sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

RCC divulga programação do Ágape 2017


O Grupo de Oração Renascer da Renovação Carismática Católica de Nova Cruz divulga a programação oficial do Retiro de Carnaval - Ágape 2017. Este ano, o retiro terá como tema: "Meu espírito exulta de alegria" (Lc 1,47), e acontecerá de 26 a 28 de fevereiro, na quadra de esportes da Escola Municipal Nestor Marinho. 

A abertura será no domingo, 26, com animação e oração às 8h, seguido de pregação com o tema:  Tema: "O Senhor nos anima com o espírito santo". Na programação consta ainda haverá missas, adoração, louvor, cantinho da criança. O retiro vai contar com a participação do pároco, Padre Francisco de Assis Inácio, além dos padres Eliano Silvino e Dalmário Barbalho, diácono Alexandre Rossino e os pregadores Cláudio (RCC de Macaíba) e Luciana Lima (RCC Natal). No encerramento dia 28 de fevereiro, haverá testemunhos, apresentações teatrais, pregações, animação e missa às 16h. 

Padre Assis convoca Conselho Pastoral para planejar agenda paroquial 2017



Reunião do CPP realizada em novembro de 2016


Querido irmão (ã), paz e bem!

O fato é que, entre os tantos avisos deste mundo, se multiplicam os avisos de Deus...Gostaria de avisar que, o encontro do Conselho Paroquial de Pastoral (C.P.P.), que deveria acontecer no próximo sábado 25/02, foi adiado para o dia 02 de março (quinta-feira),  às 19h30 min., no salão do E.C.C. O assunto é a agenda paroquial do ano 2017.



É preciso revitalizar a pastoral paroquial, assumindo a evangelização integral, apesar de ter que suportar com paciência o levante das reticências em alguns e algumas...Contando com as graças de Deus, tudo se arruma, tudo tem seu peso, seu lugar, seu tempo certo. Esperamos por você e conto com a sua generosa presença.

O Senhor e a Sua Mãe, a Virgem Imaculada, nos abençoem nesta feliz iniciativa e tão abençoada ação pastoral.

Fraternalmente, Pe. Francisco de Assis Inácio.


Vicariato sul divulga programação da abertura da Campanha da Fraternidade



A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15), que reflete o desejo Divino do cuidar da criação e o entender do espaço de cada um dos seres vivos produzidos por Deus. Abertura da CF 2017 se dará em nível de Vicariato Territorial da Arquidiocese de Natal, no dia 05 de março de 2017. No Vicariato Sul, será na cidade sede da Paróquia de São Paulo Apóstolo, São Paulo do Potengi, com programação das 14 às 18 horas, com acolhida das caravanas na entrada da cidade; caminhada pelas ruas da cidade, animada pelo Pe. Neto e banda, da Paróquia de Canguaretama; seguida de missa na Praça Monsenhor Expedito, presidida pelo Padre Ramos Vicente (Vigário Episcopal Sul) e como pregador o Padre Paulo Henrique (Vigário Geral da Arquidiocese). 

Diocese de Oeiras se prepara para a acolhida do novo bispo




A diocese de Oeiras/PI está em plena preparação para a chegada do novo bispo, Monsenhor Edilson Soares Nobre. A acolhida será no dia 01 de abril de 2017, com a participação de todos os fieis diocesanos, padres, bispos e caravanas. A comissão central que está direcionando os trabalhos é formada pelo Pe. Geraldo, Pe. João de Deus, Pe. Possidônio, Pe. Juvenal e Pe. José Francisco. E as equipes estão divididas em: Preparativos, Acolhida, Liturgia, Confraternização, Comunicação e Financeiro. Todos os padres da diocese, religiosas, grupos, pastorais e movimentos estão em processo de motivação e articulação para esse grande evento religioso.

Paróquia de Nova Cruz divulga horários das missas de cinzas


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta divulga os locais e horários das missas e celebrações da Palavra, da quarta-feira de cinzas, dia 01 de março de 2017. Na celebração o padre, ministro ou presidente da celebração marca a testa de cada celebrante com cinzas. 

