sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Jovens relatam emoção de poder almoçar com o Papa


Doze jovens do mundo todo almoçaram na sexta-feira, 19, com o Papa Bento XVI: dois por continente e dois do país anfitrião da Jornada, a Espanha. A oportunidade de poder perguntar ao Pontífice qualquer coisa, pedir a ele que reze por alguma intenção pessoal ou simplesmente sorrir a ele é privilégio de poucos. Mas como foram eleitos os 12 jovens entre 1 milhão de participantes? O Comitê decidiu fazer um sorteio entre os voluntários internacionais da JMJ, que há meses colaboram na loucura que é organizar essa grande festa de fé.

Os voluntários são do Equador, Eslováquia, Taiwan, Estados Unidos, Vietnã, Congo, França, Ruanda, Autrália, Nova Zelândia e Espanha. Em entrevista antes do grande momento, eles explicaram como foi sua primeira reação quando ficaram sabendo que iriam comer com o Santo Padre e como acreditavam que isso pudesse influenciar suas vidas.

Confira o depoimento de alguns deles:

1) Juan Carlos Piedra Calderón, 33 anos, do Equador - Voluntário da JMJ na Direção Executiva

"Ouvi meu nome e não pude acreditar. Disseram meu apelido e não consegui acreditar que era eu mesmo. Fiquei muito feliz, estava sentado no chão e me levantei de uma vez. Aí vi meu nome no documento, só então acreditei. Era eu realmente. Fiquei muito impressionado e muito feliz. Hoje vi uma foto do Papa com os peregrinos da última Jornada e me emocionei muito. Vi o Santo Padre na mesa com os voluntários e fiquei ainda mais nervoso de pensar que vou comer na mesma mesa que ele. Estou ansioso para conhecê-lo. Sei que isso vai mudar a minha vida, mas não sei exatamente como. Bento XVI é um apóstolo e como cristão, isso significa muito para mim. A princípio pensei que isso não era para mim, que tem mais gente que merece, mas muitos padres me disseram: 'não ligue para isso, foi Deus quem escolheu você'".

2) Eva Janosikova, 28 anos, da Eslováquia - Voluntária internacional da JMJ, administra a página oficial da JMJ no Facebook

"Foi difícil acreditar. Simplesmente na presença do Papa será emocionante. Espero que esse encontro mude a minha vida, rezo por isso porque creio que comer com um homem santo deve mudar algo. Ver uma pessoa que segue tão intensamente a Cristo também deveria ajudar a todos para que O sigam. Só tenho medo de que ele me faça uma pergunta que eu não saiba responder. Estou me preparando muito, refletindo sobre minhas raízes, sobre o futuro dos jovens europeus. Creio que seja providencial essa oportunidade para mim, isso tem me feito refletir muito."

3) Paul , 27 anos, do Vietnã - Voluntário internacional na JMJ

"Fiquei muito feliz quando soube, muito emocionado. Esse almoço é um presente de Deus, vai mudar minha história. quero saudá-lo por todos os jovens asiáticos. Nem sei como me preparar, mas sei que é um presente de Deus que tem me feito repensar e refletir sobre muitas coisas."

4) Michelle Hatfield, 22 anos, dos Estados Unidos - Departamento de voluntários internacionais da JMJ

"Eu não estava no escritório quando anunciaram os nomes dos peregrinos que iriam comer com o Santo Padre. Um dos voluntários chegou depois e me disse. Fiquei muito impressionado, alegre e grato por essa oportunidade. Tenho rezado todos os dias com o coração agradecido a Deus. A alegria que sinto em representar os jovens dos Estados Unidos é uma sensação que não consigo descrever. Ser voluntário já mudou a minha vida, comer com o Papa então... vai mudar tudo, mas ainda não sei exatamente como. Tenho participado da Missa diariamente e rezado o rosário para agradecer a Deus por essa oportunidade.

