quinta-feira, 12 de junho de 2014

Papa Francisco envia mensagem para a Copa do Mundo 2014


As três lições de Francisco para a Copa 'de solidariedade'



Cidade do Vaticano (RV) - Em mensagem aos brasileiros sobre a Copa do Mundo de Futebol divulgada quarta-feira, 11, o Papa Francisco afirma que é preciso superar o racismo e que o futebol deve ser uma escola de construção para uma cultura do encontro, que permita a paz e a harmonia.

O Pontífice usa também uma gíria brasileira para defender o espírito de equipe não só no esporte, mas entre as pessoas e culturas: "Não é só no futebol que ser 'fominha' constitui um obstáculo para o bom resultado do time; pois, quando somos 'fominhas' na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada".

O Papa afirma esperar que a Copa seja, além do esporte, festa de "solidariedade" entre os povos. 

A Copa começa nesta quinta-feira, 12, com o jogo de abertura entre Brasil e Croácia, em São Paulo. Ao todo, 32 seleções disputarão 64 jogos e a final, marcada para 13 de julho, será realizada no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Abaixo, a íntegra da mensagem do Papa Francisco aos brasileiros:

"Queridos amigos, 

É com grande alegria que me dirijo a vocês todos, amantes do futebol, por ocasião da abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Quero enviar uma saudação calorosa aos organizadores e participantes; a cada atleta e torcedor, bem como a todos os espectadores que, no estádio ou pela televisão, rádio e internet, acompanham este evento que supera as fronteiras de língua, cultura e nação. 

A minha esperança é que, além de festa do esporte, esta Copa do Mundo possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos. Isso supõe, porém, que as competições futebolísticas sejam consideradas por aquilo que no fundo são: um jogo e ao mesmo tempo uma ocasião de diálogo, de compreensão, de enriquecimento humano recíproco. O esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas também - e eu diria sobretudo - um instrumento para comunicar valores que promovem o bem da pessoa humana e ajudam na construção de uma sociedade mais pacífica e fraterna. Pensemos na lealdade, na perseverança, na amizade, na partilha, na solidariedade. De fato, são muitos os valores e atitudes fomentados pelo futebol que se revelam importantes não só no campo, mas em todos os aspectos da existência, concretamente na construção da paz. O esporte é escola da paz, ensina-nos a construir a paz. 

Nesse sentido, queria sublinhar três lições da prática esportiva, três atitudes essenciais para a causa da paz: a necessidade de “treinar”, o “fair play” e a honra entre os competidores. Em primeiro lugar, o esporte ensina-nos que, para vencer, é preciso treinar. Podemos ver, nesta prática esportiva, uma metáfora da nossa vida. Na vida, é preciso lutar, “treinar”, esforçar-se para obter resultados importantes. O espírito esportivo torna-se, assim, uma imagem dos sacrifícios necessários para crescer nas virtudes que constroem o carácter de uma pessoa. Se, para uma pessoa melhorar, é preciso um “treino” grande e continuado, quanto mais esforço deverá ser investido para alcançar o encontro e a paz entre os indivíduos e entre os povos “melhorados”! É preciso “treinar” tanto… 

O futebol pode e deve ser uma escola para a construção de uma “cultura do encontro”, que permita a paz e a harmonia entre os povos. E aqui vem em nossa ajuda uma segunda lição da prática esportiva: aprendamos o que o “fair play” do futebol tem a nos ensinar. Para jogar em equipe é necessário pensar, em primeiro lugar, no bem do grupo, não em si mesmo. Para vencer, é preciso superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, de intolerância e de instrumentalização da pessoa humana. Não é só no futebol que ser “fominha” constitui um obstáculo para o bom resultado do time; pois, quando somos “fominhas” na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada. 

A última lição do esporte proveitosa para a paz é a honra devida entre os competidores. O segredo da vitória, no campo, mas também na vida, está em saber respeitar o companheiro do meu time, mas também o meu adversário. Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida! Que ninguém se isole e se sinta excluído! Atenção! Não à segregação, não ao racismo! E, se é verdade que, ao término deste Mundial, somente uma seleção nacional poderá levantar a taça como vencedora, aprendendo as lições que o esporte nos ensina, todos vão sair vencedores, fortalecendo os laços que nos unem. 

