quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Encontrão Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo será online


O Encontrão Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo vai acontecer no próximo domingo, 20 de setembro, das 10h às 12 horas, com o tema: “Dízimo: conversão pastoral e missionária”. O evento contará uma palestra ministrada pelo secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portela.

Neste ano, devido à pandemia, será online, transmitido pela Rádio 91.9 FM, Facebook e Youtube da Arquidiocese de Natal e, também, pelas páginas da paróquias no Facebook/paroquiadaimaculadaconceicaorn. O Encontrão acontece anualmente, sempre no 3º domingo de setembro, mês dedicado ao Dízimo, na Arquidiocese de Natal, reunindo em torno de mil agentes. 


 

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Conheça o novo vigário paroquial Pe. Dênison Ricardo




A Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, vai acolher o novo vigário paroquial Pe. Dênison Ricardo, domingo, 20. A  missa de acolhida será às 10h, transmitida pela TV Imaculada Conceição de Nova e rádios locais. Pe. Dênison foi ordenado dia 28 de agosto de 2020, pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, na ocasião foi nomeado vigário paroquial de Nova Cruz. Sua primeira Celebração Eucarística aconteceu dia 06 de setembro de 2020, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, sua cidade natal.

BIOGRAFIA DO PADRE DÊNISON RICARDO DA COSTA BARBOSA

            O Padre Dênison Ricardo da Costa Barbosa nasceu no dia 13 de janeiro de 1984 em Currais Novos/RN, sendo o filho mais novo de Creusa Anália da Costa Barbosa e Francisco de Assis Sabino Barbosa e irmão de George Gustavo da Costa Barbosa.

            Seu batismo ocorreu no dia 19 de maio de 1984 na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz/RN, e foi celebrado pelo então pároco Monsenhor Raimundo Gomes Barbosa. Teve como padrinhos seus avós maternos Bilo Costa e Joaquina Camarão (in memoriam). Nove anos depois, no dia 8 de dezembro de 1993, recebeu pela primeira vez a comunhão eucarística. Foi crismado pelo Monsenhor Francisco de Assis Pereira no dia 22 de novembro de 1998, tendo como padrinho o Monsenhor Raimundo Barbosa. Tanto a primeira comunhão quanto a crisma do Pe. Dênison foram celebradas na Matriz de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz/RN.

            Desde cedo, Pe. Dênison sentiu o chamado ao sacerdócio, tendo participado dos encontros vocacionais do Seminário de São Pedro no ano de 1997, quando tinha 13 anos de idade. Chegou a fazer parte do grupo de Perseverança, da Equipe de Liturgia, foi catequista e coordenador dos coroinhas da Paróquia de Santa Rita de Cássia.

            Iniciou seus estudos no Jardim Escola O Sítio do Pica-Pau Amarelo. Depois passou para o Jardim Escola O Mundo Encantado da Criança, onde fez o ensino fundamental I. Fez o ensino fundamental II no Instituto Cônego Monte, sob os cuidados do Monsenhor Raimundo. Por fim, ingressou no Instituto Educacional de Santa Cruz, onde fez o ensino médio. Em 2002, entrou na UFRN, onde fez a licenciatura e o bacharelado em História, tendo colado grau no dia 28 de setembro de 2007. Dois anos depois, em 2009, ao mesmo tempo em que participava dos encontros vocacionais, o Pe. Dênison começou a trabalhar como professor de História e Geografia no município de Sítio Novo/RN e no Complexo de Ensino ED/HC – Escola Doméstica/Henrique Castriciano, em Natal/RN. Renunciou aos dois vínculos empregatícios para ingressar no Seminário de São Pedro, o que se deu no dia 31 de janeiro de 2010.

            Como seminarista, o Padre Dênison fez o Propedêutico (2010), o curso de Filosofia (de 2011 a 2014, na FAHS - Faculdade Dom Heitor Sales) e o curso de Teologia (de 2015 a 2018, na FAHS e no Seminário de São Pedro). Em 11 de setembro de 2017, recebeu do Senhor Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha o ministério de leitor e, em 17 de dezembro de 2018, o ministério de acólito.  Quanto à atuação pastoral, serviu nas seguintes paróquias: Paróquia de São Lucas no Conjunto Amarante, em São Gonçalo do Amarante/RN, em 2013; Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Lagoa Salgada/RN, em 2014; Paróquia de São João Batista, em Arez/RN, em 2015 e 2016; Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, em Tibau do Sul/RN, em 2017 e 2018. No ano de 2019, realizou seu estágio pastoral na Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em João Câmara/RN, aonde chegou no dia 10 de fevereiro, para auxiliar o padre Josino Raimundo da Silva, seu pároco. Ao final do estágio pastoral, foi ordenado diácono no dia 19 de dezembro de 2019, na Catedral Metropolitana de Natal/RN, por imposição das mãos e oração consecratória de Dom Jaime Vieira Rocha. Na atuação pastoral do seminarista e diácono Dênison na Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em João Câmara e Jardim de Angicos, destacam-se as formações e momentos de espiritualidade proporcionados aos diversos grupos de pastorais, a reativação da Escola da fé na matriz e nos setores missionários e a idealização e implantação do projeto missionário Apostolado em saída, o qual, além de despertar os associados do Apostolado da Oração para a importância da ação missionária, levou a alegria da fé às comunidades mais afastadas da sede paroquial.

            Consciente de que ser padre é agir em nome Jesus Cristo, levando sua misericórdia e ternura aos irmãos e irmãs, o Padre Dênison extraiu da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios o seu lema sacerdotal: PRO CHRISTO LEGATIONE FUNGIMUR (2Cor 5,20) – “Somos embaixadores de Cristo”.

            A ordenação sacerdotal foi realizada na Catedral Metropolitana de Natal, no dia 28 de agosto de 2020, pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, na ocasião foi nomeado vigário paroquial da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz. Pe. Dênison presidiu sua primeira Celebração Eucarística na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, no dia 05 de setembro de 2020.

            No dia 20 de setembro será acolhido como novo vigário paroquial de Nova Cruz, em celebração às 10h, na Matriz da Imaculada Conceição.


 

domingo, 13 de setembro de 2020

Paroquianos rende graças a Deus pelos 23 anos de vida sacerdotal do Pe. Aerton




Fiéis paroquianos da Paróquia da Imaculada Conceição participaram das missas em ação de graças pelos 23 ano de vida sacerdotal do pároco Pe. Aerton Sales da Cunha. Com número de participantes nas missas reduzidos, as missas aconteceram na Igreja Matriz, domingo, 13 de setembro. A missa das 10h, teve transmissão pelas redes sociais e rádios 103 e 107 FM e contou com a presença de autoridades civis do município. Na ocasião o casal Clovis e Gracinha fizeram homenagem em nome da paróquia parabenizando Pe. Aerton.