No domingo de carnaval, 26 de fevereiro, acontecerá missa somente na Igreja Matriz, às 7h. Confira os horários da quarta-feira de cinzas: 

7h- Missa na Igreja Matriz;

9h- Missa em Primeira Lagoa;

10h30- Missa emSerrote;

17h- Missa em L. Danta;

19h30- Missa na Igreja Matriz.

8h- L. de Serra (celebração da Palavra com o Diác. Alexandre);

10h- Conceição (celebração da Palavra com o Diác. Alexandre);

19h- Juriti (celebração da Palavra com o Diác. Alexandre).

Significado

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma), e também quarenta e seis dias antes da Sexta-feira Santa contando os domingos

 Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.

Fonte: www.catolicismoromano.com.br


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Convite: Ordenação Episcopal do Dom Edilson Nobre



Monsenhor Edilson Soares Nobre, novo Bispo da Igreja de Oeiras

A Arquidiocese de Natal (RN) e a Diocese de Oeiras (PI) convidam os fieis católicos para celebração de Ordenação Episcopal do Monsenhor Edilson Soares Nobre, a ser realizado no dia 20 de março de 2017, às 17h, na Catedral Metropolitana de Natal. O Bispo Ordenante principal será Dom Jaime Viera Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal, e os Bispos Co-Ordenantes, Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macedo, Arcebispos Eméritos de Natal. Na ocasião a Arquidiocese de Natal, renderá graças a Deus pelos 70 anos de vida do Arcebispo Dom Jaime Viera, e apresentará, como fruto do seu pastoreio, o novo Bispo da Igreja de Oeiras. 

Convite

Ágape 2017: 19º Retiro de Carnaval acontecerá de 26 a 28


O Grupo de Oração Renascer, da Renovação Carismática, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, promove o 19º retiro de carnaval, denominado de ÁGAPE. Este ano, o retiro terá como tema: "Meu espírito exulta de alegria" (Lc 1,47), e acontecerá de 26 a 28 de fevereiro, na quadra de esportes da Escola Municipal Nestor Marinho. Na programação haverá missas, adoração, louvor, cantinho da criança. O retiro vai contar com a participação do pároco, Padre Francisco de Assis Inácio.

Comunidade Planalto cria Terço do homens



A comunidade Planalto da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, criou o terço dos homens. Cerca de 10 homens participaram do primeiro momento que aconteceu na última terça-feira, 21 de fevereiro de 2017, na capela Mãe Peregrina, com a presença da coordenação paroquial. Os homens se reunirão semanalmente para recitação do terço. 



Arcebispo cria Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes


Dezenas de fiéis participaram da celebração, na qual foi criada a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, na Redinha, em Natal. A celebração, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, aconteceu na noite da segunda-feira, 20/ de fevereiro de 2017, na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Navegantes, também conhecida como 'igreja de pedras'. Na ocasião, Dom Jaime deu posse ao primeiro pároco, Padre Mário Gomes.



(Fotos: Cacilda Medeiros)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Comunicação é tema do curso do clero


"O clérigo comunicador no mundo contemporâneo" é o tema do curso anual de atualização do clero da Arquidiocese de Natal, que acontece nesta terça e quarta-feira, dias 21 e 22 de fevereiro, no Centro de Treinamento de Ponta Negra. A temática está em consonância com a Meta 04, do Marco Referencial Pastoral Arquidiocesano em vigência - "Uso eficaz dos meios de comunicação social em favor de um maior compromisso pastoral e evangelizador'. O cusso é assessorado pelo jornalista Rafael Alberto, secretário executivo de comunicação e assessor de imprensa  da Arquidiocese de São Paulo/SP.  O pároco de Nova Cruz, Pe. Francisco de Assis, e o diácono Alexandre, estão participando do curso. 

