sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

RCC realizará 19º Retiro de Carnaval



O Grupo de Oração Renascer da Renovação Carismática Católica da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizará o 19º Retiro de Carnaval, denominado de ÁGAPE. Este ano o retiro terá como tema: “Meu espírito exulta de alegria” (Lc 1,47), e acontecerá de 26 a 28 de fevereiro, na quadra de esportes da Escola Municipal Nestor Marinho. Na programação terá missas, adoração, louvor, cantinho da criança. O pároco de Nova Cruz, Pe. Francisco de Assis e do Diácono Alexandre, além de pregadores da RCC participarão do evento. Os Ágapes, como são chamados em muitos lugares, são retiros que possuem como característica o louvor, alegria e convivência fraterna.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

ECC realizará 7º Carnaval dos casais



Os casais do ECC – Encontro de Casais com Cristo da Paróquia de Nova Cruz e Lagoa d’Anta, realizarão o 7º Carnaval dos casais, dia 18 de fevereiro, a partir das 20h, na quadra de esportes da Escola Municipal Nestor Marinho. A animação ficará por conta da Orquestra Agreste Potiguar. Para participar basta adquirir a camiseta do evento com os casais da equipe dirigente. 

camiseta do evento

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Paróquia de Nova Cruz enviará jovem para Seminário

Wesley Bezerra

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, por meio do Pároco Francisco de Assis, envia este ano o jovem vocacionado, Wesley Bezerra da Silva, para o Seminário São Pedro, em Natal/RN. A missa de envio será realizada dia 19 de fevereiro, na Igreja Matriz, às 19h30. Weslei foi membro do grupo de coroinhas, catequista de Primeira Eucaristia e sacristão da Paróquia.

8º zonal se reunirá em Monte Alegre


Padres, diáconos, religiosas, articuladores zonais e paroquiais, além de agentes de pastorais das paróquias do 8º Zonal se reunirão no próximo dia 17 de fevereiro, em Monte Alegre, para o primeiro encontro do zonal deste ano. O tema do encontro será: A 1ª meta do Marco Referencial da Arquidiocese de Natal: Formação missionária integral. Na ocasião acontecerá a eleição para novo coordenador do zonal. Atualmente o pároco de Nova Cruz, Pe. Francisco de Assis Inácio, é o coordenador do 8º zonal.

Padre Júlio César é nomeado coordenador do Setor de Comunicação

Pe. Júlio César, novo coordenador do Setor de Comunicação 
(Foto: Rivaldo Jr)

O Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal tem novo coordenador. Trata-se do Padre Júlio César Souza Cavalcante. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 8, pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, durante reunião do Conselho Episcopal. Padre Júlio César exerce várias outras funções na Arquidiocese, entre elas, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, no bairro da Candelária, em Natal; Vigário Judicial e presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano. No Setor de Comunicação, ele sucede o Monsenhor Edilson Nobre, eleito bispo da Diocese de Oeiras (PI).

Fonte: Arquidiocese de Natal

Eleito projeto arquitetônico para construção de complexo religioso no Santuário de Fátima

Comissão Julgadora - Foto: Rivaldo Júnior

O arquiteto potiguar Ciro Otho Costa de Lyra foi o vencedor do concurso que elegeu o projeto arquitetônico para a construção de uma réplica da Capelinha das Aparições, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, zona norte de Natal. O concurso vinha sendo realizado desde o dia 19 de dezembro do ano passado e contou com 15 propostas, de arquitetos locais e de outros estados.

A comissão julgadora foi composta pelos arquitetos Daniel Nicolau, Renata Matos, Ana Miriam, Peterson Dantas e Paulo Nobre, integrantes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). A apreciação dos projetos aconteceu nos dias 03 e 06 de fevereiro. Além da réplica da capelinha, o complexo contará com sala para adoração ao Santíssimo Sacramento, local para acender velas, banheiros, anfiteatro, lanchonete e galpão comunitário.

Para executar o projeto, a comunidade local vai lançar uma campanha para arrecadar fundos. O primeiro passo já foi dado. O município de Natal doou em 2015 o terreno com mais de 7 mil metros quadrados, com aprovação dos vereadores e sanção do prefeito Carlos Eduardo Alves.

