sábado, 6 de fevereiro de 2010

Paróquia de Nova Cruz realiza formação

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou neste dia sábado, 6, encontro de formação para catequistas de crisma e também iniciou os encontros de formação da Campanha da Fraternidade 2010.
O encontro de formação para catequista de crisma teve inicio no dia 5, e terminará neste domingo, 7, e está sendo realizado no Centro Pastoral do Catolé. Cerca de 15 catequistas de várias comunidades estão participando. Confira abaixo algumas fotos:



O encontro de formação da Campanha da Fraternidade aconteceu em vários setores da paróquia e tem o objetivo preparar os fiéis para a abertura da campanha que acontecerá dia 21 deste mês.
Confira as fotos do encontro que aconteceu na comunidade de Conceição, onde reuniu leigos daquele setor. A assessoria foi feita por Karla Priscila e Robervanio Herverton.





Padres fazem Romaria a Aparecida


Os mais de 500 padres do 13º Encontro Nacional de Presbíteros, que acontece em Itaici (SP) desde quarta-feira, 3, estão em Aparecida (SP) para participarem da Romaria que os padres do Brasil estão fazendo hoje, ao Santuário Nacional de Aparecida, dentro das comemorações do Ano Sacerdotal, proclamado pelo papa Bento XVI. À tarde os padres voltam para Itaici onde continuam sua reunião que termina na terça-feira, 9.


No Santuário de Aparecida, os padres concelebram uma missa às 9h, presidida pelo presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha. Após a celebração, o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, profere uma palestra aos padres. A Romaria faz parte do dia de espiritualidade segundo a pauta do ENP e é orientado pelo cardeal.


O 13º ENP comemora os 25 anos de realização dos encontros de presbíteros e tem como lema “Eu me consagro por eles”. O evento é organizado pela Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), que está vinculada à Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.


As TVs Aparecida e Rede Vida transmitem a missa a partir das 9h.

Fonte: www.cnbb.org.br

Terceiro dia de MUTICOM discute os avanços tecnológicos e a economia


O terceiro dia de conferências no MUTICOM começou com as palestras de Rubens Salvador Bordini, diretor de tecnologia da informação e diretor de marketing do banco BANRISUL e pelo professor Luciano Satlher, presidente para América Latina da Associação Mundial de Comunicação Cristã. O tema exposto por ambos foi “Economia e Comunicação na Era Digital”.

As principais questões apresentadas pelos expositores foram o surgimento veloz das novas tecnologias, a convergência de mídias e a necessidade de se adequar aos avanços tecnológicos. Após uma pequena pausa os participantes puderam enviar perguntas aos palestrantes acerca dos dados e reflexões apresentados durante as palestras.

Paralelo às conferências acontece todos os dias das 09h às 21 horas a exposição de arte sacra, livros e objetos de artesanatos produzidos pelos diferentes povos presentes no MUTICOM, afinal esse é o Mutirão de Comunicação da América Latina e do Caribe, região repleta de uma riqueza cultural diversa. Resgatar essa identidade é também um dos desafios da comunicação baseada no humanismo cristão e um das metas desse mutirão.

Fonte: Católicanet.com

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Igreja faz campanha para o Haiti

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e a Cáritas Brasileira realizam a Campanha SOS Haiti. “Em meio às desalentoras notícias que chegam a cada momento, dando conta das trágicas consequências do terremoto que aflingiu o Haiti, a CNBB se une à multidão de homens e mulheres que, nestas circunstâncias, têm a ousadia de quem se atreve a esperar contra toda esperança, para apresentar à Igreja e a todo povo do Haiti a solidariedade em orações, palavras e gestos”, diz o Presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio.


