sexta-feira, 23 de julho de 2010

Nova Cruz realiza encontros

Encontro da Infância realizado em Nova Cruz

Coroinhas do 8º zonal no encontro realizado em 2009


A paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz tem várias atividades para acontecer neste final de semana. No sábado, 24, os coroinhas participam de encontro de formação, no Centro Pastoral do Catolé, a partir das 8 horas. Também no sábado, os coordenadores das pastorais, movimentos e serviços, além das equipes que irão atua no Encontrão do povode Deus, participam da reunião do conselho pastoral paroquial, que será realizado na Igreja Matriz, às 8 horas. No domingo, 25, é a vez dos assossores da Infância Missionária participarem de formação, no Centro Pastoral do Catolé, com assessoria de membros da equipe arquidiocesana da Infâcia Missionária.

Ainda no domingo, membros da Pastoral da Comunicação irão divulgar o encontrão do povo de Deus, que acontecerá no dia primeiro de agosto. A divulgação será nas missas dominicais, que serão realizado nas Igrejas da cidade e das comunidades. A equipe preparou uns slides contendo fotos do encontrão realizado em 2009, em Monte Alegre, com o objetivo de motivar os fiéis católicos para participarem do encontrão 2010.


Entrega dos prêmios de comunicação será transmitida ao vivo


A entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB é um dos destaques hoje, 23, na pauta do encontro nacional da Pastoral da Comunicação, que acontece no Santuário de Aparecida, em Aparecida (SP). A cerimônia, com transmissão ao vivo pelas TVs católicas, será às 21h, no auditório da TV Aparecida.

Serão premiados trabalhos do cinema, televisão, imprensa e rádio. Os prêmios recebem os nomes de Margarida de Prata (cinema), Clara de Assis (televisão), Dom Helder Camara (imprensa) e Microfone de Prata (rádio). Todo o processo de divulgação e escolha dos vencedores é coordenado pelo Setor de Comunicação Social da CNBB, dirigido pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta.

O Grupo Cantores de Deus terá uma participação especial na cerimônia de entrega dos prêmios. “Tudo foi preparado para ser uma noite de festa, onde a produção em favor da vida estará sob os holofotes da mídia católica”, disse padre Evaldo César de Souza.
O segundo encontro nacional da Pascom é coordenado pela assessora do Setor de Comunicação Social da CNBB, irmã Élide Fogolari. As atividades prosseguem até sábado, 24.

Fonte: CNBB

Telenovela é tema de debate no encontro da Pascom


Os participantes do 2º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, que acontece em Aparecida (SP), receberam, nesta quinta-feira, 22, o ator Eriberto Leão e a instrutora de dramaturgia, Iris Gomes, ambos da Rede Globo, além de Mercedes, mãe da atriz Taís Araújo. Eles foram convidados para falar durante o evento sobre a produção e a representação na telenovela.


Emocionada, Iris falou de sua vida de fé antes de contar os detalhes de uma produção de novela. Em vários momentos, Iris fez referência à carta do papa João Paulo II aos artistas. Católica, ela fez questão de ressaltar que vida de artista não é incompatível com a prática da fé.

Num vídeo gravado na casa do arcebispo do Rio de Janeiro, Taís Araújo também relatou sua experiência de fé e falou de sua alegria de representar. Ela foi convidada, mas não pode comparecer. Sua mãe a representou.


Já Eriberto Leão, que na novela Paraíso representou Zeca, o filho do diabo, falou de sua emoção de ter representado Jesus Cristo nas encenações da Semana Santa em Nova Jerusalém.
No encerramento de sua participação no encontro da Pascom, os ‘globais’ receberam de presente uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, entregue pelos bispos que participam da reunião. Os bispos abençoaram os artistas.
Fonte: CNBB

Novas mídias, Televisão e Rádio são temas discutidos pelos agentes da Pastoral da Comunicação

Os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) discutiram nesta quinta-feira, 22, a relação da Igreja com as novas mídias de comunicação, com a televisão e com o rádio. O debate aconteceu durante o segundo encontro nacional da Pastoral, que acontece desde o dia 21, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). Mais de 300 lideranças participam da reunião.
“Para viver de forma digna nesse novo mundo da economia digital, é preciso impor valores ético-humanistas à técnica. Dominá-la (a técnica) é fundamental”, disse o presidente para a América Latina da Associação Mundial de Comunicação, Luciano Sathler.

