sexta-feira, 24 de março de 2017

Pároco convoca conselho pastoral para preparar missionários para semana santa



O pároco Pe. Francisco de Assis, convoca o Conselho Paroquial de Pastoral, para reunião ordinária ser realizado no próximo sábado, dia 25, às 8h, no Salão do E.C.C, para preparar missionários para semana santa. Confira o convite: 

CONVITE 

Irmãos e irmãs, paz e bem!

 A Quaresma nos prepara para celebrar com as disposições necessárias a SEMANA SANTA.

 Trata-se da tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. A Semana tem início no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, com o domingo da Páscoa. Como é sabido, há várias pessoas, consideradas missionárias, aqui em Nova Cruz que, durante a Semana Santa procuram ajudar às comunidades e seus animadores a viverem o Mistério grandioso durante esses dias. 

 Assim sendo, queremos convidá-las a fazer parte da reunião do Conselho Paroquial de Pastoral, no próximo sábado, dia 25, às 8h, no Salão do E.C.C., quando trataremos da ida desses irmãos e irmãs para as comunidades, durante a Semana Santa.

 “O Deus que me criou, me quis, me consagrou para anunciar o seu amor”.
 Esperamos contar com vocês, além dos que já fazem parte do Conselho. 
 Que Deus e a Imaculada nos abençoem. 

Fraternalmente, 
Pe. Assis


quinta-feira, 23 de março de 2017

Dom Edilson foi homenageado pela paróquia de Nova Cruz



Muitas homenagens foram feitas na missa presidida por Dom Edilson Soares Nobre, na noite da quarta-feira, dia 22 de março. Grupo jovens Água viva fez uma coreografia com a participação do dom Edilson. A Pastoral da Comunicação fez uma homenagem em agradecimento ao empenho e dedicação na evangelização através dos meios de comunicação. O casal Vital e Cilene fizeram a homenagem em nome dos paroquianos e por fim os integrantes da Pastoral do dízimo, liturgia e canto homenageou o dom Edilson parabenizando pela ordenação e desejando bom pastoreio na diocese de Oeiras. 

No final dom Edilson agradeceu as homenagens e pediu que todos continuem rezando por que ele rezará por todos."Agradeço a todos vocês pelas bonitas homenagens e faço um pedido: rezem por mim, que rezarei por vocês!", disse dom Edilson. 

A celebração de ordenação episcopal de Dom Edilson Nobre e em ação de graças pelos 70 anos de vida de Dom Jaime Vieira Rocha, aconteceu na Catedral Metropolitana de Natal, em 20 de março de 2017.  Ele é o 12º integrante do clero da Arquidiocese de Natal a ser eleito bispo, em mais de cem anos de história. A posse canônica de Dom Edilson acontecerá dia primeiro de abril, às 17 horas, na Catedral de Oeiras.








Veja mais fotos AQUI

Protomártires do Brasil serão canonizados


Papa aprovou canonização dos beatos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e 27 companheiros mártires

O Vaticano informou na manhã desta quinta-feira, 23, que o papa Francisco recebeu o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, cardeal Angelo Amato, e aprovou os votos favoráveis da Sessão Ordinária dos membros da Congregação a respeito da canonização dos beatos André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, sacerdotes diocesanos, e Mateus Moreira, leigo, e de seus 27 companheiros mártires, assassinados por ódio à fé, em dia 16 de julho de 1645 e 3 de outubro de 1645, no Rio Grande do Norte, conhecidos como protomártires do Brasil.

O nome de protomártires foi dado na ocasião da visita do papa João Paulo II, em 13 de outubro de 1991, na missa de encerramento do XII Congresso Eucarístico, ocorrido em Natal (RN). Os locais de martírio, Cunhaú e Uruaçu, estão na circunscrição eclesiástica da arquidiocese potiguar. 

Durante o encontro na manhã de hoje, o pontífice autorizou também a Congregação a promulgar o Decreto a respeito do milagre atribuído à intercessão do beato Francisco Marto e da beata Jacinta Marto, dois dos Pastorinhos de Fátima.

Martírio de Cunhaú

No dia 16 de julho de 1645, os holandeses que ocupavam o Nordeste do Brasil, chegaram a Cunhaú, onde residiam vários colonos ao redor do engenho, ocupados no plantio da cana-de-açúcar. Era um domingo. Na hora da missa, 69 pessoas se reuniram na capela de Nossa Senhora das Candeias. A capela foi cercada e invadida por soldados calvinistas e índios que trucidaram a todos que aí estavam, inclusive o pároco, padre André de Soveral que celebrava a missa. Não opuseram resistência aos agressores e entregaram piedosamente suas almas a Deus.

Martírio de Uruaçu

Após o acontecimento de Cunhaú, muitos moradores de Natal pediram asilo no Forte dos Reis Magos ou se refugiaram em abrigos improvisados. No dia 3 de outubro, foram levados para as margens do Rio Uruaçu, onde os aguardavam índios e soldados holandeses armados. Eram cerca de 80 pessoas. Os holandeses, de religião calvinista, trouxeram um pastor protestante para demovê-los de sua fé católica. Todos resistiram a esta tentativa e foram barbaramente sacrificados. Entre eles estava Mateus Moreira que, ao lhe ser arrancado o coração pelas costas, morreu exclamando "Louvado seja o Santíssimo Sacramento".

Entre os mártires, há dois sacerdotes. Vinte e sete são brasileiros natos, um português, um espanhol e um francês. Padre André de Soveral, padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e outros vinte e sete companheiros foram beatificados por são João Paulo II, em 5 de março de 2000.

