sábado, 24 de abril de 2010

Congresso Eucarístico Nacional lança blog



Com o objetivo de dar mais dinamicidade à divulgação do XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que acontece em Brasília, entre os dias 13 e 16 de maio, a assessoria de imprensa do CEN lançou nesta semana o “Blog da Galera do CEN”.

O blog passa a ser mais uma ferramenta de interatividade entre a organização do CEN e os participantes desse grande evento que celebra os 50 anos da capital federal e da arquidiocese de Brasília”, justifica a ferramenta a assessoria de comunicação do vento.

Um dos atrativos da página trata-se da campanha “CEN 2010 eu vou”, que foi lançada anteriormente no twitter. Nessa campanha o internauta é convidado a ajudar na divulgação do evento de uma forma bem descontraída. Basta fazer um vídeo caseiro convidando seus amigos para participar do CEN, postar no site de vídeos youtube.com e enviar o link com as informações de produção para o e-mail galeradocen@cen2010.org.br . Os melhores vídeos serão premiados e o vencedor será exibido durante o CEN 2010. O envio de vídeos pode ser feito até o dia 5 de maio. Mais informações e regulamento já se encontram disponíveis no blog www.cen2010.blogspot.com.

Além da página oficial www.cen2010.org.br e do blog, o Congresso Eucarístico Nacional está presente no Twitter, Orkut e Facebook.

Fonte: CNBB

Mensagem do Papa para o 47º Dia Mundial de Oração pelas Vocações


O 47º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado no 4º Domingo de Páscoa, dia 25 de abril, oferece-me a oportunidade de propor à vossa reflexão um tema que se enquadra bem com o Ano Sacerdotal: O testemunho suscita vocações. De fato, a fecundidade da proposta vocacional depende primariamente da ação gratuita de Deus, mas é favorecida também – como o confirma a experiência pastoral – pela qualidade e riqueza do testemunho pessoal e comunitário de todos aqueles que já responderam ao chamamento do Senhor no ministério sacerdotal e na vida consagrada, pois o seu testemunho pode suscitar noutras pessoas o desejo de, por sua vez, corresponder com generosidade ao apelo de Cristo.

Assim, este tema apresenta-se intimamente ligado com a vida e a missão dos sacerdotes e dos consagrados. Por isso, desejo convidar todos aqueles que o Senhor chamou para trabalhar na sua vinha a renovarem a sua fidelidade de resposta, sobretudo neste Ano Sacerdotal que proclamei por ocasião dos 150 anos de falecimento de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, modelo sempre atual de presbítero e pároco.

Confira a mensagem na íntrega no site da CNBB: www.cnbb.org.br

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Romaria Mariana




Fiéis da paróquia de São Francisco de Assis, de Lagoa de Pedras e Serrinha, realizarão a sexta Romaria Mariana, dia 24 deste mês, começando com missa, às 22 horas, em Lagoa de Pedras. À meia noite, centenas de fiéis fazem o percurso da romaria, de Lagoa de Pedras para a cidade de Serrinha. Na caminhada, haverá seis paradas para breves reflexões sobre Política, Dízimo e Campanha da Fraternidade, Catequese, Juventude, Família e Devoção Mariana.

Neste ano o tema da Romaria é: "Desperta tu que dormes", uma citação da Carta de São Paulo aos Efésios. A chegada a Serrinha ocorrerá às 5h30. A Romaria termina com a benção do Santíssimo, seguindo-se um café comunitário.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Começa hoje novena em preparação à visita papal a Turim

A partir de hoje, 23, a arquidiocese de Turim, na Itália, iniciará uma "novena de oração pelo Papa e pelas intenções que ele cultiva no coração". A iniciativa foi do arcebispo da cidade, Cardeal Severino Poletto, para preparar a visita do Pontífice à cidade, no dia 2 de maio.

"Estou certo que este coral de oração será muito eficaz para conseguir viver o verdadeiro significado espiritual da Visita do Papa, o qual não deixará de nos recordar que a contemplação do sofrimento de Cristo, do qual o Sudário é espelho, nos deve ajudar a ver, consolar e sustentar os inumeráveis sofrimentos físicos, morais, espirituais e sociais de tantos nossos irmãos”, afirmou Dom Poletto.

