sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Grupo de alemães visita Mãe Luíza



Dom Jaime em conversa com o grupo de alemães
Foto: José Bezerra

 
Um grupo de alemães da cidade de Penzberg, que criou uma associação para realizar parceria de ajuda com a comunidade de Mãe Luíza, está em visita a Natal. “Decidimos vir comemorar os 15 anos dessa parceria aqui, em Mãe Luíza”, disse Joachim Keller, ex-Presidente da associação. Na quarta-feira, dia 15, o grupo almoçou com o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e o Pe. Robério Camilo da Silva, responsável pela comunidade de Mãe Luiza, no Espaço Solidário, uma das obras que recebe ajuda do grupo. Gisele Matschl é a atual presidente da parceria, que assumiu em 2011, e veio com o esposo e uma filha.

Jovens da comunidade de Penzberg fazem estágio social na comunidade de Mãe Luíza. “É uma forma de prepararmos a geração futura para assumir o trabalho. Minha filha já esteve aqui, e agora fez questão de nos acompanhar nesta viagem”, informou Gisele. Segundo o Pe. Robério, três jovens vão permanecer aqui, sendo uma até dezembro deste ano e duas até janeiro de 2013.

A parceria começou com um encontro do Pe. Sabino Gentilli, em 1983, com o Pe. Conrado, da Alemanha. Em 1987, o Pe. Conrado veio conhecer a comunidade e, ao retornar a Penzberg, formou o grupo, que desenvolve a parceria até hoje. “Eles conseguem os recursos promovendo bazar e outras atividades, uma vez por ano, no mês de novembro”, informa o Pe. Robério. “Nós fazemos um almoço solidário, no mês de novembro, para arrecadar os recursos”, informa Joachim Keller. “Nós realizamos um dia do Brasil e também falamos para a imprensa sobre a comunidade e o trabalho que é realizado, aqui, em Mãe Luíza, mostramos fotografias”, comenta Gisele.

O Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, no final do almoço, falou para o grupo e agradeceu a colaboração, através da parceria, e desejou que ela continue por mais tempo. Desejou que a Providência Divina sempre acompanhe e ajude a todos do grupo, na vida e no trabalho que realizam.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Padre Assis se reunirá com o Conselho Pastoral

Padre Assis reunido com membros do Conselho Administrativo 
Foto: Flavio Luiz


O novo pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, Padre Francisco de Assis Inácio, se reunirá, pela primeira vez, com os membros do Conselho Pastoral, dia 25 deste mês, às 8h30, na Casa Paroquial. A reunião contará com a participação do vigário paroquial, Padre Janilson Macedo; do diácono José Jeová; das religiosas Filhas do Amor Divino e representantes das comunidades. No último dia 12, o padre se reuniu com o Conselho Administrativo Paroquial.



Observatório Social do Nordeste terá novas ações, afirma dom Jaime Vieira Rocha


 

Publicação de anais e de dois livros são as próximas ações previstas para serem realizadas pelo Observatório Social do Nordeste. A informação é do presidente do Conselho Superior do Observatório, dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal (RN).  Segundo o arcebispo, a instituição publicará os Anais do Encontro de Bispos do Nordeste, realizado em 2006, em Campina Grande (PB), que teve o objetivo de resgatar a história do primeiro Encontro de Bispos do Nordeste, ocorrido em 1956, também em Campina Grande, articulado por dom Hélder Câmara.

“O Encontro, em 1956, contou com a participação do então presidente da República, Juscelino Kubitschek. O resultado foram 16 decretos do Governo Federal com medidas e ações concretas em benefício do Nordeste”, explicou dom Jaime. Segundo ele, os anais estão quase prontos e serão impressos na gráfica da Universidade Estadual da Paraíba, uma das instituições que compõem o Observatório Social.

Outra ação prevista para ser concretizada em breve será o lançamento da autobiografia do Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros e, também, a publicação, em forma de livro, da dissertação de mestrado de dom Jaime Vieira, intitulada: “Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros: o arauto da dignidade humana no sertão nordestino”. Dom Jaime é mestrando em Ciências da Religião, na Unicap, em Recife (PE), e defenderá a dissertação no próximo dia 6 de setembro. “Tudo isto acontecerá dentro do contexto do centenário de nascimento de Otto de Brito Guerra, um leigo que se destacou na história da arquidiocese de Natal, e dos 50 anos do Concílio Vaticano II”, enfatizou dom Jaime.