A Arquidiocese de Natal está empenhada na Campanha. Foram confeccionados envelopes padronizados e distribuídos nas paróquias, para facilitar a participação das pessoas. Em Natal, o dia “D” da Campanha será 7 de fevereiro, quando as pessoas poderão dar a contribuição, colocando-a no envelope e entregando em suas paróquias. Além disso, as pessoas também podem fazer doações, depositando em uma das seguintes contas: Banco do Brasil - Agência 3475-4, Conta Corrente 23.969-0; Caixa Econômica Federal - Op. 003, Agência 1041 - Conta Corrente 1132-1; e Bradesco - Agência 0606, Conta Corrente 70.000-2. O CNJP da Cáritas Brasileira é: 33.654.419/0001-16.

“Muticom faz Pastorais Sociais refletirem suas dificuldades de comunicar”, afirma assessor regional da Cáritas

As Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão presentes no Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe (Muticom), em Porto Alegre (RS). Uma banca integrada foi preparada no prédio principal do evento, para a Animação Missionária, Setor Mobilidade Humana, Pastoral Ecológica, Cáritas Brasileira, Pastoral Afro-Brasileira, Instituto de Pastoral da Juventude (IPJ) e Associação Nacional de Escolas Católicas do Rio Grande do Sul (Anec).

“Nosso objetivo aqui é aproveitar o Muticom para divulgar os trabalhos desenvolvidos pelas Pastorais Sociais”. A afirmação é do assessor de projetos sociais da Cáritas Brasileira, presente no Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul), Luis Carlos Stephanou, que está no Muticom, pela entidade, divulgando os trabalhos que foram e estão no momento sendo desenvolvidos pela Cáritas, no Brasil e no mundo.


O assessor da Cáritas acrescentou ainda que a temática discutida no Muticom “Processos de Comunicação e Cultura Solidária” chama a atenção das Pastorais Sociais para olharem para si mesmas e suas dificuldades com relação à comunicação. “O Muticom tem nos servido como um local onde estamos pescando um pouco da experiência dos comunicadores, fazendo contatos, para aprendermos um pouco sobre as questões específicas de comunicação, às quais temos certa dificuldade, e com certeza, isso acaba atrapalhando um pouco o desenvolvimento de nosso trabalho.


A presença da comunicação nas Pastorais Sociais é fundamental”, ressaltou. Stephanou disse ainda que as experiências de comunicação feitas pelas Pastorais ou são insuficientes ou mal elaboradas. “São pouquíssimas as nossas pastorais que têm um planejamento para organizar uma equipe de comunicação. Menos ainda são aquelas que têm assessorias de comunicação, seja voluntária, ou paga. Nem que seja um profissional que trabalhe duas horas por semana. Não tem. Esse Mutirão tem potencial para nos fazer pensar nessas dificuldades para buscarmos melhorar nossas possibilidades de comunicação”, completou.

Fonte: www.cnbb.org.br

O apoio do Papa ao esporte como evento de Paz


A cidade canadense de Vancouver hospeda, daqui a poucos dias, as Olimpíadas de Inverno, evento esportivo que reunirá de 12 a 28 de fevereiro 5.500 atletas, representando 80 países em 86 eventos de sete esportes. Em paralelo, o comitê organizador (VANOC) organiza
também os Jogos Paraolímpicos.

Em carta enviada ao arcebispo Dom J. Michael Miller, o papa louvou o evento e mostrou entusiasmo na contribuição do esporte para o entendimento e o surgimento da paz entre os povos.

“Este grande acontecimento, tanto para atletas como espectadores, me faz lembrar as palavras de João Paulo II sobre como o esporte pode contribuir para um efetivo entendimento pacífico entre os povos e a construção da civilização do amor” – diz a carta.