Queridos amigos, agradeço a oportunidade que me foi dada de lhes dirigir estas palavras neste momento – de modo particular à Excelentíssima Presidenta do Brasil, Senhora Dilma Rousseff, a quem saúdo – e prometo minhas orações para que não faltem as bênçãos celestiais sobre todos. Possa esta Copa do Mundo transcorrer com toda a serenidade e tranquilidade, sempre no respeito mútuo, na solidariedade e na fraternidade entre homens e mulheres que se reconhecem membros de uma única família. Muito obrigado!"

Nota: No texto original em português, foi utilizado o termo futebolístico “fominha” que foi traduzido como 'individualista'. Na linguagem futebolística italiana, o vocábulo correspondente a “fominha” – aquele jogador que não passa a bola nunca – é “veneziano”. O termo “veneziano” pertence ao vocabulário esportivo popular e indica o jogador de futebol que, por ser dotado de boa técnica individual, excede no drible e termina por perder a bola para o jogador adversário ou por retardar a fluidez da ação do time. O termo vem da convicção que os habitantes de Veneza têm de querer fazer tudo sozinhos. Neste propósito se diz: “aquele ali é um veneziano, faz tudo sozinho”.


Fonte: Arquidiocese de Natal 
Texto proveniente da página: site da Rádio Vaticano 



quarta-feira, 11 de junho de 2014

Arquidiocese vai celebrar quatro missas em idiomas estrangeiros


Durante o período da Copa do Mundo, especialmente na primeira fase, quando acontecerão jogos na capital potiguar, a Arquidiocese de Natal celebrará quatro missas em idiomas estrangeiros (espanhol, italiano e inglês).  No próximo domingo, 15, às 9 horas, na capela do Santíssimo Sacramento, situada no subsolo da Catedral Metropolitana, será celebrada missa na língua espanhola, presidida pelo Cônego José Mário de Medeiros, pároco da Paróquia do Bom Jesus das Dores, na Ribeira,  e, às 10 horas, em inglês, presidida pelo Padre Valdemar Fernandes de Pinho, pároco da Paróquia do Beato Padre Ambrósio Francisco Ferro, no Planalto.

No dia 22, às 9 horas, também na Capela do Santíssimo Sacramento, no subsolo da Catedral, a celebração será em italiano, presidida pelo pároco da Catedral, Padre Valdir Cândido de Morais, e, às 10h, em espanhol, presidida pelo Padre Agustin Calatayud Salon, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Esperança, na Cidade da Esperança.

O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, criou uma comissão para organizar as celebrações, com o objetivo de acolher bem os fiéis estrangeiros que estarão em Natal, por ocasião dos jogos da Copa do Mundo.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Pascom de Nova Cruz desenvolverá projeto nas escolas




A Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, vai desenvolver um projeto nas escolas da cidade. A proposta é refletir a mensagem do Papa Francisco para o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que trata da “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”. A iniciativa tem o objetivo de despertar os jovens para a vivência das redes sociais, no sentido de não serem usadas para o isolamento social. 

A execução do projeto é fruto do encontro da Pascom, realizado no dia 01 de junho, e a previsão da realização é no segundo semestre deste ano. “No encontro da Pascom, ao refletir a mensagem do Papa, surgiu a necessidade de levar essa mensagem ao conhecimento dos jovens que estão nas escolas”, disse o vice-coordenador da Pascom, Flávio Luiz. A Pascom de Lagoa D’anta também vai realizar o projeto na cidade.

Dom Jaime solicita votação de projeto do PL 6.033/2013


Deputado Henrique Alves e Dom Jaime Vieira
 Foto: Pe.Sávio Ribeiro

O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, fez uma visita ao presidente da Câmara Federal, Deputado Henrique Alves (PMDB/RN). A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira, 10, na residência do Deputado, em Brasília. A finalidade da visita foi solicitar ao presidente da Câmara que coloque em votação, em regime de urgência, o Projeto de Lei (PL 6.033/2013), do Deputado Federal Eduardo Cunha,  que visa revogar a Lei 12.845/2013, sancionada pela Presidente Dilma Rousseff, com vistas a abrir brechas na legalização do aborto, no País, como distribuição da pílula do dia seguinte, por exemplo, com recursos públicos.

Segundo o Arcebispo de Natal, Henrique Alves se comprometeu em colocar o PL 6.033/2013, em votação, em caráter de urgência, na Câmara dos Deputados.

Dom Jaime está em Brasília, durante esta semana, para participar da reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do qual ele faz parte. Participam, também, da reunião do Conselho Permanente, que inicia hoje e segue até quinta-feira, 12, a presidência da CNBB, os presidentes das comissões episcopais e dos regionais, assessores e representantes dos organismos vinculados à Conferência.

