sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Paróquia de Nova Cruz acolhe seminarista e envia jovem


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz contará com o trabalho pastoral do seminarista Shirleno Sharlisson de Oliveira, a partir deste mês de fevereiro. Ele ajudará os padres Edilson e Janilson nas atividades da paróquia como também dará assistência a comunidade de Lagoa de Serra e ajudará na formação dos crismandos.

A paróquia também fará o envio do coroinha Elias Gabriel de Oliveira para fazer uma experiência na Congregação Oblatos de Maria Imaculada. O envio acontecerá na missa do domingo, 6, às 7h30, na Igreja Matriz. Elias viajará na segunda-feira, 7, para Recife/PE, onde participará de encontro, depois do dia 15 deste mês vai para Belém/Pa. Segundo Elias, serão 5 jovens que ingressarão na Congregação este mês, sendo ele do Rio Grande do Norte, um da Bahia e 3 de Pernambuco.


Paróquia de Nova Cruz forma equipe e estuda tema da CF


A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, fomou uma equipe para desenvolver a Campanha da Fraternidade 2011. A equipe é formada por 15 pessoas, entre professores, religiosas, agentes de pastorais e os padres. Nesse período, a equipe estuda o tema da Campanha, que é “Fraternidade e Vida no Planeta”, além de planejar como ele será desenvolvido nas comunidades.

Segundo o coordenador paroquial da Pastoral da Comunicação, Flávio Luiz, duas atividades já estão marcadas. A primeira acontecerá dia 27 de fevereiro, no Centro Pastoral do Catolé, e será um momento de formação para os agentes pastorais e representantes das comunidades. “O objetivo é capacitar as pessoas para participarem mais ativamente da Campanha, realizando, inclusive, os encontros da CF em Família”, explica Flávio.

Outra atividade será o Fórum Ambiental, marcado para dia 17 de março, que abordará o tema: “A vida do planeta está em nossas mãos”. Para o Fórum, serão convidados representantes de entidades governamentais e não governamentais, de escolas, associações e conselhos municipais. “Será o momento para apresentar a Campanha da Fraternidade e buscar ações concretas para amenizar os problemas do meio ambiente, no município de Nova Cruz”, diz o coordenador da Pascom.

A equipe da CF também pretende elaborar um documentário sobre os problemas ambientais existentes no município.


Correspondentes participam de reciclagem

Encontro de correspondentes, em fevereiro de 2010
Foto: Cacilda Medeiros

Mais de trinta agentes da Pastoral da Comunicação participarão de um momento de formação e reciclagem, dia 12 próximo, das 8 às 12 horas, na sala da Pascom, no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral. Todos eles atuam como correspondentes do Programa Ritmo Pastoral, apresentado diariamente, das 13h30 às 14 horas, pela Rádio Rural de Natal. Cada correspondente participa do programa uma vez por semana, em dia fixo, por telefone, e divulga as notícias de sua respectiva Paróquia.

“No encontro, faremos uma avaliação do desempenho de cada correspondente. Nossa intenção é melhorar, ainda mais, a participação dos agentes da Pascom, no Programa”, explica Cacilda Medeiros. Ela, juntamente com o Diác, José Bezerra, produzem e apresentam

o programa. Eles pedem que os correspondentes confirmem presença no encontro até o dia 8 de fevereiro, através do telefone: 3615-2800 ou endereço eletrônio: pascom@arquidiocesedenatal.org.br.

O Ritmo Pastoral tem se destacado como uma experiência exitosa da Pastoral da Comunicação, na Igreja Católica, no Brasil. Ele pode ser ouvido através da Rádio Rural AM 1090 ou pela internet, no endereço: blog.cancaonova.com/natal.

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Pascom mais uma vez sai entre os mais acessado


Segundo o blog "revistaespacolivre.blogspot.com" sai a relação dos 20 blog mais acessados no mês de janeiro da região Agreste Potiguar. A pascom com seu blog cujo objetivo é divulgar as atividades da Paróquia de Nova Cruz, como também as noticias da Igreja Católica, aparece em 6º colocado. Só temos a agredecer a você que acessa todos os dias e que continuem acessando cada vez mais. Ainda esta semana saiu a relação do 10 mais acessados e o blog da pascom apareceu em 9º colocado, nesta última o blog vai para 6º.

