sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Missas dominicais acontecerão na Igreja de São Sebastião


Por ocasião da festa de São Sebastião as missas dominicais dos dias 11 e 18 de janeiro, às 19h30, acontecerão na Igreja  de São Sebastião. Nestes dias será realizado apenas as missas às 7h30  na Igreja Matriz. Para o Pe. Francisco de Assis a intensão é fazer com que os fieis católicos possam prestigiar a festa do santo padroeiro do bairro São Sebastião em Nova Cruz.

Durante o período festivo, haverá, diariamente, as caminhadas penitenciais, saindo às 5h, a cada dia, de um dos bairros da cidade para Igreja de São Sebastião. Às 19h30, acontecerão missas, presididas por padres convidados da Arquidiocese de Natal e da diocese da Paraíba.

Festa de São Sebastião começa dia 11


Pe. Pedro da Cunha Junio


A abertura será dia 11 de janeiro com a grande novidade da festa deste ano, a realização da 1º Motoromaria (com a Imagem do Padroeiro), saindo às 14h30 da Praça de São Sebastião até a Cidade de Lagoa d´Anta, e retornando para a igreja de São Sebastião, após ter percorrido algumas ruas da Cidade de Nova Cruz. 

Às 19h acontecerá hasteamento das bandeiras e às 19h e 30min terá início a Missa de Abertura e bênçãos sobre os motoristas e motoqueiros, presidida pelo Pe. Pedro da Cunha Junio (Vigário paroquial). Na primeira noite da festa os noiteiros serão membros da Legião de Maria, Motoristas, Motoqueiros, Taxistas e as Comunidades: Lagoa d´Anta, Pau queimado, Lagoa do Chico, Lagoa de Carnaúba e Planalto.

 Hasteamento das bandeiras da festa 2014



Gruta Nossa Senhora da Conceição: 19 anos evangelizando famílias


A Gruta Nossa Senhora da Conceição em Nova Cruz/RN, chega aos 19 anos de evangelização. Na noite desta quinta-feira, o casal Junior e Iracilda recebeu centenas de devotos de Nossa Senhora para a celebração em ação de graças presidida pelo o Ministro da Eucaristia Rosalvo Soares acompanhado de sua esposa Maria de Lourdes. A celebração foi animada pelo ministério de música da RCC. Mensalmente acontece a recitação do terço na Gruta, sempre no dia 8 de cada mês. No próximo mês (fevereiro) a recitação será às 17h, por ocasião do domingo dia de missa.Veja as fotos:



Casal Lourdinha e Rosalvo 

Ministério de música da RCC









Casal Junior e Iracilda 







quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Comunidade do bairro Frei Damião planeja novenário de Nossa Senhora da Piedade

A comunidade do bairro Frei Damião, da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, realizou nesta quarta-feira, dia 07, uma reunião para planejar os últimos detalhes para a festa da padroeira do bairro, Nossa Senhora da Piedade. Essa festa é uma da mais tradicionais da cidade de Nova Cruz. Compareceram nesta reunião representantes e lideres da comunidade, moradores, agentes de pastorais e o pároco da paróquia Pe. Francisco de Assis.

O novenário e festa de Nossa Senhora da Piedade começa no dia 24 de janeiro e decorrerá nove dias, com caminhadas penitenciais às 5h , missas e celebrações todas as noites, às 19h, com padres convidados de outras paróquias e ministros da comunhão, encerrando no dia 02 de fevereiro, dia da padroeira, com a tradicional procissão saindo às 17h da capela, percorrendo as ruas do bairro e voltando para capela para missa de encerramento.

Nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro haverá show com bandas religiosas e quermesse. Em virtude do novenário,  no dia 01 de fevereiro não haverá missa na matriz no horário da 19h30min, e sim só a missa na capela do Frei Damião.






Fotos: Robervânio Heverton

Programação social da Festa de São Sebastião tem atrações confirmadas


A festa de São Sebastião em Nova Cruz terá início domingo dia 11, com abertura da programação religiosa a partir das 19h30, com missa presidida pelo Pe. Pedro Cunha, vigário paroquial. Após a missa começa a programação social com quermesse, funcionamento de barracas e de shows musicais. Na primeira noite, 11 de Janeiro, a festa será comandada pela Banda Maçã com Mel, da vizinha cidade de Montanhas. Na segunda feira, dia 12, Tércio Luiz. Na terça feira é a vez do cantor Edson de Nova Cruz. Na quarta-feira, dia 14, Show com Diego e Banda. Na quinta-feira, o show será com Marlon Alexandre. Os shows prosseguem com, Agnelo Alves, na sexta feira, 15, e Pagode Descontração, no sábado dia 17. Beto Magno e Fabiana no domingo 18, e na segunda feira, 19 de Janeiro, teremos super show Tornado do Forró, Fabiana Santos e Tayson do Acordeon