O papa cita também a iniciativa do grupo ecumênico ‘More Than Gold’ (Mais que ouro) que oferece assistência espiritual e material aos visitantes, participantes e voluntários.Bento XVI abençoa todos os integrantes do evento: “Os meus melhores votos aos atletas participantes, aos organizadores e à grande comunidade de voluntários, que generosamente cooperam para a celebração deste significativo evento internacional”.
Fonte: Católicanet.com

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Encontro de Formação para Catequistas - EFC

Membros da equipe paroquial da Crisma (ao centro Pe. Iranildo Augusto)


A Paróquia de Nova Cruz realiza o encontro de formação para catequistas, no Centro Pastoral do Catolé, no dias 5, 6 e 7 deste mês. O objetivo é aprofundar a capacitação dos catequistas de crisma, como forma de melhor prepará-las para a evangelização dos jovens, visando a formação integral do catequizando. O encontro será aberto na sexta-feira, 5, às 17 horas e terminará no domingo.


A assessoria será feita pelo Pe. Iranildo Augusto, além dos membros da equipe paroquial do Crisma. Os participantes irão refletir o tema: "Todo profeta que ensina a verdade mais não pratica, é um falso profeta". Para maiores acesse o blog da Crisma: crismanovacruz.blogspot.com.

Para sociólogo, cristianismo tem papel fundamental nos processos de comunicação e cultura solidária


Durante a Conferência “Novos cenários políticos e sociais e processos de comunicação”, na manhã desta quinta-feira, 4, o sociólogo Pedro Ribeiro afirmou que o cristianismo tem um papel muito importante nos processos comunicativos. Ele afirmou que a comunicação tem a função de passar necessariamente pela solidariedade e a nova geração tem essa importante ação a cumprir. “Com as novas tecnologias estamos mais propícios a construir a solidariedade. Nesse atual cenário as novas gerações são capazes disso e têm aporte para esse fim”, disse.





De acordo com o sociólogo, a economia solidária é indispensável para que a “paixão pela vida” continue acesa. “O cristianismo não indispensável para se conseguir um outro mundo possível”, lembrou Ribeiro, mas ele disse que sua contribuição é essencial para um novo mundo solidário. “Ninguém precisa ser cristão para trabalhar por outro mundo possível, mas para quem é cristão ele é essencial, uma vez que a crença no ressuscitado move a paixão”.

Pedro Ribeiro frisou que sem direcionamento, sem fé, a vontade do homem mesmo era se entregar à morte, ser enterrado. “A fé move o fogo da paixão que nos faz viver. O cristianismo através da ressurreição nos faz viver em plenitude. É por isso que sou e continuo a ser cristão. É com esse processo comunicativo que eu vivo espiritualmente”. Ele completou ressaltando que é o processo comunicativo da ressurreição que move o cristianismo ao longo dos séculos. “Se Jesus ressuscitou posso dizer a partir disso que um outro mundo é possível. Continuo a ser cristão porque a ressurreição venceu a morte”.



Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/CNBBNacional e veja as fotos do Muticom no Flickr


“O padre deve ser homem de oração”, diz cardeal Hummes em mensagem aos padres brasileiros


“O sacerdote será Bom Pastor na medida em que, através do exercício quotidiano do seu ministério, se dedicar integralmente a Cristo e, por Ele, com Ele e Nele, aos irmãos, em total fidelidade, sempre a exemplo do mesmo Senhor”. A afirmação é do prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes, em mensagem enviado aos mais de 500 padres reunidos desde ontem em Itaici, município de Indaiatuba (SP).


O cardeal disse que o povo brasileiro deseja que os sacerdotes “sejam homens de Deus” e que, para isso, o sacerdote precisa ser “homem de oração”. “Na vida do sacerdote a oração e a intimidade com Deus são essenciais e insubstituíveis. A oração na vida do presbítero ou ocupa um lugar central, ou será um belo ideal, distante de ser concretizado”, disse o cardeal.


