sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Jovens participam de retiro





cerca de 50 jovens da Pastoral da Juventude das Paróquias de Nova Cruz e Santo Antonio, e das Áreas Pastorais de Serra de São Bento e Passa e Fica, participam do retiro espiritual na Barra de Cunhaú. Os jovens sairam da Igreja Matriz da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, nesta sexta-feira, 6, logo após a benção do Pe. Edilson Nobre. O retiro se prolongará até domingo, 7, e terá assessoria do CMJ- Centro Marista da Juventude, além da participação do articulador da Juventude no 8º zonal, Pe. Mário Gomes.
Fotos: Jovens na Igreja Matriz, onde aconteceu a benção

Peregrinação da imagem centenária








Aconteceu quinta-feira,5, a missa de envio da imagem centenária da Imaculada Conceição, na capela Santo Expedito, no 8º BPM, em Nova Cruz. A missa foi presidida pelo Pe. Iranildo Augusto e teve uma boa participação dos fiéis devotos da Imaculada. Logo após a missa uma carreata conduziu a imagem até o bairro Frei Damião, onde na capela Nossa Senhora da Piedade aconteceu a celebração de acolhida e coroação. Nesta sexta-feira, 6, acontecerá a missa do envio, às 19 horas, em seguida, carreata até a capela Sagrada Família, no bairro Cidade do Sol.
Fotos: Coroinhas conduzem a imagem na capela Nossa Senhora da Piedade; fiéis devotos de Nossa Senhora lotam a capela; homens levam a imagem para carreata; Pe. Iranildo presidiu a missa na capela Santo Expedito.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Regional Nordeste 2 celebra encerramento do Ano Catequético Nacional



Cerca de seis mil fiéis são esperados em Campina Grande(PB) no próximo domingo, 8, para celebração de encerramento do Ano Catequético no Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB), (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas). O evento que traz o tema " Não ardia o nosso coração?" , acontecerá a partir das 8 horas na casa de shows Spazzio.

De acordo dom uma das coordenadoras de catequese do Regional, Giselma Alves, o evento será oportuno para motivar os catequistas. O ano catequético começou no mês de abril, e ao longo desse período várias atividades de formação foram desenvolvidas para catequistas leigos, e todos que atuam na catequese, afirmou Giselma.

A programação do encerramento do ano catequético contará com apresentações artísticas das delegações de cada Província. À tarde haverá uma apresentação sobre o tema do ano catequético, representado pela Província do Rio Grande do Norte, Logo após, haverá um show com o cantor Zé Vicente.


Foto: Zé Vicente cantará no encerramento do ano catequético
Fonte: CNBB

Pastoral da Juventude realiza retiro



A Pastoral da Juventude da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, realiza retiro para coordenadores, no período de 6 a 8 deste mês, na Barra de Cunhaú. A assessoria do retiro será do Centro Marista de Juventude-CMJ, de Natal. Os coordenadores irão refletir vários temas ligados a juventude e participarão de momento de lazer. Os jovens irão sair dia 6, ás 17 horas de frente a Igreja Matriz, logo após benção do administrador paroquial Pe. Edilson.
Foto: Coordenadores da PJ no retiro, em 2008

Peregrinação da Imagem


A Imagem da Imaculada Conceição chegou nesta quarta-feira, 4 de novembro, na capela Santo Expedito, no 8º BPM, em Nova Cruz. Após missa de envio que aconteceu no bairro São Judas, os fiéis sairam em caminhada para o 8º BPM, lá a imagem foi acolhida e após a celebração aconteceu a coroação. Nesta quinta-feira, 5, será realizado a missa de envio, na capela Santo Expedito, em seguida uma carreata conduzirá a imagem até o bairro Frei Damião.


Beatificação de João Paulo II não é iminente, esclarece Santa Sé


A Sala de Imprensa da Santa Sé desmentiu uma notícia publicada pelo jornal italiano La Repubblica, segundo a qual o Papa João Paulo II seria beatificado em 2010, e que duas cidades, Roma e a sua natal Cracóvia, "disputavam" pela cerimônia de beatificação.