O que é o Observatório

O Observatório Social do Nordeste é uma entidade fundada no ano de 2011, em Campina Grande (PB), como fruto do Seminário sobre a dinâmica socioeconômica e as alternativas para o Nordeste. A entidade tem a finalidade de prestar serviço e colaborar com a gestão pública, acompanhando e contribuindo com dados sobre controle social. O Observatório é composto, inicialmente, pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Facisa – uma faculdade particular de Campina Grande -, diocese de Campina Grande e o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários – SEAPAC, instituição da Igreja Católica, no Rio Grande do Norte.

No último dia 14 de agosto, dom Jaime esteve na cidade de Campina Grande, onde estabeleceu contatos e audiências com diretores de algumas instituições, a fim de consolidar a participação concreta dessas entidades no Observatório Social.

“Atualmente, a sede do Observatório funciona na Facisa, e o centro de estudos para o desempenho do Observatório ficará em uma das dependências da UEPB”, conta dom Jaime. Ele ainda adiantou que o Observatório Social entrará como área de extensão acadêmica da UFPB.

No Rio Grande do Norte, o arcebispo adiantou que pretende convidar a Universidade Federal, universidades particulares e outras instituições para também integrarem o Observatório.


Fonte: www.cnbb.org.br

Rio Grande do Norte sedia encontro regional de diáconos

Na foto, um dos grupos reunidos numa das áreas do Centro de Treinamento de Ponta Negra.
Foto: José Bezerra




Diáconos Permanentes, esposas e aspirantes ao diaconato, das dioceses do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), estão reunidos no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal, de 16 a 19 de agosto. O tema de estudo é “Visão Geral do Contexto em que se deu o Concílio Vaticano II”.

A abertura aconteceu na quinta-feira, 16, com missa, presidida pelo arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha. Depois, haverá a palestra “Introdução sobre o Plano Pastoral do Concílio sobre A Palavra”, feito pelo padre Cláudio Sartori, da arquidiocese da Paraíba. No dia 17, haverá duas palestras: “A Palavra”, a partir das Constituições Lumen Gentium e Dei Verbum, com o padre Cláudio Sartori, e outra sobre “Liturgia”, a partir da Constituição Sacrosanctum Concilium, com o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto.

No dia 18, mais duas palestras, a primeira sobre “A Caridade”, a partir da Constituição Pastoral Gaudium et Spes e a segundo sobre “Os Ministérios Ordenados”, ambas ministradas pelo diácono José Durán y Durán.

O dia 19 será dedicado à avaliação do encontro e informações gerais da Comissão Regional dos Diáconos Permanentes.


Fonte: CNBB - Arquidiocese de Natal

Está no ar site da Pastoral Vocacional



A Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB lança o site da Pastoral Vocacional no Brasil. Trata-se de um instrumento de divulgação das atividades e notícias desta Pastoral nos Regionais e dioceses, útil para a confluência de materiais e subsídios um ponto de encontro de todos os animadores do país.

“Ele passará ainda por muitas inovações. Mas temos, sem dúvida, a consciência da importância da dimensão e do trabalho vocacional para toda a Igreja”, explica o assessor da Pastoral Vocacional da Comissão, padre Valdecir Ferreira.

O lançamento do site ocorre exatamente no mês em que as comunidades realizam o período de intensa reflexão e oração pelas vocações. “O mês vocacional é um período em que devemos buscar um aprofundamento da consciência e da responsabilidade de todos quanto ao chamamento de Deus”, lembra Valdecir. Para ele, as comunidades poderiam “ampliar suas atividades buscando uma maior divulgação e reflexão sobre o referido assunto”.

Para conhecer o site, clique aqui


Fonte: CNBB

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Padre Assis fez visita de cortesia



O Pároco da Paróquia de Nova Cruz, Pe. Francisco de Assis Inácio, fez visita de cortesia ao Comandante do 8º Batalhão de Policia Militar, Major Genilton Tavares, na última quarta-feira, dia 15. Ao recepcionar o Padre Assis, o Major Tavares, agradeceu a visita e apresentou a estrutura do Batalhão e mostrou as instalações. Na ocasião o Padre Assis conheceu o Comandante e Sub – Comandante da 1ª Companhia de Policia Militar, os Tenentes Santos e Alcino, respectivamente. O Pároco conheceu ainda a Capela Santo Expedito que fica da sede do 8º Batalhão, onde atualmente passa por reforma. No final, Padre Assis agradeceu a acolhida e toda atenção que a PM tem prestado à Paróquia de Nova Cruz, sempre que solicitada.