Bento XVI visitará Turim, por ocasião da exposição pública do Santo Sudário. Um momento de muita graça, de acordo com o cardeal, porque o Papa "vem para nos trazer a sua palavra, a sua oração e o seu testemunho".

Dom Poletto exprimiu ainda seu desejo de que "os milhares de peregrinos do Sudário, como também aqueles que estarão presentes no dia 2 de maio para acolher e encontrar o Santo Padre recebam os frutos espirituais dessa visita, como também as suas famílias e toda a sociedade”.

A novena termina na véspera da visita do Santo Padre, 1º de maio
Fonte: Canção Nova

Arquidiocese de Olinda e Recife realiza seminário de comunicação


A Comissão de Educação, Cultura e Comunicação Social da arquidiocese de Olinda e Recife em parceira com as Irmãs Paulinas vai realizar, nos dias 23 e 24 deste mês, o I Seminário Arquidiocesano de Comunicação. A assessora do Setor de Comunicação Social, da CNBB, irmã Élide Fogolari será a palestrante do encontro que tem como tema: “Novas fronteiras da Pastoral da Comunicação diretrizes e propostas de atuação”.

O objetivo do seminário é discutir e capacitar religiosos e leigos para atuarem na comunicação interna em suas igrejas. Para isso, além da palestra, que será na abertura do evento haverá, no sábado, oficinas de Produção de Programas Radiofônicos, Comunicação e Liturgia, Jornal Impresso e Internet. “Será um momento rico de discussão e muito aprendizado. Queremos, com esse seminário, melhorar a comunicação das nossas paróquias e capelas, propiciando uma verdadeira rede de informações onde todos possam ter ciência das notícias de toda arquidiocese”, afirmou o presidente da Comissão, padre Luciano Brito. “No final do Seminário será apresentado um novo plano de comunicação para a Igreja de Olinda e Recife”, acrescentou ele.

Para participar os interessados precisam fazer a inscrição na Cúria Metropolitana ou na Livraria Paulinas pagando uma taxa de R$20 que dará direito ao material, lanches e almoço. Se preferirem podem imprimir a ficha de inscrição no site da arquidiocese de Olinda e Recife (http://www.arquidioceseolindarecife.org.br) e pagar em um dos locais indicados.


Fonte: CNBB

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Fiéis constroem torre da Igreja

A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, iniciou a construção da torre da capela de Nossa Senhora da Piedade, no bairro Frei Damião. Construída na década de 90, a capela passou por uma reforma em 2007, ano em que também foi ampliada. Em 2008, os fiéis da comunidade realizaram campanhas e eventos para conseguir os recursos necessários para construir a torre da Igreja. Os trabalhos foram iniciados no mês de março e, agora, já está com a segunda laje da torre cosntruída.




Fotos: Flavio Luiz

Correios lançam selo em homenagem a Zilda Arns

Selo em homenagem a Zilda Arns
Foto: divulgação


Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos criou um selo em homenagem à fundadora das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, médica Zilda Arns. Nacionalmente, o selo foi lançado dia 25 de março, em Curitiba (PR). No Rio Grande do Norte, o lançamento acontecerá dia 29 de abril, às 9 horas, na Câmara Municipal de Natal. Na ocasião, haverá uma homenagem póstuma, feita pela Câmara. Os Correios também homenagearão seis pessoas, com o “selo do dia”.

Receberão uma cartela com selos, o Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo; o ex-coordenador estadual da Pastoral da Criança, Diácono Francisco Teixeira; a atual coordenadora estadual, Marlúzia Pessoa; o coordenador estadual da Pastoral da Pessoa Idosa, José Carlos; o ex-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Abelírio Rocha, e o presidente da Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, vereador Hermano Morais. Para a cerimônia, estão sendo convidadas lideranças paroquiais e de áreas das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa.

