sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Nova Cruz inicia peregrinação da padroeira


A imagem da Imaculada Conceição, padroeira de Nova Cruz, peregrinará pelas comunidades rurais da Paróquia, no período de 8 a 29 deste mês. A intenção é preparar os fiéis para a festa da padroeira, que será celebrada de 29 de novembro a 8 de dezembro.


Também no mesmo período cerca de 100 quadros da Imaculada peregrinará pelas casas de familias católicas que moram nos bairros de Nova Cruz. Com os quadros vários missionários acompanharão as visitas.


A abertura da peregrinação acontece na próxima segunda-feira, dia 8, com missa às 19 horas, na Igreja Matriz, presidida pelo Pe. Edilson Nobre, em seguida a imagem seguirá em carreata para a comunidade de Trigueiro e os quadros seguirão para as visitas das primeiras familias.

Os santos de hoje são pessoas comuns de ontem

Fiéis contemplando as relíquias de Irmã Dulce, em Salvador - BA

A Igreja Católica celebra a solenidade litúrgica de “todos os santos”, neste domingo, dia 7. No calendário civil, a data é primeiro de novembro. Mas, quem são “todos os santos”? E por que esta expressão, nas celebrações litúrgicas? A expressão se refere a todas as pessoas que, no anonimato, viveram fielmente a recomendação bíblica: “sede santos, como vosso Pai do céu é santo”(cf.1Pd 1,15-16).


Muitas foram mortas por professar a fé cristã católica, principalmente na época da perseguição de Diocleciano. Constam em registros históricos que “o número de mártires era tão grande que se tornou impossível determinar um dia para cada um”.


O primeiro registro de um dia comum para a celebração de “todos os santos” está em Antioquia, no século IV, no domingo seguinte ao de Pentecostes. A tradição de celebrar Todos os Santos se mantém até os dias atuais.


Fonte: Jornal A Ordem online

Bispos conhecerão obras da Transposição

Alguns dos bispos do Nordeste 2
Foto: Cacilda Medeiros

Os bispos das Dioceses do Regional Nordeste 2, da CNBB, se reunirão em Floresta (PE), nos 8, 9 e 10 deste mês. No dia 8, às 6 da manhã, os bispos se concentrarão na sede do Regional, em Recife e, de lá, partem para a cidade de Floresta. À tarde, haverá reunião do Conselho Regional e, às 19h, missa, na Catedral.


No dia 9, os bispos visitarão as obras da transposição do Rio São Francisco - eixo leste. Nesse dia, eles almoçarão no canteiro de obras da transposição. No dia 10, conhecerão os trabalhos do eixo norte, no município de Cabrobó. O encontro terminará no dia 10, às 18h, com missa, na cidade de Salgueiro, sede da nova diocese do Regional. O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, participará do encontro.
Fonte: Jornal A Ordem online

Lugares de romarias ganham destaque em calendário

A Arquidiocese de Natal, por meio da Pastoral da Comunicação e do Setor de Economato, lança um “calendário 2011”, com 12 páginas dedicadas aos lugares de romaria. A intenção, segundo o ecônomo, Vital Bezerra, é difundir os lugares de romaria e algumas igrejas históricas, existentes no território da Arquidiocese.

No mês de janeiro, o destaque é para o Santuário de Santos Reis, em Natal; em fevereiro, Nossa Senhora da Piedade, de Espírito Santo; março, Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré; no mês de abril, são destacadas três igrejas históricas, localizadas no centro da capital: a de Nossa Senhora da Apresentação, a Igreja do Galo e a de Nossa Senhora do Rosário; maio, Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz; junho, Monte de Santana, no município de São Pedro, e Alto do Cruzeiro, em Monte das Gameleiras; julho, Mártires de Cunhaú; agosto é destinado à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, em Natal, e à Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta; setembro, Pe. João Maria; outubro, Mártires de Uruaçu; novembro, Catedral Metropolitana; e dezembro é dedicado ao Bom Jesus dos Navegantes, em Touros . Em cada página, também há um texto cominformações sobre o lugar destacado.



Na última página há uma lista de todas as paróquias e áreas pastorais da Arquidiocese, com os respectivos números de telefone. O calendário, medindo 50 cm de altura por 32 cm de largura, pode ser adquirido, ao preço de doze reais, a unidade, na sala da Pastoral da Comunicação - subsolo da Catedral; na livraria da Catedral e no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz.