A Capelinha

A construção original da Capelinha das aparições se encontra na cidade de Fátima, em Portugal. A autorização para a edificação de uma réplica, na Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Natal, foi dada pelo bispo da Diocese de Leiria-Fátima, Dom Antônio Marto, dia 26 de outubro passado, quando da visita do Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, e do Padre João Maria do Nascimento a Portugal.



Projeto vencedor - Foto: Rivaldo Júnior
Fonte: Arquidiocese de Natal

Pascom visitará Pascom


Com o objetivo de conhecer os equipamentos e trocar experiências, os membros da Pascom de Nova Cruz, visitarão a equipe da Pascom de Ceará Mirim. A visita acontecerá no próximo domingo, 12/02, em Ceará Mirim. Na ocasião os membros da pascom de Nova Cruz conhecerão toda parte de infraestrutura e o trabalho pastoral da equipe. 

Membros da Pascom recebem plano de atividades


Em reunião realizada no último domingo, 05 de janeiro, os membros da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz para entrega do plano de atividades da Pascom para este ano. Na ocasião foi analisada todas as atividades previstas no plano inclusive as atividades nível zonal e vicariato sul, como também foi entregue uma cópia do plano ao pároco, Pe. Francisco de Assis Inácio. Os membros abordaram ao padre a intensão para implantação da web rádio na paróquia.  Primeiramente será feito um projeto para implantação e logo após transmitir a missa dominical. A reunião contou com a participação da Irmã Aparecida. 



terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Arquidiocese de Natal define data para abertura da CF 2017

Cartaz CF 2017

Neste ano de 2017, a abertura da Campanha da Fraternidade, em âmbito da Arquidiocese de Natal, acontecerá dia 5 de março, nos Vicariatos. No Vicariato Urbano, a abertura será à tarde, das 14h30 às 17h, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, situado na Av. Prefeito Omar O’Grady (prolongamento da Av. Prudente de Morais), no bairro Pitimbu, em Natal. Já, em nível de Vicariato Norte, o evento que marcará a abertura da CF acontecerá na cidade de João Câmara, às 15 horas. E em nível de Vicariato Sul, na cidade de São Paulo do Potengi, também a partir das 15 horas.

Como a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, pertence ao Vicariato Sul, a paróquia participará da abertura da Campanha da Fraternidade, no dia 5 de março. Portanto, haverá missa somente pela manhã na Igreja Matriz, às 7h.

Em 2017, a CF tem como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e como lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2, 1-5).

Fonte: Arquidiocese de Natal

Paróquia de Tibau do Sul tem novo pároco




O Padre Antônio Luciano de Freitas (foto) será empossado como novo pároco da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, em Tibau do Sul, no próximo dia 13, às 19h30, em celebração, na Igreja Matriz, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Padre Luciano exercia, antes, a função de vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, em Nova Parnamirim. Em Tibau do Sul, ele sucede o Padre Luiz Paulo da Silva, que foi transferido para a Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, em Goianinha.

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Paróquias realizam formação para agentes da Pascom


Três paróquias da Arquidiocese de Natal realizaram encontros de formação para agentes da Pastoral da Comunicação, no último final de semana. Em Serra Caiada, o encontro aconteceu neste domingo, 5, das 9h30 às 12h30, na Igreja Matriz, com assessoria de Ana Ailma e Hailda Costa, da Área Pastoral de Boa Saúde e integrantes do Núcleo Arquidiocesano de Formação da Pascom. Na ocasião, o agente Jovânderson Jackson foi eleito coordenador da equipe.

Neste domingo, também houve momento de reciclagem para agentes da Pascom nas Paróquias de Nossa Senhora do Livramento, em Taipu, e de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em João Câmara. Ambos foram assessorados por Adriano Israel, coordenador da Pastoral da Comunicação, em Ceará-Mirim, e integrante do Núcleo de Formação.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Retiro para crismandos termina com adoração



O segundo momento do retiro para jovens crismandos foi encerrado na tarde do domingo, 05/01, com Adoração ao Santíssimo Sacramento. Na ocasião os crismandos refletiram o tema "Imitar Maria é saber-se abrir ao Espírito Santo para que ele nos faça Criaturas Novas", com reflexão do diácono Alexandre Rossino. Ainda no retiro os jovens tiveram a oportunidade de conhecer algumas pastorais, movimentos e serviços, para ingressarem futuramente.  O retiro aconteceu em dois momentos sendo o primeiro realizado no último domingo, 29/01. Orações, palestras, animação e recitação do terço fizeram parte da programação.