Leia na íntegra a mensagem do cardeal: http://www.cnbb.org.br/

Fonte: cnbb

A Mensagem de Bento XVI para a Quaresma 2010


Foi apresentada esta manhã, na Sala de Imprensa da Santa Sé, a Mensagem do Santo Padre para a Quaresma, com o tema: “A justiça de Deus está manifestada mediante a fé em Jesus Cristo” (Rom 3, 21-22).
Participaram da coletiva à imprensa o Cardeal Paul Josef Cordes, Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum; o Prof. Dr. Hans-Gert Pöttering, Presidente emérito do Parlamento europeu e Presidente da Fundação Konrad Adenauer; e Mons. Giampietro Dal Toso, Vice-Secretário do Pontifício Conselho Cor Unum.


Queridos irmãos e irmãs,
todos os anos, por ocasião da Quaresma, a Igreja convida-nos a uma revisão sincera da nossa vida á luz dos ensinamentos evangélicos . Este ano desejaria propor-vos algumas reflexões sobre o tema vasto da justiça, partindo da afirmação Paulina: A justiça de Deus está manifestada mediante a fé em Jesus Cristo (cfr Rom 3,21 – 22 ).


Justiça: Aquilo de que o homem mais precisa não lhe pode ser garantido por lei. Para gozar de uma existência em plenitude, precisa de algo mais intimo que lhe pode ser concedido somente gratuitamente: poderíamos dizer que o homem vive daquele amor que só Deus lhe pode comunicar, tendo-o criado á sua imagem e semelhança. São certamente úteis e necessários os bens materiais – no fim de contas o próprio Jesus se preocupou com a cura dos doentes, em matar a fome das multidões que o seguiam e certamente condena a indiferença que também hoje condena centenas de milhões de seres humanos á morte por falta de alimentos, de água e de medicamentos - , mas a justiça distributiva não restitui ao ser humano todo o “suo” que lhe é devido. Como e mais do que o pão ele de facto precisa de Deus. Nora Santo Agostinho: se “ a justiça é a virtude que distribui a cada um o que é seu…não é justiça do homem aquela que subtrai o homem ao verdadeiro Deus” (De civitate Dei, XIX, 21).


Cristo, justiça de Deus

O anuncio cristão responde positivamente á sede de justiça do homem, como afirma o apóstolo Paulo na Carta aos Romanos: “ Mas agora, é sem a lei que está manifestada a justiça de Deus… mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os crentes. De facto não há distinção, porque todos pecaram e estão privados da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, por meio da redenção que se realiza em Jesus Cristo, que Deus apresentou como vitima de propiciação pelo Seu próprio sangue, mediante a fé” (3,21-25)

Queridos irmãos e irmãs, a Quaresma culmina no Triduo Pascal, no qual também este ano celebraremos a justiça divina, que é plenitude de caridade, de dom, de salvação. Que este tempo penitencial seja para cada cristão tempo de autentica conversão e de conhecimento intenso do mistério de Cristo, que veio para realizar a justiça. Com estes sentimentos, a todos concedo de coração, a Bênção Apostólica”.
Fonte: Católicanet.com

Aberto oficialmente o Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe


No início da noite desta quarta-feira, 3, foi aberto oficialmente o Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe (Muticom). A orquestra sinfônica de Flautas Doces, Vila-Lobos, da cidade de Porto Alegre abriu o evento tocando várias músicas, entre elas Brasileirinho, Aquarela do Brasil, Image, de John Lennon e O que é, o qué, de Gonzaguinha. A platéia vibrou e aplaudiu bastante o grupo composto por jovens e adolescentes da periferia da capital gaúcha.

Logo após a apresentação da orquestra, foram chamadas várias autoridades para compor a mesa de abertura, entre elas, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais do Vaticano, dom Cláudio Maria Celli; a governadora do estado do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius; o prefeito e o arcebispo de Porto Alegre, respectivamente, José Fogaça e dom Dadeus Grings; o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta; o senador Predo Simon, entre outros.