Foto: Capa do calendário

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Festival de prêmio acontece neste domingo em Nova Cruz

A paróquia de Nova Cruz realizará festival de prêmios no próximo domingo, dia 7, em frente a Igreja Matriz. Serão sorteados 7 prêmios em cinco chamadas. Para você concorrer basta adquirir uma cartela ao preço de R$ 10,00, com os membros das pastorais ou na secretaria paroquial. Por motivo da realização do festival de prêmios, só acontecerá missa às 7h30, na Igreja Matriz.

Confira a prêmiação:

Primeiro prêmio: uma bicicleta e um garrote
Segundo prêmio: um fogão de 6 bocas e um micro-ondas
Terceiro prêmio: uma TV LCD 32''
Quarto prêmio: um computador
Quinto prêmio: uma moto 0 KM


Madre Bárbara Maix será beatificada neste sábado em Porto Alegre


Nesta sábado, 6, a fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Bárbara Maix, será beatificada, em Porto Alegre (RS), em cerimônia a ser presidida pelo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, dom Ângelo Amato. A missa será no Ginásio Gigantinho e terá transmissão ao vivo da TV Canção Nova a partir das 13h30.

O processo começou em 1993 e teve a autorização da Santa Sé publicada em maio deste ano pelo papa Bento XVI, através do decreto do milagre atribuído a intercessão da madre. O decreto fala sobre o menino Onorino Ecker, que em julho de 1944, ficou completamente curado após sofrer queimaduras de terceiro grau. O garoto brincava quando lhe sobreveio uma panela de água fervente. Através do reconhecimento deste milagre, deu-se o último passo para a beatificação.

Bárbara Maix nasceu em Viena, na Áustria, em 1818, mas a perseguição às ordens religiosas, movida pela revolução de 1848, fez com que ela e outras 21 companheiras fossem expulsas do país. Em maio de 1849, já no Brasil, a religiosa fundou a congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro, atuando nas áreas da educação e saúde dos órfãos, crianças e mulheres pobres

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria está presente no Brasil e em mais oito países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Venezuela, Moçambique, Bolívia, Itália e Haiti.

Madre Bárbara Maix viveu 14 anos na capital gaúcha e retornou ao Rio de Janeiro, onde morreu no dia 17 de março de 1873, aos 54 anos. Seus restos mortais estão depositados na Capela São Rafael, em Porto Alegre.


Fonte:CNBB

Natalense participa de Seminário sobre Pastoral Urbana

O assistente eclesiástico da Pastoral da Juventude, da Arquidiocese de Natal, Pe. Iranildo Virgílio da Cruz, participará de um Seminário Nacional sobre Pastoral Urbana, realizado nos 10, 11 e 12 deste mês, em Brasília (DF). O evento é promovido pelo Instituto Nacional de Pastoral - INP, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.

Segundo o presidente do INP, Pe. Agenor Brighenti, o objetivo do Seminário é contribuir com a obra de evangelização da Igreja no Brasil, no contexto urbano. Durante os três dias serão abordados temas como “Territórios e dester-ritorialidade”; “subjetividade e autonomia”, “midiatização e mediatização” e “novas formas de sociabilidade e exclusão”.

O Seminário é direcionado aos coordenadores de pastoral de cem dioceses das cidades de maior população do Brasil.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Festa da padroeira da Arquidiocese começa dia 11

Caminhada de encerramento da festa, em 2009
Foto: Cacilda Medeiros


A programação da festa da padroeira da cidade do Natal e da Arquidiocese, Nossa Senhora da Apresentação, será aberta dia 11 próximo. Neste ano, a festa terá como tema: “Maria, Senhora da Apresentação, escola de discipulado e missão na Igreja de Natal”.

No dia 11, as atividades começarão às 15h30, com missa, na Catedral; às 16h30, acontecerá o primeiro Cortejo do Rosário; às 18h, procissão da bandeira; às 19h, apresentação da Orquestra Sinfônica do RN, na Catedral, seguida de hasteamento das bandeiras.

De 12 a 20, a programação diária é a seguinte: às 5h, caminhada da Igreja do Rosário para a antiga Catedral, concluindo com celebração eucarística; às 11h, missa, na Catedral; às 16h, Ofício de Nossa Senhora e missa, na Catedral; às 17 h, missa, na antiga Catedral; às 18h, na Catedral, reza do terço, transmitida pela Rádio Rural, e, às 19h, novena. Todo o novenário será presidido pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. As pregações e bênçãos do Santíssimo Sacramento serão feitas por padres da Arquidiocese. Todas as noites, após a novena, há funcionamento de quermesse.

