sábado, 17 de julho de 2010

Romaria dos Setores Pastorais reune fiéis em Cunhaú

Uma multidão de fiéis estiveram em Cunhaú no dia 16 de julho, para participar da comemoração aos 365 anos de morticinio do martires de cunháu. Diversas paroquias da Arquidiocese de Natal organizaram caravanas e participaram da Romaria dos Setores Pastorais.




Membros da paróquia Nossa Senhora da Conceição de Campo Redondo e Lajes Pintada



Ir. Ana Maria Pe. Raul


Na ocaisão da festa aconteceu o show com Pe. Antonio Maria





A paróquia de Nova Cruz foi bem representada











Depois do show aconteceu a santa missa presidida pelo Arcebispo dom Matias
Dom Matias e Dom Fernando Quimarães, bispo de Garanhuns/PE





Fotos: Flavio Luiz

8º zonal reunido em Serra de São Bento

Padres, articuladores paroquiais e do 8º zonal esteve reunido na última sexta-feira, 16 de julho, na Area Pastoral de São Bento, na cidade de Serra de São Bento, com o objetivo de articular as atividades previstas para acontecer nos próximos meses. O tema central do encontro foi Família, dirigida pelo casal Alderir Paulo e Francisca Batista, da coordenação Arquidiocesana da Pastoral Familiar.
Na entrada do encontro, jovens aguardavam os participantes indicando o local

A paróquia de Nova Cruz foi chegando e divulgando o Encontrão do povo de Deus


O casal Alderir e Francisca



Alguns padres do 8º zonal


Na ocasião foi os membros da coordenação da Pastoral Familiar, falaram da implantação da pastoral nas respectivas paroquias e areas pastorais e também para a realização da Semana Nacional da Família, que será realizado de 8 a 15 de agosto. Em Nova Cruz, já tem Pastoral Familiar e atualmente está sendo estruturado para atuar melhor.


Pe. Mário Gomes, responsavel pela area pastoral
Foto: Flavio Luiz

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Paróquia de Nova Cruz realiza encontro com dizimistas

A Paróquia de Nova Cruz realiza no próximo sábado, dia 17, encontro com os dizimistas do setor Matriz, Cidade do Sol e Santa Luzia, a partir das 19 horas, na Igreja Matriz. O objetivo é reunir o todos os dizimistas para um momento de formação sobre o significado do dízimo, qual a importância do dízimo na comunidade paroquial e fundamentação bíblica. O encontro será dirigido pelo Administrador paroquial Pe. Edilson Nobre e equipe paroquial do dízimo.

O encontro com os dizimistas já aconteceu na comunidade de Conceição, e contou com uma boa participação dos dizimistas daquela comunidade. Segundo a equipe paroquial do dízimo o encontro será realizado em todos os setores da paróquia. ainda neste mês acontecerá o encontro com os dizimistas do setor São Sebastião.

Fotos: Encontro com os dizimistas da comunidade de Conceição

Santuário realiza Romaria Mariana

Santuário de Santa Rita, inaugurado em junho passado
Foto: José Bezerra


O Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, realiza a Romaria Mariana, de 17 a 22 deste mês. “A Romaria conduzirá ao Alto de Santa Rita, antigo Monte Carmelo, a imagem de Nossa Senhora do Carmo, que foi entronizada pelo Mons. Émerson Negreiros, na década de 50”, explica o reitor do Santuário, Pe. Aerton Sales.


No dia 17, haverá missa, na Matriz, às 17h, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo, até o Santuário. Lá, acontecerá a entronização. Após, será realizado um Evangelizashow, animado pela Comunidade Shalom. Nos demais dias, a programação é intensa com missa, reza do terço, atendimento de confissões, Ofício de Nossa Senhora, adoração ao Santíssimo Sacramento e outras atividades.

Começou o Congresso da RCC

Fiéis em um momento de adoração no congresso da RCC do ano passado


O XXIX Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica (RCC), que começou nesta quarta-feira, 14, com a Missa celebrada pelo Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, a partir das 20h.


O congresso, que acontece na capital mineira, segue até domingo, 18, com pregações, momentos de oração, noite de louvor jovem e a Santa Missa todos os dias do evento. A programação noturna estará aberta ao público, a partir das 18h. Entre os participantes estão o Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira e o Bispo prelado da Ilha do Marajó, Dom José Luís Azcona Hermoso, OAR, que irão presidir as Missas durante o encontro.


O Congresso, que espera receber pessoas provenientes de todo o Brasil, é promovido a cada ano para os membros da RCC e para aqueles que queiram conhecer e experimentar a dinâmica deste movimento eclesial. O evento será realizado no Expominas – Centro de Convenções e Feiras em Belo Horizonte.
Fonte: Canção Nova

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Nova Cruz será sede do Encontrão do Povo de Deus


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz será sede do encontrão do povo de Deus que será realizado dia primeiro de agosto deste ano. Já estão sendo dados os primeiros preparativos para organização do evento que contatará com a participação de agentes de pastorais das paróquias e áreas pastorais do 8º zonal.

