sábado, 14 de abril de 2012

Cristoteca acontece neste domingo, dia 15

Neste domingo, dia 15, acontecerá a Cristoteca no salão do ECC, a partir das 20h. As senhas estão sendo vendidas pelos coroinhas. Venha participar desse novo momento de louvar a Jesus com músicas católicas remixadas.

Nova Cruz celebra Dia da Divina Misericórdia




Uma tarde de atividades será realizada pelo Movimento Jesus Misericordioso da Paróquia de Nova Cruz, no próximo domingo, dia 15, na Igreja de São Sebastião. A programação terá inicio às 13h com momentos de louvor, adoração ao Santissimo Sacramento, recitação do Terço da Misericordia. Às 17h, acontecerá a missa de encerramento.

Em Nova Cruz o Movimento Jesus Misericordioso envolve cerca de 180 famílias, as quais recebem a visita mensal da Capela e rezam o terço da misericordia.

A Festa da Divina Misericórdia foi estabelecida por um decreto publicado pelo Vaticano e a sua celebração acontece no segundo domingo da Páscoa. A denominação oficial desse dia litúrgico é Segundo dia da Páscoa ou da Divina Misericórdia.

ECC realiza Espiritualidade


Os casais do ECC participam de momento de espiritualidade, neste sábado, dia 14, a partir das 19h30, no salão do ECC. O pároco Pe. Edilson Nobre irá conduzir toda programação. A equipe dirigente do ECC convida todos os casais para participar. Quinzenalmente os casais se reunen para o Pós-Encontro.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Saúde Pública é tema de debate na Assembleia Legislativa”

Mesa que debateu o tema da Saúde Pública
Foto: José Bezerra

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou Audiência Pública sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2012 – Fraternidade e Saúde Pública, neste dia 13, às 10 horas, no auditório Robson Faria. O Presidente da Assembléia, Dep. Ricardo Mota, abriu a solenidade e, em seguida, passou a presidência dos trabalhos para autor da proposta de Audiência, Dep. Hermano Morais.

Na primeira parte da audiência foram exibidos dois vídeos: um, da Assembleia Legislativa, referente à Campanha de Combate ao crack; e outro, sobre a Campanha da Fraternidade. Em seguida, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, se pronunciou a respeito da solenidade, agradecendo a oportunidade oferecida para debate tão importante e oportuno. Fez referência ao Sistema Único de Saúde como um dos melhores mas que, infelizmente, ainda não foi concretizado em sua plenitude. “Ainda temos as filas e a assistência à saúde oferecida ainda é deficiente”, afirmou Dom Jaime.

O propositor da audiência, deputado Hermano Morais, também se pronunciou. Enalteceu a iniciativa da Igreja em relação ao tema da Campanha da Fraternidade e o SUS, e defendeu iniciativas que apontem para a saúde preventiva. “Infelizmente, a maioria das cidades do Rio Grande do Norte ainda não tem saneamento básico, que contribuiria para a prevenção de várias doenças. No Rio Grande do Norte, apenas 22% das cidades são saneadas”, comentou o Deputado Hermano.

Em nome do Ministério Público falou a Dra. Daniele Carvalho, que enalteceu a iniciativa da Igreja pela “defesa que faz dos direitos e causas sociais dos cidadãos”. A representante do Ministério Público também conclamou a Igreja a continuar com as ações da Campanha da Fraternidade. Também se pronunciou a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Francinete Melo, elogiou a escolha do tema da Campanha da Fraternidade e criticou a falta de planejamento na Saúde Pública. Várias outras pessoas se pronunciaram, na mesma linha de discussão e argumento em relação ao tema da CF 2012.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Nem tudo o que é lei é ético, moral e justo", destaca Cardeal

Em sentido horário, Dom Benedito Beni dos Santos,
Dom Raymundo Damasceno Assis,
Dom Carmo João Rhoden e Dom Antônio Carlos Altieri
Montagem sobre fotos / TV CN


"Nem tudo o que é lei é ético, moral e justo", afirmou o arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno de Assis, nesta quinta-feira, 12. Dia em que o Supremo Tribunal Federal decidiu não ser crime o aborto de bebês anencéfalos.

