sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Conversão de São Paulo é festejada neste mês

Imagem de São Paulo Apóstolo
Foto: Cacilda Medeiros


A Igreja Católica celebra a Festa da Conversão de São Paulo, na próxima segunda-feira, 25 de janeiro. O Papa Bento XVI chama de “inversão de perspectiva”. Para o Santo Padre, “morreu uma sua existência e uma outra nova nasceu com o Cristo Ressuscitado”. Bento XVI considera que Paulo teve um encontro pessoal com Jesus Cristo e, a partir desse encontro, ocorreu a mudança.

Duas paróquias da Arquidiocese de Natal, ambas no interior, têm São Paulo Apóstolo como Padroeiro: São Paulo do Potengi e Pendências. A de São Paulo do Potengi festeja o padroeiro em janeiro, tendo em vista a Festa da Conversão de São Paulo.

Em São Paulo do Potengi, a festa começou dia 16 e prosseguirá até o próximo dia 25. Novenas, celebração da santa missa, atividades sócio-culturais e envolvimento dos agentes das pastorais, serviços e movimentos nas atividades fazem parte da programação. O encerramento, no dia 25, terá missa solene, seguida de procissão, conduzindo a imagem de São Paulo, pelas ruas da cidade.

A conversão

Bento XVI, na audiência de três de setembro de 2008, começa a catequese com a experiência que São Paulo viveu a caminho de Damasco (www.vatican.va). “Saulo, Saulo, por que me persegues?”(At 9,4). “Precisamente no caminho de Damasco, nos primeiros anos 30 do século I, e depois de um período no qual tinha perseguido a Igreja, verificou-se o momento decisivo na vida de Paulo”, inicia o Papa.

A respeito do assunto, Bento XVI diz que muito se escreveu e sob diversos pontos de vista, e acrescenta: “O que é certo é que ali aconteceu uma mudança, aliás, uma inversão de perspectiva”.

Fonte: Jornal A Ordem


Natal receberá relíquias de Dom Bosco



A urna com as relíquias de Dom Bosco chegará a Natal, dia 29 deste mês. A chegada está prevista para às 8 horas, em Neópolis. De lá, será translada, em carreata, para a Catedral Metropolitana, onde haverá celebração eucarísica, às 9 horas. Logo após, será conduzida até o Colégio Salesiano São José, na Ribeira, onde ficará aberta para visitação do público. Às 14h30, a urna será levada até o Centro Educacional Dom Bosco, no Gramoré.

No dia 30, às 5 horas, a urna partirá para a cidade de Areia Branca, no oeste potiguar.

A urna traz uma estátua do Santo, com as roupas que ele utilizada para celebrar a missa. No travesseiro sobre o qual está a cabeça da imagem, encontra-se a relíquia: a mão e parte do braço

direito do fundador dos Salesianos. A peregrinação faz parte da preparação para a comemoração do bicentenário de nascimento de Dom Bosco, em 2015. A primeira etapa da peregrinação foi na Itália, em junho de 2009, e, depois, partiu para os países da América Latina..

Fonte: Jornal A Ordem


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Fé e devoção no dia de São Sebastião


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou a procissão e missa de encerramento da festa de São Sebastião, na tarde de quarta-feira, 20. São Sebastião é o padroeiro do bairro do mesmo nome do santo. A fé e a devoção do povo católico foram demonstradas através dos milhares de devotos que saíram pelas ruas da cidade, muitos deles vestido de roupa vermelha, outros caminhavam descalços (foto) e ainda aqueles que conduziram a imagem de São Sebastião. A missa foi presidida pelo Vigário Geral, Pe. Aerton Sales, e concelebrada pelos padres Edilson Nobre, Matias Soares e Ednaldo Virgilio. Em Nova Cruz a festa de São Sebastião reúne pessoas de vários lugares do Brasil, no dia da procissão as famílias católicas participam desse momento de devoção popular.



Procissão de São Sebastião






















A missa...


Uma multidão lotou a praça de São Sebastião



Da esq.: Pe. Ednaldo Virgilio, Pe. Aerton Sales,

Pe. Edilson Nobre, Pe. Matias Soares


Ministros da eucaristia


Os coroinhas


Pe. Matias proclamou o evangelho


Pe. Aerton fez uma bela homilia



Várias famílias católicas estavam reunidas

para festeja o dia de São Sebastião, a roupa

vermelha simboliza a devoção ao santo






A festa terminou com o arriamento das bandeiras


Desq.: Prefeito Flavio Azevedo, Pe. Aerton e Pe. Edilson

Dom Matias completa seis anos em Natal

Dom Matias governa a Arquidiocese de Natal desde 2004
Foto: José Bezerra

O Arcebispo Metropolitano, Dom Matias Patrício de Macêdo, completa seis anos à frente da Arquidiocese de Natal, na próxima segunda-feira, 25. A celebração em ação de graças acontece neste domingo, 24, às 19h15, na Catedral Metropolitana. Dom Matias tomou posse, em Natal, em 25 de janeiro de 2004, substituindo Dom Heitor de Araújo Sales.