Na terça-feira, dia 14, o Padre Assis foi até a 3ª Diretoria Regional de Educação – 3ª Dired, conhecer a diretora Rosangela Cilene Cavalcante. Lá o padre Assis conheceu as dependências e área de abrangência da Dired e também os trabalhos desenvolvidos nas escolas através da Dired.

O Padre Assis falou sobre a possibilidade de realizar ações como mesa redonda com a educação mobilizando a juventude para conscientizar os filhos e orientar os pais sobre o valor da educação pra melhorar o convívio da sociedade e que a Dired pode contar com a Paróquia de Nova Cruz.  

Na ocasião a diretora da Dired, Cilene, apresentou o vice-diretor, Francinaldo Matias; e outros funcionários como Raimunda Célia Cavalcante e João Felipe de Sena. 



Da esq.: Diego, Pe. Assis,  Major Tavares e Ten. Santos
Crédito da foto: Claudio Lima



 Visita a 3ª Dired

Da esq.: Francinaldo Matias, Célia Cavalcante, Pe. Assis e Cilene
Crédito da foto: Josias de Oliveira



Juventude convoca reunião





Representantes da juventude, das Paróquias da Arquidiocese de Natal, participarão de uma reunião, dia 25 próximo, a partir das 9 horas, no Colégio Marista de Natal. A reunião será coordenada pelo Setor Arquidiocesano da Juventude e contará com a participação da Equipe de Coordenação Arquidiocesana da Campanha da Fraternidade, e do Padre Gímesson Silva, referencial para a Jornada Mundial da Juventude, no Regional Nordeste 2.

Durante o encontro estarão em pauta: Dia Nacional da Juventude; Jornada Mundial da Juventude; Campanha da Fraternidade 2013, e a Semana Missionária, que antecederá a Jornada. Durante a Semana Missionária, que será realizada em todo o Brasil, em julho do próximo ano, a previsão é que a Arquidiocese de Natal receba cinco mil jovens estrangeiros. 

As paróquias devem confirmar presença para a reunião, até o próximo dia 22, pelo telefone: 3615-2800, no horário da tarde.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Padre Assis participou do lançamento da pedra fundamental do fórum de Nova Cruz





O Pároco de Nova Cruz, Pe. Francisco de Assis Inácio, participou da solenidade de lançamento da pedras fundamental para construção de Fórum Eleitoral de Nova Cruz.  A solenidade aconteceu na sexta-feira (10)  com a presença do presidente do TRE/RN, desembargador Saraiva Sobrinho. A 12ª zona Eleioral, com sede na cidade de Nova Cruz, abrangem também os municípios de Lagoa D’Anta, Montanhas e Passa e Fica.


Após a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda Fanfarra Dragões da Independência, o desembargador Vivaldo Pinheiro dirigiu-se aos presentes, numa deferência do presidente Saraiva Sobrinho, pelas ligações profissionais e sentimentais do corregedor Regional Eleitoral, que por mais de 19 anos exerceu o cargo de juiz da comarca.

Além do presidente Saraiva Sobrinho, estiveram presentes em Nova Cruz o vice-presidente do Tribunal, desembargador Vivaldo Pinheiro, os juízes da Corte Jailsom Leandro e Gustavo Smith, além da diretora-geral do TER/RN, Lígia Limeira; José Moraes Neto, procurador do município; Luiz da Costa Prudêncio, presidente da Câmara Municipal; Ricardo Henrique de Faria, juiz da Comarca; Maria Eliete, prefeita de Montanhas; Alexandre Montenegro, chefe de Cartório e o tenente Santos, representando o comandante do Batalhão local, major Zenilton Torres; e Padre Assis, pároco da cidade.