Em Nova Cruz foram criadas várias equipes através das pastorais, movimentos e serviços para organizar a estrutura do encontrão, entre essas equipes estão: Infra-estrutura, animação, articulação e comunicação, lanchonete, ornamentação e liturgia, limpeza e acolhida, como também uma equipe de atendimento médico. Além dessas equipes foi formada a coordenação geral do encontrão composta por Pe. Edilson Nobre, Ir. Maria Aparecida, Ir. Edneide (FDC), João Germano, Josinaldo dos Santos, Terezinha Pinto e Flavio Luiz.

A próxima reunião com todas as equipes para tratar do assunto será realizado no dia 17 deste mês na Igreja Matriz, a partir das 8 horas.

A programação do encontrão será definida no encontro de padres e artilculadores do zonal, que acontecerá no dia 16, em Serra de São Bento. Mas já está confirmada a presença do Pe. Humberto Negreiros, que irá fazer show-palestra.

Formação sobre a liturgia da Igreja

Agentes de pastorais participaram da formação




Acontece neste quarta-feira, 14 de junho, a formação para agentes de pastorais, movimentos e serviços, sobre a liturgia da Igreja. A formação terá inicio às 19h30, na Igreja Matriz, com assessoria do diácono Sidney Firmino (foto). Esta formação acontecerá mensalmente, na Paróquia de Nova Cruz, e é destinado aos agentes de pastorais, como também as pessoas lêem nas missas, e interessadas pelo tema. A partir deste mês a formação será permanente, sendo que a cada encontro será abordado um tema sobre a liturgia da Igreja Católica.

A paróquia da Imaculada Conceição está realizando vários encontros de formação para os fieis leigos, agentes de pastorais e pessoas que participam das celebrações litúrgicas.


Papa Bento XVI nomeia novo bispo para a diocese paulista de Amparo


O papa Bento XVI, acolhendo o pedido de renúncia apresentado pelo bispo de Amparo (SP), dom Francisco José Zuglia, conforme prevê o cânon 401 § 1º do Código de Direito Canônico (quando completo 75 anos de idade), nomeou hoje, 14, o reverendo cônego que atua na arquidiocese de Campinas (SP), Pedro Carlos Cipolini (foto), para suceder a dom Francisco José na diocese.

Monsenhor Pedro Carlos atualmente é pároco da paróquia Nossa Senhora do Carmo e professor da Universidade Católica em Campinas.

Nascido no dia 4 de maio de 1952, na cidade paulista de Caconde, monsenhor Pedro Carlos Cipolini ingressou em 1973 no Seminário Central do Ipiranga, pela diocese de Franca (SP). Foi ordenado padre no dia 25 de fevereiro de 1978, e incardinado no clero de Campinas em 1987. Monsenhor Pedro é doutor em Teologia, pela Universidade Gregoriana, Itália.

Monsenhor Pedro Carlos Cipolini foi nomeado, em 2003, pelo presidente da CNBB, membro da comissão teológica de peritos, da Comissão de Doutrina da Fé; é assessor da Comissão em Defesa da Vida da arquidiocese de Campinas e foi nomeado Membro do Cabido Metropolitano de Campinas, em 16 de março deste ano.

Fonte: CNBB

Alunos do Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” se encontram no Recife


Os alunos do curso do Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” (CEFEP) do Nordeste, se encontraram, entre os dias 9 a 11, em Recife (PE) para tratar de alguns pontos do curso. Estiveram representados alunos de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.


O encontro, que aconteceu no Centro Arquidiocesano de Pastoral, tratou sobre o estudo da cartilha "Eleições 2010: O chão e o Horizonte" e como desenvolver esse processo de reflexão junto às diversas comunidades e grupo. Motivados pelo estudo se fez análise do processo eleitoral nos estados e no país.


No dia 11, domingo, a missa foi presidida pelo monsenhor José Albérico Bezerra de Almeida, vigário geral da arquidiocese de Olinda e Recife. Ele transmitiu o abraço e a acolhida de dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife.
“O encontro foi um momento rico de partilha, de reabastecimento para continuar os trabalhos e de renovação do compromisso com o projeto do Reino. Os alunos puderam colocar em comum seus trabalhos, alegrias e as dificuldades com relação ao curso, ao trabalho pastoral e nas várias ações na sociedade e com o compromisso com excluídos, com os mais pobres”, destacou o secretário executivo do CEFEP, padre José Ernanne Pinheiro.


Fonte: CNBB

terça-feira, 13 de julho de 2010

8º zonal se reunirá em Serra de São Bento


A área pastoral de São Bento, em Serra de São Bento, será sede do encontro de padres, religiosas e articuladores paroquiais, e do 8º zonal, no próximo dia 16, das 8 às 12 horas. O tema principal de estudo será "Família". Os participantes também articularão as atividades previstas para serem realizadas no próximo mês, dentre elas o Encontrão do povo de Deus, que será realizado dia primeiro de agosto, em Nova Cruz.