O cardeal recordou que há algumas décadas o racismo era legalizado em alguns países. A pessoa que discriminasse um negro não era punida pela lei, mas nem por isso a discriminação era justa.


Da mesma forma, o fato de alguém não ser penalizado pela prática do aborto de um bebê anencéfalo "não exime sua responsabilidade e dever de seguir sua consciência moral guiada pela reta razão", enfatizou Dom Damasceno.

Ele recordou que o direito à vida é um direito fundamentado e apoiado na natureza do homem, portanto, independe de religião, é fundado na essência do homem. "O primeiro direito é o direito à vida, descrito na Constituição Federal de 1988 quando diz que o direito à vida é inviolável", afirmou o cardeal, que destacou as palavras do ministro Ricardo Lewandowski, ao dizer que quando "a lei é clara não há espaço para a interpretação".

Para o bispo de Taubaté, Dom Carmo João Rhoden, a pessoa que "nega o primeiro princípio - o direito à vida - não tem como defender os outros".

Pressão social

Na opinião de Dom Carmo, atrás dessa decisão do STF existem forças internacionais, uma pressão da mentalidade atual "hegemônica, materializante e hedonista", onde até a vida animal tem sido cada vez mais valorizada e o ser humano, ao contrário, tem sido rebaixado.

O bispo de Caraguatabuba (SP), Dom Antônio Carlos Altieri, também comentou sobre a existência de uma pressão social, inclusive da mídia, no julgamento de decisões como essas, e que afetam até a própria consciência.

"A mídia faz toda uma propaganda e cria uma pressão tal que leva o leigo em geral a conceder à maioria. 'Todo mundo está fazendo agora pode, a lei aprovou'. Como se a legalidade autorizasse moralmente a situação", disse.

Distorção

Segundo o bispo de Lorena (SP), Dom Benedito Beni dos Santos, se fala em uma interpretação da lei, mas ao invés disso, há uma distorção das leis. "A pretexto de interpretar a Constituição se distorce a Constituição, e ainda mais, existe uma distinção entre os três poderes, e cada um precisa respeitar a autonomia do outro. Parece-me que o STF está assumindo, até com certa frequência, a tarefa de legislar, o que não lhe compete".

Outro aspecto ressaltado por Dom Beni é que muitas pessoas consideram que defender a vida e ser contra o aborto é uma questão religiosa. O bispo defende o contrário.

"Antes de tudo é uma questão de lei natural, a lei escrita por Deus em nossos corações, na razão humana. E depois alguns afirmam que a posição da Igreja é antes científica. Mas não nos esqueçamos que a doutrina da Igreja sobre o aborto e outras questões relativas a vida, está baseada na ciência. Inclusive a Santa Sé possui a Pontifícia Academia pela Vida composta por dezenas de cientistas de renome", explicou.


Fonte: noticias.cancaonova.com

Aborto de anencéfalos: 8 ministros favoráveis e 2 contra


Com o voto favorável do ministro Gilmar Mendes, agora há pouco, são sete votos favoráveis e um contrário à descriminalização do aborto de bebês anencéfalos, assunto em julgamento no Supremo Tribunal Federal. A sessão começou ontem, 11, foi retomada por volta de 14h desta quinta-feira, 12, e foi suspensa agora há pouco, devendo retornar em 20 minutos.

Em suas considerações iniciais, Gilmar Mendes criticou a ausência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Organizações não-governamentais (Ongs) como partes da ação. “Essas entidades são quase que colocadas no banco dos réus como se estivessem fazendo algo de indevido e não estão”, ressaltou o ministro.

Mendes seguiu o voto da maioria dos ministros. Ele afirmou que o aborto de anencéfalos está entre os dois casos de aborto já previstos no Código Penal. Para ele, isso pode ser considerado uma omissão legislativa que não condiz com o próprio Código Penal.

“Não parece tolerável que se imponha à mulher esse tamanho ônus à falta de um modelo institucional adequado para resolver esta questão”, disse o ministro.

Antes de Mendes, votou o ministro Ayres Britto que, assim como Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Joaquim Barbosa, Luiz Fux e Cármen Lúcia, se posicionou a favor do aborto de anencéfalos. Até agora, o único voto contrário foi o do ministro Ricardo Lewandoswki.