Fonte:TRE/RN 

ECAN oferece mais um módulo




Aula de "Expressão Oral e Escrita", ministrada no mês de julho
 José Bezerra


Os quarenta alunos do Curso de Comunicação para a Pastoral, oferecido pela Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal - ECAN, participam de mais um módulo, no próximo fim de semana, dias 18 e 19 de agosto. Nesse módulo, acontecem as primeiras aulas das disciplinas de “Jornal Impresso”, ministrada pela jornalista Luiza Gualberto, agente da Pascom, na Paróquia de Nossa Senhora da Candelária; e “Tecnologias da Informação e da Comunicação e Convergência Digital”, ministrada pelo jornalista Juciano Lacerda, professor do Departamento de Comunicação, da UFRN. As aulas acontecem no Centro Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, Natal.

O Curso de Comunicação para a Pastoral teve início no mês de março e se prolongará até o mês de dezembro. A ECAN funciona em parceria com a Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Como acontece a JMJ?




A programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 também deverá seguir o mesmo padrão. Ela estará dividida em uma sequência de atos centrais, culturais e especiais. A agenda oficial, com horários, ainda não foi divulgada.

"Os atos centrais são a coluna dorsal da Jornada", explicou o coordenador geral do Comitê Organizador Local (COL), monsenhor Joel Portella Amado. "Acontecem, em geral, com a participação do Papa".

A primeira grande cerimônia da JMJ Rio2013 é a acolhida com o arcebispo local, Dom Orani João Tempesta, no primeiro dia do evento (23 de julho). O peregrino estará chegando e esse é o seu primeiro contato com a Jornada.

Para o arcebispo, a Jornada é um encontro dos jovens com Cristo aqui no Brasil. "Eles vêm como romeiros, como peregrinos", disse o arcebispo. "São pessoas que já caminham nas suas paróquias, nos seus países, nas suas capelas, nos seus movimentos, que são chamados a esse encontro com o Senhor e que se dispuseram a dar esse passo. Eles devem se firmar na fé para voltarem às suas comunidades testemunhando Jesus Cristo, Nosso Senhor e tornando-se aqueles que ajudam a transformar esse mundo para melhor, criando a civilização do amor neste mundo em mudança, neste mundo plural. Portanto, uma grande oportunidade de investir na juventude”.

E completa: “A Jornada tem esse aspecto, que está no espírito de cada jovem, de romeiro - de peregrinação, de ter tempo de oração, tempo de confissão, tempo de caminhada".

Abrindo a Jornada, ocorre a acolhida dos jovens pela Arquidiocese, na Praia de Copacabana. "É um lugar que tem um paradigma da cidade e todo mundo sabe o que significa Copacabana para o Rio de Janeiro enquanto identidade e também tem o nome de Nossa Senhora", afirma o arcebispo. "Então, nós começamos com Maria que nos acolhe, Nossa Senhora de Copacabana, para depois dar o passo seguinte lá em Santa Cruz, que é justamente a Cruz de Cristo, da JMJ, que acompanha também a juventude, lembrando que esses dois ícones também serão representados nos dois locais”.

Para ele, poder receber os jovens no Rio de Janeiro é dizer da alegria de acolher os que vêm como peregrinos, como missionários. "É realmente um momento em que toda a Arquidiocese deve estar empenhada para que além do bom acolhimento a todos nas suas casas, nos seus locais públicos, nas suas residências, nos salões paroquiais, nas igrejas, possam ter o calor humano de todos os cariocas, de todos brasileiros", disse.

Nos dias 24, 25 e 26 de julho, acontecem as catequeses. "É a parte que aprofunda o tema divulgado pelo Papa", explica monsenhor Joel. "As catequeses são ministradas pelos bispos de vários países para atender todos os idiomas". Os nomes desses bispos são indicados pelo Pontifício Conselho para os Leigos (que é o Comitê Organizador Central das Jornadas) e deverão ser divulgados 30 dias antes da JMJ. 

Atos centrais

Ainda no dia 25, quinta-feira, é celebrada a cerimônia de acolhida do Sumo Pontífice. "Não é uma missa. É uma liturgia da palavra, um rito de acolhida em que a palavra de Deus é proclamada. O arcebispo dá uma saudação ao Papa, que falará para todos os jovens".

No dia 26, sexta-feira, é realizada a Via-Sacra. "Trata-se de uma antiga tradição da igreja. A Via-Sacra ocorre porque a Jornada é um encontro com Cristo. Então, nos voltamos para o mistério máximo de Jesus que é a sua morte e ressureição", explica o monsenhor.