Encontro do zonal realizado em Monte Alegre, em Maio de 2010
Fotos: Flavio Luiz

Louvor nas ruas encerrará festa dos Mártires

Pe. Antônio Maria se apresentará em Cunhaú


A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Canguaretama, preparou uma intensa programação para lembrar os 365 anos de martírio de Cunhaú. A abertura da programação será amanhã, dia 12, às 19h30, com missa, na Matriz. Nos dias 13, 14 e 15, 60 grupos farão reflexões, nos setores paroquiais, sobre o martírio na Igreja, o martírio de Cunhaú e o martírio de Uruaçu.
No dia 16, a paróquia sedia a Romaria Arquidiocesana dos Setores Pastorais.

A partir das 15 h, haverá acolhida aos romeiros; às 16h, apresentação do Pe. Antônio Maria e, às 17h, missa, presidida pelo arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. No dia 17, a Paróquia promoverá o 6º Martfest, pelas ruas da cidade de Canguaretama, animado pelas Bandas Divina Luz, de Natal, e Os Navegantes, de Santa Cruz.

Cerca de 100 pessoas da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz irão participar da romaria. Às 13h30, do dia 16, sairá dois onibus da praça de São Sebastião, com destino a capela de cunhaú, em Canguaretama.

No domingo, 18, será a comemoração dos 152 anos de criação da Paróquia. Haverá celebração da crisma, às 9h, e missa solene, às 19h30.

Fonte:www.arquidiocesedenatal.org.br


Arcebsipo fará visita pastoral a Sao Gonçalo do Amarante


Dom Matias visitará Paróquia de São Gonçalo
Foto: José Bezerra

A Paróquia de São Gonçalo do Amarante receberá o Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, em visita pastoral. A partir de domingo, 18, a comunidade se prepara para a visita. Às 19h30, haverá missa, na Igreja Matriz, seguida de abertura de exposição contando a história da Paróquia e da Arquidiocese. De 19 a 21, serão realizados encontros com segmentos da paróquia, sempre às 19h, na Matriz. No dia 19, será com o Setor Família; no dia 20, com o Setor de Leigos, e, no dia 21, com agentes do dízimo, Pastoral da Criança, Legião de Maria, Terço dos Homens,

Ministros da Eucaristia, Família Leprevociana, Oficinas de Oração e Vida, Oratório de Nossa Senhora de Fátima e Mãe Rainha.

No dia 22, às 19h30, a comunidade acolhe o Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, em frente à Matriz. Às 20h, haverá missa, marcando a abertura da visita. No dia 23, a partir das 9h, terá atendimento de confissões; às 11h, encontro do Arcebispo com as autoridades; à tarde, ele visita a Área Pastoral de Santo Antônio do Potengi, onde se encontra com as autoridades e celebra a eucaristia.

A visita será encerrada no sábado, dia 24, com a seguinte programação: às 9h, encontro das pastorais e movimentos com suas respectivas coordenações arquidiocesanas; às 15h, assembleia pastoral e, às 19h, missa, na Matriz, encerrando a visita.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Natal apresentará experiência em Encontro Nacional da Pascom

Encontro de coordenadores paroquiais da Pascom, da Arq. de Natal
Foto: José Bezerra

Dez pessoas da Arquidiocese de Natal participarão do 2º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, que será realizado de 21 a 24 de próximos, na cidade de Aparecida (SP). Natal será representada pela coordenação da Pascom, nas pessoas do Diác. José Medeiros e Cacilda Medeiros, acompanhados de seis agentes de equipes paroquiais, e dos padres João Maria do Nascimento, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, e Érison Roberto Monteiro, da Paróquia do Sagrado de Jesus, em Morro Branco.

A programação do encontro, que será realizado no auditório do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, constará de paineis, palestras, seminários, celebrações eucarísticas, momentos culturais e contará com a participação de bispos referenciais da Pascom, nos regionais, coordenadores e agentes paroquiais da Pastoral da Comunicação. “O evento tem por objetivo animar e motivar a Pascom da Igreja no Brasil, tendo presente a cultura gerada pelas novas teconologias que constituem o novo cenário para o anúncio do Reino de Deus a todos os povos”, diz a assessora da Comissão de Comunicação da CNBB, Irmã Élide Fogolari.

No dia 24, a missa será presidida pelo secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa. Na tarde do último dia, a convite da Irmã Élide Fogolari, a equipe de Natal apresentará a experiência do trabalho desenvolvido pela Pascom, na Arquidiocese. “Apresentaremos, especialmente, o trabalho de articulação entre a coordenação arquidiocesana e as equipes paroquiais da Pascom”, diz o Diác. José Bezerra.

Fonte: www.arquidiocesedental.org.br

domingo, 11 de julho de 2010

Cinema para os casais


A Pastoral da Comunicação atendendo o pedido da equipe dirigente do ECC da Paróquia de Nova Cruz realizou a sessão do cinema itinerante, no salão do ECC, no dia 10 de julho. Na ocasião foi exibido o filme "Prova de fogo", que trata de um casal passando por um momento difícil no matrimônio e por fim acabam fazendo com que o amor fale mais alto.


Roberto da pipoca no cinema

Pipoca e refrigerante foi servido aos casais





No final o Pe. Edilson falou aos casais sobre o encontrão do povo de Deus