A programação social, alusiva à Festa de São Sebastião terá todas as noites QUERMESSE (de 11 a 19 de janeiro), acompanhadas por atrações musicais; No dia 17 (sábado) - às 16h, Corrida (maratona) de São Sebastião: a largada acontecerá em frente à igreja de São Sebastião, e retornando para o mesmo local. É uma parceria entre o Ministério Público (MP), a Prefeitura Municipal e a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. Após a missa LEILÃO DE GARROTES. No dia 19 (segunda-feira) após a Missa, a programação será desenvolvida de acordo com os já tradicionais festejos: barraca, leilão de galinhas e uma animadíssima atração musical. A festa de São Sebastião tem o apoio da Prefeitura municipal de Nova Cruz através de várias secretarias; 8º Batalhão de Policia Militar e também do comercio local por meio de vários empresários.


 Fotos da festa social 2014


Confira as atrações:

Dia 11 - Maçã Com Mel

Dia 12 - Tercio Luiz 

Dia 13 - Edson e Banda

Dia 14 - Diego e Banda

 Dia 15 - Marlon Alexandre

Dia 16 - Agnelo Alves

Dia 17 – Pagode Descontração

Dia 18 - Beto Magno e Fabiana

Dia 19 - Tornado do Forró, Fabiana Santos e Tayson do Acordeon.

Gruta Nossa Senhora da Conceição completa 19 anos de evangelização

          


Nesta quinta-feira, 8, a Gruta Nossa Senhora da Conceição, localizada na Rua Maria Cavalcante de Melo,85 Centro – Nova Cruz/RN, comemorarmos o seu 19º Aniversário de evangelização. Na ocasião será realizado louvor, celebração e recitação do terço. O casal Junior e Iracilda convida os devotos de  Nossa Senhora para se fazerem e desde já agradece a todos que vierem participar deste momento mariano.







Camisetas da 1ª Motoromaria estão à venda



Já estão a venda as camisetas da 1ª Motoromaria de São Sebastião, que será realizado próximo domingo, 11, por ocasião da festa de São Sebastião. A camiseta custa apenas R$ 15,00 reais e pode ser adquirida na loja Empório da Construçao e na secretaria paroquial. O participante que comprar a camiseta terá direito a água mineral durante o percurso. 


Festa de São Sebastião 2015 
De 11 a 20 de janeiro em Nova Cruz/RN

Tema: São Sebastião, ajudados pelo seu exemplo, seremos autênticos missionários!

Representantes das famílias atingidas pela construção da Barragem de Oiticica acompanhados do Arcebispo Dom Jaime participaram de audiência com o governador Robinson Farias



Foto: Representantes da comissão e do governo 
Fonte: Fátima Bezerra


Representantes da Comunidade Barra de Santana, no município de Jucurutu, onde está sendo construída a Barragem Oiticica, acompanhados do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, participaram de uma audiência com o governador Robinson Farias, na manhã desta quarta-feira (7).

A audiência entre o governador e comissão das famílias atingidas pela construção da Barragem de Oiticica, cuja obra encontra-se paralisada, foi a pedido das famílias que, pela terceira vez, ocupam o canteiro de obras em protesto pela demora no pagamento das indenizações, as desapropriações, entre outros. Na ocasião Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, entregou um documento ao governador contendo todas as  pendencias sociais 

“A reivindicação das famílias é mais que justa, é legítima. Reivindicam o cumprimento do acordo no que diz respeito ao pagamento das indenizações”, ressaltou a senadora diplomada Fátima Bezerra ao acrescentar que os recursos para as indenizações estão garantidos. “O que compete ao Governo Federal está assegurado. Agora, infelizmente a burocracia é o maior obstáculo que precisamos vencer”, completou.

De acordo com informações do Governo do RN são necessárias 381 desapropriações, destas 127 estão com processos ajuizados e 64 já depositados. Questão jurídica impede que parte das indenizações seja liberada.

Audiência contou também com a participação dos deputados estaduais Fernando Mineiro e Nélter Queiroz; do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha e Pe. Ivanoff (Caicó); do articulador do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) junto ao movimento das famílias, José Procópio de Lucena; além de secretários estaduais.


quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Pascom elege formação e espiritualidade como prioridades para 2015


A Pastoral da Comunicação, da Arquidiocese de Natal, elegeu formação e espiritualidade como prioridades para o ano de 2015. No item formação, o objetivo é qualificar lideranças e agentes pastorais da comunicação, da liturgia e da catequese. Já, no item espiritualidade, a finalidade é cultivar a espiritualidade do comunicador, conforme estabelece o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Além disso, a Pascom também decidiu estabelecer orientações, em 2015, para a utilização das mídias digitais.