Padre Iranildo Virgílio assumirá nova Área Pastoral em Natal


Padre Iranildo Virgílio 


O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, anunciou a criação da Área Pastoral de Santa Paula Frassinetti, com sede no Km 6, zona oeste de Natal. A nova Área será desmembrada das Paróquias de Jesus Bom Pastor, no Bom Pastor, e de Nossa Senhora Auxiliadora, em Felipe Camarão, e terá como responsável o Padre Iranildo Virgílio da Cruz. A data da criação da Área será publicada em breve. O anuncio aconteceu no último dia 17 de fevereiro de  2017. 

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Missa com envio do jovem Wesley para o Seminário de São Pedro



Na noite do domingo, 19/02, na Igreja Matriz da Imaculada Conceição de Nova Cruz, aconteceu missa com envio do jovem Wesley Bezerra da Silva. Ele Ele ingressará no Seminário de São Pedro, neste ano. A missa foi presidida pelo pároco Pe. Francisco de Assis Inácio. Na ocasião ele foi homenageado por algumas pastorais e fieis católicos da paróquia. 











Comunidade Serrote homenagea Irmã Aparecida



A comunidade Serrote dos Bezerras realizou no último sábado, dia 18/02, a Celebração da Renovação da Aliança da Mãe Admirável, na  a ocasião a comunidade agradeceu a Irmã Maria Aparecida da Congregação Filhas do Amor Divino, pelos 7 anos que esteve atuando na paróquia. Ela foi transferida para São Gonçalo do Amarante/RN, mas ainda permanecerá em Nova Cruz durante este de fevereiro. 





Articuladores participaram do planejamento arquidiocesano da Pastoral do Dízimo


Articuladores zonais do Dízimo participaram nos dias 18 e 19 de fevereiro do Encontro de Planejamento Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo, Centro Pastoral e Social Dom Nivaldo Monte em Natal/RN. O encontro foi assessora pela equipe arquidiocesana da Pastoral do Dízimo e contou com a presença do articulador do 8º zonal, Breno Ranieri. 



Fotos: cedida

8º Zonal refletiu tema da Campanha da Fraternidade 2017


Padres, diáconos, religiosas, articuladores zonais e paroquiais, além de agentes de pastorais das paróquias do 8º Zonal se reuniram na manhã da sexta-feira, 17/02/17, em Monte Alegre, para o primeiro encontro deste ano. O encontro que teve como tema: A 1ª meta do Marco Referencial da Arquidiocese de Natal: Formação missionária integral. Na ocasião, a formação foi sobre a Campanha da Fraternidade 2017, e ainda aconteceu a escolha do coordenador do 8° zonal. Foi reeleito o pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, Padre Francisco de Assis Inácio.

 




Arquidiocese de Natal cria Paróquia da Redinha

Pe. Mário Gomes será o primeiro
 pároco da Redinha (Foto: Cacilda Medeiros)


A Arquidiocese de Natal cria a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, na Praia da Redinha, em Natal, nesta segunda-feira, 20, às 19 horas. A celebração, na Igreja Matriz, será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Na ocasião, Dom Jaime dará posse ao primeiro pároco, Padre Mário Gomes de França.

A comunidade se preparava para ser paróquia há dez meses, quando foi criada a Área Pastoral.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Arcebispo anuncia nomeações de padres e criação de Área Pastoral

Dom Jaime Vieira, Arcebispo 
(Crédito: Brunno Antunes)

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, anunciou, na sexta-feira, 17, a nomeação de alguns padres da Arquidiocese para novas funções.

Padre Jonerikson Gomes da Silva, até então pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Parque dos Coqueiros, em Natal, passará a ser pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Esperança, na Cidade da Esperança. Ele sucederá o Padre Agustin Calatayud Salon, SJ, que se tornará pároco emérito.

Padre Marcelo Bezerra Coutinho deixará a Área Pastoral da Imaculada Conceição, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, e será pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua.

Padre Robson Nascimento da Silva, então vigário paroquial de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, em Natal, será responsável pela  Área Pastoral da Imaculada Conceição.