sábado, 5 de abril de 2014

Encontro Nacional da Pascom debaterá evangelização na era digital



De 24 a 27 de julho serão realizados o 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e o 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, em Aparecida (SP). O evento tem por objetivo articular e animar a Pastoral da Comunicação da Igreja no Brasil a partir da cultura gerada pelas novas tecnologias.

As inscrições para os encontros estão disponíveis até 23 de junho, com vagas limitadas. Confira os valores e a ficha de inscrição, no link Encontro Nacional. Para participar dos encontros é necessária apenas uma inscrição. São esperados aproximadamente 700 participantes.

Cultura digital
“Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital” será tema de reflexão ao longo do encontro nos seminários e painéis com a presença de pesquisadores da comunicação. Está confirmada a participação de palestrantes internacionais como o padre jesuíta, Antônio Spadaro, autor dos livros Web 2.0 e Ciberteologia, e de Letícia Soberón, da Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), entre outros especialistas.

A Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA) estará no Encontro Nacional da Pascom. Em 2012, a rede foi lançada oficialmente aos comunicadores e agentes da Pastoral da Comunicação. Para o assessor da RIIBRA, padres Clóvis Andrade de Melo, o espaço é de avaliação e serve para definir metas para os próximos anos.

Sabia mais, acessando o hotsite do 4ª Encontro da Pascom.

Simpósio Vocacional

O Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Arquidiocese de Natal, realizará nos dias 16 a 18 de maio, um Simpósio Vocacional. O local escolhido foi o Instituto Maria Auxiliadora. Segundo o responsável pelo simpósio na Região Nordeste, o Diác. João Batista, este evento vai acontecer em todo o Brasil, por regiões. Na Região Nordeste, Natal foi a cidade escolhida. O evento contará com as presenças do bispo referencial pelas vocações e arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, bem como dos conferencistas: Dom Gilson da Silva, bispo auxiliar de Salvador-BA, Pe. Cícero França, reitor do Seminário da Arquidiocese de São Paulo-SP e do Pe. Rafael Marciel, da Arquidiocese de Fortaleza-CE. Os interessados em participar podem se inscrever até o próximo dia 15 de abril, por meio do site da Arquidiocese de Natal, o www.arquidiocesedenatal.org.br

Photo: O Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Arquidiocese de Natal, realizará nos dias 16 a 18 de maio, um Simpósio Vocacional. O local escolhido foi o Instituto Maria Auxiliadora. Segundo o responsável pelo simpósio na Região Nordeste, o Diác. João Batista, este evento vai acontecer em todo o Brasil, por regiões. Na Região Nordeste, Natal foi a cidade escolhida. O evento contará com as presenças do bispo referencial pelas vocações e arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, bem como dos conferencistas: Dom Gilson da Silva, bispo auxiliar de Salvador-BA, Pe. Cícero França, reitor do Seminário da Arquidiocese de São Paulo-SP e do Pe. Rafael Marciel, da Arquidiocese de Fortaleza-CE. Os interessados em participar podem se inscrever até o próximo dia 15 de abril, por meio do site da Arquidiocese de Natal, o www.arquidiocesedenatal.org.br 

Fonte: Arquidiocese de Natal

Papa: as três palavras mágicas do casal: com licença, obrigado e desculpa.

Hoje na audiência com os peregrinos o Papa Francisco falou sobre o casamento e reforçou sua dica para um relacionamento feliz


O Papa Francisco falou hoje na catequese com os peregrinos em Roma sobre o casamento, reforçando a sua dica das três palavras mágicas para um casal: com licença, obrigado e desculpa.
“Fomos criados para amar, como reflexo de Deus e do seu amor. E na união conjugal o homem e a mulher realizam esta vocação no sentido da reciprocidade e da comunhão de vida plena e definitiva.”
O sacramento do Matrimônio conduz-nos ao coração do desígnio de Deus – continuou o Santo Padre – que é um desígnio de Aliança e de comunhão: fomos criados para amar, como reflexo do Amor de Deus.

“Deus faz dos dois esposos uma só existência – a Bíblia diz “uma única carne”...

Neste sacramento – observou o Papa Francisco – Deus faz da união dos esposos – numa só carne – um sinal do seu amor, um reflexo da comunhão que existe no seio da Santíssima Trindade, onde as Três Pessoas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – vivem desde sempre e para sempre em união perfeita.

O Matrimônio é também uma missão – definiu o Santo Padre: o amor entre os esposos, manifestado nas coisas simples da vida quotidiana, torna visível o amor com que Cristo ama a Igreja:

“Os esposos, com efeito, por força do Sacramento, são investidos de uma verdadeira missão, porque podem fazer visível, a partir das coisas simples e normais, o amor com que Cristo ama a sua Igreja, continuando a dar a vida por ela, na fidelidade e no serviço.”