Fonte: Canção Nova noticias



Pastoral da Criança mantém viva a ação “brinquedos e brincadeiras”

Brinquedoteca, em pleno funcionamento, em João Câmara
Foto: José Bezerra



A Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de João Câmara, é a única do Rio Grande do Norte em que a Pastoral da Criança mantém a Brinquedoteca (foto). Nela, os líderes ainda mantém a ação “brinquedos e brincadeiras”, iniciada em 1995. A explicação está na colaboração de vários voluntários, que ajudam a manter a estrutura necessária para a existência da Brinquedoteca. Nesse trabalho, a prefeitura paga o aluguel da sede, uma volunária consegue bonecas, outra confecciona as roupas das bonecas e outras ajudam no dia da Celebração da Vida. É uma experiência que deve ser seguida.

A ação “brinquedos e brincadeiras” foi iniciada em 1995, pela Pastoral da Criança, com a implantação de Binquedotecas em algumas comunidades. O objetivo era “aumentar o interesse pelo brincar e pelas atividades de lazer nas comunidades, apoiando as famílias na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento e educação de suas crianças”.

Fonte: Jornal A Ordem


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Léia e Sônia fazem show's e palestra


Show Semana da Família - 20/08/2011 - Paróquia de Santa Rita de Cássia
- Ponta Negra - 20h30 - Encerrando a Semana da Família - Realização:
Pastoral familiar - aberto ao público.


Show para as religiosas - Dia da religiosa - Livraria Paulus -
20/08/2011 - 9h - Natal.

Show na Vila de Ponta Negra - 27/09/2011 - Instalação da Paróquia de
São João Batista - 20h30 - no pátio da Igreja - aberto ao público.

Palestra no I Congresso Paroquial da Família - 28/08/2011 -
Ceará-Mirim - RN - Local: Estação Cultural (antiga estação férrea) -
Tema: Família, fonte de realização e santificação.

Show em Santana do Matos - 17/09/2011 - 19h - abrindo o show de Pe.
Zezinho - Abertura da festa de comemoração dos 190 anos da Paróquia de
Sant´Ana - Espaço do Forró - R$ 10,00.

Confira todos os eventos pelo site: www.leiaesonia.mus.br



Confira as fotos dos nossos representantes na JMJ



A Jornada Mundial da Juventude está acontecendo em Madri/Espanha, e este ano temos nossos representantes. Karla Priscila, coordenadora da PJ e o Pe. Mário Gomes, responsável pela área pastoral de São Bento, acompanhados de mais dois jovens estão participando desse grande evento. Confira as fotos:









Fonte fotos: areapastoraldesaobento.blogspot.com

Arquidiocese fará Fórum de Liturgia


A coordenação da Pastoral Litúrgica, da Arquidiocese de Natal, promoverá o 1º Fórum Arquidiocesano de Liturgia, dia 28 próximo, das 8 às 16 horas, no Centro Pastoral Dom Nivaldo Monte, situado na Rua Jundiaí, 554, no Tirol. O tema que norteará o Fórum é: “Celebração Eucarística: história, teologia e espaço da celebração”. “O objetivo do Fórum é aprofundar o conhecimento dos elementos que compõem a história, a teologia e o espaço da celebração eucarística”, explica o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Liturgia, Pe. Elielson Cassimiro de Almeida (foto).

O encontro é destinado a padres, diáconos, religiosos, agentes pastorais, artistas plásticos e arquitetos engajados na elaboração de projetos arquitetônicos e iconográficos, nas comunidades paroquiais e religiosas. A assessoria será do Padre Paulo Henrique da Silva, Jailson Martins Macedo e Pedro Vítor da Rocha Eufrásio.

As inscrições estão abertas até o dia 25 de agosto, das 8 às 12 horas, no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral, com Táfnes Nóbrega e Lúcia Isidório. A taxa de inscrição é de quinze reais.

