sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Igreja dedica domingo à vida consagrada

A instalação do Mosteiro das Carmelitas Descalças, em Natal,
aconteceu em julho de 2009
Foto: Cacilda Medeiros


Dentro do mês vocacional, celebrado em agosto, a Igreja Católica dedica cada domingo a uma vocação específica: o primeiro domingo é dedicado ao ministério ordenado; o segundo, à família; o terceiro, à vida consagrada; o quarto, aos catequistas, e o quinto domingo, quando há, é dedicado aos ministérios leigos.

Neste domingo, 15, dia da Assunção de Nossa Senhora, a Igreja lembra os religiosos e as religiosas. Na Arquidiocese de Natal, a data será comemorada com um encontro, na Catedral Metropolitana, das 8 às 13 horas. Organizado pela Conferência dos Religiosos do Brasil - CRB, núcleo de Natal, o encontro tem como tema: “A dimensão profética da vida consagrada na Igreja de Natal”. No encerramento, às 11 horas, há missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.


De acordo a doutora em História da Igreja, Irmã Vilma Lúcia, foto acima, a comemoração da data, no Brasil, tem dois antecedentes: a 9ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Vida Consagrada, em 1994, e a Exortação Apostólica Vita Consecrata, de 25 de março de 1996. “Partindo destes pressupostos, foi, oficialmente, instituído e estendido a toda a Igreja, o Dia do Consagrado, pelo Papa João Paulo II, em 1997”, explica Irmã Vilma. E acrescenta: “Isto porque as dioceses já o celebravam, desde há muitos anos”.

Fonte: Jornal A Ordem online

Faculdade divulga lista de aprovados

Mons. Lucas Batista Neto, Diretor da Faculdade

A faculdade Dom Heitor Sales, da Arquidiocese de Natal, divulgou o resultado do primeiro vestibular, realizado dia 7 de agosto. Foram aprovados 35 candidatos no curso de Filosofia, sendo 10 para o turno noturno e 25 para o vespertino; e 52 no curso de Teologia, sendo 30 no turno noturno e 22 no vespertino.

As matrículas dos aprovados foram efetuadas dias 12 e 13 deste mês e as aulas começarão no dia 23 de agosto. A relação dos aprovados foi divulgada pelo Diretor da Faculdade, Mons. Lucas Batista Neto, no programa Ritmo Pastoral, de 11 de agosto. A relação dos aprovados está disponível no site da Arquidiocese de Natal: www.arquidiocesedenatal.org.br.

Os 87 aprovados formam as primeiras turmas da Faculdade Dom Heitor Sales. Ela foi instalada recentemente, depois de ter sido aprovada e ter os cursos credenciados e autorizados pelo Ministério da Educação e Cultura.

Fonte: Jornal A Ordem online

Diáconos de Natal participam de Assembleia

Diáconos da Arquidiocese de Natal
Foto: José Bezerra

Diáconos Permanentes das Dioceses do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas participarão da XVIII Assembleia Geral Ordinária da CRD Regional Nordeste 2 e XIX Encontro Regional dos Diáconos, Aspirantes e Esposas, de 20 a 22 deste mês, em Maceió-AL. Na Assembléia, os Diáconos elegerão a nova Comissão Regional, hoje presidida pelo Diác. José Aderaldo de Souza, de João Pessoa-PB.

Um grupo de sete diáconos, dois aspirantes e cinco esposas, da Arquidiocese de Natal, participará do evento, que começará às 18 horas do dia 20 e terminará às 12 horas, do dia 22. A abertura, no dia 20, será feita com missa, presidida pelo Bispo Referencial dos Diáconos, Dom Aldo di Cillo Pagotto.

Além da assembleia eletiva, os Diáconos também ouvirão uma palestra sobre “A Identidade do Diácono como Animador de Diaconia”, proferida pelo Diác. José Durán y Durán, ex-Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos.