O atos centrais do final de semana acontecerão na Base Aérea de Santa Cruz. No dia 27, sábado, é a vigília com o Papa, reunindo todos os peregrinos. No dia 28, domingo, será celebrada a Missa de Envio. "Atendendo o lema 'Ide e fazei discípulos entre todas as nações', a missa envia os jovens. A Jornada não acabou. É um ponto de partida. O peregrino volta para casa, anuncia o Evangelho e até a próxima Jornada", concluiu.

Atos especiais

Os atos especiais são aqueles que não fazem parte da Jornada, mas são característicos de cada uma. "Em Madri, o Papa visitou um hospital, a família real", relembra o coordenador. "Aqui no Brasil, a agenda depende ainda de definição da Santa Sé, o que deve sair no final do ano".

 Fonte: Rio2013

No Angelus, Papa afirma que a Assunção nos indica o futuro da humanidade



Nesta quarta-feira, 15, quando a Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora ao céu, Bento XVI rezou a oração mariana do Angelus junto aos fiéis que foram a Castel Gandolfo neste dia feriado na Itália e na Europa.

Antes da oração, ele explicou que a festa da Assunção é uma realidade que toca também nós, porque nos indica de modo luminoso nosso destino, o da humanidade e da história. Retomando amplamente o que já havia ilustrado na Missa desta manhã, o Papa sintetizou a idéia que depois da morte, não há o vazio, mas o abraço amoroso de Deus. Por isso, a festividade de hoje, para o cristão, é “estritamente ligada à Ressurreição”.

Bento XVI recordou aos mais de 3 mil fiéis reunidos no pátio da residência que a proclamação do dogma da Assunta ocorreu em 1950 com o Papa Pio XII, e brevemente, citou a tradição das Igrejas ortodoxas russas, que fala de ‘Dormição’ e não de Assunção.

Encerrando, o Papa lembrou um trecho da Constituição conciliar Lumen Gentium: “Maria, depois de elevada ao céu, não abandonou esta missão salvadora, mas, com a sua multiforme intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna. Ela cuida, com amor materno, dos irmãos de seu Filho que, entre perigos e angústias, caminham ainda na terra, até chegarem à pátria bem-aventurada”.

Após a oração, o Papa fez breves saudações em algumas línguas. Hoje foi a vez também do português:

“Saúdo cordialmente os fiéis brasileiros de Umuarama e Paranavaí e demais peregrinos de língua portuguesa, sobre cujos passos e compromissos cristãos imploro, pela intercessão da Virgem Mãe, as maiores bênçãos divinas. Deixai Cristo tomar posse da vossa vida, para serdes cada vez mais vida e presença de Cristo! Ide com Deus”.

Fonte: CNBB


Coordenação define local e dia do encontro do clero




Alguns padres da Arquidiocese de Natal

A reunião clero da Arquidiocese de Natal e articuladores de zonais e paróquias será realizado dia 23 deste mês, das 7h30 às 13 horas, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluísio Alves, situado na Av. Coronel Estêvão, 3705, próximo ao Estacionamento do terminal Rodoviário, no bairro Cidade da Esperança, em Natal.

Deverão participar os Padres, Diáconos e articuladores zonais e paroquiais. Haverá lanche, às 10 horas, e terminará com o almoço, às 13 horas.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Equipes apresentarão ações em preparação ao 8º Muticom




Integrantes das cinco equipes que estão preparando o 8o Mutirão Brasileiro de Comunicação se reunirão dia 25 próximo, das 9 às 13 horas, no Centro Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, no bairro da Candelária, em Natal (RN). “Nessa reunião, cada equipe vai socializar os encaminhamentos, dados até agora, em prol do 8o Muticom”, explica o coordenador geral, Padre Edilson Nobre. A reunião contará com a presença do Padre Manoel Filho, da Arquidiocese de Salvador (BA), e que coordenou o 3o Mutirão Brasileiro de Comunicação, sediado na capital baiana, no ano de 2003.

Há mais de um ano, cinco equipes, formadas por padres, agentes da Pastoral da Comunicação, profissionais da comunicação social e professores universitários, vêm se reunindo e planejando o 8o Muticom. São as equipes Acadêmica, de Comunicação, de Infraestrutura, Cultura e de Espiritualidade que, juntas,  reúnem cerca de 40 pessoas. “Na parte acadêmica, já temos definidos o tema e um esboço da programação; na parte de comunicação, o site e as contas do twitter e do Facebook estão em pleno funcionamento; na área administrativa e de infraestrutura, temos alguns projetos elaborados  enviados a algumas instituições para captação de recursos financeiros; e, a na parte espiritual já publicamos a oração e, agora, estamos com inscrições abertas para o concurso que escolherá o hino do Mutirão”, diz o Padre Edilson.

O 8o Mutirão Brasileiro de Comunicação terá como tema “Comunicação e participação cidadã: meios  e processos” e será sediado em Natal (RN), no período de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013. O evento é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e Signis Brasil, em conjunto com outras instituições.

LEGENDA: Pe. Manoel Filho, de Salvador (BA), participará da reunião, dia 25, em Natal
CRÉDITO: José Bezerra
 
Fonte: Arquidiocese de Natal

Semana nacional da Família: O Segredo de Nazaré e a Família gera a vida




De 12 a 18 de agosto está acontecendo em todo o Brasil, a Semana Nacional da Família. Como este é um momento de partilha, reflexão e celebração entre grupos familiares e comunitários pelas paróquias de todo país, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizou um texto a partir das Catequeses preparatórias ao 7º Encontro Mundial das Famílias, que aconteceu em Milão, Itália, para servir como mais um instrumento para trabalhar o tema da Semana Nacional da Família 2012: ‘A família: o trabalho e a festa.’

O Segredo de Nazaré

A família não gera apenas a vida física, mas se abre à promessa e à alegria. A família torna-se capaz de receber e compartilhar a história de cada um, as tradições familiares, a confiança na vida e a esperança no Senhor. A família torna-se capaz de gerar quando faz a partilha dos dons recebidos, quando conserva o ritmo da existência quotidiana entre trabalho e festa, entre afeto e caridade, e entre compromisso e gratuidade.

Na família se conserva e transmite a vida, no casal e aos filhos, com o seu ritmo, com as suas dores e alegrias, paz e sonho, ternura e responsabilidade. Ela é um lugar de descanso e de motivação, com chegadas e partidas. Por isso o trabalho não pode tornar a casa deserta e triste, mas a família é convidada a aprender a viver e a conjugar os tempos do trabalho com aqueles da festa.

Muitas vezes, os membros da família confrontam-se com situações desafiantes, que dificultam viver o ideal cristão. Entretanto, os discípulos do Senhor são aqueles que, vivendo na realidade das situações, sabem dar sabor a todas as coisas, mesmo aquilo que, aparentemente, não se consegue mudar: são o sal da terra.

De modo particular, o domingo deve ser tempo de confiança, de liberdade, de encontro, de descanso e de partilha. O domingo é o momento do encontro entre o homem e a mulher. É acima de tudo o Dia do Senhor, o tempo da oração, da Palavra de Deus, da Eucaristia e da abertura à comunidade e à caridade. E deste modo, também os dias da semana receberão luz do domingo e da festa: haverá menos dispersão e mais encontro, menos pressa e mais diálogo, menos coisas e mais presença.

Fonte: CNBB

Dom Jaime celebrará ordenações



Dom Jaime presidirá a celebração
Foto: Cacilda Medeiros




Dois diáconos serão ordenados sacerdotes e seis seminaristas serão ordenados diáconos, dia 24 próximo, às 17 horas, na Catedral Metropolitana de Natal, sob a imposição das mãos e oração consecratória do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Serão ordenados sacerdotes os diáconos Luciano Inácio da Silva, cujo estágio pastoral realiza no município de Lagoa Salgada, e João Gabriel do Nascimento, atualmente estudando em Roma. Já, os seminaristas que serão ordenados diáconos, são: Manoel Alaíde da Silva, estagiando na Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em João Câmara; Inácio Lopes, coordenador do Setor Arquidiocesano de Juventude; Wilson Alves, estagiando na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Santa Maria; Pedro Cunha, que faz estágio pastoral na Paróquia de São José, em Angicos; Francisco Ney Lopes, estagiando na Paróquia de São Paulo Apóstolo, de São Paulo do Potengi; e Joseilson de Oliveira, cujo estágio pastoral é realizado na Paróquia de São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Gostoso. Todos são alunos do Seminário de São Pedro.