Bom Pastor receberá visita do Arcebispo

Dom Matias Patrício, Arcebispo
Foto: Francisco Fernandes

A Paróquia Jesus Bom Pastor, no Bom Pastor, em Natal, vive programação intensa, a partir de domingo, dia 21. É a preparação para a visita pastoral do Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Domingo, às 7h30, haverá missa, na Matriz, abrindo a programação. De 22 a 24, das 8 às 17h, as pessoas poderão visitar a exposição da vida da paróquia; às 19h, missa, seguida de encontro com as pastorais, movimentos e serviços, assim distribuídos: dia 22, Setor Família, dia 23, Setor Leigos , e dia 24, Setor Social.

Dom Matias chegará à Paróquia, dia 25, às 19h30, quando será acolhido pelo administrador paroquial, Pe. Cláudio Régio, e pela comunidade. Às 20h, Dom Matias presidirá a missa, que será transmitida pela Rádio Rural de Natal. Na sexta-feira, das 9 às 11h, o Arcebispo e os padres do 4o Zonal atenderão confissões. Às 16h, Dom Matias visitará a comunidade Santa Paula Frassinete, onde se reunirá com os agentes pastorais e celebrará a eucaristia, às 19 horas.

No sábado, 27, às 9h, reunião do Setor Juventude, Pastoral do Batismo, Infância Missionária, Catequese e Conselho de Assuntos Econômicos. Às 10h, reunião do Conselho Pastoral Paroquial.
No mesmo horário, Dom Matias visitará a Associação Cultural Bom Pastor e Associação Capoeira Boa Vontade. Às 15 horas, haverá a Assembleia Pastoral Paroquial. A visita será encerrada às 19h30, com a celebração da missa, na Matriz.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Bento XVI em Madri: “Venho para exortar os jovens a encontrar-se pessoalmente com Cristo Amigo”



Ao meio dia desta quinta-feira, 18 (7h de Brasília), os sinos das igrejas de Madri tocaram anunciando que o papa Bento XVI acabara de desembarcar no aeroporto Bajaras, em Madri, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Acolhido pelos reis da Espanha; pelo arcebispo de Madri, cardeal Antonio María Rouco, e várias autoridades, além de mais de 2 mil jovens, o papa disse o motivo de sua viagem a Madri.

“Venho aqui encontrar-me com milhares de jovens de todo o mundo, católicos, interessados por Cristo ou na busca da verdade que dá sentido genuíno à sua existência. Chego para exortar os jovens a encontrar-se pessoalmente com Cristo Amigo e, assim, radicados em sua pessoa, converter-se em seus fiéis seguidores e valorosas testemunhas”, disse o papa.

Bento XVI condenou a superficialidade, o consumismo e o hedonismo que ameaçam a vida dos jovens. Segundo o papa, os jovens sabem que “sem Deus seria difícil enfrentar estes desafios e ser verdadeiramente felizes”. “A Jornada Mundial da Juventude nos traz uma mensagem de esperança, como uma brisa de ar puro e jovem, com aromas renovadores que enchem de confiança ante a manhã da Igreja e do mundo”, acrescentou.

O papa lembrou também as “tensões e choques” presentes em várias partes do mundo. “A justiça e o altíssimo valor da pessoa humana se dobram facilmente a interesses egoístas, materiais e ideológicos”, afirmou Bento XVI. “Eu volto a dizer aos jovens com todas as forças do meu coração: que nada nem ninguém lhes tire a paz”.

Bento XVI afirmou que é necessário ajudar os jovens as “permanecerem firmes na fé e a assumir a bela aventura de anunciá-la e testemunhá-la abertamente com a própria vida”.

Ao concluir seu discurso, o papa lembrou a cultura e as raízes cristãs da Espanha e seu esforço de superação das dificuldades atuais. “Ainda que haja atualmente motivos de preocupação, maior é o afã de superação dos espanhóis com esse dinamismo que os caracteriza, e que tanto contribuem suas profundas raízes cristãs, muito fecundas ao longo dos séculos.