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Expocatequese mostrará experiências bem sucedidas

Irmã Ana Maria e o Diác. Edmar Conrado, na expocatequese de 2009
Foto: José Bezerra

A coordenação da Catequese na Arquidiocese de Natal realizará a Expocatequese, dia 28 deste mês, das 8 às 16 horas, no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Natal. O objetivo é apresentar experiências bem sucedidas na Pastoral, divulgar os trabalhos e materiais produzidos por Catequistas e realizar um dia de confraternização para os catequistas. A Catequese na Arquidiocese de Natal é coordenada pelas Irmãs de Belém, que têm à frente a Irmã Ana Maria.

O evento começará com missa, às 8h30,e em seguida haverá várias apresentações, com corais, danças, jogos instrutivos, brincadeiras e apresentações teatrais, todas relacionadas com temas ligados ao trabalho dos catequistas. Também serão realizadas oficinas e apresentadas exposições e tendas temáticas.

Entre os temas das tendas, estão o “transformarte”, catequese e família, o lúdico na catequese, amigos da catequese, infância missionária e outros. Muitas atividades acontecerão simultaneamente, em espaços diferentes. As oficinas serão realizadas das 10 às 12h30, nas salas de aula; os jogos e brincadeiras, das 10 às 15 horas, no pátio externo; as apresentações das danças e corais ocorrerão das 10 às 15h30, na quadra de esportes.


Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Canção Nova e TV Aparecida realizará debate entre presidenciáveis


O primeiro debate entre presidenciáveis promovido pela TV Canção Nova e Rede Aparecida, marcado para o próximo dia 23, pretende criar um espaço inédito para que temas de interesse dos católicos sejam tratados com profundidade, além de outros assuntos atuais.

O debate acontecerá no auditório da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, a partir das 22h e será transmitido ao vivo para todo o Brasil e para alguns países. Estima-se um público de mais de 100 milhões de telespectadores.

“Nossa intenção é dar oportunidade ao telespectador de conhecer melhor cada candidato, suas ideias e soluções para nossa sociedade. É um espaço para levar mais subsídios para nosso público, a fim de que os eleitores possam fazer as melhores escolhas”, comenta Ana Paula Guimarães, superintendente da TV Canção Nova.

Para o padre Antônio Cesar Moreira Miguel, diretor geral da Rede Aparecida e mediador do debate, a realização do programa é um marco. “Não se pode mais dissociar religião de política. Muitos dos nossos telespectadores gostariam de ver, de conversar com esses políticos e com o debate temos a chance de promover essa aproximação. Esperamos poder contar com a participação dos quatro candidatos”, comenta.

Para definir as regras do debate, foram realizadas reuniões com as assessorias dos candidatos José Serra (PSDB), Marina Silva (PV), Plínio Arruda Sampaio (PSOL) e Dilma Roussef (PT). Até o momento, apenas Dilma ainda não confirmou presença.

Assuntos como aborto, uso de células-tronco embrionárias e exposição de símbolos religiosos em locais públicos farão parte da pauta que compreende ainda questões ligadas à saúde, educação, emprego, segurança pública, previdência, liberdade de imprensa, reforma agrária, entre outros. “Nosso objetivo não é estimular a discussão entre os candidatos, mas a exposição de suas ideias”, afirma a superintendente da Canção Nova.

O debate

O programa, que tem duração de duas horas, está estruturado em quatro blocos: o primeiro, com perguntas feitas pelo mediador a partir de temas sorteados ao vivo. O segundo terá perguntas de três jornalistas convidados pela coordenação do programa sobre temas de livre escolha. No terceiro, as perguntas serão feitas por representantes de pastorais e movimentos da Igreja Católica, ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que estarão na plateia. No quarto e último bloco, os candidatos respondem mais uma vez a perguntas feitas pelo mediador sobre qualquer tema sorteado ao vivo e participam do quadro “Como você resolverá o problema?”, que consiste na exposição da solução para determinado problema sugerido pelo mediador. O programa termina com as considerações finais de cada candidato.

A cada pergunta, o candidato terá entre 2 minutos e 1 minuto e meio para resposta. Nos blocos 2 e 3, cada resposta será comentada por outro candidato sorteado. Haverá réplica de 1 minuto para o candidato que respondeu e tréplica de 1 minuto para o candidato que comentou.