O Pe. Federico Lombardi, SJ, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, assinalou que o Papa João Paulo II "certamente será beatificado", mas devem ainda completar-se todas as etapas do processo, incluindo o decreto que certifica o milagre.

O Padre Lombardi, desmentiu também uma suposta tensão ente Roma e Cracóvia: "o Papa é o Papa e pertence à Igreja universal", assinalou.

Pascom realizará encontro de avaliação e planejamento


Coordenadores paroquiais e articuladores da Pastoral da Comunicação, nos zonais, da Arquidiocese de Natal, participarão de encontro, dias 7 e 8 de novembro, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal. A atividade terá início às 7h30, do sábado, e terminará no domingo, ao meio-dia.“Na primeira parte do encontro, teremos um momento de espiritualidade, orientado pelo assistente eclesiástico da Pascom, Pe. Edilson Nobre. Também faremos avaliação dos trabalhos desenvolvidos, em 2009, e elaboraremos o Plano da Pascom para 2010”, explica Cacilda Medeiros, da Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação.

Atualmente, há equipes da Pascom em cerca de 60 paróquias da Arquidiocese de Natal. O casal Flavio luiz e Liliane pereira, participarão do encontro representando a pascom de Nova Cruz.
Foto: Grupo de coordenadores, no Encontro Arquidiocesano da pascom, em 2008
Fonte: Jornal A Ordem

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Festa da Apresentação lembrará centenário da Diocese


“A Igreja continua na história a testemunhar o Ressuscitado” é o tema da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, neste ano de 2009. O tema é o mesmo do último ano do triênio de preparação para a comemoração dos cem anos da Diocese de Natal.Os festejos terão início dia 11 e prosseguem até o dia 21 de novembro, com vasta programação religiosa e social. No dia 11, às 8h30, no Seminário de São Pedro, haverá o lançamento da programação da festa e da Revista “Diocese de Natal - edição comemorativa do Centenário”, para a imprensa natalense.

No mesmo dia, às 18h, sairá uma carreata da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim, para Catedral Metropolitana, conduzindo a imagem da padroeira da Arquidiocese. Também, às 18h, iniciará uma procissão luminosa, da Pedra do Rosário para a Catedral, culminando com hasteamento das bandeiras e missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

No período de 12 a 20, haverá caminhada, às 5 horas, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário para a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), onde haverá missa. À noite, às 19 h, na Catedral, terá novena, com a participação dos zonais da Arquidiocese, seguida da programação sócio-cultural.Ainda, na parte religiosa, na Catedral, no dia 12, às 8 h, acontecerá procissão das crianças e missa; no dia 15, às 10 h, a celebração de cem casamentos, assistidos pelo Arcebispo; no dia 18, às 10h, bênção dos militares, e, às 12h, missa e bênção dos Movimentos Marianos e Pastoral do Idoso.

O encerramento dos festejos será no dia 21. Neste dia, a programação terá início às 4h30, com a procissão fluvial, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Apresentação pelas águas do Rio Potengi. Às 5h, na Pedra do Rosário, será celebrada missa, presidida pelo bispo de Campina Grande (PB), Dom Jaime Vieira Rocha; às 7h30, missa, na antiga Catedral; às 8h, Missa da Pastoral da Saúde, na Catedral; às 10 h, Missa solene, na Catedral, presidida por Dom Matias; às 14h, caminhada, saindo do Santuário dos Mártires, no bairro Nazaré, com destino à Catedral, onde haverá celebração eucarística, marcando o encerramento da festa.