Fonte: CNBB

Crise na África pode matar 400 mil crianças somalis



A crise de fome, seca, conflitos e alta dos preços dos alimentos continuam a castigar o Chifre da África (região Nordeste do continente que compreende países como Somália, Uganda, Etiópia, Quênia, Djibuti e Eritréia). A crise na Somália, por exemplo, já matou 30 mil crianças de fome e já é considerada a pior dos últimos 60 anos.

Aproximadamente 400 mil crianças somalis podem vir a morrer de fome em breve se nenhuma medida urgente for tomada. As informações são da agência de notícias Associated Press. A advertência foi feita após a visita do secretário de Desenvolvimento Internacional da Grã-Bretanha, Andrew Mitchell, à capital da Somália, Mogadíscio.

O ministro se reuniu com líderes do governo local e com representantes de grupos humanitários internacionais. Esta foi a primeira vez que um ministro britânico visitou a cidade nos últimos 18 anos. No país vizinho, Quênia, Mitchell disse que a Grã-Bretanha doará ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) o equivalente a mais de 41 milhões de dólares em ajuda adicional.

A falta de ajuda alimentar deixa 3,6 milhões de pessoas sob o risco da fome no sul da Somália. No total, mais de 12 milhões de pessoas estão sentindo os efeitos da estiagem, a pior em décadas. Os dados são da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

A CNBB e Cáritas Brasileira (organismo vinculado à CNBB) estão organizando uma campanha humanitária em favor dos países africanos.

Fonte: CNBB

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Fetival de prêmios acontecerá dia 21 e Paróquia de Nova Cruz lança promoção


Imagens meramente ilustrativas


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Crruz acaba de lança uma grande promoção para o festival de prêmios. Para cada cartela vendida o vendedor ganha um real ( R$ 1,00). A promoção visa incentivar os vendedores das cartelas a vender muito mais.O fesitval de prêmios é uma realização da Paróquia de Nova Cruz em parceira com a 107 FM que será realizado dia 21 de agosto, em frente a praça de São Sebastião, a partir das 16h. Serão 9 prêmios em 5 chamadas e no último prêmio será sorteado uma moto Pop 100, 0 KM. As cartelas já estão a venda ao preço de R$ 10,00, com os membros das pastorais e na 107 FM. Antes e durante o festival teremos show com música ao vivo. Confira os prêmios:

1º Prêmio: Um Forno microondas e um liquidificador

2º Prêmio: Um Fogão 4 bocas e uma panela de pressão

3º Prêmio: Uma bicicleta e um aparelho MP3

4º Prêmio: Uma maquina de lavar roupa e um ferro elétrico

5º Prêmio: Uma moto Pop 100 Honda e um capacete

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Paróquia de Nova Cruz fez homenagens aos pais

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou várias homenagens aos pais, pela passagem do dia dedicado a eles, no último domingo, 14. As comemorações tiveram inicio na missa das 7h30, na igreja Matriz. Depois foi a vez da missa com as crianças, em São Sebastião, onde também aconteceram homenagens aos pais. Na missa das 19h, na Igreja Matriz, além das homenagens aos pais, o recém-ordenado diácono Shirleno Sharlisson também foi homenageado, pelo motivo de está se despendido da Paróquia de Nova Cruz. O diácono fez o estágio pastoral em Nova Cruz e a partir desta quarta-feira vai realizar o estágio diaconal na Paróquia de Canguaretama/RN. Confira algumas fotos:

O diácono Shirleno ganhou um lindo banner ofertado pela equipe de liturgia da Paróquia de Nova Cruz

No final da missa o casal articulador da paróquia, Nildo e Erica, fizeram uma mensagem de agradecimento ao diácono Shirleno pelo serviço prestado em Nova Cruz.

Foto: Washigton Baraunas

Manifestação em Brasília pede a aprovação do Estatuto do Nascituro



No dia 31 de agosto, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), será palco da 4ª Marcha Nacional da Cidadania pela Vida, que neste ano terá como tema “Quero viver! Você me ajuda?”. A marcha é uma iniciativa do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto.

