidade de adequadamente cumprir o ministério a mim confiado. Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, confiado a mim pelos cardeais em 19 de abril de 2005, a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20h, a Sé de Roma, a Sé de São Pedro, vai estar vaga e um conclave para eleger o novo Sumo Pontífice terá de ser convocado por quem tem competência para isso.

Caros irmãos, agradeço sinceramente por todo o amor e trabalho com que vocês me apoiaram em meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. E agora, vamos confiar a Sagrada Igreja aos cuidados de nosso Supremo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e implorar a sua santa mãe Maria, para que ajude os cardeiais com sua solicitude maternal, para eleger um novo Sumo Pontífice. Em relação a mim, desejo também devotamente servir a Santa Igreja de Deus no futuro, através de uma vida dedicada à oração."

Fonte: Globo.com

domingo, 10 de fevereiro de 2013

PAROQUIA INICIA O XVI AGAPE EM NOVA CRUZ.

 
 
Neste domingo, 10 de Fevereiro, teve início do XVI AGAPE - Retiro de Carnaval da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, que transcorre até a terça feira, 12 de Fevereiro, na Quadra Poliesportiva "Prof. Maria Alice Soares", na Escola Municipal Nestor Marinho.

Muitas famílias participaram da Missa de abertura que foi celebrada pelo Vigário Paroquial de Nova Cruz, Padre Janilson.

Em seguida, ainda pela manhã, aconteceu a primeira palestra proferida pela natalense Guiomar, que abordou o tema do AGAPE deste ano: "Se creres verás a Glória de Deus" (Jo 11,40).

Palestras, Adoração, e muita alegria serão a tônica deste encontro da família Cristã de Nova Cruz.

Conifra outras fotos. Clique aqui.