sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Igreja celebra Festa dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Mateus Moreira (acima), Padre André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro
Foto: divulgação



A Igreja Católica celebra a memória dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, na próxima segunda-feira, 3 de outubro. No Rio Grande do Norte é feriado estadual.

A Arquidiocese de Natal celebrará a data, na Comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, no local onde há um Monumento em honra dos Mártires. Lá, na segunda-feira, às 15 horas, haverá show com a banda católica Nova Aliança e, às 16 horas, show com a cantora Maria do Rosário. Às 18 horas,


será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Caravanas de fiéis, de todos os recantos da Arquidiocese, se dirigirão a Uruaçu, no dia 3, para participarem das festividades.

No território da Arquidiocese de Natal, existem quatro paróquias dedicadas aos Mártires. Todas também estão em festa, nestes dias.

Na Paróquia do Beato André de Soveral, em Emaús, a programação festiva começou dia 25 de setembro e segue até o dia 3. Diariamente, às 5 horas da manhã, há caminhadas penitenciais, e, às 19h30, missa. Na próxima segunda-feira, às 16 horas, haverá procissão e missa, encerrando a programação.

No bairro de Cidade Verde, a Paróquia do Beato Mateus Moreira, encerra a festa do padroeiro, no domingo, dia 2, às 18 horas, com a apresentação de uma peça teatral sobre a história dos Mártires. A peça é dirigida pelo pároco, Padre Tomás Silveira Neto.

O Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, encerrará os festejos em honra dos padroeiros, na segunda-feira, às 9 horas, com missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. À tarde, os fiéis irão, em peregrinação, para a comunidade de Uruaçu.

Já a Paróquia do Beato Ambrósio Francisco Ferro, no Planalto, em Natal, só celebrará a festa do padroeiro, no período de 21 a 31 de outubro.

Os Bem Aventurados Padre André de Soveral, Padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros leigos foram beatificados, pelo Papa João Paulo II, em 5 de março de 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Fonte: Jornal A Ordem online

Senadores criticam suspensão de programas religiosos pela EBC

Tereza Cruvinel, diretora-chefe da EBC

A decisão do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) de suspender a veiculação de programas religiosos em suas emissoras de rádio e TV foi discutida hoje, 29, em uma audiência pública no Senado Federal. A reunião, requerida pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), ocorreu na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), do Senado.

A diretora-presidente da EBC, Tereza Cruvinel, participou da audiência, juntamente com o historiador Daniel Aarão Reis Filho, integrante do Conselho Curador da empresa.

Conforme a Resolução 02/2011, do conselho da EBC, os atuais programas religiosos veiculados pela empresa “não correspondem ao caráter plural do fenômeno religioso” no Brasil, “constituindo injustificadas preferências a religiões particulares”. Os programas afetados são de orientação católica ou evangélica. Saiba mais.

Fonte: Canção Nova noticia

Atividades movimenta Paróquia de Nova Cruz no mês de outubro


A Paróquia de Nova Cruz realizará várias atividades no mês de outubro. A começar pela oficina de acolhida que acontecerá neste domingo, 2, no Centro Pastoral do Catolé, das 8 às 9h. No mesmo dia a noite, o Pe. Edilson Nobre reune os coordenadores das pastorais, movimentos e serviços, na Igreja Matriz, após a missa da noite.

Já no dia 3, feriado no estado do Rio Grande do Norte, os fiéis paroquianos participarão da 2ª Romaria dos Maritires, saindo da Igreja Matriz com destino a São Gonçalo do Amarante onde acontecerá a festa dos Protomártires do Brasil. Às 15h, acontecerá show com a Banda Nova Aliança e, às 16h, show com a cantora Maria do Rosário. A festa será encerrada às 18 horas, com uma concelebração eucarística.

No dia 8, acontecerá a conclusão do Curso Bíblico, no Centro Pastoral do Catolé, a partir das 8h. O curso teve inicio em setembro com assessoria do Pe. Edilson Nobre. No domingo, 9, será realizado Retiro para Crismandos da zona urbana e dia 23 o Retiro para Crismandos das Comunidades.


Neste mês de outubro o Pe. Janilson Francisco de Macêdo (foto), vigário paroquial de Nova Cruz , completa um ano de vida sacerdotal. Na ocasião, dia 21 acontecerá missa em ação de graças às 19h, na Igreja Matriz. Ele foi ordenado em 21 de Outubro de 2010, pelo Arcebispo de Natal, D. Matias Patrício.




As atividades do mês de outubro encerram dia 30, com o Encontrão Paroquial do Dízmo, no Colégio de Nossa Senhora do Carmos, das 8h às 11h. No mesmo dia, às 17h, em Santa Cruz, acontecerá a Ordenação Diaconal do novos diáconos permanentes. Entre os que serão ordenados está José Jeová (foto), da Paroquia de Nova Cruz.


