quarta-feira, 4 de junho de 2014

Paróquia prepara Vigília de Pentecostes


A Paroquia de Nova Cruz realizará este ano a Vigília de Pentecoste, A programação começa às 20 horas do sábado, dia 7 deste mês,  com caminhada saindo do Colégio de Nossa Senhora do Carmo. Ao chegar na Igreja Matriz, terá inicio adoração ao Santíssimo Sacramento, momento de reflexões e orações, encerrando com missa a meia noite. A solenidade Dia de Pentecoste, dia 8. Durante este dia haverá ainda missa às 7h30 na Igreja Matriz; às 17 horas em Lagoa d’Anta e 19h30 na Igreja Matriz. 



Pentecostes 2013

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Missa da Ascensão do Senhor e Dia Mundial das Comunicações Sociais

Aconteceu neste domingo, dia 01 de junho, a missa solene da Ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo, celebrada em todo mundo, pela Igreja Católica. Também neste dia foi celebrada o dia Mundial das Comunicações Sociais, organizada em Nova Cruz pela Pastoral da Comunicação (PASCOM). O Pároco de Nova Cruz, Pe. Francisco de Assis, lembrou na homilia, que a presença de Deus é constante no meio do povo, mesmo com sua ida aos céus, Jesus nos deixa o paráclito, o Espirito Santo, que nos auxilia na missão e não nos deixa órfãos.

Depois da Comunhão membros da PASCOM de Nova Cruz, entraram em procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, lembrando que em 2008 a pastoral foi colocada e consagrada a mesma num encontro nacional em Aparecida - SP, e junto à assembleia fizeram a renovação da consagração cantando. 

Ao final da missa, o vice-coordenador da Pastoral da Comunicação, Flávio Luiz, comentou sobre o encontro ocorrido durante a manhã deste domingo com pastorais, serviços e movimentos, e também divulgou as novidades das paginas das redes sociais da Paróquia e da PASCOM.











Fotos: Robervânio Heverton

Coroação de Nossa Senhora na Igreja de São Sebastião

A Comunidade de São Sebastião também fez o encerramento oficial do mês de maio dedicado a Nossa Senhora. Aconteceu na tarde deste domingo, dia 01 de junho, na Igreja de São Sebastião, as 17 horas, na Missa das Crianças. O celebrante foi o vigário paroquial Pe. Pedro Cunha. Ao final da missa houve o tradicional canto de coroação da imagem de Maria, cantada pelas crianças vestidas de anjos.

O encerramento e coroação está sendo realizada também em diversas comunidades da paróquia de Nova Cruz, seguindo a tradição do mês mariano. Outra tradição que é realizada nas comunidades é a queimamento de Flores, costume bastante antigo que consiste em queimar as flores secas que os fiéis levaram durante todo o mês de maio.







Fotos: Robervânio Heverton

Pascom comemora Dia das Comunicações


Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz realizou encontro em comemoração ao 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais, instituído pela Igreja Católica, e comemorado neste domingo, dia 1º de Junho. O envento aconteceu no salão Pastoral, São Sebastião.  O Pároco de Nova Cruz, Padre Francisco de Assis Inácio, participou e abordou o tema deste ano: “A comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”. 

"Segundo a mensagem do papa Francisco, este ano toda a Igreja é chamada a refletir sobre o tema. E ainda adverte “não basta circular pelas ‘estradas digitais, isto é, simplesmente estar conectados: é necessário que a conexão seja acompanhada pelo encontro verdadeiro. Não podemos viver sozinhos, fechados em nós mesmos. Precisamos   amar e ser amados. Precisamos de ternura. A comunicação é uma grande descoberta da humanidade para facilitar o encontro, não o contrário.” A rede digital pode ser um lugar rico de humanidade: não uma rede de fios, mas de pessoas humanas, acrescenta o papa"- Enfatizou Júlio César.

Ao final, foram exibidos os novos Layouts do Site e do Blog da Paróquia de Nova Cruz, que são atualizados pela Pascom.










domingo, 1 de junho de 2014

Paróquia celebra Encerramento do Mês de Maio

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, realizou neste ultimo sábado, dia 31, o Encerramento do mês de Maio 2014, na Igreja Mariz da cidade. Como de costume, a Igreja Católica dedica o mês de maio à Nossa Senhora mãe de Deus, e a paróquia de Nova Cruz também celebra com reza do terço, celebrações e missas todos os dias do mês de maio, em honra a Maria.

Após um mês de festa, houve então o encerramento, como de costume, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, foi conduzida em carreata, saindo da comunidade de Lagoa Limpa para a Matriz, para posteriormente ser celebrada a missa.

Com a presença dos fiéis e crianças vestidas de anjos, o celebrante, o pároco Pe. Francisco de Assis, lembro a importância de Maria, no meio da igreja em que vivemos. Ao final da missa, a imagem de Nossa Senhora foi coroada com cantos das crianças que vestiam-se de anjos.








Fotos: Josias e Robervânio Heverton

48 º Dia Mundial das Comunicações Sociais



Há 48 anos, a Igreja Católica dedica um dia, anualmente, para refletir as comunicações socais. a cada ano, o Papa escolhe um tema e escreve uma mensagem sobre a data. Neste ano de 2014, o tema é  Tema “Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro”. Para comemorar a Pastoral da Comunicação de Nova Cruz realiza encontro com comunicadores e agentes de pastorais para refletir a mensagem do Papa e estreitar as relações entre a Igreja e a imprensa local. 

O papa reconheceu a importância dos meios de comunicação e novas mídias sociais digitais. “Podem ajudar a sentir-nos mais próximo uns dos outros; a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana”, afirma. “O próprio mundo dos mass-media não pode alhear-se da solicitude pela humanidade, chamado como é a exprimir ternura. A rede digital pode ser um lugar rico de humanidade: não uma rede de fios, mas de pessoas humanas”, alertou o papa, para que as redes não sejam usadas para o isolamento social. 

Esse ano, acontece dois grandes encontros da Comunicação da Igreja Católica, de 24 a 27 de julho/2014 o 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação juntamente com o 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, em Aparecida/SP, e de 29 a 31de agosto/14 o 5º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2 da CNBB acontece na cidade de Campina Grande/PB.  O Papa Francisco divulgou uma mensagem no dia 24 de janeiro de 2014.