Fonte: Arquidiocese de Natal



terça-feira, 10 de junho de 2014

Famílias de Barra de Santana enviam carta à Presidente da República

Da esq.: Fernando Mineiro (de costas), Ubirajara Augusto, Procópio Lucena, Fátima Bezerra
Foto: Cacilda Medeiros



A comunidade de Barra de Santana, no município de Jucurutu, local onde está sendo construída a Barragem de Oiticica, preparou uma carta aberta à Presidente da República, Dilma Rousseff. Duas cópias da carta, contendo 262 assinaturas de moradores de Barra de Santana, foram entregues à Deputada Federal Fátima Bezerra e ao assessor da Secretaria Geral da Presidência República, Ubirajara Augusto, na residência do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, na manhã desta segunda-feira, 9. Ambos se comprometeram em entregar a carta ao Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. Participaram do encontro, na residência do Arcebispo, além de Dom Jaime; o bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz; a deputada federal, Fátima Bezerra; o deputado estadual, Fernando Mineiro; o assessor da Presidência, Ubirajara Augusto, e o agrônomo Procópio Lucena, do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), organismo da Igreja Católica, que vem acompanhando as famílias atingidas pela construção da Barragem de Oiticica. Antes, a intenção seria entregar a carta, pessoalmente, à Presidente Dilma, por ocasião da inauguração do Aeroporto Governador Aluísio Alves, nesta segunda-feira. “Como a presidente não veio, tivemos contatos com lideranças do Estado e com o assessor da Presidência para entregar a carta. Fizemos isto, porque sabemos que as obrigações para com as famílias e para os que possuem terras na Barra de Santana não estão sendo levadas em conta”, explica o arcebispo de Natal. 

A deputada Fátima Bezerra se comprometeu em, nesta terça-feira, 10, entregar, pessoalmente, uma cópia da carta ao Ministro Francisco Teixeira. “O Ministro já se colocou a disposição e deverá vir ao Rio Grande do Norte, na próxima semana. Naturalmente, ele virá para ver o andamento das obras e se reunirá com as famílias e com os movimentos”, ressalta. De acordo com Procópio Lucena, as famílias da Barra de Santana já afirmaram que podem dialogar com o Governo Federal.

O texto, intitulado “Carta aberta dos Movimentos Sociais e das famílias atingidas pela construção da Barragem de Oiticica, no território do Seridó Potiguar, à presidente Dilma Rousseff”, contextualiza a história da barragem e a forma como ela está sendo construída, e, no final, reivindica a garantia do pagamento das indenizações. “Solicitamos a Vossa Excelência que seja revisto o orçamento previsto para 2014 no valor de R$ 58.910.881,91 para 140.000.000,00, garantindo, em primeiro lugar, as indenizações, o reassentamento das famílias e continuidade das obras físicas de modo que a barragem seja, de fato, concluída em agosto de 2015”, reivindicam as famílias, por meio da carta. “A carta propõe, inclusive, que haja uma tarefa de discussão com o governo federal. Entendemos que, talvez, uma forma de resolver esse impasse seja o governo federal entrar nas negociações e pautar um novo plano de trabalho, revendo recursos e garantindo que sejam pagas, primeiramente, as indenizações e conclua a construção da nova Barra de Santana”, ressalta o agrônomo Procópio Lucena.
“Da mesma forma que foi feito um diálogo estadual, a carta reivindica um contato com o governo federal, já que são os dois governos envolvidos na situação na construção da barragem. Lembramos que ninguém é contra a construção da barragem. O que está em jogo é que as pessoas não foram ouvidas e nem respeitas em seus direitos”, afirma o bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos.

O assessor da Presidência, Ubirajara Augusto, se compromete em abrir canais de negociações. “Vamos fazer os encaminhamentos necessários para que os impasses sejam resolvidos. Cabe a mim, tentar abrir os canais de negociações para que as coisas possam acontecer”, assegurou.