Na celebração, deste domingo, 24,a Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, criada em 29 de dezembro último, acolhe o vigário paroquial, Pe. Jailton da Silva Soares. “Convidamos os padres, diáconos, religiosos, seminaristas, autoridades, fiéis, agentes de pastorais e membros das comunidades de vida e aliança para participarem desta celebração”, convida o pároco da Catedral, Pe. Aerton Sales da Cunha.

Na ocasião, será inaugurada nova Praça Pio X, onde está localizada a Catedral Metropolitana. O projeto paisagístico da Praça foi financiado pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. A Catedral Metropolitana de Natal é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, desde 2008.

Igreja faz campanha para o Haiti

Pessoas observam prédio destruído, em Porto Príncipe, capital do Haiti
Foto:
www.abril.com.br
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e a Cáritas Brasileira realizam a Campanha SOS Haiti. “Em meio às desalentoras notícias que chegam a cada momento, dando conta das trágicas consequências do terremoto que aflingiu o Haiti, a CNBB se une à multidão de homens e mulheres que, nestas circunstâncias, têm a ousadia de quem se atreve a esperar contra toda esperança, para apresentar à Igreja e a todo povo do Haiti a solidariedade em orações, palavras e gestos”, diz o Presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio.


A Arquidiocese de Natal está empenhada na Campanha. Serão confeccionados envelopes padronizados e distribuídos nas paróquias, para facilitar a participação das pessoas. Em Natal, o dia “D” da Campanha será 7 de fevereiro, quando as pessoas poderão dar a contribuição, colocando-a no envelope e entregando em suas paróquias. Além disso, as pessoas também podem fazer doações, depositando em uma das seguintes contas: Banco do Brasil - Agência 3475-4, Conta Corrente 23.969-0; Caixa Econômica Federal - Op. 003, Agência 1041 - Conta Corrente 1132-1; e Bradesco - Agência 0606, Conta Corrente 70.000-2. O CNJP da Cáritas Brasileira é: 33.654.419/0001-16.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Noite da festa de São Sebastião em Nova Cruz

A última noite da novena da festa em homengem a São Sebastião, padroeiro do bairro que leva o mesmo nome do santo, em Nova Cruz, aconteceu na terça-feira, 19, com celebração eucaristica presidida pelo Pe. Valdir Cândido e concelebrada pelos padres Edilson Nobre e Iranildo Augusto. A igreja ficou completamente lotada de fiéis que até na praça em frente a igreja tinha muitos católicos que vieram de vários lugares. A festa teve a presença de diversas autoridades, entre elas a Governadora do Estado do RN, Vilma Maria de Faria e seus assessores, vários Deputados estaduais, Deputado federal, prefeitos de diversas cidade da região agreste, secretários estaduais e municipais, vereadores e representantes de alguns orgãos. Confira nas fotos abaixo:
Fotos: Flavio luiz
A praça estava lotada de fiéis

Da esq. Pe. Edilson, Pe. Valdir, Pe. Iranildo ao lado de dois seminarista


Pe. Iranildo proclamou o evangelho


Pe. Valdir fez a homilia

A igreja estava lotada de devotos




Os padrinhos e madrinhas da noite




As autoridades

Da esq.: Ana Carla, 1ª Dama, Flavio Azevedo, prefeito de Nova Cruz, Ibere Fereira, Vice-governador e Vilma de Faria, Governadora

Várias autoridades e convidados

Da esq.: Drª Araunã, Drº Gilson Geraldo, prefeito de Santo Antonio/RN e Deputado estadual Ezequiel

Pe. Adelson, representando a 3º DIRED, e a prefeita de Monte das Gameleira, Edinha Pinheiro


Coroinhas estavam na missão

Pe. Adelson e Paulo Marcio, assessor de comunicação da prefeitura


Em seguida aconteceu a festa social...



A Governadora também participou da programação social



Toinho Silveira, colunista social, esteve na festa

A festa atrai gente de vários lugares do Brasil,
esse vieram de João Pessoa/PB e do Rio de Janeiro/RJ

Nomeado o novo bispo para a diocese de Nova Friburgo


O papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 20, dom Edney Gouvêa Mattoso, para a diocese de Nova Friburgo (RJ). Ele sucede a dom Rafael Llano Cifuentes, que, em conformidade com o Cân. 401.1 do Código de Direito Canônico, pediu renúncia por causa da idade, que foi aceita pelo pontífice. Dom Rafael estava na diocese de Nova Friburgo desde maio de 2004. Seu lema episcopal é “Tudo atrairei a mim”.

Novo bispo
Natural do Rio de Janeiro (RJ), dom Edney Gouvêa Mattoso, 52 anos, até então era bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro. Sua nomeação episcopal aconteceu em 12 de janeiro de 2005 e sua ordenação aconteceu na própria arquidiocese do Rio, em 12 de março do mesmo ano. Durante sua vida acadêmica ele fez três cursos: filosofia e teologia na Faculdade de Teologia do Rio de Janeiro, e licenciatura plena em ciências biológicas.