Os Correios mandarão confeccionar 600 mil exemplares do selo, para todo o Brasil. O valor da unidade é de R$ 1,45. A ilustração do selo é uma obra da artista plástica, Thereza Regina Barja Fidalgo. Nele, o rosto de Zilda Arns divide o espaço com o desenho de famílias e com um coração branco, que representa a paz. Dentro, a frase: “Para que todas as crianças tenham vida”. Embaixo do coração, uma criança com os braços abertos, em sinal de vitória.

Zilda Arns faleceu em janeiro último, aos 75 anos, durante o terremoto que devastou o Haiti.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Pascom organiza Tríduo da Comunicação

Agentes da Pascom das paróquias do VII Zonal, no miss@o.Com
Foto: José Bezerra

Os agentes da Pastoral da Comunicação, nas paróquias, começam a preparar o Tríduo da Comunicação, a ser realizado de 14 a 16 de maio. A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, definiu as seguintes atividades: na sexta-feira, dia 14, sessão do Cinema Itinerante; sábado, dia 15, uma cristoteca; e domingo, Dia Mundial das Comunicações Sociais, haverá uma Feira Pastoral e a Missa da Comunicação.

Na paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu, a Pastoral da Comunicação realizará uma Mesa Redonda, abordando o tema: “A influência dos meios de comunicação na Educação”.

Neste ano, a mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações tem como

tema: “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios de comunicação a serviço da Palavra”. O Tríduo da Comunicação foi proposto pelos agentes da Pascom na elaboração do Plano da Pastoral para este ano. Em nível arquidiocesano, haverá uma Mesa Redonda, no dia 15, das 9 às 12 horas, no auditório da Livraria Paulinas, na rua João Pessoa, em Natal.

Em Nova Cruz, o tríduo começa na sexta-feira, 14, no Colégio Nossa Senhora do Carmo, com a presença do professor e coordenador estadual da Pastoral da Criança, Milton Dantas. Nos dias 15 e 15 de maio, será realizado em frente a Igreja Matriz, a feira pastoral. No domingo dia 16, às 19h, acontecerá a missa da comunicação.
Fonte: Jornal A Ordem online

Encerramento da festa de Santo Expedito

A festa aconteceu no período de 16 a 19, na capela do 8º BPM, em Nova Cruz, e contou com a participação de várias autoridades e fiéis devotos de Santo Expedito. Na segunda-feira, 19, aconteceu a procissão e missa de encerramento da festa.


Fotos: Flavio Luiz











terça-feira, 20 de abril de 2010

Articulador da pascom visita Passagem

O articulador da Pascom no 8º zonal, Flavio Luiz, visitou no último sábado, 17, a cidade de Passagem, pertencente a área pastoral de Brejinho. O encontro contou com a participação de Any Karla, da Pascom de Nova Cruz e de José Augusto, Eliene Amancio e Maria Rafaela, de Passagem. Foi refletido o que é Pastoral da Comunicação e também o que faz, e ainda uma pequena introdução sobre boletim impresso. Agora a turma de Passagem vai articular os demais membros para planejar a implantação da Pascom naquela comunidade.

Fotos: Vagner de Lima


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Arquidiocese cria mais uma paróquia


Pe. José Irineu, administrador paroquial de Ipanguaçu
Foto: José Bezerra

A mais nova paróquia da Arquidiocese de Natal é dedicada a Nossa Senhora de Lourdes e tem sede na cidade de Ipanguaçu. A criação acontece nesta segunda-feira, às 19 horas, na presença do Arcebispo Dom Matias Patrício de Macêdo. Na ocasião, o Arcebispo dará posse ao primeiro administrador paroquial. Trata-se do Pe. José Irineu da Silva. Ele foi ordenado padre em 7 de outubro de 2008 e, desde então, era vigário paroquial de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz.

A nova paróquia é desmembrada da Paróquia de São João Batista, de Pendências. A partir de agora, a Arquidiocese de Natal conta com 79 paróquias e sete áreas pastorais.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Missa abre festividades do Jubileu de Ouro em Brasília


Nesta terça-feira, às 23h, o Altar Monumento da Esplanada dos Ministérios sediará a missa solene de abertura das festividades do Jubileu de Ouro de Brasília. Presidida pelo arcebispo da cidade, dom João Braz de Aviz, a celebração fará memória ao início da capital federal. A comemoração continua durante todo o dia 21 de abril.