Em seu pronunciamento, dom Dadeus Grings disse estar muito feliz por receber os participantes “do tão esperado Mutirão de Comunicação”. Ele destacou que essa semana será de intensas atividades no edifício da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). "As discussões", disse ele, "serão, ao longo do evento, voltadas para o tema 'Processos de Comunicação e Cultura Solidária'" e deverão trazer profundas reflexões, de modo especial, com foco nas novas tecnologias. “É importante percebermos as maneiras de como marcarmos presença hoje nesses tempos de internet.



O representante do Conselho Episcopal Latinoamericano, dom Guilhermo Ortiz Mondragón, enfatizou a importância do evento como direcionamento para a Igreja encontrar o sentido da comunicação. Segundo ele, “a comunhão com ressuscitado se faz presente, no evento, pelo relevante tema discutido que se preocupa com a cultura solidária que parte dos processos comunicativos”.

O presidente da Comissão Episcopal para Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta, falou de como o Rio Grande do Sul transformou o Mutirão de Comunicação Brasileiro em Latino americano. “Aqui encontramos a vocação gaúcha que transformou o Mutirão que era brasileiro em latino americano. Essa vocação acontece porque o Rio Grande é uma terra de fronteiras”. O arcebispo do Rio de Janeiro lembrou-se de cada tema dos mutirões passados e afirmou que a evolução da sociedade vem sempre através dos meios de comunicação sociais. “Eis a vocação maior do Muticom: tornar os processos comunicacionais a base da evolução social”, completou ele.



Conferência de Abertura


O cardeal dom Cláudio Maria Celli fez em espanhol a primeira Conferência do Muticom de Porto Alegre. Durante sua fala, ele leu algumas frases do papa Bento XVI voltadas para a comunicação, presentes em sua Encíclica, “Caridade na Verdade”. Preocupado, ele deu alguns números comparativos da comunicação no Brasil e no continente africano. “No Brasil há 180 rádios católicas que atuam levando a boa nova de norte a sul. Em todo o continente africano, porém, existem pouco menos de 200 rádios. Esse é um problema que nos inquieta profundamente”, lamentou. Trazendo a saudação de Bento XVI, ele disse: “Para sermos missionários, temos que ser primeiro discípulos, lembremos disso durante esse importante Mutirão de Comunicação”.
Fonte: Católicanet.com

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010


O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) promoverá uma coletiva à imprensa acerca do lançamento nacional da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010. A iniciativa ocorrerá na Quarta-feira de Cinzas, 17 de fevereiro, às 14h, no Templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) - EQS 405/6 Sul, em Brasília.

A Campanha da Fraternidade é realizada de maneira ecumênica a cada cinco anos, e é promovida pelas cinco Igrejas Membros do Conic - Igreja Católica Apostólica Romana (ICR); Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB); Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISO) e Igreja Presbiteriana Unida (IPU).

A coletiva à imprensa contará com a presença do presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, P. Sinodal Carlos Augusto Möller (IECLB); o Rev. Luiz Alberto Barbosa (IEAB), secretário Geral do Conic; os presidentes das demais Igrejas, dentre outras autoridades.

A terceira edição Campanha da Fraternidade Ecumênica, que terá como tema: "Economia e Vida" e o lema: "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24), será lançada neste mesmo dia, às 19h30, no Santuário Dom Bosco (SEPS 702, Bloco B, Av. W3 Sul), em Brasília.

A Campanha da Fraternidade 2010 objetiva, além de sensibilização da sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas, buscar a superação do consumismo; criar laços de convivência entre os cidadãos; mostrar a relação entre fé e vida a partir da prática da justiça, como dimensão constitutiva do anúncio do evangelho e reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão.

Saiba mais no site do CONIC (http://www.conic.org.br/): (61) 3321-4034, ou pelo e-mail: conic.brasil@terra.com.br


Fonte: catolicanet.com

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Paróquia encerra festa de N. Srª da Piedade

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou nesta terça-feira, dia 02, a procissão e a missa de encerramento da festa da Padroeira N.Srª da Piedade, do bairro de Frei Damião. A festa tradiçional acontece todos os anos de 24 de janeiro a 02 de fevereiro, com celebrações, missas presididas por diversos padres do zonal, quermesse e show de atrações religiosas. A procissão contou com grande número de fiéis, que animados pela fé e cantos litúrgicos percorreram as rua do bairro até chegar na capela, onde acontecera a missa.