Satlher, um dos conferencistas do encontro, falou sobre inclusão e exclusão a partir das novas tecnologias e das novas mídias. Ele vê a democratização das novas tecnologias como um desafio e defendeu que a Igreja deixe de ser apenas usuárias delas.
“A Igreja precisa deixar de ser apenas usuária, vítima, da tecnologia, mas tornar-se dominadora e produtora de tecnologia. As Comunidades Eclesiais de Base precisam ser focadas em tecnologia”, sublinhou.



quinta-feira, 22 de julho de 2010

Equipe de comunicação do Setor Juventude faz planejamento para os próximos anos


A equipe de comunicação do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) traçou, em um encontro realizado em Brasília (DF), as linhas gerais do planejamento da área para os próximos anos. A comunicação buscará fortalecer a integração entre os diversos segmentos da Igreja que trabalham com a juventude para uma ação mais eficaz na evangelização dos jovens brasileiros.

Publicitários, jornalistas, especialistas em tecnologia da informação, das pastorais, movimentos, congregações e demais realidades da Igreja que trabalham com a juventude se reuniram para pensar a comunicação do setor. Essa reunião aprofundou o debate realizado no primeiro encontro, ocorrido em março.

A assessora nacional de comunicação da CNBB, irmã Élide Fogolari, participou do evento e falou sobre a evolução do pensamento da Igreja com relação à imprensa e às novas tecnologias da área, a partir dos documentos publicados pelo Magistério.

A próxima reunião da equipe será no último fim de semana de setembro, sempre assessorada pelo assessor do Setor Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Próximo livro do Papa será dedicado ás crianças



O próximo livro do Papa Bento XVI será dedicado às crianças e contará a história dos 12 apóstolos. Segundo publicou o jornal L'Osservatore Romano, a obra é intitulada "Os amigos de Jesus", e reproduz trechos das catequeses de Bento XVI em suas Audiências Gerais das quartas-feiras.

"Era uma vez... um pequeno grupo de homens que um dia, há dois mil anos, encontrou um jovem que caminhava pelas estradas da Galileia. Cada um tinha seu trabalho e sua família, mas em um instante suas vidas mudaram" – lê-se na introdução do livro, escrita pelo sacerdote espanhol Julián Carrón, presidente da Fraternidade de Comunhão e Libertação.

De acordo com o sacerdote, nesta obra, Bento XVI "nos toma pela mão" e nos leva para dois mil anos atrás para contar quem eram os companheiros de Jesus, como o encontraram, e como foram conquistados por Ele até decidirem jamais abandoná-lo.

Fonte: catolicanet.com

Pastoral Carcerária apresenta relatório sobre tortura

A Pastoral Carcerária do Brasil divulgou seu convite para o lançamento do "Relatório sobre tortura". O evento será no dia 2 de agosto, às 15 horas, na Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo.

O relatório diz respeito ao trabalho da Pastoral Carcerária de monitoramento dos locais de detenção para prevenção da tortura. Participam do lançamento o Coordenador Nacional da Pastoral Carcerária, Pe. Valdir João Silveira, e peritos no assunto, como o Secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Dr. Lorival, e a Coordenadora-Geral da Ação dos Cristãos para a Abolição da Tortura (ACAT-Brasil), Maria Gorete Marques de Jesus.

No Brasil, a Pastoral Carcerária atua de forma organizada desde 1986, com a finalidade de levar o Evangelho de Jesus Cristo aos cárceres e colaborar para que os direitos humanos sejam garantidos, através de denúncias, bem como propostas de medidas de conciliação e paz.

Entre suas atividades, constam visitas a todas as dependências prisionais: celas em geral, inclusão, celas de castigo, seguro, enfermaria etc; diálogo com a sociedade a fim de promover uma consciência coletiva comprometida com a vida e a dignidade da pessoa humana; apoio jurídico e social às famílias de presos e presas; e acompanhamento de denúncias de violação de direitos humanos.

Fonte: catolicanet.com

CNBB debate com Ministério da Saúde projeto de promoção à saúde pública


No último dia 19, o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, juntamente com o coordenador nacional da Pastoral da Saúde, André Luiz de Oliveira, e os doutores Carlos Alberto Machado, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Marcus Vinicius Malachias, diretor da Sociedade Brasileira de Hipertensão, estiveram reunidos com o secretário da assistência à saúde, Alberto Beltrame, do Ministério da Saúde, em Brasília, para apresentar um proposta de projeto de promoção à saúde pública.