Para Britto, o bebê anencéfalo não terá condições de desenvolver-se como vida humana. “O feto anencéfalo é um crisálida que jamais, em tempo algum, chegará ao estágio de borboleta porque não alçará voo jamais”, disse o ministro. Ele também ressaltou que é sagrado o direito da mulher em escolher se deseja ou não levar sua gravidez adiante, uma vez consciente da anencefalia da criança.

O ministro Celso de Melo foi o oitavo e último a apresentar voto favorável em relação a descriminalização do aborto.

“O Supremo Tribunal Federal está a reconhecer que a mulher apoiada em seus direitos reprodutivos e protegida pelos princípios constitucionais tem o direito de optar pela antecipação terapêutica do parto ou tem legitimado o direito pelo prosseguimento do processo fisiológico de gestação”, disse Mello.

Por fim, o presidente da Corte, o Ministro Cézar Peluso foi contrário à proposta, unindo-se ao voto do Ministro Ricardo Lewandowski, o primeiro a considerar prática de aborto de anencéfalos um crime. Peluso argumentou que os bebês anencéfalos enquadram-se como seres vivos e não podem ser considerados coisas ou 'lixo', o que dá a eles o direito fundamental de viver.
"O fato do anencéfalo ter vida, apesar da mutilação, nada lhe rouba a dignidade humana, nem o transforma em coisa", destacou.

O ministro também ressaltou que existe um conceito errôneo sobre a anencefalia, a qual compreende a ausência de partes do cérebro em seus mais variados graus. Peluso criticou o parecer de alguns ministros sobre a amenização do 'sofrimento da mulher', o que segundo ele, não justifica o aborto.

"A vida não é um conceito artificial criado pelo ordenamento jurídico para efeitos operacionais. (...) Ser humano é sujeito de direito. O nascituro anencéfalo ou não tem garantia de resguardo de seus direitos", enfatizou.

Fonte:noticias.cancaonova.com

"Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso", afirma


A Conferência Nacional dos bispos do Brasil, logo após a conclusão do julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 54, emitiu nota oficial lamentando a decisão. No texto, os bispos afirmam que "Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso".

Leia a integra da Nota:

Nota da CNBB sobre o aborto de Feto “Anencefálico”

Referente ao julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 54.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB lamenta profundamente a decisão do Supremo Tribunal Federal que descriminalizou o aborto de feto com anencefalia ao julgar favorável a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 54. Com esta decisão, a Suprema Corte parece não ter levado em conta a prerrogativa do Congresso Nacional cuja responsabilidade última é legislar.

Os princípios da “inviolabilidade do direito à vida”, da “dignidade da pessoa humana” e da promoção do bem de todos, sem qualquer forma de discriminação (cf. art. 5°, caput; 1°, III e 3°, IV, Constituição Federal), referem-se tanto à mulher quanto aos fetos anencefálicos. Quando a vida não é respeitada, todos os outros direitos são menosprezados, e rompem-se as relações mais profundas.

Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso. A ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não aceita exceções. Os fetos anencefálicos, como todos os seres inocentes e frágeis, não podem ser descartados e nem ter seus direitos fundamentais vilipendiados!

A gestação de uma criança com anencefalia é um drama para a família, especialmente para a mãe. Considerar que o aborto é a melhor opção para a mulher, além de negar o direito inviolável do nascituro, ignora as consequências psicológicas negativas para a mãe. Estado e a sociedade devem oferecer à gestante amparo e proteção

Ao defender o direito à vida dos anencefálicos, a Igreja se fundamenta numa visão antropológica do ser humano, baseando-se em argumentos teológicos éticos, científicos e jurídicos. Exclui-se, portanto, qualquer argumentação que afirme tratar-se de ingerência da religião no Estado laico. A participação efetiva na defesa e na promoção da dignidade e liberdade humanas deve ser legitimamente assegurada também à Igreja.

A Páscoa de Jesus que comemora a vitória da vida sobre a morte, nos inspira a reafirmar com convicção que a vida humana é sagrada e sua dignidade inviolável.