Comunidades festejam Nossa Senhora Aparecida


No período de primeiro a 12 de outubro acontecerão os festejos em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do bairro Antônio Peixoto. Todas as noites haverá celebrações, às 19h, em frente a casa de Maria dos Santos, seguidos de quermesse. No dia 12, será realizada a missa de encerramento, às 16h30, seguido de festival para as crianças. As comunidades de Lagoa Seca, Sítio Macacos e Assentamento também festejam Nossa Senhora Aparecida. Em Lagoa Seca a festa começa dia 03, com celebrações até dia 12. Já as comunidades de Macaco e Assentamento a festa será realizada de 9 a 12, com celebrações às 19h.


Encontro Nacional de Formação da RCC: data e local já definidos


No início do próximo ano, carismáticos de todo o Brasil estarão reunidos no redil do Senhor para reforçarem o desejo de fazer parte do seu rebanho. A RCCBRASIL já se prepara para realizar mais uma edição do Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios, evento que, a cada início de ano, proporciona momentos de vivência fraterna e aprendizagem para que o Movimento caminhe em unidade.

E a edição de 2012 do ENF já tem data e local para sua realização: mais uma vez o Centro Universitário Salesiano de Lorena/SP sediará o encontro, a ser realizado de 25 a 29 de janeiro. Durante o encontro, será trabalhado o tema discernido pelo Conselho Nacional para o ano de 2012: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17).


Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios 2012
Local: Campus do Unisal, Lorena/SP
Data: De 25 a 29 de janeiro
Inscrições: em outubro, somente pelo Portal RCCBRASIL

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Arquidiocese do Rio lança concurso da logomarca e Inaugura sede da JMJ-2013

Foi inaugurada a sede do Comitê Organizacional Local da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro (JMJ-2013) localizada no 7º andar do Edifício João Paulo II, na Glória. O evento aconteceu terça-feira, 27,.

A bênção das instalações foi feita pelo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, e contou com a presença de bispos, vigários episcopais, presbíteros, religiosos, cristãos leigos, jovens e jornalistas.

Durante o evento, foi lançado o regulamento do concurso da logomarca da jornada, que estará disponível no site oficial da JMJ Rio 2013 (rio2013.com). As inscrições poderão ser feitas até o dia 22 de outubro, e no dia 3 de dezembro será feito o anúncio oficial da logomarca escolhida.

“Pessoas do mundo inteiro poderão enviar as suas inspirações e ideias, e uma comissão julgadora vai escolher as melhores sugestões, que serão enviadas para o Pontifício Conselho dos Leigos, que fará a escolha final. Posteriormente, também será lançado o concurso para a letra e a música do hino da jornada”, afirmou dom Orani. Saiba mais aqui.

85º Dia Mundial das Missões - Mensagem de Bento XVI

“A Campanha Missionária deste ano nos conscientiza de que é preciso cuidar do planeta que Deus deixou a todos nós. A ligação ‘Missão na Ecologia’ vem justamente reafirmar a importância de cuidar da mãe terra para a sobrevivência da humanidade”.

A afirmação acima é do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio Braschi, durante a coletiva de imprensa que lançou a Campanha Missionária de 2011, na tarde desta quarta-feira, 21, na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília.

Materiais

O diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, também frisou a importância da Campanha Missionária e seus subsídios para a vivência de maneira concreta do mês missionário nas comunidades. “Enviamos gratuitamente vários materiais que contêm experiências, informações, reflexões e dados que nos ajudam na vivência e conscientização da Campanha Missionária”, disse. O diretor comentou que, ao todo, foram enviados este ano à Igreja no Brasil cerca de 50 toneladas de material, o que significa em números 20 mil DVDs, 150 mil novenas missionárias, 150 mil cartazes, 10 milhões de folhetos e 12 milhões de envelopes para o gesto concreto.

Confira na ìntegra a mensagem aqui.

Fiéis dedicam capela à Irmã Lindalva



Os fiéis do Bairro da Saudade, de Serra Caiada, juntamente com o Administrador Paroquial, Pe. Jonerickson Gomes, escolheram a beata Irmã Lindalva Justo de Oliveira como padroeira da comunidade. “Atualmente nós estamos celebrando a missa no colégio Euclides Lins de Oliveira, mas já temos um terreno para a construção da futura capela dedicada à Irmã Lindalva”, informa o Pe. Jonerickson. As celebrações acontecerão no quarto sábado de cada mês, às 17 horas.

A partir de agora, a comunidade e a paróquia trabalharão para conseguir os recursos e construir a capela. Esta será a segunda capela dedicada à Irmã Lindalva, no território da Arquidiocese de Natal. A primeira está na Paróquia de Cristo Rei, de Pirangi. “Foi fundada há cerca de 3 anos. Lá, há celebração toda sexta-feira, à noite”, comenta o Diác. Iremar Costa, da Paróquia de Pirangi.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Festa movimenta comunidades


As comunidades Primeira Lagoa e Juriti da Paróquia de Nova Cruz estão festejando seus respectivos padroeiros São Francisco de Assis. As festas tiveram inicio dia 26 e prossegue até dia 4 de outubro. Durante o período festivo acontece celebrações todas as noites, seguidos de quermesse.