Na reunião foi apresentada a proposta de projeto de educação e promoção de saúde visando uma cultura e prática de hábitos saudáveis de vida junto às dezenas de milhares de agentes voluntários da Pastoral da Saúde no Brasil.

“Este projeto é uma iniciativa da Pastoral da Saúde Nacional e CNBB, com o endosso e apoio das Sociedades Brasileiras de Cardiologia, de Hipertensão e de Nefrologia”, disse o coordenador nacional da Pastoral da Saúde, André de Oliveira.

Segundo os participantes, o secretário de assistência à saúde, Alberto Beltrame, acenou favoravelmente ao projeto, salientando que o pessoal técnico do Ministério da Saúde vai analisar e redefinir o projeto, na linguagem técnica do próprio ministério.

Fonte: Catolicanet.com

CNBB entrega Prêmios de Comunicação na sexta-feira


O dia 23 será especial para alguns profissionais da área de Comunicação Social do Brasil, isto porque será entregue um dos mais tradicionais prêmios de comunicação do país. Os prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com mais de 40 anos de existência, os prêmios foram instituídos para motivar a cultura “livre” em tempos de censura, na ditadura militar brasileira. A entrega dos prêmios será em Aparecida (SP), durante o Encontro Nacional da Pascom.


Antes, nos dia 16 e 17 de junho, reunidos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o júri escolheu os vencedores de 2010 dos prêmios Dom Helder Câmara de Imprensa, Clara de Assis (TV) e Margarida de Prata (Cinema).


Concorreram ao prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa 16 trabalhos e as vencedoras foram as jornalistas Juliana Borga e Nanci Alves. A primeira é jornalista da revista Família Cristã e concorreu com a matéria “Notas de solidariedade”, publicada na revista de outubro de 2009. Conta a história de uma violinista adolescente que faz uma campanha na Flórida, EUA, e arrecada U$ 10 mil para ajudar comunidade carente no Brasil.


Nanci venceu com a matéria “Na estrada da vida, nada se perde”, publicada no Jornal Opinião, da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), na semana de 16 a 22 de março de 2009. A reportagem fala das mulheres no Centro-Oeste que sobrevivem da fabricação de produtos feitos com a sobra de algodão que cai das carretas que transportam o produto nas rodovias de Goiás.


Clara de Assis teve 20 concorrentes, e o prêmio foi concedido a Victor Hugo Cardoso, com o documentário “A Paixão de Cristo”, e para Marcelo Canellas, da TV Globo, com série exibida no Jornal Nacional, “Cabeça do Cachorro, uma reportagem sobre São Gabriel da Cachoeira (AM)”.
Histórico
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante os anos de censura promulgada pelo Regime Militar no Brasil, instituía em 1967, o primeiro Prêmio de Comunicação, Margarida de Prata para o Cinema, que representou um importante apoio à produção cultural livre. Este foi o olhar de esperança da Igreja do Brasil, para com os produtores e profissionais da comunicação, durante a longa jornada de repressão Militar.
Fonte: CNBB

Irmã Márian é reeleita presidente da CRB


Com 91,8% dos votos, a irmã Márian Ambrósio foi reeleita diretora presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). A eleição ocorreu na tarde de terça-feira, 20, durante a 22ª Assembleia Geral da Conferência. Irmã Márian obteve 349 votos dos 380 votantes.

Irmã Márian,(foto ao lado) pertence à Congregação das Irmãs da Divina Providência e está na presidência da CRB desde 2007. Com a reeleição, ela fica à frente da instituição mais três anos.

Em entrevista à assessoria de comunicação da CRB, a presidente reeleita falou de suas expectativas para o novo mandato. “Eu tenho prazer de trabalhar em grupo e dinamizar o sonho de uma assembléia vai ser o meu próprio sonho”, disse.

Segundo irmã Márian, é preciso “fortalecer a qualidade das nossas relações diante de um mundo não relacionado e reacender vivamente na vida religiosa a paixão pelo Reino”. Ela aponta três eixos como tendências do próximo triênio de sua gestão, que aparecem durante a assembleia.