Procissão
Fotos: Flávio Luiz
Coroinhas a frente da procissão

Carro que levou a imagem da padroeira

Grande número de fiéis acompanharam o cortejo

Os padres e diácono também acompanharam a procissão


Devoção e fé

Devotos pagam promessas

sinal de fé

Devoção de todas as idades

Roupas azuis: sinal da devoção a Nossa Senhora

Agradecimento pelas graças alcançadas


A missa

Presença do Mons. Assis Pereira , Presidente da celebração

Assembleia

Animadores da liturgia

Pe. Virgilio, Pe. Iranildo Augusto, Diac. Cidnei Firmino, Mons. Assis, Pe. Edilson Nobre, Pe. Nicodemos Pereira

Liturgia:
Diácono Cidnei Firmino fez a proclamação do Evangelho

Mons. Assim Pereira fez a homilia

Presença do Padre Nicodemos Pereira, da Paróquia de São José de Piranhas da Diocese de Cajazeiras da Paraíba


Padre Edilson Nobre fez os agradecimentos

Pe. Nicodemos fez o arreamento da bandeira

Após a Missa ouve sorteios de carneiros e outros brindes, afim de arrecadar fundos para a reforma e ampliação da Igreja da comunidades entre outros fins.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Dom Erwin Krautler se reúne com presidente do Ibama


O presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e bispo da prelazia do Xingu, dom Erwin Krautler (foto), se reúne com o presidente do Ibama, amanhã, 3, em Brasília. O objetivo do encontro é dialogar a respeito da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e tentar unir forças para que a licença seja concedida. No entanto, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu ontem, 1º, licença prévia para a construção da Usina, na bacia do rio Xingu (Pará), se antecipando à visita de dom Erwin.

Com a decisão do Instituto, o bispo virá à capital para demonstrar sua insatisfação frente à licença e a não abertura ao diálogo.



Manifestação


Está previsto ainda para quinta-feira, 4, três manifestações simultâneas em frente ao Ibama de Santarém, Altamira e Belém. A mobilização está sendo organizada pelo Comitê Metropolitano do Movimento Xingu Vivo para Sempre.

Desde o início das discussões para a construção de Belo Monte, lideranças indígenas e de comunidades tradicionais, bem como organizações ambientalistas, tem travado debates sobre a violação do direito à consulta prévia a que têm direito e que não foi respeitado. Direitos estes garantidos na Constituição Federal e em documentos internacionais como a Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas e na Convenção 169 da OIT.

De acordo com o disposto na Convenção 169, as populações afetadas diretamente por empreendimentos devem ser informadas sobre a obra e todas suas conseqüências, exigindo-se que sejam antecipadamente consultadas e segundo procedimentos legítimos e probos.
Segundo especialistas, o empreendimento trará conseqüências desastrosas e irreversíveis na fauna, flora e biodiversidade da região, além de afetar diretamente a vida das comunidades que vivem na área de abrangência da Usina. Outra consequência é a redução de água no trecho conhecido como Volta Grande e o aumento da população local.

Acaba a primeira etapa do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos


Terminou no último sábado, 30, em Brasília, a primeira etapa presencial do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos. Participaram dessa etapa 56 pessoas de 20 Estados da Federação e do Distrito Federal, dos mais variados engajamentos pastorais e sociais. Todos buscavam uma coisa em comum: conhecer, trocar experiências e somar forças com aqueles que acreditam na “política como uma forma sublime de exercer a caridade”, conforme afirmava o papa Paulo VI.