Foto: encerramento da festa, em 2008
Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Regiões Agreste, Trairi e Potengi participam da assembleia arquidiocesana

A Arquidiocese de Natal iniciou nesta terça-feira, 3, a 49ª Assembleia pastoral, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal. Os Padres, Diáconos, Religiosas, Articuladores paroquiais e de zonais das Regiões Agreste, Trairi e Potengi participaram dessa assembleia. Após análise das respostas do questionário que foi enviados as paróquias, anteriormente, os zonais se reuniram para elaborar uma síntese de um projeto de formação para ser implantado na arquidiocese.
Foto 1: participantes da 49ª assembleia
Foto 2: representantes do 8º zonal



Imagem da padroeira chegou em São Judas

A Imagem da Imaculada Conceição, padroeira de Nova Cruz, está peregrinando por todos os bairros da cidade. Nesta terça-feira, 3, a imagem chegou no bairro São Judas Tadeu, onde foi acolhida pelos moradores daquele setor e lá aconteceu a coroação. Na quarta-feira, 4, acontecerá a missa, ás 19h, em São Judas e em seguida uma caminhada conduzirá a imagem até a capela do 8º Batalhão de Polícia Militar.




domingo, 1 de novembro de 2009

Nova Cruz inicia peregrinação



A Paróquia da Imaculada Conceiçao de Nova Cruz iniciou neste domingo, 1, com a santa missa na Igreja Matriz, a peregrinação da imagem da padroeira da cidade. Na missa, presidida pelo Pe. Edilson Nobre, a imagem da Imaculada Conceição entrou solenemente e foi aplaudida por todos os fiéis que estavam na igreja. Em seguida os fiéis sairam em caminhada para Igreja de São Sebastião. As rádios Agreste FM e Curimataú AM, de Nova Cruz, transmitiram, ao vivo, a missa de abertura da peregrinação, elas também transmitirão a missa do dia de Finados, direto do Cemitério de Nova Cruz.

Arquidiocese de Natal realiza assembleias pastorais


Parócos, administradores paroquiais, diáconos, articuladores pastorais e de zonais participarão das assembleias pastorais da Arquidiocese de Natal, nesta semana. No dia 3, a assembleia será para Região pastoral Agreste, Trairi e Potengi; no dia 4, para a do Sertão Central/Cabugi, Mato Grande e Salineira; e, no dia 5, para Região Urbana, formada pelas paróquias de Natal e de Grande Natal. As assembleias acontecerão todas no Centro de Treinamento de Ponta Negra, das 8 às 17 horas.

Foto: Diácono Francisco Adilson, coordenador de pastoral da Arquidiocese, estará em todas as assembleias
Fonte: Jornal A Ordem

Paróquia de Nova Cruz realiza peregrinação


A imagem da Imaculada Conceição peregrina pelas comunidades rurais e bairros da cidade de Nova Cruz, de primeiro a 29 de novembro, preparando os fiéis para festa da padroeira. A peregrinação tem início neste domingo, com celebração eucarística, às 19h, na Igreja Matriz, presidida pelo administrador paroquial, Pe. Edilson Nobre. Após a missa, a imagem será conduzida para Igreja de São Sebastião, no bairro São Sebastião, lá acontecerá a coroação da imagem e apresentação dos missionários que realizarão visitas as famílias. confira a programação da peregrinação durante está semana:


Terça-feira, dia 3 de novembro:

19h - missa em São Sebastião, em seguida caminhada até o bairro São Judas;

Quarta-feira, dia 4 de novembro:

19h - missa em São Judas Tadeu, em seguida carreata até o a capela Santo Expedito, no 8º BPM;

Quinta-feira, dia 5:

19h - missa na capela Santo Expedito, logo após carreata para o bairro Frei Damião;

Sexta-feira, dia 6:

19h - missa na capela N. S. da Piedade, em Frei Damião, logo após carreata para Cidade do Sol;

Sábado, dia 7 de novembro:

19h - missa na capela Sagrada Família, no bairro Cidade do Sol, em seguida carreata para o sitio Catolé.

Foto: peregrinação da imagem, em 2008