sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

6º dia de novena da Festa de São Sebastião

Neste dia 16, a igreja de São Sebastião mais uma vez ficou repleta de fieis para celebrar mais um dia de novena em honra ao nosso padroeiro. Destaque da noite foram os noiteiro, de grande parte jovens: Pastoral da Juventude, Coroinhas; comunidades: São Judas Tadeu, Primeira Lagoa, Capim Açu, Bom Pastor, Juriti, Barbaço e Xique-xique. O oficiante da noite foi o Pe. Mario Gomes de França, da paroquia de Serra de São Bento, que já foi vigário de Nova Cruz.











Fotos: Washington

Hoje segue a seguinte programação: DIA 17/01 (SEXTA-FEIRA)
18h – Recitação do Terço
19h – Missa
Oficiante: Pe. João Firmo – Araruna/PB
Noiteiros: Apostolado da Oração, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística; comunidades: Portal, Lagoa Limpa, Serrote dos Bezerras, Arisco, Gravatá, Macacos, Boqueirão I e II, Nova Descoberta, Lagoa Seca e Lagoa do Couro.

II Corrida de São Sebastião acontece dia 19



A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz está apoiando à realização da II Corrida Rústica de São Sebastião que será realizado próximo domingo dia 19, com concentração e largada na praça de São Sebastião, a partir das 14 horas. Serão 8 km de corrida, percorrendo as principais ruas da cidade, com premiação em dinheiro e medalhas para as diversas faixas de idade nas categorias masculino e feminino. As inscrições podem ser feita no site da equipe de atletismo desafio de natal pelo site: www.equipedesafio.esp.br. 

A 2ª Corrida de São Sebastião tem os apoios: Prefeitura de Nova Cruz, Secretaria Municipal de Esportes, Paróquia de Nova Cruz, Equipe de Atletismo Desafio de Natal, Clube União, conselho da sociedade de nova cruz, 8 BPM, CPTRAN e radio Agreste FM.


 Fotos da I Corrida realizada em 2011










quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Vaticano apresenta na ONU relatório sobre combate à pedofilia

Comitê de Direitos das Crianças examina ações do Vaticano - Jamil Chade/Estadão

A Santa Sé, juntamente com a Rússia, Alemanha, Portugal, Congo e Iêmen, discutem, nesta quinta-feira, 16, o relatório sobre a aplicação da Convenção sobre os Direitos da Criança em seus territórios. O encontro acontece no Escritório das Nações Unidas, em Genebra, sede europeia da ONU. 

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, divulgou uma nota, na qual destaca o compromisso do Papa e do Vaticano para a proteção das crianças. 

Padre Lombardi recorda que a Santa Sé foi um dos primeiros Estados a ratificar a convenção em 20 de abril de 1990. O Estado apresentou seu primeiro relatório em 2 de março de 1994; em 27 de setembro de 2011, apresentou um segundo relatório. 

Com base neste e no anterior, e depois de ter recebido sugestões do grupo de ONGs que participa do procedimento alternativo de avaliação, o Comitê propôs à Santa Sé uma série de perguntas para obter mais informações. Os dados foram enviados para Genebra em 30 de novembro de 2013. A data estabelecida pelo Comitê para o encontro com a delegação da Santa Sé, para discutir o relatório e as respostas complementares, foi esta de hoje, ao longo da 65ª sessão do Comitê (13 a 31 de janeiro de 2014).

Casos de pedofilia

Padre Lombardi lembrou que não é raro que as perguntas propostas, sobretudo no que diz respeito à problemática dos abusos sexuais contra menores, pareçam supor que os bispos ou superiores religiosos agem como representantes ou delegados do Papa, o que é sem fundamento. 

Assim, responde-se que as perguntas sobre casos particulares de abusos verificados em instituições católicas, em diversos países do mundo, não são pertinentes a respeito da Convenção por parte da Santa Sé, tratando-se de casos nos quais têm jurisdição, com base nas próprias leis, os países nos quais esses se verificaram. 

O porta-voz do Vaticano reiterou que a Santa Sé está profundamente entristecida pela chaga dos abusos sexuais, que atingem milhões de crianças no mundo inteiro, e lamenta que, infelizmente, alguns membros do clero tenham estado envolvidos em abusos similares. 

Ele acrescenta que também foram dadas ao Comitê amplas respostas sobre o empenho dedicado pelo Pontífice, pelas comissões da Cúria Romana (em particular a Congregação para a Doutrina da Fé e o Conselho para a Família) em estabelecer rigorosas e eficazes normas e diretivas para tratar, contrastar e prevenir os gravíssimos fenômenos de abuso sexual contra menores, não excluída a atualização da legislação do Estado da Cidade do Vaticano em matéria penal.

O representante da Santa Sé na ONU, monsenhor Silvano Maria Tomasi, disse, em entrevista à Rádio Vaticano, que a acusação de que a Santa Sé teria obstruído a atuação da justiça lhe parece "um pouco sem critério". Isso, porque impedir o curso da justiça, em qualquer país, em detrimento de sua legítima jurisdição, seria "uma interferência indevida e injusta" por parte de qualquer sujeito. 

Dom Tomasi reforça que a Santa Sé apoia o direito e o dever de cada país de perseguir todo crime contra menores. "Portanto, não tolera a crítica pela qual se procura interferir ou impedir o curso da justiça. Ao contrário, quer – como Papa Francisco insiste – que haja transparência e que a justiça siga seu curso".

Compromisso da Santa Sé

De acordo com padre Lombardi, fazer uma leitura total dos relatórios demonstra a atenção e o vasto compromisso dedicado pela Santa Sé para a promoção das atividades e da vida da Igreja Católica, para o bem das crianças. 

"Não só com seu ensinamento e a convicta defesa da dignidade da pessoa humana desde o início de sua existência e das fases em que mais necessita de ajuda, mas também com inúmeras atividades de educação, de cuidado de saúde, de apoio às famílias e às crianças em sua singularidade", explicou. 

Comitê da ONU 

O Comitê para os Direitos da Criança é o órgão de controle e de monitoramento da Convenção, para atualização e promoção de seus princípios por parte dos Estados-membro. Com sede em Genebra, ao comitê são apresentados relatórios periódicos dos Estados que aderem à Convenção. Ele estuda os documentos, pode pedir mais informações complementares e discute os relatórios com os representantes. 

Na nota publicada, padre Lombardi afirma que o Comitê não é um “tribunal” que tenha competência para “julgar” os Estados-membro, mas é um instrumento constituído por eles próprios com base na Convenção, para monitorar e controlar sua aplicação. 

Seminário de São Pedro celebra 95 anos de formação de sacerdotes


Uma programação especial está sendo planejada, culminando com missa solene no dia 20 de fevereiro, momento em que serão ordenados quatro diáconos transitórios da Arquidiocese.

Fachada do quase centenário Seminário de São Pedro
Foto: José Bezerra


Atuar na formação de novos sacerdotes. Esse é o propósito do Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal, que comemora este ano, 95 anos de fundação. Sob o tema "Seminário de São Pedro: 95 anos oferecendo mãos ungidas para o serviço da fé", uma programação especial está sendo planejada, com a realização de um tríduo preparatório, no período de 17 a 19 de fevereiro, no próprio Seminário, na av. Campos Sales, bairro Tirol, em Natal. A cada noite do tríduo, a celebração terá como presidente e concelebrantes, ex-alunos do Seminário. As atividades culminam no dia 20, com missa solene, às 17h, na Catedral Metropolitana, momento em que serão ordenados quatro diáconos transitórios da Arquidiocese. 

Segundo o reitor do Seminário, o padre José Nazareno, a comemoração da data representa uma oportunidade de dar graças a Deus pelos cristãos e padres formados na instituição. "Acredito que o número de jovens que foram formados em nossa casa e foram ordenados, encontra-se muito acima dos 200 padres. Este é um momento propício para enaltecer a generosa e incansável doação dos reitores, demais formadores e fiéis leigos, que nestes quase 100 anos contribuíram imensamente para a formação de santos sacerdotes", comemora.

De acordo com o seminarista João Batista, que será um dos ordenados diáconos transitórios no dia 20 de fevereiro, a formação no Seminário representou para ele um divisor de águas. "Sou muito grato pela formação recebida no Seminário. Fui um dos mais jovens seminaristas a ingressar. Entrei no Seminário aos 17 anos, no ano de 2007. A formação recebida lá contribui para moldar o perfil de homens que possam estar sempre a serviço da Igreja no mundo atual, marcado por tantos desafios. Só tenho a agradecer, realmente", enfatiza.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

5º dia de Novena da festa de São Sebastião

Mais uma noite a de novena da tradicional festa de são sebastião. Neste dia 15, a igreja de São Sebastião lotou de fieis devotos para celebrar juntamente com o pároco Pe. francisco de Assis mais ima missa da festa, que teve como noiteiros os seguintes grupos: Pastoral da Saúde, Legião de Maria, Pastoral da Comunicação (PASCOM), Hospital Municipal Mons. Pedro Moura; e a comunidade: Santa Luzia. O Pe. Francisco celebrou substituindo o padre Roberlan, de Brejinho-RN, que não pôde comparecer por motivos maiores.









Fotos: Robervânio

 A programação continua neste dia 16, com seguinte programação:
 05h – Caminhada e a Recitação do Terço
18h – Recitação do Terço
19h – Missa
Oficiante: Pe. Mário Gomes de França – Serra de São Bento
Noiteiros: Pastoral da Juventude, Coroinhas; comunidades: São Judas Tadeu, Primeira Lagoa, Capim Açu, Bom Pastor, Juriti, Barbaço e Xique-xique.

Seminaristas receberão o Sacramento do Diaconato

Dom Jaime presidirá celebração

Quatro seminaristas do Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal, receberão o Sacramento do Diaconato, com vistas ao presbiterato, no dia 20 de fevereiro, às 17 horas, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação, pela oração consecratória e imposição das mãos do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. São eles: Alan Franco Lago de Deus, Francisco Rivaldo Barbosa, Idelbrando Medeiros Basílio e João Batista Nunes Filho.

Na mesma celebração, o Seminário comemorará os 95 anos de existência. Atualmente, o Seminário tem como Reitor o Pe. José Nazareno Vieira da Nóbrega; como vice-Reitor o Pe. Francisco Fernandes; e como responsável pelo Propedêutico, o Pe. Iranildo Virgílio da Cruz. Depois de ordenados, os diáconos prestarão serviços pastorais a paróquias da Arquidiocese, conforme designação do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Participe da Festa de São Sebastião


DIA 14/01 (TERÇA-FEIRA)
05h – Caminhada e a Recitação do Terço
18h – Recitação do Terço
19h – Missa
Oficiante: Pe. José Adelson da Silva – Santo Antônio
Noiteiros: Pastoral do Dízimo, Catequese, Infância Missionária, Pastoral da Criança e Pastoral do Menor; comunidade: Santa Maria Goretti.

DIA 15 (QUARTA-FEIRA)
05h – Caminhada e a Recitação do Terço
18h – Recitação do Terço
19h – Missa
Oficiante: Pe. Roberlan Roberto de Oliveira Gomes - Brejinho
Noiteiros: Pastoral da Saúde, Legião de Maria, Pastoral da Comunicação (PASCOM), Hospital Municipal Mons. Pedro Moura; comunidade: Santa Luzia.

DIA 16/01 (QUINTA-FEIRA)
05h – Caminhada e a Recitação do Terço
18h – Recitação do Terço
19h – Missa
Oficiante: Pe. Mário Gomes de França – Serra de São Bento
Noiteiros: Pastoral da Juventude, Coroinhas; comunidades: São Judas Tadeu, Primeira Lagoa, Capim Açu, Bom Pastor, Juriti, Barbaço e Xique-xique.

DIA 17/01 (SEXTA-FEIRA)
05h – Caminhada e a Recitação do Terço
9h – Missa dos Enfermos
18h – Recitação do Terço
19h – Missa
Oficiante: Pe. João Firmo – Araruna/PB
Noiteiros: Apostolado da Oração, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística; comunidades: Portal, Lagoa Limpa, Serrote dos Bezerras, Arisco, Gravatá, Macacos, Boqueirão I e II, Nova Descoberta, Lagoa Seca e Lagoa do Couro.

DIA 18/01 (SÁBADO)
05h – Caminhada penitencial com a recitação do Terço
10h - Casamentos Comunitários
18h – Recitação do Terço
19h – Missa
Oficiante: Pe. Francisco de Assis Inácio - Pároco
Noiteiros: Movimento Mãe Peregrina, Terço dos Homens; comunidades: Planalto, Sítio Catolé, Lagoa Verde, Lagoa da Mata, Cedron e Lagoa d’Anta (cidade e zona rural).

DIA 19/01 (DOMINGO)
05h – Caminhada penitencial com a recitação do Terço
18h – Recitação do Terço
19h – Missa
Oficiante:  Pe. Matias Soares (Paróquia de Santana e S. Joaquim - S. José de Mipibu)
Noiteiros: Prefeitura Municipal de Nova Cruz e Secretarias, Câmara Municipal, Poder Judiciário, 8° BPM, Rádios: Curimataú, Talismã e Agreste.

PROGRAMAÇÃO SOCIAL

DIA 19/01 (DOMINGO) – Barraca, leilão e atração musical: Forró dos Karas e Banda Rebolar



DIA 20/01 (SEGUNDA-FEIRA) – DIA DO PADROEIRO S. SEBASTIÃO
12h – Pipocaço
16h - Procissão
17h e 30 min. – Concelebração Eucarística de encerramento da Festa
Oficiante: Dom Matias Patrício de Macedo (Arcebispo emérito da Arquidiocese de Natal)




segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Francisco anuncia novos cardeais e debaterá o tema da família no primeiro consistório

Durante o anúncio dos novos cardeais, no domingo, 12, o papa Francisco disse que reunirá o Colégio Cardinalício para debater o tema da família. O consistório está marcado para o dia 22 de fevereiro, no Vaticano, data em que se celebra a Festa da Cátedra de São Pedro. Na cerimônia, os nomeados receberão o título, o capelo e o anel.
Entre os 19 cardeais nomeados, estão dom Lorenzo Baldisseri que por quase dez anos foi núncio apostólico no Brasil e o brasileiro, dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ).
Este será o primeiro consistório de Francisco com a presença dos novos cardeais. A última convocação para a criação de cardeais foi em novembro de 2012, pelo papa emérito Bento XVI. “Rezemos pelos novos cardeais a fim de que, revestidos da virtude e do sentimento do Senhor Jesus, o Bom Pastor, possam ajudar cada vez mais eficazmente o bispo de Roma no seu serviço à Igreja Universal", disse o papa Francisco aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.
 Evangelização da família
Nos dias anteriores ao Consistório, 20 e 21 de fevereiro, o papa com todos os cardeais irão refletir sobre a realidade da família. A iniciativa de Francisco antecede os trabalhos do Sínodo dos Bispos que será realizado de 5 a 19 de outubro, durante o qual serão abordados os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização.  No ano passado, o papa enviou às paróquias de todo o mundo o “Documento Preparatório” do próximo sínodo com 35 questões sobre a família, esperando contar com as contribuições das comunidades.
No domingo, 23 de fevereiro, o papa presidirá a celebração da missa com os novos cardeais. Conheça os nomeados:
1 – Dom Pietro Parolin, secretário de Estado.
2 – Dom Lorenzo Baldisseri, secretário geral do Sínodo dos Bispos.  Que por quase dez anos foi núncio apostólico no Brasil.
3 - Dom Gerhard Ludwig Muller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
4 – Dom Beniamino Stella, prefeito da Congregação per o Clero.
5 – Dom Vincent Nichols, arcebispo de Westminster (Grã Bretanha).
6 – Dom Leopoldo José Brenes Solórzano, arcebispo de Manágua (Nicarágua).
7 – Dom Gérald Cyprien Lacroix, arcebispo de Québec (Canadá).
8 – Dom Jean-Pierre Kutwa, arcebispo de Abidjã (Costa do Marfim).
9 – Dom Orani João Tempesta, O.Cist., arcebispo do Rio de Janeiro (Brasil).
10 – Dom Gualtiero Bassetti, arcebispo de Perúgia-Città della Pieve (Itália).
11 – Dom Mario Aurelio Poli, arcebispo de Buenos Aires (Argentina).
12 – Dom Andrew Yeom Soo jung, arcebispo de Seoul (Coreia).
13 – Dom Ricardo Ezzati Andrello, S.D.B., arcebispo de Santiago do Chile (Chile).
14 – Dom Philippe N. Ouédraogo, arcebispo de Ouagadougou (Burquina Faso).
15 – Dom Orlando B. Quevedo, O.M.I., arcebispo de Cotabato (Filipinas).
16 – Dom Chibly Langlois, bispo de Les Cayes (Haiti).

O Papa também criou cardeal 3 arcebispos eméritos:
1 – Dom Loris Francesco Capovilla, arcebispo emérito de Mesembria.
2 – Dom Fernando Sebastián Aguilar, C.M.F., arcebispo emérito de Pamplona.
3 – Dom Kelvin Edward Felix, arcebispo emérito de Castries

Colégio cardinalício
De acordo com informações do Vaticano, o papa seguiu a regra dos 120 cardeais eleitores com menos de 80 anos, nomeando 16 novos eleitores. São arcebispos ou bispos residenciais de países diferentes. O Brasil possui importante representatividade no Colégio Cardinalício e passará a ter 10 cardeais. Atualmente, são quatro eleitores: dom Raymundo Damasceno Assis, dom João Braz de Aviz, dom Cláudio Hummes e dom Odilo Pedro Scherer. Cindo não-eleitores:  dom Geraldo Majella Agnelo, dom Serafim Fernandes de Araújo, dom Paulo Evaristo Arns, dom José Freire Falcão e dom Eusébio Oscar Scheid.
Fonte: CNBB

Aparecida: preparação para os 300 anos


Em reunião realizada na última quarta-feira (08), na reitoria do Santuário Nacional, foram dados mais alguns passos para a organização do grande Jubileu dos 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul. A reunião contou com a presença do Reitor do Santuário, Padre Domingos Sávio, do Bispo Auxiliar de Aparecida, Dom Darci José, e de missionários redentoristas que trabalham no Santuário Nacional e nos meios de comunicação. Também esteve presente um representante do governo Provincial da Unidade Redentorista de São Paulo, Padre Inácio de Medeiros.

A ideia principal desse jubileu festivo é conclamar a Igreja Católica no Brasil para um grande ano mariano, reforçando a fé e o trabalho de evangelização realizado com a intercessão da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. No projeto está prevista a visita da imagem missionária de Aparecida às capitais dos Estados da federação, e também visitas a (arqui)dioceses que desejarem receber este momento missionário.

Outro ponto de destaque será a comunhão festiva com o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, que na mesma época celebrará os 100 anos das aparições da Virgem aos três pastorzinhos.

Segundo Padre Domingos Sávio, Reitor do Santuário, “estamos ainda amadurecendo algumas ideias, iremos apresentar um projeto completo para os bispos e para uma Comissão Episcopal que foi escolhida pela CNBB e, possivelmente, na Assembleia dos Bispos deste ano teremos a aprovação dos trabalhos que queremos realizar nesse triênio festivo, que começa em 2014 e deve ser concluído com uma grande festa em 2017, nos 300 anos do encontro da imagem de Aparecida”.

Padre Domingos ainda recorda que o Papa Francisco se comprometeu a participar da festa ao lado do povo brasileiro: “O Papa, estando aqui no Santuário, se mostrou muito devoto de Aparecida, e espontaneamente manifestou o desejo de voltar para o Jubileu”. Será também do Papa a decisão de proclamar o Ano Mariano no Brasil para 2017.

A Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no ano de 1717, nas águas do rio Paraíba do Sul, por três pescadores encarregados de conseguir peixe para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer ao Conde de Assumar. Desde o encontro da imagem, graças extraordinárias pela intercessão de Aparecida são relatadas pelos devotos. Em 2013, quase 12 milhões de pessoas estiveram aos pés da Mãe Aparecida, no Santuário Nacional.

Local: Aparecida
Fonte: Rádio Vaticano

domingo, 12 de janeiro de 2014

Londrina (PR) sediará 14ª Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base



O próximo Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) será realizado na arquidiocese de Londrina (PR), em 2017. O anúncio foi feito hoje, 11, ao final da 13ª edição do evento, que ocorre em Juazeiro do Norte, diocese de Crato (CE), desde o dia 7 de janeiro.

Foi divulgada também a carta final do 13º Intereclesial das CEBs ao povo de Deus. “O Cariri, ‘coração alegre e forte do Nordeste’, se tornou a ‘casa’ onde se encontraram a fé profunda do povo romeiro, nascida do testemunho do padre Ibiapina e do padre Cícero, da beata Maria Madalena do Espírito Santo Araújo e do beato Zé Lourenço, com a fé encarnada do povo das CEBs nascida do grito profético por justiça e da utopia do Reino”, afirmam os romeiros, no documento final, a respeito da cidade que sediou o encontro, Juazeiro do Norte.

No texto, os delegados das CEBs ressaltam também a carta enviada pelo papa Francisco, por ocasião do Intereclesial. “Romeiros e romeiras sempre voltam para seu chão, repletos de fé e esperança. Nós também voltamos como romeiros e romeiras grávidos da utopia do Reino que é das CEBs. Voltamos para nosso chão, com uma mensagem do papa Francisco, bispo de Roma e Primaz na Unidade. Dele recebemos reconhecimento, encorajamento, convite a continuarmos com pisada firme a caminhada de sermos Igreja Romeira da justiça e profecia a serviço da vida”, acrescentam.

O 13º Intereclesial das CEBs reuniu mais de cinco mil pessoas. Segundo dados divulgados pela organização do evento, participaram do encontro 4.036 delegados dos 18 regionais da CNBB. Também estiveram presentes 72 bispos, 232 padres e 145 religiosos (as), bem como 75 lideranças indígenas, 20 representantes de igrejas cristãs e 35 de outras religiões, 36 estrangeiros e 68 membros da coordenação ampliada, além de membros das equipes que prestaram serviço e visitantes.

Abertura da Festa de São Sebastião



 Na noite de sábado, 11, a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou a abertura da Festa de São Sebastião 2014. Uma carreata saiu da Igreja Matriz conduzindo a imagem de São Sebastião até a Igreja no bairro São Sebastião onde aconteceu a missa de abertura presidida pelo Pe. Pedro Cunha, vigário paroquial, concelebrada pelo Pe. Francisco de Assis, pároco.

No final da missa os fieis foram para a praça de São Sebastião para ver o hasteamento das bandeiras da Paróquia, São Sebastião e Arquidiocese. A prossegue até dia 20, com vasta programa religiosa e social. Este ano a festa tem como tema: São Sebastião, ajudai-nos a fazer de “nossa vida uma missão”!