Foram 15 dias de trabalho em que foram abordados temas como Fé e Política na Bíblia/Patrística; História da Política e da Economia: As grandes etapas do capitalismo; História da Formação social, econômica, política e cultural do Brasil/AL – democracia; Legislação eleitoral; Projetos para o Brasil: partidos políticos; Projetos dos movimentos sociais; Ensino Social da Igreja: princípios básicos e contexto histórico. As noites foram reservadas para a apresentação das experiências das Escolas Locais de Fé e Política, além de debates e painéis com temas de maior relevância na conjuntura atual. Ao final de cada semana os participantes organizaram uma noite cultural apresentando traços peculiares de cada Região que se fazia presente.

Dia 22 de fevereiro terá início, através de um ambiente virtual, o primeiro de seis módulos de disciplinas a distância (parte integrante do curso) em parceria com a Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD) da PUC –Rio, instituição que emitirá os certificados de Extensão(para quem tem nível médio) e Especialização (para quem tem nível superior), ao final do Curso.
Nos meses de junho e julho, os participantes se reunirão em cada uma das cinco macro regiões para avaliar o primeiro semestre do ensino a distância além de aprofundar temas inerentes à realidade de cada grupo.

Essa mesma turma voltará a se reunir em Brasília em janeiro de 2011 para mais quinze dias presencias. Para concluir o curso cada participante deverá elaborar uma monografia com orientação específica a apresentá-la a uma banca examinadora composta pelo CEFEP e CCEAD –PUC /Rio.
Fonte: www.cnbb.org.br

Núncio Apostólico presidirá celebração de reabertura da Catedral de Pesqueira


Na próxima semana serão reabertas as portas da Catedral de Pesqueira (PE), em cerimônia religiosa de Dedicação presidida pelo Núncio Apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, representante do Papa no Brasil. A igreja de Santa Águeda, sede da diocese de Pesqueira, foi construída no século 19 e desde setembro de 2007 está passando por restauração, ampliação e reforma por iniciativa do bispo diocesano, dom Francisco Biasin.


Na noite do dia 04 de fevereiro, a imagem restaurada de Santa Águeda voltará ao templo e os fiéis poderão entrar na igreja pela primeira vez após o início das obras.
A restauração foi planejada e executada a partir de estudos baseado em fotografias antigas, dados históricos, relatos, marcas de intervenções posteriores à construção e ainda elementos característicos de igrejas construídas na mesma época, num esforço para preservar os elementos arquitetônicos correspondentes ao projeto original.


Foi refeita toda a estrutura de grande parte do telhado, pisos, arcos, portas e janelas, resultando numa estrutura de altura monumental. No presbitério, atendendo às normas sobre liturgia do Concílio Vaticano II, há apenas um altar que junto com o ambão e a cátedra episcopal forma um conjunto que se destaca no ambiente. Os altares laterais foram reconduzidos às dimensões originais e neles serão colocadas as imagens, também restauradas. Abaixo de um deles, ficará a pia batismal antiga e noutro foi posto um relicário com as relíquias de alguns santos.
Do lado direito do templo foi construída a capela do Santíssimo Sacramento enquanto que a imagem restaurada de Santa Águeda será colocada na capela própria, logo à esquerda da porta principal. O nicho onde ela antes era guardada fica agora reservado para a exposição solene do Santíssimo Sacramento, nas quintas feiras.


Frequentemente, a Catedral acolhe um grande número de padres e ministrantes durante as celebrações mais solenes da Igreja. Por isso, o prédio ainda foi acrescido de uma fachada posterior que, respeitando as linhas arquitetônicas do conjunto do templo, tornou possível dotar a igreja de uma ampla sacristia, além de um salão para reuniões, almoxarifado e banheiros também acessíveis para pessoas com deficiência.