“O primeiro é estabelecer um horizonte iluminador e algumas prioridades. O segundo momento é o processo eletivo, que foi um momento muito orante, muito significativo. E o terceiro eixo é o institucional, diante da diminuição do número de religiosas e religiosos, diante do empobrecimento significativo de nossas instituições”, esclarece.

Fonte: CNBB

terça-feira, 20 de julho de 2010

Canção Nova faz festa dos 10 anos


A comunidade Canção Nova, de Natal, comemora 10 anos de atividades na capital potiguar, com várias atividades. Uma delas é um Kairós, dia primeiro de agosto, às 8 horas, no Machadinho. Estarão presentes Luzia Santiago, Eto Jardim e Pe. Roger Luiz e participação do Minstério de Música Canção Nova. O acesso é um bilhete da Ação Entre Amigos, no valor de R$ 5,00. Com este bilhete, o participante concorre ao sorteio de um carro fiat mille Way Economy. Esta é outra atividade comemorativa dos 10 anos da comunidade em Natal. O sorteio do carro acontecerá no dia 30 de agosto.


Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

8º Zonal reúne coroinhas


Fotos do encontro dos coroinahas realizado em 2009


Coroinhas das paróquias e áreas pastorais que formam o 8º Zonal se reunirão, dia 24 de julho, no Centro Pastoral do Catolé, em Nova Cruz. A abertura será às 8h, com missa, presidida pelo administrador paroquial de Nova Cruz, Pe. Edilson Soares Nobre. Em seguida os coroinhas irão refletir o tema: ô Jesus adolescente, alimenta-nos com tua Palavra e teus ensinamentos” , conduzido pelo Diacono Sidney Firmino e pelo Pe. Iranildo Augusto. O encontro é destinado a todos os coroinhas do zonal e uma realização do grupo de coroinhas da paróquia de Nova Cruz. O encerramento será as 15 horas com o arraia dos coroinhas.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Faculdade Dom Heitor Sales define vestibular

Instalação da Faculdade Dom Heitor Sales, dia 19 de julho
Foto: José Bezerra



A Faculdade Dom Heitor Sales realizará inscrições para o vestibular no período de 26 de julho a 6 de agosto, visando preencher 100 vagas para os cursos de licenciatura em Filosofia e bacharelado em Teologia. As inscrições serão feitas no Instituto de Teologia Pastoral de Natal - ITEPAN, das 8 às 20 horas. A taxa de inscrição do vestibular é de R$ 25,00. Os dois cursos são abertos aos clérigos - Padres e Diáconos - e leigos de ambos os sexos.


O vestibular será realizado no dia 7 de agosto, às 8 horas, no ITEPAN. As provas exigirão conhecimentos gerais, com disciplinas do ensino fundamental e médio, e língua instrumental - inglês, espanhol ou francês - e serão classificatórias. Haverá, também, uma prova de redação sobre tema ligado à Filosofia e Teologia, e será eliminatória. Dos aprovados neste primeiro vestibular, 50 de cada curso terão aulas no turno noturno, a partir de 16 de agosto deste ano, e os demais no turno vespertino, a partir de fevereiro de 2011, no ITEPAN. A mensalidade será de R$ 220,00. Mais informações, no telefone (84) 3615-2827.



Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Pascom de Nova Cruz fez retiro

O Retiro aconteceu no último domingo, 18 de julho, na comunidade Lagoa dos Currais, zonl rural de Nova Cruz. O seminarista Manoel foi assesor sobre a Mística da Comunicação. Os agentes da Pascom refletiram o tema e no final foi articulado algumas atividades previstas para serem executadas no segundo semestre.








Dizimistas participaram de encontro

O encontro aconteceu no dia 17 de julho na Igreja Matriz, com a participação dos dizimistas dos setores Matriz, Cidade do Sol e Santa Luzia. O Pe. Edilson Nobre passou um vídeo sobre a fundamentação bíblica do dízimo, o vídeo foi produzido pela equipe arquidiocesana da Pastoral do Dízimo. Músicas, apresentações, palestra e demonstrativo financeiro fizeram parte da programação.
Em frente a Igreja a banda de música acolhia os participantes


Pe. Edilson falou da importância do dízimo





Jovens da PJ fizeram apresentação sobre o dízimo


Fotos: Flavio e Robervanio