Fonte: Arquidiocese de Natal



Zonal encerra Semana Nacional da Família



As paróquias que formam o 11º Zonal se reúnem, neste domingo, 19, a partir das 15 horas, na Área de Lazer do Conjunto Panatis, na zona norte de Natal. O encontro marcará o encerramento da Semana Nacional da Família. A programação constará de shows, com cantores religiosos locais, e missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

“A Semana Nacional da Família é uma oportunidade que a Igreja nos oferece, todos os anos, para reafirmar o valor e a importância da família cristã, como instituição querida e amada por Deus”, destaca o pároco da Paróquia de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, Padre José Sílvio de Brito.


FOTO
LEGENDA: Pe. José Sílvio, da Paróquia de Santa Maria Mãe
CRÉDITO: Cacilda Medeiros

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Padre Assis reúne Conselho Administrativo


 O pároco de Nova Cruz, Pe Francisco de Assis Inácio, esteve reunido com membros do conselho administrativo da Paróquia da Imaculada Conceição. A reunião aconteceu na casa paroquial, domingo, dia 12, após a missa da Igreja Matriz. O Pe. Assis junto com os membros: Maria Celia Cortez, Nazareno de Souza, Raionara de Souza e Ir. Maria Aparecida, definiram alguns pontos administrativos, entre os pontos está composição do conselho tendo em vista que três membros saíram do conselho. 

O Pe. Assis e os membros do conselho já fizeram o convite a sr. Robson de Oliveira, que aceitou ser membro do conselho administrativo. Para o Pe. Assis o conselho deve ajudar, dá sugestões, opiniões ao pároco na administração da paróquia. A próxima reunião será pra aprovar os demais membros e enviar para Arquidiocese para ser homologado. 


Padre Assis presidi primeira missa na Igreja Matriz


O Pe. Francisco de Assis Inácio, presidiu a primeira na Igreja Matriz, como Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. A missa aconteceu no domingo, dia 12, e foi concelebrada pelo Pe. Iranildo Virgilio, filho da terra. Na missa o Pe. Assis fez uma bela homilia falando da importância da vivência cristã seguindo o exemplo de Jesus Cristo.



Pe. Iranildo Virgilio proclamou o Evangelho

Paróquia de Nova Cruz homenageia os pais


No domingo, dia 12, a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou a abertura da Semana da Família e fez homenagem aos pais. A missa aconteceu na Igreja Matriz, às 19 horas, presidida pelo Pároco, Padre Francisco de Assis, concelebrada pelo Padre Iranildo Virgilio. No final da missa foi sorteado diversos brindes para os pais. 







Entrega dos brindes



Articulador da Pascom visitou Monte Alegre

 O articulador da Pascom no 8º zonal, Flavio Luiz, esteve visitando a Paróquia de Nossa Senhora da Penha em Monte Alegre. Na visita Flavio conheceu os novos membros da Pascom de Monte Alegre e apresentou as atividades que a Pascom pode realizar. 

Na ocasião os membros decidiram que irão atuar nos avisos nas missas dominicais, melhorar o blog da paróquia  e criar um site, como também fazer cobertura dos principais eventos realizados na Paróquia. No final da reunião foi agendado para o dia primeiro de setembro, um nova reunião em Monte Alegre. 




Padre Assis conhece a Pastoral da Comunicação


Na manhã do sábado, dia 11, o Pároco de Nova Cruz, Pe. Francisco de  Assis esteve reunido com os membros da Pastoral da Comunicação da Paróquia Imaculada Conceição. Ao chegar na sala da Pascom o Padre Assis foi recebido com cânticos de boas vindas. Logo após a equipe de coordenação paroquial apresentou ao Padre Assis todas as atividades que são realizadas pela Pascom em Nova Cruz. O Pe. Assis ficou muito satisfeito com o empenho e dedicação dos membros. "Fico feliz em ver uma Pastoral que desenvolve um trabalho em prol da evangelização da Igreja, louvo por essa iniciativa do vocês", disse Pe. Assis. 

O Padre Assis pediu que todos ajudem a ele desenvolver os trabalhos na Paróquia de Nova Cruz. Para ele é muito importante a comunicação e que o agente de pastoral deve ter testemunho de vida cristã, ser discípulos de Cristo. A reunião terminou com um pedido do Pe. Assis: Me ajude a ser um padre coerente, discípulo, e prestativo, tudo em prol da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo

A Pastoral da Comunicação irá agendar com o pároco Pe. Assis algumas visitas de cortesia as instituições  na cidade de Nova Cruz.