sábado, 4 de maio de 2013

Pascom de Nova Cruz convida imprensa local



A Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizará um Encontro de blogueiros, jornalistas, jornalistas, radialistas, comunicadores e estudantes de comunicação da cidade, realizado sábado, dia 11, no Salão Paroquial de São Sebastião, a partir das 8 horas. O objetivo é refletir sobre a mensagem do Papa emérito Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações, cujo tema é: Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização.

Na ocasião a Pascom apresentará o blog da Pastoral e o site da Paróquia e divulgará os próximos eventos, entre esses estão a Semana Missionária, que antecede a Jornada Mundial da Juventude e o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação.

Equipe da Pascom de Nova Cruz

Mês de maio – “Mês de Maria”: um jeito de expressar a fé!


MARIA, FIRME NA FÉ, AUTÊNTICA NO AMOR!

             O povo de Deus, nossa gente cristã católica celebra um dos meses mais queridos: o Mês de Maio, dedicado à Mãe de Deus e nossa.
             Não são poucos os que dizem à Virgem Imaculada que o seu testemunho é sempre pertinente, por isso providencial. Assim sendo, é “intensificada a Festa no céu e na terra também”.
Nessa mulher, representação da Igreja, “revestida de sol, tendo a lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa de dozes estrelas” (Ap 12,1), as manifestações piedosas e populares dizem ver em Maria, a Mãe de Deus. Com razão, nos assegura Santo Ambrósio, como também afirma em sua declaração a Constituição Conciliar Lumem Gentium: “Maria é, ela própria, figura da Igreja”.
Por tudo isso, nós, que fazemos a comunidade dos discípulos missionários seguidores de Jesus Cristo, com fé firme e eficaz e pleno respeito e amor pelas comunidades e seus animadores evangelizadores, não podemos deixar de unir-nos à aquela que está no coração de Deus e de todos nós, seus filhos espirituais, ao mesmo tempo em que estamos também presentes nas manifestações devocionais marianas.

O devocionismo: cuidado com essa maneira de apresentar a fé!
Refiro-me a um determinado devocionismo, junto com inegáveis méritos que, infelizmente, na sua conjectura, propõe-se a estampar algumas imagens de Nossa Senhora que, em vez de animar, desanima, em vez de unir, afasta, em vez de catequizar, adocica, aliena, ou seja, termina prestando um desserviço à fé, porque nega por completo a devida consciência que tem a Mãe de Deus, quanto à sua adesão à Palavra, e o mais preocupante, é porque distancia Nossa Senhora de nós e do mundo.
Aliás, muitas dessas imagens, do ponto de vista artístico, são verdadeiras deformações do ser de Maria. Algumas delas parecem verdadeiros monstrengos; a representatividade simbólica demonstra a própria desproporção das condições das situações humano-antropológica, espiritual, evangélica e cristã reais sobre a pessoa da Senhora, Maria de Nazaré, esposa de José, Mãe de Jesus de Nazaré, nossa Mãe pela fé.
Dentro da dimensão dos meios didáticos e o uso de instrumentos de trabalho, a imagem é útil e necessária para a educação da fé. A catequese faz também da linguagem artística esse meio. 
A imagem também é um símbolo. Pois bem, “a função do símbolo é ajustar o ser humano ao real, torná-lo racional, sensível, organizado e socializado”. Claro que, o símbolo só pode ser realmente compreendido senão quando experimentado no âmago dessa implementação, e não por meio de meras explicações e abordagens teóricas.
Na verdade, o que eu quero chamar atenção é para o que há de desequilíbrio, às vezes, por partes de alguns cristãos católicos, um tanto quanto desinformados, apesar de devotos de Nossa Senhora, quanto à sua concepção de fé em relação à pessoa de Nossa Senhora; enquanto tem que manifestar a sua fé, não conseguindo diferenciar o autêntico do inautêntico, o real do irreal, o necessário do desnecessário, o essencial do secundário.
“Para que fazer Nossa Senhora de pedra, quando seu coração humaníssimo entende e acompanha naturalmente todos os sofrimentos dos homens?” (Dom Helder).
Enfim, é preciso purificar de maneira mais autêntica alguns comportamentos próprios da religiosidade popular, a partir da sua devoção à Maria, “levando o seu Filho querido para o meio do mundo” (Dom Helder).