No dia 21, último dia da festa, a programação é intensa e começa a zero hora, na Pedra do Rosário, com uma vigília. Às 4h30, acontecerá a procissão fluvial, pelas águas do Rio Potengi, com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação. Às 5h, missa, na Pedra do Rosário, presidida por Dom Matias. Às 7h30, missa solene, na antiga Catedral, presidida por Mons. Agnelo Dantas Barretto. Às 10h, na Catedral, missa solene, na Catedral. A partir das 14h, 7º Natal Caminha com Maria, do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré até à Catedral, encerrando com missa, transmitida pela Rádio Rural de Natal e pela Rede Vida de Televisão.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Bento XVI faz sua 18ª viagem


Começa no próximo sábado, 6, a viagem de dois dias que o papa Bento XVI fará à Espanha. Ele visitará Santiago de Compostela, por ocasião do Ano Santo Compostelano, e Barcelona, onde haverá a dedicação do Templo da Sagrada Família. Esta será a 18ª viagem internacional de Bento XVI. Em 2011, ele volta à Espanha, no mês de agosto, para a Jornada Mundial da Juventude, em Madri.

Segundo o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Frederico Lombardi, a visita a Santiago de Compostela é “eminentemente pastoral” e o papa será um “peregrino entre os peregrinos” para rezar no túmulo do apóstolo São Tiago.

Já em Barcelona, Bento XVI fará a dedicação do Templo da Sagrada Família, que recebe o título de Basílica Menor, e falará sobre fé e arte.

Setor Juventude prepara ida de jovens brasileiros à JMJ



Uma equipe de quatro pessoas foi enviada à Espanha pelo Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para conhecer as dioceses que acolherão a delegação oficial do Setor na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no próximo ano. Formada pelo assessor do Setor, padre Carlos Sávio Ribeiro, e pelos jovens Janaína César, Maristela Ciarrochi e Tiago Miranda, a equipe chegou à Espanha na semana passada, dia 26, acompanhada da assessora do Setor Universidades da CNBB, Irmã Eugênia Lloris, que é espanhola.

“Esse momento [da visita] é importante para conhecermos as diferentes realidades em cada diocese que nos acolherá, com suas características e modos de vivenciar a fé, preparando o encontro com o Santo Padre”, disse padre Sávio.

A equipe já esteve nas dioceses de Valência, Madri, Ávila, Ciudad Real e Cáceres. O grupo visitou também o comitê central da organização da JMJ em Madri para acertar a acolhida da delegação brasileira, que também será formada por bispos, padres, religiosos e leigos. Antes de voltar ao Brasil no próximo dia 7, o grupo irá às dioceses Sevilha e Granada.

A Jornada Mundial da Juventude, que é o encontro dos jovens com o papa, será em Madri de 16 a 21 de agosto de 2011. A delegação brasileira será composta por dois jovens de cada uma das 273 dioceses brasileiras, escolhidos pelo próprio bispo diocesano, e pelos coordenadores nacionais de outras organizações que trabalham com jovens.

Fonte: CNBB

Pe. Iranildo deixará Nova Cruz

O Pe. Iranildo Augusto, vigario paroquial de Nova Cruz, deixará a paroquia no dia 14 deste mês. Com ordenação dos novos padres na arquidiocese de Natal, eles foram nomeados vigarios paroquiais, com isso Nova Cruz vair receber um novo vigario e o padre Iranildo assumirá a administração da área pastoral de São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Gostoso/RN.
A missa de despedida do Pe. Iranildo está marcado para o dia 14 deste mês, na Igreja Matriz em Nova Cruz, às 19 horas. Ainda neste mês o Pe. Iranildo assumirá a area pastoral, com missa de posse marcado para o dia 21 de novembro.