Confira abaixo a relação completa:

1º CORREIO DO AGRESTE
2º PROFESSOR JOÃO MARIA
3º ABRAÃO NA REDE
4º NOVA CRUZ ASSIM
5ª INFORMATIVO MIPIBU
6º PASCOMRN NOVA CRUZ
7º CLAUDIO LIMA NEWS
8º NOVA CRUZ EM FOCO
9º LENILSON DO AGRESTE
10º AGRESTESPORTIVOMCL
11º SERRINHA INFORMA
12º NOVO IMPACTANTE
13º AFRANIO PATRICIO
14º FOLHA POTIGUAR 2012
15º REVISTA ESPAÇO LIVRE
16º SHOW DA CIDADE RG
17º DOUTOR SOS NOTICIAS
18º ANE 2003
19º FLACRUZRN
20º WESLEY RAMON


Fonte: revistaespacolivre.blogspot.com

Procissão encerrou festa de Nossa Senhora da Piedade

Uma multidão de fiéis devotos de Nossa Senhora da Piedade participou na tarde do dia 2 da procissão de encerramento da festa. Muitos vestem roupas de cor azul em devoção e outros vestem mantos azuis para pagar promessa alcançadas por interseção da santa. As ruas do bairro Frei Damião, em Nova Cruz, por onde passou a procissão ficou completamente cheia de devotos.

Quando a procissão chegou na igreja teve inicio a missa presidida pelo Pe. Nicodemos Pereira e concelebrada pelos padres Edilson, Janilson e Ramos. O largo da igreja ficou lotada de devotos. Essa festa cresce a cada ano e muitos aproveitam a oportunidade para demonstrar sua devoção popular.
Ante da procissão muitos já estava em frente a igreja,
o Pe. Edilson fez uma breve reflexão sobre o significado da procissão


A procissão



A missa

Pagadores de promessa
Muitos pagadores de promessa participam da procissão usando roupas de cor azul, cor do manto de Nossa Senhora, como no caso de Vandrielly da Silva (foto acima) que veio com sua Fátima da Silva e sua tia Maria do Socorro, paga uma graça alcançada.


Momentos finais da missa
No final da missa o Pe. Edilson anunciou que o jovem
coroinha Elias Gabriel irá fazer uma experiência
na congregação Oblatos de Maria
Pe. Edilson fez os agradecimentos
e Pe. Nicodemos a benção final
Pe. Janilson fez o arriamento da bandeira

3° Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais da Juventude Missionária


Nesta quinta-feira, 3, teve início na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, o 3° Encontro Nacional de coordenadores Estaduais da Juventude Missionária.

O tema do encontro é “Formação Permanente do Jovem Missionário – Jovens Discípulos Missionários de Jesus Cristo”.

A programação inclui momentos de espiritualidade e formação missionárias, apresentação dos caminhos e trabalhos realizados pela Juventude Missionária em cada estado, avaliação dos encontros e materiais utilizados pelos jovens missionários e planejamento da caminhada do secretariado nacional.

Além disso, será apresentado o primeiro CD nacional da Juventude Missionária, cujas canções foram elaboradas e enviadas pelos jovens de todo o País. O encontro vai até o domingo, 6.

Fonte: CNBB

“Hermenêutica conciliar” é tema de reflexões do segundo dia do curso dos bispos


“Hermenêutica conciliar: reforma ou renovação?”. Este foi o tema de reflexões do segundo dia de atividades do 20º curso para bispos, que acontece desde o dia 31 de janeiro, no Centro de Estudos Sumaré, no Rio de Janeiro. A reflexão foi ministrada pelo monsenhor Gabriel Richi Alberti, da Faculdade de Teologia São Damaso, em Madri.

Durante a palestra, monsenhor Richi citou diversas interpretações da teologia conciliar. Três fases de interpretação e recepção do Concílio Vaticano II foram apresentadas ao longo da sua exposição. Ele discorreu sobre a recepção, que, segundo ele é caraterizada pela exaltação, “pela impressão imediata de que o Concílio era um acontecimento libertador”. Logo após ele falou sobre a segunda fase que nasceu sob o símbolo da decepção daqueles que não conseguiam ver na Igreja, com o passar do tempo, nenhuma real renovação.