Todo o conteúdo do programa será transmitido também via internet e nas rádios dos dois grupos de comunicação, além de outras emissoras católicas interessadas em retransmitir a programação.
Fonte: Canção Nova noticia

CNBB quer promover debate com presidenciáveis em Brasília


Estiveram reunidos na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, no escritório da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), os representantes dos candidatos à Presidência da República nas próximas eleições com representatividade no Congresso Nacional. O intuito da reunião foi acertar os detalhes para um debate entre os principais candidatos à Presidência, que ocorrerá no auditório do Bloco Central, da Universidade Católica de Brasília (UCB), promovido pela CNBB e entidades da sociedade civil.



“O debate é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com apoio da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC); Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC); Universidade Católica de Brasília (UCB) e a Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP)”, afirmou o secretário executivo da CBJP, Daniel Seidel.


Este foi o segundo encontro, o primeiro aconteceu em 20 julho, também na CNBB. Nesta reunião, alguns temas foram tratados, como a data para a realização do debate; o regulamento foi definido com os representantes dos candidatos e a dinâmica do mesmo. O evento contará com a participação da comunidade acadêmica com transmissão ao vivo pelas rádios e televisões católicas, pela Associação Brasileira de TVs Universitárias (ABTU) e pela internet.

Daniel Seidel também destacou a importância de acompanhar as decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para, segundo o secretário executivo da CBJP, “assegurar que o debate esteja em conformidade com as normas legais que orientam a realização do mesmo”.
Fonte: CNBB

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Pastoral da Criança capacita agentes

Marlúzia, de roupa escura, com líderes da Pastoral da Criança
Foto: Milton Dantas
A Pastoral da Criança tem três atividades no próximo final de semana. Um encontro de capacitação em Missão e Gestão para 22 novos coordenadores da Pastoral na Arquidiocese de Natal e nas Dioceses de Caicó e Mossoró acontecerá no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal, a partir de sexta-feira, dia 13, e termina domingo, dia 15. A assessoria será dada por Luzimar Shin e Verônica Barros.



Em nível regional, acontecerá Encontro de Capacitação para capacitadores diocesanos, a partir de quinta-feira, 12 até domingo, dia 15, em Recife-PE. O encontro contará com a participação de futuros capacitadores da Pastoral da Criança nos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A assessora será a coordenadora Estadual da Pastoral da Criança no Rio Grande do Norte, Marlúzia Pessoa.

Por sua vez, os representantes da Pastoral da Criança nos Conselhos Municipais de Saúde participarão de encontro de formação permanente, também no próximo final de semana, no Centro de Treinamento de Ponta Negra. Começou sábado e termina domingo, assessorado por Michel Platini.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Homenagens aos pais


A Paróquia da Imaculada Conceição realizou várias homenagens aos pais, no dia 8, segundo domingo de agosto, dia dedicado eles. As homenagem ocorreram nas missas das 7h30, na Igreja Matriz, às 17 horas, na missa das crianças, na Igreja de São Sebastião e às 19 horas, na Igreja Matriz. Esta última foi presidida pelo Pe. Edilson Nobre e concelebrada pelo Pe. Iranildo Virgilio.
Nesta foi realizado várias homenagens aos pais, desde o momento do ofertório, quando vários pais entraram na procissão com seus filhos, e no final da missa com mensagem e sorteios de brindes.

A Pastoral do Dízimo organizou essas homenagens que contou com a colaboração de alguns comerciantes locais que doaram os brindes que foram sorteados entre os pais.

Pe. Iranildo e Pe. Edilson


Josué Soares foi o comentarista da missa




No ofertório alguns Pais participaram da procissão





A equipe do dízimo organizou as homenagens, com mensagem e sorteio de brindes




Os padres também foram presenteados e homenageados


No final todos os pais vieram para frente do altar, onde foi dada uma benção especial
Fotos: Flavio Luiz

Coordenação da PJ visita grupo de jovens

A Pastoral da Juventude da Paróquia de Nova Cruz realizou visita ao grupo de jovens da comunidade de Lagoa Limpa do Fernando. Dinâmicas, palestras, lual e muita animação fizeram parte da programação. A visita foi feita por membros da coordenação paroquial da PJ.