Peregrinação prepara fiéis para festa da padroeira

A paróquia de Nova Cruz vai iniciar a peregrinação da imagem centenária da Imaculada Conceição pelas comunidades rurais e também vários quadros da Imaculada pelos bairros da cidade. É a peregrinação que acontece todos os anos em preparação para festa da padroeira que acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro.
A peregrinação terá inicio no dia 8 de novembro com a missa do envio, às 19 horas na Igreja Matriz. Na ocasião em que será enviado a imagem para peregrinar pelas comunidades, cerca de 100 missionários também serão enviados para acompanhar os quadros da Imaculada que neste ano visitará as familias catolicas da cidade de Nova Cruz.
A peregrinação é um momento forte de evangelização, em todas as comunidades em a imagem passar haverá missa e missão pelas comunidades. Já nos bairros da cidade, a peregrinação será com os quadros onde os missionarios irão acompanhar a visitar com celebraçãos feitas nas casas das familias.



Paróquia de Nova Cruz realiza festival de prêmios

A paróquia da imaculada Conceição de Nova Cruz vai realizar no próximo dia 7 de novembro o festival de prêmios, a partir das 17 horas, em frente a Igreja Matriz. Serão sorteados 7 prêmios em 5 chamadas, sendo que no 5º prêmio será sorteado um Moto 0 KM. As cartelas já estão venda na secretaria da paroquia ou com memoros das pastorais ao preço de R$ 10,00. O festival será realizado em prol da festa da padroeira que acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dom Matias em Nova Cruz

A missa das crianças, celebrada aos domingos, às 17h, na Igreja de São Sebastião, em Nova Cruz, foi presidida, no dia 31, pelo Arcebispo dom Matias Patricio. Uma multidão de fiéis lotou a Igreja para participar da missa, além de crianças e adultos. No final da missa o Pe. Edilson Nobre, agradeceu a presença de dom Matias, na missa das crianças.






Pe. Edilson fez o agradecimento a Dom Matias pela presença

Pascom realizou cinema na comunidade de Conceição

A Pastoral da Comunicação realizou no último sábado dia 30, mais um sessão do cinema itinerante, na comunidade de Conceição. Na ocasião foi exibido o video-documentário dos 100 anos de criação da Diocese de Natal. O projeto cinema itinerante visa leva filmes e videos para as comunidade da paroquia de Nova Cruz, com o objetivo de evangelizar o povo das comunidades.




Paróquia divulga horário de missas para o dia de finados


A paróquia de Nova Cruz divulga os horários de missas para o dia 2 de novembro, dia de finados. Serão 11 missas nas capelas, igrejas e cemitério da cidade nas comunidades, todas presididas por Pe. Iranildo Augusto e Pe. Edilson Nobre.

7h30 - missa em Lagoa de Serra
8h - missa na Igreja de São Sebastião
9h - missa em Primeira Lagoa e Serrote dos Bezerras
16h - missa no cemitério de Conceição, Lagoa de Serra,
Assentamento, Trigueiro e Juriti
19h - missa no cemitério de Nova Cruz e em Lagoa Limpa do Fernando


Saudação da CNBB aos eleitos




Ao final do segundo turno das eleições, ocorrido neste domingo, 31 de outubro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB saúda todos os eleitos – deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República -, augurando-lhes sucesso na tarefa de representar e defender o povo que os escolheu para esta missão. A CNBB cumprimenta de maneira especial a Sra. Dilma Rousseff, eleita presidente da República, a quem caberá dirigir os destinos da nação brasileira nos próximos quatro anos.Dela e dos demais eleitos se espera fidelidade no cumprimento das promessas apresentadas durante a campanha eleitoral. Passadas as eleições, o compromisso de todos é unir os esforços na construção de um Brasil com paz, justiça social e vida plena para todos. Pesa sobre os ombros de cada um dos eleitos a responsabilidade de corresponder plenamente às expectativas e à confiança, não só de seus eleitores, mas de toda a Nação brasileira.

Saudamos o povo brasileiro, que protagonizou o espetáculo da cidadania e da democracia ao participar ativamente das eleições em seus dois turnos. Cabe, agora, a todos nós, brasileiros e brasileiras, a irrenunciável tarefa de acompanhar os eleitos no exercício de seu mandato, a fim de que não se percam nos caminhos do poder de que foram revestidos.

Que Deus, de quem provém toda autoridade, acompanhe cada um dos eleitos com sua graça e sua bênção. O divino Espírito Santo os ilumine e lhes conceda sabedoria a fim de que tomem sempre as decisões mais acertadas para o bem de nosso povo. Imploramos a intercessão de Nossa Senhora Aparecida para os que foram eleitos e para todo o povo brasileiro

Brasília, 31 de outubro de 2010



Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Fonte: CNBB