A verdadeira Maria do Evangelho
           
Maria é certamente uma obra-prima e diante de uma obra de arte e pensamento dirige-se imediatamente ao Verdadeiro artista que a criou, Deus. Também nós, como Maria, nos tornamos “imaculados”. “Deus nos escolheu, antes da criação do mundo, para sermos santos e imaculados. Também em nós o mal sofrerá uma derrota total” (cf. Ef 1,3-6).
Ela é entre todos os que acreditaram, como um “espelho”, em que se refletem da maneira mais profunda e mais límpida “as maravilhas de Deus” (At 2,11).
Nas Bodas de Caná, o Evangelho mostra precisamente a eficácia da intercessão de Maria, que se faz porta-voz junto de Jesus nas necessidades humanas (Jo 2,3).
“Ela exorta a fazer o que Jesus diz para que ela possa derramar sua vida na nossa vida” (Ap). É assim a Maria do evangelho, é próxima de qualquer um de nós: ela é vista nos evangelhos, presente nas circunstâncias da vida.
Aliás, fez sempre “jus” ao “faça-se em mim, segundo a vossa Palavra” (Lc 1,38). Quanta fidelidade, não é?! Desde a concepção até a morte de seu Filho, “não arredou o pé”, mesmo tendo que pedir explicações por não entender as escolhas que o Filho fazia (Lc 2,50). É esta a mulher, a filha, a irmã, a esposa, a mãe que a Igreja nos convida a contemplar sempre.
A devoção a Maria é fonte de vida cristã profunda, é fonte de compromisso com Deus e com os irmãos, porque foi assim que ela aprendeu com o seu predileto Filho. “Permanecei na escola de Maria, escutai a sua voz, segui os seus exemplos”. Como ouvimos no Evangelho, ela nos orienta para Jesus: “Fazei o que ela vos disser” (Jo 2,5). E, como outrora em Caná da Galileia, encaminha ao Filho as dificuldades dos homens, obtendo d´Ele as graças desejadas.
Como não reconhecer Maria, sendo firme na fé, autêntica no amor?!
Portanto, tenhamos presente que, o verdadeiro filho de Maria é um cristão que reza, ama e perdoa.
Rezemos com Maria: Ela é sempre “Mãe de Deus e nossa”.
Por essa razão, sempre e em qualquer momento, mas especialmente, neste mês, eu rezo, junto a Deus e junto a Maria, a Mãe Imaculada, Mãe do Verbo Encarnado, não só por mim, mas que interceda por todos os irmãos e irmãs, por entre os céus e a terra, nos dando prosperidade, alegria e paz autêntica!



Paróquia da Imaculada Conceição
Nova cruz - RN
Pe. Francisco de Assis Inácio
Pároco -

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Pascom de Nova Cruz reunirá comunicadores


A Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição reunirá todos os profissionais da comunicação de Nova Cruz para comemoração do Dia Mundial das Comunicações. O encontro será realizado sábado, dia 11, no Salão Paroquial de São Sebastião, a partir das 8 horas. O objetivo é reunir todos os blogueiros, jornalistas, radialistas e comunicadores em geral para um momento de reflexão sobre a mensagem do Papa emérito Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações, cujo tema é: Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização.


Na ocasião a Pascom irá apresentar os meios de comunicação da Paróquia e divulgar as atividades que serão realizadas pela Igreja, como a Semana Missionária, em julho; o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, em  outubro.

Pascom divulga premiação para concurso fotográfico




A Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz divulga a premiação do 1º Concurso fotográfico. O primeiro colocado ganhará um jantar no Point Lanche Pizarria e um conjunto de copos; o segundo colocado ganhará um ventilador e o terceiro colocado ganhará um ferro elétrico

Para participar do concurso basta enviar uma foto até dia 7 de maio, para o email: pascom.novacruz@gmail.com, baseado no tema: "A melhor qualidade da minha mãe". O regulamento está disponivel no blog da Pascom: pascomnovacruzrn.blogspot.com.br e neste site:  www.paroquiadenovacruz.com. O resultado dos ganhadores será divulgado domingo, dia 12 de maio, na missa das mães no salão do ECC. 

Mais de mil jovens celebram a Crisma




A paróquia de Nossa Senhora de Conceição, de Ceará-Mirim, distante meia hora de Natal, contará com mil e cinco jovens em processo de engajamento nas pastorais, serviços e movimentos, nas 43 comunidades paroquiais, a partir do próximo final de semana. Eles celebrarão o Sacramento da Crisma no sábado, 4 de maio, às 17 horas, na Matriz, depois de um processo de preparação durante dois anos, com 56 encontros e quatro retiros. A celebração será presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha (foto), a concelebrada pelo pároco, Pe. Bianor Júnior, pelos vigários paroquiais, Pe. João Maria Dias e Pe. Rogério Ferreira Barros, além de outros padres, entre os quais os vigários episcopais, Pe. Matias Soares, Pe. Francisco das Chagas e Pe. Antônio Murilo, da Arquidiocese.

Antes mesmo da celebração da Crisma, os jovens já foram inseridos nas pastorais, como estagiários. Segundo o pároco, Pe. Bianor Júnior, no processo de preparação foi feito o envio dos jovens para as pastorais. "E no próximo dia 18, haverá um momento celebrativo com esses jovens: será o sétimo show "Deus quer louvar-te", diz o Padre. Segundo ele, é outra forma de levar os jovens ao engajamento pastoral. "Os recursos arrecadados com o show serão usados na manutenção do Abrigo São Vicente de Paulo", conclui o Padre.

Fonte: Arquidiocese de Natal


Arquidiocese de Natal realiza Seminário sobre V Semana Social Brasileira



A Arquidiocese de Natal, em comunhão com as Dioceses de Mossoró e Caicó, realiza o SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE A 5ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA, nos dias 10 e 11 de maio, no Auditório do SESC-Cidade Alta.

Com o tema: “Participação no processo de democratização do Estado Brasileiro” e o lema: “Bem viver – caminho para uma nova sociedade e um novo Estado”, a 5ª Semana Social coloca no centro do debate o modelo de Estado vigente: “Estado para quê e para quem?”.

Programação
- 10 de maio:
. Às 09h - mística de abertura com o cantor e compositor Zé Vicente;
. Em seguida, Mesa Redonda com os Bispos do Estado do RN;
. Às 14h - mesa de debate com os Professores Doutores: Cesar Sanson e Iris Maria(UFRN); Xanghai (UFPB) e Telma Gurgel(UERN);
. Às 19h - “O Papel Civilizatório dos Movimentos Sociais e a Luta pela Democratização”, com o Frei Betto (Dominicano que recebeu o “Prêmio Internacional José Marti 2013”).
11 de maio:
. das 8 às 12h: oficinas temáticas para a construção de pistas propositivas ao “Estado que queremos” a partir da Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social.
Quem pode participar:
- Igreja do RN, Universidades, OAB, Ministério Público, Movimentos Sociais e Sindicais e todos os homens e mulheres de boa vontade que desejam a construção de um novo Estado, fundado no “bem viver”.
Informações, na Arquidiocese, com:
- Randenclécio Xavier: 3615-2800;
- Diác. Márcio Andrade: 9637-6809;
- Diác. Adilson da Silva: 9988-9579; ou
- email: setorsocial@arquidiocesedenatal.org.br).

Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Papa Francisco acolhe Bento XVI, que volta a residir no Vaticano



Bento XVI retornou ao Vaticano. Ele chegou ao heliporto localizado nos jardins vaticanos pouco depois das 16h45min (hora local), vindo de Castelgandolfo. Um grande número de fiéis estava presente na Praça São Pedro desejosos de saudá-lo e de onde puderam testemunhar a chegada do helicóptero.

O Bispo emérito de Roma foi recebido pelo Secretário de Estado Tarcisio Bertone, pelo Presidente do Governatorado, Cardeal Giuseppe Bertello e pelo decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano.

Também estavam presentes o Substituto da Secretaria de Estado, Arcebispo Angelo Becciu, o Sub-secretário de Assuntos Exteriores, Arcebispo Dominique Mamberti e o Secretário do Governatorado Arcebispo Giuseppe Sciacca.

Do heliporto, Bento XVI seguiu em automóvel até o Mosteiro Mater Ecclesia, onde foi recebido com grande e fraterna cordialidade pelo Papa Francisco, que o aguardava. Juntos, foram à capela do Mosteiro para um momento de oração.

Esta foi a segunda vez que se encontraram pessoalmente, desde a eleição de Francisco. Em 23 de março passado Francisco foi até Castel Gandolfo para encontrar Bento XVI (foto acima). Em numerosas ocasiões falaram-se ao telefone.

Bento XVI retornou para o Vaticano após concluídas as reformas realizadas no Mosteiro, onde vai residir acompanhado da ‘Família pontifícia”, formada pelo seu Secretário particular e atual Prefeito da casa Pontifícia, Arcebispo Georg Ganswein, as 4 leigas consagradas do Instituto “Memores Domini”, além de um diácono belga. Um quarto está reservado para seu irmão Georg, também sacerdote, de 89 anos, que vive na Alemanha.

Em 11 de fevereiro, Ratzinger anunciou que passaria a servir a Igreja através da oração.

Fonte: CNBB

Entrevista de Dom Eugênio será publicada em livro


Safira Bezerra, Manuel Chaparro, Paul Ammann, Otto Santana e Marcos 
Guerra, organizadores do livro
Foto: José Bezerra


A publicação de um livro narrando uma entrevista concedida por Dom Eugênio de Araújo Sales ao jornalista Michael Murphy (entre janeiro de 1963 e janeiro de 1964) sobre o conglomerado de ações da Arquidiocese de Natal, nas décadas de 1960 e 1970, é um dos frutos do reencontro de antigas lideranças que atuaram na Igreja natalense. Em forma de entrevista, o livro está sendo organizado por um grupo dessas antigas lideranças do Movimento de Natal: Otto Santana, Marcos Guerra, Manuel Carlos Chaparro, Safira Bezerra Ammann e Paul Ammann. O anúncio foi feito por ocasião do terceiro encontro dessas lideranças, ocorrido no dia 27 de abril, no Centro de Treinamento de Ponta Negra João Paulo II.

O terceiro reencontro dessas lideranças começou pela manhã. São pessoas que atuaram nas Escolas Radiofônicas, no Movimento de Educação de Base, no Serviço de Assistência Rural – SAR, no sindicalismo, no cooperativismo, na Campanha da Fraternidade e em muitas outras frentes. Ao falar ao grupo, Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, fez uma provocação, perguntando o que se pode fazer pelos pobres de hoje. "Temos perspectivas novas e desafiadoras e a Igreja de Natal está aberta a todos para esse enfrentamento da nova realidade", disse Dom Jaime. Em resposta, Marcos Guerra disse que é preciso restabelecer, de maneira formal, o compromisso leigo com a Igreja. Manuel Carlos Chaparro lembrou que a Igreja precisa trabalhar com estratégias. "A Igreja precisa saber o que fazer e o que se pode fazer; é preciso ter um cerne estratégico que produza conhecimento", disse.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Paróquia de Nova Cruz abre mês mariano


Caminhada e missa fizeram parte da programação de abertura do mês mariano na Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz. A caminhada com imagem da Imaculada Conceição saiu da praça de São Sebastião, para o largo da Igreja Matriz, onde aconteceu a missa. Durante a missa o Pe. Francisco de Assis mencionou o Dia do Trabalhador e a São José, comemorado, neste dia primeiro de maio. Na missa o grupo de jovens da Comunidade Santa Maria Gorete fizeram homenagem aos trabalhadores onde alguns simbolizaram os vários tipos de profissões. A partir do dia 2 de maio todas as comunidades da Paróquia irão celebrar o mês mariano com recitação do terço, celebrações e louvores em homenagem a Nossa Senhora. 












VEJA MAIS FOTOS AQUI

terça-feira, 30 de abril de 2013

Paróquia de Nova Cruz define novo local para missas



A Paróquia de Nova Cruz definiu que as missas acontecerão no salão do ECC, temporariamente, após a Igreja Matriz ter sido interditada, As missas dominicais, das 7h30 e das 19 horas também acontecerão no salão do ECC, que fica localizado ao lado da Igreja Matriz. A primeira missa, em outro local após a interditação, será no dia primeiro de maio, quando haverá missa de abertura do mês mariano, às 19 horas.

A interdição da Matriz foi anunciada no domingo, 28 de abril, após a celebração, quando o Pároco Pe. Francisco de Assis exibiu as fotografias mostrando os problemas com várias telhas que estão danificadas e o madeiramento comprometido devido às infiltrações. A partir de agora, será organizada uma campanha de arrecadação dos recursos para o trabalho de recuperação da Matriz.




Missa abre mês mariano em Nova Cruz


Neste dia primeiro de maio, Dia do Trabalhador, a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz inicia o mês mariano com missa às 19 horas, no Salão do ECC. Durante os 31 dias de momentos de louvor em homenagem a Nossa Senhora, todos os dias acontecerá celebrações da Palavra, adoração, louvor e missa, sempre às 19 horas. Todas as noites várias instituições, entidades, escolas e famílias serão noiteiras do mês de maio, uma tradição na Paróquia de Nova Cruz. 





Feijoada do ECC acontecerá no próximo domingo



A grande feijoada do ECC, acontecerá no próximo domingo, dia 5 de maio, no Centro Pastoral do Catolé, a partir das 11 horas.. Este ano o evento acontecerá em comemoração ao dia das mães. Além da feijoada será realizado um festival de prêmios. As senhas já estão à venda e pode ser adquiridas com a equipe dirigente e com os casais, ao preço de R$ 7,00, para feijoada e R$ 3,00, para a cartela do festival de prêmios.


segunda-feira, 29 de abril de 2013

CONVITE AOS JOVENS




A Paróquia da Imaculada Conceição, através dos jovens Diego Menezes, Ítalo, Carlos, Marcelo e Ygor Patrick e Pe. Assis, convida os nossos jovens paroquianos (eles e elas), para participarem do MOVIMENTO EUCARÍSTICO JOVEM (MEJ).

O que é o M.E.J.? O M.E.J. é um Movimento da Igreja que busca formar meninos e meninas, adolescentes e jovens ao estilo do jovem Jesus de Nazaré, para que sejam colaboradores na construção do Reino de Deus. A oração e o Evangelho nos chamam a fazer da nossa vida uma Eucaristia prolongada, entregando-nos ao serviço e caminhando com Jesus, que cresce em comunidade, protagonistas da nossa missão cristã no mundo para servir aos nossos irmãos e irmãs ao estilho de Jesus. 

Teremos o nosso PRIMEIRO ENCONTRO:
ü Quando? Sábado, 04 de maio
ü Hora? Às 19h e 30 min.
ü Local? “Lar de Maria” (próximo à Igreja Matriz).
ü Presença do padre: Pe. Francisco de Assis Inácio (Pároco).