Fonte: CNBB

Dom Edilson presidiu missa em Nova Cruz



Dom Edilson Nobre presidiu missa, na noite de quarta-feira, 22 de março de 2017, na Igreja Matriz da Imaculada Conceição, em Nova Cruz. Ele foi administrador da Paróquia da Imaculada Conceição no período de 2008 a 2011 e pároco da mesma Paróquia entre 2011 e 2012. Na ocasião Dom Edilson agradeceu a abertura do pároco Pe. Francisco de Assis, para sua missa na paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta. "Fiz questão de vim a esta paróquia que faz parte da minha vida e trajetória até chegar a ser bispo", disse o dom Edilson"









Veja mais fotos: CLICK AQUI

Paróquia de Nova Cruz recebeu Dom Edilson Nobre


Após sua ordenação realizada no dia 20 de março, Dom Edilson Soares Nobre, visitará as paróquias por onde ele passou como padre. Em Nova Cruz, a visita aconteceu na quarta-feira, 22 de março de 2017, na Igreja Matriz da Imaculada Conceição. Ele foi recebido por autoridades civis e militares, além dos paroquianos das diversas pastorais, movimentos, serviços, irmandades e comunidades, além dos padres Francisco de Assis, pároco; Iranildo Augusto, Pároco de Passa e Fica, Mário Gomes, administrador da paroquia da Redinha, em Natal e Padre Renato, de Montanhas. 






quarta-feira, 22 de março de 2017

Encontro do Setor Juventude do 8º zonal em Nova Cruz


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz sediou o Encontro do Setor Juventude, com coordenadores de Grupos de Jovens do 8º zonal, realizado no Centro Pastoral do Catolé, sábado 18 de março de 2017, com a presença das paróquias Serrinha, Lagoa de Pedras, Nova Cruz, Monte Alegre e Brejinho.




terça-feira, 21 de março de 2017

Dom Edilson foi ordenado Bispo e vai para diocese de Oeira/Pi


Mais de 20 bispos de dioceses do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piaui e Alagoas, pertencentes aos regionais nordeste 2, 4, e 5 da CNBB, participaram da ordenação episcopal de Dom Edilson Soares Nobre, eleito bispo pelo Papa Francisco para a Diocese de Oeiras, no Piauí, realizado na segunda-feira, 20 de março de 2017, na Catedral Metropolitana de Natal. O ordenante principal foi o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e os co-ordenantes foram os arcebispos eméritos, Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macêdo. A celebração também marcou os 70 anos de vida de Dom Jaime. 

Dom Edilson será o sétimo bispo da Diocese de Oeiras. Uma caravana de padres e fiéis leigos da diocese piauiese, assim como bispos da região, participaram da celebração. A posse canônica de Dom Edilson acontecerá dia primeiro de abril, às 17 horas, na Catedral de Oeiras.

Até ser nomeado bispo, pelo Papa Francisco, em 11 de janeiro passado, o Monsenhor Edilson Nobre ocupava a função de Vigário Geral da Arquidiocese de Natal.  Ele é o 12º integrante do clero da Arquidiocese de Natal a ser eleito bispo, em mais de cem anos de história.




Fotos: Arquidiocese de Natal


Paróquia de Nova Cruz prestigia ordenação episcopal de Dom Edilson


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta esteve presente na Celebração de ordenação episcopal de Dom Edilson Nobre e em ação de graças pelos 70 anos de vida de Dom Jaime Vieira Rocha, na Catedral Metropolitana de Natal, em 20 de março de 2017.









Comunidades realizam via sacra

Comunidade Primeira Lagoa 

Com a Campanha da Fraternidade as diversas comunidades estão realizando os encontros da CF em Família nas residências das famílias e nas sextas-feiras acontecem a via sacra. Na ocasião a via sacra passam por diversas ruas vivenciando as 15 estações da via sacra de Jesus Cristo. Na última sexta-feira, 17 de março de 2017, as comunidades de Santa Luzia, Santa Maria Goretti e Primeira Lagoa realizaram a via sacra. 

Comunidade  Santa Luzia


Comunidade Santa Maria Goretti

segunda-feira, 20 de março de 2017

Festa de São José em Lagoa Verde



  
A comunidade Lagoa Verde está vivenciando a festa do padroeiro, São José. A abertura aconteceu no último dia 18 março, com visitas as residências, e celebração presidida pela Irmã Maria Aparecida - FDC. No período festivo, acontecerá celebração da Palavra às 19h, todas as noites, e após acontecerá funcionamento de quermesse. Os festejos serão encerrados no dia 21, com a seguinte programação: 18h, procissão com a imagem de São José, seguida de missa de encerramento às 19h, presidida pelo Pároco, Pe. Francisco de Assis.



Dia 20/03
19h - Celebração da Palavra, presidida pelas Ministra da Eucaristia Margarethy e Meire
Noiteiros: Comunidades Lagoa da Mata, Relâmpago, Botafogo, Serrote, Lagoa Novo.


Dia 21/03
18h - Procissão de encerramento saindo da capela pelas estradas da comunidade, 
e voltando para capela
19h - Santa missa, com padre Francisco de Assis Inácio.


Fotos da abertura da festa




Visitas as famílias da comunidade Lagoa Verde


Em Preparação da Festa de São José padroeiro da Comunidade Lagoa Verde da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, realizada pelo setor Santa Maria Goretti, no último dia 18 de março de 2017, com a participação da Irmã Maria Aparecida. 






domingo, 19 de março de 2017

Pároco realizou visitas aos enfermos


O pároco Pe. Francisco de Assis Inácio da Paróquia da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta realizou visitas aos enfermos do setor Santa Maria Goretti. Na ocasião ele presidiu a unção dos enfermos. A visita aconteceu no dia 07 de março de 2017.