Na comunidade do Juriti dia primeiro de outubro após a celebração acontecerá uma Cristoteca. Já em Primeira Lagoa, a Pastoral da Comunicação vai realizar uma sessão do cinema itinerante, dia 2, após a celebração.


Pascom de Nova Cruz promove oficina



A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz promove Oficina de Acolhida, próximo domingo, dia 2, no Centro Pastoral do Catolé, das 8h às 9h. A oficina é destinado aos agentes de pastorais, movimentos e serviços, como também aos demais fiéis da paróquia. Para participar basta ir ao local da oficina, no dia e horário. A participação é gratuita. O objetivo é proporcionar aos fiéis como deve ser feito uma acolhida, como também o significado e fazer com que todos possam acolher de forma simples e natural.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Natal já se prepara para o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação


Faltam ainda dois anos para o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) acontecer, mas os preparativos, em Natal (RN), cidade sede do evento, começaram desde o início deste ano. As comissões que compõem a coordenação local do Encontro já foram formadas e vêm se reunindo, periodicamente.

No último dia 24, aconteceu mais uma dessas reuniões de coordenadores, reunindo mais de 20 pessoas, ligadas à arquidiocese de Natal e à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desta vez a reunião contou com a participação da assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Élide Fogolari; de Alessandra Cruz, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e de Paulo Lima, da arquidiocese do Rio de Janeiro. Ambos integraram a coordenação do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que aconteceu na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em julho deste ano.

Durante a reunião, a irmã Élide contextualizou a história dos Mutirões Brasileiros e lembrou que são espaços, através dos quais, a Igreja dialoga com a sociedade, a respeito da comunicação social. Ela também ressaltou a riqueza de conteúdos que são abordados durante o evento. “O debate provocado pelos diferentes painelistas, desde os religiosos aos acadêmicos, dão vida aos Mutirões”, destacou.

Já, a Alessadra Cruz e Paulo Lima expuseram para a equipe de Natal toda a experiência da coordenação do 7º Muticom, como organização da infra-estrutura, gastos financeiros, inscritos de participantes e estratégias de divulgação.

A próxima reunião da equipe de coordenação local está agendada para o dia 22 de outubro. O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação será realizado no período de 27 de outubro a 1º de novembro de 2013, no campus da UFRN, em Natal.

Senado homenageia Canção Nova


A Comunidade Canção Nova foi fundado pelo Monsenhor Jonas Abib em 1978

A Tv Canção Nova irá transmitir nesta terça-feira, 27, a partir das 14h, a homenagem que o Senado Federal prestará à Comunidade Canção Nova por seus 33 anos de fundação. A transmissão, direto de Brasília, está prevista para acabar às 16h.

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, o Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, o Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Bispo-auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Urich, e o pároco da Catedral de Brasília, padre George de Albuquerque, confirmaram presença para a cerimônia.
Os cofundadores da Canção Nova, Wellington Silva Jardim e Luzia Santiago, irão receber o tributo por serviços prestados para a sociedade brasileira. A homenagem foi requerida pelos senadores Antônio Carlos Valadares, Randolfe Rodrigues, Pedro Simon, Eduardo Suplicy e Ana Rita.

Fonte: Canção Nova

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Paróquia de Nova Cruz realizou caminhada




A Paróquia de Nova Cruz realizou uma caminhada e missa no domingo, 25, para marcar o encerramento do Mês dedicado a Bíblia e a Dízimo. A caminhada teve inicio por volta das 16h30, quando das comunidades e bairros os fiéis saíram em direção a Praça de São Sebastião, onde de todos saíram para Igreja Matriz. Às 17h50 teve inicio a caminhada com muitos fiéis católicos que atenderam ao pedido do Pe. Edilson quando solicitou a presenças dos paroquianos para o encerramento.

Foi uma bonita caminhada, com muitas faixas, cartazes, personagens da Bíblia, carros alegóricos, carros de som e muitas pessoas que levaram a Bíblia. Durante o percurso da caminhada vários hinos religiosos com destaque para a Palavra de Deus foram entoados pro todos que estavam participando.

Ao chegar na Igreja Matriz todas as faixas foram lidas e logo após teve inicio a santa missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre, pároco de Nova Cruz. Na pregação o Pe. Edilson focou a importância de ler e vivenciar a Palavra de Deus. A liturgia da missa foi assumida pelos casais do ECC, que fizeram no ofertório doação de várias Bíblias que foram sorteadas no final da missa.

Como foi feito durante todo o mês de setembro, as leituras foram feitas através da própria Bíblia, fazendo com os fiéis levem a Bíblia para igreja e acompanhe as leituras, como também os sorteios das bíblias que foram realizadas aos domingos, onde o Pe. Edilson fez perguntas sobre a Bíblia. A solenidade terminou com a benção das Bíblias. Confira mais fotos: clique na palavra BÍBLIA.