É necessário manter viva a união com Deus, que está na base da união conjugal – considerou o Santo Padre – que logo indicou o seu segredo para uma vida matrimonial serena – o amor é mais forte do que qualquer litígio:

“O amor é mais forte do que os momentos de litígio. Por isso eu aconselho aos casais que não acabem o dia sem fazer as pazes… “e para fazer as pazes não são precisas as Nações Unidas, uma carícia basta!”

“E assim é a vida, levá-la para a frente com a coragem de querer viver juntos. E isto é belo!”

E o Papa Francisco concluiu a sua catequese reiterando as suas já bem conhecidas três palavras-chave para uma saudável vida conjugal – com licença, obrigado e desculpa:

“Uma coisa que ajuda tanto a vida matrimonial são três palavras – três palavras que se devem dizer sempre: com licença, obrigado, desculpa!”

Fonte: Aleteia

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Missa em ação de graças pelos 25 anos de vida sacerdotal do Pe. Assis


Com a presença de Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal e Dom Matias, bispo Emérito de Natal, o Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz presidiu a missa em ação de graças pelos 25 anos de vida religiosa - Jubileu de Prata. A solenidade contou a participação de vários padres da Arquidiocese de Natal e da Paraíba além dos familiares, amigos, paroquianos e ex-paroquianos, autoridades civis, entre eles o Comandante do 8º BPM, Major Tavares; Prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda, Secretários; Vereador Aluísio Sena, Udson Brandão, e o ex-reitor do Seminário São Pedro e Reitor da Universidade Vale do Acaraú - UVA.

Fieis de várias paroquias estiveram presente a missa, tais como Paroquia de Nossa Senhora da Boa Viagem - Alagoa Grande/PB; Nossa Senhora do Livramento - Bananeiras/PB, Sagrada Família - Belém/PB; Nossa Senhora do Livramento - Taipu/RN; Nossa Senhora do Lourdes - Natal/RN; Nossa Senhora das Dores - Brejinho/RN; Santana e São Joaquim - São José de Mibipu/RN, entre outras, como de Nova Cruz,  através dos membros das pastorais, movimentos, serviços e comunidades.

As homenagens foram feita por representantes das paróquias por o Pe. Assis passou na paraíba, como Araruna e Alagoa Grande/PB; de Nova Cruz, o Colégio de Nossa Senhora do Carmo, a comunidade Serrote, o Prefeito da cidade, Cid Arruda; o casal do ECC, Marcia e Dionisio em nome dos paroquianos. 








Pe. Matias Soares

Dom Jaime Vieira Rocha


Familiares do Pe. Assis

Autoridades

Ministério de Música

Ofertório
Representantes do Terço dos homens da Paróquia de Petrópolis - Natal/RN

Familiares do Pe. Assis



Homenagens  
Ednaldo Farias - Paróquia de Alagoa Grande/PB

Coreografia da Comunidade Serrote

Srª Doroteia - Paróquia de Araruna/PB

Prefeito de Nova Cruz Cid Arruda

Casal Dionísio e Márcia - ECC - mensagem em nome da Paróquia

Pe. Assis fez sua mensagem

Diego fez os agradecimentos


VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI


terça-feira, 1 de abril de 2014

Dia de Festa! Café da manhã com a comunidade.

Hoje, festejamos com alegria o jubileu de prata do nosso querido Pe. Francisco de Assis Inácio, e os fieis da paróquia, membros de alguns grupos pastorais, Irmãs do Amor Divino, equipe de liturgia, amigos e familiares fizeram uma surpresa no começo desta manhã para parabeniza-lo. Após o despertar com os parabéns tocado ao som de sax, o Pe. Francisco foi homenageado por crianças da comunidade da rua Campo Santo com uma faixa com palavras de felicitações. Todos os presentes se dirigiram para a rua Campo Santo, onde foi compartilhado um café comunitário com os moradores da localidade e convidados.

A Igreja Matriz já está nos preparativos finais para a grande missa que será realizada logo mais a noite, às 19hr, com a presença de toda paróquia de Nova Cruz, e Bispos, padres e representantes de paróquias das dioceses do Rio Grande do Norte e Paraíba. Participe!

















Padre Assis - 25 anos de vida sacerdotal - Parabéns!!!


Pe. Assis e familiares


Nascido em Laranjeiras do Abdias, município de São José de Mipibu -RN, aos 08 de julho de 1959. Seus pais: Lucas Manoel Inácio e Antônia Ferreira da Silva tiveram 18 filhos, morreram 11, sobreviveram 7, dos quais, pela ordem cronológica, ele é o segundo. Menino de uma família pobre e numerosa – quer dizer, uma família nordestina típica -, desde criança, em sua família afirma ele ter vivido os melhores exemplos de uma prática evangélica, baseada no respeito a qualquer um, além da comprovada responsabilidade aos bons costumes e à prontidão para com suas responsabilidades cívicas, morais, éticas. 

