quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Arquidiocese de Natal sedia eventos nacionais nesta semana



A Arquidiocese de Natal sedia dois eventos nacionais e um regional, nesta semana. Dias 14 e 15, quinta e sexta-feira, acontecem a comemoração dos 50 anos da Campanha da Fraternidade – CF e o lançamento nacional da CF 2013. Na quinta-feira, a programação será desenvolvida no município de Nísia Floresta, local onde aconteceu a primeira Campanha da Fraternidade, no ano de 1962. Na sexta-feira, durante o dia, a programação será desenvolvida no Centro de Convenções, na Via Costeira de Natal, e, à noite, na Catedral Metropolitana. Esta programação contará com a presença do secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e bispo auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Steiner; do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, e bispo auxiliar de Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro; e bispos do Regional Nordeste 2, além de assessores da CNBB.

De 14 a 17, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, haverá o encontro com coordenadores nacionais de pastorais e movimentos que trabalham com a juventude. O encontro é organizado pela Comissão Episcopal para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

De 14 a 16, no Centro Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Parnamirim, acontecerá encontro com lideranças jovens, das 21 dioceses do Regional Nordeste 2, da CNBB, formado pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.



PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AOS 50 ANOS E LANÇAMENTO NACIONAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Dia 14.02.2013 (quinta-feira)
Nísia Floresta:
. 14h30 – Acolhida, em frente ao ‘baobá’, no centro de Nísia Floresta, ao Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, e demais bispos.
. 15h – Missa, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta
 . 17h – Visita à comunidade rural Timbó, onde aconteceu a primeira experiência da Campanha da Fraternidade.
. 19h – Show com o Grupo Cantores de Deus, de São Paulo, na Comunidade Timbó.
Em Natal:
. 20 h – Inauguração da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Sales, no Centro Administrativo. É uma homenagem do Governo do Estado ao criador da Campanha da Fraternidade, Dom Eugênio de Araújo Sales, falecido em 9 de julho de 2012.

Dia 15.02.2013 (sexta-feira)
Centro de Convenções de Natal:
. 8h30 – Abertura do Seminário “Igreja: fundamento de fraternidade”.
            - Lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013, cujo tema é “Fraternidade e Juventude”.
.9h15 – Palestra: “Campanha da Fraternidade na sua Primeira Fase (1966-1972)” - Palestrante:  Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal.
. 9h45 – Palestra: “Campanha da Fraternidade na sua Segunda Fase (1973-1984)” – Palestrante: Professor Otto Santana (então pároco de Nísia Floresta, quando da criação da CF).
. 10h15 – Coffee break.
. 10h45 – Palestra: “Campanha da Fraternidade na sua Terceira Fase (1985-2013)” – Palestrante:  Pe. José Adalberto Vanzella, ex-assessor da CNBB para Campanha da Fraternidade.
. 11h15 – Palestra: “Campanha da Fraternidade 2013: Fraternidade e Juventude” – Palestrante: Dunga, missionário da Comunidade Canção Nova (Cachoeira Paulista – SP).
. 12h15 – Almoço
. 14h30min – Mesa redonda
Expositores:
- Dom Eduardo Pinheiro da Silva, Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude,  da CNBB. Tema: Fraternidade e Juventude
- Padre Robério Camilo da Silva, da Arquidiocese de Natal. Tema: O jovem e a violência no Brasil e especialmente em Natal
- Alex Bastos, da Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil e Presidente Nacional da Juventude Franciscana. Tema: Juventude e comunicação
-  Fernando Geronazzo de Souza, Coordenador Nacional do Grupo Jovens Conectados, membro da Equipe Nacional de Comunicação da Comissão Episcopal para a Juventude, da CNBB. Tema: A inquietação existencial do jovem e a busca pela dimensão espiritual. 
. 16h – Palestra:  “Eis-me aqui, envia-me!" – Palestrante Padre Fábio de Melo.
. 17h30 – Encerramento do Seminário.

Catedral Metropolitana de Natal:
. 19h – Missa
. 20h – Vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento, com a participação da cantora Eliana Ribeiro, da Comunidade Canção Nova.
. 22h30 – Encerramento da Vigília.


COLETIVA COM A IMPRENSA

A Arquidiocese de Natal convida a imprensa para participar do lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013 e de uma entrevista coletiva, que acontecerão na próxima sexta-feira, dia 15 de fevereiro, no Centro de Convenções, Via Costeira de Natal. O momento também faz parte das comemorações dos 50 anos da Campanha da Fraternidade, cuja origem foi na Arquidiocese de Natal.

Lançamento nacional da Campanha da Fraternidade:
Data: 15 de fevereiro de 2013
Hora: 8h30
Local: Centro de Convenções – auditório Mórton Mariz

Coletiva de Imprensa
Data: 15 de fevereiro de 2013
Hora: 10 horas
Local: Centro de Convenções – sala Baía Formosa
Entrevistados:
1) Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, e bispo auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Steiner;
2) Presidente da Comissão para a Juventude, da CNBB, e bispo auxiliar de Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro;
3) Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
Pauta: Campanha da Fraternidade: história, resultados e tema de 2013 (juventude).

Fonte: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário