sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Natal sediará Nordestão de Presbíteros




O 12º Nordestão de Presbíteros acontecerá de 26 a 29 deste mês, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Sales, no Centro Administrativo, em Natal. Cerca de 200 sacerdotes, de todos os estados da Região Nordeste, participarão do Encontro.

Às 19h30, de segunda-feira, 26, acontecerá uma cerimônia de acolhida aos participantes.  O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, presidirá a missa que marcará, oficialmente a abertura do evento, às 7h30, do dia 27. Em seguida, ele falará sobre o tema "O padre do Pós-Concílio e a realidade eclesial de hoje".  Durante o encontro, serão proferidas várias conferências. O tema geral  do Nordestão é "O Vaticano 2 e o Presbítero do Nordeste, testemunho de fé, esperança e caridade" e será assessorado pelo Frei Aluísio Fragoso, de Recife (PE).

O último dia do evento será dedicado a uma visita aos lugares de martírio, na Arquidiocese de Natal. No início da manhã, os padres visitarão ao Monumento dos Mártires, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. De lá, a caravana segue para a Comunidade de Cunhaú, em Canguaretama, para conhecer a capela de Nossa Senhora das Candeias, local  onde aconteceu o martírio, de 16 de julho de 1653. O evento será encerrado com o almoço, no dia 29, na Praia de Barra do Cunhaú.

O Nordestão de Presbíteros é um evento que acontece a cada dois anos. O 11º encontro foi realizado no Piauí, no ano de 2011.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Bispos conversarão com a governadora sobre Barragem Oiticica e Apodi

Da esq.: Procópio Lucena, Dom Mariano, Dom Jaime, Padre Ivanoff e Diác. Teixeira, reunidos em Caicó



O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o administrador diocesano de Caicó, Padre Ivanoff Pereira, se reunirão com a Governadora Rosalba Ciarlini, nesta segunda-feira, 26, às 15 horas, na governadoria. A pauta será a situação das famílias que serão atingidas pela construção da Barragem Oiticicas, no município de Jucurutu, na Região do Seridó, e as atingidas pelo Projeto de Irrigação do DNOCS, na Chapada do Apodi, no oeste potiguar.

Já, no dia 4 de setembro, Dom Jaime, Dom Mariano e Padre Ivanoff vão realizar uma visita pastoral às famílias envolvidas nos dois projetos. Às 10 horas, a visita acontecerá ao Distrito de Barra de Santana, em Jucurutu, e, às 17 horas, ao acampamento das famílias do Projeto do DNOCS, na Chapada do Apodi.

Dom Jaime, Dom Mariano, Padre Ivanoff, o Diácono Francisco Teixeira e o agrônomo José Procópio de Lucena, os dois últimos do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários(SEAPAC), estiveram reunidos em Caicó, no último dia 16, para tratarem da situação das famílias envolvidas nos dois projetos. No final da reunião, os representantes da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Caicó e de Mossoró emitiram uma nota ao povo de Deus, do Rio Grande do Norte. Na nota, os bispos afirmam que a Igreja Católica vai "prestar apoio às famílias acampadas na Chapada do Apodi, porque desejosas de acesso ao direito à terra, à água para o consumo humano e para a produção agroecológica e solidária, visto que há mais de meio século vivem da agricultura familiar naquela região". Quanto à Barragem de Oiticica, os bispos conclamam os cléricos, os fiéis batizados e a sociedade civil organizada para "reconhecer a importância que terá para a toda a Região do Seridó potiguar a construção da Barragem de Oiticica". "Contudo - alertam os bispos - a todos se impõe o compromisso com a defesa dos direitos e garantias fundamentais das famílias que serão atingidas diretamente pela construção dessa barragem."

No final da nota, os bispos escrevem: "Cremos que o respeito à pessoa humana e às famílias atingidas por esses projetos, devem orientar a todos na busca das melhores soluções que amenizem o sofrimento dessas famílias, restituindo-lhes a esperança e a crença de que continuarão a ser sujeitos protagonistas de suas histórias e do próprio desenvolvimento social, econômico e político, como expressão maior da fé que se traduz no compromisso com a vida e com a dignidade humana."
Foto: Marcos Dantas

Fonte: Arquidiocese de Natal

Encontro reúne bispos e coordenadores regionais de comunicação



“PasCom e Novas Mídias: diálogo e serviço na Igreja do Brasil” é tema do Encontro dos bispos e coordenadores regionais de comunicação teve início na sexta-feira, 23 de agosto e prossegue até domingo, 25, na Casa de Retiros Assunção, em Brasília. O evento é uma promoção da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, com a presença do bispo referencial e arcebispo de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa. Os assessores da Comissão, Ir. Élide Fogolari e padre Clóvis Andrade de Melo ministrarão palestras aos participantes abordando os temas “Igreja em rede e na Rede” e “Apresentação do capítulo do Diretório sobre a Comunicação na Igreja do Brasil”.

O encontro também recebe o doutorando e professor, Moisés Sbardelotto (Unisinos) para conferência de abertura sobre a “Cultura digital e evangelização”. Ainda durante o evento, o pesquisador desenvolverá uma “Metodologia para elaborar um projeto de comunicação”. Durante o encontro, grupos de trabalhos serão constituídos para a revisão e elaboração do Projeto Nacional da Comunicação com inclusão da Rede de Informática na Igreja do Brasil (RIIBRA). O 4º Encontro Nacional da PasCom previsto para o julho de 2014 também é assunto em pauta.

Fonte: CNBB

“Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular” é o lema do 19º Grito dos Excluídos


O tema do Grito dos excluídos de 2013 foi definido na última semana, e esse ano a Juventude está no centro dessa manifestação que será realizado em todo o país no feriado de 7 de setembro. “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular” é o lema do 19º Grito dos Excluídos, escolhido após avaliação das sugestões enviadas a coordenação por vários grupos, comunidades, dioceses, movimentos, sindicatos.

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, sendo um espaço de animação e profecia aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. É realizado num conjunto de manifestações no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira.

O Grito é parte das atividades da 5ª Semana Social Brasileira que tem o apoio da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB e constitui-se em uma mobilização sustentada em três objetivos:

- Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
- Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
- Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Caminhada abrirá Mês da Bíblia e do Dízimo na Paróquia de Nova Cruz

Abertura do Mês da Bíblia e do Dízimo 2012


A programação do Mês da Bíblia e do Dízimo, na Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, será aberta dia primeiro de setembro. Na ocasião, haverá caminhada, a partir das 18 horas, saindo da Igreja de São Sebastião. No percurso, pelas ruas da cidade, os fiéis conduzirão faixas e cartazes com mensagens bíblicas. A caminhada encerrará na Igreja Matriz, onde haverá missa, presidida pelo pároco, Padre Francisco de Assis Inácio.

Durante o mês de setembro, a Paróquia promoverá encontros e estudos bíblicos. Segundo o coordenador paroquial da Pastoral da Comunicação, Flávio Luiz, a proposta é estudar o Evangelho de Lucas, seguindo a orientação do Projeto Nacional de Evangelização, da CNBB, cujo tema é "Alegrai-vos comigo, encontrei o que tinha perdido" (Lc 15).

Bento XVI afirma que sua renúncia foi inspiração de Deus



O Papa emérito Bento XVI disse que sua renúncia foi resposta a uma inspiração de Deus. "Deus me disse", afirmou o Pontífice emérito a uma pessoa, que o visitou há algumas semanas no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, e prefere permanecer anônima.

Apesar da vida de clausura, Bento XVI concede, esporadicamente, algumas visitas muito particulares e apenas em certas ocasiões.

O Papa emérito explicou que não houve qualquer tipo de aparição ou algo parecido, mas foi uma "experiência mística", em que o Senhor suscitou em seu coração um "desejo absoluto" de ficar a sós com Ele, recolhido em oração.

O bispo emérito de Roma disse ainda que quanto mais observa o carisma do Papa Francisco, mais compreende o quanto essa escolha foi a vontade de Deus. 


Fonte: noticias.cancaonova.com

Dom Jaime receberá o título de cidadão nisiaflorestenese

Dom Jaime, arcebispo de Natal


O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, receberá o título de cidadão nisiaflorestenese, no próximo dia 29, às 10 horas, na Câmara Municipal de Nísia Floresta. A proposição é do vereador Eugênio Gondim. Na ocasião, o título de cidadão nisiaflorestense também será entregue ao ex-administrador paroquial, Padre Fábio Pinheiro.

Neste mesmo dia, às 19 horas, na Igreja Matriz, Dom Jaime presidirá missa em ação de graças pelos 180 anos de criação da Paróquia de Nossa Senhora do Ó, de Nísia Floresta.

Fonte: Arquidiocese de Natal