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, nos ajude em nossa missão de fazer ecoar a Palavra de Deus: “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19).


Cardeal Raymundo Damasceno Assis

Arcebispo de Aparecida

Presidente da CNBB


Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário Geral da CNBB

Fonte: CNBB

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Encontro Arquidiocesano de Liturgia tem vagas ampliadas

Padre Elielson, coordenador arquidiocesano da Comissão de Liturgia
Foto: Cacilda Medeiros


O Encontro de Liturgia e Canto Pastoral 2012, promovido pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia – CAL, ampliou as vagas para os agentes de pastoral. O Encontro, que acontece nos próximos dia 13, 14 e 15 de abril, tem a coordenação da Ir. Mirian Kolling e a assessoria de padres e seminaristas da Arquidiocese.

“Como a procura tem sido muito intensa nos últimos dias, nós mudamos o local do encontro para poder acolher as pessoas que participarão do encontro. Ao invés do Colégio Marista, realizaremos o encontro no Colégio Auxiliadora, que fica situado na Av. Hermes da Fonseca, Tirol, próximo à Comunidade Católica Shalom. A entrada no Colégio será pelo portão da Rua Mipibu.

Com o aumento da oferta de vagas, as pessoas poderão fazer a inscrição na hora também, no local do encontro, embora ainda demos preferência pela inscrição prévia, através do site da Arquidiocese”, afirma o Pe. Elielson Cassimiro, coordenador da CAL.

Para mais informações, acesse o link do encontro no site da Arquidiocese: www.arquidiocesedenatal.org.br ou telefone para 9131-1073 (Thiago Vieira, da coordenação do Encontro).

Fonte: Arquidiocese de Natal

Aborto de bebês anencéfalos: A morte não pode solucionar o problema



Além das questões polêmicas referentes à reforma do Código Penal brasileiro, como os aspectos relativos ao aborto e à eutanásia, outro ponto entra em discussão. O Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando em plenário, a ação que pede a descriminalização do aborto de bebês anencéfalos.

Para o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio e presidente da Comissão Arquidiocesana de Promoção e Defesa da Vida, Dom Antônio Augusto Dias Duarte (foto), se essa medida for aprovada, trará como consequência muitos malefícios sociais, abrindo caminho para outras ações agressivas contra o ser humano.


“Por exemplo, já se fala em eutanásia. Já se fala, em outros países do mundo em aborto não de fetos, mas de recém-nascidos com má formação e o pior de tudo é que se busca solução de problemas delicados e difíceis através de um caminho que contradiz todo o projeto de Deus. Deus é o Deus da vida e as pessoas querem solucionar os problemas através da morte”, disse o bispo.

Dom Antônio informou que a Igreja Católica vem realizando ações para impedir a aprovação de medidas como essas. “Também através da mídia social, das redes sociais, nós estamos procurando dar um incentivo aos católicos para que mandem cartas para os ministros do STF, que façam ações a nível de redes sociais e a nível do público contra esse tipo de ação”.

O bispo contou que a Conferência Nacional dos Bispos já dirigiu uma carta aos ministros do STF para que eles analisem a questão profundamente e possam defender a vida do cidadão brasileiro. “Isso não é uma questão religiosa. Isso é sobretudo uma questão de cidadania de defender os mais frágeis em qualquer sociedade”, ressaltou.


Fonte: noticias.cancaonova.com

Votação no STF sobre bebês anencéfalos continua nesta quinta

STF Até o momento, seis ministros votaram a favor da descriminalização do aborto de bebês anencéfalos

O julgamento sobre a descriminalização do aborto de bebês anencéfalos será retomado às 14h desta quinta-feira, 12, no Supremo Tribunal Federal (STF). Na quarta-feira, apenas seis ministros expressaram seu voto.

O relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 54, ministro Marco Aurélio, votou pela possibilidade da mãe realizar o aborto.

Segundo ele, a ADPF 54 não discute o aborto, mas a "antecipação do parto" no caso de anencefalia, pois o aborto é um crime contra uma vida potencial, e no caso do bebê anencéfalo, o ministro defende que não existe vida possível.

Para o ministro, o anencéfalo é um ser natimorto e, por essa razão, não há porque falar em direito à vida ou garantias do indivíduo. "A incolumidade física do feto anencéfalo, que, se sobreviver ao parto, o será por poucas horas ou dias, não pode ser preservada a qualquer custo, em detrimento dos direitos básicos da mulher”, afirmou.

A ministra Rose Weber também deu seu voto favorável ao aborto de bebês anencéfalos. Segundo ela, "só é ser humano vivo, para os fins do direito, o organismo que possa vir a desenvolver capacidades mínimas intrínsecas ao ser humano".

Embora, a ministra tenha citado no início da justificativa do seu voto que recebeu a visita da menina Vitória de Cristo, a qual nasceu com anencefalia e já completou dois anos de vida, ela destacou que a decisão de manter ou não a gravidez é pessoal, de acordo com a convicção de cada mãe.

O ministro Joaquim Barbosa não proferiu seu voto porque precisou deixar a sessão, mas já havia se manifestado a favor, e pediu a juntada de voto proferido anteriormente.

O quarto ministro a proferir seu voto foi Luiz Fux. No discurso, ele já se mostrou favorável à descriminalização do aborto afirmando que um bebê anencéfalo "é geralmente cego, surdo, inconsciente e incapaz de sentir dor. Apesar de que alguns indivíduos com anencefalia possam viver por minutos, a falta de um cérebro descarta complementamente qualquer possibilidade de haver consciência".

A última a apoiar a descriminalização do aborto foi a ministra Carmen Lúcia que fundamentou seu voto no que ela considera direito à dignidade da vida e no direito à saúde.

“Faço questão de frisar que este Supremo Tribunal Federal não está decidindo permitir o aborto”, disse.

Por fim, o ministro Ricardo Lewanowski votou contra a ADPF. Para ele, uma decisão de tamanha complexidade deve ser precedida de um debate com a sociedade e ser submetida ao Congresso Nacional. Além disso, o ministro alertou sobre o que a aprovação de tal lei pode desencadear.

"..uma decisão favorável ao aborto de fetos anencéfalos teria, em tese, o condão de tornar lícita a interrupção da gestação de qualquer embrião que ostente pouca ou nenhuma expectativa de vida extra-uterina", disse.

Fonte: Canção Nova Noticias

Blog da Gruta ganha novo layout



O blog da Gruta Nossa Senhora da Conceição está com novo layout. O casal Junior e Iracilda inovou em criar um novo layout para o blog que leva o nome da gruta que tem na casa do casal. Um blog com noticias religiosas e eventos que acontece todos os meses como a reza do terço são as principais matérias publicadas no blog. Em breve terá mais novidades. Acesse agora mesmo e confira o novo layout: Gruta Nossa Senhora da Conceição.



quarta-feira, 11 de abril de 2012

Coroinhas realizam Cristoteca



Os Coroinhas da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizará a 1ª Cristoteca, próximo domingo, dia 15, a partir das 20h, no Salão do ECC. As senhas já estão a venda ao preço de R$ 2,00 e pode ser adquirida com os coroinhas. O objetivo é comemorar o Dia da Divina Misericordia, celebrado no 2º domingo da Páscoa. O evento começa logo após a missa na Igreja Matriz. No final do ano passado, os coroinhas tiveram a primeira experiência, quando na confraternização fizeram uma mini cristoteca. Agora o grupo convida todos os paroquianos para participarem!

2ª missa no Portal acontece nesta quinta-feira, dia 12

Moradores do bairro Portal do Agreste em Nova Cruz participarão da 2ª missa que será realizada no bairro, nesta quinta-feira, 12. O Pe. Janilson Macedo, presidirá a missa na casa de Maltide, a partir das 19h. A primeira missa aconteceu no mês de março. A partir de agora acontecerá missa mensalmente no bairro, sempre na casa de moradores.

Fotos da primeira missa realizada em março

Manifestação pela internet mobiliza milhares de pessoas a favor da vida no caso dos anencéfalos


Está acontecendo nas Redes Sociais, principalmente no micro blog Twitter, uma manifestação online a favor da vida, por causa da votação hoje, 11, no Supremo Tribunal Federal (STF), do julgamento da ação para o aborto de fetos anencéfalos. O “twitaço”, que tem como hashtag #afavordavida, começou na noite desta terça-feira, dia 10 de abril, com a proposta de mostrar o desejo de defender a vida de crianças com anencefalia.

A manifestação faz parte das inúmeras iniciativas que estão sendo realizadas pela sociedade civil para manifestar a opinião de grande parte da população brasileira que é contrária ao aborto, em vista do julgamento que será feito em sessão extraordinária, nesta quarta-feira, a partir das 9h. A hashtag chegou a ficar em primeiro lugar nos Trending Topics do Brasil e entre os dez assuntos mais comentados do mundo.

No mesmo caminho, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convocou a população a manifestar-se contra o aborto, especialmente através de vigílias de oração em capelas e paróquias.

Vigília em Brasília

“Estou aqui pela necessidade de defender a vida humana desde a concepção até a sua morte natural; porque defendendo os verdadeiros direitos humanos, será possível assegurar às futuras gerações uma sociedade justa e igualitária”. Assim o jovem Ari Andrade Filho explicou sua participação na Vigília pela Vida, realizada na noite desta terça-feira, 10 de abril, diante do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Além dele, aproximadamente mais 150 pessoas estavam diante da corte manifestando sua posição e rezando para que hoje os onze ministros não decidam legalizar o aborto de crianças com anencefalia no Brasil.

"A decisão que pode ser tomada nesta quarta-feira pelo Supremo, de permitir o aborto de anencéfalos, simboliza uma sociedade egoísta, uma sociedade que se torna incapaz de lidar com o sofrimento humano. Isso poderá abrir o precedente para que possamos, no futuro, nos tornar, cada vez mais, uma sociedade eugênica", completou Ari Filho.

A cantora Elba Ramalho é uma firme defensora da vida, também participou da vigília diante do Supremo. Ela animou os jovens que se manifestaram, tanto na Praça dos Três Poderes, quanto na internet, a se manterem firmes.

O bispo emérito de Guarulhos (SP), dom Luiz Bergonzini, também participou da vigília e incentivou a participação dos jovens, lembrando que o aborto é uma usurpação do poder de Deus. "Digo aos jovens que continuem confiantes na ajuda de Deus. Continuem nessa luta, que é a luta para o bem, é a luta a favor da vida. Quem está a favor da vida, está a favor de Jesus. Jovens, coragem, vamos em frente, vamos lutar a favor da vida!", destacou dom Luiz.

A Vigília pela Vida, diante do STF, prossegue até as 14h desta quarta-feira.

Fonte: CNBB

Arcebispo de Natal fez visita à Prefeita de Natal

Micarla de Souza, Dom Jaime e Heráclito Noé, no gabinete da prefeita
Foto: Cacilda Medeiros


O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, fez uma visita de cortesia à prefeita de Natal, Micarla de Souza, na manhã desta terça-feira, dia 10. O encontro, que contou também com a presença do chefe da Casa Civil do município, Heráclito Noé, aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Turismo.

A prefeita disse ao Arcebispo que percebe que, hoje, a Igreja Católica atua mais junto à sociedade. “Percebo uma Igreja atuante, especialmente junto às famílias e aos jovens”, comentou Micarla. Ela também colocou a Prefeitura à disposição da Arquidiocese para futuras parcerias de projetos que favoreçam a sociedade. A prefeita falou sobre o programa das academias livres, instaladas em praças públicas. “Poderíamos instalar academias em praças próximas às Igrejas e, assim, contaríamos com o apoio dos padres e pastorais para incentivar o zelo pelos equipamentos das academias e a importância de as pessoas fazerem exercícios físicos”, sugeriu.

