quinta-feira, 17 de março de 2016

Paróquia de Nova Cruz anuncia programação da Semana Santa

Procissão do encontro


A partir deste dia 20, Domingo de Ramos, a Igreja Católica vive a Semana Santa. Em todas as paróquias, uma programação especial será desenvolvida nestes dias. Na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz a programação terá início com a tradicional Benção e Procissão de Ramos, pela manhã, saindo da Praça marco zero, às 7 horas, para Igreja Matriz onde acontecerá missa, às 7h30. À noite a benção e Procissão de Ramos sairá da Igreja de São Sebastião às 19 horas, percorrendo algumas ruas até a Igreja Matriz, onde acontecerá missa às 19h30.

Na segunda-feira, dia 21, será realizada as confissões individuais, após a missa dos feirantes, pela manhã e à tarde na Igreja de São Sebastião, e pela manhã, tarde e noite na Igreja Matriz.

Na quarta-feira santa, dia 23, acontecerá a procissão do encontro, onde os homens sairão da Capela Sagrada Família, no bairro Cidade do Sol, e as mulheres sairão da Capela a partir das Nossa Senhora da Piedade, no bairro Frei Damião, ambos as 18 horas, e o encontro acontecerá na Igreja de São Sebastião.

A quinta-feira santa, dia 24, os padres participarão pela manhã da missa do santos óleos na Catedral Metropolitana. A noite, a missa do lava-pés, será realizado às 20 horas, na Igreja Matriz, Após a Celebração da Santa Ceia, acontecerá a transladação e Adoração ao SS. Sacramento, até às 15h da Sexta-feira Santa.

A tarde da Sexta-feira Santa, dia 25, apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. A partir das 15h30, na Igreja Matriz, terá início a celebração da Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado. Após acontecerá a Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz. 

O Sábado Santo a Vigília Pascal acontecerá a partir das 22 horas, na Igreja Matriz, seguido da Procissão da Ressurreição, a meia noite. Domingo da Ressurreição é o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. As missas em Nova Cruz acontecerão às 7h30, na Igreja Matriz, às 17 horas na Igreja de São Sebastião e às 19h30, Igreja matriz. A Paróquia também realizará durante toda semana a programação nas comunidades rurais. 

Domingo de Ramos

Missa do lava-pés

Celebração da paixão

Sábado santo

Paróquia de Nova Cruz prepara fieis para Semana Santa



Em preparação para Semana Santa e vivenciando a Campanha da Fraternidade 2016, a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d’Anta realiza Via-Sacra da Ressurreição, Paixão, Morte e Ressurreição na vida de cada irmão, nesta sexta-feira, dia 18 de março, saindo às 18 horas, da Capela Mãe Peregrina, no bairro Planalto, percorrendo algumas ruas da cidade até a Capela Nossa Senhora da Piedade, no bairro Frei Damião.


Os padres Francisco de Assis Inácio e Antônio Roberto convida todas as famílias católicas e os membros das Pastorais, Movimentos, Irmandades, e representantes das comunidades para participarem deste momento do caminho de identificação com Cristo e vivenciar os mistérios da dor e da morte, do Crucificado.

Via-sacra realizada em 2015

Festa da Misericórdia em Nova Cruz


O movimento Jesus Misericordioso, da paróquia de Nova Cruz, convida todos os fieis para participar "Festa da misericórdia", de 1º a 3 de abril, na Igreja de São sebastião. Este ano o tema será: " Com a confiança de uma criança jogo-me no Vossos braços Pai Misericordioso" (Diário 505). A festa foi criada depois que o Papa João Paulo II  proclamou no dia 30 de abril de 2000 o primeiro domingo depois da Pascoa como festa da Divina Misericórdia.O dia também é lebrado pela canonização de Santa Faustina que difundiu a devoção ao misericordioso coração de Jesus.

Atenção para Programação:

Dia 1º de Abril - Sexta-feira
19:00 - Missa Solene de abertura, Presidente da celebração Pe. Antonio Roberto (Vigário).
Após a missa segue com vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Dia 2 de Abril - Sábado
8:00 - oficio de Nossa Senhora
9:00 - Pregação
10:20 - Animação e Oração
10:40 - Pregação e Oração
14:00 - retorno a tarde
14:40 - Adoração ao Santíssimo Sacramento
15:00 - recitação do terço
16:20 - Animação (Oração e música)
16:30 - palestra
19:30 - Retorno a Noite, Louvor e vigília com RCC

Dia 3 de Abril - Domingo
8:00 - Oficio de Nossa Senhora
9:00 - pregação
10:20 - Animação
10:40 - Pregação e Oração
14:00 - Retorno a tarde, acolhida e louvor
14:40 - Adoração ao Santíssimo Sacramento
15:00 - recitação do terço da Misericórdia
16:00 - Pregação
17:00 - Missa solene de Encerramento, Presidente da celebração Pe. francisco de Assis (Pároco).

segunda-feira, 14 de março de 2016

Paróquia de Nova Cruz participa de curso na Escola de Comunicação



Mais de 40 pessoas participaram do curso de Redação de textos multimídia (impresso, rádio e web), promovido pela Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal - ECAN.  A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz foi representada pelos agentes de pastorais, Claudio Lima, Robervanio Herverton, Flavio Luiz e Duda xuá.