Como bispo ele já foi responsável pela animação do Vicariato Episcopal de Leopoldina; da Pastoral da Educação; do Ensino Religioso; da Liturgia; da música e arte sacra; dos ministérios ordenados e da iniciação cristã. Seu lema episcopal é “Seja feita a tua vontade” (Mt 6, 10).

Comissões da CNBB elaboram novo subsídio sobre leitura orante


Com o título “Leitura Orante, nos seminários e casas de formação”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta um novo subsídio, elaborado e concebido pelas Comissões Episcopais para a Doutrina da Fé; para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada; a Liturgia e Bíblico-Catequética, para que os seminários e casas de formação disponham e aproveitem desse instrumento de formação que lhes é oferecido.

“A intenção desse novo subsídio é contribuir para uma sólida formação, que tenha por base a Palavra de Deus, acolhida, meditada, rezada e, acuradamente, estudada”, afirma o assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, da CNBB, padre Wilson Luiz Angotti.

O subsídio tem 86 páginas e apresenta a maneira como Jesus utilizava as Escrituras e como a Igreja também o faz. Em seguida orienta como fazer a Leitura Orante da Bíblia e oferece dez temas, que acompanham o ano litúrgico, para orientar a oração individual e comunitária.

O material pode ser adquirido nas Edições CNBB, pelo telefone (61) 2103-8383, ao preço de 6 R$ o exemplar.

PJE elege nova coordenação nacional


A Pastoral da Juventude Estudantil (PJE) elegeu sua nova coordenação nacional. A eleição aconteceu durante o Seminário Nacional da PJE, realizada entre os dias 14 e 17, em Guararema (SP). O encontro refletiu o porquê e o como ser militante na Pastoral da Juventude Estudantil, a partir do tema “Pós Médio e Militância na PJE”. O evento aconteceu na Escola Nacional Florestan Fernandes, administrada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e contou com aproximadamente 50 participantes entre jovens e assessores vindos de diversas regiões do Brasil.

Nova coordenação nacional


A conclusão dos trabalhos se deu com a eleição da nova Coordenação Nacional da PJE. São eles: Monique Benevent, 19 anos, de Recife (PE), militante da PJE há 7anos, estudante de pedagogia. Ela é a nova secretária. Para a articuladora Nacional foi eleita Tábata Silveira; ex-secretária nacional, 20 anos jovem de Porto Alegre (RS), militante da PJE há 7 anos (ocupará este espaço até a Assembleia Nacional da Pastoral da Juventude Estudantil (ANPJE) em 2011. Assessores: Maurício Perondi, atual assessor e reeleito para continuar neste serviço, jovem de Porto Alegre (RS) - (Ficará na assessoria até a realização da ANPJE em 2011).

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tradicional festa de São Sebastião

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz encerra logo mais às 19 horas a novena em homenagem a São Sebastião, padroeiro do bairro que tem o nome do santo. A programação desta terça-feira, 19, teve inicio às 5 horas da manhã com a última caminhada penitencial e café comunitário. À noite na Igreja de São Sebastião, acontecerá a missa, presidida pelo Pe. Valdir Cândido, da Paróquia de Emaús, de Parnamirim. Os noiteiros serão os Orgão públicos, tais como Prefeitura e secretarias municipais, além da Câmara de Vereadores e os missionários do evangelho. Já está confirmada a presença da Governadora do Estado Vilma Maria de Faria, na solenidade desta noite.

Logo após a Santa Missa, acontece em frente a Igreja a tradicional festa de São Sebastião, com funcionamento de barraca, leilão e show musical. No dia 20, feriado municipal, dia de São Sebastião, às 16 horas terá inicio a procissão pelas principais ruas do bairro, em seguida missa de encerramento presidida pelo Vigário Geral, Pe. Aerton Sales e concelebrada pelos padres Edilson e Iranildo.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Nova Cruz Festeja de São Sebastião

A festa de São Sebastião em Nova Cruz está acontecendo desde o dia 11, com caminhadas penitenciais e celebrações todas as noites, com pariticipação de vários padres da Arquidiocese de Natal. Domingo, 17, A missa foi presidida pelo Pe. Elielson Cassimiro, Vice-reitor, e com participação do Pe. Edilson Nobre que concelebrou e das pastorais do Batismo, Matrimônio e do ECC. Após a celebração aconteceu mais uma noite da programação socio-cultural. Confira abaixo algumas fotos das últimas noites da festa.









O show foi animado pelo grupo Missão Ágape de Santa Cruz/RN





Sábado - 16/01 - Noite da Pascom, Pastorais da Criança e do Menor

A celebração Eucaristica foi presidida pelo Pe. Iranildo Augusto e contou com uma boa participação dos fiéis católicos. A Pastoral da Criança fez uma Homenagem a fundadora das Pastorais da Criança e do Idoso Drª Zilda Arns. O sábado foi o primeiro dia da programação socio-cultural com quermesse e show musical.







A quermese após a missa é um sucesso...










Sexta-feira 15/01 - Noite das Pastorais da Juventude e Familiar

A missa foi presidida pelo Pe. Edilson Nobre,concelebrada pelo Pe. Ednaldo Virgilio que fez a proclamação do Evangelho.