Obras paralizadas

 Mais de duzentas pessoas da comunidade Barra de Santana, no município de Jucurutu, estão acampadas e paralizaram as obras da Barragem Oiticica, desde o dia 12 de maio. A ocupação foi definida pela própria comunidade, perante o descumprimento de compromissos da parte do governo do Estado, em relação às Indenizações e às providências para a construção da Nova Barra de Santana, no Alto do Paiol.  Até o momento, 25% da obra física da barragem já foi executada.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Seminarista faz experiência missionária

Ândreson (de óculos) com uma família indígena, em uma aldeia, em Guajará-Mirim
CRÉDITO: arquivo pessoal Ândreson

O seminarista Ândreson Madson do Nascimento, da Arquidiocese de Natal e que há mais de um ano residente em Porto Velho (RO), onde estuda Teologia no Seminário São João XXIII, fez uma experiência missionária, de 25 a 30 de maio, na Diocese de Guajará-Mirim, acompanhado pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Durante os dias que esteve naquela diocese rondoniense, já perto do estado do Acre, Ândreson acompanhou o trabalho do médico Gil Decateu, um francês que há mais de 30 anos reside em Guajará-Mirim e atua como missionário do CIMI. “Ele tem a vida marcada pela dedicação aos povos indígenas”, conta o seminarista.

O CIMI, segundo Ândreson, tem, como características, acompanhar os indígenas, através de visitas às aldeias, tratamento médico e apoio aos que vão à cidade em busca de estudar. “Além de ser presença ativa da Igreja junto a esse povo que já foi tão perseguido e que ainda o é”, complementa.

Sobre a convivência com os índios, o seminarista natalense destaca o prazer em ouvi-los falar na língua nativa. “É bem verdade que os mais jovens falam o português, mas o CIMI os incentiva a manterem a língua original, para que esta se configure cada vez mais como sua identidade. Ve-los em seu habitat, saindo pra caçar, perceber a leveza da inocência das crianças, foi maravilho”, comenta. Para ele, ficou uma lição: a importância do diálogo, do respeito, da acolhida aos povos indígenas.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Pastoral da Criança arquidiocesana tem nova coordenadora

Marlúzia, eleita coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Criança
Foto:  Cacilda Medeiros

Marlúzia Pessoa assumirá a coordenação arquidiocesana da Pastoral da Criança, a partir de de 17 de agosto. Em assembleia, realizada dia 31 de julho, os coordenadores paroquiais elegeram três nomes, para constar numa lista tríplice que foi entregue ao Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Do s três nomes, Marlúzia teve 100% dos votos. O Arcebispo ratificou o nome de Marlúzia, atual coordenadora estadual, para assumir a coordenação arquidiocesana da Pastoral da Criança.

Nos dias 5 e 6 de julho acontecerá assembleia, da qual participarão os coordenadores diocesanos e, na oportunidade, elegerão um novo nome para assumir a coordenação estadual da Pastoral. A nova coordenação estadual a função em 4 de setembro.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Papa Francisco confirma dom Odilo na Congregação para o Clero


O papa Francisco confirmou por mais cinco anos como membro da Congregação para o Clero, o arcebispo de São Paulo (SP) e presidente do regional Sul  1 da CNBB, cardeal Odilo Pedro Scherer.

A Santa Sé comunicou a indicação por meio de documento assinado, em 21 de maio, pelo prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Beniamino Stella.  A informação foi divulgada pela arquidiocese de São Paulo, na sexta-feira, 6 de junho.  

Em junho de 2008, o papa emérito Bento XVI nomeou dom Odilo para essa Congregação da Cúria Romana responsável por analisar matérias relacionadas a padres e diáconos e supervisão a educação religiosa.

Ainda para a arquidiocese de São Paulo, a Congregação para a Educação Católica confirmou a nomeação do Cônego Martin Segù Girona como decano da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo instalada em 7 de abril, sendo a primeira instituição com esse caráter formativo do Brasil. 

CNBB com informação da arquidiocese de São Paulo. 

domingo, 8 de junho de 2014

Solenidade de Pentecostes

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou neste ultimo sábado, dia 7, a Vigília de Pentecostes. A Programação iniciou-se as 19 horas na praça em frente ao Colégio Nossa Senhora do Carmo, de onde saiu uma caminhada animada pelo Ministério de Musica Claves de Deus. Com cantos, louvores e oração o povo seguiu para Matriz da paróquia. Compareceram fieis de diversas comunidades que compõem a paróquia, da zona rural e urbana. A caminhada prosseguiu pelas ruas da cidade ate chegar na praça da Matriz.Os momentos que seriam realizados na praça, tiveram que ser feitos dentro da igreja por motivo da chuva. Seguiu-se com animações cantadas pelo ministério de Música Renascer da RCC, oração e apresentações das comunidades. Também teve o momento dos testemunhos. Logo após aconteceu o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. A vigília encerrou-se com a santa missa.















Fotos: Washington