Assim, era o que se presenciava como testemunho de vida repassado por parte de sua mãe, doméstica e seu pai agricultor sacrificado. Não poucas vezes foi preciso sacrificar alguma coisa na mesa do dia-a-dia, tendo também que vestir roupa remendada.          

A vocação do menino Francisco nascia ali. Muitas vezes, teve que ouvir de seu Pai a mais sincera e honesta opinião a respeito de sua aspiração vocacional: “Francisquinho”, (conforme o tratamento familiar), você não vai poder se casar, nem muito menos ajudar à família, porque padre quase não ganha dinheiro”. Quando um certo dia, e essa foi a última vez, que o jovem ouviu a mesma cantilena, criou coragem e rebateu seu pai, dizendo-lhe assim: “pois é exatamente assim que eu desejo ser. Quem me chama é Deus, por isso, o senhor nunca mais tente interferir na minha vocação. Ele assim me respondeu: “Você tem razão, siga o que você quer: o seu caminho!”. 

Quanto à sua mãe, desde cedo, o começou a estimula-lo, recomendando-o a Deus e incentivando-o a viver o verdadeiro sentido evangélico e cristão, à base de uma límpida vida.

O interesse de Deus por ele começou cedo. Frequentou a Igreja Católica, indo à capelinha do Sagrado Coração de Jesus, na comunidade e, ao catecismo ensinado por uma catequista muito ardorosa e responsável e, através de uma outra católica piedosa e amiga da família. Na ocasião tinha 8 anos. Fez a minha Primeira Comunhão com 9 anos. Ele conta que foi um dia feliz, passou a sentir como estivesse levitando. E muito preocupado em não mais pecar, pelo menos durante aqueles próximos dias! A partir daquele momento praticamente, nasceu sua base vocacional. 

Com quatorze anos incompletos, de comum acordo com os pais, foi morar com o Mons. Antônio Barros, Pároco da Paróquia Santa Ana e S. Joaquim, em S. José de Mipibu – RN. Continuou os estudos primários e, depois, ginasiais (hoje, fase fundamental I) no Pio XII, Colégio da Paróquia e, em seguida, a parte ginasial (parte fundamental II), na Escola Estadual Barão de Mipibu e, complementando-o numa outra Escola, também estadual. 

Participou da Cruzada Eucarística, foi coroinha, participou do Grupo de Jovens, trabalhei como sacristão para garantir a sua manutenção, sem deixar de ajudar nos trabalhos domésticos: limpando a casa, lavando pratos, cuidando dos jardins.

Foi Crismado pelo bispo auxiliar Dom Antônio Soares Costa, na sede da Paróquia, em S. José de Mipibu, tendo como padrinho o Mons. Barros.  

O testemunho de vida do seu pai espiritual, pai na fé, o exímio Pároco, o inesquecível Mons. Antônio Barros (in memoriam), homem simples, zeloso pela sua fé e pela fé de seus paroquianos, ardoroso na ação evangelizadora, catequética e pastoral, além de ter se preocupado o tempo todo pela promoção das pessoas, sobretudo no que diz respeito a educação das crianças e dos jovens e o cuidado incansável com os idosos, construindo e mantendo um colégio, o Pio XII e uma casa de acolhimento – o abrigo Anísia Pessoa, coordenado por uma comunidade de religiosas, as irmãs da Divina Providência. 

Ainda saliento a grande contribuição dada pelas Irmãs da Divina Providência ao seu processo vocacional, através de aconselhamentos, encontros formativos e, especificamente, de natureza vocacional. 

 03 de fevereiro de 1978. Nesse ano o Seminário foi reaberto no seguinte endereço: Rua Mipibu, cidade Alta, numa ex-residência arquiepiscopal, e não no prédio antigo, na Rua Campo Sales.Seguiu seu processo de formação vocacional e em 1987 realiza a mudança para a Arquidiocese da Paraíba.   Em 02 de fevereiro é ordenado diácono, na Catedral de Nossa Senhora da Luz, em Guarabira. Em 03 de fevereiro, é enviado para Araruna, a fim de ajudar nos trabalhadores pastorais, junto ao Mons. Joaquim de Souza Simões. 