O evento acontecerá às 15 horas e pedirá a aprovação do Estatuto do Nascituro (Projeto de Lei 478/2007) que tramita no Congresso Nacional.

“O Brasil já tem leis aprovadas como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso e já existe proposta para aprovar o Estatuto da Juventude. Chegou a hora de o país ter o seu Estatuto do Nascituro, que já foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família, mas precisa ser aprovado também por mais duas Comissões na Câmara dos Deputados”, diz um dos trechos do panfleto da 4ª Marcha Nacional, que convoca a população para a concentração em frente ao Museu Nacional.

A manifestação pretende ainda entregar 50 mil assinaturas ao Presidente da Câmara dos Deputados, pedindo a aprovação do Estatuto.

Confira também a coleta de assinatura online em apoio ao Projeto de Lei do Estatuto do Nascituro, acesse o link abaixo:

www.brasilsemaborto.com.br/index.php?action=noticia&idn_noticia=136&cache=0.42098079341899297

Fonte: CNBB

Jovens chegam a Madri para encontro com o papa


Jovens de todo o mundo começam a chegar a Madri, na Espanha, para a Jornada Mundial da Juventude, o encontro com o papa que começa na terça-feira, 16, e prossegue até o dia 21. Hoje pela manhã já era grande o movimento no aeroporto internacional de Madri Bajaras com grupos de jovens vindos de todos os países.

O papa Bento XVI chega na quinta-feira, 18, por volta do meio-dia e fica até o fim do encontro, no domingo, 21, quando celebrará a missa de encerramento às 9:30h (horário local), no aeródromo Cuatro Vientos de Madrid. (Veja aqui a agenda do papa na JMJ)

InformaoesJMJ2A organização da JMJ montou stands de informações no aeroporto para orientar os visitantes, que normalmente chegam em grupos muito animados. Jovens voluntários, identificados com a camisa da JMJ, fazem o trabalho de acolhida.

Os organizadores estimam que mais de um milhão de jovens deve participar da Jornada. Segundo dados da assessoria de imprensa da JMJ, Manila, nas Filipinas, foi quem mais reuniu jovens para o encontro com o papa, cerca de 5 milhões, em 1995, seguida de Roma, com 2,1 milhões em 2000.

O Brasil, com mais de 14 mil jovens, está entre os países com maior número de participantes na Jornada. A CNBB enviou uma delegação oficial com mais de 500 pessoas, entre as quais mais de 60 bispos.

Fonte: CNBB

Catequista de Nova Cruz visitaram Santuário de Santa Rita de Cássia


Os catequistas da Paróquia de Nova Cruz visitaram o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz/RN. A visita aconteceu dia 13, com a participação das Ir. Eulalia Batista e Lucia Domingos. O motivo da visita foi comemorar o dia do catequista, que será no 4º domingo deste mês.






















Joven Novacruzense está na Espanha para participar da Jornada Mundial da Juventude

Karla Priscila, coordenadorá da Pastoral da Juventude da Paróquia de Nova Cruz já se encontra na Espanha, onde participará da Jornada Mundial da Juventude. Priscila está com 3 pessoas, entre eles o Pe. Mario Gomes, responsável pela área pastoral de São Bento. Eles estão representando o 8º zonal da Arquidiocese de Natal.

Chegada

Visita aos pontos turisticos de Bolanos Espanha


No sábado dia 13, visitamos um castelo, uma fábrica, uma casa com mais de 300 anos e uma barca de touros, tudo na cidade de Bolanos Arquidiocese de cidade real. Houve um encontro o dia todo com todas as paroquias que estão acolhendo os jovens, estavam os paises: Haiti, USA, Venezuela e Brasil, lá aconteceram jogos, adoração, vigilia e um concerto. A programação está terminando aquí por volta da meia noite e todos vão dormir uma ou duas horas do outro dia. Ficaremos em bolanos até segunda-feira próxima e depois iremos a Madri que fica uma hora de trem.

Fonte: areapastoraldesaobento.blogspot.com