Depois ele discorreu sobre o que nomeou como uma nova etapa: o Pontificado do papa Bento XVI, que propôs como chave de leitura da hermenêutica do Concílio Vaticano II, a existência de duas interpretações, uma baseada no conceito de descontinuidade e ruptura, e outra no de renovação, neste caso não como uma ruptura, mas “dentro da continuidade do único sujeito-Igreja, que o senhor nos doou”. E, neste caso, "é um sujeito que cresce no tempo e se desenvolve, permanecendo, contudo, sempre o mesmo, o único sujeito do povo de Deus a caminho".


Ao final da exposição de monsenhor Gabiel Richi Alberti, os bispos se reuniram na capela para oração das Vésperas. Como última atividade do dia, eles visitaram o Centro de Operações Rio, inaugurado pela prefeitura da cidade no dia 31 de dezembro. Ele integra cerca de 30 órgãos municipais e concessionárias com o objetivo de monitorar e otimizar o funcionamento da cidade.

O arcebispo metropolitano de Natal, dom Matias Patricio está participado do encontro.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Última noite da novena da festa da Piedade reuniu fiéis

Muitos fiéis devotos de Nossa Senhora da Piedade participam todos os anos dos festejos em homenagem a padroeira do bairro Frei Damião, em Nova Cruz. Na noite do dia primeiro de fevereiro, os devotos lotaram a igreja e participaram da missa presidida pelo Pe. José Adelson, logo em seguida teve a programação cultural com quermesse e show louvor, animado pela ministério de música Renascer da RCC de Nova Cruz.

A festa termina na tarde do dia 2 com procissão e missa presidida pelo Pe. Nicodemos Pereira, da Diocese de Cajazeiras, concelebrada pelos padres Edilson e Janilson.



Pe. José Adelson


Ministério de Música Renascer

Fotos: Diogo Oliveira

Papa nomeia bispo auxiliar para a arquidiocese de Fortaleza


O papa Bento XVI nomeou o bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza (CE), o padre Rosalvo Cordeiro de Lima, (foto acima) do clero da diocese de Mogi das Cruzes (SP), atualmente pároco da paróquia de São José, em Salesópolis (SP).

Padre Rosalvo Lima nasceu em 25 de janeiro de 1962, em União dos Palmares (AL). Estudou Filosofia no Seminário "Sagrado Coração de Jesus", em Mogi das Cruzes, e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Foi ordenado sacerdote em 1° de novembro de 1991, em Arujá, na diocese de Mogi das Cruzes.

Foi Vigário Paroquial da Paróquia Jesus Cristo Redentor do Homem, em Itaquaquecetuba, diocese de Mogi das Cruzes (1992-1993); Coordenador de Pastoral e Coordenador Vocacional da diocese de Mogi das Cruzes (1994-2000); Administrador Paroquial da paróquia Jesus Cristo Redentor do Homem, em Itaquaquecetuba (1994-1997) e é diretor Espiritual dos Seminaristas da diocese de Mogi das Cruzes.a nomeação ocorreu na quarta-feira, 2.

Fonte: CNBB

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Blog da Pascom de Nova Cruz aparece entre os dez mais acessado segundo pesquisa

O blog da Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz apareceu na lista do dez blog´s mais acessados, segundo site Norte-Americano. Com isso cresce nosso compromisso de cada vez mais oferecer aos amigos internautas uma ótima notícia. Desde já agradecemos a você que acessa o nosso blog e fica bem informado sobre as noticias de nossa Igreja Católica. Confira a matéria abaixo:

O VNT divulgou o ranking dos 10 blogs e sites com maior desempenho do Agreste e Litoral Sul, segundo o Alexa.com

O site Norte-Americano Alexa. avalia o desempenho dos sites e blogs de todo o mundo na Internet. A pesquisa foi feita no dia 30 de janeiro de 2011 e foram pesquisados 60 sites e blogs da região Agreste e Litoral Sul.

A análise é feita em cima do tráfego de visitantes e a popularidade que os blogs e sites têm, e quanto menor o valor do tráfego apurado, mais acessado é.

Confira os sites e blogs do Agreste e Litoral Sul que iniciam o ano de 2011 no TOP 10 dos sites e blogs mais acessados em janeiro/2011l:

1º - Correio do Agreste (Nova Cruz-RN)- Traffic Rank:3,042,431
http://www.correiodoagreste.blogspot.com/

2º - Gazeta do Agreste (Nova Cruz-RN) - Traffic Rank:4,072,163
http://www.gazetadoagreste.com.br/

3º - VNT Online (Várzea-RN) - Traffic Rank: 6,971,749
http://www.vntonline.com.br/

4º - Avança Tibau do Sul (Tibau do Sul-RN) - Traffic Rank: 9,196,354
http://avancatibaudosul.blogspot.com/

5º - Nova Cruz em Foco (Nova Cruz-RN) - Traffic Rank:9,529,881
http://novacruzrnemfoco.blogspot.com/

6º - "Ane" Ligada em você (Nova Cruz)- Traffic Rank: 9,587,917
http://anern2003.blogspot.com/

7º - Juninho CDs (Serrinha/RN) - Traffic Rank: 16,516,317
http://juninhocdsserrinha.blogspot.com/

8º - Impactante (Nova Cruz/RN) - Traffic Rank: 18,086,715
http://novoimpactante.blogspot.com/

9º - Pascom Nova Cruz (Nova Cruz/RN) - Traffic Rank: 18,711,098
http://pascomnovacruzrn.blogspot.com/

10º - Serra Informa (Serrinha/RN) - Traffic Rank: 18,713,423
http://serrainforma.blogspot.com/

Fonte: www.vntonline.com.br

“Os 50 anos do Concílio Vaticano II” é tema do 20º Curso para os bispos do Brasil


Teve início na noite desta segunda-feira, 31 de janeiro, o 20º Curso para os Bispos do Brasil. A formação acontece no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, e reúne cerca de 100 bispos de todo o país. Este ano, o tradicional evento aborda o tema “Os 50 anos do Concílio Vaticano II”.

Na manhã do dia 1º de fevereiro, a primeira palestra do curso foi ministrada pelo bispo da diocese alemã de Regensburg, dom Gebhard Ludwing Müller, que também presidiu a missa do dia. Os bispos também ouviram sobre a Constituição Dogmática Conciliar da Igreja, “Lumen Gentium”, através da temática “Sacramentalidade e constituição carismática da Igreja”.

Durante a palestra, dom Müller explicou que a essência sacramental é o que dá forma à Igreja. E que, à constituição essencial da Igreja pertence às realizações sacramentais inerentes a ela; a hierarquia eclesiástica; e ainda o apostolado dos leigos como exercício autêntico da missão salvífica da Igreja.

“De acordo com o Concílio Vaticano II, a Igreja como Sacramento leva, em contrapartida, à unidade com Deus e dos homens entre si, e, exatamente assim, pode vir a ser sinal visível da graça, da redenção e da salvação no mundo”, disse.


Para monsenhor Nelson Francelino que será ordenado no próximo sábado, 5, esta é uma oportunidade única de convívio e preparação para a vida episcopal.

“O curso dos bispos nos introduz ao convívio com o núcleo brasileiro do episcopado. E o tema desse curso é muito interessante, o Concilio Vaticano II , em meio a toda essa pluralidade e ao tempo que passa, não se pode deixar misturar os conceitos fundamentais. Vamos objetivar as conclusões do Concilio e isso me ajudará muito já que vou entrar no serviço do episcopado”, disse o monsenhor.

Fonte: CNBB

Comissão Nacional da Pastoral Familiar lança “Hora da Família” 2011



A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar lançaram o subsídio “Hora da Família” 2011. O tema deste ano é: “Família, Pessoa e Sociedade”. O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família que, este ano será de 14 de 20 de agosto.

A Semana Nacional da Família é um evento anual que faz parte do calendário de, praticamente, todas as paróquias do Brasil e teve o início em 1992. O subsídio começou a ser editado desde a vinda do Papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicada anualmente. Atualmente está em sua 15ª edição com uma tiragem de 210.000 mil exemplares.

“A família vem enfrentando grandes desafios, inquietações e ataques de quem deveria defendê-la. Convocamos a sociedade a debater este ano sobre este tema” disse o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, padre Luiz Antonio Bento. A publicação traz sugestões de celebrações e reflexões sobre o dia das Mães, dia dos Pais, dia do Catequista, dia do Nascituro, além de 10 encontros a serem realizados pelas famílias, entre outras.

“A família é um valor insubstituível para a sociedade. Investir na família é investir na sociedade”, concluiu padre Bento.

Para adquirir o “Hora da Família” 2011 ligue (61) 3443-2900 ou acesse o site www.pastoralfamiliarcnbb.org.br

Fonte: CNBB

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Festa da Piedade continua até dia 2

A festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do bairro Frei Damião, em Nova Cruz, está acontecendo desde o dia 24 de janeiro. A cada noite, as pastorais, os fiéis devotos e padres participam da festividade que terminará dia 2 de fevereiro. Na noite de domingo, dia 30, teve mais uma noite de quermesse e show louvor ao lado da Igreja. A atração foi a banda religiosa Recomeçar, de Nova Cruz.

A festa prossegue com missas às 19 horas, seguido da programação cultural, com show´s religiosos, como a cantora Fatima Santos e Ministério de Música da RCC. No dia 2, a grande procissão de encerramento, pelas ruas do bairro, a partir das 16 horas, seguido de missa, presidida pelo Pe. Nicodemos Pereira, da Diocese de Cajazeiras/PB, concelebrada pelos padres Edilson Nobre e Janilson Francisco.

Fotos do show da banda Recomeçar




Equipe paroquial da CF estuda tema e planeja atividades

Momento de estudo da equipe, realizado dia 29

Os membros da equipe paroquial da Campanha da Fraternidade, em Nova Cruz, tiveram um momento de estudo sobre o tema e planejamento das atividades que serão desenvolvidas. Na reunião a equipe fez uma analise sobre o problema da preservação do meio ambiente em Nova Cruz. Fraternidade e a Vida no Planeta é o tema da campanha este ano. Duas atividades já estão sendo planejadas para serem desenvolvidas na paróquia: uma será momento de formação para os agentes de pastorais, marcado para dia 27 de fevereiro, e outro pretende reunir toda sociedade civil organizada para debater o tema a apresentar soluções para amenizar o problema, cujo nome será Forum Ambiental, marcado para o dia 17 de março.

A equipe da CF, está se reunindo sistematicamente para estudar, aprofundar o tema e planejar as atividades. No próximo dia 6, a equipe volta a se encontrar na casa paroquial.


Catequistas participaram de encontro

As catequistas da paróquia de Nova Cruz participaram do encontro de formação, na manhã de domingo, dia 30, no Centro Pastoral do Catolé. O encontro foi assessorado pela equipe paroquial da catequese e teve a participação do Pe. Janilson Francisco. As catequistas tiveram um ótima oportunidade para saber mais sobre os trabalhos que serão realizados durante este ano e aprofundaram sobre o tema da campanha da fraternidade 2011.

No próximo domingo, dia 6, será a vez dos novos catequistas participarem de momento de formação, no Centro Pastoral do Catolé, a partir das 8 horas.




Fotos: Karla Priscila

Comunicação é tema do curso de formação do clero natalense

Padres da Arquidiocese de Natal
Foto: José Bezerra


O curso do clero da Arquidiocese de Natal será realizado no período de 15 a 17 de fevereiro, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, Natal. O tema será “Os desafios e as oportunidades da Comunicação na era da localização e globalização - um olhar para os novos tempos”. O assessor é o Pe. Gildásio Mendes, salesiano, atualmente na Inspetoria de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Pe. Gildásio tem mestrado em jornalismo, pela Pontifícia Universidade Salesiana, de Roma, e em realidade virtual, pelo Departamento de Telecomunicação da Michigan State University, dos Estados Unidos, na qual também fez doutorado em Comunicação. No Brasil, ele assessorou a CNBB em algumas áreas da Comunicação e é membro do Comitê Internacional de Estudos da Comunicação, da Congregação Salesiana e do Conselho Nacional do Boletim Salesiano.

Para ele, “evangelizar e catequizar na era das novas tecnologias digitais, na era da informação e da chamada cultura midiática, é urgente e necessário a compreensão dos novos fenômenos da comunicação, que compreende as novas linguagens, novos métodos, novos conteúdos, novos atores e redes envolvidas nos processos comunicativos”. “Evangelização e comunicação formam um binômio inseparável”, diz.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br