Na noite do próximo dia 04, uma procissão de fiéis levará o Santíssimo e a imagem de Santa Águeda de volta à igreja. E na manhã do dia seguinte, o Núncio presidirá a celebração de Dedicação da Catedral, numa cerimônia cuja origem se encontra no Antigo Testamento e, enraizada no coração e na tradição do povo, é celebrada pela Igreja como um dia glorioso e assim permanecerá o dia 05 de fevereiro de 2010 na história da Igreja Católica de Pesqueira. Ainda neste dia, dom Lorenzo Baldisseri se encontrará com os bispos, padres e autoridades.

Fonte: www.cnbb.org.br

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CNBB entrega prêmios de comunicação durante o Mutirão de Comunicação em Porto Alegre

Foto de todos os prêmios


A entrega dos prêmios de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - edição de 2009, acontece extraordinariamente em Porto Alegre (RS), na sexta-feira, 5, às 20h. A premiação faz parte da programação do Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe (Muticom – 2010), realizado entre os dias 3 e 7 de fevereiro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Dividido em quatro categorias, Margarida de Prata para o Cinema, instituído em 1967; Microfone de Prata para o Rádio, 1989; Dom Helder Câmara de Imprensa, 2002; e Clara de Assis para a Televisão, 2005; a premiação é entregue todos os anos com o objetivo de reconhecer a arte e o mérito dos profissionais dos meios de comunicação social, de imprensa, cinema, rádio e televisão que contemplam em suas produções os valores humanos, cristãos e éticos, bem como a linguagem artística e técnica.

Irmã Rosângela relata drama vivido no Haiti e fala da perda da Drª Zilda Arns


Durante a reunião da equipe de coordenação nacional das CEBs, realizada em Brasília, de 28 a 31 de janeiro, a religiosa Rosângela Maria Altoé (foto), da Congregação Imaculada Conceição relatou sua experiência vivida com o terremoto no Haiti, do qual saiu com vida. Irmã Rosangela é secretária internacional da Pastoral da Criança e estava com a Drª Zilda Arns no momento da tragédia. Leia a abaixo um trecho da entrevista.

Como a senhora descreve o terremoto?

Foi uma coisa de segundos. Aconteceu um estrondo muito grande e, a partir daí, o prédio começou a balançar e tudo começou a cair. Eu estava ao lado da Drª Zilda. Ela conversava com o padre e nesse momento começou o estrondo, ela saiu correndo em direção à escada. Foi aí que ela foi atingida e caiu. Eu caí do outro lado, numa laje, e fui escorregando. Quando eu consegui um momento de equilíbrio, fiquei em pé e a parede que estava na minha frente caiu pra fora. Então eu pulei e caí em cima dos escombros. Fui tentando me salvar algumas pessoas caíam. Foi assim que consegui sobreviver. Não tive tempo e não consegui olhar o que tinha acontecido com a Drª Zilda. Quando me dei conta, tudo já estava no chão. Realmente foi um momento de pavor para toda população que estava ali. A gente viveu um grande medo. Foi uma situação bastante apavoradora mesmo.

Vocês estavam no Haiti para criar a Pastoral da Criança?

Nós estávamos lá exatamente para essa primeira missão, que era estabelecer contatos com os religiosos. Foram eles que nos chamaram. Queriam que a Pastoral da Criança se estabelecesse por lá. A ideia era também conversar com o arcebispo, com organismos internacionais, como Unicef, Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde do Haiti, entre outros. A intenção era articular todas as pessoas com quem normalmente a Pastoral da Criança trabalha e desenvolve sua metodologia comunitária de fé e vida. A gente conseguiu apenas fazer o primeiro contato, que foi com o Núncio Apostólico. A Drª Zilda conversou por uma hora com ele depois da missa a qual ela participou e com esse grupo de religiosos. Ela nem chegou a proferir a palestra para a qual foi chamada que era para as conferências religiosas nacionais caribenhas que estavam reunidas lá.


Leia a entrevista completa no site da CNBB: www.cnbb.org.br