quinta-feira, 19 de abril de 2012

Paróquia de Nova Cruz promove Dia de Cidadania

Cartaz da Semana da Cidadania 2012


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizará um Dia da Cidadania, no próximo dia 21, na Escola Estadual Getulio Vargas. A programação começar às 13h com atendimento social e saúde. Durante toda a tarde haverá show musical, brincadeiras e teatro para as crianças, dicas de alimentação saudável e muito mais.

Em nível nacional a Pastoral da Juventude reliaza a Semana da Cidadania. Esta ano tem como tema: “Juventude e Saúde Alimentar” e o lema: "É preciso ter certeza do que se põe na mesa".


Em reunião realizada com o pároco, Pe. Edilson Nobre e representantes das pastorais, foi definida a programação para o Dia da Cidadania, que será realizado no próximo sábado, dia 21. A Paróquia de Nova Cruz convida toda população para participar deste evento, em comemoração ao Dia da Cidadania.
A reunião aconteceu na noite de quarta-feira, dia 18

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Festa de Santo Expedito

Esta acontecendo a Festa de Santo Expedito, padroeiro da capela do 8º Batalhão de Policia Militar, em Nova Cruz. A festa teve inicio dia 15 e prossegue até esta quinta-feira, dia 19. Na noite de quarta-feira, dia 18, o Pároco de Nova Cruz, Pe. Edilson Nobre, presidiu missa. Após a missa aconteceu a programação cultural com apresentação da banda de música da Policia Militar o Grupo G2 de Nova Cruz. A festa termina com procissão às 16h, nesta quinta-feira, dia 19, dia dedicado a Santo Expedito.


Veja mais fotos: Galeria de Fotos

terça-feira, 17 de abril de 2012

Grupo retoma reflexões sociais sobre o RN

Grupo se reuniu para tratar de questões que dizem
respeito à situação social do RN e do Nordeste
Foto: Cacilda Medeiros

Um grupo, formado pelo Vigário Geral, Padre Edilson Nobre; representantes do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários - SEAPAC, Diác. Francisco Teixeira e Procópio Lucena; professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RN; e o professor da Universidade Federal de Campina Grande, Severino José de Lima, se reuniu com o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, no gabinete episcopal, na tarde do último dia 16. A maioria dos que estavam na reunião participou da construção do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Seridó, há cerca de dez anos, quando Dom Jaime era bispo da Diocese de Caicó. “Nestas primeiras semanas como pastor da Arquidiocese de Natal tive a oportunidade de visitar várias instituições, entre elas as universidades. Em todas, sempre recordamos aquela boa fase de construção dos Planos de Desenvolvimento”, comentou Dom Jaime.

Cada participante do grupo falou da experiência do Plano do Seridó e de outras regiões, assim como teceu reflexões a cerca da situação sócio-econômica do Rio Grande do Norte e da Região Nordeste. “Há um desejo de retomarmos este tipo de diálogo com a sociedade e com o governo”, destacou José Procópio, do SEAPAC.

Dom Jaime falou sobre o Observatório Social do Nordeste, criado em Campina Grande, no ano passado, do qual ele faz parte do Conselho Superior. “O Observatório é um organismo, que reúne pessoas da Igreja e instituições sociais, cuja finalidade é conhecer melhor a realidade sócio-econômica do Nordeste”, informou o Arcebispo.

Todos os participantes da reunião afirmaram o desejo de retomar as reflexões a cerca da situação sócio-econômica do Estado e, futuramente, construir um Plano de Desenvolvimento para o território da Arquidiocese de Natal. “Favorecer estas reflexões sobre a atual situação, inclusive a seca, desafios e perspectivas do semiárido nordestino, é uma grande contribuição que a Igreja Católica pode oferecer à sociedade”, enfatizou o Diácono Teixeira.

Como encaminhamento da reunião, o grupo propôs a realização de dois seminários, sendo um para um público interno, da Igreja; e outro aberto para a sociedade. A próxima reunião do grupo, para iniciar o planejamento dos seminários, acontecerá dia 25 próximo, às 14 horas, no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Paróquia de São Camilo terá novo pároco

Pe. Valtair, novo pároco de São Camilo
Foto: José Bezerra

Padre Valtair Lira Lucas (foto acima) foi nomeado, pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, pároco da Paróquia de São Camilo de Léllis, no bairro de Lagoa Nova, Natal. Dom Jaime fez a nomeação na última segunda-feira, antes de viajar a Aparecida (SP), para participar da 50a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. A posse do Padre Valtair, na Paróquia de São Camilo será dia primeiro de maio.

Ele sucederá Padre Normando Pignataro Delgado, falecido dia primeiro de fevereiro. Padre Valtair é chanceler da Arquidiocese de Natal e, até agora, também exercia a função de vigário paroquial de Santana e São Joaquim, de São José de Mipibu. Ele tem 43 anos de idade e foi ordenado sacerdote em 28 de outubro de 1999.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Bento XVI completa 85 anos de vida e 7 de pontificado


A Igreja no mundo inteiro tem três intenções de oração especiais nos próximos dias. Nesta segunda-feira, 16/04, Bento XVI celebra 85 anos de vida. No dia 19/04, quinta-feira, é o sétimo aniversário de sua eleição para sucessor do Apóstolo Pedro, e o início do pontificado em 24/04, terça-feira.

Em seu editorial semanal, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, da Rádio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano, Padre Federico Lombardi, recordou a expectativa que existia na Igreja há sete anos, quando o cardeal Ratzinger foi eleito papa: “um teólogo que por tanto tempo dirigiu um dicastério tão doutrinal saberia assumir uma tarefa tão diferente: o governo pastoral da Igreja universal”.