O curso foi ministrado pelos professores Adriano Cruz e Ruy Rocha, ambos do Departamento de Comunicação da UFRN, e aconteceu no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, em Natal, no último sábado dia 12 de março. 

Na primeira parte do curso os professores abordaram as técnicas de textos jornalísticos para impresso, rádio e web. Na segunda parte os alunos tiveram momentos de aula prática. O próximo curso a ser realizado pela ECAN será de Produção de vídeo, nos dias 14 e 21 de maio.


 

 Momento de prática

  Visita do Padre Edilson Nobre, coordenador arquidiocesano do Setor de Comunicação



Nota da Arquidiocese de Natal sobre o momento atual do Brasil





ARQUIDIOCESE DE NATAL

Serviço Social Arquidiocesano em Rede – SAR
“Terra, teto e trabalho.”

(Papa Francisco)
 



O Serviço Social Arquidiocesano em Rede reunido em assembleia, nos dias 08, 09 e 10 do corrente, em Natal/RN, vem manifestar a sua preocupação com o atual momento político que atravessa o Brasil, caracterizado por intensa polarização emocional, e com a necessidade de avançarmos na garantia dos direitos históricos já conquistados. Empenhados na construção de uma sociedade justa e fraterna, como casa comum de todos e todas, reafirmamos:

Compromisso com a democracia e com a Participação Cidadã

A sociedade brasileira lutou muito para conquistar a democracia. A nossa história em alguns momentos foi marcada pelo autoritarismo e ainda convive com a desigualdade socioeconômica e regional que tem como uma das consequências à corrupção, tão presente em nossa história secular. É preciso avançar na construção de uma cultura democrática e plural e, por isto, o respeito e o diálogo são fundamentais. O Papa Francisco tem incentivado a cultura do encontro. Para construir um ambiente democrático e civilizado precisamos de abertura ao outro, visões e ideais diferentes, multiplicidade de organizações, projetos políticos e opiniões. Democracia não se faz apenas com um lado e sim com a pluralidade, não se faz com a destruição do outro e sim com a garantia da participação de todos e todas.  Democracia não se faz na base do ódio e sim na busca sincera do entendimento e da convivência entre os diferentes.

Garantia e aplicação dos direitos

Para superarmos os nossos problemas históricos é necessário o reconhecimento que muito já foi feito, mas, ainda existe muito por fazer. Continuamos com as características de uma sociedade, por demais, excludente e desigual. Uma das nossas tarefas urgentes é superarmos a desigualdade socioeconômica, regional e enfrentarmos todo tipo de corrupção. Para isso a mobilização permanente por um educação e saúde pública de qualidade para todos e todas, moradia digna, democratização da terra e da água, trabalho decente, saneamento ambiental são barreiras que a Igreja através da suas organizações e pastorais sociais têm lutado e se empenhado. O Papa Francisco fala dos três T’s: terra, teto e trabalho como lutas sagradas e que dignificam o ser humano. “(…) a necessidade urgente de revitalizar as nossas democracias tantas vezes desviadas por inúmeros fatores. É impossível imaginar um futuro para a sociedade sem a participação como protagonistas das grandes maiorias e este protagonismo transcende os procedimentos lógicos da democracia formal. A perspectiva de um mundo de paz e de justiça duradouras pede que superemos o assistencialismo paternalista, exige que criemos novas formas de participação que incluam os movimentos populares e animem as estruturas de governo locais, nacionais e internacionais com aquela torrente de energia moral que nasce da integração dos excluídos na construção do destino comum. E assim com ânimo construtivo, sem ressentimento, com amor”.1

Esta tarefa esta fundamentada na opção evangélica e preferencial pelos pobres assumida pela Igreja e reafirmada pelo Papa Bento XVI quando disse, em Aparecida (SP), que esta opção está implícita na Fé Cristológica.

Sigamos nestes compromissos, sem nenhum retrocesso e solucionando os nossos problemas unicamente pela via democrática, no dever de garantir a governabilidade.




Natal/RN, 13 de março de 2016
Arquidiocese de Natal
Serviço Social Arquidiocesano em Rede – SAR

1. Discurso do Papa Francisco aos participantes do encontro mundial dos movimentos populares. Santa Cruz, Bolívia, 09/07/2015