O secretário-geral do Congresso Eucarístico Nacional (CEN), monsenhor Marcony Vinícius Ferreira, explica o motivo do horário: “Essa Missa é um marco histórico. Foi Juscelino Kubitschek que, há 50 anos, pediu que a missa fosse realizada às 23h do dia 20 de abril, no Palácio do Planalto, porque ele queria entrar no dia 21 sob orações”.

Darão sequência às festividades dos 50 anos de Brasília, no âmbito católico, a 48ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 4 e 10 de maio, e o Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2010), entre 13 e 16 de maio. A expectativa é que 300 mil pessoas compareçam ao CEN 2010.

Fonte: CNBB

Cantores católicos da América Latina e EUA se unem em show beneficente ao Chile


No próximo dia 29, cantores católicos da América Latina e dos Estados Unidos irão participar do “Unidos para o Chile”. Trata-se de um evento em prol da reconstrução das casas de alunos da diocese de Talca, no Chile, que foram devastadas pelo terremoto de 8,8 graus na escala Richter, que atingiu a região, na madrugada do dia 27 de fevereiro.

De acordo com a Conferência Episcopal do Chile (CEC), os cantores irão partilhar momentos de oração, canções e louvores durante o evento. “É uma iniciativa da Igreja Católica, que especificamente visa contribuir através da música com uma mensagem de esperança em Jesus sustentado, incentivando a ação de solidariedade aos nossos irmãos. A iniciativa responde à responsabilidade que temos, como cristãos, para anunciar a boa notícia no meio de todos os lugares e circunstâncias”, explica a assessoria de comunicação da CEC.

As contribuições para participar do evento serão aceitas em dinheiro e alimentos não-perecíveis.

Mais informações: www.unidosporchile.org

Fonte: CNBB

Números dos 5 anos de pontificado de Bento XVI


O papa Bento XVI, que nesta segunda-feira, 19, completa 5 anos de pontificado, já realizou 14 viagens pelo mundo. Uma delas foi ao Brasil, em 2007. Até o momento, único país latino-americano que recebeu Joseph Ratzinger desde que ele se tornou papa.

A primeira viagem internacional de Bento XVI foi ao seu país de origem. Ele visitou a Alemanha em agosto de 2005 para presidir o 20º Dia Mundial da Juventude, em Colônia.

Menos de um ano depois, o pontífice viajou à Polônia, país de origem de seu antecessor, o então papa João Paulo II. Em julho do mesmo ano ele foi à Espanha. Ali ele presidiu em Valença o 5º Encontro Mundial da Família; e em setembro voltou à região alemã da Baviera, onde nasceu, visitando Munique, Ratisbona e as pequenas localidades de Altötting e Marktl am Inn.

Ainda em 2006, viajou à Turquia, passando por Ancara, Éfeso e Istambul, onde orou e meditou na Mesquita Azul da antiga Constantinopla.

Em maio de 2007, fez sua primeira viagem à América Latina, ao Brasil, onde visitou São Paulo, Aparecida e Guaratinguetá, e inaugurou a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (Celam), no santuário de Aparecida.

Bento XVI foi à Áustria, em setembro do mesmo ano, onde passou por Viena e pelo santuário mariano de Mariazell. Em abril de 2008, voltou a atravessar o Atlântico, para visitar Washington e Nova Iorque e pronunciar um discurso na Organização das Nações Unidas (ONU). Três meses mais tarde, foi à Austrália, onde presidiu em Sidney o 23ª Dia Mundial da Juventude.

Em setembro de 2008, viajou para Paris, primeira etapa de sua visita à França, onde esteve também no santuário mariano de Lourdes para participar do 150º aniversário das aparições marianas.

No mês de março de 2009, ele fez a sua primeira viagem à África, visitando Camarões e Angola. Dois meses depois, chegou à Terra Santa: Jordânia, Israel e os territórios palestinos, com parada no Monte Nebo, Amã, Jerusalém, Nazaré e Belém. Em setembro, ele foi à República Tcheca. Esteve na capital Praga e nas cidades de Brno e Stara Boleslav.

Já em 2010, entre 17 e 18 de abril, ele foi a Malta, na primeira viagem fora da Itália no ano. Para o ano de 2010, sua agenda prevê viagens a Portugal (maio), Chipre (junho), Reino Unido (setembro) e Espanha (novembro).

Nesses cinco anos de pontificado, Bento XVI publicou três encíclicas: "Deus caritas est" (Deus é amor), de 2006; "Spe salvi" (Salvos na esperança), de 2007, e "Caritas in veritate" (Caridade na verdade), de 2009, de caráter social.

Também nos últimos cinco anos, escreveu "Jesus de Nazaré", seu primeiro livro como papa. Bento XVI já proclamou 573 beatos e 28 santos.

Até agora, o papa Ratzinger realizou sete cerimônias de canonizações, uma delas no Brasil, em maio de 2007, quando Frei Galvão foi elevado às honras dos altares.

O Departamento Filatélico do Vaticano lançará nesta segunda-feira, 19, um selo especial, em comemoração ao quinto aniversário do Pontificado de Bento XVI. O selo trará a imagem do papa, com a inscrição: "5º aniversário da eleição de Bento XVI". Além deste, o Departamento Filatélico se prepara para o lançamento de selos que recordem a visita do Pontífice a Malta, realizada neste fim de semana, e a que ele fará a Turim, no próximo dia 2 de maio.

Para recordar a data, hoje o papa almoçou com cerca de 60 cardeais, no Vaticano.

Fonte: CNBB

Papa Bento XVI pede orgulho das raízes cristãs ao povo de Malta



Bento XVI concluiu na tarde de ontem, 18, a sua viagem a Malta, repetindo um apelo para que o povo deste país tenha orgulho nas suas raízes cristãs. Esta foi, aliás, uma das mensagens centrais da visita a uma das nações mais católicas da União Européia. O Papa pediu que os fiéis conservem a sua “herança religiosa e cultural”, não deixando que a mesma “seja comprometida pelo relativismo”.

Tendo presente a posição geográfica de Malta, Bento XVI deixou alertas para este país que servem também para todo o Velho Continente, recordando os muitos migrantes que chegam à sua costa “para fugir de situações de violência e perseguição” ou em “busca de melhores condições de vida”.

Numa visita que durou pouco mais de 24 horas, Bento XVI falou por diversas vezes da promoção dos valores cristãos, em especial nos países da União Européia. Por várias vezes foi recordado que a justificação para esta visita eram os 1950 anos do naufrágio que levou São Paulo à costa de Malta.

Bento XVI disse acreditar que o episódio, relatado no livro bíblico dos Atos dos Apóstolos, não resultou de um incidente imprevisto, mas da “providência divina”. Bento XVI encontrou-se também com um grupo de pessoas que tinham sido vítimas de abuso sexual por parte de membros do clero, manifestando a sua “vergonha e pesar” perante estes fatos. Um dos participantes relatou à imprensa que o Papa se emocionou e chorou em alguns momentos.

Ao longo dos vários momentos da visita, Bento XVI foi constantemente acompanhado por uma multidão em festa, superando as expectativas da organização local. Tanto na Missa celebrada em Floriana como no encontro com os jovens, em La Valetta, o Papa pediu que os católicos coloquem Deus como sua prioridade, mesmo perante as “tentações” da tecnologia ou de correntes de pensamento contrárias à fé cristã.

Cerca de 100 mil pessoas saudaram o pontífice nas ruas, em suas deslocações com o papa-móvel – algo que superou inclusive as expectativas das autoridades locais. Em outro momento não programado, na saída do palácio presidencial, o Papa saudou seis crianças doentes terminais, abençoando-as pessoalmente.

Essa foi a 14ª viagem de Bento XVI fora da Itália: a próxima é a visita a Portugal, de 11 a 14 de Maio. No dia 2 de maio, em território italiano o Papa vai a Turim para a veneração do Santo Sudário.

Fonte: CNBB