“Nestes sete anos, vimos 23 viagens internacionais a 23 países, e 26 viagens na Itália; assistimos 4 Sínodos dos Bispos e 3 Jornadas Mundiais da Juventude; lemos três Encíclicas, inúmeros discursos e atos magisteriais; participamos de um Ano Paulino e de um Ano Sacerdotal. Por fim, vimos o Papa enfrentar com coragem, humildade e determinação – ou seja, com límpido espírito evangélico – situações difíceis como a crise consequente aos abusos sexuais”, avalia Lombardi.

Ele recorda também a produção intelectual do cardeal Ratzinger, com as obras “Jesus de Nazaré” e o livro-entrevista “Luz do mundo”. “Da coerência e da constância de seus ensinamentos, aprendemos sobretudo que a prioridade de seu serviço à Igreja e à humanidade é orientar nossas vidas a Deus”, afirma padre Lombardi, que recorda os próximos eventos importantes da agenda do papa: o Encontro Mundial das Famílias, a visita ao Oriente Médio, o próximo Sínodo da Nova Evangelização e o Ano da Fé.

O porta-voz da Santa Sé também destacou o tom do discurso do papa em seu pontificado, contrário ao relativismo e à indiferença religiosa. “A fé e a razão se ajudam mutuamente na busca da verdade e respondem às expectativas e dúvidas de cada um de nós e de toda a humanidade; que a indiferença a Deus e o relativismo são riscos gravíssimos de nossos tempos. Somos imensamente gratos por tudo isso”.

Na oração do Regina Caeli deste Segundo Domingo da Páscoa, Bento XVI pediu aos fiéis que rezem por ele, para que o Senhor lhe dê as forças necessárias para cumprir a missão. O irmão do papa, Monsenhor George Ratzinger, que vive na Alemanha, está no Vaticano para acompanhar as celebrações destes dias.

Fonte: CNBB

Assessores de Imprensa das dioceses de todo país participarão das coletivas da 50ª AG


redeA 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (AG), que se realiza em Aparecida/SP de 18 a 26 de abril, vai contar com a colaboração de assessores de imprensa das dioceses, organismos e regionais da CNBB em todo o país.

Além dos jornalistas credenciados para a cobertura no local do evento, a Assessoria de Imprensa da CNBB abre a oportunidade para a participação nas entrevistas coletivas, concedidas diariamente pelos bispos na AG.

A partir da lista dos participantes do V Encontro de Jornalistas da CNBB, realizado no mês de março em Brasília, foi feito o convite para a formação de uma Rede de Colaboradores. A colaboração na 50ª AG será a primeira iniciativa que envolvera todo o grupo.

Fonte: CNBB

Cristoteca foi um sucesso

A nova onda da juventude católica agora é CRISTOTECA. Um novo jeito de louvar ao som de músicas católicas remixada. No último domingo, dia 15, o salão do ECC da Paróquia de Nova Cruz foi palco da Cristoteca que animou e agitou toda juventude. Muita música ao som do novo "Dj Diogo" que fez muita gente balançar.



Veja mais fotos: Galeria de Fotos

Movimento Jesus Misericordioso realizou festa

A Festa da Divina Misericordia realizada no último domingo, dia 15, reuniu vários fieis paroquianos que foram até a Igreja de São Sebastião e prestigiaram uma tarde de atividades. Palestras, momento de adoração, louvor, consagração e missa fizeram parte da programação.

A devoção à Divina Misericórdia é um autêntico movimento espiritual dentro da Igreja Católica, promovida pela Irmã Faustina Kowalska, a quem o Papa canonizou no dia 30 de abril de 2000.

O Vaticano publicou um decreto da Congregação para o Culto Divino e os Sacramentos, que seguindo instrução de João Paulo II, estabelece a festa da Divina Misericórdia a ser celebrada no Segundo Domingo da Páscoa. O nome oficial deste dia litúrgico será "Segundo Dia da Páscoa ou da Divina Misericórdia", este ano celebrado no dia 15 de abril. O decreto esclarece que a liturgia do Segundo Domingo da Páscoa e as leituras do Ofício Divino continuarão como estabelecidas no Missal de rito Romano.



Veja mais fotos: Galeria de Fotos

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Arcebispo de Natal participará da Assembleia Geral da CNBB

Dom Jaime viaja na terça-feira, dia 17, a Aparecida, onde ficará até o dia 26
Foto: José Bezerra

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, participará da 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, no período de 18 a 26 de abril, em Aparecida (SP). O tema central do encontro será: “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”. Vários assuntos estarão em pauta, entre eles: comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II; os 20 anos da promulgação do novo Catecismo da Igreja Católica; a 27ª Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2013.

A Assembleia Geral acontece, anualmente, desde 1962, quando bispos de todo o Brasil se reúnem para discutir assuntos pastorais de ordem espiritual e temporal, e, ainda, problemas emergentes para a vida das pessoas e da sociedade, na perspectiva da evangelização. Cerca de 60 bispos participaram da primeira Assembleia. Neste ano, mais de 300 devem participar.

Atualmente, a Conferência Episcopal Brasileira, considerada a maior do mundo, conta com o total de 456 bispos, sendo 297 em atividade e 159 eméritos.

As TVs católicas, assim como o site da CNBB: www.cnbb.org.br divulgarão informações diárias, da 50a Assembleia.

Fonte: Arquidiocese de Natal