No final do encontro, Dom Jaime agradeceu a receptividade da Prefeita e falou que nestas primeiras semanas do pastoreio quer visitar instituições civis. “É preciso execermos o pastoreio encarnado na realidade da sociedade”, disse o Arcebispo.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 10 de abril de 2012

Temas sociais foram pauta da audiência de Vilma com Dom Jaime

Ex-governadora, Vilma de Faria, em visita ao Arcebispo
Foto: José Bezerra

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu em audiência a ex-governadora Vilma de Faria, ontem, dia 9 de abril, às 17 horas, no gabinete episcopal. Foi uma visita de cortesia da ex-governadora, mas vários assuntos estiveram em pauta: a região do Seridó, onde Dom Jaime foi Bispo antes de ser transferido para Campina Grande; Projetos Sociais, saúde pública e a transposição das águas do Rio São Francisco. Vilma perguntou se Dom Jaime pretende trabalhar com projetos sociais, em Natal, e ele respondeu afirmativamente. “Estamos rearticulando técnicos este objetivo. Em Campina Grande, criamos o Observatório Social do Nordeste”, disse Dom Jaime.

No final, Vilma agradeceu a acolhida e parabenizou o Arcebispo pelo retorno a Natal, agora no Governo Arquidiocesano.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Dom Jaime recebe ex-Prefeito no gabinete episcopal

Carlos Eduardo e assessores no gabinete episcopal, em visita a Dom Jaime
Foto: José Bezerra

O Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha recebeu em audiência o ex-Prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, ontem, dia 9 de abril, às 17h30, no gabinete episcopal. Na visita de cortesia ao Arcebispo, o ex-Prefeito agradeceu a acolhida de Dom Jaime e falou sobre vários temas, entre os quais o Plano Diretor de Natal, Aterro Sanitário, a corrupção política com a prática do “toma lá dá cá” e outros da plataforma da campanha política que pretende empreender.

Dom Jaime agradeceu a visita e realçou que a Igreja não tem partido, nem faz política partidária, mas tem sempre uma palavra de orientação e propostas de ações sociais. Também lamentou a prática política do “toma lá dá cá”, por parte dos maus políticos.

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 9 de abril de 2012

CNBB convoca para Vigília de Oração pela Vida


Na próxima quarta-feira, dia 11/04, o Supremo Tribunal Federal (STF) realiza o julgamento sobre a descriminalização do aborto de anencéfalos – casos em que o feto tem má formação no cérebro. A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou nesta Sexta-feira Santa, 06/04, uma carta a todos os bispos do país, convocando para uma Vigília de Oração pela Vida às vésperas do julgamento.

Em agosto de 2008, por ocasião do primeiro julgamento do caso, a CNBB publicou uma nota que explicita a sua posição. “A vida deve ser acolhida como dom e compromisso, mesmo que seu percurso natural seja, presumivelmente, breve. (...)Todos têm direito à vida. Nenhuma legislação jamais poderá tornar lícito um ato que é intrinsecamente ilícito. Portanto, diante da ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não se pode aceitar exceções. Os fetos anencefálicos não são descartáveis. O aborto de feto com anencefalia é uma pena de morte decretada contra um ser humano frágil e indefeso. A Igreja, seguindo a lei natural e fiel aos ensinamentos de Jesus Cristo, que veio “para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10), insistentemente, pede, que a vida seja respeitada e que se promovam políticas públicas voltadas para a eficaz prevenção dos males relativos à anencefalia e se dê o devido apoio às famílias que convivem com esta realidade”.

A seguir, a íntegra da carta da presidência da CNBB, bem como o texto completo da nota sobre o assunto: CARTA DA CNNB

Fonte: CNBB

Semana Santa é concluída em Nova Cruz com celebração em Ação de Graças.

A semana Santa foi concluída com celebrações e Ação de Graças, na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz.

No sábado, 07, os fiéis participarem da Vigília Pascal na Igreja Matriz e logo em seguida realizaram a tradicional Procissão Luminos, até a Igreja de São Sebastião, anunciando a Ressurreição de Cristo.

No domingo, 08, um grande número de fiéis compareceu a Igreja Matriz e participou da celebração da Ressurreição do Senhor, que também marcou a ação de graças pelo aniversário de Ordenação Sacerdotal de Padre Edilson Nobre.

Logo em seguida, um jantar comemorativo ao fato jubiloso, foi oferecido, onde várias familias participaram, dentre elas o Bispo Dom Matias Patrício.

Clique aqui e confira os principais momentos do Encerramento da Semana Santa em Nova Cruz.

Matéria e Fotos Pascom