Quanto às ações, a Pastoral da Comunicação planejou algumas para colocar em prática, no próximo ano. Uma delas é a realização de um retiro para agentes da Pascom e demais envolvidos para a comunicação. Segundo o plano arquidiocesano, deverá acontecer um retiro, no ano, em cada um dos três vicariatos territoriais da Arquidiocese. Outra atividade será o ‘Miss@o.Com”, encontro de formação, através de oficinas, realizado em nível de zonal.

O Plano Arquidiocesano também estabelece que as equipes paroquiais da Pascom façam o estudo sistemático do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. As paróquias, também, deverão definir uma programação para comemorar o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será comemorado dia 17 de maio. Em 2015, o tema da mensagem do Papa Francisco será: “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”. A reflexão retoma os ensinamentos de São João Paulo II, na Exortação Apostólica Familiaris Consortio, que trata das mudanças culturais e a família.

Outra atividade prevista pela Pascom da Arquidiocese de Natal, para o próximo ano, será a realização de um seminário sobre a “Ação pastoral comunicativa da Igreja”, marcada para o dia 19 de abril.
Além dessas ações, a agenda Pascom contempla outras atividades, como formação para os correspondentes do Programa Ritmo Pastoral, dia 28 de fevereiro; participação no 3º Mutirão Estadual de Comunicação, de 24 a 26 de abril, em Caicó; participação no 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação, de 15 a 19 de abril, em Vitória (ES), e o encontro arquidiocesano de avaliação e planejamento, dias 28 e 29 de novembro, em Natal.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Missões Carmelitas foram adiadas


As Missões Carmelitas prevista para acontecer no período de 17 a 25 deste mês na Paróquia de Nova Cruz foram adiadas. Segundo o Pároco as Santa Missões Carmelitas será realizado em outra data a ser definida. Veja o que diz Pe. Assis: "Avisamos que não mais haverá a experiência das Santas Missões Carmelitas, aqui na Paróquia de Nova Cruz, na data qual havíamos pensado. Continuamos a querer as Missões, porém noutra data, a ser pensada, junto às comunidades e aos carmelitas. Oxalá, possamos tê-las ainda neste 1º semestre. Esperamos a compreensão de todos". Pe. Francisco Assis Inácio. 

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Paróquia de Nova Cruz realiza Missão Carmelita



No período de 17 a 25 deste mês a Paróquia de Nova Cruz estará em missão. Com a chegada de missionários de outras paróquias de Natal. A abertura será no dia 17, com acolhida da imagem de N. Senhora do Carmo, dos Frei Carmelitas e Missionários. No dia 18 de janeiro os missionários participaram de Retiro no Centro Pastoral do Catolé. Nos dias 19 e 20 a missão será realizado na cidade de Lagoa d'Anta. A partir do dia 21, em Nova Cruz. A missão acontecerá nos setores da Paróquia com visitas as residencias, celebrações e encontros. 

Padre Assis participa da posse do Presidente do Sindicato



No último sábado, 03/01, o Pe. Francisco de Assis Inácio participou da Solenidade de Posse da Nova Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores de Nova Cruz. Na ocasião Damião tomou posse após ser reeleito. A cerimonia contou com a presença de representantes da FETARN e CTB.

Fotos: strnovacruz.blogspot.com.br

Pároco realiza reunião extraordinária do Conselho Pastoral


O Padre Francisco de Assis Inácio, pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, reuniu os membros dos Conselho Pastoral Paroquial, para tratar de diversos assuntos pastorais. Na ocasião o Pe. Assis anunciou a chegada de mais 3 religiosas da Congregação Filhas do Amor Divino que irão residir na comunidade Mãe Admirável, em Nova Cruz. As religiosas irão desempenha os trabalhos pastorais junto com Ir. Maria Aparecida. Outra informação repassada pelo Padre Assis foi a realização da Missão Carmelita que acontecerá de 17 a 25 deste mês na paróquia. As missão serão realizadas nos setores da paróquia situados nas cidades de Nova Cruz e Lagoa d'Anta. No final da reunião foi entregue as representantes das comunidades o material de divulgação da festa de São Sebastião 2015. 

A reunião aconteceu no último sábado, 03/01, no Lar de Maria, e contou com a presença do Pe. Pedro Junio, vigário paroquial, Ir. Maria Aparecida, além dos coordenadores, representantes das Pastorais, Movimentos, Serviços e comunidades da Paróquia. A próxima reunião será realizado dia 24 de janeiro. 









Fotos Josias Oliveira - Pascom