No dia 1º de abril é ordenado presbítero (sacerdote), em Araruna, por Dom Marcelo Pinto Carvalheira, Bispo de Guarabira, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Araruna. Concelebrantes presentes: Além de Dom Marcelo Pinto Carvalheira, concelebraram os seguintes padres: Pe. Antônio Xavier (S. Antônio), Pe. Matias (N. Cruz), Pe. Robério (N. Cruz), Pe. Normando (Campestre), Pe. Conrado (Serraria), Pe. Leonardo (Solânea), Pe. Luiz Pescarmona (Guarabira e coordenador da Comissão de Pastoral da Terra - CPT), Pe. Cristiano (Guarabira), Pe. Pedro Alexandre (Belém), Pe. João Bosco (Vig. Paroquial de Pirpirituba), Pe. José Nicodemos (Pirpirituba), Pe. Marcos (Araçagi), Pe. Murilo (Macau), Pe. Hudson Brandão (Pároco da Catedral e ex-reitor do Pe. Assis), além de seminaristas da Diocese de Guarabira e da Arquidiocese de Natal. Presentes estavam os familiares, os paroquianos ararunenses, representações de todas as paróquias da Diocese de Guarabira, de algumas paróquias da Arquidiocese de Natal, além de tantos amigos e amigas. 

 Foi empossado, como pároco de Nova Cruz, em 6 de agosto de 2012. Antes, havia sido administrador da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco.









segunda-feira, 31 de março de 2014

Igrejas tocarão os sinos no dia da canonização do beato Anchieta



Em carta, enviada aos bispos, o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, explica que será um "gesto de alegria, gratidão e comunhão por estar inscrito entre os santos, o Apóstolo do Brasil".

Durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá em Aparecida (SP), será celebrada missa em ação de graças pela canonização do beato, no dia 4 de maio, às 8h, no Santuário Nacional de Aparecida.

Celebrações por onde Anchieta passou

O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, convidou o clero da arquidiocese para acolher a canonização com manifestações de "júbilo e ação de graças a Deus", pedindo que os sinos toquem, todos juntos, às 14h, por cinco minutos, ao menos. No domingo, dia 6, haverá procissão saindo do Pátio do Colégio, às 10h15, em direção à Catedral da Sé, onde será celebrada missa solene às 11h.

Em Salvador (BA), o arcebispo local e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, celebrará uma missa, às 18h, na Catedral Basílica.

Na arquidiocese de Vitória do Espírito Santo (ES) haverá missa na catedral metropolitana, às 18h do dia 2, presidida pelo arcebispo local, dom Luiz Mancilha Vilela. Às 20h, a comunidade Shalom apresenta o musical “Anchieta para todas as tribos”. No domingo, dia 6, duas missas estão marcadas. Às 9h30, na paróquia Beato José de Anchieta, em Serra (ES), e às 16h, no pátio do Santuário de Anchieta (ES).

O arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, presidirá uma missa em ação de graças na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no dia 2 de abril, às 18h.

 História do Apóstolo do Brasil1

O padre José de Anchieta nasceu em 19 de março de 1534, nas ilhas Canárias, Espanha. Seu primeiro contato com os jesuítas foi quando estudava filosofia na universidade de Coimbra, Portugal. Em 1551, Anchieta entrou na Companhia de Jesus.

A missão no Brasil começou em 1553, quando, ainda noviço, aos 19 anos, desembarcou em Salvador (BA) para trabalhar com padre Manuel da Nóbrega e outros missionários.

A fundação da cidade de São Paulo está relacionada à primeira missa celebrada na missão de Piratininga, em 25 de janeiro de 1554, festa litúrgica da Conversão do apóstolo São Paulo. Ali, os jesuítas fundaram um colégio, o primeiro da Companhia de Jesus na América Latina.

Outros elementos são marcantes na história do beato José de Anchieta, no Brasil. Ele ensinou a língua portuguesa aos filhos de índios e de portugueses; aprendeu a língua indígena; escreveu gramática, catecismo, peças de teatro e hinos na língua dos índios, além de outras obras em português, latim, tupi e guarani; participou de negociações de paz em conflitos entre índios e portugueses; fundou outro colégio no Rio de Janeiro, no qual foi reitor; foi responsável por outras missões; provincial dos jesuítas no Brasil; e escreveu muitos relatos sobre a missão e particularidades da terra e do povo brasileiros.

José de Anchieta morreu em 9 de junho de 1597, em Reritiba, cidade fundada por ele no Espírito Santo que futuramente recebeu o nome de Anchieta.

O título de “Apóstolo do Brasil” foi dado pelo prelado do Rio de Janeiro, dom Bartolomeu Simões Pereira, durante a homilia do funeral.

1História baseada no artigo “Quem foi Pe. José de Anchieta?” de autoria do arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer.

Fonte: CNBB

Pároco de Nova Cruz celebra jubileu



O pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, Padre Francisco de Assis Inácio, celebra 25 anos de ordenação sacerdotal, dia primeiro de abril. Na ocasião, será celebrada missa em ação de graças, às 19 horas, na Igreja Matriz, com a participação de bispos e padres de dioceses do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Padre Assis foi ordenado sacerdote dia primeiro de abril de 1989, na Diocese de Guarabira (PB). Foi empossado, como pároco de Nova Cruz, em 6 de agosto de 2012. Antes, havia sido administrador da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco.