quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Arquidiocese de Natal prepara visita do Núncio Apostólico no Brasil


A Arquidiocese de Natal se prepara para a visita do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D'Aniello, no período de primeiro a 4 de outubro. Na manhã, desta quinta-feira, 22, aconteceu reunião envolvendo o Vigário Geral, Padre Edilson Nobre; o secretário do Arcebispo, Padre Francisco Fernandes; e representantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual e Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (STTU), do município de Natal. Eles prestarão serviço de acompanhamento e segurança em alguns momentos da visita do Núncio à Arquidiocese de Natal.

Fonte:  Arquidiocese de Natal

Lagoa d'Anta festeja padroeira Santa Terezinha


A cidade de Lagoa d’Anta festeja a padroeira Santa Terezinha, de 22 de setembro a primeiro de outubro. Este ano os fieis refletiram o tema: Santa Terezinha, modelo de Fé, Caridade e União com Cristo e com a Igreja!. Na programação da festa consta caminhadas penitenciais, às 5 horas da manhã; celebração da santa missa às 19h30, com pregação de padres convidados; louvor e quermesse. Durante o período da festa os padres Francisco de Assis e Antônio Roberto presidirão missas. 

A festa termina no dia primeiro de outubro com procissão às 16 horas, com a imagem da santa padroeira pelas principais ruas da cidade, seguida de missa de encerramento, presidida pelo arcebispo emérito Dom Matias Patrício.


Arquidiocese de Natal inicia peregrinação das imagens de Nossa Senhora da Apresentação


A Arquidiocese de Natal iniciou a peregrinação de cem capelinhas, com a imagem  de Nossa Senhora da Apresentação padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal. A celebração de envio aconteceu na noite deste dia 21, na Catedral Metropolitana, presidida pelo Padre Antônio Maria. 

As imagens vão peregrinar por lares e instituições, na capital potiguar, com o objetivo de preparar os fiéis para a festa da padroeira, que será celebrada no período de 11 a 21 de novembro.





terça-feira, 20 de setembro de 2016

Dom Jaime retorna de Roma e fala das expectativas para canonização dos Mártires

Dom Jaime com o Papa Francisco, no último dia 15
(Foto: L’Osservatore Romano)

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, retornou de Roma, na noite desta segunda-feira, 19. Na capital italiana, ele foi tratar do andamento do processo de canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Na quarta-feira, 14, Dom Jaime teve uma audiência com o prefeito para a Congregação da Causa dos Santos, Cardeal Ângelo Amato. Também participaram do encontro, o postulador da Causa de Canonização dos Mártires, Frei Giovanni Califano, e o representante do processo de canonização, na Arquidiocese, Padre Júlio César Cavalcante. Na quinta, dia 15, às 11h30 (horário de Roma), o Arcebispo de Natal, acompanhado do arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummens, teve uma audiência com o Papa Francisco.


Em agosto de 2015, Dom Jaime recebeu um telefonema do Cardeal Hummens, informando que havia conversado com o Papa sobre a possibilidade da canonização dos mártires potiguares. Em entrevista à Rádio Vaticano, na sexta-feira passada, o cardeal falou sobre como surgiu a intenção da canonização dos protomártires nativos do Brasil. “Levantei esta causa tempo atrás com o Papa Francisco, lembrando que ele havia canonizado outros beatos históricos antigos e que não há mais muita documentação a ser levantada. Ele já canonizou o Beato Anchieta, o Padre Fabro, um dos fundadores da Companhia de Jesus. Numa audiência que tive com ele, me recordei destes nossos mártires e pensei: ‘Por que não apresentar ao Papa esta questão?’ e escrevi em um memorando ‘se não era possível pensar numa canonização’. Ele reagiu muito positivamente e me disse para conversar com o Cardeal Amato, com o Presidente da CNBB e com o Arcebispo de Natal. Foi o que eu fiz”, disse o arcebispo emérito de São Paulo.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Arquidiocese de Natal prepara festa de Nossa Senhora da Apresentação


Cem capelinhas, com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, vão peregrinar por lares e instituições, na capital potiguar, a partir do próximo dia 21. O objetivo da peregrinação é preparar os fiéis para a festa da padroeira, que será celebrada no período de 11 a 21 de novembro.

O envio das imagens acontece na próxima quarta-feira, 21. Às 18 horas, haverá recitação do terço, na Pedra do Rosário, e, de lá, os fiéis seguem em caminhada, até a Catedral Metropolitana, onde será celebrada missa, presidida pelo Padre Antônio Maria. No final da missa, haverá o envio das imagens e iniciada a peregrinação, que seguirá até 11 de novembro.

 Padre Antônio Maria

Compositor e cantor de músicas religiosas, residente em São Paulo, Padre Antônio Maria é conhecido nacionalmente. Já se apresentou em duetos com Roberto Carlos, Agnaldo Rayol e Ângela Maria, além de ter realizado uma apresentação para o então Papa João Paulo II. Atualmente, ele reza o terço mariano, na Tv Aparecida, de segunda a sexta, às 17h45, e, aos sábados e domingos, às 16h45.

Padre Antônio Maria chega a Natal nesta terça-feira, 20. Às 19 horas, ele dirige um momento de espiritualidade, para agentes de pastorais, no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, na Cidade Alta. Na quarta, às 6h30, ele vai participa do Bom Dia RN, na Inter TV Cabugi; às 9h, participa de um programa, na Rádio Rural de Natal, e, às 19h, preside a missa, na Catedral Metropolitana.


Fonte: Arquidiocese de Natal