Queridos (as) jovens, contamos com a participação de todos vocês. Suas presenças, sem sobra de dúvida, serão a razão maior da nossa alegria e esperança, frente ao projeto M.E.J., que, querendo Deus, e havendo o acompanhamento da Mãe Imaculada, tudo corresponderá ao Projeto do Reino de justiça, amor e paz.  

Jovens, vamos investir nessa UTOPIA: “Nunca se deve temer a UTOPIA: A UTOPIA partilhada é a mola da história.
É preciso deixar os jovens serem jovens. Eles estão a caminho do futuro” (Dom Helder).

A BÊNÇÃO DE DEUS:
Recebam, queridos amigos e amigas,
através deste irmão na fé, as bênçãos divinas, como sinal da sincera amizade e confiança em cada um de vocês, jovens desta família paroquial, confiada à Mãe Imaculada.

Pe. Francisco de Assis Inácio
- Pároco -


Ministros da Eucaristia de Nova Cruz participaram de retiro


Ministros da Sagrada Comunhão Eucarística das Paróquias do 8º zonal da Arquidiocese de Natal participaram de retiro espiritual, em Vera Cruz. Vários ministros da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz participaram do retiro que foi realizado no último domingo, 28, na Paróquia Divino Espirito Santo. Os ministros foram acompanhados da Ir. Maria Aparecida e do vigário paroquial Pe. Janilson Macedo. Em Nova Cruz os ministro realizam várias atividades semanais, tais como visitas aos enfermos e idosos, levando a Comunhão Eucarística e auxiliando os padres nas missas. 






Programa oficial da visita do Papa ao Brasil será divulgado em maio



O responsável pelas viagens internacionais do Papa, Alberto Gasbarri, confirmou  a visita do Santo Padre ao Santuário Nacional em Aparecida (SP). Gasbarri, acompanhado pelo Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’ Aniello, e outros representantes da comitiva responsável pela visita do Pontífice ao Brasil, estiveram reunidos no Santuário Nacional para acertar detalhes dos possíveis itinerários da passagem do Papa Francisco ao santuário mariano. 

Estavam presentes na reunião, entre outros, o Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, o Bispo auxiliar, Dom Darci Nicioli, o Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê Organizador Local da JMJ (COL), Dom Orani João Tempesta, e representantes das Forças Armadas e da Polícia Federal.


Em entrevista ao Portal A12, Dom Raymundo afirmou que Alberto Gasbarri “ficou impressionado pelo que viu, uma vez que já conhece Aparecida”.

O Cardeal afirmou que o Santo Padre irá a Aparecida, mas ainda não há confirmação da data e da programação: “Podemos confirmar que o Santo Padre virá a Aparecida. A divulgação oficial da visita do Santo Padre, tanto no Rio de Janeiro como em Aparecida, será feita em maio, quando teremos essa informação oficial”.

O Arcebispo de Aparecida falou também sobre a alegria que a visita do Pontífice despertará nos devotos da Mãe Aparecida: “Creio que os devotos da Mãe Aparecida, da Campanha dos Devotos e todos os brasileiros estarão felizes com essa visita e acorrerão para Aparecida para acolher e receber o Santo Padre, o papa Francisco, que irá trazer sua palavra e sua bênção”.

O programa oficial da viagem do Papa ao Brasil será divulgado no dia 7 de maio. A confirmação foi divulgada na quarta-feira,24 de abril.

Fonte: CNBB

Autobiografia do Monsenhor Expedito Sobral é lançada em Natal


Da esq.: Manuel Chaparro, Dom Jaime, professora Joseneide (mediadora) e professora Conceição Xavier, na mesa redonda, por ocasião do lançamento do Livro
Foto: Cacilda Medeiros


Uma noite para relembrar a história de um homem que dedicou a vida em prol dos menos favorecidos. Assim foi o lançamento da 2ª edição do livro “Pelos caminhos do Potengi”, autobiografia do Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, na última sexta-feira (26). Para marcar o momento, aconteceu uma mesa redonda, intitulada ”Os ensinamentos do profeta das águas”, tendo como debatedores, o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, Prof. Dr. Manuel Carlos Chaparro, da USP, e que também atuou na Arquidiocese de Natal, como o primeiro diretor do jornal A Ordem, e a Profª Dr.ª Maria da Conceição Xavieir de Almeida, coordenadora do Grupo de Estudos da Complexidade (Grecom/UFRN).

Conhecido como “O profeta das águas”, Monsenhor Expedito ganhou destaque, devido ao trabalho social que desenvolvia. A obra foi organizada pelos professores Josineide Oliveira, Maria da Conceição Almeida e Carlos Farias, trazendo uma compilação de histórias vividas pelo sacerdote, com enfoque no alvo de sua luta, de ir além das fronteiras do Estado, em busca de melhorias para os pobres.

De acordo com Dom Jaime, a vida de Monsenhor Expedito foi marcada pela obediência, solidariedade e esperança. “Esta é uma noite para relembrar a história de um padre que lutou com alegria. Ele enxergava Deus no povo, no mais pobre”, frisa. 

Para a professora Josineide Oliveira, o que mais se destacou no trabalho do Monsenhor, foi a luta rural. “Tantas lições podemos lembrar de Monsenhor Expedito, como a luta contra a seca. Nós somos o oxigênio para mantermos vivas as suas memórias”, pontua. 

Segundo o professor Chaparro, o Monsenhor acompanhou o caminhar dos tempos, olhando para o mundo. “Pequeno, grande e inesquecível homem. Ele cobrou de nós a persistência e uma posição sem meias palavras, escrevendo uma nova história da aplicação do evangelho de Jesus Cristo”, ressalta.

Em suas palavras, a professora Conceição Almeida lembrou o aspecto pedagógico dos ensinamentos do “Profeta das águas”. “Com certeza, Monsenhor Expedito tinha uma pedagogia que incitava a construção da sociedade. Ele foi um incendiário de boas ideias, que tinham como foco, a justiça social”, destaca. 

O evento aconteceu na Casa da Indústria (FIERN), e foi uma promoção da Arquidiocese de Natal e Grecom/UFRN. Participaram da solenidade, o clero da Arquidiocese, representações políticas, empresariais e sociais do Estado, bem como, leigos, historiadores e pessoas que conviveram com o Monsenhor Expedito.

Fonte: Arquidiocese de Natal

domingo, 28 de abril de 2013

Pároco de Nova Cruz interdita Igreja Matriz

Pe. Assis apresentando as fotos do madeiramento

O Pe. Francisco de Assis interditou a Igreja Matriz da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, por motivo de problemas no telhado e madeiramento. Na semana passada o Pe. Assis e uma equipe de pessoas subiram no teto da igreja para verificar uma molhação e foi constatado que o madeiramento está comprometido e várias telhas quebradas. 

A partir do último domingo, dia 28 de abril, o Pe. Assis presidiu a última missa na Igreja matriz e no final apresentou as fotos do telhado e madeiramento. "Por motivo de segurança, e após conversar com engenheiro que viu as fotos, acho melhor interdita a igreja e organizar como vamos trabalhar para arrecadar recursos para custear a obra", disse Pe. Assis, ao apresentar as fotos. O Pe. vai formar comissões para analisar e planejar como será realizada a campanha em prol da reforma do telhado e madeiramento da Igreja Matriz. 

As missas dominicais ainda não tem local definido. Em breve o Pároco divulgará onde acontecerão as missas dominicais e do mês de maio. 





Paroquianos observaram as fotos apresentadas no dia 28


 Fotos do madeiramento e telhado da Igreja Matriz





VEJA MAIS FOTOS AQUI